Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Teresa Gaio Alves
Nomes de citação
- Alves, Mariana
- Mariana Gaio Alves
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3C1D-6ADA-4118
- ORCID iD
- 0000-0001-8895-0796
- Scopus Author Id
- 36349655900
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2015
Concluído
|
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Unanimously approved |
2004
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
|
1997
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluído
|
Reabilitação Urbana e Requalificação Ambiental (Pós-Graduação)
ISCTE - Centro de Estudos Territoriais, Portugal
|
15 |
1992
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/03/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2018/07/01 - 2021/02/28 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2004/01/13 - 2018/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2004 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/03/01 - 1997/06/30 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Qualificação e do Emprego, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Coordinator of the Research and Teaching Area in Curriculum, Teacher Training and Technology | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021 - Atual | Member of the Scientific Council | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Policy Brief editorial line coordinator | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - 2023 | Member of the Internationalization Task Force | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014 - 2018 | Coordinator of the Master's Degree in Educação | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2010 - 2018 | Member of the Coordinating Committee of the Doctoral Program in Educational Sciences in Association between Universidade Nova de Lisboa and ISPA | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2014 - 2015 | Member of the Scientific Council | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2013 - 2015 | Coordinator of UIED (Research Unit in Education and Development) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2013 - 2013 | Member of the team that conceived and initiated the Master's Degree in Education at FCT/UNL | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2009 - 2009 | Member of the team that conceived and initiated the Doctoral Program in Educational Sciences in Association between Universidade Nova de Lisboa and ISPA | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2007 - 2009 | Member of the Coordinating Committee of the Doctoral Program in Educational Sciences | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2007 - 2007 | Member of the team that conceived and implemented the Doctoral Program in Educational Sciences at FCT/UNL | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1994 - 1995 | Praxis XXI - JNICT
.
Bolseiro de Mestrado
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
1993 - 1994 | Percursos Profissionais e de Formação de Recursos Humanos de Nível Superior
.
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Link Convenor da Network 22- Research in area education da EERA
EERA
Coordination of a network of researchers
|
Em curso
|
2020 - Atual | “(Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança” (STORM)
UIDEF – IE-UL
Coordinator
|
Em curso
|
2024 - 2025 | (EuroHE)European Research into Higher Education: portrait of trends within ECER conferences
EERA
Coordinator
|
Em curso
|
2023 - 2025 | The Bridge Project
EU Erasmus +
Investigador
|
Em curso
|
2011 - 2022 | Co-convenor da Network 22- Research in area education da EERA
EERA
Coordination of a network of researchers
|
Concluído
|
2020 - 2021 | EQuIPES (Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior)
EQuIPES
Investigador
|
Caixa Geral de Depositos
Concluído
|
2019 - 2021 | Innovative Education in Research Intensive Universities
EU Erasmus +
Investigador
|
Concluído
|
2016 - 2019 | Revista do Agrupamento de Escolas da Cidadela
Aprendizagem ao Longo da vida
Lideranças, Supervisão e Trabalho Colaborativo
A Escola de Hoje – entre os novos desafios e a realidade
Participation in the planning, organization and production of content
|
Concluído
|
2010 - 2018 | Observatório de Inserção Profissional de Diplomados da Universidade Nova de Lisboa
OBIP-UNL
Co-ordinator
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2013 | Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho
FCT
Investigador
|
Concluído
|
2007/01/01 - 2009/12/31 | Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à
luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2008 | Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
|
Concluído
|
2006 - 2008 | Observatório de Segurança em Meio Escolar
Ministérios da Educação
Investigador
|
Concluído
|
2003/06/01 - 2006/05/31 | TELOS II - APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: AVALIAÇÃO DE EFEITOS EM DIPLOMADOS DE ENSINO SUPERIOR
POCTI/CED/46747/2002
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2006 | Estudo Nacional de Avaliação de Impactos do Programa Foral (Formação na Administração Local)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Associação de Municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo
Investigador
|
Concluído
|
2002 - 2005 | Participação e Regulação Social nas Políticas Educativas
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
|
Concluído
|
2000 - 2002 | Violência na Escola
Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação
Investigador
|
Concluído
|
1997 - 2000 | WHOLE - Work Process Knowledge
Comissão Europeia
Programa TSER
Investigador
|
Concluído
|
1996 - 1998 | EVALUE - Avaliação e autoavaliação das Universidades na Europa
Comissão Europeia
Programa TSER
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2017 | Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento
FCT/UNL
Member of the Coordinating Committee
|
Concluído
|
2013/01/01 - 2015/12/30 | UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento/Research Center in Education and Development
PEst-OE/CED/UI2861/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2014 | Inserção profissional de diplomados em Portugal: sistematização das metodologias utilizadas nas universidades e construção
de um guião-modelo para coleta de dados a nível nacional
FCS/UNL
Coordinator of the study
|
Concluído
|
2006 - 2013 | Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento
FCT/UNL
Member of the Coordinating Committee
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/04 | O essencial é invisível aos olhos: observação de aulas e desenvolvimento profissional docente | Opening session of the program Observar e Aprender
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2023/09/04 | Docência Universitária: profissão, formação e pedagogia | intervention in the pedagogical training course for new teachers
Reitoria da Universidade de Lisboa
|
2023/04/26 | Desafios atuais para estudantes e professores no ensino superior | Conferência plenária nas Jornadas Pedagógicas
ISCAL
|
2023/01/06 | Aventuras e desventuras dos professores em pandemia | Conferência plenária inserida no ciclo organizado no quadro do mestrado em Estudos de Educação
CICSNOVA e Rede EXCEL
|
2022/11/11 | Educação ao longo da vida: conceitos, categorias ou dimensões | Encontro Nacional de Cidades Educadoras
Soure
|
2022/06/09 | Trabalho docente no ensino superior: da invisibilidade ao profissionalismo | Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
|
2022/04/01 | Formação em Pedagogia do Ensino Superior | EPPAA + Encontro de Práticas Pedagógicas e Aprendizagem Ativa
Instituto Politécnico de Viseu
|
2021/12/17 | Lecture: O Ensino Superior Pós-Pandemia | Palestra em painel organizado pelo Fórum Português de Administração Educacional
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2021/04/19 | Lecture: O ensino superior entre mercantilização e bem público | Palestra no Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar
ISCTE
|
2021/04/14 | Lecture: (Re)Inventar a profissão docente em tempos incertos | Palestra no Seminário Avançado de Pós-graduação em Educação
Universidade Cidade de São Paulo
|
2020/12/10 | A mundialização do ensino superior: as tensões entre o local e o global e as novas lógicas de mercantilização | Conferência de encerramento no Programa de Pós- Graduação em Educação
UFAM – Universidade Federal do Amazónias
|
2020/01/29 | “A Sociologia da Educação enquanto campo científico: explorando trajetórias passadas e horizontes futuros” | Ciclo de Conferências “A Sociologia da Educação. Problemas e Polémicas. Um Tributo a Stephen R. Stoer”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2019/07/22 | Plenary conference entitled Universidades, inserção laboral e aprendizagem: desafios contemporâneos |
Universidade de Vigo
|
2019/07/18 | Aprendizagem ao Longo da Vida: um direito ou um dever? | Seminário Tecnologias Digitais na Educação de Adultos
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2019/07/17 | Plenary conference entitled O trabalho docente dos académicos: entre visibilidade e invisibilidade at the round table Envolvimento no Ensino Superior | III Congresso do Envolvimento dos Alunos na Escola
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2019/06/05 | Plenary communication at the round table Trabalho Docente no Ensino Superior |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2019/05/22 | Plenary communication at the round table A pesquisa em educação: desafios da construção de um campo de conhecimento multireferenciado | Seminário internacional “A educação em debate: políticas e construção de conhecimento”
Universidade Cidade de São Paulo
|
2019/03/11 | Plenary communication at the opening session | 5ª Semana da Empregabilidade com o título “Ensino Superior: porquê e para quê?”
Instituto Politécnico de Setúbal
|
2019 | Eficácia na formação: um estudo longitudinal nas Forças Armada Portuguesas |
universidade de coimbra faculdade de psicologia e ciências de Educação
|
2018 | Entre educação e mundo do trabalho: quais os efeitos da feminização do ensino superior? |
Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València
|
2017 | (Re)territorializar aprendizagens através de processos RVCC – uma aproximação aos perfis dos adultos participantes e aos efeitos da participação |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2016/11/18 | O Futuro do Ensino Superior |
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2016 | Transições entre universidade e trabalho num contexto de educação ao longo da vida. O caso dos diplomados da UNL |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2016 | Investigar em Ciências da Educação: notas a partir de Becker, Biesta, Hissa e as experiências dos pesquisadores brasileiros e portugueses |
ESSE de Viseu
|
2015 | E depois de Bolonha? Transições entre educação e trabalho de diplomados da UNL |
APSIOT
|
2015 | Ler, escrever, falar, pensar: o processo de escrita como experiência de formação de investigadores em educação | |
2013 | Aprendizagem profissional: um processo educativo na intersecção de contextos de aprendizagem formais, não-formais e informais |
Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho
|
2012 | Avaliação da qualidade da formação na área da saúde: validação de competências genéricas e específicas |
Facultad de Psicología, Universidad de Granada
|
2012 | Qualidade da Formação Superior na Área da Saúde: um estudo de caso na Universidade de Aveiro | |
2012 | Aprendizagem ao longo da vida e transições educativas e profissionais: os diplomados de ensino superior em tempos de incerteza |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2012 | What is professional learning about? Framing an educational point of view |
Stirling University
|
2011 | Olhar a leitura-literatura para a infância: perspectivas, contextos e práticas |
Instituto Politécnico da Guarda
|
2011 | O Espaço Europeu de Ensino Superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português | |
2010 | The Bologna Declaration and the competences focused on the labour market: experiences and skills acquired during internships helps to promote employability in Hospitality Management Industry |
Catholic University of Portugal
|
2009 | Entre o ensino superior e a inserção profissional – análise comparativa de percursos de diplomados |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2009 | Violência e agressividade: questionamentos teóricos e empíricos |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2008 | Aprendizagem ao Longo da Vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2008 | Aprendizagem ao Longo da Vida e Ensino Superior: novos públicos, novas oportunidades? | |
2008 | As transições entre Ensino Superior e Emprego numa perspectiva de Género | |
2008 | Violência na Escola – os equívocos mais frequentes | |
2007 | A inserção profissional de diplomados do ensino superior: uma abordagem sociológica |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
2007 | Trajectórias de inserção profissional: uma música sem maestro? |
Universidade de Aveiro
|
2006 | Género e Identidade nas articulações entre Educação, Trabalho e Emprego |
Universidade do Minho
|
2005 | Participação Social nas Políticas Educativas: aspetos da representação dos professores sobre o seu sentido e significados | 2º Congresso Nacional do Forum Português de Administração Educacional
Fórum Português de Administração Educacional
|
2004 | As relações entre educação e trabalho/emprego – contributos da investigação sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior | |
2002 | O «valor» do diploma de ensino superior: percursos de inserção profissional de diplomados da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) | II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro
|
2002 | A produção da violência na escola: estudo de caso | |
2001 | A inserção profissional de diplomados da FCT/UNL: abordagens teóricas e representações de empregadores e recém-licenciados | Seminário - Da universidade para o mundo do trabalho
Universidade do Minho
|
2000 | Observatórios de inserção e acompanhamento profissional: um instrumento na interação entre sistema de ensino e formação e sistema de emprego |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
1998 | Développement de compétences et socialisation professionnelle - analyse des parcours de formation | |
1997 | Inserção na vida activa de jovens licenciados e formação de competências de 3ª dimensão |
Universidade de Coimbra
|
1996 | Jovens licenciados em processo de transição para a vida activa: problemática da construção identitária | |
1996 | Les nouvelles compétences professionnelles et la construction des identités professionnelles | |
1996 | Procura e Oferta de Formação Contínua de Diplomados do Ensino Superior em Portugal |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
|
1994 | Indianos em Portugal - estratégias de integração e processos de (re)construção da identidade |
Associação Portuguesa de Sociologia
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/06/01 - Atual | A Supervisão Colaborativa na Formação do Professor de Educaçao Infantil
Orientador
|
|
2020/06/01 - Atual | Narrativas de Professores sobre Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente
Orientador
|
|
2021/09 - 2022/07 | A universidade como espaço de liberdade? Perspectivas sobre ensino-aprendizagem e escrita acadêmica no ensino superior
Orientador de Teresa Gonçalves
|
Pós-doutoral (Outra)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
|
2021/09 - 2021/12 | Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior
Orientador de Maria Tenório Rodriguez
|
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade de Sevilha, Espanha
|
2021/05 - 2021/09 | Práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior nos mestrados em ensino após Bolonha
Orientador de Hélder Silva
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | " Students Choice of Disciplinary Field From 1st to 2nd Cycle - A Study at the University of Lisbon"
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | "Formação Inicial de Professores- Relação Pedagógica e Prevenção da Indisciplina no 1º CEB"
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2019 | Supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa: Caracterização, monitorização e avaliação.
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 - 2018 | Arquitetura e Urbanismo em Educação. A apropriação dos espaços escolares, uma discussão físico-ambiental com duas vertentes:
os espaços da escola e os da vizinhança.
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2015 - 2017 | Ciências da Educação no Brasil e em Portugal: Autonomização dos Espaços Académicos Específicos
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2016 | O desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: representações em diferentes ciclos
de vida
Coorientador de Rui Pires
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Parceria entre empresas e escolas que integram Centros Novas Oportunidades
Coorientador de Zulmira Rodrigues
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Os cursos de educação e formação de adultos, nível secundário: impacto e novos desafios
Coorientador
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Referenciais de competências: uma proposta para avaliar a adequabilidade da formação superior em saúde ao mercado de trabalho
Coorientador de Constança Mendonça
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2016 | A Mediação e a Mediatização das Políticas Educativas: O Papel da Imprensa Escrita na Iniciativa Novas Oportunidades
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2016 | Grupo disciplinar de Ciências de Educação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Orientador de Sílvia Cardoso
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2012 - 2016 | Desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: percepções em diferentes períodos da carreira
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de Estágio de Iniciação à Prática Profissional incluindo um Estudo sobre a (In)Disciplina no Contexto de Sala de
Aula do 3º Ciclo
Orientador de Sandra Bettencourt
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio – Prática Profissional e Investigação Educacional
Coorientador de Cidália Brás
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de Estágio – Prática Profissional e Investigação Educacional
Coorientador de Inês Peça
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 - 2012 | "Escola (con)vida": um estudo sobre a construção da comunidade educativa
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 - 2011 | Perspetivar as Cidades como Espaços Públicos de Educação de Crianças
Orientador de Elisabete Xavier Gomes
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio – Prática Profissional e Investigação Educacional
Coorientador de Carlos Melo
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 - 2011 | Contributo da Sociedade Educativa em Portugqal: o Contributo da Educação Não Escolar
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 - 2010 | Percurso Curricular Alternativo: um processo possível de inclusão de jovens em risco?
Orientador de Dulce Valverde
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 - 2010 | Os EFA na Escola Pública e a sua Eficácia na Empregabilidade
Coorientador de Manuela Espadinha
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2010 | Em torno da qualificação e da empregabilidade: os cursos de educação e formação como modalidade de ensino alternativo para
os jovens
Coorientador de Maria Luísa Ferreira
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2005 - 2010 | Estratégias da Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2009 | Trajetórias e Cenários de Inserção Profissional de Diplomados em Educação Social do Ensino Superior Politécnico: pontes e
vazios na relação entre percursos de formação e percursos de inserção profissional
Orientador de Leonor Teixeira
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2008 | Formação de professores e função docente: natureza e construção do conhecimento profissional
Coorientador de Teresa N. R. Gonçalves
|
Pós-doutoral (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2008 | Novas Oportunidades – A escola na prisão: um estudo de caso no Estabelecimento Prisional e Regional de Montijo
Coorientador de Maria dos Anjos Carvalho
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2007 - 2007 | Envolver para Desenvolver: um estudo de caso sobre as parcerias educativas
Orientador de Elsa Marques
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2008 - Atual | Member of the Organising Committee of netwok 22 research into higher education da European Educational Research Association,
participating annually in the organization of the European Conference on Educational Research (ECER) (2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2024 - 2024/08 | Member of Programme Comittee da ECER (European Conference on Educational Research) (2002 - 2024/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2024 - 2024/07 | Member of the Organizing Committee of XIII CIDU Congresso iberoamericano de Docência Universitária (2024 - 2024/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Member of Programme Comittee da ECER (European Conference on Educational Research) (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/09/15 - 2022/09/17 | Member of the Scientific Committee of XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, on the subject of Educação
e Cidades (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022/07/12 - 2022/07/15 | Member of the Scientific Committee of ICET - 1st International Conference on Education and Training (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020 - 2021/05 | Member of the Organizing Committee of Conferência Internacional Sociologia da Educação na Europa do Sul: um passo em frente,
a joint initiative of the national sociology associations of Italy, Spain, France and Portugal (2020 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/07/16 - 2020/07/18 | Member of the Scientific Committee of XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, on the subject of Liberdade,
Equidade e Emancipação (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Member of the Scientific Committee of Congresso Internacional about Envolvimento dos Alunos na Escola (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/06 - 2019/06 | Member of the Organising Committee of IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/10/11 - 2018/10/13 | Member of the Scientific Committee of XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, on the subject of Ciências,
Culturas e Cidadanias (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/09/10 - 2018/09/12 |
Member of the Scientific Committee of V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, on the subject of Decisões
Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/07/04 - 2018/07/06 | Member of the Scientific Committee of the International Conference Formação e Inclusão: Educação de Adultos e Experiências
para a Empregabilidade (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2017/07/13 - 2017/07/14 | Member of the Organising Committee of IIº Conferência Ibérica de Sociologia da Educação on the initiative of Comité de Investigação
de Sociologia da Educação da Federação Espanhola de Sociologia e da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa
de Sociologia (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/06/02 - 2017/06/03 | Member of the Scientific Committee of 2º ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores on the initiative of Conselho de
Centros de Investigação em Ciências de Educação (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016/10/21 - 2016/10/21 | Member of the Organising Committee of the International Seminar Employability of Higher Education Graduates in Southern Europe:
crisis and new challenges (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016/10 - 2016/10 | Member of the Scientific Committee of XIII congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016/01 - 2016/01 | Member of the Scientific Committee of the international conference Comparative Education beyond the numbers: local contexts,
national realities and transnational processes (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015/07 - 2015/07 |
Member of the Organising Committee of Iº Encontro Ibérico de Sociologia da Educação on the initiative of Secção de Sociologia
da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia and Associação Espanhola de Sociologia da Educação (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015/04 - 2015/04 | Member of the Scientific Committee of CEDU 2015 Colóquio de Ciências de Educação de Cabo Verde (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2014/09 - 2014/09 | Member of the Organising Committee of seminar European higher education in turbulent times how to move forward? on the initiative
of European Educational Research Association (EERA) and Society for Research in Higher Education (SRHE) (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2014/05/10 - 2014/05/10 | Member of the Organising Committee do Seminário Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação, on the initiative
of UIED (Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento) da FCT/UNL and Escola Superior de Educação de Setúbal (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2014 - 2014 | Member of the Scientific Committee of the congress Educación Superior: el reto de la empleabilidad¿ on the initiative of
sociedade científica de Teória de la Educación (Espanha) (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Sevilha, Espanha |
2010/11/24 - 2010/11/26 | Member of the Scientific Committee and Organising Committee local of the Conference Challenges in professional learning across
the disciplines on the initiative of EAPRIL (European Association for Practitioner Research on Improving Learning and Professional
Practice) (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2003/09/18 - 2003/09/20 | Member of the Scientific Committee of the Midterm Conference Europe Critical Education and Utopia organized by Research Committee
on Sociology of Education da Associação Internacional de Sociologia (2003 - 2003)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/16 - 2023/05/16 | Intervention at the round table marking the reissue of the Manifesto para a Ciência em Portugal by José Mariano Gago
Mesa-redonda
|
|
2022/09/17 - 2022/09/17 | Intervention at the round table: Formação e Investigação: fronteiras e diálogos
Mesa-redonda
|
XVI congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Jovens em acolhimento residencial: as suas perceções sobre os seus comportamentos sociais e académicos
Arguente
|
Ana Rita Dias (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | Aprender é Viver: experiências de envelhecimento ativo. Um estudo de caso centrado em práticas gestionárias inovadoras
Arguente
|
Cláudia Teixeira Gomes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 | Avaliação do Ensino centrado no Estudante nos cursos de Engenharia da Universidade de Aveiro
Arguente
|
Carla Ferreira Vieira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | O Tempo do Espaço em Branco: O Lugar do Kairos e do Ócio numa pedagogia a partir da Criação Teatral
Presidente do júri
|
Ana Isabel Augusto Pires (Doutoramento) |
2023 | Desenvolvimento do E-DIGCOMPEDU: quadro de referência das competências digitais docentes no ensino superior online
Presidente do júri
|
Cássio Cabral dos Santos (Doutoramento) |
2023 | Implicações das Políticas de Regulação Estatal do Ensino Superior na Conceção e Desenvolvimento dos Currículos de Formação
Inicial de Professores em Angola: Dois Estudos de Caso
Presidente do júri
|
Lando Emanuel Ludi Pedro (Doutoramento) |
2023 | Práticas de Cidadania: programa de competências socioemocionais numa escola TEIP
Presidente do júri
|
Susana Vilarinho (Doutoramento) |
2022 | Necessidades de formação dos guardas penitenciários: Caso de dois estabelecimentos da província de Maputo-Moçambique (2014-2018)
Arguente
|
Josina Macia (Doutoramento) |
2022 | Adultos em Transições Incertas: o (não) reconhecimento das competências para a empregabilidade
Arguente
|
Maria Emília Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Pedagogical supervision in Poland and Portugal: a qualitative study of discourses and practices in teacher development | Wiktor Bernard (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Dolnoslaska Szkola Wyzsza, Polónia |
2022 | Referencial para o design de MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua de professores no contexto português
Presidente do júri
|
Carolina Amado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | A Prática Pedagógica no Currículo de Formação Inicial de Professores: um estudo no Curso de Educação Primária da Escola Superior
Pedagógica do Bié em Angola
Presidente do júri
|
Arão Chilulo Cutatela (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | A supervisão na formação inicial de professores na educação básica: a prática pedagógica e a construção da identidade do professor
Arguente
|
Pérola Costa (Mestrado) |
2021 | Políticas Públicas e Empreendedorismo nos Institutos Federias de Educação Tecnológica do Brasil: um estudo de caso no IFRN
Arguente principal
|
Fernando Paiva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational
Change
Arguente
|
Denise Esteves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021 | Os materiais didáticos no ensino de chinês como língua estrangeira em Portugal
Arguente
|
Jionghao Zhao (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | Docência e Pedagogia Doutoral: saberes e competências | Carolina Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | O papel dos professores de educação especial na educação inclusiva: entre a formação, as políticas e as práticas de atuação profissionais | Daiane Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 | Nomadismo digital: representações e práticas do estilo de vida e de trabalho nômade | Tatiana Sampaio de Souza (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciados | Daniela Patti do Amaral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 | A Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: a utilização de mapas de conceitos no Curso de Terapia Ocupacional
Arguente
|
Susana Pestana (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 | Supervisão Doutoral na Universidade Nova de Lisboa: caracterização, monitorização e avaliação | Isabel Ribau Coutinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019 | Mediação de Conflitos. O papel do diretor de agrupamentos de escolas na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente
Arguente
|
Renata Batista (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Conta-me um conto: um processo intercultural de conscientização e aprendizagem ao longo da vida
Arguente
|
Ricardo Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A Governança Universitária: modelos e práticas. O caso da Universidade de Cabo Verde
Arguente principal
|
Arnaldo Brito (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Ensino Superior em Angola: financiamento e acessibilidade
Arguente principal
|
Manuel Pedro Godinho Azancot de Menezes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | A educação de quem educa: interseccionalidade e Teatro do Oprimido na formação de professoras/es | Maria Teresa dos Santos Henriques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018 | O impacto organizacional das tutorias individuais. Análise das perceções dos atores educativos: O caso da Escola Europeia
de Alicante
Arguente
|
Tiago Pita (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A prática profissional do supervisor escolar e os desafios sobre a evasão e o abandono na educação de jovens e adultos em
Fortaleza
Arguente
|
Meireluce Rocha Cavalcanti (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela)
Arguente
|
Martinho Bangula Katúmua (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | A avaliação do impacto da formação pós- graduada nos professores e na escola: dois estudos de caso
Arguente principal
|
Ana Rita Milheiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Supervisão em contexto de Avaliação do Desempenho e o seu contributo para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes
de Educação Visual
Arguente
|
Maria Helena Januário (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional – um estudo
Arguente
|
Marília Leonardo Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | Relatório de Atividade Profissional e uma abordagem prática do ensino de circuitos no ensino básico e secundário
Presidente do júri
|
Henrique Faustino (Mestrado) |
2017 | Interdisciplinaridade na Aprendizagem da Matemática
Presidente do júri
|
Maria de Fátima Bauto Fernandes (Mestrado) |
2016 | A comunicação intercultural ao nível da intervenção pedagógica no ensino do português como LE a alunos chineses na China | Cuicui Cheng (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | A expansão do ensino superior em Angola: um estudo sobre o impacto das instituições de ensino superior privado | Adelina Kandingi (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Avaliação da Qualidade de cursos de 1º ciclo na área da educação: o caso da licenciatura em educação básica da Universidade de Aveiro | Bárbara Machado Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Projeto Fénix: inovação na organização pedagógica no 1º ciclo – estudo de caso
Arguente
|
Carmen Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | Trajetórias, motivações e projetos de adultos que regressam à escola
Arguente
|
Luísa Delgado (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 | Entre brobdingnag e lilliput: a apresentação de si na narrativa autobiográfica produzida nos processos de reconhecimento,
validação e certificação de competências
Arguente
|
António Calha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Contributo para o estudo da identidade docente: autopercepções dos professores do ensino particular e cooperativo, o papel da ética e a mediação da autoestima e dos relacionamentos no compromisso afetivo do professor com a escolar e a profissão | Manuel Cepeda Granjo (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 | A literacia da informação no ensino básico (1º ciclo): modelos e práticas atuais | Ana Maria Martins (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | Gerir salas de aula culturalmente diversas | Ana Carla Conceição (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 | Construindo novas ferramentas didáticas em matemática: professores, aula e recursos tecnológicos | Paula Teixeira (Doutoramento) |
2014 | A Organização do Trabalho na Pedagogia Diferenciada ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo comparativo entre os
modelos pedagógicos High/Scope e do Movimento da Escola Moderna
Arguente principal
|
Mário Henrique de Jesus Gomes (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Olhares sobre a (in)disciplina dos alunos: um contributo dos pais/encarregados de educação dos 2º e 3º ciclos e assistentes
operacionais da Escola Professor Reynaldo dos Santos
Arguente
|
Luísa Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | A indisciplina na escola: a voz dos alunos. Um contributo para um estudo na Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Professor
Reynaldo dos Santos
Arguente
|
Hermínia Falcão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | O Impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na Comunidade Educativa do Concelho de Caldas da Rainha
Arguente
|
Mariana Soares da Bernarda (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Práticas Participativas na Universidade Sénior em Contexto Rural: “apelo” à cidadania e oportunidades | Laura Martinho Bernardo dos Santos Henriques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 | O impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário: estudo de caso | Filipa Canelas (Doutoramento) |
2013 | Relatório de Estágio de Iniciação à Prática Profissional com Estudo sobre a Utilização dos Quadros Brancos Interativos pelos
Professores
Presidente do júri
|
Vera Alexandre (Mestrado) |
2013 | Relatório de estágio incluindo um estudo sobre a articulação da disciplina de Biologia e Geologia com a pastoral num colégio
católico
Presidente do júri
|
Isabel Alte da Veiga (Mestrado) |
2013 | Perspectivas sobre os discursos de divulgação da ciência na imprensa escrita - o desastre de Fukushima nos jornais Correio
da Manhã e Público
Presidente do júri
|
Cristina Oliveira (Mestrado) |
2012 | Os Internos de Medicina: escolhas, constrangimentos e projetos profissionais
Arguente principal
|
Nuno Jorge (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 | Escola Con (vida): um estudo sobre a construção da comunidade educativa | Maria Teresa Varela (Doutoramento) |
2012 | Relatório de Estágio – Prática Profissional e Investigação Educacional | Inês Peça (Mestrado) |
2012 | Relatório de Estágio | Andreia Freire (Mestrado) |
2011 | Políticas e Práticas de Formação em Grandes Empresas: situação atual e perspetivas futuras
Arguente principal
|
Alda Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | Trabalho e Educação no meio rural da Amazónia: a escola e a família como agentes formadores
Arguente
|
Carlos Renilton Freitas Cruz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | Perspectivar as Cidades como “Espaços Públicos de Educação” de Crianças | Elisabete Xavier Gomes (Doutoramento) |
2011 | Relatório de Estágio - Prática Profissional e Investigação Educacional
Presidente do júri
|
Carlos Melo (Mestrado) |
2011 | Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
Presidente do júri
|
Ana Roque (Mestrado) |
2011 | A tecnologia na Escola Secundária João de Barros
Presidente do júri
|
João Pedro Faria (Mestrado) |
2011 | Relatório de Estágio Pedagógico
Presidente do júri
|
Ana Carolina Oliveira Baraona (Mestrado) |
2011 | Relatório de Estágio Pedagógico
Presidente do júri
|
Sónia Filipa Teodoro da Silva (Mestrado) |
2010 | A orientação no plural – promessas e limites do serviço público de orientação escolar
Arguente principal
|
Bruno Dionísio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | Oportunidades de Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida – Análise do Impacto do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação
de Competências de Nível Secundário no Projeto Educativo/Formativo dos Adultos
Arguente
|
Francisco José Oliveira e Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 | O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências em adultos com deficiências e incapacidades
Arguente
|
Fernando Manuel Barata Marmelo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Em torno da qualificação e da empregabilidade: os cursos de educação e formação como modalidade de ensino alternativo para os jovens | Maria Luísa Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | A competência como novo paradigma curricular no ensino superior. Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento
de competências
Arguente
|
Filomena Faustino (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010 | Os pais e a escolha do jardim-de-infância
Arguente
|
Paula Cordeiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 | Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos Professores do 1º CEB: da prática das TIC à aprendizagem transformativa
Presidente do júri
|
Marianela Rafael Rebelo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 | As Atividades de Enriquecimento Curricular no Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem considerando a opinião
dos destinatários
Presidente do júri
|
Soledade Estríbio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2010 | Turmas de Percurso Curricular Alternativo: um processo possível de inclusão de jovens em risco? | Dulce Valverde (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 | O Director de Turma e o Conselho de Turma na Gestão Flexível do Currículo: da Cooperação à Inclusão
Arguente principal
|
Ana Maria da Conceição Maduro Soares de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 | Estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: Análise Crítica e Comparativa de Estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida de Cinco Estados-Membro | Cláudia Susana Coelho Neves (Doutoramento) |
2009 | Escrita e Formação – O Pensamento e a Linguagem dos Enfermeiros | Maria Manuela Barbosa de Soveral (Doutoramento) |
2009 | Cursos profissionais: sinais de mudança na homogeneidade?
Arguente
|
Paula Fernandes (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2009 | O conselho de turma como um espaço educativo
Arguente
|
António Carlos de Jesus Araújo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2009 | Mobilidade e Empreendedorismo no Ensino Superior: o caso das Ciências Sociais
Arguente
|
Helena Rita Gonçalves Marinho Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2009 | Conselho Escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
Arguente
|
Delma Maria Oliveira Dias Delfino (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 | A Escola e as Mudanças de uma Dinâmica de Organização Cultural: o caso de uma comunidade cigana
Presidente do júri
|
Madalena Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 | Trajectórias e Cenários de Inserção Profissional de Diplomados em Educação Social do Ensino Superior Politécnico: pontes e
vazios na relação entre percursos de formação e percursos de inserção profissional
Presidente do júri
|
Leonor Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 | Percursos Curriculares Alternativos; das Políticas às Práticas: um estudo de caso
Arguente
|
Júlia Maria Ferreira Brilha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 | Inserção Profissional de Jovens: comparação dos percursos dos diplomados do Sistema de Aprendizagem e do Ensino Profissional
Arguente
|
Catarina Cristino Pereira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2008 | Ocupação dos Tempos Livres/Escolares (OTL/OTE) – a percepção dos actores educativos
Arguente
|
Celina Maria Ramos Tavares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 | Queimaduras em Pediatria e Aprendizagem Experiencial das Famílias
Arguente
|
Tânia Cristina Vasconcelos de Meneses (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2008 | Aprender Orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
Arguente
|
Marta Sofia da Veiga Moura Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2008 | Respostas à Violência na Escola: uma perspectiva sociológica
Arguente
|
Patrícia Neves Amaral (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2008 | Educação Ambiental – Representações dos Jovens e Professores face ao Ambiente
Presidente do júri
|
Jorge Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 | Avaliação da Formação Contínua de Professores do Distrito de Setúbal | Clara Parente Boavida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 | A estratégia das empresas perante a formação profissional inicial no Sistema de Aprendizagem: estudo de caso no Instituto Tecnológico de Cascais | Gracelina Leitão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 | A escola não tem nada a ver! – A construção da experiência escolar e social de jovens no ensino secundário, um estudo sociológico
a partir de grupos de discussão
Arguente principal
|
Maria Cecília Pereira dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Educação, Trabalho, Família: trajectórias de diplomados universitários
Arguente principal
|
Maria Manuela Bento Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | O Sistema de Aprendizagem e a transição dos
jovens da escola ao mundo do trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidades identitárias
Arguente principal
|
Maria Sidalina Pinho de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 | O desafio antropológico-cognitivo da tolerância: contributos da Filosofia para a Educação | Maria Isabel Aguilar Macedo (Doutoramento) |
2007 | Disciplina e ordem de saída da sala de aula – vozes e pensamentos dos alunos
Arguente
|
Mariana Cristina Rydin (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2007 | Transformar as vivências do desemprego: uma perspectiva da orientação profissional na educação e formação de adultos
Arguente
|
Ana Paula Paulino Viana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2007 | Envolver para Desenvolver – um estudo de caso sobre Parcerias Educativas | Elsa Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 | A coordenação na construção da identidade pedagógica do sistema de aprendizagem – o caso do Instituto de Educação tecnológica de Cascais | Carlos Picado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 | Desenvolvimento de competências para a promoção da saúde em contexto de trabalho – o caso do estágio complementar de uma licenciatura
em enfermagem
Presidente do júri
|
Jesuína Varela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 | Construção da experiência e emergência da cidadania – estudo de caso de um aluno do secundário
Presidente do júri
|
António Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2006 | Linguagem e Educação em Ciência: um estudo sobre a compreensão da leitura | Ângela Maria Cardoso Rodrigues Bonifácio Vítor (Doutoramento) |
2006 | Educação em Arte: concepções e práticas, um estudo sobre o ato educativo de professores do 2º ciclo do Ensino Básico | Maria Margarida da Silva Rocha (Doutoramento) |
2006 | Políticas Educativas Locais: uma realidade ou um desafio? – o caso do concelho de Leiria
Arguente
|
Célia Cristina Santos Rodrigues (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2006 | Contextos e Trajectórias da Empregabilidade Juvenil em Situação de Abandono Escolar
Arguente
|
Maria de Fátima Vieira Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2006 | Modernização e Formação Profissional Contínua na Administração Pública – Estudo de caso: Serviços Sociais da Presidência do
Conselho de Ministros
Arguente
|
Cármen Maria Machado de Castro Sanches (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2005 | Atmosfera Moral da Escola: condições para a promoção do desenvolvimento ético | Nair dos Anjos Pires Rios Azevedo (Doutoramento) |
2005 | Tornar-se Pessoa e Cidadão Digital: aprender e formar-se dentro e fora da escola na sociedade tecnológica globalizada | José Tomás Vargues Patrocínio (Doutoramento) |
2005 | Compreensão de Conceitos Matemáticos Avançados: a Matemática no Início do Superior | António Manuel Dias Domingos (Doutoramento) |
2005 | Educação e Desenvolvimento Humano – contributo para uma análise crítica e comparativa das políticas educativas à luz do paradigma
do desenvolvimento humano
Arguente
|
Cláudia Susana Coelho Neves (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2005 | Revisão Curricular do Ensino Secundário D-L 7/2001 – efeitos da sua implementação e suspensão
Arguente
|
Maria Célia da Silva Pessoa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2004 | A Construção da Pessoa: Educação Artística e Competências Transversais | Maria Eugénia Simões Raposo (Doutoramento) |
2004 | Competências e Inserção Sócio- Profissional: um Estudo de Caso | Lourenço Frazão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Education Sciences | |
2019 - Atual | Fórum Sociológico | |
2019 - Atual | Research in Education | |
2019 - Atual | Research on the Education and Learning of Adults | |
2019 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | |
2019 - Atual | Social Sciences | |
2019 - Atual | Sociologia Online | |
2019 - Atual | Sociologia Problemas e Práticas | |
2019 - Atual | Studies in Higher Education |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | Co-Coordinator of the Evaluation Panel for Doctoral Scholarship Applications
Coordenador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2017/05 - 2017/10 | Member of the evaluation panel for the 2017 call for doctoral and post-doctoral scholarships in the area of Ciências da Educação
of the Fundação para a Ciência e Tecnologia
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2016/11 - 2017/04 | Member of the evaluation panel for the 2016 call for doctoral and post-doctoral scholarships in the area of Ciências da Educação
of the Fundação para a Ciência e Tecnologia
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Member of IE-ULisboa's team of external experts within the framework of the program TEIP (Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) supervised by the Direção Geral de Educação | Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal |
2018 - 2019 | Coordination of the scientific consultancy team for the project DESCOLA: creative activities for students and teachers, developed by Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC ¿ Empresa Municipal e Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. | Camara Municipal de Lisboa, Portugal Empresa Municipal e Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Portugal |
2015 - 2018 | External project expert ¿National Skills Strategy for Portugal: Action Phase¿ to be developed by the OECD | OECD, França |
2015 - 2016 | External consultant in the study team ¿Percursos Profissionais e de Vida dos Licenciados da UAB¿, coordinated by Pedro Abrantes of Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Proposal for a pedagogical training workshop entitled Student Diversity and Promoting Academic Success, aimed at teachers at the Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | |
2022 - Atual | Seminário de Investigação – “O campo dos métodos” | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - Atual | Metodologias de Investigação | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Planeamento e Flexibilidade Curricular | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Diversidade e Inclusão | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Observação e Análise de Práticas II | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Ensino de Ciências Sociais | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Observação e Análise de Práticas I | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Member of the team that initiated and developed the training activities within the scope of the post-graduate course in higher education pedagogy, aimed at teachers from Universities and Polytechnics | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | |
2018 - Atual | Relação Educativa | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Projeto – Formação de Professores e Supervisão | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Seminário Temático – Formação de Professores e Supervisão | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Sociologia da Educação e da Formação | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Organização Escolar e Ética Docente | Mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2008 - Atual | Investigação Educacional I e II | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2007 - Atual | Sociologia da Educação | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2022 - 2022 | Seminário de formação para diretores de escolas sobre “Diversidade na Escola: processos, desafios e práticas para a inclusão” | (Outros) | |
2018 - 2022 | Modelos e Práticas de Supervisão | (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Ação de formação “Flexibilização e articulação curricular: implicações para o trabalho docente” | (Outros) | Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, Portugal |
2010 - 2018 | Seminário de Especialidade em Educação e Formação de Adultos | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2010 - 2018 | Questões e Problemáticas da Educação | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017/03/29 - 2017/03/31 | Curso breve “Educação, Trabalho e Inserção Profissional de Jovens no Cenário Contemporâneo” | (Outros) | Fundação Carlos Chagas, Brasil |
2007 - 2016 | Organização do Sistema Educativo | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2013 - 2014 | Participação na conceção, implementação e desenvolvimento de ação de formação na modalidade de projeto sobre “autoavaliação de escola” | (Outros) | |
2007 - 2011 | Análise Social e Política da Educação | Ciências de Educação (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2007 - 2011 | Metodologias de Investigação em Educação | Ciências de Educação (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2006 - 2008 | Análise e Gestão Escolar | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2004 - 2008 | Sociologia da Educação | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2005 - 2006 | Educação e Desenvolvimento | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2005 - 2006 | Metodologias e Epistemologias da Investigação em Educação | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2005 - 2006 | Análise e Gestão Escolar | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2000 | Sociologia da Educação | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2000 | Educação e Desenvolvimento I e II | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | Best Teacher in the Department (DCSA)
FCT/UNL - Associação de Estudantes, Portugal
|
2011 | Scientific Merit Award Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa
Banco Santander Totta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Título
2015 | Aggregation in Ciências de Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2007 | Publication of Doctoral Thesis in Series "Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas"
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|