Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Maria Videira Paiva
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Paiva, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F1E-E4A5-0878
- ORCID iD
- 0000-0003-0254-6608
Endereços de correio eletrónico
- apaiva@ualg.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Psicologia e Ciência da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005.139 , Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Participação e Partilha de Conhecimento na Sociedade em Rede - Os contextos educacionais online. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2013/05
Concluído
|
Estudos Avançados em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2008/05
Concluído
|
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
"A Internet na Formação Inicial de Professores: Um estudo em Pesquisa de Informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com Distinção por Unanimidade |
2004/04
Concluído
|
Curso Online Tutoring - @duline: Tutoring Adults Online (Outros)
Especialização em eLearning
Universidade Aberta, Portugal
|
Muito Bom |
1995/03
Concluído
|
Comunicação Educacional Multimédia (Pós-Graduação)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
|
Muito Bom |
1992/11 - 1993/09
Concluído
|
Formção de Formadores Multimedia (Outros)
Especialização em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta, Portugal
|
Excelente |
1991/09
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/06/14 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal (...) |
||
2008/05/30 - 2018/06/14 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal (...) |
||
1996/04/02 - 2008/05/29 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
1992 - 1996 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/08 - Atual | Membro do Grupo de trabalho em Inovação Pedagógica e Novas Tecnologias | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2019/03 - Atual | Investigadora integrada - Centro de Investigação LE@D | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2007 - Atual | Investigadora colaboradora - Centro de Investigação CIAC | Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2019/03 - 2020/08 | Membro do Grupo de trabalho em Inovação Pedagógica e Novas Tecnologias | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2013 - 2019/03 | Investigadora, como membro associado - Centro de Investigação LE@D | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2011/04 - 2013/10 | Membro do Grupo de Missão do Ensino a Distância na UAlG | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
1989 - 1992 | Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo (P.I.P.S.E.), | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/05/09 - 2023 | Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education (PTIN/UID4372-LE@D/022020 )
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for Arts and Communication - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4019/2011
Universidade do Algarve, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2000 - 2006 | Literacia científica e cidadania para todos os alunos
ProjGulbJFFS2002/FCG/46955
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/01 | Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis , , Faro 25th to 27th January 2023 | 7Th The World Conference on Qualitative Research (WCQR)
(Faro)
|
2021/09/14 | Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital
Centro de Competência/Universidade do Minho, (online) (Braga, Portugal)
|
2021/06/23 | Online Communication and Assessment Practices During the Covid Pandemic: The Portuguese Higher Education Students Perceptions [Paper presentation] [trabalho em coautoria] | EDEN 30th Anniversary - Virtual Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education
EDEN e UNED (Madrid, Espanha)
|
2020/10/22 | "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty members and students during emergency teaching" - [Paper presentation] [trabalho em coautoria] | 11th EDEN 2020 Research Workshop (EDEN RW11) Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for
research into digital, open, distance & networked education
EDEN e LE@D da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal, online) (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/09 | Aula invertida: e o que pensam os alunos? DOI: 10.13140/RG.2.2.14231.52648 | VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning
no Ensino Superior
Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da UaB, e Instituto Politécnico
de Tomar (Faro , Portugal)
|
2019/12/09 | Experiências de inclusão de flipped-classroom no ensino presencial. Comunicação no painel II - Práticas de Flipped Classroom no Ensino Superior. | VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning
no Ensino Superior
Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta
e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal)
|
2018/12/14 | Estudo de caso a uma aplicação flipped learning | VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (EL@IES 2018) "Competências Digitais no Ensino Superior"
Instituto Politécnico de Castelo Branco (em colaboração com LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve) (Castelo Branco, Portugal)
|
2010/04/21 | Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet | XVII Congreso de Psicología INFAD. Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida
INFAD (Zamora, Espanha)
|
2009/11/19 | Training future teachers for searching the Web | XI Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE 09
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2009/09/15 | O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores | XIII Encontro IberoAmericano de Educação Superior a Distância
Redes Universitárias, Pós-Graduações e Complementaridade Curricular. AIESAD e Universidade Aberta (Lisboa e Coruche, Portugal)
|
2009/03/11 | Training Web search skills: effects on performance of future teachers | INTED2009, International Technology, Education and Development Conference
(Valência, Espanha)
|
2006/07/10 | An Interactive Tool for Learning Ultrasound | GETS 2006, Global Educational Technology Symposium
Centro de Sistemas Inteligentes (CSI) da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2004/11/12 | Amor e Sexualidade na Adolescência | Seminário temático Educar para os Afectos/Sexualidade
Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Setúbal, Portugal)
|
2004/02/03 | A Sexualidade na Adolescência | Semana da Adolescência
Gabinete de Apoio ao Adolescente da Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal)
|
2003/10/23 | Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens | Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual»
Facultad de Ciencias de la Educación, de la Universidad de Huelva (Huelva, Espanha)
|
2002/06/21 | Em busca de “pontes” entre a educação familiar e a educação escolar do adolescente | Encontro Maternidade e Paternidade Hoje
Fundação Portuguesa da Juventude (Tavira, Portugal)
|
2002/04/16 | A actividade física e os processos de mudança na adolescência | Seminário/Debate A actividade física na prevenção de comportamentos de risco
Núcleo de Estágio do INUAF (Faro, Portugal)
|
2002/03/01 | Amor adolescente? Não. Amor! | Semana da Adolescência (mesa redonda sobre Sexualidade na Adolescência)
Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal)
|
2001/09/21 | Usability of Instructional Information and Communication Technologies: Some criteria to develop and use instructional technology | ISATT 10th Biennial Conference,
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2001/01/26 | Internet e Aprendizagem | Seminário A Educação em Tempo de Mudança
Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Secundário, (Loulé, Portugal)
|
1998 | Estratégias de Resolução dos Problemas de Inclusão de Classes | Mesa Redonda sobre "Aprendizagem da Matemática" no 4º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal)
|
1995 | Necessidade de articulação entre os objectivos de ensino-aprendizagem e práticas educativas em diferentes ciclos de escolaridade | Comunicação dirigida a educadores de infância, professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Voz do Operário da Graça (Lisboa, Portugal)
|
1991 | A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo | 6º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA / European Journal of Psychology of Education (Lisboa)
|
1988 | Um estudo sobre a Formação do Conceito de Inclusão de Classes | 4º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal)
|
1987 | Animadores que situação? Que perfil? | 1º Encontro de Animação Sócio-educativa para a Infância
ISPA / Projecto Alfama (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | healh4teens: Design de um curso de formação em bLearning para profissionais de saúde.
Coorientador
|
Master (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04/04 - 2019/04/04 | Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois,
pela área da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências
Humanas e Sociais, que decorreu no dia 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019/04/04 - 2019/04/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/04/04 - 2019/04/04 | Organização e Moderação do “Workshop 3: Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento”, pela área da Psicologia da Educação,
no âmbito do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, do Departamento de
Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019/04/04 - 2019/04/04)
Encontro (Outra)
|
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Coordenadora da equipa UALg que integrou a Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do
Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior”(eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto
Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo
Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros da equipa: Margarida Madeira, Mauro Figueiredo. (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Outra)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Membro da Comissão de Organização do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências
Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e
Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018.
(2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Moderadora do “Painel II: O Estudante de Ensino Superior” que decorreu no âmbito do VII Encontro de Instituições e Unidades
de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta,
Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco
em 14 de dezembro de 2018. Membros do painel: Irene Tomé (UNL); José Lagarto (UCP); Luís Pereira (Cov.U.); Mauro Figueiredo
(UALg). (2018/12/14 - 2018/12/14)
Mesa-redonda (Outra)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia, Portugal Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/11/07 - 2020/11/07 | "Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade: perspetivas da psicologia da educação". Palestra proferida
(por videoconferência)
Encontro
|
XXIII Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) - promovido por Associação de Professores
de Matemática
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020/02/20 - 2020/02/20 | Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Dia Aberto 2020, organizado pelo Departamento de Psicologia
e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 20 de fevereiro de 2020, na Universidade do Algarve.
Outro
|
Dia Aberto 2020
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/05 | Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia
e Ciências da Educação, com o workshop: “Adolescentes na Internet: oportunidades e riscos”, no dia 2 - Dia da Psicologia da
Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que
decorreu de 1 a 5 de julho de 2019 na Universidade do Algarve.
Oficina (workshop)
|
Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2013/04/17 - 2013/04/18 | Moderação da mesa 2 - Psicologia da Educação, “Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia”,
Encontro
|
XII Encontro de Psicologia do Algarve - Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2006/05/15 - 2006/05/16 | Moderação da mesa 3 - Psicologia da Educação
Encontro
|
V Encontro de Psicologia do Algarve
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2004/12 - 2004/12 | Acção de formação para Psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação da região do Algarve, com a intervenção/oficina
sobre “Processos Psicopedagógicos diferenciados: sugestões para intervenção”,
Encontro
|
Necessidades Educativas Especiais – o papel dos SPO, 1.º Encontro de Reflexão
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2003/01 - 2003/01 | Recursos didácticos na formação e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Módulo VI (10,5 h), ), dirigido a Técnicos
de Saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos),
Oficina (workshop)
|
Curso de Formação de Formadores em Educação Sexual
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
Direcção-Geral da Saúde, Portugal |
2002/06 - 2002/06 | Educação Sexual nas Escolas do 1.º Ciclo do ensino Básico: preparação de um projecto
Outro
|
Acção de sensibilização com Professores do Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
|
2002/05 - 2002/05 | Educação Sexual nas Escolas: a sexualidade na adolescência
Outro
|
Acção de sensibilização na Escola EB 2,3 de Estói
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
|
2001/06/20 - 2001/06/20 | Problemas de comportamento e estratégias de intervenção
Outro
|
Acção de Sensibilização com Professores da Escola EB 2,3 João da Rosa de Olhão, numa colaboração entre a escola e a Universidade
do Algarve
Universidade do Algarve, Portugal
|
1996 - 1996 | Matemática: A Aprendizagem de conceitos fundamentais. A importância dos jogos e outros materiais educativos no desenvolvimento
de estratégias de resolução de problemas
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Centro de Formação de Professores Pêro de Alenquer |
1995/03 - 1995/03 | Objectivos do Trabalho em Jardim-de-infância
Outro
|
Acção de Formação dirigida a Educadores de Infância da escola da Voz do Operário da Graça |
1994/05 - 1994/05 | Jogos de Matemática e sua fundamentação psicopedagógica
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico , realizada no contexto dos Sábados Pedagógicos promovidos pelo Movimento da Escola Moderna (do M.E.M.), |
1993/10 - 1993/10 | A Psicologia e Aprendizagem Infantil; Formas de Comunicação; Animação de Grupos Infantis; A Punição
Outro
|
Acção de Formação dirigida a Técnicos Auxiliares de Educadores de Infância, Sta. Casa da Misericórdia da Madalena, Pico, Açores |
1993 - 1993 | Matemática: Evolução das Estruturas Lógico Matemáticas; A noção de Número; A Representação Gráfica; Estratégias de Resolução
de Problemas
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, C.E.F.O.P.N.A.- Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, Portalegre |
1991 - 1992 | Avaliação do Ensino - Aprendizagem
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, Sacavém |
1991 - 1992 | Consciência Metalinguística e Aprendizagem da Leitura. Análise de Estratégias e Instrumentos Facilitadores na Construção de
Competências Linguísticas
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém). |
1991 - 1992 | Aquisição da Escrita e da Leitura. O Papel Facilitador do Professor no Desenvolvimento destas Aprendizagens
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém). |
1990 - 1991 | Problemas de Comportamento e Estratégias de Resolução
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1990/91 (120 professores do Concelho de Azambuja) |
1990 - 1991 | Despiste Precoce. Intervenção junto de Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE |
1990 - 1991 | O Desenvolvimento da Linguagem na Criança - Importância da Oralidade
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, 1990/91 (370 professores dos concelhos de Azambuja e de V. F. de Xira). |
1990 - 1991 | Organização da Sala de Aula em Escolas Unitárias
Outro
|
Acção de Formação dirigida a professores a leccionar em escolas de lugar único, PIPSE |
1989 - 1990 | O trabalho por Projecto
Outro
|
Acção de Formação dirigida aos professores do 1º ciclo de ensino básico, PIPSE |
1987 - 1987 | Animação de Ateliers de Iniciação a Técnicas de Expressão Plástica, Dramatização, Impressão
Outro
|
Acção de Sensibilização dirigida a jovens do programa OTL e OTJ da C.M. de Oeiras |
1987 - 1987 | Organização pedagógica de um Centro de Actividades de Tempos Livres
Outro
|
Acção de Formação dirigida a jovens do programa OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras |
1987 - 1987 | O Desenvolvimento Psicológico da Criança
Outro
|
Acção de Formação , dirigida a jovens do programa de OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras |
1986 - 1986 | Importância da Biblioteca num Espaço de A.T.L,
Outro
|
Acção de Formação dirigida a técnicos de educação da Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/03 | Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem no ensino superior a distância em Portugal
Arguente principal
|
Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/04/28 | Formação de Professores do Ensino Profissionalizante em e-Learning: Interação e Colaboração no Processo de Ensino e Aprendizagem
Arguente
|
Kátia Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/12/20 | Digital Storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger: A história do Marco
Arguente
|
Ana Rita Ribeiro Correia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/07/05 | Redes Sociais e Idosos: um estudo de caso em Silves
Arguente
|
Fernanda Maria Ramos Gonçalves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/06/27 | Formação em e-Learning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras
Arguente
|
António Jorge Nunes Marques (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/12/07 | Educação Aberta e à distância na capacitação de professores em Cabo Verde. Mestrado em Pedagogia do Elearning,
Universidade Aberta.
Arguente
Arguente
|
Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/15 - 2023/12/15 | Member of the scientific comitee of the Conference XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023): Aprendizagem ao Longo da Vida na Era da Inteligência Artificial | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)(em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Santarém) |
2022/12/16 - 2022/12/16 | Xº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2022) | Lisboa |
2018/09 - 2018/09 | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-Learning | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2018/07 - 2018/09 | 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation (2018) | Universidade do Minho (Braga) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/07/22 - 2024 | Revista RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) | Laboratório de Educação a Distância e Elearning |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2015 - Atual | PSICOLOGIA DA INTERNET E PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2014 - Atual | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2012 - Atual | OS MÉDIA DIGITAIS EM EDUCAÇÃO | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2012 - Atual | PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2007 - Atual | HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017 - 2019 | PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2014 - 2015 | TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2011 - 2012 | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2002/09 - 2011/06 | Psicologia e Tecnologias da Informação e da Comunicação - Tema Avançado II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2010 - 2011 | Comunicação e Relações Interpessoais | Ensino de Biologia e de Geologia, Física e de Química e de Matemática (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2010 - 2011 | Psicologia da Comunicação e Dinâmica de Grupos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2008 - 2011 | PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2007 - 2011 | Técnicas de Comunicação | Engenharia Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2008 - 2010 | Educação de Infância | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2007 - 2008 | Psicologia do Desenvolvimento II | Enfermagem (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2003 - 2008 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2002 - 2008 | Psicologia da Adolescência | Matemática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2002 - 2007 | Estágios Académicos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1995 - 2007 | Tecnologia Educativa | Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2002 - 2005 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Português (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2002 - 2005 | Psicologia da Adolescência | Português Francês (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2002 - 2005 | Psicologia da Adolescência | Português Inglês (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2001 - 2005 | Psicologia da Adolescência | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1997 - 2005 | Orientação de Projectos de final de curso | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia do Desenvolvimento | Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2001 | Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa | Matemática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2001 | Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa | Física e Química (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1997 - 2001 | Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1997 - 2001 | Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1997 - 2001 | Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 2001 | Metodologia do Ensino Tecnológico | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 2001 | Metodologia do Ensino Tecnológico II | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Matemática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Física e Química (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Psicologia da Adolescência | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Matemática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Física e Química (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Teorias da Aprendizagem e da Motivação | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1996 - 1997 | Estágios Pedagógicos | Ensino de Informática | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1995 - 1997 | Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino | Ensino de Informática (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1995 - 1997 | Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino | Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1995 - 1996 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
1993 - 1996 | Tecnologias Educativas – Informática e Educação | Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
1993 - 1996 | Tecnologias Educativas – Informática e Educação | Professores do 2.º c. do Ens. Básico, var. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
1992 - 1996 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas | Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
1992 - 1995 | Matemática Prática | Educadores de Infância (Bacharelato) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
1992 - 1995 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas | Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2002 - 2008 | Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
1997 - 2002 | Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN2182-4967) | LE@D, Universidade Aberta |
2021 - 2024 | Revista de Comunicação, Cultura e Artes (2184-8661) | CIAC, Universidade do Algarve |
2021 - 2024 | European Journal of Open, Distance and E-Learning (1027-5207]) | EDEN |
2021 - 2021 | Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models | IGI Global |