Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Patrícia Silveirinha Castello-Branco
Nomes de citação
- Branco, Patrícia
- Patrícia Silveirinha
- Patrícia Castello Branco
- Patrícia Silveirinha Castello Branco
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4819-9AC6-A751
- ORCID iD
- 0000-0003-2949-9290
Endereços de correio eletrónico
- ps.castellobranco@gmail.com (Profissional)
Moradas
- IFILNOVA Av. de Berna, 26 - 4º Piso , 1069-061 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação e Cultura
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Imagem, Campo, Tecnologia. A Função Háptica das Novas Linguagens Visuais
Image, Body, technology. The Haptical functioning of the new visual languages" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade com Distinção e Louvor |
1999/04
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Abstracção nas Linguagens Visuais. Pintura, Cinema, Arte Vídeo e Videoclips" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/04 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/04 - 2014/04 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2018 | Bolsa de Pós-Doutoramento | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/06/01 - Atual | FILM AND DEATH – FILM-PHILOSOPHY AS A MEDITATION ON DEATH
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
|
European Research Council
Em curso
|
2021/01/13 - Atual | PHILDOC – PHILOSOPHY AND DOCUMENTARY FILM. MEDIATING THE REAL
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2009/04 - 2019/01 | FILOSOFIA E CINEMA: PENSAR A CÂMARA NA ERA PÓS-FOTOGRÁFICA, PÓS-DARWINIANA E PÓS-CARTESIANA
25443DFA
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2010/03/01 - 2013/08/31 | Cinema e Filosofia - mapa de um encontro
PTDC/FIL-FIL/098143/2008
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1999/07 - 2003/10 | ARTE E TECNOLOGIA - PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO NAS NOVAS LINGUAGENS IGUAIS TECNOLÓGICAS
8249DFA
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
1996/10 - 1998/09 | PÚBLICO E EXPERIMENTALISMO - O RECEPTOR E O SEU CONFRONTO COM O VÍDEO E CINEMA CONTEMPORÂNEOS - MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
4234DFA
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025 - Atual | International Network for Advanced Research on Computational Audiovisual Media
OC-2024-1-27533
Investigador
King's College London, Reino Unido
|
Horizon 2020
Em avaliação
|
2025 - Atual | GenAICogEco
101225059
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
EU Framework Programme for Research and Innovation Marie Sklodowska-Curie Actions
Submetido
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/22 | O SAPATO DE CETIM | DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Casa do Cinema Manoel de Oliveira (Porto, Portugal)
|
2024/07/01 | Film, Death, and Indigenous Ontology: The Shaman and Film as Bridges Between Life and Death | FILM-PHILOSOPHY CONFERENCE 2024
University of British Columbia; FEST Film Festival, Espinho; IFILNOVA; Universidade de Coimbra (Espinho, Portugal)
|
2023/03/26 | Lisboa, Crónica Anedótica. | Apresentação e discussão de filme.
Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Fundação de Serralves. (Porto, Portugal)
|
2023/02/23 | Apresentação de Livro: "Tempo e narrativa no Cinema de Manoel de Oliveira". |
Linha de Sombra. Cinemateca Portuguesa.
|
2022/11/29 | Corpo, Mente e Natureza em O Fauno das Montanhas (Manuel Luiz Vieira). | Cinema Português: Uma História de Fantasmas.
IELT , FCSH, UNL (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/22 | Cinema experimental e Eco-criticismo. | ( Aula aberta - Palestra).
Escola Superior de Artes e Design Instituto Politécnico de Leiria.22 Novembro. (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2022/11/15 | “Aniconismo versus figuração: a imagem como expressão religiosa na tradição islâmica e cristã” . | Artes, Literatura e Cultura: uma perspetiva religiosa.
Universidade Católica Portuguesa, (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/25 | "Experimental Film at the Borders of the Human" | n Experimental Film, Video Art, and the Borders of Cinema
A British Society of Aesthetics Synergy Conference. Queen Mary University of London (London, Reino Unido)
|
2022/04/22 | "O Destino" (1997) e o Islão. | ( Aula aberta - Palestra).
Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. (Coimbra, Portugal)
|
2022/04/07 | Representação, Revelação e Presença em Acto da Primavera (1963). | Ciclo de conferências "A Transcendência do Ecrã"
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2021/05/07 | O Experimental e o Popular no Cinema Português. Representação e visualidade: De A Dança dos Paroxismos a À Janela de Maryalva (Mix)”. Colóquio sobre Literatura e Cinema, "Era uma vez... em Trás-os-Montes” | Colóquio sobre Literatura e Cinema, "Era uma vez... em Trás-os-Montes”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/24 | Kant and Contemporary Cinema | Kant, Aesthetics and Contemporary Art,
Cardiff Metropolitan University (Reino Unido)
|
2019/12/18 | O texto e o corpo: evocação, presença e revelação na docuficção de Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1963) | Seminário RIAL — O Cinema na Fronteira: Passagens entre Ficção e Documentário
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/18 | O texto e o corpo: evocação, presença e revelação na docuficção de Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1963) | Seminário RIAL O Cinema na Fronteira: Passagens entre Ficção e Documentário.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2019/12/07 | Comentário a A JANELA (MARYALVA MIX) | Topografias Imaginárias
Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/09 | Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do cinema português | V Encontro Internacional Cinema & Território
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018/12/03 | ‘Montage’ as the main aesthetic and political element in the sonorous landscape of Weekend (1930), and the visual landscape of Berlin (1927) | INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANDSCAPE AND CINEMA
SCHOOL OF ARTS AND HUMANITIES UNIVERSITY OF LISBON (Lisboa, Portugal)
|
2015/05/22 | 'The Strict Physicality of the Sublime in Herzog's Aguirre, the Wrath of God' | V Encontro Anual da AIM -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/05/10 | 'A Zona’ de Sandro Aguilar: excepção ou paradigma?' | IV Encontro Anual AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Coimbra
|
2013/02/27 | 'Dança dos Paroxismos' e a desorganização da paisagem rural portuguesa.' | 2º Seminário de Trabalhos sobre Cinema Português
CEIS20, Universidade de Coimbra
|
2012/10/23 | 'Imagem, Corpo, Tecnologia. Um futuro Pós-Humano?' | III Encontro anual AIM -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2012/10/22 | Sensações ou sentimentos? em ‘A Dança dos Paroxismos. | V Jornadas do Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2012/09/12 | Nature, Technology and Eco-Poshumanism. | The 4th Conference on Beyond Humanism: Trans-and Posthumanism
Inter-University Center (Dubrovnik, Croácia)
|
2011/10/24 | Um caso do mal-amado Cinema Experimental Português. Revisitando Roda-lume (1968/69 de Ernesto de Melo e Castro.’ | IV Jornadas do Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2011/10/22 | Technology as an ally of Nature. Posthumanist ecology and anthropology in Ernst Jünger’s thought . | Transforming Human Nature in Science, Technology, and the Arts.
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2010/09/25 | Am I Human?’, | International Conference on Audiovisual Posthumanism: Aesthetics, Cultural Theory and the Arts
University of the Aegean (Mytilene , Grécia)
|
2010/07/03 | Ernst Junger and the Posthuman Suject: Technology as an ally of Nature | The Emergence of the Posthuman Subject,
The University of Surrey (Surrey, Reino Unido)
|
2009/10/21 | 'Haptic visuality. Phenomenology and neuroscience. | The Aesthetic Dimension of Visual Culture
Academy of Fine Arts, Prague (org. Aesthetics and Film Studies Departments of the Faculty of Arts, Charles University (Prague, República Checa)
|
2009/07/17 | Film as embodied or disembodied experience?~Overcoming Dualism: early abstract cinematographic experiences as ‘pure sensation | The Second Film-Philosophy Conference
University of Dundee
|
2009/04/14 | A imagem como acontecimento fenomenológico | VI Congresso SOPCOM. Sociedade dos Media. Comunicação, Política e Tecnologia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | As mãos e o cinema: notas para uma kinosophia.
Orientador
|
Estudos Artísticos – Arte e Mediações. (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/04 - Atual | Space of transgression: aesthetical strategies in the oeuvre of Philippe Grandrieux and Terre Theamlitz (provisório)
Orientador
|
doutoramento em estudos artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2013 | Pré-Produção
Orientador
|
Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Projector Curta- Metragem "O Homem que Remava Barco"
Orientador
|
Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | Mestrado em Cinema
Orientador
|
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 - 2013 | Estudos de Cinema
Orientador
|
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 - 2013 | Estudos de Cinema
Orientador
|
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/16 - 2024/10/17 | International Conference - Artificial Atmospheres and Unexpected Media: Exploring Media Art and Machine Learning (2024/10/16 - 2024/10/17)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/26 - Atual | Participação em mesa redonda sobre o Ensaio Audovisual
Mesa-redonda
|
O ensaio audiovisual na era digital: investigação, pedagogia e artivismo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/28 | O Cinema como lugar de perfromance da angústia.
Presidente do júri
|
Graziela Dias Pacheco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
|
2022/10/19 | A Mulher Cineasta em Estados Islâmicos. O Feminismo Islâmico como Prática Cinematográfica - Projecto de tese de Doutoramento
Arguente principal
|
Bruna Cecília Carvalho Oliveira (Outro)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/09/29 | A Relação entre o Eu e o Outro mediado pela Câmara
Arguente principal
|
Luísa Sequeira (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2019/02/14 | Tecnologia, Heidegger, Política
Arguente
|
Bruno Pedroso Silva Lima (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2016 | O Figural no Cinema: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível.
Arguente
|
Susana Nascimento Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013/12 | Realização: Cinema e Televisão
Arguente principal
|
Ricardo Salgado (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2013/07 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Erinaldo Évora (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Lígia Benevides Batista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Tiago Fernandes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Filipe André Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Humberto Guedes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
António Lopes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Fernando Cabral (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Pedro Bandeiras (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Arguente principal
|
Bruno Rosa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Arguente principal
|
Claúdia Laranjeira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Arguente principal
|
Pedro Bessa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Mestrado em Cinema
Arguente principal
|
Daniel Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2013 | Videoclips, Imagem; som
Arguente principal
|
Ana Marta Batista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 | Multimédia
Arguente principal
|
Pedro Daniel da Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2012/12/11 | Filosofia, Teoria do Cinema
Arguente principal
|
Luís Filipe Silva Gouveia Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/03 | Teorias do Cinema; Filosofia do Cinema;
Teorias da Imagem
Arguente principal
|
Sandra Moutinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Joaquim António Dos Santos Matos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Ricardo Filipe Batalheiro C. R. Ferreira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Mauro Santos Moura (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Michell Karina Ferros da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Débora Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Daniel da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2012 | Mestrado em Cinema
Presidente do júri
|
Maribel de Oliveira Espinal (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2011 | teorias do Cinema e da Imagem
Arguente principal
|
Nuno Rodrigues de Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 | Estudos de Cinema
Arguente
|
Pedro Falcão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2010 | Estudos de Cinema
Arguente
|
Luís Batista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2009 | Estudos da Imagem
Cinema
Arguente principal
|
Ana Duarte Cabral Martins Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) | "Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa" |
2013 - Atual | Aniki Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) | Associacao de Investigadores da Imagem em Movimento |
2010 - Atual | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/01 - 2015/01 | Haptics, ‘materiality’ and the body: from Riegl to New media | Design e Belas Artes (Master) | Universitetet i Bergen Fakultet for kunst musikk og design, Noruega |
2013 - 2014 | Filosofia do Cinema | Mestrado em Cinema (Mestrado) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2012 - 2014 | Crítica do Cinema | Cinema (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2011 - 2014 | Teoria do Cinema II | Cinema (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2011 - 2014 | Seminário de Investigação | Mestrado Cinema (Mestrado) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Teoria dos Cineastas | Mestrado em Cinema (Mestrado) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Estudos Fílmicos | Mestrado em Cinema (Mestrado) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2011 - 2013 | História e Estética do Cinema Português | Mestrado em Cinema (Mestrado) | Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Jurada do concurso do ICA - Apoio à Produção de Obras Cinematográficas de Longas-Metragens | Instituto do Cinema e do Audiovisual, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2009 | Post- Doctoral Grant |
2000 | PhD Grant |
1996 | Master Degree Grant |