Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Rézio
Nomes de citação
- Rézio, S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F17-8FAD-415C
- ORCID iD
- 0000-0002-0687-8231
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2024/08/30
Em curso
|
Doutoramento em Matemática (Doutoramento)
Especialização em Modelação e Aplicações
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Pensamento algébrico
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Desenvolvimento do Pensamento Algébrico
Concepções de Professores e Manuais Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Analise Numérica e Matemática Computacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelação de Supercondutividade com Estudo Numérico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004
Concluído
|
Matematica Educacional (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
1996
Concluído
|
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Especialização em Análise Numérica e Matemática Computacional
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/19 - 2023/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
2022/09/01 - 2023/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa NOVA SBE Venture Lab, Portugal |
2017 - 2022/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal |
2018/02/01 - 2020/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2020/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
2008/09 - 2018/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja Departamento de Ciências Empresariais, Portugal |
2009/02 - 2009/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal |
2001/10 - 2002/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/10/03 - 2018/08/31 | Carreiras / Categorias Subsistentes | Ministério da Educação, Portugal |
Escolas Secundarias, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2024/01/31 | CRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NO ENSINO BÁSICO (PROMOTORES DE APRENDIZAGENS
NA ÁREA DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Em curso
|
2021/01/01 - 2023/01/01 | TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens
Investigador
|
Em curso
|
2020/01/01 - 2020/12/31 | Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2017/03/01 - 2019/02/28 | TO INN – From tradition to innovation in teacher training institutions
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/28 | Sinergias entre métodos numéricos e redes neuronais para o problema inverso de difração por obstáculos | Jornadas da Matemática, Estatística e Aplicações
Universidade Aberta (Alcochete, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/01/01 - 2019/01/01 | Os Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Práticas motivadoras de alunos do 7ºano
Orientador de Maria Célia Silva Campos
|
Mestrado em Ciencias da Educação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/01/01 - 2015/01/01 | Importância da Matemática no contexto da Interdisciplinaridade - Suas implicações na Resolução de Problemas
Orientador de Armando Jacinto Prazeres
|
Instituto Superior de Ciências Educativas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/01/01 - 2015/01/01 | Dificuldades de Aprendizagens básicas da multiplicação e divisão Proposta de ensino aprendizagem para os alunos da 7ª classe
da escola nº 67 - Manguxi
Orientador de Raquel Tchissolosi
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2014 | Desenvolvimento de competências de professores no ensino da Matemática. Monodocência na 5ª classe.
Orientador
|
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2011/01/01 - 2013/01/01 | Integral Definido - Cálculo de Áreas Agrícolas. Uma Proposta Didática
Orientador de Gabriel Chingui
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011/01/01 - 2013/01/01 | Representação gráfica de Funções Lineares. Software Winplot - Uma Proposta metodológica para a 9ª Classe
Orientador de Felisberto Chimuco
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010/01/01 - 2012/01/01 | Perspetivas dos professores de matemática da 10ª classe da Escola do 2º ciclo da Humpata sobre o Papel da Avaliação no Ensino
da Matemática
Orientador de Manuel Mulunga de Abreu
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Insatisfação docente: reflexo de uma profissão desvalorizada
Arguente principal
|
. (Doutoramento) |
2021 | Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Arguente principal
|
. (Mestrado)
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
|
2020/11/24 | Baixo Rendimento escolar a Matemática: a opinião dos professores e dos alunos da 11ª classe
Arguente
|
Arminda Chimbundo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 | Estratégias de ensino e aquisição de competências: o caso das unidades curriculares no domínio da matemática do 1º ciclo do
ensino superior português
Vogal
|
António José da Silva Andrade (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Os artesões do Alto do Moura: uma investigação etnomatemática
Arguente principal
|
Silva Júnior, Alcindo Bezerra (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a compreensão da Matemática
Arguente principal
|
Ednéia Siqueira de Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 | O Jogo no processo de ensino – Aprendizagem da Matemática – Um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto
Travessia
Arguente principal
|
Santana, Washington Jose de (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | Os Jogos no ensino-aprendizagem de Matemática: um estudo realizado em turmas de 6ºano por meio de uma análise de categorias
de desempenho e níveis de proficiência do SPACE
Arguente principal
|
Washington Jose de Santana (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | Novos desafios à aprendizagem e autonomia em matemática: estudo crítico e comparativo
Arguente principal
|
Gomes, Amélia Orquídea Garcia (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - 2023/10 | Módulo da formação: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM | Especialização Avançada em Discalculia e Baixo Rendimento a Matemática: da Identificação à Intervenção (Especialização pós-licenciatura) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Faz sentido | Ensino da Matemática |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | Júri do Relatório de Investigação no âmbito do Doutoramento em Educação | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Atual | Júri de provas de alunos Maiores de 23, para acesso a cursos de Engenharia, na área da Matemática | Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Lusófona de Educação | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio de melhor participação em conferência |
2016 | 3ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Universidade de Évora, Portugal
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal |
2016 | 1ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2015 | Menção Honrosa no Concurso Um Conto que Contas 2015
Universidade de Évora, Portugal
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal |
2003 | 3ºLugar no Concurso Problema do Profmat
Associação de Professores de Matematica, Portugal
|