???global.info.a_carregar???
Beatriz Pereira concluiu o(a) Doutoramento em Estudos da Criança em 1998 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Ciências da Educação em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Educação Física em 1981 pelo(a) Universidade do Porto. Possui 55 capítulo(s) de livros e 7 livro(s). As áreas de pesquisa são as Ciências Sociais, Estudos da Criança. Nas suas atividades profissionais interagiu com 138 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criança, Bullying; Escola; Razões promotoras do problema; Alunos adolescentes; Atividade física; Obesidade; Adolescentes; Envolvimento físico; Reprodutibilidade; Questionário; Transporte ativo; Adolescentes.; Reproducibilidad; Cuestionario; Transporte ativo; Repeatability; Questionnaire; Active transportation; Adolescents; Bullying na escola; Alunos; Crianças; Posicionamento de alunos; Criança; Infância; Comportamento agressivo; Vítima; Encarregado de educação; Autoestima; Educação em saúde; Prevenção; Universidade do Minho; Oferta e procura desportiva; Docentes; Funcionários; Educação Física; NEE; Inclusão; Transporte para a escola; Hábito; Consumo; Álcool; Adolescente; Jovens; Autoconceito; Estratégias de Cooping; Estilo de vida; Vinculação; Crianças. Direitos. Investigação Participativa; Alunos universitários; Docentes universitários; Funcionários universitários; Desporto; Valores; Ser humano; Socialização; Recreios; Ensino básico; Capacidades motoras condicionais; Resistência aeróbia; Velocidade; Caraterísticas empreendedoras; Conditional motor skills; Aerobic endurance; Speed; Entrepreneurial features; Recreio; Atividades lúdicas; Interações; Género; Formação de professores; Actividade física,; Aptidão Física; Saúde; Sucesso escolar; Agressividade; Diversão; Desenvolvimento; Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Intervenção; Bullyng; Agressão entre jovens; Perfil de interveniente; Ciberbullyng; Vítimas; Agressores; Recreio escolar; 1º ciclo do Ensino Básico; Cidadania; Comunidade; School playground; Elementary school; Citizenship; Community; Educação Infantil; Brincadeira de luta; Brincadeira de perseguição; Brincadeira lúdico-agressiva; Desenvolvimento motor; Empreendedorismo; Controlo de objetos; Actividade física; Sáude; Condição física; Prática desportiva; Videojogos; Estudo de caso; Sport practice; Video games; Casestudy; Brincar; Políticas Públicas; Corpo; School dropout; Problem behaviour;; Delinquency; Criminality; Qualitative; qualitative study; Jogo; Autoconfiança; Transporte Ativo; género; Criaças; Rural Urbano; Acelerometria; Physical activity; Accelerometry; School recess; Programas de movimento; Nível de habilidade motora; Criança pré-escolar; Longitudinal; Homofobia; Gender; Homophobia; Coping strategies; Coping with bullying; School bullying; Victimization; school bullying and victimization; Social Sciences; Pregnancy; Physical Activity; BMI; Comportamento Ativo; Trajeto Casa Escola; Trajeto; Práticas de lazer; Diferenças de género; Contexto social; Níveis de atividade física; Contexto urbano; Contexto rural; Camino de Santiago; Camino Central Portugués; Juegos populares y tradicionales; Prácticas lúdicas; Tradiciones; Way of Santiago; Portuguese Central Way; Popular and traditional games; Playful practiceS; Traditions; Atuação pedagógica; Educação física; Formação docente; Perceções docentes; Características empreendedoras; Instrumento; Histórias; Professor; Pedagogia; Parques infantis; Gross Motor Abilities; Motor Coordination; Accelerometers; Escolas; Trajectórias; Adultos; Bullying escolar; Diagnóstico; Redução; Intervention program; Hábitos de vida saudável; Preschool childhood; Motor skill development; Physical education; Escola técnico-profissional; Actividades recreativas; Juegos recreacionales;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Beatriz
  • Pereira, B.
  • Pereira, B. O.
  • Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
5119-A76B-FA5A
ORCID iD
0000-0003-4771-9402

Telefones

Telefone
  • 253601205 (Profissional)
Telemóvel
  • 967948375 (Pessoal)

Moradas

  • University of Minho, Institute of Education, 4710-057, Campus de Gualtar , Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Estudo e Prevenção do Bullying no Contexto Escolar. os Recreios e as Práticas Agressivas da Criança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
1981
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/03/05 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2013 - 2018 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2018 Conselho pedagógico Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2018 Conselho de gestão ou orgão correspondente Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2015 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual The Language of cyberbullying
Em curso
2022/01/17 - 2025/01/16 Promoção da saúde em crianças e famílias de escolas primárias em condições de vulnerabilidade social (BeE-school): um estudo randomizado por clusters
PTDC/SAU-ENF/2584/2021
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Unidade de Investigação em Ciências da Saúde Enfermagem, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Linguagem de Perseguição na Internet: Formas e Mecanismos de Preconceito e Discriminação Online em Corpora Comparáveis Anotados de Português e Inglês
PTDC/LLT-LIN/29304/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Inês Peixoto; Pereira, Beatriz; Teixeira, Aurora. "Identificar características empreendedoras em crianças? O potencial da história dramatizada". 2017.
  2. Silva, Ana; Rosário, Rafaela; Souza, Sérgio; Pereira, Beatriz. "“Sporty Bellies”: the first year of the project". 2017.
  3. Silva, Inês Peixoto; Sousa, Susana Patrícia Simões; Pereira, Beatriz Oliveira. "Relação entre a velocidade e resistência aeróbia e a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário". 2016.
  4. Fernandez, J.; Pereira, Beatriz Oliveira. "Práctica de juegos tradicionales en el Comino Central Portugués.Transferencia al ámbito escolar". 2016.
  5. Pereira, Vânia Sofia Sousa; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel. "As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço?". 2016.
  6. Neto, Waldemar Brandão; Pereira, Beatriz Oliveira; Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles. "Bullying escolar: proposta de um programa educativo de intervenção mediado pelos círculos de cultura". 2015.
  7. Silva, Ana; Pereira, Beatriz Oliveira; Souza, Sérgio; Rosário, Rafaela. "Impacto de um programa de atividade física na saúde da grávida e do recém-nascido". 2015.
  8. Farenzena, Rosana Coronetti; Pereira, Beatriz Oliveira. "Infância escolarizada – corpos confinados". 2014.
  9. Sousa, Cirilo; Dias, Isabel Maria Machado Correia Brioso; Silva, Sónia; Ventura, Tiago; Pereira, Beatriz Oliveira; Carvalho, Graça Simões de. "Alunos com NEE na disciplina de Educação Física : identificação e modelos de atuação". 2013.
  10. Matos, Ana Paula Rodrigues; Pereira, Beatriz Oliveira; Almeida, Maria João. "Transporte para a escola na atividade física do adolescente". 2013.
  11. Monteiro, Rita João F.; Pereira, Beatriz Oliveira; Santos, Rute. "Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga". 2013.
  12. Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz Oliveira. "Contributo dos jogos realizados nos recreios do 1º ciclo para o desenvolvimento motor da criança". 2013.
  13. Abreu, Ana Francisca Abreu; Gomes, Leandra; Vasconcelos, Nelson; Pereira, Sónia; Pereira, Beatriz Oliveira. "Diferenças entre os níveis de atividade física e aptidão física em jovens do ensino básico". 2013.
  14. Silva, Inês Peixoto; Santos, Rute; Pereira, Beatriz Oliveira. "Associações entre aptidão cardiovascular e a performance académica, diferenças entre padrões alimentares associados à dieta mediterrânica : um estudo em adolescentes do 8º ano de uma escola numa perspetiva longitudinal". 2013.
  15. Senra, Luciana Xavier; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura. "Prevalência de bullying entre adolescentes de um município de médio porte brasileiro". 2013.
  16. Mata, Carlos; Pereira, Beatriz Oliveira; Azevedo, Edson. "Relação entre a prática de desporto escolar na aptidão cardiorrespiratória e índice de massa corporal". 2013.
  17. Martins, Carma Natalina Pires; Pereira, Beatriz Oliveira; Petrica, João Manuel. "Aquisição de valores no âmbito das actividades desportivas nos currículos transversais". 2013.
  18. Melim, Marcelo; Pereira, Beatriz Oliveira. "Violência, bullying e indisciplina na escola: violência e clima escolar, uma intervenção global". 2013.
  19. Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel. "O tempo de recreio na escola: que sentimentos? que benefícios? : perspetivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico". 2013.
  20. Sousa, Maria do Carmo; Araújo, Beatriz; Pereira, Beatriz. "Bullying: conhecer para minimizar consequências na saúde". 2013.
  21. Silva, Hélder; Gomes, Maria; Novais, Rui; Marinho, Sílvia; Pereira, Beatriz Oliveira; Carvalho, Graça Simões de. "Relação entre a oferta e a procura desportiva na Universidade do Minho". 2012.
  22. Lopes, Luís; Santos, Rute; Lopes, Vítor P.; Pereira, Beatriz. "The ability of different measures of adiposity to discriminante between low/high motor coordination". 2012.
  23. Melim, Fernando; Pereira, Beatriz Oliveira. "Bullying escolar : os padrões de agressão". 2012.
  24. Farenzena, Rosana; Pereira, Beatriz Oliveira. "Regulações sobre a infância e violência entre pares na escola : onde estão as conexões?". 2012.
  25. Sousa, Maria do Carmo; Pereira, Beatriz Oliveira; Araújo, Beatriz; Portela, Andreia; Nóbrega, Melani. "Comportamentos agressivos na escola: sua relação com a autoestima e a qualidade do suporte social". 2012.
  26. Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira; Senra, Luciana Xavier. "A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying". 2012.
  27. Madanços, Carlos Pereira; Dias, Liliana; Barbosa, Sérgio; Pereira, Beatriz Oliveira; Carvalho, Graça Simões de. "Níveis de atividade física em crianças de 9 anos fora do contexto escolar: estudo em meio urbano e meio rural". 2011.
  28. Lopes, Luís; Santos, Rute; Lopes, Vítor P.; Pereira, Beatriz. "Waist circumference predicts poor motor coordination in Portuguese school children". 2011.
  29. Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Beatriz Oliveira. "O bullying na escola: a prevalência e o sucesso escolar". 2010.
  30. Lopes, Luís; Santos, Rute; Pereira, Beatriz; Lopes, Vítor P.. "Waist circumference and motor coordination in Portuguese school children". 2010.
  31. Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira. "Videojogos e práticas desportivas". 2009.
  32. Palma, Míriam; Pereira, Beatriz Oliveira; Valentin, Nádia. "O desenvolvimento motor de pré-escolares com diferentes níveis iniciais de habilidade". 2009.
  33. Ferraz, Maria Fátima; Pereira, Beatriz Oliveira. "Práticas de lazer na ocupação dos tempos livres: estudo com jovens, de ambos os sexos, em diferentes contextos sociais". 2009.
  34. Silva, Marta Angélica Iossi; Pereira, Beatriz Oliveira. "A violência como fator de vulnerabilidade na ótica de adolescentes escolares". 2009.
  35. Barros, Paulo Cesar; Carvalho, João Eloir; Pereira, Beatriz Oliveira. "Um estudo sobre o bullying no contexto escolar". 2009.
  36. Stadnik, Adriana Maria Wan; Pereira, Beatriz Oliveira; Cunha, António Camilo. "Práticas pedagógicas de professores formadores relacionadas à educação física escolar". 2008.
  37. Stadnik, Adriana Maria Wan; Cunha, António Camilo; Pereira, Beatriz Oliveira. "Representações e práticas dos professores de educação física: um contributo da experiência profissional e das vivências de lazer". 2007.
  38. Stadnik, Adriana Maria Wan; Cunha, António Camilo; Pereira, Beatriz Oliveira. "Práticas pedagógicas de professores de Educação Física". 2007.
  39. Stadanik, Adriana Maria Wan; Cunha, António Camilo; Pereira, Beatriz Oliveira. "Ginástica geral: uma proposta para a educação física escolar". 2006.
  40. Pereira, Beatriz Oliveira. "Recreios escolares e prevenção da violência: dos espaços às actividades". 2005.
Artigo em revista
  1. Hugo Simões; Pedro Santos; Beatriz Pereira; Abel Figueiredo. "Karate practice: empowering solutions to mitigate school-age bullying". Retos (2024): https://doi.org/10.47197/retos.v53.101908.
    10.47197/retos.v53.101908
  2. Mônica Tessaro; Maria Teresa Ceron Trevisol; Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira; Fernanda Schneider Bernardi. "Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura". Educação (2023): https://doi.org/10.5902/1984644469981.
    10.5902/1984644469981
  3. Oliveira, Paulo; Pereira, Beatriz; Monteiro, Estela. "Tradução, Adaptação Transcultural e Validade de Instrumentos de Coleta de Dados sobre o Cyberbullying para o Português Brasileiro". (2023): https://doi.org/10.25755/int.32860.
    10.25755/int.32860,title
  4. Lourenço, Ana; Pereira, Beatriz; Mendes, Rui; Martins, Fernando; M. L. Martins, Fernando. "Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: impacto no índice de satisfação das crianças e nas interações no recreio". (2023): https://hdl.handle.net/1822/86746.
    10.47197/retos.v50.99927
  5. Marcela Almeida Zequinão; Pâmella de Medeiros; Wanderlei Abadio de Oliveira; Manoel Antônio dos Santos; Luis Lopes; Beatriz Pereira. "Insatisfação corporal e bullying entre escolares de baixo peso do Brasil e Portugal". Journal of Human Growth and Development (2022): https://doi.org/10.36311/jhgd.v32.9943.
    10.36311/jhgd.v32.9943
  6. Sara Sarroeira; Beatriz Oliveira Pereira; Graça S. Carvalho; Eugenio Rodríguez Fernandéz. "Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática (Relaxation methods based interventions in a school context from a perspective of health and well-being promotion: a". Retos (2022): https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90898.
    10.47197/retos.v45i0.90898
  7. Tatiana Affornali Tozo; Beatriz Oliveira Pereira; Francisco José de Menezes, Junior; Cristianne Morgado Montenegro; Carla Marisa Maia Moreira; Neiva Leite. "Family History of Hypertension: Impact on Blood Pressure, Anthropometric Measurements and Physical Activity Level in Schoolchildren". International Journal of Cardiovascular Sciences (2022): https://doi.org/10.36660/ijcs.20200346.
    10.36660/ijcs.20200346
  8. Jorge Luiz da Silva; Glória Lúcia Alves de Figueiredo; Lilian Cristina Gomes do Nascimento; Regina Célia de Souza Beretta; José Eugenio Rodrígues Fernandez; Beatriz Oliveira Pereira. "Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar". Psico-USF (2022): https://doi.org/10.1590/1413-82712022270102.
    10.1590/1413-82712022270102
  9. Valesca Patriota de Souza; Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli; Waldemar Brandão Neto; Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira; Tatiane Gomes Guedes; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro. "CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL DE ADOLESCENTES". Texto & Contexto - Enfermagem (2022): https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2021-0171pt.
    10.1590/1980-265x-tce-2021-0171pt
  10. Silva,Jorge Luiz da; Figueiredo,Glória Lúcia Alves de; Nascimento,Lilian Cristina Gomes do; Beretta,Regina Célia de Souza; Fernandez,José Eugenio Rodrígues; Pereira,Beatriz Oliveira. "Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar". (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017.
  11. Souza,Valesca Patriota de; Perrelli,Jaqueline Galdino Albuquerque; Brandão Neto,Waldemar; Pereira,Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira; Guedes,Tatiane Gomes; Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles; Valesca Patriota de Souza; et al. "ELABORATION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL VIDEO FOR THE PREVENTION OF SEXUAL VIOLENCE IN ADOLESCENTS". Texto & Contexto - Enfermagem (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072022000100347.
    10.1590/1980-265x-tce-2021-0171en
  12. Marcela Almeida Zequinão; Pâmella de Medeiros; Jorge Luiz da Silva; Luís Oliveira Lopes; Beatriz Oliveira Pereira. "Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural". Revista Portuguesa de Educação (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.17330.
    10.21814/rpe.17330
  13. Ana Paula Rodrigues Matos; José Eugenio Rodríguez Fernández; Beatriz Oliveira Pereira; Eduarda María Coelho. "Deslocação ativa casa-escola: perceção de pais e filhos". Retos (2021): https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88007.
    10.47197/retos.v44i0.88007
  14. Ana Lourenço; Fernando Martins; Beatriz Pereira; Rui Mendes. "Children Are Back to School, but Is Play Still in Lockdown? Play Experiences, Social Interactions, and Children’s Quality of Life in Primary Education in the COVID-19 Pandemic in 2020". International Journal of Environmental Research and Public Health (2021): https://doi.org/10.3390/ijerph182312454.
    10.3390/ijerph182312454
  15. Wanderlei Abadio de Oliveira; Marta Angélica Iossi Silva; Jorge Luiz da Silva; Diene Monique Carlos; Beatriz Pereira; Manoel Antônio dos Santos. "Implications of School Bullying Victimization in Mental Health: Qualitative Evidence". Psico-USF (2021): https://doi.org/10.1590/1413-82712021260406.
    10.1590/1413-82712021260406
  16. Tatiana Affornali Tozo; Beatriz Oliveira Pereira; Francisco José de Menezes Júnior; Cristianne Morgado Montenegro; Carla Marisa Maia Moreira; Neiva Leite. "Comparison between girls and boys lifestyle profile and physical activity". Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (2021): https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0188.
    10.12820/rbafs.26e0188
  17. Cristianne Morgado Montenegro; Tatiana Affornali Tozo; Beatriz Oliveira Pereira; João Otacílio Libardoni Dos Santos. "Postural deviations, physical activity and puberty: a cross-sectional study with children". Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (2020): https://doi.org/10.33233/rbfex.v19i6.3202.
    10.33233/rbfex.v19i6.3202
  18. Zequinão, Marcela Almeida; Pereira, Beatriz; Trevisol, Maria Teresa Ceron. "Associação entre bullying e variáveis sóciodemograficas de adolescentes de cidades pequenas do interior de Santa Catarina (SC) – Brasil". Pensar a Prática 23 (2020): http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v23.59093.
    10.5216/rpp.v23.59093
  19. Zequinão, Marcela Almeida; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Medeiros, Pâmella de; Cidade, Paola; Pereira, Beatriz; Cardoso, Fernando Luiz. "Punição física em casa e reprovação escolar relacionadas ao bullying". Journal of Human Growth and Development 30 3 (2020): 434-442. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.11111.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7322/jhgd.v30.11111
  20. Tatiana Affornali Tozo; Beatriz Oliveira Pereira; Francisco José de Menezes, Junior; Cristianne Morgado Montenegro; Carla Marisa Maia Moreira; Neiva Leite. "Medidas Hipertensivas em Escolares: Risco da Obesidade Central e Efeito Protetor da Atividade Física Moderada-Vigorosa". Arquivos Brasileiros de Cardiologia (2020): https://doi.org/10.36660/abc.20180391.
    10.36660/abc.20180391
  21. Inês Peixoto Silva; Ana Isabel Silva; Beatriz Oliveira Pereira. "Como se relacionam as crianças em contexto de jogo? um estudo realizado em crianças do 1º ciclo". Revista Espaço Pedagógico (2020): https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11430.
    10.5335/rep.v27i2.11430
  22. Jose Eugenio Rodríguez-Fernández; Vânia Pereira; Isabel Condessa; Beatriz Pereira. "Avaliação de um programa de intervenção em escolas: Aprender através do jogo". Revista Portuguesa de Educação (2020): https://doi.org/10.21814/rpe.18349.
    10.21814/rpe.18349
  23. Gasparotto, Guilherme; Bichels, Aline; Vagetti, Gislaine; Pereira, Beatriz; de Oliveira, Valdomiro. "SELF-CONCERN AND SELF-EFFICACY ASSOCIATED WITH BODY ACTIVITIES PRACTICE AMONG STUDENTS". Psicologia, Saúde & Doença 21 02 (2020): 343-354. http://dx.doi.org/10.15309/20psd210209.
    10.15309/20psd210209
  24. Salgado, Felipe Soares; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Silva, Jorge Luiz Da; Pereira, Beatriz Oliveira; Silva, Marta Angélica Iossi; Lourenço, Lélio Moura. "Bullying in school environment: the educators’ understanding". Journal of Human Growth and Development 30 1 (2020): 58-64. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9969.
    Publicado • 10.7322/jhgd.v30.9969
  25. Jorge Luiz da Silva; Wanderlei Abadio de Oliveira; André Vilela Komatsu; Marcela Almeida Zequinão; Beatriz Oliveira Pereira; Simona Carla Silvia Caravita; Grace Skrzypiec; Marta Angélica Iossi Silva. "Associations Between Bullying and Depression Among Students in School Transition". Trends in Psychology (2020): https://doi.org/10.1007/s43076-020-00017-3.
    10.1007/s43076-020-00017-3
  26. José Eugenio Rodríguez-Fernández; Vânia Pereira; Isabel Condessa; Beatriz Pereira. "Valor atribuido al recreo escolar por el alumnado de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal (Value attributed to school recess by students of 1st cycle of basic education in Portugal)". Retos (2020): https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73784.
    10.47197/retos.v38i38.73784
  27. Marcela Almeida Zequinão; Pâmella de Medeiros; Jorge Luiz da Silva; Beatriz Oliveira Pereira; Fernando Luiz Cardoso. "Sociometric Status of Participants Involved in School Bullying". Paidéia (Ribeirão Preto) 30 (2020): https://doi.org/10.1590/1982-4327e3011.
    10.1590/1982-4327e3011
  28. Cristianne Morgado Montenegro; Tatiana Affornali Tozo; Beatriz Oliveira Pereira; João Otacílio Libardoni dos Santos. "Body Mass Index, Age, Sexual Maturation and Incidence of Hyperlordosis in Children and Adolescents". Fisioterapia em Movimento 33 (2020): https://doi.org/10.1590/1980-5918.033.ao28.
    10.1590/1980-5918.033.ao28
  29. Rodríguez-Fernández, J. E.; Pereira, Vânia; Condessa, I.; Pereira, B.. "Análisis de la utilización de equipamientos y espacios de los recreos en escuelas de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal.". Journal of Sport and Health Research 12 3 (2020): 430-445. http://hdl.handle.net/1822/68104.
    Acesso aberto
  30. Marcela Almeida Zequinão; Pâmella de Medeiros; Fábio Augusto Lise; Maria Teresa Ceron Trevisol; Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira Pereira. "Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural". Revista Brasileira de Educação 24 0 (2019): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240013.
    10.1590/s1413-24782019240013
  31. Maria Teresa Ceron Trevisol; Beatriz Pereira; Patrícia Mattana. "Bullying na adolescência: causas e comportamentos de alunos portugueses e brasileiros | Bullying in adolescence: Causes and behaviors of Portuguese and Brazilian students". Revista de Educação PUC-Campinas 24 1 (2019): 55-55. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4238.
    10.24220/2318-0870v24n1a4238
  32. Ana Beatriz Saraiva; Beatriz Pereira; Judite Maria Zamith Cruz. "Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways". Revista de Educação PUC-Campinas 24 1 (2019): 89-89. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245.
    10.24220/2318-0870v24n1a4245
  33. José Eugenio Rodríguez Fernández; Vânia Pereira; Beatriz Pereira; Isabel Condessa. "Análisis de la interacción entre pares en los recreos de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal (Analysis of peer interaction during recess in 1st cycle of basic education in Portugal)". Retos (2019): https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68566.
    10.47197/retos.v36i36.68566
  34. Jorge Luiz da SILVA; André Vilela KOMATSU; Marcela Almeida ZEQUINÃO; Beatriz Oliveira PEREIRA; GuoYong WANG; Marta Angélica Iossi SILVA. "Bullying, social skills, peer acceptance, and friendship among students in school transition". Estudos de Psicologia (Campinas) 36 (2019): https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180060.
    10.1590/1982-0275201936e180060
  35. Zequinão, M.A.; Cardoso, A.A.; da Silva, J.L.; de Medeiros, P.; Silva, M.A.L.; Pereira, B.; Cardoso, F.L.. "Academic performance and bullying in socially vulnerable students". Journal of Human Growth and Development 27 1 (2017): 19-27. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85017559214&partnerID=MN8TOARS.
    10.7322/jhgd.127645
  36. Rosário, R.; Araújo, A.; Padrão, P.; Lopes, O.; Moreira, A.; Pereira, B.; Moreira, P.. "Health Promotion Intervention to Improve Diet Quality in Children: A Randomized Trial". Health Promotion Practice 18 2 (2017): 253-262. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85012937683&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1524839916634096
  37. Marta Angélica Iossi Silva; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro; Iara Falleiros Braga; Maria das Graças Bomfim de Carvalho Ferriani; Beatriz Pereira; Wanderlei Abadio de Oliveira. "Intervenciones antibullying desarrolladas por enfermeros: revisión integradora de la literatura". Enfermería Global (2017): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=365852824019.
  38. Lopes, L.; Santos, R.; Mota, J.; Pereira, B.; Lopes, V.. "Objectively measured sedentary time and academic achievement in schoolchildren". Journal of Sports Sciences 35 5 (2017): 463-469. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973920678&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02640414.2016.1172724
  39. Silva, M.A.I.; Monteiro, E.M.L.M.; Braga, I.F.; Ferriani, M.G.B.C.; Pereira, B.; de Oliveira, W.A.. "Antibullying interventions developed by nurses: Integrative review | Intervenções antibullying desenvolvidas por enfermeiros: Revisão integrativa da literatura". Enfermeria Global 16 4 (2017): 548-562. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030527045&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/eglobal.16.4.267971
  40. Pereira, Beatriz. "The Effects of a Skill-Based Intervention for Victims of Bullying in Brazil.". International journal of environmental research and public health (2016): http://europepmc.org/abstract/med/27792206.
  41. Zequinão, M.A.; De Medeiros, P.; Pereira, B.; Cardoso, F.L.. "School bullying: A multifaceted phenomenon". Educacao e Pesquisa 42 1 (2016): 181-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84963765720&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-9702201603138354
  42. da Silva, J.L.; de Oliveira, W.A.; Braga, I.F.; Farias, M.S.; da Silva Lizzi, E.A.; Gonçalves, M.F.C.; Pereira, B.O.; Silva, M.A.I.. "The effects of a skill-based intervention for victims of bullying in Brazil". International Journal of Environmental Research and Public Health 13 11 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84993993223&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/ijerph13111042
  43. Marcela Almeida Zequinão; Pâmella de Medeiros; Beatriz Pereira; Fernando Luiz Cardoso. "Bullying escolar: um fenômeno multifacetado". Educação e Pesquisa (2016): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29844947013.
  44. Rosário, R.; Araújo, A.; Padrão, P.; Lopes, O.; Moreira, A.; Abreu, S.; Vale, S.; Pereira, B.; Moreira, P.. "Impact of a school-based intervention to promote fruit intake: a cluster randomized controlled trial". Public Health 136 (2016): 94-100. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84983605993&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.puhe.2016.03.013
  45. Zequinão, M.A.; de Medeiros, P.; Pereira, B.; Cardoso, F.L.. "Association between spectator and other roles in school bullying". Journal of Human Growth and Development 26 3 (2016): 352-359. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006384969&partnerID=MN8TOARS.
    10.7322/jhgd.122819
  46. Monteiro, E.M.L.M.; Neto, W.B.; De Lima, L.S.; De Aquino, J.M.; Gontijo, D.T.; Pereira, B.O.. "Culture Circles in adolescent empowerment for the prevention of violence". International Journal of Adolescence and Youth 20 2 (2015): 167-184. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926209077&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02673843.2014.992028
  47. Jorge Luiz da Silva; Wanderlei Abadio de Oliveira; Marta Angélica Iossi da Silva; Beatriz Oliveira Pereira; Sálua Cecilio. "Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar". Psicologia: Teoria e Prática (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193843509015.
  48. Beatriz Pereira; Joquim Octávio Cunha; Sérgio Souza; Ana Paula Matos; Lourival Costa. "ROTINAS DE VIDA DAS CRIANÇAS E A ATIVIDADE FÍSICA. QUAL É O CONTRIBUTO DO PERCURSO CASA ESCOLA?". E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86538705056.
  49. Lopes, L.; Santos, R.; Moreira, C.; Pereira, B.; Lopes, V.P.. "Sensitivity and specificity of different measures of adiposity to distinguish between low/high motor coordination". Jornal de Pediatria 91 1 (2015): 44-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84921364141&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jped.2014.05.005
  50. Luís Lopes; Rute Santos; Carla Moreira; Beatriz Pereira; Vítor Pires Lopes. "Sensibilidade e especificidade de diferentes medidas de adiposidade para diferenciacão entre pouca/ampla coordenacão motora". Jornal de Pediatria (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399738204007.
  51. Míriam Stock Palma; Beatriz Oliveira Pereira; Nadia Cristina Valentini. "Guided play and free play in an enriched environment: Impact on motor development". Motriz: rev. educ. fis. 20 2 (2014): 177-185. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742014000200007.
    10.1590/s1980-65742014000200007
  52. Silva, M.A.I.; da Silva, J.L.; Pereira, B.O.; de Oliveira, W.A.; Medeiros, M.. "The view of teachers on bullying and implications for nursing". Revista da Escola de Enfermagem 48 4 (2014): 723-730. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84924923543&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0080-623420140000400021
  53. Gonçales, C.; Pimentel, G.; Pereira, B.. "Derision of bodies, cyberbullying and the corruption of playfulness". Movimento 20 3 (2014): 965-986. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955236863&partnerID=MN8TOARS.
  54. Cynara Gonçales; Giuliano Gomes Pimentel; Beatriz Pereira. "Escárnio de corpos, Cyberbullying e corrupção do lúdico". Movimento (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115332101007.
  55. Marta Angélica Iossi Silva; Jorge Luiz da Silva; Beatriz Oliveira Pereira; Wanderlei Abadio de Oliveira; Marcelo Medeiros. "O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem". Revista da Escola de Enfermagem da USP (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033340021.
  56. Lopes, L.; Santos, R.; Pereira, B.; Lopes, V.. "Maternal perceptions of children's weight status". Child: Care, Health and Development 39 5 (2013): 728-736. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84881611303&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1365-2214.2012.01380.x
  57. Silva, M.A.I.; Pereira, B.; Mendonça, D.; Nunes, B.; de Oliveira, W.A.. "The involvement of girls and boys with bullying: An analysis of gender differences". International Journal of Environmental Research and Public Health 10 12 (2013): 6820-6831. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84889602090&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/ijerph10126820
  58. Rosário, R.; Araújo, A.; Oliveira, B.; Padrão, P.; Lopes, O.; Teixeira, V.; Moreira, A.; et al. "Impact of an intervention through teachers to prevent consumption of low nutrition, energy-dense foods and beverages: A randomized trial". Preventive Medicine 57 1 (2013): 20-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878644738&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ypmed.2013.02.027
  59. Fernando Marcelo Ornelas Melim; Beatriz Oliveira Pereira. "Prática desportiva, um meio de prevenção do bullying na escola?". Movimento (2013): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115326317016.
  60. Ornelas Melim, F.M.; Pereira, B.O.. "Sport, a means of preventing bullying at school? | Prática desportiva, um meio de prevenção do bullying na escola?". Movimento 19 2 (2013): 55-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877848093&partnerID=MN8TOARS.
  61. Rosário, R.; Araújo, A.; Oliveira, B.; Padrão, P.; Lopes, O.; Teixeira, V.; Moreira, A.; et al. "The impact of an intervention taught by trained teachers on childhood fruit and vegetable intake: A randomized trial". Journal of Obesity 2012 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866245718&partnerID=MN8TOARS.
    10.1155/2012/342138
  62. Rosário, R.; Oliveira, B.; Araújo, A.; Lopes, O.; Padrão, P.; Moreira, A.; Teixeira, V.; et al. "The impact of an intervention taught by trained teachers on childhood overweight". International Journal of Environmental Research and Public Health 9 4 (2012): 1355-1367. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860244278&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/ijerph9041355
  63. Lopes, L.; Pereira, B.; Moreira, C.; Vale, S.; Santos, R.; Lopes, V.P.. "43 – Total body percentage and motor coordination among Portuguese schoolchildren". Public Health Nutrition 15 8A (2012): 1570-1571. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85009630382&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1368980012002170
  64. Beatriz Pereira; Marta Iossi Silva; Berta Nunes. "DESCREVER O BULLYING NA ESCOLA: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal". Revista Diálogo Educacional (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189114443004.
  65. Marta Angélica Iossi Silva; Beatriz Oliveira Pereira. "A violência como factor de vulnerabilidade segundo os adolescentes: estudo em contexto escolar". RPP 43 2 (2009): 125-140. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_8.
    10.14195/1647-8614_43-2_8
  66. Pereira, Beatriz. "Jogo com orientação: uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar". (2009):
    10.4025/reveducfis.v20i4.7014
  67. Wang, G.Y.; Pereira, B.; Mota, J.. "Indoor physical education measured by heart rate monitor: A case study in Portugal". Journal of Sports Medicine and Physical Fitness 45 2 (2005): 171-177. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-26244450216&partnerID=MN8TOARS.
  68. Pereira, B.; Mendonça, D.; Neto, C.; Valente, L.; Smith, P.K.. "Bullying in Portuguese schools". School Psychology International 25 2 (2004): 241-254. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2642528065&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034304043690
  69. Eslea, M.; Menesini, E.; Morita, Y.; O'Moore, M.; Mora-Merchán, J.A.; Pereira, B.; Smith, P.K.. "Friendship and loneliness among bullies and victims: Data from seven countries". Aggressive Behavior 30 1 (2004): 71-83. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2442527776&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/ab.20006
  70. Pereira, Beatriz O.; Neto, Carlos; Smith, Peter; Angulo, Juan Carlos. "Reinventar los espacios de recreo para prevenir la violencia escolar

    Reinventing playgrounds to stop school bullying". Cultura y Educación 14 3 (2002): 297-311. http://dx.doi.org/10.1174/11356400260366115.
    10.1174/11356400260366115
  71. Cowie, H.; Naylor, P.; Rivers, I.; Smith, P.K.; Pereira, B.. "Measuring workplace bullying". Aggression and Violent Behavior 7 1 (2002): 33-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0036134148&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S1359-1789(00)00034-3
Capítulo de livro
  1. Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel. "O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico". Portugal: Tribo da Ilha,
  2. Lopes, Luís; Santos, Rute; Lopes, Vítor P.; Pereira, Beatriz. "A importância do recreio escolar na atividade física das crianças". Portugal: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação,
  3. Pereira, Beatriz Oliveira; Carvalho, Graça Simões de. "[Prefácio a] "Actividade física, saúde e lazer : a infância e estilos de vida saudáveis"". Portugal: Lidel - Edições Técnicas,
  4. Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Fernandes, Natália; Pereira, Beatriz. "Apresentação de Estudos da Criança: diversidade de olhares". Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC),
  5. Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. "Nota de apresentação [a "Atividade física, saúde e lazer: desenvolvimento infantil e comportamentos alimentares"]". Portugal: Novas Edições Acadêmicas,
  6. Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz Oliveira. "Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criança". Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
  7. Mata, Carlos; Pereira, Beatriz; Azevedo, Edson. "Aptidão cardiorrespiratória e índice de massa corporal de alunos praticantes e não praticantes de desporto escolar". In In Z. Anastácio, G. S. Carvalho, B. Pereira (Eds.), AAtividade física, saúde e lazer: Desenvolvimento infantil e comportamentos alimentares, 177-203. Portugal: Novas Edições Acadêmicas, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Beatriz Oliveira Pereira; Kristina Henry Collins; Cloves Antonio de Amissis Amorim. Bullying. Impactos na Educação: O que sabemos a respeito da Sobredotação?. 2022.
    10.14195/978-989-26-2086-2
  2. Martins, Inês; Gonçalves, Rosilene; Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Palhares, Pedro; Serrano, Ana Maria; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2019.
  3. Condessa, Isabel; Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz. A importância da atividade lúdica na escola: da perspectiva dos professores à realidade vivida. 2019.
  4. Montenegro, Cristianne Morgado; Tozo, Tatiana Affornali; Pereira, Beatriz. Associação entre o índice de massa corporal, percentual de gordura e hipercifose torácica em crianças e adolescentes. Atena Editora. 2019.
    10.22533/at.ed.3811915022
  5. Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Fernandes, Natália; Pereira, Beatriz. Estudos da Criança. Diversidade de olhares. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2018.
    Publicado • Editor
  6. Silva, Inês Peixoto; Pereira, Beatriz; Teixeira, Aurora. Jogo e autoconfiança em crianças do 1° ciclo do Ensino Básico. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2018.
  7. Silva, Ana; Pereira, Beatriz; Souza, Sérgio; Rosário, Rafaela. Impacto de um programa de atividade física na saúde da grávida e do recém-nascido: projeto de investigação. Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2018.
  8. Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. Atividade física, saúde e lazer: desenvolvimento infantil e comportamentos alimentares. Portugal: Novas Edições Acadêmicas (NEA). 2018.
  9. Silva, Inês Peixoto; Pereira, Beatriz; Silva, Ana. Desempenho Motor e Assunção do risco. Um estudo realizado com crianças no recreio escolar. Portugal: Edições PIAGET. 2018.
  10. Silva, Inês Peixoto; Santos, Rute; Pereira, Beatriz. Padrões alimentares relativos à dieta mediterrânica associados à aptidão cardiovascular e à performance académica: um estudo longitudinal em adolescentes. Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2018.
  11. Matos, Ana Paula; Almeida, Maria João; Pereira, Beatriz. Obesidade, atividade física e envolvimento físico em adolescentes portugueses. Portugal. 2017.
  12. Rosário, Rafaela; Pereira, Beatriz; Moreira, Pedro. Estilos de vida saudáveis na escola: um Programa de Educação e Formação de Professores. Portugal: Editora FASA. 2017.
  13. Silva, Inês Peixoto; Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues; Pereira, Beatriz. Desempenho motor das habilidades de controlo de objetos das crianças e as suas caraterísticas empreendedoras. Portugal: Editora FASA. 2017.
  14. Costa, José; Leite, Diana; Pereira, Beatriz Oliveira; Matos, Ana Paula; Souza, Sérgio; Pereira, Paulo; Cardoso, António; Vale, Susana. O transporte ativo e a sua relação com o género e contexto (Rural/Urbano). Estudo descritivo com crianças do 8.º ano. Portugal: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP). 2017.
  15. Costa, Lourival; Pereira, Beatriz Oliveira; Souza, Sérgio; Matos, Ana Paula; Cunha, Joaquim; Pereira, Paulo; Cardoso, António; Vale, Susana. Modos de deslocamento nas rotinas das crianças. Contributo para um comportamento ativo no trajeto casa escola. Portugal: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP). 2017.
  16. Leite, Diana; Souza, Sérgio; Pereira, Beatriz. Ser professor de educação física! Mais pedagogia ou empatia?. Portugal. 2017.
  17. Rodríguez, José Eugenio; Pereira, Beatriz. Juego y recreación en el currículum de la educación física escolar. Portugal. 2017.
  18. Pereira, Vânia Sofia Sousa; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz. Educadores em ação no recreio escolar: formar para (inter)agir. Portugal. 2017.
  19. Sousa, Maria do Carmo; Araújo, Beatriz; Pereira, Beatriz Oliveira; Barbosa, Altemir José Gonçalves; Lourenço, Lélio Moura. Bullying, autoestima e suporte social, que relação. Portugal: Editora CRV. 2016.
  20. Melin, Fernando; Pereira, Beatriz Oliveira. Perfis dos intervenientes no bullying escolar: atitudes e comportamentos na agressão entre pares. Portugal: Editora CRV. 2016.
  21. Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira; Lélio Moura Lourenço. ESTUDOS SOBRE O BULLYING: família, escola e atores. {EDITORA. 2016.
    10.24824/978854440904.6
  22. Farenzena, Rosana Coronetti; Pereira, Beatriz Oliveira. Gaiolas douradas e almofadadas não fazem bem a ninguem. Portugal: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2015.
  23. Carvalho, João Eloir; Pereira, Beatriz Oliveira. Ocorrências de bullying em escolas públicas - do Ensino Fundamental ao Ensino Médio - como prevenir, como intervir?. Portugal: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2015.
  24. Senra, Luciana Xavier; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de. Prevalência de bullying entre adolescentes de um município de médio porte brasileiro. Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2015.
  25. Melim, Marcelo; Pereira, Beatriz Oliveira; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de. Violência e clima escolar, uma intervenção global. Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2015.
  26. Silva, Inês Peixoto; Pereira, Beatriz Oliveira; Teixeira, Aurora. Desenvolvimento motor e características empreendedoras em crianças. Que relação?. Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação. 2015.
  27. Pereira, Paulo; Bento, Fátima; Pereira, Beatriz Oliveira. Os pensamentos e as decisões interativas dos professores de Educação Física. Portugal: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2015.
  28. Matos, Ana Paula Rodrigues; Pereira, Beatriz Oliveira; Almeida, Maria João. Transporte para a escola na atividade física do adolescente. Portugal: Tribo da Iha. 2014.
  29. Saraiva, Ana Beatriz; Pereira, Beatriz Oliveira. Prevenir o bullying é educar para a cidadania?. Portugal: Editora CRV. 2014.
  30. Vidal, Diogo; Pereira, Ana Paula da Silva; Pereira, Beatriz Oliveira. Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num aluno com perturbação do espetro do autismo. Portugal: Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. 2014.
  31. Silva, Hélder; Gomes, Maria; Novais, Rui; Marinho, Sílvia; Pereira, Beatriz Oliveira; Carvalho, Graça Simões de. Relação entre a oferta e a procura desportiva na Universidade do MInho. Portugal: Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA). 2013.
  32. Pereira, Paulo; Bento, F.; Pereira, Beatriz Oliveira. O ensino da educação física : paradigmas da investigação. Portugal: Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA). 2013.
  33. Melim, Marcelo; Pereira, Beatriz Oliveira. Bullying, género e idade. Portugal: Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA). 2013.
  34. Lucas, Maria Paula; Pereira, Beatriz Oliveira; Monteiro, Alberto de Oliveira. Desporto escolar : uma construção a partir dos valores. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2012.
  35. Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira. Jogos, brincadeiras e interações nos recreios do 1ºCiclo : diferenças entre géneros e idades. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2012.
  36. Vicente, Nuno; Pereira, Beatriz. O recreio como espaço de inclusão: perspetivas dos alunos de uma escola de 1.º ciclo do ensino básico. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2012.
  37. Azevedo, Edson Souza de; Pereira, Beatriz Oliveira; Sá, César Augusto. Perceções docentes na atuação pedagógica. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2012.
  38. Farenzena, Rosana; Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira. Bullying escolar : descrição de um projeto de intervenção. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2012.
  39. Ferraz, Sónia; Pereira, Beatriz Oliveira. Comportamentos de bullying : estudo numa escola técnico profissional. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2012.
  40. Sousa, Rosária; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura. O bullying, locais e representações dos recreios: estudo com crianças de uma escola básica de 5º e 6º ano. Portugal: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 2011.
  41. Pimenta, Eliana; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura. Bullying: efeitos de um programa de intervenção no recreio escolar. Portugal: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 2011.
  42. Saraiva, Ana Beatriz; Pereira, Beatriz Oliveira; Cruz, Judite Zamith; Barbosa, Altemir Gonçalves; Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz. Trajectórias, vidas e bullying escolar. Portugal: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 2011.
  43. Pereira, Beatriz Oliveira. Juegos e juguetes en los recreos de las escuelas de Portugal. Portugal: Editorial Axac. 2009.
  44. Carvalho, João Eloir; Barros, Paulo Cesar; Pereira, Beatriz Oliveira. O lúdico como uma possibilidade de intervenção no bullying e formação da criança na escola. Portugal: Editora Universitária Champagnat. 2009.
  45. Rocha, Adalgisa; Pereira, Beatriz Oliveira. Avaliação da aptidão física e da actividade física associada à saúde em crianças de 10 anos de idade. Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2006.
  46. Wang, G. Y.; Pereira, Beatriz Oliveira; Mota, Jorge. A actividade física das crianças e a condição física relacionada com a saúde : um estudo de caso em Portugal. Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2006.
  47. Pereira, Beatriz Oliveira. Caracterização da oferta pública de parques infantis. Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2006.
  48. Fernandes, Sara; Pereira, Beatriz Oliveira. A prática desportiva dos jovens e a sua importância na aquisição de hábitos de vida saudáveis. Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2006.
  49. Pereira, Beatriz Oliveira. Prevenção da violência em contexto escolar : diagnóstico e programa de intervenção. Portugal: Expressão e Arte. 2006.
  50. Wang, G. Y.; Pereira, Beatriz Oliveira; Mota, Jorge. Young people, physical activity and physical fitness: a case study of chinese and portuguese children. Portugal: LSA Publications. 2005.
  51. Pereira, Beatriz Oliveira; Neto, Carlos. As crianças, o lazer e os tempos livres. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 1999.
  52. Pereira, Beatriz Oliveira; Neto, Carlos. A infância e as práticas lúdicas : estudo das actividades de tempos livres nas crianças dos 3 aos 10 anos. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 1997.

Outros

Outra produção
  1. Playfulness in education: a systematic review. Play should be present in every dimension of children’s lives as it is crucial to their healthy and happy development. Moreover, the right to play is not only closely connected to the right to health but also to the right to education. The balance between formal education and the time for leisure and rest brings, nowadays, several questions and the recognition that play has positive impact to chil. 2019. Lourenço, Ana; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61898.
  2. Cyberbullying in school: A literature review. This work aims to perform a systematic review of literature on cyberbullying in the Scielo – Brazil database to verify the amount of studies on this theme in this database that is a reference in relation to Brazilian scientific production. For the accomplishment of this search the Scielo – Brazil database was used, from the descriptors cyberbullying and school in the Portuguese, English and Spanis. 2019. Oliveira, Paulo; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61896.
  3. Experiences of bullying in education and school paths. According to Saraiva (2014) and Nery (2016) the memories of bullying experiences perpetuate themselves throughout life and produce long-term effects. In the scope of longitudinal research on school bullying, 17 young adults (8 males and 9 females) were interviewed in order to identify their memories of bullying experiences during compulsory schooling. The participants had been observed and intervi. 2019. Rebolo, Amália; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61893.
  4. Análisis de las prácticas lúdicas y tradicionales en la en la zona norte del Camino Central Portugués y su relación con el ámbito educativo. Documentada la práctica profusa de juegos populares y tradicionales en los municipios por donde transcurre el Camino Portugués a su entrada en Galicia, este estudio tiene como objetivo principal analizar las prácticas lúdicas y tradicionales en los municipios por donde transcurre el último tramo del Camino Central Portugués (de Porto a Valença do Minho), su transferencia al ámbito escolar e identi. 2019. Rodríguez Fernández, José Eugenio; Pereira, Beatriz; Navarro Patón, Rubén. http://hdl.handle.net/1822/56747.
  5. Watching overweight: Monitoring in child health consultations. Overweight and obesity in children is considered an epidemic but it can be prevented with one of the strategies, such as the monitoring of children in the child health consultations provided in the National Program for Children and Youth. Objectives: To identify the prevalence of overweight and obesity in children; Identify the number of child health consultations attended up to 18 months old; Ver. 2019. Fernandes, Paulo; Silva, Inês; Silva, Ana; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61894.
  6. Competence towards Physical Education inclusion: Self-perception of Galician future teachers of Primary School Education. Quality Physical Education needs to adopt methodologies that allow the equal participation of all students, especially of those who have some type of disability. According to this it is necessary that teachers are trained regarding inclusion. The objective of this research was to study the perceived self-efficacy of the future teachers of Physical Education from three public Universities of Galici. 2019. Rodríguez-Fernández, José Eugenio; Navarro-Patón, Rubén; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61890.
  7. Perception of primary school children about the playful and sport practice. The study of the perceptions of physical activity is a topic with great interest at present, and can help to implement a change to an active lifestyle of schoolchildren. The objective of this study was to establish the perception of physical activity (play and sport) by students of primary school education by their classmates at school and at leisure active play and sport practice. The sample cons. 2019. Rodríguez-Fernández, José Eugénio; Navarro-Patón, Rubén; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61891.
  8. Análisis de la interacción entre pares en los recreos de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal. El recreo escolar es uno de los espacios más favorables para establecer ese complejo entramado de las relaciones sociales entre el alumnado, interacciones que sin duda marcarán su formación como personas. El objetivo de este estudio es identificar y analizar las interacciones entre pares, en cuanto a las variables de género y año de escolaridad, en los recreos de 1º ciclo en escuelas de enseñanza. 2019. Fernández, José Eugenio Rodríguez; Pereira, Vânia Sofia Sousa; Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel. http://hdl.handle.net/1822/61882.
  9. Identificar características empreendedoras em crianças? O potencial da história dramatizada. Em cada pessoa existe um potencial empreendedor sendo a educação para o empreendedorismo o meio mais eficaz para o dinamizar e promover (Dolabela, 2008). Contudo, como abordar um tema tão complexo com crianças? Objetivo: Identificar a existência ou não de características empreendedoras em contexto de narração de história em crianças. Participantes: Uma turma do 1º ano com 18 alunos e uma de 3º ano. 2019. Silva, Inês; Pereira, Beatriz; Teixeira, Aurora. https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2326.
  10. Cooperative games vs competitive games in Primary School Education: What effects do they have on schoolchildren motivation?. As a school subject, the ultimate goal of Physical Education (PE) is to help schoolchildren to learn different concepts, skills and values. For this reason, it is important to understand student’s motivation in PE learning process, and how different teaching strategies and methodologies influence children motivation. Then, the aim of this study was to assess the impact of two units (one of them ba. 2019. Navarro-Patón, Rubén; Rodríguez-Fernández, José; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/61888.
  11. A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses. A escola é um lugar que se constitui como centro de diversos acontecimentos, tanto os que envolvem a educação formal, a socialização, os relacionamentos interpessoais das crianças e dos adolescentes, quanto atos de violência escolar, sendo que, um dos mais comuns é o bullying. Objetiva-se com este artigo analisar o que pensam alunos adolescentes a respeito do problema, sua posição e/ou reação fren. 2018. Ceron Trevisol, Maria Teresa; Pereira, Beatriz; Spies, Dandara Isabela; Mattana, Patrícia. http://hdl.handle.net/1822/56757.
  12. Editorial [Revista E-Psi, 8 (Supl.1), 2018]. Este número da revista é consagrado aos Estudos da Criança. Assim, os vários artigos olham a criança, o seu estado e os seus saberes numa perspetiva plural e integrada. São abordados temas tais como a o brincar e as brincadeiras lúdico-agressivas, reconhecimento dos direitos das crianças, as manifestações de bullying na escola, procurando compreender o posicionamento dos alunos adolescentes, a que. 2018. Azevedo, Fernando; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/56918.
  13. A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas. O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em comp. 2018. Barbosa, Raquel Firmino Magalhães; Pereira, Beatriz; Mello, André da Silva. http://hdl.handle.net/1822/56132.
  14. Tradiciones lúdicas en el camino central português: el juego de bolos en la parte final del camino de Santiago. Este estudio buscó determinar la existencia del juego de bolos tradicional en la parte final del Camino Central Portugués de Santiago (Oporto-Valença do Minho), hecho que nos permitió continuar con el estudio realizado en Galicia en el Camino de Santiago y que nos permite comprender la génesis de este juego popular y tradicional. Se realizó un estudio cualitativo, descriptivo e interpretativo, uti. 2018. Rodríguez Fernández, José Eugenio; Pereira, Beatriz; Lago Ballesteros, Joaquín. http://hdl.handle.net/1822/56762.
    10.22456/1982-8918.75202
  15. Os jogos das crianças nos recreios das escolas do 1º ciclo do ensino básico do Norte de Portugal. Este estudo teve como objetivo identificar os jogos realizados e preferidos nos recreios das escolas do 1º ciclo, fazendo a diferenciação entre género e ano de escolaridade. Foi aplicado um questionário em duas escolas do 1º ciclo do ensino básico do norte de Portugal. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais 167 são rapazes e 150 raparigas. Verificamos que os. 2018. Pereira, Vânia Sofia Sousa; Rodríguez Fernández, José Eugenio; Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel. http://hdl.handle.net/1822/56919.
    10.22456/1982-8918.76335
  16. Reprodutibilidade do questionário Transporte Ativo e rotinas em adolescentes portugueses. O transporte ativo casa-escola é incentivado por vários organismos nacionais e internacionais visando a promoção da saúde. No entanto, em Portugal não se identificou nenhum estudo de validação de um questionário sobre este tipo de transporte para jovens. O objetivo deste trabalho é avaliar a estabilidade temporal do questionário «Transporte Ativo e Rotinas», após um período de 4 semanas em uma amo. 2017. Matos, Ana Paula Rodrigues; Coelho, Eduarda Maria; Pereira, Beatriz Oliveira; Souza, Sérgio. http://hdl.handle.net/1822/46440.
  17. Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros. Esse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respo. 2017. Ceron Trevisol, Maria Teresa; Pereira, Beatriz; Mattana, Patrícia. http://hdl.handle.net/1822/55162.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2667
  18. Sporty Bellies: Intervention program with pregnant women. For a healthy pregnancy, it is recommended to create healthy lifestyles. Daily physical activity and a proper and balanced diet are considered essential for the well-being of both pregnant and baby. In this sense, appears the project " Sporty Belly ", which consists in development a program of support and encouragement for pregnant women from Guimarães, through exercise classes and moments of shar. 2016. Silva, A.; Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/44670.
  19. Bullying genérico e homofóbico no contexto escolar. Objetivo: Tendo em conta a reduzida literatura sobre o bullying homofóbico em Portugal, os objetivos deste estudo foram descrever a sua prevalência, comparativamente ao bullying genérico, na perspetiva das vítimas; comparar as diferenças de género e compreender a relação entre o bullying homofóbico e os sentimentos de infelicidade e humilhação e a denúncia por parte das vítimas. Método: Participar. 2015. Costa, Paulo; Pinto, José; Pereira, Henrique; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/55164.
    10.5964/pch.v4i3.122
  20. A influência da Educação Física no bullying escolar: a solução ou parte do problema?. A disciplina de Educação Física tem um forte efeito socializador entre os jovens e deverá ter um papel primordial no combate aos problemas de violência, indisciplina e bullying que preocupam a escola atual. Esta investigação pretende analisar as interinfluências entre a Educação Física e o comportamento bullying e compreender em que medida este problema prejudica as finalidades relacionais, humani. 2015. Melim, Fernando; Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/34624.
  21. Guided play and free play in an enriched environment: impact on motor development. The purpose of this study was to investigate the effects of guided play and free play in an enriched environment intervention programs using motor skill development in kindergarten children. Seventy-one children attending kindergarten classes were assigned to two experimental groups and one control group. Participants performed the Test of Gross Motor Development-2 before and after the interventio. 2014. Palma, Míriam; Pereira, Beatriz Oliveira; Valentini, Nadia Cristina. http://hdl.handle.net/1822/31807.
    10.1590/S1980-65742014000200007
  22. Escárnio de corpos, cyberbullying e corrupção do lúdico. Partimos do pressuposto que o bullying é um comportamento cruel, presente nas relações interpessoais, em que a pessoa mais forte converte os mais frágeis em objetos de diversão e prazer. Nós estudamos o bullying no ambiente virtual, a fim de tentar compreender sua ocorrência no tempo de lazer de alunos do ensino médio. Para tanto, realizamos pesquisa documental, selecionando três comunidades da re. 2014. Gonçales, Cynara; Pimentel, Giuliano Gomes; Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/31442.
  23. Bullying: Percepção dos jovens acerca das causas deste fenômeno. 2013. Sousa, Maria do Carmo; Araújo, Beatriz; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/10400.14/14462.
  24. Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School. Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limit. 2013. Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Fernandes, Natália; Pereira, Maria Beatriz Oliveira. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116.
  25. Associations between gross Motor Coordination and Academic Achievement in elementary school children. We aimed to evaluate the relationship between gross motor coordination (MC) and academic achievement (AA) in a sample of Portuguese children aged 9–12 years. The study took place during the 2009/2010 school year and involved 596 urban children (281 girls) from the north of Portugal. AA was assessed using the Portuguese Language and Mathematics National Exams. Gross MC was evaluated with the Körper. 2013. Lopes, Luís; Santos, Rute; Pereira, Beatriz; Lopes, Vítor P.. http://hdl.handle.net/10198/8353.
    10.1016/j.humov.2012.05.005
  26. Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género. A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de adolescentes, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente relacionadas com manifestações de bullying. Nesta perspetiva, p. 2013. Costa, Paulo; Farenzena, Rosana; Simões, Hugo; Pereira, Beatriz. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/2857.
  27. Maternal perceptions of children's weight status. Several studies have addressed mothers’ perceptions of their children’s weight status; however, there is no investigation on Portuguese children (a country with one of the highest levels of children’s overweight and obesity in Europe). The aim of this study was to quantify maternal misclassification of child weight status in a sample of Portuguese children aged 9 to 12 years, according to gender,. 2013. Lopes, Luís; Santos, Rute; Pereira, Beatriz; Lopes, Vítor P.. http://hdl.handle.net/10198/9118.
  28. Associations between sedentary behavior and motor coordination in children. Objectives: This study was conducted to evaluate the relationship between objectively measured sedentary behavior (SB) and motor coordination (MC) in Portuguese children, accounting for physical activity (PA), accelerometer wear time, waist-to-height ratio, and mother’s education level. Methods: A cross-sectional school-based study was conducted on 213 children (110 girls and 103 boys) aged 9–10 i. 2012. Lopes, Luís; Santos, Rute; Pereira, Beatriz; Lopes, Vítor P.. http://hdl.handle.net/10198/8351.
    10.1002/ajhb.22310
  29. School dropout, problem behaviour and poor academic achievement : a longitudinal view of portuguese male offenders. This study examines school drop outs from the perspective of male adults themselves through interviews with offenders currently serving sentences. Participants were 10 Portuguese male inmates, between the ages of 19 and 46 years of age, incarcerated in two prison facilities of the Azores. Qualitative and interpretative methods were carried out using a semi-structured in-depth individual interview. 2011. Saraiva, Ana Beatriz; Pereira, Beatriz Oliveira; Cruz, Judite Zamith. http://hdl.handle.net/1822/15420.
    10.1080/13632752.2011.616351
  30. School bullying by one or more ways : does it matter and how do students cope?. Students (n=452; ages 12–14 years) attending two South Australian metropolitan high schools completed the ‘Living & learning at school: Bullying at school’ survey in which they reported ways they were bullied and the strategies they would use to deal with bullying. Results showed that a small proportion of students were bullied in three or more ways, and that males and females differed in the copi. 2011. Skrzypiec, Grace; Slee, Phillip; Murray-Harvey, Rosalind; Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/13612.
    10.1177/0143034311402308
  31. Associações entre actividade física, habilidades e coordenação motora em crianças portuguesas. Nowadays, there is growing evidence in literature that Health benefits from regular physical activity (PA). The variance in PA among children is caused by a number of factors including their motor abilities and coordination. The aim of the study was to analyse the relation between usual PA and gross motor abilities and motor coordination in children aged 6 to 7 years. The sample comprised 21 child. 2011. Lopes, Luís; Lopes, Vítor P.; Santos, Rute; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/10198/10357.
    10.5007/1980-0037.2011v13n1p15
  32. Características da relação entre violência doméstica e bullying : revisão sistemática da literatura. O bullying envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos ou psicológicos entre colegas, visando ao prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Sem motivação aparente, relaciona-se às diversas experiências familiares e comunitárias, inclusive violência doméstica (VD). A VD afeta a população mundial pela ação ou omissão prejudicial à liberdade, bem-estar e desenvolvime. 2011. Senra, Luciana Xavier; Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/17136.
  33. Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física. O paradigma centrado no pensamento docente tem despertado interesses educativos. Neste estudo o objetivo proposto foi compreender a percepção docente acerca dos reflexos da formação inicial, com enfoque descritivo interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma amostra formada por 12 professores de Educação Física, em três Colégios de Aplicação da região sul do Brasil, inqui. 2011. Azevedo, Edson Souza de; Pereira, Beatriz Oliveira; Sá, César Augusto. http://hdl.handle.net/1822/15066.
  34. Physical activity levels in normal weight and overweight portuguese children : an intervention study during an elementary school recess. This study aimed to analyze the effects of an intervention strategy during the school recess on physical activity (PA) levels, by gender, age and body mass index (BMI). The sample comprises 158 Portuguese children aged 6 to 12 years. Weight and height were objectively measured. PA was assessed by accelerometry during the recess in pre-intervention and post-intervention periods. Introduction of ext. 2009. Lopes, Luís Carlos Oliveira; Lopes, Vítor Pires; Pereira, Beatriz Oliveira; Lopes, Luís; Lopes, Vítor P.; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/10116.
  35. Análise Estatística da Aptidão Física em Ambiente Escolar: Comparação do IMC entre escolas. Numa escola básica e/ou secundária encontram-se alunos com diferentes aptidões físicas, diferentes índices de massa corporal e diferentes hábitos alimentares. Dado que a educação física, enquanto disciplina curricular, é essencial para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças e adolescentes, há interesse em analisar e comparar os valores/índices de alunos de escolas situadas em regiõ. 2009. Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel; Carvalho, Graça; Cunha, Camilo; Pereira, Vânia. http://hdl.handle.net/10174/5789.
  36. Descrever o bullying na escola : estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. O bullying define-se como o comportamento agressivo entre pares, intencional e continuado. O bullying na escola registra-se em diferentes tipos tais como o físico, verbal e indirecto e em diferentes espaços. O objectivo desta investigação foi diagnosticar o bullying na escola e caracterizar as crianças vítimas quanto à prevalência, ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-4. 2009. Pereira, Beatriz Oliveira; Silva, Marta Iossi; Nunes, Berta. http://hdl.handle.net/1822/10118.
  37. A gestão educacional e o bullying : um estudo em escolas portuguesas. A violência escolar é preocupação por parte da sociedade e da educação, sobretudo nas últimas duas décadas. O fenômeno consiste em comportamentos agressivos nos quais estão envolvidos agressor, agredido, o grupo de colegas, a instituição com professores, funcionários e gestores, e as famílias. Na conduta violenta há uma interação direta ou indireta de um ou vários atores que agem de forma maciça o. 2009. Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio; Pereira, Beatriz; Paiva, Débora; Gebara, Carla; Paiva, Débora Pereira. http://hdl.handle.net/1822/16927.
  38. Jogo com orientação : uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar. Este estudo investigou a influência de distintos programas de movimento sobre o desenvolvimento motor e o engajamento de pré-escolares. Participaram 71 crianças, com idade entre 5 e 6 anos, da Associação da Creche de Braga (Portugal). Os grupos experimentais beneficiaram-se de programas distintos (Jogo com orientação e Jogo livre em contexto enriquecido). O TGMD–2 foi aplicado para a análise do de. 2009. Palma, Míriam; Pereira, Beatriz Oliveira; Valentini, Nádia. http://hdl.handle.net/1822/10119.
  39. Atividade física no recreio escolar : estudo de intervenção em crianças do seis aos 12 anos. O objetivo do presente trabalho foi analisar os efeitos de uma intervenção no recreio escolar nos níveis de atividade física em crianças de ambos os sexos, com idades entre os seis e os 12 anos, verificando diferenças entre gêneros e idades. A amostra foi constituída por 158 crianças com uma idade média de 7,8 ± 1,2 anos. A atividade física foi avaliada por acelerometria e o peso medido de forma o. 2006. Lopes, Luís Carlos Oliveira; Lopes, Vítor Pires; Pereira, Beatriz Oliveira; Lopes, Luís; Lopes, Vítor P.; Pereira, Beatriz. http://hdl.handle.net/1822/7644.
  40. Investigação em educação física, lazer e saúde : reflexão sobre um seminário. 2005. Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/7170.
  41. Children's playground accessibility in the North of Portugal. With the growing significance of sedentary activities, such as television-watching, playgrounds remain important leisure facilities for children, since physical play activities have an important role in supporting children's motor, social and emotional development. When children have the opportunity to play in a playground they are promoting healthy lifestyles. In Portugal children are required to. 2004. Pereira, Beatriz Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/4516.
    10.1080/04419057.2004.9674347
  42. Changes in school playground to reduce aggressive behaviour. Prevention and Control of Aggression and the Impact on its Victims. 2001. Marques, Amália Rebolo; Neto, Carlos; Pereira, Beatriz Oliveira. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4757-6238-9_16.
    10.1007/978-1-4757-6238-9_16
  43. Dinamizar a escola para prevenir a violência entre pares. 1999. Pereira, Beatriz Oliveira; Pinto, Adelina Paula. http://hdl.handle.net/1822/8807.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/09/01 - 2022/01/12 O bullying e o karate em idade escolar: impactos entre pares, Doutoramento em Estudos da Criança, área de especialização de Educação Física e Saúde Infantil
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016/09/01 - 2020/06/29 Aptidão física, Atividade física e as alterações posturais em crianças. Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Física, Lazer e Recreação. Realizada em cotutela com a Universidade Federal do Amazonas, Escola de Educação (orientadores: Beatriz Pereira e João Linardoni) .
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016/09/01 - 2020/02/21 Estilos de vida, análise corporal e pressão arterial: um estudo com crianças e adolescentes. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Educação Física e Lazer e Recreação. Realizada em cotutela com a Universidade Federal do Paraná (orientadores: Beatriz Pereira, Carla Moreira e Neiva Leite)
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016 - 2016 Impacto de um programa de atividade física na saúde da grávida e do recém-nascido
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento motor e características empreendedoras em crianças. Que relação?
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Jogos e brincadeiras de hoje nos recreios do 1º ciclo do ensino básico: intervenção pedagógica na conquista do vocabulário de jogo
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 A importância das atividades desportivas em escolas internacionais. Estudo de caso sobre a aquisição de valores e as motivações dos alunos
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Por que não vou caminhando ou pedalando para a escola? Os fatores ambientais e os modos de deslocamento na rotina de crianças
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A luta como programa de intervenção em crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Na Escola tu és Feliz? Estudo sobre as manifestações e Implicações do Bullying escolar
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005 Percepções dos Professores de Educação Física Sobre as Orientações Curriculares:estudo de Caso dos Colégios de Aplicação no Sul do Brasil
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal