Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Belchior Nunes
- Data de nascimento
- 1970/10/06
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Nunes, Pedro Belchior
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F1C-7E56-2292
- ORCID iD
- 0000-0001-9516-9244
Endereços de correio eletrónico
- nump@fcsh.unl.pt (Profissional)
- pbnunes1970@yahoo.com (Pessoal)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/contratados/141-pedro-belchior-nunes (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/10/01 - 2004/03
Concluído
|
Film and Media Studies (Doutoramento)
Especialização em Media Sociology
University of Stirling, Reino Unido
"Popular music and the public sphere: the case of portuguese music journalism" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993 - 1997
Concluído
|
Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Muito Bom |
1989 - 1993
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2014 - 2018 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/11/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2008/09 - 2013/08 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2007 - 2008 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2021 | ORFEU (1956-1983): Políticas e Estéticas da Produção e Consumo de Popular Music no Portugal Moderno
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2007 - 2011 | A indústria fonográfica em Portugal no séc. XX
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/16 | Autonomia, negociação e recriação: os músicos folk e o caso da sua participação em “feiras medievais” | Seminário do Grupo de Investigação em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular
Instituto de Etnomusicologia - INETmd (Lisbon, Portugal)
|
2024/08/29 | Negotiation and Recreation in the Careers of “Folk” Musicians in Portugal in the 21st Century: The Case of Medieval Fairs | European Sociology Association - ESA2024: Tension, Trust and Transformation
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/12 | This could never happen anywhere else”: Batida, the nexus Príncipe Discos/Filho Único and the role of cultural mediators in 21st century music making | KISMIF: DIY Cultures, Democracy and Creative Participation
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/02 | “Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos folk no Portugal do século XXI”, 17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente, Universidade de Granada. 2-4 de novembro 2023. https://escucharelpresente.wordpress.com/ | 17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente |
2023/09/28 | "Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos 'folk' no Portugal do século XXI", ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música, Real Edifício de Mafra, 28 de Setembro – 1 de Outubro 2023. http://www.spimusica.pt/programa-2/ | ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música |
2022/07/21 | “Reinvention strategies in the edition of Portuguese folk music in the 21st century: practices, values and ideologies”, 46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music), Lisboa 21-27 de Julho de 2022. https://www.ictm2022.org/programme/abstracts | 46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music) |
2021/06/22 | “Identity, exclusivity and reinvention: the folk/traditional music labels in 21st century Portugal”, colóquio internacional Independent Music Labels: histories, practices and values, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 22-25 de junho de 2021. www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/14092-coloquio-a- edicao-independente-de-musica-historias-praticas-e-valores | Colóquio internacional "Independent Music Labels: histories, practices and values" |
2021/05/06 | “’Batida’, Príncipe Discos e o valor da identidade local na divulgação de práticas musicais contemporâneas”, simpósio Média, Império e Nações Modernas, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 6-7 de Maio de 2021. http://www.inetmd.pt/index.php/en/conferenciaseventos/14068- simposio-internacional-isma-21-os-media-na-construcao-do-imperio-e- das-nacoes-modernas-en | Simpósio "Média, Império e Nações Modernas" |
2021/03/13 | “Identidade, exclusividade e reinvenção: a pequena edição de música tradicional/folk face aos desafios do novo milénio”, colóquio Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI” 13 de Março de 2021, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/13891-coloquio- ecossonoridades-das-musicas-populares-em-portugal-no-seculo-xxi | Colóquio "Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI” |
2020/07/10 | “Uma abordagem exploratória a três estruturas de edição de música tradicional: d’Orfeu/d’Euridice, Sons da Terra e Tradisom”, Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19, 10 de Julho de 2020, via Zoom. | Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19 |
2020/02/13 | “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music, University of Lüneburg, 13-15 Fevereiro 2020. http://www2.leuphana.de/urbanmusicstudies/2020/02/11/groove-the- city-2020-book-of-abstracts-online/ | Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music |
2019/11/14 | “’It’s a family affair’: uma abordagem a três micro-editoras dentro do subcampo da EDM em Portugal”, conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 14-16 Novembro de 2019. http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2019/11/ENIM19-Livro- de-Resumos.pdf | Conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música |
2018/09/04 | “Batida do gueto, Príncipe Discos and the Value of Locality in Music Practices”, 10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture, Universidade de Malta, 4-7 Setembro de 2018: https://www.um.edu.mt/events/10midconf2018 | 10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture |
2017/05/19 | ““100% Real”: politics and discourse in the Portuguese dance music label Príncipe”, conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology, Institute of Musicology, Research Center for Humanities, Hungarian Academy of Sciences, Budapeste, 19-20 Maio de 2017: https://cms2017.wordpress.com/ | Conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology, |
2016/07/17 | “Blitz, militant journalism and the ideology of difference in 1980s Portugal”, Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places, Universidade do Porto, 17-22 Julho de 2016. http://www.kismifconference.com/pt/kismif-conference-2016/ | Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places |
2016/07/06 | “Novas configurações na indústria fonográfica em Portugal: uma abordagem sociológica”, IX Congresso Português de Sociologia, Universidade do Algarve, Faro, 6-8 Julho 2016. http://www.aps.pt/ix_congresso/ | IX Congresso Português de Sociologia |
2014/07/08 | “Portuguese Rap: a decade of research”, Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 8-11 Julho 2014 (em co- autoria com Ricardo Campos, CEMRI-UAb e José Alberto Simões, CESNOVA-FCSH-UNL). http://www.punk.pt/2014/01/18/kismif-international-conference/ | Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures |
2014/04/10 | “A matter of communication and survival: synergies in the recording industry in Portugal in the years 2000-2008”, Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith, Universidade de Edimburgo, 10-12 de Abril de 2014. http://sites.ace.ed.ac.uk/studyingmusic/ | Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith |
2012/10/19 | “Ideologia e gatekeeping do gosto no jornalismo sobre música em Portugal na década de 80”, Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento | Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento |
2012/09/27 | “Ideologia e gatekeeping no jornalismo sobre música na década de 80: os casos do Blitz e do Se7e”, X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 27-29 de Setembro de 2012 (em co-autoria com Carlos Cavallini, INET-MD,FCSH). http://www.iscsp.utl.pt/index.php?option=com_content&view=article&i d=1116&catid=158&Itemid=401 | X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, |
2011/10/06 | “Das Ideologias Políticas às Ideologias de Gosto: o Discurso no Jornalismo Sobre Música Pop em Portugal Antes e Depois da Revolução de 1974”, Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 6-7 de Outubro de 2011. http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id= 250:congresso-internacional-de-historia-dos-media-e-do- jornalismo&catid=25:noticias | Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo |
2010/10/28 | “From Political to Taste Ideologies: Coverage and Discourse in Popular Music Journalism in Portugal in the 1980s”, Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE, Sociedade Ibérica de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010. http://www.fcsh.unl.pt/inet/sibe+/pt/index.html | Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE |
2009/07/23 | “A sociological approach to music journalism and criticism: the case of music journalism in Portugal”, Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas, CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/sociologia-da-musica-tendencias- interpelacoes-perspectivas/?searchterm=None | Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas, |
2009/07/13 | “Crisis in the industry… What industry? Mapping the Politics of Record Labels in Portugal”, Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM), Universidade de Liverpool, Reino Unido, 13-17 de Julho de 2009 | Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM) |
2009/04/14 | “O Jornalismo Pop-Rock em Portugal: entre o grilo falante da indústria e a esfera pública”, 6º Congresso Sopcom, Universidade Lusófona, Lisboa, 14-18 Abril de 2009. http://conferencias.ulusofona.pt/index.php/sopcom_iberico/sopcom_ib erico09 | 6º Congresso SOPCOM |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Co-supervisor of doctoral project “O cenário musical contemporâneo entre editoras musicais independentes em Brasil e Portugal”
by Nathália Andrião, PhD candidate in Musical Sciences at the Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA-FCSH.
Coorientador
|
|
2010 - Atual | Co-orientação de tese de doutoramento, “A evolução do rótulo MPB (Música Popular Brasileira) e sua utilização em Portugal”
de Carlos Cavallini, candidatoa doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2010- ).
Coorientador
|
|
2023 - 2023 | Co-orientador (second reader) de projecto ‘capstone’, “’From Raves to Nightclubs’: Understanding the Evolution of Electronic
Dance Music Culture in Stoke-on-Trent and the UK from 1990 to 2000” de Matthew Lyons, candidato a Mestre pelo departamento
de História do Central European University e Tokyo University of Foreign Studies. Aprovado em Junho de 2023.
Coorientador
|
|
2020 - 2020 | Main supervisor of the master's thesis, ‘The musical version as a form of interpretation: Interpretative analysis of three
bossa nova standards: Wave, Chega de Saudade and Garota de Ipanema’ by Eliete Olivar Leite, candidate for a master's degree
in Musical Sciences: Specialisation in Historical Musicology.
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Orientador principal da dissertação de mestrado, “Imigração qualificada: o casodos profissionais de música clássica oriundos
da Ucrânia na Orquestra Clássica da Madeira” de Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias, Universidade Aberta, 2011-12,
aprovada em Março de 2013.
Orientador
|
|
2008 - 2009 | Orientador de dissertação de mestrado, “A Música Popular Brasileira na Imprensa em Portugal – um estudo de caso sobre a MPB
no jornal Se7e” de Carlos Cavallini, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
2008-2009, aprovada em Março de 2010.
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/20 - 2023/10/21 | Co-organizer (with Ana Resende Clément and Susana Moreno Fernández) of the online colloquium, “As Tradições Musicais no Século
XXI: novas práticas, contextos e desafios”, 20-21 de Outubro de 2023. http://www.inetmd.pt/index.php/noticias/171-destaques/15619-call-for-
papers-encape-23-as-tradicoes-musicais-no-seculo-xxi-novas-praticas- contextos-e-desafios (2023/10/20 - 2023/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/06/29 - 2022/06/29 | Organiser and moderator of the round table ‘Self-publishing and independence in the subfield of popular music: practices,
values and new challenges’, June 29th 2022, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/15028-mesa-
redonda-autoedicao-e-independencia-no-subcampo-da-musica-popular- praticas-valores-e-novos-desafios (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/06/22 - 2022/06/25 | Member of the Organising Committee of the international colloquium “Independent Music Labels: histories, practices and values”,
22-25 de Junho de 2021, online via zoom. (2022 - 2022)
Conferência
|
|
2021/01/28 - 2021/01/28 | Organizer and moderator of roundtable “A Música Tradicional Gravada: à conversa com editores independentes”, 28 de Janeiro
de 2021, online via zoom. https://www.ua.pt/pt/noticias/4/65456 (2021 - 2021)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2010 - 2010 | Co-organizador (com Cristina Fernandes, INET-MD e Pedro Boléo, INET-md) do debate “Crítica Musical, Para Que Serve?”, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, 18 de Maio de 2010. (2010 - 2010)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/06/06 - 2019/06/08 | “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, International
Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 6-8 Junho
de 2019: https://workshopmusicalcreativities.wordpress.com
Simpósio
|
International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | “Ar de Rock: o boom do rock em Portugal do início da década de 1980” de Ricardo Miguel Bernardes Andrade, Tese de Doutoramento
em Ciências Musicais – Variante de Etnomusicologia, NOVA-FCSH-UNL, Julho de 2021.
Vogal
|
Ricardo Miguel Bernardes Andrade (Doutoramento) |
2020 | “Rap como forma de ativismo político no espaço lusófono: estudos de caso em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique” de Francisco
Carlos Guerra de Mendonça Júnior, Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra, Março de 2020.
Arguente principal
|
Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior (Doutoramento) |
2017 | “Ladrões Fora, Corruptos Fora, Assassinos Fora: o Rap de Protesto em Moçambique Pós-Colonial” de Tirso Hilário Sitoe, Dissertação
de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Setembro de 2017.
Arguente principal
|
Tirso Hilário Sitoe (Mestrado) |
2013 | “’Cantando Espalharei Por Toda a Parte’: Nacionalismo, Produção Musical e “Música Ligeira” no Âmbito da Emissora Nacional
de Radiodifusão (1934- 1949)” de Pedro Filipe Russo Moreira, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Ramo Etnomusicologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2013.
Arguente
|
Pedro Russo Moreira (Doutoramento) |
2013 | “A Crítica Musical na Imprensa Periódica Lisboeta nos Últimos Anos da Ditadura em Portugal: 1970-74” de João Nuno Cardante
Romão, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
Junho de 2013.
Arguente principal
|
João Nuno Cardante Romão (Mestrado) |
2012 | “Okupas: Um Retrato Fotoetnográfico da KylaKancra” de Marcos Daniel Matos Fernandes, Dissertação de Mestrado em Antropologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Setembro de 2012.
Arguente principal
|
Marcos Daniel Matos Fernandes (Mestrado) |
2012 | “«Duas Horas Vivas Numa TV Morta»: Zip-Zip, Música e Televisão no Preâmbulo da Democracia em Portugal” de Sofia Vieira Lopes,
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho
de 2012.
Arguente principal
|
Sofia Vieira Lopes (Mestrado) |
2012 | “Os Cânticos Mágicos dos Peregrinos do Som: o Rock ‘Sinfónico- Progressivo’ na Senda da Autonomização dos Estilos do Rock
em Portugal na Década de 70” de Ricardo Andrade, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
|
Ricardo Andrade (Mestrado) |
2010 | O Rap na Estruturação de Relações Sociais e na Construção de Identidades” de Maribel Gaspar Pereira, Dissertação de Mestrado
em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente
|
Maribel Gaspar Pereira (Mestrado) |
2010 | ““Distorções e Outros Malabarismos” – a Música Heavy em Portugal na Década de 70 e a Categorização Musical” de Miguel Almeida,
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
|
Miguel Almeida (Mestrado) |
2010 | “O Fado no Bairro de Alfama: um estudo de caso” de Liliana Sebastião, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
|
Liliana Sebastião (Mestrado) |
2010 | “Comunicação na Internet: a Rede Social MySpace – um estudo de caso”, de Maria do Carmo da Costa, Dissertação de Mestrado
em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Dezembro de 2010.
Presidente do júri
|
Maria do Carmo da Costa (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2016/06/15 - 2016/06/17 | Canção de Protesto e Mudança Social | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Forum Sociológico | |
2016 - Atual | Cadernos de Arte e Antropologia | |
2016 - Atual | Revista Crítica de Ciências Sociais |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Lecturer responsible for drawing up the programme, pedagogical content and teaching the thematic doctoral seminar Interculturality and the Arts as part of the doctoral course in Intercultural Relations at Open University, in an E-Learning regime. (2020- ) https://guiadoscursos.uab.pt/ucs/seminario-tematico-doutoral-ii- interculturalidade-e-artes/ | Relações Interculturais (Doutoramento) | Universidade Aberta, Portugal |
2019 - Atual | Lecturer responsible for drawing up the syllabus, teaching content and teaching the Sociology of Youth curricular unit as part of the postgraduate course in Youth Studies at Universidade Aberta, on an E-learning basis. (2019- ) https://portal.uab.pt/alv/wp-content/uploads/sites/9/2022/06/Pos- Graduacao-em-Estudos-Juvenis_WEB_signed.pdf | Pós-graduação em Estudos Juvenis (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2014 | Lecturer co-responsible for drawing up the programme and pedagogical content and teaching the curricular units Sociology of Youth and Project of the UAb postgraduate course in Youth and Community Studies, offered on e-learning. | Pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2008 - 2013 | Lecturer responsible for drawing up the syllabus and pedagogical content, teaching and coordinating a team of tutors for the following curricular units in the first cycle of the Social Sciences degree at Universidade Aberta, offered through E-Learning (2008-2013): General Sociology I; Sociology of the Family I; Introduction to the Sociology of Information (also from the first cycle in Information and Documentation Sciences); Social Intervention with Groups. | Ciências Sociais (Licenciatura) | |
2010 - 2011 | Guest lecturer (in accumulation) responsible for coordinating, producing pedagogical content and teaching the module Introduction to Popular Music Studies as part of the Degree in Jazz and Modern Music at Universidade Lusíada. | Licenciatura em Jazz e Música Moderna (Licenciatura) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2009 - 2010 | Visiting professor (in accumulation) of the 2nd cycle in Musical Sciences at the Department of Musical Sciences of the Faculty of Social and Human Sciences, New University of Lisbon (1st semester 2009-2010). Lecturer responsible for producing pedagogical content and teaching the module Research Topics in Ethnomusicology: Popular Music Studies. | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2007 - 2008 | Assistant Professor in the area of Management and Social Sciences at the School of Arts and Design, Polytechnic Institute of Leiria (2007-2008). Lecturer responsible for the coordination, production of pedagogical content and teaching of the following curricular units: Sociology (undergraduate degree in Design, Branch: Graphic and Multimedia); Sociology of Communication (undergraduate degree in Sound and Image); Sociology of Culture (undergraduate degree in Cultural Management). |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Membro do Conselho Científico do Congresso ENIM 2018: 8º Encontro de Investigação em Música, 8-10 de Novembro 2018, Instituto
Politécnico do Porto.
Membro
|
|
2012 - 2012 | Membro da Comissão Científica (com Luísa Cymbron, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro)
do Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012.
http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Membro
|
|
2012 - 2012 | Co-organização (com Ricardo Campos, CEMRI-UAb) do seminário Música e Interculturalidade, CEMRI (Centro de Estudos das Migrações
e Relações Interculturais), Universidade Aberta, 5 de Dezembro de 2012.
Coordenador
|