???global.info.a_carregar???
Pedro Belchior Nunes is an Integrated Researcher at the Institute of Ethnomusicology - Centre for Studies in Music and Dance of the Faculty of Social Sciences and Humanities of Universidade Nova de Lisboa, having previously been an Invited Assistant Professor at the Department of Social Sciences and Management of Universidade Aberta between 2008 and 2014 and an Adjunct Professor at the School of Arts and Design of the Polytechnic Institute of Leiria between 2007 and 2008. He has a degree in Sociology from FCSH-UNL and a PhD in Media Sociology from the Stirling Media Research Institute at the University of Stirling, UK. His areas of research include Popular Music Studies, the Sociology of Arts and Culture, and he has carried out research and published on diverse topics such as Journalism and Music Criticism, the Phonographic Industry, independent music production and Music and Youth Cultures. He recently co-edited with Shannon Garland and Pedro Roxo the volume ‘Independence in 21st Century Popular Music: cases from beyond anglo-america’ (Bloomsbury Academic).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Belchior Nunes
Data de nascimento
1970/10/06
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Nunes, Pedro Belchior

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1C-7E56-2292
ORCID iD
0000-0001-9516-9244

Endereços de correio eletrónico

  • nump@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • pbnunes1970@yahoo.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999/10/01 - 2004/03
Concluído
Film and Media Studies (Doutoramento)
Especialização em Media Sociology
University of Stirling, Reino Unido
"Popular music and the public sphere: the case of portuguese music journalism" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993 - 1997
Concluído
Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Muito Bom
1989 - 1993
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014 - 2018 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2008/09 - 2013/08 Leitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2008 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 ORFEU (1956-1983): Políticas e Estéticas da Produção e Consumo de Popular Music no Portugal Moderno
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 EcoMusic – Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2007 - 2011 A indústria fonográfica em Portugal no séc. XX
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nunes, Pedro Belchior. "Das recolhas ao álbum como "cartão de visita": estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI". TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 27 (2023): 1-20. https://www.sibetrans.com/trans/articulo/643/das-recolhas-ao-album-como-cartao-de-visita-estrategias-e-reinvencoes-na-pequena-edicao-de-musica-popular-de-matriz-rural-em-portugal-no-seculo-xxi.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Nunes, Pedro Belchior. "Nos interstícios do subcampo: autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI". Sociologia, Problemas e Práticas 103 (2023): 83-103. http://dx.doi.org/10.7458/spp202310329213.
    Acesso aberto • 10.7458/spp202310329213
  3. Nunes, Pedro Belchior. "Entre tradição e criação: dinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI". Revista Portuguesa de Musicologia 9 1 (2022): 173-196. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/445.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Nunes, Pedro Belchior. "O subcampo da Música de Dança Electrónica em Portugal: estudo comparativo de três micro-editoras independentes". Sociologia & Antropologia 11 2 (2021): 573-597. https://www.scielo.br/j/sant/a/nnyLnSjxgcMCZmM4XLLHZdm/abstract/?lang=pt.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org /10.1590 /2238-38752021v1129
  5. Nunes, Pedro Belchior. "Collectivism, synergies and artistic value: The Space of Independent Micro-labels in Portugal in the 21st Century,Colectivismo, sinergias e valor artístico: O espaço das micro-editoras independentes em Portugal no século XXI". Oido Pensante 6 2 (2018): 27-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057801167&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Nunes, Pedro Belchior; Zósimo López Pena; Fernan Del Val. "Una introducción a los estudios sobre periodismo musical". Cuadernos de Etnomusicología 10 (2017): 100-118. https://www.sibetrans.com/etno/cuaderno/28/cuadernos-de-etnomusicologia-n-10.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pedro Nunes. "Estudos de música popular: objecto, abordagens, temas e problemas". Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 3/2 (2016): 167-192. https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/3642515/INET_303_973_1_PB.pdf.
    Publicado
  8. Carlos Cavallini; Nunes, Pedro Belchior. "Jornalismo Sobre Música e Gatekeeping". Revista Media & Jornalismo 13 1 (2014): 39-50. https://www.academia.edu/6472988/NUNES_Pedro_e_CAVALLINI_Carlos_2014_Jornalismo_Sobre_M%C3%BAsica_e_Gatekeeping_o_caso_da_MPB_no_seman%C3%A1rio_Se7e_in_Media_and_Jornalismo_23_39_50.
    Publicado
  9. Nunes, P.; Nunes, Pedro Belchior. "Diversity and synergy in the recording industry in Portugal, 1988-2008". Journal of World Popular Music 1 1 (2014): 73-95. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030759279&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1558/jwpm.v1i1.73
  10. Nunes, Pedro Belchior. "Os jornalistas de música e a indústria musical: entre o gatekeeping e o cheerleading". Trajectos 18 NA (2011): 53-69. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ed2d4dfb-b593-4ece-8869-e308a412d86e.
    Publicado
  11. Nunes, Pedro Belchior. "Good Samaritans and oblivious cheerleaders: Ideologies of Portuguese music journalists towards Portuguese music". Popular Music 29 1 (2010): 41-59. https://www.jstor.org/stable/40541477.
    Publicado • 10.1017/S0261143009990377
  12. Nunes, Pedro; José Alberto Simões; Pedro Nunes; Ricardo Campos. "Entre subculturas e neo-tribos:". Fórum Sociológico 13/14 (2005): 171-189. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/18bbfc1a-2cb1-4577-aa91-1adfd7c1f94d.
  13. Nunes, Pedro. ""É Português? Não gosto": Ideologias e Práticas dos Jornalistas de Música face à Música Portuguesa". Forum Sociológico 7/8 (2002): 145-168.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Nunes, Pedro Belchior; Garland, Shannon; Roxo, Pedro. "Putting Music Independence into Perspective: An Historical and Global Overview". In Independence in 21st century popular music: cases from beyond anglo-america, 1-25. New York, Estados Unidos: Bloomsbury Academic, 2025.
    No prelo
  2. Nunes, Pedro Belchior; Raposo, Otávio. Autor correspondente: Raposo, Otávio. "From the ghetto to the world: batida, the nexus Príncipe Discos-Filho Único and the legitimization of Afrodiasporic music practices from the outskirts of Lisbon". In Independence in 21st century popular music: cases from beyond anglo-america, editado por Nunes, Pedro Belchior; Pedro Roxo; Shannon Jessica Garland, 79-103. New york, Estados Unidos: Bloomsbury Academic, 2025.
    No prelo
  3. Ricardo Marnoto Campos; José Alberto de Vasconcelos Simões; Nunes, Pedro Belchior. "Protest rap and young Afro-descendants in Portugal". In Transglobal Sounds. Music, indentity and migrant descendants, editado por Ricardo Campos; Jo{\~a, 113-132. Nova Iorque, Estados Unidos: Bloomsbury Academic Publishing, 2016.
    Publicado
  4. Nunes, Pedro Belchior. "Das ideologias políticas às ideologias de gosto: o discurso no jornalismo sobre música pop em Portugal antes e depois da Revolução de 1974". In Current Issues in Music Research: Copyright,Power and Transnational Music Processes, 91-109. Lisboa, Portugal: Colibri, 2012.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Nunes, Pedro Belchior. "António Sérgio". In Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  2. Nunes, Pedro Belchior. "Blitz". In Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  3. Nunes, Pedro Belchior. "Luís Filipe Barros". In Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  4. Nunes, Pedro Belchior. "Música & Som". In Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX,, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  5. Nunes, Pedro Belchior. "Periódicos de Música: Música Popular e Pop-Rock". In Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Nunes, Pedro Belchior; Pedro Roxo; Garland, Shannon; Raposo, Otávio. Autor correspondente: Nunes, Pedro Belchior. Independence in 21st century popular music: cases from beyond anglo-america. New York, Estados Unidos: Bloomsbury. 2025.
    No prelo • Editor
  2. Balsa, Casimiro; José Alberto Simões; Pedro Nunes; Renato Miguel Carmo; Ricardo Campos; Nunes, Pedro. Perfil dos estudantes do ensino superior. Portugal: Edi{\c c. 2001.
Revisão de livro
  1. Pedro Nunes. "Cultural citizenship". 28, 5 (2006): 802-804. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/9e6e3220-b22e-47e2-a4eb-d2773de6a2fe.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/16 Autonomia, negociação e recriação: os músicos folk e o caso da sua participação em “feiras medievais” Seminário do Grupo de Investigação em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular
Instituto de Etnomusicologia - INETmd (Lisbon, Portugal)
2024/08/29 Negotiation and Recreation in the Careers of “Folk” Musicians in Portugal in the 21st Century: The Case of Medieval Fairs European Sociology Association - ESA2024: Tension, Trust and Transformation
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/12 This could never happen anywhere else”: Batida, the nexus Príncipe Discos/Filho Único and the role of cultural mediators in 21st century music making KISMIF: DIY Cultures, Democracy and Creative Participation
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/11/02 “Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos folk no Portugal do século XXI”, 17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente, Universidade de Granada. 2-4 de novembro 2023. https://escucharelpresente.wordpress.com/ 17º congresso SIBE – a la escucha de nuestro presente
2023/09/28 "Nos interstícios do subcampo: autoedição, colectivismo e empreendedorismo em músicos 'folk' no Portugal do século XXI", ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música, Real Edifício de Mafra, 28 de Setembro – 1 de Outubro 2023. http://www.spimusica.pt/programa-2/ ENIM 2023, XII Encontro de Investigação em Música
2022/07/21 “Reinvention strategies in the edition of Portuguese folk music in the 21st century: practices, values and ideologies”, 46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music), Lisboa 21-27 de Julho de 2022. https://www.ictm2022.org/programme/abstracts 46ª conferência internacional do ICTM (International Council for Traditional Music)
2021/06/22 “Identity, exclusivity and reinvention: the folk/traditional music labels in 21st century Portugal”, colóquio internacional Independent Music Labels: histories, practices and values, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 22-25 de junho de 2021. www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/14092-coloquio-a- edicao-independente-de-musica-historias-praticas-e-valores Colóquio internacional "Independent Music Labels: histories, practices and values"
2021/05/06 “’Batida’, Príncipe Discos e o valor da identidade local na divulgação de práticas musicais contemporâneas”, simpósio Média, Império e Nações Modernas, INET-md/Nova-FCSH, online via zoom, 6-7 de Maio de 2021. http://www.inetmd.pt/index.php/en/conferenciaseventos/14068- simposio-internacional-isma-21-os-media-na-construcao-do-imperio-e- das-nacoes-modernas-en Simpósio "Média, Império e Nações Modernas"
2021/03/13 “Identidade, exclusividade e reinvenção: a pequena edição de música tradicional/folk face aos desafios do novo milénio”, colóquio Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI” 13 de Março de 2021, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/13891-coloquio- ecossonoridades-das-musicas-populares-em-portugal-no-seculo-xxi Colóquio "Ecossonoridades das músicas populares em Portugal no século XXI”
2020/07/10 “Uma abordagem exploratória a três estruturas de edição de música tradicional: d’Orfeu/d’Euridice, Sons da Terra e Tradisom”, Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19, 10 de Julho de 2020, via Zoom. Mesa Redonda EcoMusic: sustentabilidade da MTP em contexto Covid-19
2020/02/13 “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music, University of Lüneburg, 13-15 Fevereiro 2020. http://www2.leuphana.de/urbanmusicstudies/2020/02/11/groove-the- city-2020-book-of-abstracts-online/ Groove the City 2020 – Constructing and Deconstructing Urban Spaces through Music
2019/11/14 “’It’s a family affair’: uma abordagem a três micro-editoras dentro do subcampo da EDM em Portugal”, conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 14-16 Novembro de 2019. http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2019/11/ENIM19-Livro- de-Resumos.pdf Conferência ENIM 2019: IX Encontro de Investigação em Música
2018/09/04 “Batida do gueto, Príncipe Discos and the Value of Locality in Music Practices”, 10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture, Universidade de Malta, 4-7 Setembro de 2018: https://www.um.edu.mt/events/10midconf2018 10th Midterm Conference of the European Sociological Association Research Networks Sociology of the Arts & Sociology of Culture
2017/05/19 ““100% Real”: politics and discourse in the Portuguese dance music label Príncipe”, conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology, Institute of Musicology, Research Center for Humanities, Hungarian Academy of Sciences, Budapeste, 19-20 Maio de 2017: https://cms2017.wordpress.com/ Conferência Communicating Music Scenes: networks, power, technology,
2016/07/17 “Blitz, militant journalism and the ideology of difference in 1980s Portugal”, Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places, Universidade do Porto, 17-22 Julho de 2016. http://www.kismifconference.com/pt/kismif-conference-2016/ Congresso KISMIF: DiY Cultures, Spaces and Places
2016/07/06 “Novas configurações na indústria fonográfica em Portugal: uma abordagem sociológica”, IX Congresso Português de Sociologia, Universidade do Algarve, Faro, 6-8 Julho 2016. http://www.aps.pt/ix_congresso/ IX Congresso Português de Sociologia
2014/07/08 “Portuguese Rap: a decade of research”, Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 8-11 Julho 2014 (em co- autoria com Ricardo Campos, CEMRI-UAb e José Alberto Simões, CESNOVA-FCSH-UNL). http://www.punk.pt/2014/01/18/kismif-international-conference/ Congresso Internacional Keep It Simple Make It Fast: Underground Music Scenes and DIY Cultures
2014/04/10 “A matter of communication and survival: synergies in the recording industry in Portugal in the years 2000-2008”, Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith, Universidade de Edimburgo, 10-12 de Abril de 2014. http://sites.ace.ed.ac.uk/studyingmusic/ Studying Music: an International Conference in Honor of Simon Frith
2012/10/19 “Ideologia e gatekeeping do gosto no jornalismo sobre música em Portugal na década de 80”, Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento
2012/09/27 “Ideologia e gatekeeping no jornalismo sobre música na década de 80: os casos do Blitz e do Se7e”, X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 27-29 de Setembro de 2012 (em co-autoria com Carlos Cavallini, INET-MD,FCSH). http://www.iscsp.utl.pt/index.php?option=com_content&view=article&i d=1116&catid=158&Itemid=401 X Congresso LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento,
2011/10/06 “Das Ideologias Políticas às Ideologias de Gosto: o Discurso no Jornalismo Sobre Música Pop em Portugal Antes e Depois da Revolução de 1974”, Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 6-7 de Outubro de 2011. http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id= 250:congresso-internacional-de-historia-dos-media-e-do- jornalismo&catid=25:noticias Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo
2010/10/28 “From Political to Taste Ideologies: Coverage and Discourse in Popular Music Journalism in Portugal in the 1980s”, Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE, Sociedade Ibérica de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010. http://www.fcsh.unl.pt/inet/sibe+/pt/index.html Música e Saberes em Trânsito, XI Congresso da SIBE
2009/07/23 “A sociological approach to music journalism and criticism: the case of music journalism in Portugal”, Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas, CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/sociologia-da-musica-tendencias- interpelacoes-perspectivas/?searchterm=None Congresso Internacional Sociologia da Música: Tendências, interpelações, Perspectivas,
2009/07/13 “Crisis in the industry… What industry? Mapping the Politics of Record Labels in Portugal”, Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM), Universidade de Liverpool, Reino Unido, 13-17 de Julho de 2009 Conferência Internacional Popular Music Worlds, Popular Music Histories, International Association for the Study of Popular Music (IASPM)
2009/04/14 “O Jornalismo Pop-Rock em Portugal: entre o grilo falante da indústria e a esfera pública”, 6º Congresso Sopcom, Universidade Lusófona, Lisboa, 14-18 Abril de 2009. http://conferencias.ulusofona.pt/index.php/sopcom_iberico/sopcom_ib erico09 6º Congresso SOPCOM

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Co-supervisor of doctoral project “O cenário musical contemporâneo entre editoras musicais independentes em Brasil e Portugal” by Nathália Andrião, PhD candidate in Musical Sciences at the Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA-FCSH.
Coorientador
2010 - Atual Co-orientação de tese de doutoramento, “A evolução do rótulo MPB (Música Popular Brasileira) e sua utilização em Portugal” de Carlos Cavallini, candidatoa doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2010- ).
Coorientador
2023 - 2023 Co-orientador (second reader) de projecto ‘capstone’, “’From Raves to Nightclubs’: Understanding the Evolution of Electronic Dance Music Culture in Stoke-on-Trent and the UK from 1990 to 2000” de Matthew Lyons, candidato a Mestre pelo departamento de História do Central European University e Tokyo University of Foreign Studies. Aprovado em Junho de 2023.
Coorientador
2020 - 2020 Main supervisor of the master's thesis, ‘The musical version as a form of interpretation: Interpretative analysis of three bossa nova standards: Wave, Chega de Saudade and Garota de Ipanema’ by Eliete Olivar Leite, candidate for a master's degree in Musical Sciences: Specialisation in Historical Musicology.
Orientador
2011 - 2012 Orientador principal da dissertação de mestrado, “Imigração qualificada: o casodos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da Madeira” de Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias, Universidade Aberta, 2011-12, aprovada em Março de 2013.
Orientador
2008 - 2009 Orientador de dissertação de mestrado, “A Música Popular Brasileira na Imprensa em Portugal – um estudo de caso sobre a MPB no jornal Se7e” de Carlos Cavallini, dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2008-2009, aprovada em Março de 2010.
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/20 - 2023/10/21 Co-organizer (with Ana Resende Clément and Susana Moreno Fernández) of the online colloquium, “As Tradições Musicais no Século XXI: novas práticas, contextos e desafios”, 20-21 de Outubro de 2023. http://www.inetmd.pt/index.php/noticias/171-destaques/15619-call-for- papers-encape-23-as-tradicoes-musicais-no-seculo-xxi-novas-praticas- contextos-e-desafios (2023/10/20 - 2023/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06/29 - 2022/06/29 Organiser and moderator of the round table ‘Self-publishing and independence in the subfield of popular music: practices, values and new challenges’, June 29th 2022, online via zoom. http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/15028-mesa- redonda-autoedicao-e-independencia-no-subcampo-da-musica-popular- praticas-valores-e-novos-desafios (2022 - 2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06/22 - 2022/06/25 Member of the Organising Committee of the international colloquium “Independent Music Labels: histories, practices and values”, 22-25 de Junho de 2021, online via zoom. (2022 - 2022)
Conferência
2021/01/28 - 2021/01/28 Organizer and moderator of roundtable “A Música Tradicional Gravada: à conversa com editores independentes”, 28 de Janeiro de 2021, online via zoom. https://www.ua.pt/pt/noticias/4/65456 (2021 - 2021)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Co-organizador (com Cristina Fernandes, INET-MD e Pedro Boléo, INET-md) do debate “Crítica Musical, Para Que Serve?”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 18 de Maio de 2010. (2010 - 2010)
Mesa-redonda (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/06 - 2019/06/08 “’We didn’t have a name for it’: Batida do Gueto and Príncipe Discos as a case-study of success among EDM labels”, International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 6-8 Junho de 2019: https://workshopmusicalcreativities.wordpress.com
Simpósio
International Workshop “Performing ‘New’ Music – Ethnographies of Musical Creativities
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 “Ar de Rock: o boom do rock em Portugal do início da década de 1980” de Ricardo Miguel Bernardes Andrade, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Variante de Etnomusicologia, NOVA-FCSH-UNL, Julho de 2021.
Vogal
Ricardo Miguel Bernardes Andrade (Doutoramento)
2020 “Rap como forma de ativismo político no espaço lusófono: estudos de caso em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique” de Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior, Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Março de 2020.
Arguente principal
Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior (Doutoramento)
2017 “Ladrões Fora, Corruptos Fora, Assassinos Fora: o Rap de Protesto em Moçambique Pós-Colonial” de Tirso Hilário Sitoe, Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Setembro de 2017.
Arguente principal
Tirso Hilário Sitoe (Mestrado)
2013 “’Cantando Espalharei Por Toda a Parte’: Nacionalismo, Produção Musical e “Música Ligeira” no Âmbito da Emissora Nacional de Radiodifusão (1934- 1949)” de Pedro Filipe Russo Moreira, Tese de Doutoramento em Ciências Musicais – Ramo Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2013.
Arguente
Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
2013 “A Crítica Musical na Imprensa Periódica Lisboeta nos Últimos Anos da Ditadura em Portugal: 1970-74” de João Nuno Cardante Romão, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2013.
Arguente principal
João Nuno Cardante Romão (Mestrado)
2012 “Okupas: Um Retrato Fotoetnográfico da KylaKancra” de Marcos Daniel Matos Fernandes, Dissertação de Mestrado em Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Setembro de 2012.
Arguente principal
Marcos Daniel Matos Fernandes (Mestrado)
2012 “«Duas Horas Vivas Numa TV Morta»: Zip-Zip, Música e Televisão no Preâmbulo da Democracia em Portugal” de Sofia Vieira Lopes, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
Sofia Vieira Lopes (Mestrado)
2012 “Os Cânticos Mágicos dos Peregrinos do Som: o Rock ‘Sinfónico- Progressivo’ na Senda da Autonomização dos Estilos do Rock em Portugal na Década de 70” de Ricardo Andrade, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Junho de 2012.
Arguente principal
Ricardo Andrade (Mestrado)
2010 O Rap na Estruturação de Relações Sociais e na Construção de Identidades” de Maribel Gaspar Pereira, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente
Maribel Gaspar Pereira (Mestrado)
2010 ““Distorções e Outros Malabarismos” – a Música Heavy em Portugal na Década de 70 e a Categorização Musical” de Miguel Almeida, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
Miguel Almeida (Mestrado)
2010 “O Fado no Bairro de Alfama: um estudo de caso” de Liliana Sebastião, Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Março de 2010.
Arguente principal
Liliana Sebastião (Mestrado)
2010 “Comunicação na Internet: a Rede Social MySpace – um estudo de caso”, de Maria do Carmo da Costa, Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Dezembro de 2010.
Presidente do júri
Maria do Carmo da Costa (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016/06/15 - 2016/06/17 Canção de Protesto e Mudança Social Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Forum Sociológico
2016 - Atual Cadernos de Arte e Antropologia
2016 - Atual Revista Crítica de Ciências Sociais

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Lecturer responsible for drawing up the programme, pedagogical content and teaching the thematic doctoral seminar Interculturality and the Arts as part of the doctoral course in Intercultural Relations at Open University, in an E-Learning regime. (2020- ) https://guiadoscursos.uab.pt/ucs/seminario-tematico-doutoral-ii- interculturalidade-e-artes/ Relações Interculturais (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2019 - Atual Lecturer responsible for drawing up the syllabus, teaching content and teaching the Sociology of Youth curricular unit as part of the postgraduate course in Youth Studies at Universidade Aberta, on an E-learning basis. (2019- ) https://portal.uab.pt/alv/wp-content/uploads/sites/9/2022/06/Pos- Graduacao-em-Estudos-Juvenis_WEB_signed.pdf Pós-graduação em Estudos Juvenis (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014 Lecturer co-responsible for drawing up the programme and pedagogical content and teaching the curricular units Sociology of Youth and Project of the UAb postgraduate course in Youth and Community Studies, offered on e-learning. Pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2013 Lecturer responsible for drawing up the syllabus and pedagogical content, teaching and coordinating a team of tutors for the following curricular units in the first cycle of the Social Sciences degree at Universidade Aberta, offered through E-Learning (2008-2013): General Sociology I; Sociology of the Family I; Introduction to the Sociology of Information (also from the first cycle in Information and Documentation Sciences); Social Intervention with Groups. Ciências Sociais (Licenciatura)
2010 - 2011 Guest lecturer (in accumulation) responsible for coordinating, producing pedagogical content and teaching the module Introduction to Popular Music Studies as part of the Degree in Jazz and Modern Music at Universidade Lusíada. Licenciatura em Jazz e Música Moderna (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Visiting professor (in accumulation) of the 2nd cycle in Musical Sciences at the Department of Musical Sciences of the Faculty of Social and Human Sciences, New University of Lisbon (1st semester 2009-2010). Lecturer responsible for producing pedagogical content and teaching the module Research Topics in Ethnomusicology: Popular Music Studies. Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2008 Assistant Professor in the area of Management and Social Sciences at the School of Arts and Design, Polytechnic Institute of Leiria (2007-2008). Lecturer responsible for the coordination, production of pedagogical content and teaching of the following curricular units: Sociology (undergraduate degree in Design, Branch: Graphic and Multimedia); Sociology of Communication (undergraduate degree in Sound and Image); Sociology of Culture (undergraduate degree in Cultural Management).

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro do Conselho Científico do Congresso ENIM 2018: 8º Encontro de Investigação em Música, 8-10 de Novembro 2018, Instituto Politécnico do Porto.
Membro
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica (com Luísa Cymbron, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro) do Colóquio Internacional O Gosto Pela Música – Homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 19-20 de Outubro de 2012. http://cesem.fcsh.unl.pt/events/o-gosto-pela-musica-homenagem-a- joao-de-freitas-branco-no-90o-aniversario-do-seu-nascimento
Membro
2012 - 2012 Co-organização (com Ricardo Campos, CEMRI-UAb) do seminário Música e Interculturalidade, CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais), Universidade Aberta, 5 de Dezembro de 2012.
Coordenador