???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Videira Paiva
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Paiva, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1E-E4A5-0878
ORCID iD
0000-0003-0254-6608

Endereços de correio eletrónico

  • apaiva@ualg.pt (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Psicologia e Ciência da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005.139 , Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Participação e Partilha de Conhecimento na Sociedade em Rede - Os contextos educacionais online. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2013/05
Concluído
Estudos Avançados em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
2008/05
Concluído
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
"A Internet na Formação Inicial de Professores: Um estudo em Pesquisa de Informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção por Unanimidade
2004/04
Concluído
Curso Online Tutoring - @duline: Tutoring Adults Online (Outros)
Especialização em eLearning
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom
1995/03
Concluído
Comunicação Educacional Multimédia (Pós-Graduação)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom
1992/11 - 1993/09
Concluído
Formção de Formadores Multimedia (Outros)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
Excelente
1991/09
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/14 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
(...)
2008/05/30 - 2018/06/14 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
(...)
1996/04/02 - 2008/05/29 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1992 - 1996 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/08 - Atual Membro do Grupo de trabalho em Inovação Pedagógica e Novas Tecnologias Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2019/03 - Atual Investigadora integrada - Centro de Investigação LE@D Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2007 - Atual Investigadora colaboradora - Centro de Investigação CIAC Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2019/03 - 2020/08 Membro do Grupo de trabalho em Inovação Pedagógica e Novas Tecnologias Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2019/03 Investigadora, como membro associado - Centro de Investigação LE@D Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2011/04 - 2013/10 Membro do Grupo de Missão do Ensino a Distância na UAlG Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
1989 - 1992 Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo (P.I.P.S.E.), Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/05/09 - 2023 Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education (PTIN/UID4372-LE@D/022020 )
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for Arts and Communication - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4019/2011
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000 - 2006 Literacia científica e cidadania para todos os alunos
ProjGulbJFFS2002/FCG/46955
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Paiva, Ana. "O desenho...a Escrita...a Leitura...", Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém - P.I.P.S.E, 1992
Artigo em conferência
  1. Ana Paiva. "Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal". 2021.
  2. Paiva, Ana; Pereira, Rita & Paiva, Ana. "Retextualizar os Internetês: implicações das tecnologias no quotidiano adolescente". Trabalho apresentado em Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização, Braga, 2014.
    Publicado
  3. Paiva, Ana. "Training future teachers for searching the Web". Trabalho apresentado em XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 09), Coimbra, 2009.
    Publicado
  4. Paiva, Ana. "O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores". Trabalho apresentado em XIII Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância, Lisboa, 2009.
    Publicado
  5. Paiva, Ana. "Training Web search skills: effects on performance of future teachers". Trabalho apresentado em INTED2009, the 3rd International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2009.
    Publicado
  6. Paiva, Ana. "Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens". Trabalho apresentado em Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual», Huelva, 2003.
    Publicado
  7. Paiva, Ana. "Usability of Instructional and Communication Technologies: Some criteria to the development and use of Educational Technology". Trabalho apresentado em ISATT 10th Biennial Conference, Faro, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Paiva; António Quintas -Mendes. "Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis". Social Sciences 12 (2023): https://doi.org/10.3390/socsci12070379.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.3390/socsci12070379
  2. Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana; et al. "Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students¿ perceptions". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3914.
    10.38069/edenconf-2021-ac0028
  3. Loureiro, Ana; Vieira, M. F.; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, C.; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia covid-19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3932.
  4. Paiva, Ana; Paiva, Ana; Giger, Jean -Christophe; Faísca, Luís; Batista, L.. ""Mais quente melhor": O impacto do papel informativo das emoções na CMC". Número Extraordinário da Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (ISSN: 1138-1663) (2011): 371-382. https://en.calameo.com/read/0008809692f2b21d6fcf0.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Paiva, Ana; Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. "Relacionamento e Anonimato na utilização da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología 5 1 (2011): 417-426. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen5/INFAD_010523_417-425.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Paiva, Ana. "Relação entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología 4 1 (2010): 63-72. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3498/349832327006.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. "Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología XXII 1(4) (2010): 63-72.
    Publicado
  8. Paiva, Ana. "Necessidades especiais de educação". Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém 3 (1992): 2-9.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Mendes, Elisabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; et al. "Learning During Emergency Remote Teaching in Portugal: Higher Education Students' Emotional Snapshot". In Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por A. Afonso, L. Morgado, & L. Roque,, 101-130. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  2. Messias, Inês; Paiva, Ana. "Moving to E@D - Transformação digital no Ensino Superior em tempo de pandemia". In Investigação e Inovação no LE@D: Atores e Projetos em 2021- 2022, editado por Morgado, Lina; Aires, Luísa; Barreto de Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Antonieta, 86-92. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3
Tese / Dissertação
  1. Paiva, Ana Maria Videira. "Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais online". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7445.
  2. Paiva, Ana Maria Videira. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01 Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis , , Faro 25th to 27th January 2023 7Th The World Conference on Qualitative Research (WCQR)
(Faro)
2021/09/14 Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital
Centro de Competência/Universidade do Minho, (online) (Braga, Portugal)
2021/06/23 Online Communication and Assessment Practices During the Covid Pandemic: The Portuguese Higher Education Students Perceptions [Paper presentation] [trabalho em coautoria] EDEN 30th Anniversary - Virtual Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education
EDEN e UNED (Madrid, Espanha)
2020/10/22 "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty members and students during emergency teaching" - [Paper presentation] [trabalho em coautoria] 11th EDEN 2020 Research Workshop (EDEN RW11) Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education
EDEN e LE@D da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal, online) (Lisboa, Portugal)
2019/12/09 Aula invertida: e o que pensam os alunos? DOI: 10.13140/RG.2.2.14231.52648 VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior
Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da UaB, e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal)
2019/12/09 Experiências de inclusão de flipped-classroom no ensino presencial. Comunicação no painel II - Práticas de Flipped Classroom no Ensino Superior. VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior
Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal)
2018/12/14 Estudo de caso a uma aplicação flipped learning VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (EL@IES 2018) "Competências Digitais no Ensino Superior"
Instituto Politécnico de Castelo Branco (em colaboração com LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve) (Castelo Branco, Portugal)
2010/04/21 Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet XVII Congreso de Psicología INFAD. Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida
INFAD (Zamora, Espanha)
2009/11/19 Training future teachers for searching the Web XI Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE 09
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2009/09/15 O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores XIII Encontro IberoAmericano de Educação Superior a Distância
Redes Universitárias, Pós-Graduações e Complementaridade Curricular. AIESAD e Universidade Aberta (Lisboa e Coruche, Portugal)
2009/03/11 Training Web search skills: effects on performance of future teachers INTED2009, International Technology, Education and Development Conference
(Valência, Espanha)
2006/07/10 An Interactive Tool for Learning Ultrasound GETS 2006, Global Educational Technology Symposium
Centro de Sistemas Inteligentes (CSI) da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2004/11/12 Amor e Sexualidade na Adolescência Seminário temático Educar para os Afectos/Sexualidade
Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Setúbal, Portugal)
2004/02/03 A Sexualidade na Adolescência Semana da Adolescência
Gabinete de Apoio ao Adolescente da Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal)
2003/10/23 Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual»
Facultad de Ciencias de la Educación, de la Universidad de Huelva (Huelva, Espanha)
2002/06/21 Em busca de “pontes” entre a educação familiar e a educação escolar do adolescente Encontro Maternidade e Paternidade Hoje
Fundação Portuguesa da Juventude (Tavira, Portugal)
2002/04/16 A actividade física e os processos de mudança na adolescência Seminário/Debate A actividade física na prevenção de comportamentos de risco
Núcleo de Estágio do INUAF (Faro, Portugal)
2002/03/01 Amor adolescente? Não. Amor! Semana da Adolescência (mesa redonda sobre Sexualidade na Adolescência)
Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal)
2001/09/21 Usability of Instructional Information and Communication Technologies: Some criteria to develop and use instructional technology ISATT 10th Biennial Conference,
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2001/01/26 Internet e Aprendizagem Seminário A Educação em Tempo de Mudança
Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Secundário, (Loulé, Portugal)
1998 Estratégias de Resolução dos Problemas de Inclusão de Classes Mesa Redonda sobre "Aprendizagem da Matemática" no 4º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal)
1995 Necessidade de articulação entre os objectivos de ensino-aprendizagem e práticas educativas em diferentes ciclos de escolaridade Comunicação dirigida a educadores de infância, professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Voz do Operário da Graça (Lisboa, Portugal)
1991 A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo 6º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA / European Journal of Psychology of Education (Lisboa)
1988 Um estudo sobre a Formação do Conceito de Inclusão de Classes 4º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal)
1987 Animadores que situação? Que perfil? 1º Encontro de Animação Sócio-educativa para a Infância
ISPA / Projecto Alfama (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual healh4teens: Design de um curso de formação em bLearning para profissionais de saúde.
Coorientador
Master (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04/04 - 2019/04/04 Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, pela área da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu no dia 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019/04/04 - 2019/04/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/04/04 - 2019/04/04 Organização e Moderação do “Workshop 3: Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento”, pela área da Psicologia da Educação, no âmbito do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019/04/04 - 2019/04/04)
Encontro (Outra)
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Coordenadora da equipa UALg que integrou a Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior”(eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros da equipa: Margarida Madeira, Mauro Figueiredo. (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Membro da Comissão de Organização do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Moderadora do “Painel II: O Estudante de Ensino Superior” que decorreu no âmbito do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros do painel: Irene Tomé (UNL); José Lagarto (UCP); Luís Pereira (Cov.U.); Mauro Figueiredo (UALg). (2018/12/14 - 2018/12/14)
Mesa-redonda (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/11/07 - 2020/11/07 "Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade: perspetivas da psicologia da educação". Palestra proferida (por videoconferência)
Encontro
XXIII Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) - promovido por Associação de Professores de Matemática
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/02/20 - 2020/02/20 Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Dia Aberto 2020, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 20 de fevereiro de 2020, na Universidade do Algarve.
Outro
Dia Aberto 2020
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação, com o workshop: “Adolescentes na Internet: oportunidades e riscos”, no dia 2 - Dia da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu de 1 a 5 de julho de 2019 na Universidade do Algarve.
Oficina (workshop)
Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/04/17 - 2013/04/18 Moderação da mesa 2 - Psicologia da Educação, “Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia”,
Encontro
XII Encontro de Psicologia do Algarve - Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/05/15 - 2006/05/16 Moderação da mesa 3 - Psicologia da Educação
Encontro
V Encontro de Psicologia do Algarve
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/12 - 2004/12 Acção de formação para Psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação da região do Algarve, com a intervenção/oficina sobre “Processos Psicopedagógicos diferenciados: sugestões para intervenção”,
Encontro
Necessidades Educativas Especiais – o papel dos SPO, 1.º Encontro de Reflexão
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003/01 - 2003/01 Recursos didácticos na formação e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Módulo VI (10,5 h), ), dirigido a Técnicos de Saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos),
Oficina (workshop)
Curso de Formação de Formadores em Educação Sexual
Associação para o Planeamento da Família, Portugal

Direcção-Geral da Saúde, Portugal
2002/06 - 2002/06 Educação Sexual nas Escolas do 1.º Ciclo do ensino Básico: preparação de um projecto
Outro
Acção de sensibilização com Professores do Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
2002/05 - 2002/05 Educação Sexual nas Escolas: a sexualidade na adolescência
Outro
Acção de sensibilização na Escola EB 2,3 de Estói
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
2001/06/20 - 2001/06/20 Problemas de comportamento e estratégias de intervenção
Outro
Acção de Sensibilização com Professores da Escola EB 2,3 João da Rosa de Olhão, numa colaboração entre a escola e a Universidade do Algarve
Universidade do Algarve, Portugal
1996 - 1996 Matemática: A Aprendizagem de conceitos fundamentais. A importância dos jogos e outros materiais educativos no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Centro de Formação de Professores Pêro de Alenquer
1995/03 - 1995/03 Objectivos do Trabalho em Jardim-de-infância
Outro
Acção de Formação dirigida a Educadores de Infância da escola da Voz do Operário da Graça
1994/05 - 1994/05 Jogos de Matemática e sua fundamentação psicopedagógica
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico , realizada no contexto dos Sábados Pedagógicos promovidos pelo Movimento da Escola Moderna (do M.E.M.),
1993/10 - 1993/10 A Psicologia e Aprendizagem Infantil; Formas de Comunicação; Animação de Grupos Infantis; A Punição
Outro
Acção de Formação dirigida a Técnicos Auxiliares de Educadores de Infância, Sta. Casa da Misericórdia da Madalena, Pico, Açores
1993 - 1993 Matemática: Evolução das Estruturas Lógico Matemáticas; A noção de Número; A Representação Gráfica; Estratégias de Resolução de Problemas
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, C.E.F.O.P.N.A.- Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, Portalegre
1991 - 1992 Avaliação do Ensino - Aprendizagem
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, Sacavém
1991 - 1992 Consciência Metalinguística e Aprendizagem da Leitura. Análise de Estratégias e Instrumentos Facilitadores na Construção de Competências Linguísticas
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém).
1991 - 1992 Aquisição da Escrita e da Leitura. O Papel Facilitador do Professor no Desenvolvimento destas Aprendizagens
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém).
1990 - 1991 Problemas de Comportamento e Estratégias de Resolução
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1990/91 (120 professores do Concelho de Azambuja)
1990 - 1991 Despiste Precoce. Intervenção junto de Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE
1990 - 1991 O Desenvolvimento da Linguagem na Criança - Importância da Oralidade
Outro
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, 1990/91 (370 professores dos concelhos de Azambuja e de V. F. de Xira).
1990 - 1991 Organização da Sala de Aula em Escolas Unitárias
Outro
Acção de Formação dirigida a professores a leccionar em escolas de lugar único, PIPSE
1989 - 1990 O trabalho por Projecto
Outro
Acção de Formação dirigida aos professores do 1º ciclo de ensino básico, PIPSE
1987 - 1987 Animação de Ateliers de Iniciação a Técnicas de Expressão Plástica, Dramatização, Impressão
Outro
Acção de Sensibilização dirigida a jovens do programa OTL e OTJ da C.M. de Oeiras
1987 - 1987 Organização pedagógica de um Centro de Actividades de Tempos Livres
Outro
Acção de Formação dirigida a jovens do programa OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras
1987 - 1987 O Desenvolvimento Psicológico da Criança
Outro
Acção de Formação , dirigida a jovens do programa de OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras
1986 - 1986 Importância da Biblioteca num Espaço de A.T.L,
Outro
Acção de Formação dirigida a técnicos de educação da Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/03 Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem no ensino superior a distância em Portugal
Arguente principal
Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020/04/28 Formação de Professores do Ensino Profissionalizante em e-Learning: Interação e Colaboração no Processo de Ensino e Aprendizagem
Arguente
Kátia Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/12/20 Digital Storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger: A história do Marco
Arguente
Ana Rita Ribeiro Correia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/07/05 Redes Sociais e Idosos: um estudo de caso em Silves
Arguente
Fernanda Maria Ramos Gonçalves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/06/27 Formação em e-Learning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras
Arguente
António Jorge Nunes Marques (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/12/07 Educação Aberta e à distância na capacitação de professores em Cabo Verde. Mestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade Aberta. Arguente
Arguente
Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/12/15 - 2023/12/15 Member of the scientific comitee of the Conference XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023): Aprendizagem ao Longo da Vida na Era da Inteligência Artificial Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)(em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Santarém)
2022/12/16 - 2022/12/16 Xº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2022) Lisboa
2018/09 - 2018/09 IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-Learning Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2018/07 - 2018/09 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation (2018) Universidade do Minho (Braga)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/07/22 - 2024 Revista RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) Laboratório de Educação a Distância e Elearning

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - Atual PSICOLOGIA DA INTERNET E PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS Psicologia da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - Atual CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - Atual OS MÉDIA DIGITAIS EM EDUCAÇÃO Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - Atual PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - Atual HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2019 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2015 TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011 - 2012 CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/09 - 2011/06 Psicologia e Tecnologias da Informação e da Comunicação - Tema Avançado II Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010 - 2011 Comunicação e Relações Interpessoais Ensino de Biologia e de Geologia, Física e de Química e de Matemática (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Psicologia da Comunicação e Dinâmica de Grupos Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008 - 2011 PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2011 Técnicas de Comunicação Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2010 Educação de Infância Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008 Psicologia do Desenvolvimento II Enfermagem (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal
2003 - 2008 Psicologia da Adolescência Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2002 - 2008 Psicologia da Adolescência Matemática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2002 - 2007 Estágios Académicos Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1995 - 2007 Tecnologia Educativa Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2002 - 2005 Psicologia da Adolescência Ensino de Português (Pós-Graduação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002 - 2005 Psicologia da Adolescência Português Francês (Pós-Graduação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002 - 2005 Psicologia da Adolescência Português Inglês (Pós-Graduação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001 - 2005 Psicologia da Adolescência Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1997 - 2005 Orientação de Projectos de final de curso Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001 - 2003 Psicologia do Desenvolvimento Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2001 - 2003 Psicologia da Adolescência Ensino de Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001 - 2003 Psicologia da Adolescência Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2001 - 2003 Psicologia da Adolescência Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1997 - 2001 Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa Matemática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1997 - 2001 Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa Física e Química (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1997 - 2001 Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1997 - 2001 Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1997 - 2001 Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 2001 Metodologia do Ensino Tecnológico Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 2001 Metodologia do Ensino Tecnológico II Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Matemática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Física e Química (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Psicologia da Adolescência Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Matemática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Física e Química (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Teorias da Aprendizagem e da Motivação Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1996 - 1997 Estágios Pedagógicos Ensino de Informática Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1995 - 1997 Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino Ensino de Informática (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1995 - 1997 Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1995 - 1996 Teoria e Desenvolvimento Curricular Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1993 - 1996 Tecnologias Educativas – Informática e Educação Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1993 - 1996 Tecnologias Educativas – Informática e Educação Professores do 2.º c. do Ens. Básico, var. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1992 - 1996 Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1992 - 1995 Matemática Prática Educadores de Infância (Bacharelato) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1992 - 1995 Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2002 - 2008 Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1997 - 2002 Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01/01 - Atual Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN2182-4967) LE@D, Universidade Aberta
2021 - 2024 Revista de Comunicação, Cultura e Artes (2184-8661) CIAC, Universidade do Algarve
2021 - 2024 European Journal of Open, Distance and E-Learning (1027-5207]) EDEN
2021 - 2021 Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models IGI Global