Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Prazeres Simões Moço Casanova
- Data de nascimento
- 1962/12/22
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Casanova, Maria Prazeres
- Casanova, M.P
- Casanova, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 421D-DECB-50E0
- ORCID iD
- 0000-0002-7555-779X
- Researcher Id
- M-4864-2013
Endereços de correio eletrónico
- maria.casanova@uab.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/10 - 2018/06
Concluído
|
Educação Especial (Pós-Graduação)
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
17 |
2016 - 2017/03
Concluído
|
Avaliação Formativa Digital. Um estudo sobre perspetivas dos alunos (Pós-doutoramento)
Especialização em projeto “@assess 2.0 – Avaliação Alternativa Digital de Competências
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Education sciences (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Escola Como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Fomração Contínua: um Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1996/09 - 1998/11
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Gestão Educacional
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção com Laude |
1983/10 - 1997/09
Concluído
|
Ciências Religiosas (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Teacher Trainer | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
CENFORES, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Avaliação Digital de Competências - @DIC
PTN/UID4372-LEaD/022016
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/27 | "Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid" uma ação de formação para professores. | 1. MeetUP 23 - 2.º Encontro de investigadores do LE@D - Inovação e Ciência
LE@D - Uab (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/08 | Digital pedagogical strategies to promote the collabora-tive writing competence in a foreign language: An action research study with secondary school students | 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, p.84
Politécnico Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/03/18 | Comissão de ética da UID . Atividades em 2021 | MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência.
LE@D - Uab (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/22 | Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment | EDEN RW 2020
EDEN RW 2020 (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/01 | Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/01 | A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/03 | Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal)
|
2018 | Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos | Comunicação realizada no Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral
Le@d. Uab (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal)
|
2017/05/10 | A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/05/10 | Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Chal-lenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/02/03 | Avaliação de formação contínua de professores. Uma visão diacrónica | XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/29 | Autoavaliação do Centro de Formação | II Encontro Nacional da CAF
INA (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/28 | Formação contínua de professores: ações de curta duração em contexto de formação contínua | XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/28 | Centro de Formação de Associação de Escolas: avaliação de formação contínua de professores | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal: As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2014/09/04 | The need of continuous teachers training in the coaching of Vocational Education | Ecer - Porto - The Past, The Future and Present of Educational Research in Europe
Ecer - Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | A Construção do projeto educativo de escola | XXI Congresso da AFIRSE: “Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Avaliação da Formação Contínua de Professores | XX Congresso da AFIRSE “Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O Papel da Tutoria ao Serviço do Desenvolvimento Curricular | XIX Congresso da AFIRSE “Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos?”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2011/11/21 | Desafios da Avaliação do Desempenho Docente | 8º Congresso da Administração Pública “Administração Pública: Administração Pública - Desafios e Soluções
INA (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação? | XVIII Congresso da AFIRSE “Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade”
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2001/10 | Supervisão Pedagógica: função do orientador de estágio | Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/27 - 2023/11/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2023/09/27 - 2023/11/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) (2023/11/27 - 2023/11/28)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
CENFORES, Portugal |
2022/09/09 - 2022/09/09 | JORNADAS PEDAGÓGICAS VII "Ações Transformativas para a Aprendizagem e Inclusão
Curricular", (2022/09/09 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2021/06/30 - 2021/06/30 | JORNADAS PEDAGÓGICAS VI - Temática "Ferramentas para o desenvolvimento curricular em ambiente digital", (2021/06/30 - 2021/06/30)
Conferência (Coorganizador)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2021/06/30 - 2021/06/30 | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber" (2021/06/30 - 2021/06/30)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/05/09 - 2022/07/04 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/09 - 2022/07/04) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 (Outros) | CENFORES, Portugal |
2022/05/04 - 2022/06/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/04 - 2022/06/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital Nível II (Outros) | |
2022/05/03 - 2022/06/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/04/27 - 2022/06/22) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital Nível II (Outros) | CENFORES, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Comissão de ética do Laboratório de Educação a Distância e eLearning . Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2016 - Atual | Comissão Científica do Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Membro
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |