???global.info.a_carregar???
Maria Prazeres Simões Moço Casanova is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal). In LE@D she integrates one strategic areas, 3: Education and post-digital issues. She was completed her Doctorate in Education Sciences at the University of Évora, Master¿s degree in Education Sciences at the Faculdade Ciências Humanas at Universidade Católica Portuguesa, and a degree in Religious Sciences in September 1997 at the Faculdade de Teologia at the Universidade Católica Portuguesa. She completed her post-doctorate in Education at the Universidade Aberta (Portugal). She also completed her post-graduation in Special Education - Cognitive - Motor Domain at the Universidade de Lisboa. She is a trainer with the number CCPFC/RFO-22369/07 in the following areas: Educational Administration; Evaluation; Education and Development; Organization of the Educational System; Special Education (Cognitive and Motor Domain); Technology and Educational Communication; Education and Values; Design and Organization of Educational Projects; Specific Didactics; School Performance Assessment Practices and Pedagogical Relationship. She has published a book: Estruturas Intermédias e Gestão Curricular (2010).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Prazeres Simões Moço Casanova
Data de nascimento
1962/12/22
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Casanova, Maria Prazeres
  • Casanova, M.P
  • Casanova, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
421D-DECB-50E0
ORCID iD
0000-0002-7555-779X
Researcher Id
M-4864-2013

Endereços de correio eletrónico

  • maria.casanova@uab.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/10 - 2018/06
Concluído
Educação Especial (Pós-Graduação)
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
17
2016 - 2017/03
Concluído
Avaliação Formativa Digital. Um estudo sobre perspetivas dos alunos (Pós-doutoramento)
Especialização em projeto “@assess 2.0 – Avaliação Alternativa Digital de Competências
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2006
Concluído
Education sciences (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Escola Como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Fomração Contínua: um Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/09 - 1998/11
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Gestão Educacional
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção com Laude
1983/10 - 1997/09
Concluído
Ciências Religiosas (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Teacher Trainer Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
CENFORES, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Avaliação Digital de Competências - @DIC
PTN/UID4372-LEaD/022016
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Sousa Gonçalves; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. "Digital learning to (re)imagine a positive direction for post-COVID education¿: european perspectives". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1088
  2. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. ""Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid: uma ação de formação para professores". Trabalho apresentado em MeetUP23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”., Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Estratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundário". 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  4. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: an action research study with secondary school students". 2022.
  5. Casanova, Maria Prazeres. "A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação". 2020.
    10.13140/RG.2.2.19310.15682
  6. Casanova, Maria Prazeres. "Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais". 2020.
    10.13140/RG.2.2.17213.00480
  7. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment". 2020.
    10.38069/edenconf-2020-rw0017
  8. Casanova, Maria Prazeres; Barreto, Marta; Cotrim, Natércia; Ferreira, Sílvia; Fati, Ansumane; Morato, Pedro. "Teorias da aprendizagem: psicopedagogia das necessidades especiais". 2018.
    10.13140/RG.2.33160.72969
  9. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana paula; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, isolina. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário". Braga, 2017.
    Publicado
  10. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula (601A-CB35-C62D; Oliveira, Isolina 8D1A-DA51-38BA; AMANTE, LÚCIA. "A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola". 2017.
    Publicado • 10.6084/m9.figshare.23283650
  11. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres; Silva, Adelaide. "A formação pedagógica de professores em contexto de formação continua". 2017.
    10.13140/RG.2.2.26338.32964
  12. Casanova, Maria Prazeres. "Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores". 2017.
    10.13140/RG.2.2.17949.72160
  13. Rocha, Ana Paula; Isolina Oliveira; Amante, Lúcia; Casanova, Maria Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  14. Casanova, Maria Prazeres. "A avaliação como promoção da aprendizagem dos alunos". 2015.
  15. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres; Santos, Cristina; Silva, Maria Adelaide. "The Need of Continuous Teachers Training in the Coaching of Vocational Education". 2014.
  16. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação da formação contínua de professores : uma necessidade emergente". 2014.
  17. Casanova, Maria. "Construção do projeto educativo de escola". 2014.
  18. Casanova, Maria Prazeres. "Necessidades de formação contínua de professores na lecionação do Ensino Profissional". 2014.
  19. Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação da Formação Contínua de Professores". 2013.
  20. Casanova, Maria. "Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação?". 2011.
  21. Casanova, Maria Prazeres. "Desafios da avaliação do desempenho docente". 2011.
  22. Casanova, Maria. "Avaliação da Profissionalidade Docente". 2008.
  23. Casanova, Maria. "O Papel da Tutoria no Desenvolvimento Curricular". 2002.
  24. Casanova, Maria. "Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola". 2001.
Artigo em jornal
  1. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "DIGITAL APPROACH TO TEACH CREATIVE WRITING WITH SECONDARY STUDENT LEARNERS OF ENGLISH", LLT Journal: A Journal on Language and Language Teaching, 2023
    https://doi.org/10.24071/llt.v26i2.6569
Artigo em revista
  1. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Digital approach to teach creative writing with secondary student learners of English". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/15124.
    10.24071/llt.v26i2.6569
  2. Casanova, Maria Prazeres. "Formação Contínua de Professores ao Serviço do Desenvolvimento Profissional Docente". AlmadaForma. Liderança e Organização Escolar - Revista do CFAECA (2016): 9-18. https://issuu.com/almadaformarevista/docs/12oie/1.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6084/m9.figshare.23283890
  3. Casanova, Maria Prazeres. "A formação contínua de professores: uma leitura do decreto-lei 22/2014". AlmadaForma. Liderança e Organização Escolar - Revista do CFAECA 9 (2015): 12-18. http://hdl.handle.net/10400.26/13426.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6084/m9.figshare.23283989
  4. Casanova, Maria Prazeres. "Necessidades de formação contínua de professores na lecionação do Ensino Profissional". AlmadaForma. Ensino Profissional. Políticas e Praticas. Abordagens Nacionais e Internacionais - Revista do CFAECA (2015): 68-72. http://hdl.handle.net/10400.26/8547.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6084/m9.figshare.23284001
  5. Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação da Formação Contínua de Professores : Uma Necessidade Emergente". (2014): 31-37. http://hdl.handle.net/10400.26/8555.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6084/m9.figshare.23284043
Capítulo de livro
  1. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula. "Ética nas comunidades de investigação". In Ética e Investigação no Digital, 10-19. Lisboa, Portugal, 2022.
    Publicado • 10.6084/m9.figshare.23245727
  2. Casanova, Maria. "Perfil do Avaliador no Contexto da Avaliação do Desempenho Docente". Portugal, 2009.
Edição de livro
  1. Casanova, Maria. Estruturas Intermédias e Gestão Curricular. Portugal. 2010.
Relatório
  1. Casanova, Maria Prazeres; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina 8D1A-DA51-38BA. 2017. Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos. http://hdl.handle.net/10400.2/14944.
    10.6084/m9.figshare.24134928
Resumo em conferência
  1. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: An action research study with secondary school students". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço. "A escola como observatório de diagnóstico de necessidades de formação contínua: um estudo de caso". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10174/11262.
  2. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço. "Supervisão pedagógica : função do orientador de estágio na escola". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10400.14/1049.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/27 "Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid" uma ação de formação para professores. 1. MeetUP 23 - 2.º Encontro de investigadores do LE@D - Inovação e Ciência
LE@D - Uab (Lisboa, Portugal)
2022/07/08 Digital pedagogical strategies to promote the collabora-tive writing competence in a foreign language: An action research study with secondary school students 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, p.84
Politécnico Santarém (Santarém, Portugal)
2022/03/18 Comissão de ética da UID . Atividades em 2021 MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência.
LE@D - Uab (Lisboa, Portugal)
2020/10/22 Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment EDEN RW 2020
EDEN RW 2020 (Lisboa, Portugal)
2019/02/01 Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2019/02/01 A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/07/03 Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal)
2018 Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos Comunicação realizada no Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral
Le@d. Uab (Lisboa, Portugal)
2018 Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal)
2017/05/10 A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/05/10 Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário X Conferência Internacional de TIC na Educação - Chal-lenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/02/03 Avaliação de formação contínua de professores. Uma visão diacrónica XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2016/06/29 Autoavaliação do Centro de Formação II Encontro Nacional da CAF
INA (Lisboa, Portugal)
2016/01/28 Formação contínua de professores: ações de curta duração em contexto de formação contínua XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2016/01/28 Centro de Formação de Associação de Escolas: avaliação de formação contínua de professores XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal: As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2014/09/04 The need of continuous teachers training in the coaching of Vocational Education Ecer - Porto - The Past, The Future and Present of Educational Research in Europe
Ecer - Porto (Porto, Portugal)
2014 A Construção do projeto educativo de escola XXI Congresso da AFIRSE: “Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2013 Avaliação da Formação Contínua de Professores XX Congresso da AFIRSE “Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2012 O Papel da Tutoria ao Serviço do Desenvolvimento Curricular XIX Congresso da AFIRSE “Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos?”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2011/11/21 Desafios da Avaliação do Desempenho Docente 8º Congresso da Administração Pública “Administração Pública: Administração Pública - Desafios e Soluções
INA (Lisboa, Portugal)
2011 Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação? XVIII Congresso da AFIRSE “Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2001/10 Supervisão Pedagógica: função do orientador de estágio Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/27 - 2023/11/28 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2023/09/27 - 2023/11/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) (2023/11/27 - 2023/11/28)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2022/09/09 - 2022/09/09 JORNADAS PEDAGÓGICAS VII "Ações Transformativas para a Aprendizagem e Inclusão Curricular", (2022/09/09 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2021/06/30 - 2021/06/30 JORNADAS PEDAGÓGICAS VI - Temática "Ferramentas para o desenvolvimento curricular em ambiente digital", (2021/06/30 - 2021/06/30)
Conferência (Coorganizador)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2021/06/30 - 2021/06/30 Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber" (2021/06/30 - 2021/06/30)
Encontro (Coorganizador)
Escola Secundária da Ramada, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/05/09 - 2022/07/04 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/09 - 2022/07/04) Oficina (workshop) (Coorganizador) Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 (Outros) CENFORES, Portugal
2022/05/04 - 2022/06/28 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/04 - 2022/06/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) Capacitação Digital Nível II (Outros)
2022/05/03 - 2022/06/28 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/04/27 - 2022/06/22) Oficina (workshop) (Coorganizador) Capacitação Digital Nível II (Outros) CENFORES, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Comissão de ética do Laboratório de Educação a Distância e eLearning . Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016 - Atual Comissão Científica do Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal