Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Henriques
Nomes de citação
- Henriques, Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6411-F538-EA4A
- ORCID iD
- 0000-0002-7506-1401
- Scopus Author Id
- 54420026300
Endereços de correio eletrónico
- susana_alexandra_henriques@iscte-iul.pt (Profissional)
- Susana.Henriques@uab.pt (Profissional)
Websites
- http://cies.iscte-iul.pt/np4/equipa/?i=10547 (Profissional)
- https://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=89 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/04/22 - 2021/09/15
Concluído
|
Provas de Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Provas de agregação em Educação e Ensino a Distância – subárea Políticas Públicas em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
2010 - 2010
Concluído
|
Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais (Pós-Graduação)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
14 Valores |
2003/01/01 - 2007/07/01
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
1996/01/01 - 1999/01/01
Concluído
|
Comunication, Culture and Information Technologies (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
1990 - 1995
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Interacção à Distância em Instituições de Ajuda - uma análise sociológica da Linha Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Quinze valores / Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2008/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2000/10/01 - 2008/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2005/09/01 - 2008/07/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
1995/09/01 - 1996/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Conselho de gestão ou orgão correspondente | Universidade Aberta, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Investigadora | Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2008/10/01 - Atual | Investigadora | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
1993/10/01 - Atual | Investigadora | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
2011/04/27 - 2011/09/30 | Membro do Painel de Avaliação dos Recursos ao Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, na área de Sociologia e Demografia, 2011, Fundação para a Ciência e a | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2000 - 2000 | European News
European News
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - 2026 | UNESCO Chair - "A city that educates and transforms"
Universidade Aberta, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Frontline Politeia –Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline
Frontline Politeia
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2021/03/29 - 2024/03/28 | ReSearch for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/02 - 2022/12 | Digi.T.A.L. Objects & Methods. Digital Interactive teaching and learning objects and methods
2021-1-IT02-KA131-HED-000010346-1
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
2018/10/01 - 2021 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não
superior, em Portugal (MAEE)
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Aberta, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso
|
2017/08/16 - 2019/01/11 | Políticas Educativas e Desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Investigador
|
N/A
Concluído
|
2015/10 - 2018/01 | New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of
use, market dynamics and best practices in prevention
HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2010/02/01 - 2013/07/31 | Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico
PTDC/CS-SOC/099684/2008
GA HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
PTDS/CS-SOC/099684/2008
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Concluído
|
2005/06/01 - 2008/06/30 | Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
POCI/SOC/62671/2004
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2003/12/01 - 2007/07/31 | Estudo da Imagem Mediática dos Consumos e dos Estilos de Vida
SFRH/BD/12407/2003
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2007 | Redes sociais dos estudantes do ensino superior – estudo internacional
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
N/A
Concluído
|
2005/09/15 - 2006/12/31 | T.Y.R. - The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Ref. No. VP/2005/0371-SI2.414499
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Federazione Acli Internazionali , Bélgica Istituto di ricerche educative e formative, Itália Fondazione Risorsa Donna, Itália Direction General de Familia de la Comunidad de Madrid, Espanha Family and Child Care Center , Estados Unidos |
Comissão Europeia
Concluído
|
2001 - 2002 | Novas Drogas
Novas Drogas
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
IPDT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/10/01 - 2023 | Observatory of the Professional and Life Paths of the Open University Graduates
sem financiamento
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Não financiado
|
2007 - 2009 | Avaliação do projeto Recreative Safe Vibe
RSV
Efeito Borboleta
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Instituto da Droga e da Toxicodependência PSICATIVA Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Moderação de painel e debate no I Seminário Internacional ‘Juventudes: Saúde, Educação e Sociedade' - Territórios, Política e Saúde - Investigação Aplicada | I Seminário Internacional ‘Juventudes: Saúde, Educação e Sociedade' - Territórios, Política e Saúde - Investigação Aplicada
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2023 | Tecnologias digitais na gestão da escola: participação do diretor escolar no âmbito da construção do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) Vanêssa Mendes; Marta Abelha; Susana Henriques | VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação, “Política e Gestão da
Educação: temas críticos no espaço ibero-americano”
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Avaliação (com / no) digital | IX edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ietic2023)
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2023 | Fatores de risco e de proteção em adolescentes. Abordagem preventiva baseada na comunidade Susana Henriques; Rachel Pereira Rabelo Competências infocomunicacionais: a evolução de um conceito no meio de uma revolução digital Joana Duarte Correia; Susana Henriques Fatores contextuais, percursos educativos e carreira profissional Leonor Lima Torres; José Palhares; Susana Henriques | XII Congresso Português de Sociologia, “Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia”
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023 | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais se suporte à aprendizagem e à inclusão. Susana Oliveira, Susana Henriques A formação profissional nas autarquias: perceção dos decisores / supervisores. Maria Carolina Germano, Susana Henriques A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas. Fernanda Lopes, Susana Henriques | 2º encontro de Investigadores do LE2D, Inovação e Ciência (MeetUP23)
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Perceção de professores sobre a Avaliação Externa de Escolas na melhoria do processo de avaliação: um estudo de caso. Luís Costa, Marta Abelha, Susana Henriques | 2º encontro de Investigadores do LE2D, Inovação e Ciência (MeetUP23)
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Competências dos profissionais de educação para a saúde. Desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade Susana Henriques, Cristina Pereira Vieira Gestão colaborativa nas escolas: experiências sobre o papel das redes Ibero Americanas na Educação para a Saúde Natanael Bonfim, Sílvia Correia, Susana Henriques, Elisabete Rodrigues Jovens LGBTQIA+ Sexualidade, saúde e bem-estar Cristina Pereira Vieira¸ Susana Henriques | V Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023 | Literacy(ies) and skills in times of digital education: exploring communication and interaction in digitally mediated learning worlds Joana Correia; Susana Henriques; Sandra Fernandes; Marta Abelha; Filipa Seabra | PAEE/ALE’2023 – International Conference on Active Learning in Engineering Education, “Planting a seed: promoting engineers
with global awareness”
PAEE/ALE (São Paulo, Brasil)
|
2023 | Virtual Communities of Practice – the case of ICUDDR | NIDA International Forum
NIDA - National Institute on Drug Abuse (Colorado, Estados Unidos)
|
2023 | Challenges facing Universities and Research Centers: Promotion in the New Age | ICUDDR Webinar
ICUDDR (Online, Estados Unidos)
|
2023 | Virtual Communities of Practice – the case of ICUDDR Susana Henriques; Cary Hopkins Eyles Virtual Mobility within ICUDDR – pilot study with European members Susana Henriques; Michal Miovsky | ICUDDR Conference 2023, “Addiction Science, Policy and Education: Growth and progress in a post pandemic world
ICUDDR (Chiang Mai, Tailândia)
|
2023 | Participação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas no ensino superior em Moçambique Danilo Parbato, Susana Henriques, Sandra Caeiro | E-Sustainability’23, Desafios para o desenvolvimento sustentável
Universidade Aberta, Universidade de Brasília (Online, Portugal)
|
2023 | Adaptation and implementation of the Communities That Care Youth Survey in three European countries (Karin Streiman, Susana Henriques, Ioulia Bafi) Adapting Communities That Care Youth Survey to Portuguese context Susana Henriques How can academy contribute for optimizing prevention structures? Susana Henriques | 14th EUSPR Conference and Members’ Meeting
EUSPR - European Society for Prevention Research (Saraievo, Bósnia-Herzegovina)
|
2023 | Promoção da saúde e prevenção de CAD – desafios profissionais e de intervenção | Adições na Adolescência: prevenção, intervenção e implicações legais
CPCJ - Coruche (Coruche, Portugal)
|
2023 | Intervenções preventivas em CAD baseadas em evidência ao longo do ciclo de vida | II Congresso +Social
Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Casa Paroquial de S. José (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2023 | Moderação do painel: A imigração no Alentejo Litoral: inclusão vs discriminação | Ciclo de Conferências – Dia Municipal para a Igualdade. Imigração: desafios e oportunidades – inclusão / discriminação / igualdade
Câmara Municipal de Grândola, CLA Grândola da Universidade Aberta (Grândola, Portugal)
|
2023 | Inovação na formação de gestores e administradores educacionais | XVIII SIMPROFI – Simpósio dos Mestrados Profissionais – Educação, Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Aplicada
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) (São Paulo, Brasil)
|
2023 | Moderação do painel: Lideranças, Competências e Qualificações da População Adulta | 3º Encontro Nacional de Educação e Formação de Adultos
Universidade Aberta (Online, Portugal)
|
2023 | Literacia em saúde | III Seminário Internacional de Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Moderação do Howard Williamson no Ciclo “Trajetórias e Biografias” | Ciclo “Trajetórias e Biografias”
CIES - Iscte (Online, Portugal)
|
2022 | Formação para a Docência Digital em Rede – Microlearning em redes de colaboração (Portugal-Brasil) Susana Henriques; Daniela Barros; Ilka Serra; Luíz Lira; J. António Moreira | VIII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ietic2022)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022 | Análise da Autoavaliação nos ciclos de Avaliação Externa de Escolas Ana Tomás; Susana Henriques; Marta Abelha | V Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022 | Evaluating an Online Training Course in Prevention | NIDA International Forum
NIDA - National Institute on Drug Abuse (Online, Estados Unidos)
|
2022 | Moderação: No caminho para a qualidade do sucesso escolar Os docentes de hoje: a saúde e o seu bem-estar | II Seminário de Boas Páticas em Educação – ‘Educar, Inovar e Incluir’
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - CIMRL, Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal Filipa Seabra; Susana Henriques; Ana Mouraz; Marta Abelha; Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação De Escolas-Trajeto e Resultados. Branca Miranda; Carlos Barreira; Graça Bidarra; Isolina Oliveira; Lúcia Amante; Piedade Vaz; Susana Henriques; Teresa Pessoa | MeetUP2022 – 1.º Encontro de Investigadores do LE@D
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Ensino superior a distância, qualificação e mobilidade social: uma análise estatística sobre os percursos de vida Pedro Abrantes; Bárbara Bäckström; Olga Magano; Susana Henriques | XVI Congresso SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação
SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Pontos fortes e áreas de melhoria nas escolas: perspetivas da avaliação externa de escolas Susana Henriques; Filipa Seabra; Ana Mouraz; Marta Abelha; Ana Tavares Entrevistas a avaliadores externos: uma leitura preliminar Ana Mouraz; Filipa Seabra; Susana Henriques; Marta Abelha Os líderes escolares e os mecanismos de mudança da AEE Filipa Seabra; Ana Mouraz; Susana Henriques; Marta Abelha Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas Filipa Seabra; Susana; Marta Abelha; Ana Mouraz | VI Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção – MAEE
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022 | Avaliação Externa de Escolas: Que espaços para a colaboração docente? Marta Abelha; Filipa Seabra; Susana Henriques; Ana Mouraz A Supervisão Pedagógica na política e na prática educativa: o olhar da Avaliação Externa de Escolas em Portugal Ana Mouraz; Marta Abelha; Susana Henriques; Filipa Seabra Impacto da Avaliação Externa nas Escolas – Estudo de caso do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó Carlos Peixoto, Susana Henriques | VI Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção – MAEE
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022 | Moderação: Masterclass | Digitalização da Escola: tensões e desafios Cláudia Neves; Susana Henriques Inovação em contextos educativos Susana Henriques; Rui Maia | EduSumit2022, Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na era digital?
Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), Federação Nacional da Educação (FNE), Universidade
Aberta (UAb), Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2022 | Lazer, juventudes e consumo de drogas | Webinar do Grupo Andaluz
Universidade Federal do Espírito Santo (Online, Brasil)
|
2022 | Prevention Effectiveness – between science, policy strategy and practice | EUSPR 2022 - European Society for Prevention Research conference, ‘Prevention – Between Ethics and Effectiveness’
EUSPR - European Society for Prevention Research (Tailin, Estónia)
|
2022 | Drogas: (re)confguração de padrões de uso e usuários | Webinar internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, ‘Lazer, juventudes e consumo de drogas: estudos Brasil e Portugal’
UNESP (Marília, Brasil)
|
2022 | A thousand on-line strategies and tools in academic addiction specialty education in post-COVID time: from necessity to quality | Lisbon Addictions, ‘Global Addictions’
EMCDDA; SICAD (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Promoção e educação em saúde: desafios e oportunidades a partir de ofertas formativas em Aprendizagem ao Longo da Vida Susana Henriques; Cristina Vieira Literacia digital e competências digitais: entre olhares, teorias e empirias Joana Correia, Susana Henriques | XI Congresso Português de Sociologia “Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Pontos fortes e áreas de melhoria: o que destacam os relatórios do 3º ciclo de AEE? Filipa Seabra, Ana Mouraz, Marta Abelha, Susana Henriques | Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção: olhares sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de
Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos
Universidade Aberta (Online, Portugal)
|
2021 | Atividades de Aprendizagem Online e Avaliação Digital Daniela Barros; Susana Henriques | Ciclo de Conferências – Curso de Formação para a Docência Digital em Rede
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Desafios da oferta formativa online em promoção e educação para a saúde Susana Henriques, J. António Moreira, Cristina Pereira Vieira, Maria de Fátima Goulão, Leonardo Sousa, Ana Filipa Soledade | II Seminário Internacional de Educação “Educar, Inovar e Incluir – ousar o impossível pela educação”
Câmara Municipal de Câmara de Lobos & UAb (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2021 | Literacia digital e tecnologias digitais em saúde mental - o caso das adições | International Conference of Health and Inclusion in Pandemic Times
Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi (Online, Portugal)
|
2021 | The Impact of Covid-19 on Addiction Education: rapid transitons and international cooperation. Case Study 1 - Portugal | WPA (world Psychiatric Association) Regional Congress
WPA (world Psychiatric Association) (Online, Ucrânia)
|
2021 | Online Education and professional development Susana Henriques; Cary Hopkins Eyles | 2021 ICUDDR Virtual Conference: Sustain and Adapting Addition Science Education during COVID-19
ICUDDR (Online, Estados Unidos)
|
2021 | Prevenção das Dependências nas Sociedades Digitais | Semana da Juventude
Câmara Municipal de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2021 | Educação & Saúde & Desinformação | (Mis)Information and Media Literacy in Madeira Island
Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares - ADEGI (Online, Portugal)
|
2021 | Educação Digital em Rede como fator de Desenvolvimento e Equidade | Ciclo Circulação de Saberes - Seminário Internacional, “A educação online: um caminho para a (des)igualdade?”
Universidade Aberta (Online, Portugal)
|
2021 | Novos horizontes de educação sobre drogas: prevenção e promoção de saúde | 8º Congresso Internacional da ABRAMD, “Por uma política de Drogas – Democrática, Inclusiva e Diversa”
ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Online, Brasil)
|
2021 | Como estudar nos nossos dias: uma professora e um estudante em diálogo Susana Henriques; Nuno Andrade Ferreira; Darlinda Moreira | Iniciativa da Universidade Aberta no âmbito do II Encontro “Universidade e Cultura” do CRUP, “Universidade, Cultura e Ciência:
a aventura de estudar em qualquer lugar do mundo”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Alterações Geradas pela Avaliação Externa de Escolas – Estudo de Caso Ana Tomás; Susana Henriques; Marta Abelha | IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção, “Sinergias entre autoavaliação
e avaliação externa de escolas”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021 | Atividades de Aprendizagem Online e Avaliação Digital Daniela Barros; Susana Henriques | Curso de Formação para a Docência Digital em Rede
Universidade Aberta, CAPES, UEMA (Online, Portugal)
|
2021 | Dependências e comportamentos aditivos em Pessoas em Situação de Sem Abrigo - problemáticas e estratégias | III Fórum de Intervenção Social de Câmara de Lobos
Câmara Municipal de Câmara de Lobos e Universidade Aberta (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2020 | Respostas da Educação Digital em Rede em tempos de pandemia | XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza
Centro Paula Souza (São Paulo, Brasil)
|
2020 | Exploring the Impacts of Distance Higher Education on Adult Learners' Lives and Reclaiming Lifelong Learning in Digital Learning Scenarios | ECER 2020, “Educational Research (Re)connecting Communities”
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2020 | Digital technologies and Health Literacy - Prevention Training | 31st Annual Conference of the ESSD Online, ESSD - European Society for Social Drug Research
ESSD (Viena)
|
2020 | Moving to an online teaching format – e-learning techniques | ICUDDR First Virtual Conference: Educating and Promoting Addiction Science in a Virtual World
ICUDDR (Estados Unidos)
|
2020 | Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020 | Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports | EDULEARN20 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN
|
2020 | Relatórios AEE 3º Ciclo: pontos fortes e áreas de melhoria | II Seminário do projeto MAEE
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2020 | As TIC e a Literacia em Saúde Campus Digital Educonline@Pris- Campus de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania Digital (António Moreira, Susana Henriques) EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica (Joana Correia, Susana Henriques) | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020)
Universidade Aberta com o apoio da Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores ( (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019 | Desafios e limitações das práticas educativas num estabelecimento prisional | I Congresso Internacional PPSINFAD - XXVII Congresso Internacional INFAD – Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | NPS em Portugal: intervenção em contextos sociais | 3º Congresso PsiValor – (In)Dependências: Prevenir e intervir nas adições com e sem substância
PsiValor & Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2019 | Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do elearning | IX Congresso Internacional RIAICES – Avaliação (externa) da qualidade no ensino superior e autonomia científica: tensões e
desafios
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019 | Prevention workforce training – EUPC online in Portuguese | ESSD (European Society for Social Drug Research) 30th Annual Conference
University of Latvia and Microsoft Innovation Centre (Riga, Letónia)
|
2019 | A quality framework for training programs – crossing European standards for prevention and elearning | 10th EUSPR (European Society for Prevention Research) Conference
Ghent University (Gent)
|
2019 | Desafíos y limitaciones a las prácticas educativas en estabelecimento prisional | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019 | Evaluating the quality of training programs a framework crossing European standards on prevention and on elearning | ICUDDR – International Consortium of Universities for Demand Reduction Annual Conference
Municipalidad del Cusco (Cusco, Peru)
|
2019 | The Local Learning Centers network | Erasmus+ Staf Week
Universidade Aberta (Coruche, Portugal)
|
2019 | Avaliação Externa de Escolas (3º Ciclo) | I Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção; IV Seminário Observatório da Autoavaliação de Escolas,
“Currículo, Avaliação e Práticas Escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Prácticas de Sustentabilidade Local Desenvolvidas na Educação Primária na Região do Tofo, Província de Inhambane, em Moçambique
Coorientador
|
Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas
seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do Algarve
Coorientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das
práticas pedagógicas
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | A formação profissional nas autarquias: Perceção dos decisores/supervisores
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Supervisão Pedagógica no contexto educativo nacional: perspetivas, sintomas e práticas
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Supervisão Pedagógica Entre Pares: Uma Abordagem Colaborativa para a Construção de uma Cultura de Escola Transformadora
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova
de Famalicão
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2022 | O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NAS ESCOLAS - ESTUDO DE CASO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO II - ALIJÓ
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2022 | Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 - 2021 | Competênicias digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem: práticas em Unidades Curriculares em eLearning
no Ensino Superior Português
Orientador
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas - estudo a partir dos documentos estruturantes de uma Escola Secundária e
de um Agrupamentos de Escolas
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2019 | Supervisão da prática pedagógica : um processo de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional, estudo de caso escola do
II ciclo do ensino secundário em Viana-Luanda, Angola
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2019 | Avaliação do "Like Saúde" - Implementação do Kit Pedagógico em Porto de Mós
Orientador
|
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2018 | Missão e Organização da Escola na perspetiva dos professores e dos alunos. Um estudo num Agrupamento de Escolas no Concelho
de Viseu
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores: estudo num Liceu de Cabo Verde
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017 | Modelos de Interação entre Coordenadores de Estabelecimento e Diretor num Agrupamento de Escolas - Estudo de Caso
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017 | Escolas, Complexidade e Estratégias de Liderança e Gestão
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017 | A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa - o caso de uma escola secundária situada na Cova
da Beira
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2016 | Contributos dos Coordenadores de Departamento Curricular e dos Delegados de Grupo na Avaliação de Desempenho Docente: Estudo
de Caso numa Escola Básica e Secundária no Norte da Região Autónoma da Madeira
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2016 | Novas substâncias psicoativas (NSP) nas festas e no ciberespaço: o retrato português de um fenómeno complexo
Orientador
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais
e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de caso
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2015 | Transformação pela Experiência: Estudo de caso da Escola Municipal André Urani no Rio de Janeiro, Projeto GENTE
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2015 | Representações dos professores acerca da formação contínua como meiomodificador de práticas pedagógicas
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Liderança e aprendizagem na perspetiva do alunoEstudo de caso numa aula de Inglês do Ensino Secundário
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação de Desempenho Docente - perceção dos professores e implicações na sua prática
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2013 | BIBLIOTECA ESCOLAR PARA TODOS: A COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES TITULARES DE TURMA DO 1º CICLO- UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE
DO DISTRITO DA GUARDA
Orientador
|
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | Estilos e Perfis dos Líderes Intermédios na Escola com Funções de Avaliação de Desempenho Docente
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2011 | Novas Competências e Habilidades na Formação Docente para o Ensino Técnico Profissional - um Estudo comparado entre Brasil
e Portugal
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | Participação e apresentação de 2 posters:
Network digital education for prevention workforce needs – training and professional development
'Fantoche Não és’ - Socio-emotional competencies program for primary school children (Joana Moreira & Susana Henriques)
Conferência
|
11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science relevant for all: co-production and impact |
2020 - 2020 | Apresentação de Poster "Avaliação Externa de Escolas: perceções e expectativas de professores de um estabelecimento de ensino
privado" (Maria Sílvia Luís; Susana Henriques; Marta Abelha)
Conferência
|
II Seminário do projeto MAEE |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/13 | Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional
Arguente principal
|
Janaina Luana Rodrigues da Silva Valentim (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2023/09/11 | A avaliação do desempenho docente em Portugal: contradições e paradoxos (2012-2021)
Arguente principal
|
Teresa Cristina Melo e Guedes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2023/06/14 | A educação integral em sexualidade para a prevenção da sífilis: um olhar dos e das docentes da rede municipal de ensino do
município de Natal
Arguente
|
Maria Valéria Pareja Credidio Freire Alves (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/07/08 | Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de caso
Vogal
|
Isabel Guerreiro Catarino (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/05/06 | Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: uma visão sistémica de gestores
Vogal
|
Benvindo de Jesus Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/02/07 | Mudança educacional e liderança: criação do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais em Portugal
Vogal
|
Amadeu José Borges Ferro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/09/29 | Competências Digitais na Aprendizagem em Rede: Formadores como atores ou autores da Transformação?
Arguente
|
Mário dos Santos Martins (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/06/17 | As lideranças na promoção da Inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique
Vogal
|
Nazir Khan (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/13 | A relação recíproca entre o pedagogo e a cultura escolar em uma escola estadual de Curitiba
Arguente principal
|
Cláudia Sebastiana Rosa da Silva (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2021/01/26 | A (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Arguente
|
Mário Augusto Sanches (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/12/04 | A agregação de agrupamentos e escola secundária como inovação e melhoria educativa para a comunidade. Uma abordagem sistémica
luhmaniana do caso de Terras de Azurara
Orientador
|
João Esteves Salgueiro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/11/12 | Emerging Traits of Contemporary School Leadership in Austria, Germany and Portugal
Vogal
|
Malte Gregorzewski (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/06/30 | Treinamento em Habilidades Sociais na Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas
Arguente principal
|
Gelsimar José Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2020/06/09 | Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
Vogal
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 | A (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Arguente
|
Mário Augusto Sanches (Doutoramento) |
2020 | A agregação de agrupamentos e escola secundária como inovação e melhoria educativa para a comunidade. Uma abordagem sistémica
luhmaniana do caso de Terras de Azurara
Orientador
|
João Esteves Salgueiro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 | Emerging Traits of Contemporary School Leadership in Austria, Germany and Portugal
Arguente
|
Malte Gregorzewski (Doutoramento) |
2020 | Treinamento em Habilidades Sociais na Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas
Arguente
|
Gelsimar José Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2020 | Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
Arguente
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/07/10 | Os Coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança. Estudo em dois agrupamentos de escolas
Vogal
|
Ana Rita Correia (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/06/17 | As drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na guerra colonial portuguesa
Arguente principal
|
Vasco Gil Ferreira Calado (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/05/23 | A Biblioteca Escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Análise da sua intervenção em processos de mudança
Vogal
|
Maria Isabel Nunes Matias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Os Coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança. Estudo em dois agrupamentos de escolas
Arguente
|
Ana Rita Correia (Doutoramento) |
2019 | As drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na guerra colonial portuguesa
Arguente
|
Vasco Gil Ferreira Calado (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | A Biblioteca Escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Análise da sua intervenção em processos de mudança
Arguente
|
Maria Isabel Nunes Matias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Novas Substâncias Psicoativas (NSP) nas festas e no ciberespaço: o retrato português de um fenómeno complexo
Orientador
|
Joana Paula Pereira Barbosa Roque da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/11/21 | Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem
Vogal
|
Ana Maria Sucena de Oliveira Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/09/18 | As lideranças no sucesso da organização escolar: caso da Escola Secundária de Laulane
Vogal
|
Arlindo Bernardo Daniel Minzo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/05/18 | A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem: dois estudos de caso
Vogal
|
Antónia Maria Louro Carreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/04/26 | Currículo oculto – a ligação entre as aprendizagens formais e não formais. Estudo de caso
Vogal
|
Adelino Matos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/04/23 | As lideranças intermédias em contextos de mudança: estudo de caso
Vogal
|
Isabel Lacerda Ferreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/04/05 | Novas Substâncias Psicoativas (NSP) nas festas e no ciberespaço: o retrato português de um fenómeno complexo
Orientador
|
Joana Paula Pereira Barbosa Roque da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/01/22 | A liderança na formação de Oficiais de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar
e da Escola de Sargentos
Vogal
|
Sebastião Eduardo Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem. Estudo de caso
Arguente
|
Ana Maria Sucena de Oliveira Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | As lideranças no sucesso da organização escolar: caso da Escola Secundária de Laulane
Arguente
|
Arlindo Bernardo Daniel Minzo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem: dois estudos de caso
Arguente
|
Antónia Maria Louro Carreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | Currículo oculto – a ligação entre as aprendizagens formais e não formais. Estudo de caso
Arguente
|
Adelino Matos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | As lideranças intermédias em contextos de mudança: estudo de caso
Arguente
|
Isabel Lacerda Ferreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A liderança na formação de Oficiais de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar
e da Escola de Sargentos
Arguente
|
Sebastião Eduardo Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/01/13 | Fatores socioculturais na formação ao longo da vida
Arguente
|
Gina Maria Gouveia Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Fatores socioculturais na formação ao longo da vida
Arguente
|
Gina Maria Gouveia Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
2016/10/12 | A desvalorização das humanidades. Universidade, transformações e neoliberalismo
Vogal
|
Maria do Rosário Santos de Sá Couto Costa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/06/29 | A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas
Vogal
|
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 | A desvalorização das humanidades. Universidade, transformações e neoliberalismo
Arguente
|
Maria do Rosário Santos de Sá Couto Costa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas
Arguente
|
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/06/18 | Perspectiva comparada das políticas brasileiras e portuguesas de formação docente para o ensino técnico profissionalizante
– competências e habilidades
Orientador
|
Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | Perspectiva comparada das políticas brasileiras e portuguesas de formação docente para o ensino técnico profissionalizante
– competências e habilidades
Orientador
|
Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/03/14 | Literacia Mediática e Cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Arguente
|
Paula Cristina do Rosário Lopes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 | Estilos e perfis dos líderes intermédios na escola com funções de avaliação docente
Orientador
|
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Literacia Mediática e Cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Arguente
|
Paula Cristina do Rosário Lopes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/07/08 | Travel writers, tourist writers, migrant writers: a sociological qualitative and quantitative analysis of factual literature
on contemporary Portugal and Spain
Vogal
|
Paulo Tiago Bento (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 | Travel writers, tourist writers, migrant writers: a sociological qualitative and quantitative analysis of factual literature
on contemporary Portugal and Spain
Arguente
|
Paulo Tiago Bento (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/12/18 | Os viajantes e o turismo: narrativas, modos de vida e representações sociais
Vogal
|
Maria da Graça Luís da Conceição Joaquim (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 | Os viajantes e o turismo: narrativas, modos de vida e representações sociais
Arguente
|
Maria da Graça Luís da Conceição Joaquim (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010/09/06 | A Educação de Adultos e a Educação ao Longo da Vida, numa perspectiva comparada, 2010
Vogal
|
Carlos Alberto Nogueira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | A Educação de Adultos e a Educação ao Longo da Vida, numa perspectiva comparada
Arguente
|
Carlos Alberto Nogueira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Consultora do ICUDDR – International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction | ICUDDR – International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction, Estados Unidos |
2019 - Atual | Consultora da Solidarid’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) para a área da promoção da Saúde e prevenção das dependências e comportamentos aditivos | |
2021 - 2023 | Membro da equipa de consultadoria pedagógica do curso em Gestão do Ensino Superior, UAb / Universidade Católica Angolana – UCAN (1ª edição 2021-2022, 4 turmas; 2ª edição 2022-2023, 4 turmas) | Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2017 | Consultadoria em cursos online - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Universitário de Cabo Verde; APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade | Universidade Aberta, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | European Society for Prevention Research (EUSPR) | Membro |
2018 - Atual | Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Membro |
2017 - Atual | International Society of Substance Use Professionals (ISSUP) | Membro |
2017 - Atual | International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR) | Academic Contact Person |
2010 - Atual | European Society for Social Drug Research (ESSD) | Membro |
1995 - Atual | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) Membro da coordenação da ST Sociologia do Consumo da APS (2015 – 2018) | Membro |
2004 - 2014 | Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (SOPCOM) | Membro |
2003 - 2010 | Associação Europeia de Sociologia (ESA) | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02/15 - 2024/02/16 | Comissão científica - X edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
(ietic2024)
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade Aberta, Portugal |
2024 - 2024 | Comissão científica - I Seminário Internacional ‘Juventudes: Saúde, Educação e Sociedade' - Territórios, Política e Saúde
- Investigação Aplicada
Comissão organizadora
Moderação
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal |
2024 - 2024 | Comissão científica - IFM2024, Managing in High-Tech Sustainable World
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão científica - IX edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
(ietic2023)
Membro
|
Universidad de Salamanca, Espanha |
2023 - 2023 | Comissão científica - VI Jornadas Online de Supervisão Pedagógica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão científica - E-Sustainability'23, Desafios para o desenvolvimento sustentável
Comunicação oral
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade de Brasília, Brasil |
2023 - 2023 | Comissão científica - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas: Processos e Práticas de Autoavaliação
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão científica - XVIII SIMPROFI – Simpósio dos Mestrados Profissionais – Educação, Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa
Aplicada
Apresentação oral
Membro
|
Centro Paula Souza, Brasil |
2023 - 2023 | Comissão científica - III Seminário Internacional de Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Apresentação oral
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão científica
Comunicação oral
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão científica
Apresentação oral
Membro
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão científica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2022 - 2022 | Comissão científica
Moderação
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade de Brasília, Brasil |
2022 - 2022 | Comissão científica
Membro
|
Centro Paula Souza, Brasil |
2022 - 2022 | Comissão científica - V Jornadas Online de Supervisão Pedagógica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão científica - VI Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção
Apresentação oral
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão de organização - EduSumit2022, Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na era digital?
Moderação
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da comissão científica de evento; análise e decisão de propostas submetidas.
Membro
|
Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021) , Portugal |
2021 - 2021 | Comissão Científica
Comissão Organizadora
Apresentação de comunicação
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica
Comissão organizadora
Apresentação oral
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica
Membro
|
|
2021 - 2021 | Comissão Científica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica
Comissão organizadora
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal Centro Paula Souza, Brasil |
2021 - 2021 | Comissão científica
Membro
|
Centro Paula Souza, Brasil |
2021 - 2021 | Comissão científica
Apresentação oral
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2020 | Comissão Organizadora e Comissão Científica da VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação
e Comunicação (ieTIC2020), organizada pela UAb em conjunto com Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança,
Universidad de Salamanca e Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2020 | Reviewing committee da 11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science
relevant for all: co-production and impact, online
Membro
|
European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão Científica do II Seminário Internacional de Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais, organizado pela
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica de um evento composto:
VII SEIA – Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações; V SIEaD – Simpósio Internacional de Educação a Distância
Membro
|
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Brasil |
2019 - 2019 | Comissão de coordenação do 2º Colóquio do OVSpA – Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da UAb 2023-24 | 1º semestre
Universidade Aberta, Portugal
|
2024 | Incentivo à Investigação Científica da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|
2024 | Prémio Científico do CIES, 2023 (CIES-Iscte)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da UAb 2021-22
Universidade Aberta, Portugal
|