Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Natália Alves
Nomes de citação
- Alves, Natália
- Maria Natália de Carvalho Alves
- Alves, N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 651F-8E61-1773
- ORCID iD
- 0000-0003-1764-6708
Endereços de correio eletrónico
- nalves@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 217943600 (Profissional)
Moradas
- Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Alameda da Universidade, 149013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Sociology of Education
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Inserção Profissional e Formas Identitárias - Percursos do Licenciados da Universidade de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Maximum grade (unanimous approaval) |
1996
Concluído
|
Master in Sociology (Mestrado)
Especialização em Sociology of Work
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Formação Profissional Inicial e Território: dos processos de construção da òferta às estratégias individuais da procura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16/20 |
1988
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
16/20 |
1980
Concluído
|
Bachelor Degree in Primary School Education. (Bacharelato)
Especialização em Ensino
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
16/20 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2017 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha | ||
2007/12 - 2016/12/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
1999 - 2007 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
1988 - 1998 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1980 - 1988 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1987 - 1988 | Novas tecnologias: Que práticas? Que representações?
BIC
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2025 | CLEAR - Constructing Learning Outcomes in Europe: a multi-level analysis of (under)achievement in the life course.
Grant Agreement No 101061115
Investigador responsável
|
|
2018 - 2021 | INTALL - International and Comparative Studies for Students and Practitioners in Adult Education and Lifelong Learning
ERASMUS+ / KA2 programme Grant Agreement No. 2018-1-DE01-KA203-004272
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2016 - 2019 | YOUNG_ADULLLT – Policies Supporting Young People in their Transitions to Adulhood. A Comparative Perspective of Lifelong Learning
and Inclusion in Education and Work in Europe
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Horizon 2020
Concluído
|
2015 - 2018 | COMPALL - Comparative Studies on Adult and Lifelong Learning
Projet N: 2015 -1- DEO1 – KA204 – 002203
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2015 - 2018 | Eure.K. Validation des Compétences-clés Européennes
Ref.ª 2015-1-FR01-KA202-015341
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2014 - 2015 | Abandono e Insucesso Escolar: Construir uma Perspetiva de Género. School Dropout and Failure: Building a Gender Perspective.
2014-POAT-FSE-0385
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2014 | Tornando profissões de sonho realidade: transições para novos mundos profissionais atractivos aos jovens. Making Dream Professions
a Reality: Transitions to New Professional Worlds Attractive to Youth.
PTDC/CS-SOC/122727/2010
Outra
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | EDUQUAL Educar e Qualificar: o Caso do Programa Novas Oportunidades. EDUQUAL Educate and Qualify: The Case of the New Opportunities
Program.
PTDC/CPE-CED/105575/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | Percursos de Inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho. Transition to work Paths of Graduates:
Objective and Subjective Relationships with Work.
PTDC/CS-SOC/104744/2008
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2012 | Transformações do ensino superior em Portugal (1985-2009). Uma pesquisa comparada. Transformations in Higher Education in
Portugal (1985-2009): A Comparative Study.
CAPES-FCT
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | Insucesso e abandono escolares na Universidade de Lisboa: cenários e percursos. School Failure and Dropout at the University
of Lisbon: Scenarios and Paths.
PTDC/ESC/64875/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | Trabalho e formação de jovens e adultos de baixa escolarização. Políticas e práticas em Portugal e no Brasil. Work and Training
for Low-Educated Youth and Adults: Policies and Practices in Portugal and Brazil.
Proc. 4.1.3/CAPES/CPLP
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2008 | FAP - Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas (1974-2004).Adult Education in Portugal: Policies and Practices
(1974-2004).
Refª POCI/CED/56690/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004 - 2006 | Gradua 2: Graduate follow-up
GRADUA
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2003 | ESTER - Escolas e Territórios - a construção social dos processos educativos no contexto local. Schools and Territories -
the Social Construction of Educational Processes in the Local Context.
ESTER
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2000 - 2000 | Educação e Formação: análise comparativa dos sub-sistemas qualificação profissional de nível III. Education and Training:
Comparative Analysis of Level III Vocational Qualification Sub-Systems.
OEFP
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
|
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Concluído
|
1998 - 2000 | EGSIE - Educational Governance, Social Inclusion and Exclusion
TSEP
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
1998 - 1999 | Jeunesses, politiques d'insertion et relation avec les autres ages de vie. Une comparaison France, Pays de Galles et Portugal
DG 22
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 1998 | Modalidades da Empresa que Aprende e da Empresa Qualificante. Types of the Learning Enterprise and the Qualifying Enterprise.
OEFP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
|
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Concluído
|
1997 - 1998 | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Project Educational Territories of Priority Intervention.
IIE
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1997 - 1997 | Inquérito à Juventude Portuguesa (1997). Survey of Portuguese Youth (1997).
OPJ
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
1996 - 1996 | Les Reformes dans les Dispositifs contre l'Échec Scolaire en Europe
Programa Sócrates
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
1993 - 1996 | Centros de Formação das Associações de Escolas: Práticas Formativas e Modos de Gestão. Training Centers of School Associations:
Training Practices and Management Modes.
IIE
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1993 - 1996 | Formação Profissional em Contextos de Inovação e Mudança na Indústria Portuguesa. Professional Training in Contexts of Innovation
and Change in the Portuguese Industry.
IIE
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1991 - 1994 | A escola e o espaço local. Políticas de gestão e de formação das instituições escolares e práticas dos actores sociais externos.
The School and the Local Space: Management and Training Policies of Educational Institutions and Practices of External Social
Actors.
FCT-IIE
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1991 - 1993 | The qualitative aspects of alternance
PETRA
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
1991 - 1993 | The Structural Meaning of Alternance in Context of the Initial Education and Vocational Training Systems. A Comparative Presentation
of the EC-Countries
PETRA
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
1989 - 1989 | Factores e tipos de pobreza em Portugal. Factors and Types of Poverty in Portugal
CE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/11/26 | Transição para o ensino superior: mudanças e aprendizagens dos estudantes dos PALOP | III International Meeting of Sociology of Industry, Sociology od Work and Organisations Education, Employment and Retirement:
Transitions in risk societies
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/11/26 | Políticas públicas de educação de adultos e mercado local de trabalho: governança e desarticulação entre necessidades e ofertas de emprego no caso dos cursos EFA | III International Meeting of Sociology of Industry, Sociology od Work and Organisations Education, Employment and Retirement:
Transitions in risk societies,
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/11/26 | Juventudes populares na Amazônia setentrional brasileira e transição Escola-Trabalho: o caso dos licenciados egressos da UNIFAP | III International Meeting of Sociology of Industry, Sociology od Work and Organisations Education, Employment and Retirement:
Transitions in risk societies
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/11/26 | Deficiência e transições laborais | III International Meeting of Sociology of Industry, Sociology od Work and Organisations Education, Employment and Retirement:
Transitions in risk societies
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/10/11 | Transição para o Ensino Superior dos estudantes dos PALOP: aprendizagens e fragilidades académicas | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) “Ciências, Culturas e Cidadanias”, organizado pela SPCE
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra
|
2018/06/21 | Retrato dos estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: 2009/10 a 2016/17 | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
( Setúbal)
|
2018/02/01 | Estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: o que nos revela a investigação | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal - A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em
Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2017/12/03 | Ficar ou sair do campo, ser ou não ser agricultor: dilemas de jovens rurais do sertão sergipano | XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología
Universidade de Montevideo
|
2017/07/11 | Inserção profissional em tempos de empregabilidade. Professional Insertion in Times of Employability. | Meeting on the Job Market: Tensions and Challenges (Key note speaker)
University of Algarve
|
2017/04/06 | Contributos para a cartografia da formação profissional contínua em Portugal: uma análise estatística das tendências recentes na promoção e no acesso à formação | VII Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos
Instituto Politécnico do Porto
|
2017/03/02 | A inserção no mercado de trabalho dos jovens diplomados. | 1ª CIGECH Conferência Ibérica em Gestão Estratégica de Capital Humano,
Instituto Politécnico de Tomar
|
2017/01/26 | Drop-out and school failure in Portugal: old and new trends | School drop-out, school alienation, and diversity (invited symposium)
University of Luxembourg
|
2016/09/08 | To become an adult educator: the role of experiential learning | 9th Interim Meeting ESA RN 19 Sociology of Professions
Universidade de Aveiro
|
2016/07/06 | Por que reprovam os rapazes? Contributos para a desgenderização do insucesso escolar. | IX Congresso de Sociologia Portugal Território de Territórios
Universidade do Algarve
|
2016/07/06 | O insucesso escolar dos rapazes: entre a invisibilidade do problema e a manutenção de modos de trabalho pedagógico únicos. | IX Congresso de Sociologia Portugal Território de Territórios
Universidade do Algarve
|
2016/07/06 | A certificação de entidades formadoras: do processo aos resultados. | IX Congresso de Sociologia Portugal Território de Territórios
Universidade do Algarve
|
2015/12/02 | EPALE – Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos. | Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida
Universidade de Évora
|
2015/11/17 | Ensino Médio e Educação Profissional Integrada para Jovens e Adultos: impasses entre a retórica e a prática |
Universidade Nova de Lisboa
|
2015/08/04 | O ensino profissional português na contemporaneidade | III Colóquio Nacional a produção de conhecimento em educação profissional
Universidade de Natal
|
2015/07/09 | Das margens para um lugar de maior destaque: derivas na estratégia política da União Europeia para a educação de adultos | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. A Educação na Europa do Sul
Universidade Nova de Lisboa
|
2015/07/01 | Inserções profissionais em tempos de “empregabilidade. Professional Insertions in Times of Employability. | Colóquio Tornando profissões de sonho realidade: transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens. Colloquium
Making Dream Professions a Reality: Transitions to New Professional Worlds Attractive to Youth. (Key note speaker)
ICS- ULisboa
|
2015/03/06 | Do emprego à empregabilidade: o triunfo de uma conceção neoliberal do mercado de trabalho. From Employment to Employability: The Triumph of a Neoliberal Conception of the Labor Market. | IV Seminário do Mestrado em Educação Social. 4th Seminar of the Master's in Social Education. (Key note speaker)
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
|
2015/01/28 | Évaluation et mécanismes de régulation dans les processus des acquis au Portugal | XXVII Colloque de l’Admee Europe
Universidade de Liège
|
2015/01/28 | Avaliação da formação profissional contínua em Portugal: contributos para a definição do estado da arte | XXII Colóquio da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2015/01/28 | O insucesso escolar em Portugal – uma perspectiva de género | XXII Colóquio da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2014/11/27 | A formação profissional contínua nas empresas portuguesas: um balanço crítico da produção científica | I International Meeting of ISSOW – Work, Social Changes and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary Societies
ESE
|
2014/09/11 | Educação Profissionalizante na EU: convergências e divergências no espaço europeu | XII Congresso SPCE – Ciências da Educação: espaços de intervenção, reflexão e acção interdisciplinar
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2014/09/11 | Transições e aprendizagens: sentidos atribuídos por adultos que concluíram o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências | XII Congresso SPCE – Ciências da Educação: espaços de intervenção, reflexão e acção interdisciplinar
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2014/09/01 | Education and Training courses in Portugal. Another kind of schooling? | SGEM Conference Phychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education
(Albena, Bulgária)
|
2014/09/01 | Strangers in the classroom? Learning ways of being and teaching in Education and Training Courses in Portugal | SGEM Conference Phychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education
(Albena, Bulgária)
|
2014/09/01 | Higher Education in Portugal in the last decades. Old trends, recent challenges | SGEM Conference Phychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education
(Albena, Bulgária)
|
2014/06/19 | Remendo novo em vestido velho – democratização do acesso ou acentuação das desigualdade escolares? Os cursos profissionais nas escolas públicas em Portugal | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação
Universidade do Porto
|
2014/04/14 | Percursos e Projetos dos alunos de CEF: entre o vivido e o desejado | VIII Congresso Português de Sociologia – 40 Anos de Democracia(s). Progressos, contradições e prospectivas
Universidade de Évora
|
2014/04/14 | Emergência e declínio de novos grupos profissionais no campo da educação-formação: uma análise a partir do Programa Novas Oportunidades | VIII Congresso Português de Sociologia – 40 Anos de Democracia(s). Progressos, contradições e prospectivas
Universidade de Évora
|
2013/11/13 | Da normatividade da definição de sucesso escolar no ensino superior à pluralidade das vivências estudantis: trajetórias e perfis de mobilidade na Universidade de Lisboa | III Clabes. Tercera Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior
Universidade do México
|
2013/09/12 | Excluir para incluir: formas 'doces' de institucionalização das desigualdades escolares. Exclude to Include: 'Sweet' Forms of Institutionalizing School Inequalities. | VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais - das políticas às lógicas de ação. VI Luso-Brazilian
Seminar on Education, Work, and Social Movements - From Policies to Action Logics. (Key note speaker)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2013/05/20 | Inserção Profissional no Feminino. Female Professional Insertion. | Seminário Inserção Profissional do Graduados do ensino superior: uma realidade plural em acelerada mutação. Seminar on the
Professional Insertion of Higher Education Graduates: a Plural Reality in Rapid Mutation. (Invited Syposium)
Universidade Nova de Lisboa
|
2013/05/16 | Inserção profissional e género: a construção das desigualdades no início do ciclo de vida profissional | XV Encontro Nacional de SIOT Relações Sociais Em Tempo De Crise: Trabalho, Emprego E Justiça Social
Universidade da Beira Interior
|
2013/05/06 | Apogeu e declínio da formação de adultos em Portugal. Apogee and Decline of Adult Education in Portugal. | V Jornada Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. 5th Seminar on Education for Young and Adult Workers. (Key note)
Universidade Federal Fluminense (Brasil)
|
2013/02/05 | Is adult education and training policy (1999-2011) in Portugal based on a dilemma? The critical construction of the employable learner | Fifth World Conference on Educational Sciences
Universidade de Roma
|
2013/02/05 | 'School means nothing to me'. Vocationalism and school disaffiliation in Education and Training Courses in Portugal | Fifth World Conference on Educational Sciences
Universidade de Roma
|
2013/01/31 | “Educação e trabalho” ["Education and Work"]. Mesa redonda - Formação profissional de Jovens - realizada no XX Colóquio da AFIRSE ["Round Table - Vocational Training for Youth - Held at the XX Colloquium of AFIRSE"] | XX Colóquio da AFIRSE. XX Colloquium of AFIRSE (Invited Syposium)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2013/01/31 | O que nos dizem os alunos de CEF | XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2013/01/31 | Mecanismos de regulação no processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e a formação de educadores de adultos | XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2013/01/31 | Caracterização do sistema de formação português: o caso das entidades formadoras acreditadas | XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2012/10/11 | “Discussing Employability”. Comunicação na Mesa Redonda Managing the Employability at Higher Education Institutions, realizada no âmbito da 1st International Conference on Graduate Employability, | 1st International Conference on Graduate Employability (Invited Symposium)
Instituto Superior Técnico
|
2012/09/18 | It Is National, But ... The Discursive Agenda and The Strategic Rationalities In New Opportunities Program | ECER 2012 The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All
(Cádiz, Espanha)
|
2012/06/19 | Eles sabem que são os mal amados da escola: representações dos CEF na blogoesfera | VII Congresso da APS Sociedade, Crise e Reconfigurações
Universidade do Porto
|
2012/06/19 | Iniciativa Novas Oportunidades: genealogia de uma política de educação de adultos | VII Congresso da APS Sociedade, Crise e Reconfigurações
Universidade do Porto
|
2012/06/19 | Trajectórias de inserção dos diplomados do ensino superior e desigualdades | VII Congresso da APS Sociedade, Crise e Reconfigurações
Universidade do Porto
|
2012/06/14 | Three decades of HE expansion in Portugal: social trends and recent challenges | Conferência Political opportunity structures and higher education – international perspectives on Educational Advancement
Universidade de Giessen
|
2012/04/16 | Ponto de chegada ou (novo) ponto de partida? Entrada na universidade, experiência estudantil e dilemas de individuação | 2º Encontro A Investigação no ICS
ICS
|
2012/02/02 | Espaços Cruzados de Percursos Talhados: Os CEF em debate | XIX Colóquio da AFIRSE Revisitar os estudos curriculares – Onde estamos e para onde vamos?
Instituto de Educação
|
2011/11/25 | “Individuation through education: the experience of the 1st year university students | Conferência Social Justice and Participation: the role of higher education
Universidade de Nicósia
|
2011/11/18 | Jovens licenciados: a inserção profissional à prova do capitalismo flexível. Young Graduates: Professional Insertion Tested by Flexible Capitalism. | Colóquio Sociologia: Que ensino e que práticas profissionais? Colloquium Sociology: What Education and Professional Practices?
(Key note)
Universidade do Minho
|
2011/11/15 | A formação profissional nas empresas portuguesas: entre a tradição e os desafios da modernidade | II Simpósio Nacional Formação e Desenvolvimento Organizacional
ISCTE
|
2011/10/27 | Políticas de formação profissional contínua em Portugal: convergências e divergências entre os sectores público e privado | Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos – Gestão para a Cidadania
ESPIG (Vila do Conde, Portugal)
|
2011/08/07 | A difícil democratização do ensino superior em Portugal: o caso da Universidade de Lisboa | XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade Federal da Baia
|
2011/06/30 | An open future: schooling experiences, academic difficulties and vocational dilemmas during the first year of university | XX Meeting of Economics of Education Association
Universidade de Málaga
|
2011/05/27 | O Desemprego e as suas consequências… sobre os jovens. Unemployment and Its Consequences... on Youth. | Simpósio O Desemprego e as suas Consequências, XIV Encontro Nacional da SIOT. Symposium on Unemployment and Its Consequences,
XIV National Meeting of SIOT. (Invited Symposium)
Universidade Autónoma
|
2011/05/27 | O papel do RVCC nas políticas de formação das empresas | XIV Encontro Nacional da SIOT
Universidade Autónoma
|
2010/11/23 | O vocacionalismo no sistema educativo português: lógicas e interesses em confronto. Vocationalism in the Portuguese Educational System: Conflicting Logics and Interests. | 5º Seminário Luso-Brasileiro – Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. 5th Luso-Brazilian Seminar – Work, Education, and
Social Movements. (Key note)
Instituto de Educação
|
2010/09/30 | Youth and Labour Market in Mediterean Countries | TransEurope Conference Analysing Education, Family, Work and Welfare in Modern Socities
ECSR/QMSS22 (Bamberg)
|
2010/09/23 | Por que investem as empresas na Formação Contínua? | Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos
ESCE/IPS ( Setúbal, Portugal)
|
2010/02/18 | Jovens licenciados e ética do trabalho | XVIII Colóquio da Afirse
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2010/02/04 | Empresas e Inserção Profissional: o caso dos licenciados da Universidade de Lisboa | XX Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
Instituto Politécnico de Setúbal ( Setúbal, Portugal)
|
2009/10/16 | EDUQUAL - educar e qualificar: o caso do Programa Novas Oportunidades | I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2009/09/17 | Por que está a educação incumbida de promover a inclusão e a empregabilidade? | IV Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009/09/15 | Olhares sobre a Educação de Adultos em Portugal. Perspectives on Adult Education in Portugal. | IV Jornadas EJA. IV EJA (Education for Young and Adults) Conference. (Key note)
Universidade Federal Fluminense
|
2009/09/02 | Underschooled youths and adults in Portugal and Brazil: targets of the same logic of conformity | 9th Conference of European Sociological Association. European Society or European Societies?
ESA (Lisboa, Portugal)
|
2009/09/02 | Young University graduates: between materialist and post-materialist values | 9th Conference of European Sociological Association. European Society or European Societies?
ESA (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/15 | Inserção profissional: Análise comparativa de duas áreas de formação | XIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial do Trabalho e das Organizações
APSIOT (Lisboa, Portugal)
|
2009/04/30 | A 'fé' na educação e a adesão às competências individuais 'prescritas' | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Investigar, Avaliar e Descentralizar
IP de Bragança
|
2009/02/12 | Programa Novas Oportunidades e emprego Juvenil. New Opportunities Program and Youth Employment. | Simpósio Educação e Formação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados, VII Colóquio da AFIRSE Escola e Mundo do Trabalho.
Symposium on Education and Training for Low-Educated Youth and Adults, VII Colloquium of AFIRSE School and the World of Work.
(Invited Symposium)
FPCEUL
|
2009/02/04 | Novas oportunidades para velhos problemas: o vocacionalismo como ideologia educativa | X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009/01/23 | Quando as desigualdades sociais no acesso ao ensino superior se reflectem na inserção profissional dos licenciados | Contexto Educativos na Sociedade Contemporânea
Secção de Sociologia da Educação da APS (Lisboa, Portugal)
|
2008/12/02 | Jovens pouco escolarizados e emprego | III Seminário Luso-Brasileiro Educação Popular e Movimentos Sociais
FPCEUL (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/25 | Estruturas e práticas de formação profissional nas médias e grandes empresas em Portugal | VI Congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais: Saberes e Práticas
APS (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/25 | Percursos de inserção profissional dos Licenciados da UL | VI Congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais: Saberes e Práticas
APS (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/16 | Identidades Profissionais dos licenciados da UL | Conferência Internacional – Educando o cidadão global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2008/05/15 | O papel das empresas na estruturação dos processos de inserção: o caso dos licenciados da Universidade de Lisboa | X Jornadas do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora
Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2007/11/12 | Políticas de educação/formação para jovens: tensões e contradições | II Seminário Luso-brasileiro – Trabalho, Movimentos Sociais e Educação
Universidade de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
2007/10/24 | ‘L'insertion professionnelle comme processus de socialisation professionnelle | 3èmes Rencontres Jeunes & Sociétés en Europe et autour de la Méditerranée
Cereq (Marselha, França)
|
2007/09/02 | Transition from school to work and identity construction: professional identities of graduates from the University of Lisbon | European Sociological Association 8th Conference
ESA (Glasgow)
|
2007/03/26 | A construção social da empregabilidade: o papel da formação inicial e contínua na legitimação de uma nova forma de pensar as relações de trabalho | XII Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho
APSIOT (Lisboa, Portugal)
|
2006/04/24 | Et si l’amélioration de l’employabilité des jeunes cachait de nouvelles formes d’inégalité sociale ? | 3ème Congrès International du Management de la Qualité dans les Systèmes d’Éducation et de Formation
AMAQUEN (Rabat)
|
2005/07/12 | Algumas considerações sobre as políticas educativas para a educação profissional em Portugal. Some Considerations on Educational Policies for Vocational Education in Portugal. | Symposium Políticas educativas para o ensino profissional: novos cenários, novos desafios para educadores das comunidades
lusófonas, VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais(Invited Symposium)
CES/FE-UC
|
2003/11/20 | Transição para a vida activa: estudo comparativo de duas gerações | XIII colóquio AFIRSE/AIPELF, Regulação da Educação e Economia
AIPELF (Lisboa, Portugal)
|
2003/09/23 | Transition to work: differencies and similarities between working class adults and young people | 6th Conference of European Sociological Association, Ageing Societies, New Sociology
ESA (Múrcia, Espanha)
|
2003/04/24 | Les femmes et la politique au Portugal | Femmes Méditerranéennes
(Fès)
|
2002/09/11 | Europeanization and student mobility – Student flows – Youth networks | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Lisboa, Portugal)
|
2002/09/11 | “After all these years everything remains the same | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Lisboa, Portugal)
|
2002/04/11 | Les Femmes au Portugal: réussite à l’école et discrimination sur le marché du travail | Troisième Colloque International Les Femmes et l’Éducation
(Fès)
|
2002/02/12 | Inserção profissional dos diplomados da UL | Jornadas de Inserção na Vida Activa
(Lisboa, Portugal)
|
2001/09/06 | Lisbon University graduates: a succeful transition to precarious employment | VIII Workshop da European Research Network on Transitions in Youth
INOFOR (Sintra, Portugal)
|
2001/05/24 | Da Universidade para o trabalho: uma inserção rápida mas na precariedade | Seminário Da universidade para o mundo do trabalho
Universidade do Minho, (Braga, Portugal)
|
2001/04/10 | School and social exclusion: from promises to uncertainties | AERA Annual Meeting
(Seattle, Washington)
|
2001/03/15 | A relação escola/trabalho: do éden ao pântano dos equívocos | IX Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho Globalização e Competitividade – Novos cenários
para o trabalho
APSIOT (Lisboa, Portugal)
|
2000/09/20 | Governance of Education: the tension between modernisation and democratization | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association and the Scottish Educational research Association (Edimburgo)
|
2000/05/18 | Economic and social changes: impacts on youth | Seminário sobre Investigação e Políticas da Juventude
Comissão Europeia (Lisboa, Portugal)
|
2000/04/14 | Carreiras profissionais: novos caminhos para as relações de trabalho? | IV Congresso Português de Sociologia
APS ( Coimbra, Portugal)
|
2000/04/12 | Banlieues de Lisbonne: comment les enseignants voient leur métier | 5ª Biennale de L’Education et de la Formation
La Sorbonne (Paris)
|
1999/11/19 | Os trabalhos de casa vistos pelos alunos | IX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF
AIPELF (Lisboa)
|
1998/11/14 | Politiques d'insertion des jeunes au Portugal: mythe ou realité? | Colóquio L'Insertion des Jeunes, Nationale de Administration. (key note)
Nationale de Administration (Paris, França)
|
1998/09/10 | Exclusão social e exclusão escolar: A criação dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | II Congresso Internacional da AIPELF/AFIRSE, Educação e Política
(Lisboa)
|
1998/07/26 | From School to work: attitudes, careers and prospects of the Portuguese young people in the 90s | 14th World Congress of Sociology, Social Knowledge: heritage, challenges, perspectives
ISA (Montreal)
|
1998/04/15 | L’école et l’espace local: l’expérience portugaise des TEIPS | 4 ème Biennalle de l’Éducation et de la Formation
Sorbonne e CNAM (Paris)
|
1995/11/16 | Formação em Alternância: Limites e potencialidades | VI Colóquio da AIPELF/AFIRSE, Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho
(Lisboa, Portugal)
|
1994/11/29 | Dispositivos de formação profissional inicial na UE: o imperativo da inserção profissional | VI Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho Novas Dinâmicas Socioeconómicas: Que desafios
para a Sociologia Industrial das Orgnizações e do Trabalho?
(Lisboa)
|
1994/07/18 | Vocational Education and Training: the reasons of a choice | XIIIth World Congress of Sociology Contested Bounderies and Shifting Solidarities
ISA (Bielefeld)
|
1994/05/19 | Desenvolvimento Regional e Formação Profissional Inicial | Colóquio Estado Actual da Investigação em Formação
UNINOVA (Monte da Caparica, Portugal)
|
1993/09/08 | Educação /Economia/ Desenvolvimento Social e Pessoal | II Conferência Internacional de Sociologia de Educação Escola e Democracia: Cidadania e Desenvolvimento
ESE, Universidade do Algarve /secções de Sociologia da Educação da SPCE e APS ( Faro)
|
1993/09/08 | Formação Profissional Alternada: dos perfis profissionais às práticas curriculares - quatro estudos de caso | II Conferência Internacional de Sociologia de Educação Escola e Democracia: Cidadania e Desenvolvimento
ESE da Universidade do Algarve /secções de Sociologia da Educação da SPCE e APS (Faro)
|
1993/05/25 | Ecole/entreprise: du transfert des savoirs au dévelopement des competences | Colóquio Pour un nouveau bilan de la sociologie de l'éducation
INRP /AISLP (Paris, França)
|
1992/11/29 | Aspectos qualitativos da formação em alternância | II Congresso de Ciências da Educação
SPCE (Braga, Portugal)
|
1992/11/29 | Escola e espaço local | II Congresso de Ciências da Educação
SPCE (Braga, Portugal)
|
1992/02/05 | Os jovens e o mundo do trabalho: desemprego e inserção profissional | II Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia Estruturas Sociais e Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
1991/12/16 | A Escola e o Espaço Local. Desafios à Sociologia da Educação | 2ªJornadas da Sociologia da Educação A Investigação na Sociologia da Educação em Portugal
SPCE /APS (Leiria, Portugal)
|
1991/11/25 | Escolas Profissionais e Sistema de Aprendizagem: duas propostas de formação em análise | V Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho Organizações, Emprego e Condições de Trabalho
APSIOT (Lisboa, Portugal)
|
1990/07/02 | Políticas sociais nos finais dos anos 80 | I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
|
1989/11/24 | Um processo de inovação tecnológica na indústria de construção de máquinas-ferramentas | IV Encontro Nacional de Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho
APSIOT (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A transição para o mercado de trabalho dos jovens diplomados dos cursos profissionais, descendentes de imigrantes: identidades
e aprendizagens biográficas. "The Transition to the Job Market for Young Graduates from Professional Courses, Descendants
of Immigrants: Identities and Biographical Learnings."
Orientador de Emanuel Vasconcelos
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2023 - Atual | Intérpretes de Si: Narrativas Biográficas e Cursos de Vida de Jovens . "Interpreters of Themselves: Biographical Narratives
and Life Courses of Young People."
Orientador
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2022 - Atual | Cursos profissionais secundários STEM, gênero e outras interseccionalidades: interações com as escolhas vocacionais das estudantes
em Portugal. / "Secondary STEM Professional Courses, Gender, and Other Intersections: Interactions with Vocational Choices
of Female Students in Portugal."
Orientador
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2021 - Atual | Educação não formal e atividade profissional: a face oculta da formação em situação de trabalho / "Non-formal Education and
Professional Activity: The Hidden Face of Training in Work Place."
Orientador
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2021 - Atual | Mulheres latino-americanas migrantes na Alemanha: Formação experiencial e transformação identitária / "Latin American Migrant
Women in Germany: Experiential Training and Identity Transformation."
Orientador
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2020 - Atual | Saberes do trabalho: um olhar sobre a articulação entre os saberes constituídos e os investidos no exercício da medicina /
"Knowledge of Work: A Look at the Articulation between Constituted and Invested Knowledge in the Practice of Medicine."
Orientador
|
Education (PhD) – Adult Education (Doutoramento) |
2022/09 - 2023/12 | Contribuições Portuguesas à Educação: Modos de Convivência, Aprendizagem da Democracia e Metodologia de Ensino
Orientador
|
|
2022/09 - 2023/07 | A Reforma do Ensino Médio no Brasil e a Formação do Empresário de Si. / "The Reform of High School Education in Brazil and
the Formation of the Entrepreneur of Oneself."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2021 | Transições Biográficas dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior: Em Estudo Longitudinal na Universidade de Lisboa/ "Biographical
Transitions of Students from PALOP in the University of Lisbon"
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2020 | Reaprender a viver. Trajetória, aprendizagens e identidades de adultos com deficiência adquirida /"Relearning to Live: Trajectory,
Learning, and Identities of Adults with Acquired Disabilities.".
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2019 | Ser Professor de Português no Século XXI: O Desenvolvimento da Identidade Profissional Apoiado pelo Uso de Blogues "Being
a Portuguese Teacher in the 21st Century: Professional Identity Development Supported by the Use of Blogs."
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/01 - 2018/12 | “As assimetrias entre o currículo planejado e o executado no ensino médio integrado, rede tecnológica – no Brasil e em Portugal”./
"Asymmetries between Planned and Executed Curriculum in Integrated High School, Technological Network – in Brazil and Portugal."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/09 | Destinos plurais e (im) prováveis de universitários de camadas populares na Amazônia: recursos desiguais, trajetórias e inserção
profissional. / "Plural and (Im)Probable Destinations of University Students from Popular Strata in the Amazon: Unequal Resources,
Trajectories, and Professional Insertion."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/03 | Vida Universitária e Juventudes: passagens e impasses. / "University Life and Youth: Passages and Impasses."
Orientador
|
|
2017 - 2018 | A história de si dos professores de Batuva: palavras transpassadas por outras palavras no espaço-tempo da travessia da formação
e transformação. / "The Self-Story of Batuva's Teachers: Words Pierced by Other Words in the Space-Time of Training and Transformation
Crossing."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Master) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Integração de Enfermeiros no Bloco Operatório: criação de um dispositivo de formação. /"Integration of Nurses in the Operating
Room: Creating a Training Device."
Orientador
|
Educação e Formação - Organização e Gestão da educação e Formação (Master) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Na Mira do Sucesso – estratégias de combate ao insucesso escolar dos estudantes estrangeiros. / "In the Crosshairs of Success
– Strategies to Combat Academic Failure among Foreign Students."
Orientador
|
Ciências da Educação - Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2018 | Pode alguém ser quem não é? Percursos de transição para a vida adulta de pessoas classificadas com deficiência mental. "Can
Someone Be Who They Are Not? Transition Pathways to Adulthood for Individuals Classified with Intellectual Disabilities.".
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | A Promoção do Inglês Técnico Aeronáutico na Formação dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves./ "The Promotion of Technical
Aeronautical English in the Training of Aircraft Maintenance Technicians."
Orientador
|
Educação e Formação - Organização e Gestão da educação e Formação. (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | A Educação em meio hospitalar: um estudo de caso. / "Hospital-based Education: A Case Study."
Orientador
|
Educação e Formação - Organização e Gestão da educação e Formação. (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2017 | Formação e exercício do trabalho: práticas e lógicas de formação profissional contínua numa grande empresa."Training and Exercise
of Work: Practices and Logics of Continuous Professional Training in a Large Company".
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015/09 - 2016/08 | Oficinas de arte e ofício: experiências educacionais no espaço de circulação de ideias pedagógicas e da ação missionária dos
salesianos no Brasil e em Portugal. / "Workshops of Art and Craft: Educational Experiences in the Space of Circulation of
Pedagogical Ideas and Missionary Action of the Salesians in Brazil and Portugal."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015/02 - 2016/01 | Juventude, educação e trabalho: as ações do Estado e as iniciativas da sociedade civil para garantir os direitos de jovens
da periferia de Fortaleza- Ceará, Brasil. / "Youth, Education, and Work: State Actions and Civil Society Initiatives to Ensure
the Rights of Young People from the Outskirts of Fortaleza, Ceará, Brazil."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015/02 - 2016/01 | educação e trabalho: as ações do Estado e as iniciativas da sociedade civil para garantir os direitos de jovens da periferia
de Fortaleza- Ceará, Brasil/ "Youth, Education, and Work: State Actions and Civil Society Initiatives to Ensure the Rights
of Young People from the Outskirts of Fortaleza, Ceará, Brazil."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Formação profissional numa empresa de ostreicultura. / "Professional Training in an Oyster Farming Company."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos. (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2016 | No sertão da minha terra, o sentido da escolarização, as expectativas profissionais e o discurso sobre identidade e individualizações
de jovens rurais estudantes do ensino médio em escolas urbanas."In the Hinterland of My Land: The Meaning of Schooling, Professional
Expectations, and Discourse on Identity and Individualizations of Rural Youth Studying in Urban High Schools."
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
|
2012 - 2016 | Retratos de uma realidade social: trajetórias escolares e profissionais de jovens adultos trabalhadores diplomados no PROEJA.
"Portraits of a Social Reality: School and Professional Trajectories of Young Adult Workers Graduated from PROEJA."
Orientador
|
Doutoramento em Educação – especialidade de Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | A Formação Profissional Contínua no El corte Inglês. "Continuing Professional Training at El Corte Inglés."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Ideia(s) e Movimento Sindicalismo libertário, educação e trabalho / "Idea(s) and Movement(s). Libertarian Syndicalism, Education,
and Work.".
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Quinta Pedagógica: uma proposta de educação não formal / "Quinta Pedagógica: A Proposal for Non-formal Education."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Mercado de trabalho e (re) qualificação profissional / "Labor Market and (Re)Professional Qualification."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Prova de Aptidão Profissional. Um universo de possibilidades de intervenção a descobrir. / "Professional Aptitude Test. A
Universe of Intervention Possibilities to Discover."
Orientador
|
Ciências da Educação - Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012/01 - 2013/06 | Ensino superior e inserção profissional: uma incursão pelas trajetórias e disposições de jovens empreendedores. / "Higher
Education and Professional Insertion: An Incursion into the Trajectories and Dispositions of Young Entrepreneurs."
Orientador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | E-Portefólio na Disciplina de TIC: Uma experiência com alunos do7ªano / "E-Portfolio in the ICT Subject: An Experience with
7th Grade Students."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos. Trabalho de Projeto. (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Por que acumulam módulos em atraso, os alunos do Ensino profissional? / "Why do Vocational Education Students Accumulate Backward
Modules?"
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Pensar a avaliação da formação: reformulação do dispositivo de avaliação da Renault Retail Group. / "Thinking about Training
Evaluation: Reformulation of the Evaluation Device at Renault Retail Group."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Língua Estrangeira nos Cursos EFA de Nível Secundário. / "The Foreign Language in Secondary Level EFA Courses."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Determinantes para a continuação de estudos e formação profissional. / "Determinants for Continuing Studies and Professional
Training."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Adaptação do processo de RVCC-NS aos adultos com dificuldades auditivas. / "The Adaptation of the RVCC-NS Process for Adults
with Hearing Difficulties."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A importância do técnico de educação na melhoria da componente pedagógica de um centro de formação. / "The Importance of the
Education Technician in Improving the Pedagogical Component of a Training Center."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | O impacto do processo de RVCC no desenvolvimento vocacional. / "The Impact of the RVCC Process on Vocational Development."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A formação em contexto de trabalho dos jovens do ensino profissional de uma escola pública. / "Workplace Training for Vocational
Education Students in a Public School."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Tutoria. Um Caminho possível para o sucesso escolar. / "Tutoring. A Possible Path to Academic Success."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Adaptação ao Ensino Superior: um estudo com adultos certificados através do processo de RVCC / "Adaptation to Higher Education:
A Study with Adults Certified through the RVCC Process.".
Coorientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Balanço de Competências – Uma realidade invisível ou uma tardia descoberta. / "Competence Assessment – An Invisible Reality
or a Late Discovery."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Que motivos levam à escolha de um CEF?. / "What Reasons Lead to Choosing a CEF?"
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Motivação, objetivos e expetativas dos adultos que frequentam os Cursos EFA. / "Motivation, Objectives, and Expectations of
Adults Attending EFA Courses."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | INOV-JOVEM – Análise de uma medida de política ativa de emprego. / "INOV-JOVEM – Analysis of an Active Employment Policy Measure."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Cursos de Especialização Tecnológico (CET) – Formação e percursos de vida. / "Technological Specialization Courses (CET) –
Training and Life Paths."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Do perfil profissional ao plano de formação à medida: competências requeridas vs. Competências existentes. / "From Professional
Profile to Tailored Training Plan: Required Skills vs. Existing Skills."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico / "A Look at the RVCC Basic Level Process.".
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Processo RVCC para o Público Invisual. / "RVCC Process for the Blind Public."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | PRA: para reviver aprendizagens. / "PRA: To Relive Learnings."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Impactos do Processo RVCC de nível básico: aprender compensou? / "Impacts of the Basic Level RVCC Process: Did Learning Pay
Off?".
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Estratégias para promover a integração de adultos pouco escolarizados na Iniciativa Novas Oportunidades / "Strategies to Promote
the Integration of Low-Educated Adults in the New Opportunities Initiative."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A integração da perspectiva intercultural os processos de RVCC. "The Integration of the Intercultural Perspective in the RVCC
Processes."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Desistência e abandono nos cursos de educação e formação. / "Dropout and Abandonment in Education and Training Courses."
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A gestão da formação na sucursal da MUNDISERVIÇOS em Cabo Verde. / Training management at the MUNDISERVIÇOS branch in Cape
Verde
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Sentir a educação no mundo rural: conhecer para intervir./ Feeling education in the rural world: knowing in order to intervene
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Trajectórias de vida e frequência do Processo de RVCC NS – Uma análise ao caso do Centro Novas Oportunidades de Benavente.
/ Life trajectories and attendance at the NS RVCC Process - An analysis of the case of the Benavente New Opportunities Center
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas: contributos para a educação de adultos. / ). Grundtvig and Danish folk schools:
contributions to adult education
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Voluntariado: Uma atitude solidária para ajudar a Construir o Futuro de alguns jovens. /
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | “Viver” a Leitura: A dinamização da leitura na biblioteca. Living Reading: Making reading more dynamic in the library
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Estrutura Funcional RVCC – PRO. RVCC - PRO Functional Structure
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A Apropriação das TIC, por parte dos Adultos, no Processo RVCC de nível básico. / The appropriation of ICT by adults in the
basic level RVCC process
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A Formação Profissional numa empresa multinacional: um trunfo indispensável. / Vocational training in a multinational company:
an indispensable asset.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na (re) definição de trajectórias de desenvolvimento
pessoal, social e profissional. / The role of Skills Recognition, Validation and Certification process in the (re)definition
of personal, social and professional development paths
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Reconhecimento de Adquiridos Experienciais como impulsionador de novos Projetos. / The Recognition of Experiential Acquisitions
as a Driver for New Projects.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A leitura, descodificação e operacionalização do núcleo Fundamentos da cultura, língua e comunicação. / Reading, decoding
and operationalizing the core Fundamentals of culture, language and communication
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | K’ CIDADE : um modo de viver a intervenção comunitária. / K' CIDADE: a way of living community intervention.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A transformação da profissão do conservador-restaurador: Um estudo da socialização e construção das identidades profissionais.
/ The transformation of the conservator-restorer profession: A study of socialization and the construction of professional
identities
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Organização Flexível do Conhecimento: Estratégias para a Retenção e Transmissão do Conhecimento e do Saber-fazer nas Empresas
do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Electromecânico. / Flexible Knowledge Organization: Strategies for Retaining and Transmitting
Knowledge and Know-how in Companies in the Metallurgical, Metalworking and Electromechanical Sectors.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Olhares para a matemática depois de um processo RVCC. A look at mathematics after an RVCC process.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A etnia cigana – cultura e educação. / The Roma - culture and education.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores. ). Training needs
analysis as a strategy for planning in-service teacher training
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Centro de Formação da Mulher “WUXA”. / "WUXA" Women's Training Center.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O impacto sócio-familiar do processo RVCC. / The socio-family impact of the RVCC process
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Construção de Dispositivo de Avaliação da Satisfação na Formação. / Construction of a Device for Evaluating Satisfaction in
Training
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Combater a Desistência de Adultos nos cursos EFA escolar, nível secundário. Combating adult dropout in school-based EFA courses
at secondary level.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Dar sentido à Formação. Investigação voluntária no e para o Bairro / Giving meaning to training. Voluntary research in and
for the neighborhood.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Percurso Formativo dos Cursos EFA-NS – Uma Dinâmica Global ou um Referencial Problematizador. The Training Path of EFA-NS
Courses - A Global Dynamic or a Problematizing Reference.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Intervir no CNO do CREF de Sesimbra: estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC. / Intervening at the CREF
CNO in Sesimbra: strategies to reduce the number of suspensions in the RVCC.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Educação e Formação de Adultos e Ensino Superior – linhas de desenvolvimento do apoio ao estudante adulto. / Adult Education
and Training and Higher Education - lines of development for adult student support
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Formação Profissional destinada a pessoas com Deficiência Visual – um Estudo de Caso. / Vocational training for people with
visual impairments - a case study
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Reflexões sobre um percurso profissional. / Reflections on a professional career
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Entre Bruxelas e Lisboa: A europeização das políticas educativas no Programa Novas Oportunidades / Between Brussels and Lisbon:
The Europeanization of educational policies in the New Opportunities Programme
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Educação para a Cidadania e Igualdade de Género em Portugal e Moçambique. Education for Citizenship and Gender Equality in
Portugal and Mozambique.
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A desistência em processos RVCC-NS: intervir para prevenir. / Dropout in RVCC-NS processes: intervening to prevent it
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Leiria: um percurso condicionado. The New Opportunities
Center of the Vocational Training Center of Leiria: a conditional journey
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Construção de um Plano de Formação para a Equipa Técnico-Pedagógica. A realidade de um Centro de Novas Oportunidades da Escola
de Hotelaria e Turismo de Lisboa. ). Construction of a Training Plan for the Technical-Pedagogical Team. The reality of a
New Opportunities Center at the Lisbon Hotel and Tourism School
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Do formador ao agente de mudança – um caminho possível. / From trainer to change agent - a possible path
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A Autobiografia Exploratória como Contributo para a Demonstração de Carácter Formativo das Experiências de Vida. / Exploratory
Autobiography as a Contribution to Demonstrating the Formative Character of Life Experiences
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Combate à desistência em cursos EFA Pós-laboral. / Combating drop-out rates in after-school EFA courses
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Abandono e Insucesso no Sistema de Aprendizagem em Alternância num Centro de Formação Profissional. / Dropout and Failure
in the Alternate Learning System at a Vocational Training Center
Orientador
|
Ciências da Educação – Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Cursos EFA – Recrutamento e Selecção de Formandos. / EFA Courses - Recruitment and Selection of Trainees
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Construir um dispositivo de formação para educadores populares. / Building a training system for popular educators
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Ser jovem, uma aventura de risco. / Being young, a risky adventure
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | A Importância das Parcerias da Aprendizagem ao Longo da Vida. / The Importance of Lifelong Learning Partnerships
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Feira das Famílias – Encontro de Culturas. / Encounter of Cultures
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Centro Novas Oportunidades – Novos Desafios – A Agência Nacional Para a Qualificação, I.P. Como Entidade Reguladora da Rede
Nacional de Centros Novas Oportunidades. / New Opportunities Center - New Challenges - The National Agency for Qualification,
I.P. As Regulator of the National Network of New Opportunities Centers
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Animação de Actividades Formativas Integração de Mulheres Indianas. / Animation of Training Activities Integration for Indian
Women
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Histórias de Vida de Grupos no K’CIDADE. / Life Stories of K'CIDADE Groups
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Novas Formas de Certificação e de Validação de Saberes e Competências. / New Forms of Certification and Validation of Knowledge
and Skills
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | O Retorno à Escola – À Procura de Formação nos Cursos EFA. / Returning to School - Looking for Training in EFA Courses
Orientador
|
|
2008 - 2009 | Empreendedorismo e formação para inovar na agricultura. / Entrepreneurship and training to innovate in agriculture.
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Os Mais Pequenos Descobrem o Museu da Água – Visitas Guiadas e Outras Actividades. / The Little Ones Discover the Water Museum
- Guided Tours and Other Activities
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Educação de Jovens e Adultos: o Uso do Portefólio na Formação de Alfabetizadores. / Youth and Adult Education: The Use of
Portfolios in Literacy Training
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Família e Escola: Dois Mundos, uma Finalidade! / Family and School: Two Worlds, One Purpose!
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Práticas de Animação de Idosos. / Animation Practices for Older People
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2008 | Combater a Desistência de Adultos nos Centros de Novas Oportunidades / Combating Adult Dropout at New Opportunities Centers
Orientador
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/11/26 - 2018/11/27 | III International Meeting of Sociology (ISSOW) (2018/11/26 - 2018/11/27)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2018/02/08 - 2018/02/10 | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | III International Meeting of Sociology (ISSOW) (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2017/11/23 - 2017/11/24 | XVII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2017/05/12 - 2017/05/13 | 13th Conference of Quality in Education and Training (CIMQUSEF13) (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017/02/02 - 2017/02/04 | XXIV Colóquio da AFIRSE (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/11/24 - 2016/11/25 | II Encontro Internacional Work, Professions and Organizations (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2016/07/11 - 2016/07/13 | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/06/21 - 2016/06/22 | I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/02/18 - 2016/02/19 | VI Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2016/01/13 - 2016/01/15 | 28º Colóquio Internacional da ADMEE- Europa (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015/11/27 - 2015/11/28 | XVI Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2015/01/29 - 2015/01/31 | XXII Colóquio da AFIRSE (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014/11/27 - 2014/11/28 | I International Meeting of Sociology (ISSOW) (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2013/09/12 - 2013/09/13 | VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013/09/12 - 2013/09/13 | VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais (2013 - 2013)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013/05/16 - 2013/05/17 | XV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2013/01/31 - 2013/02/02 | XX Colóquio da AFIRSE (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013/01/28 - 2013/01/29 | IV Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2011/05/26 - 2011/05/27 | XIV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (2011 - 2011)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, Portugal |
2011/02/03 - 2011/02/04 | III Jornadas de Educação e Formação de Adultos (2011 - 2011)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/11/13 - 2010/11/15 | V Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2010/11/13 - 2010/11/15 | V Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2010/10/08 - 2010/10/09 | 1º Encontro de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE2010) (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2010/09/23 - 2010/09/24 | II Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2009/02/12 - 2009/02/14 | XVII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (2009 - 2009)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2008/12/02 - 2008/12/04 | III Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2008 - 2008)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2007 - 2007 | Congrés Internationaux du Management de la Qualité dans les Systèmes d’Éducation et de Formation (CINQUESEF) (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Avaliação da formação e tecnológica no Brasil: a construção de uma política nacional (2019-2015)
Arguente principal
|
Ana Catarina da Costa Dantas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | Cursos de aprendizagem e equidade no campo educativo: um estudo sobre representações, reconhecimento e imagem social do ensino
profissionalizante de jovens em Portugal
Arguente principal
|
Alexandra Doroftei (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 | Educação Básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI
Arguente principal
|
C. A. Souza (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2018 | Para além da dicotomia cuidar/educar: sentidos e significados da intervenção no contexto de creche
Arguente
|
I. M. T. Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | A construção de saberes no processo de ensino aprendizagem no ensino médio da modalidade educação de jovens e adultos em Tucuruí
–Pa
Arguente principal
|
A. L. P. Andrade (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 | Peritos, Conhecimento e Regulação da Educação: estudo da ação dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária entre 2006-2012.
Presidente do júri
|
A. C. B. B. Gama (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 | Sistema de ensino, transição societal e práticas educativas de actores sociais: o caso de alunos de fracos recursos socioeconómicos
em Luanda (Angola)
Arguente principal
|
V. G. Correia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em Educação de Infância e Ensino Básico (1º ciclo)
Arguente principal
|
C. P. M. Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Aprender a lidar com o fim da vida no desempenho da profissão de enfermagem
Presidente do júri
|
M. F. M. Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 | A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio e integrado
Arguente principal
|
L. A. Baptaglin (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2014 | Modalidades de Divulgação das Práticas Pedagógicas em Contexto de Educação Pré-Escolar
Arguente
|
A. M. Lemos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 | Entre Brobdingnac e Lilliput: A apresentação de si na narrativa autobiográfica produzida nos processos de reconhecimento,
validação e certificação de competências
Arguente principal
|
A. G. M. Calha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 | Construir e Construir-se numa Associação de Bairro: O Moinho da Juventude, na Cova da Moura
Arguente
|
I. D. H. Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | Trabalho, Educação e Currículo do Ensino Médio: um estudo a partir das perspectivas dos professores e alunos numa escola da
Amazônia
Arguente principal
|
J. S. Macedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Educação e Formação de Adultos: Reconhecimento, Validação e Certificação de competências de adultos sem escolaridade básica
obrigatória na Região Autónoma da Madeira
Arguente principal
|
M. M. V. T. Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 | Missionários, Conservadores e Visionários: Itinerários tipo na reconfiguração profissional dos professores de enfermagem
Arguente
|
A. F. S. Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | Uma outra forma de fazer escola: A Voz do Operário da Ajuda
Arguente
|
P. Paulus (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | (E)Feitos das políticas de territorialização em Educação. Lógicas, processos e acções de inclusão social e educativa em escolas
de intervenção prioritária
Arguente principal
|
D. Araújo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | Aprender a ser Enfermeiro. A construção identitária profissional por estudantes de enfermagem
Arguente
|
M. Serra (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | As formigas e os carreiros. Uma abordagem de inspiração biográfica aos percursos de aprendizagem e à construção identitária
dos Assistentes Sociais
Arguente
|
I. Passarinho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | Aprender a ser cigano hoje: empurrando e puxando fronteiras
Arguente
|
M. M. Paiva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | Políticas e práticas de formação em grandes empresas: situação actual e perspectivas futuras
Arguente
|
A. Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | Viver com ou sem abrigo? Etnografia dos Lugares vazios
Arguente
|
S. M. P. Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | O ensino Politécnico em Portugal: a construção de uma identidade perante os desafios de mudança (entre o final do século XX
e o início do século XXI)
Arguente principal
|
C. V. U. Valadas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | Enfermeiros nas comunidades: produção de cuidados e reconstrução identitária
Arguente
|
L. D`Espiney (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 | Orientação no plural: promessas e limites do serviço público de orientação profissional
Arguente principal
|
B. Dionísio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 | A importância do grupo-turma e do círculo de amigos no sucesso ou insucesso escolar
Arguente principal
|
P. M. M. Brás (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 | Exuberâncias e (Trans)figurações de si numa Casa da Juventude. Etnografia de fragilidades e de estratégias juvenis para o
reconhecimento e para a dignidade
Arguente principal
|
S. M. Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | ESREA | |
2012 - Atual | APCEP | |
1995 - Atual | APS - Associação Portuguesa de Sociologia | |
1992 - Atual | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
1989 - Atual | APSIOT - Associação Portuguesa de Sociologia Ondustrial, do Trabalho e das Organizações |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/08 | Contribuições Portuguesas à Educação: Modos de Convivência, Aprendizagem da Democracia e Metodologia de Ensino - Pos-doc | Claudia Maria Moura Pierre Professora da Universidade Regional do Cariri |
2022/09 - 2023/08 | A Reforma do Ensino Médio no Brasil e a Formação do Empresário de Si Pos-doc | Renata Peres Barbosa, Professorada Universidade Federal do Pará |
2019/06 - 2020/05 | O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no IFSul - Pos-doc | Luciana Neves Loponte Prof do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, |
2018/01 - 2018/12 | “As assimetrias entre o currículo planejado e o executado no ensino médio integrado, rede tecnológica – no Brasil e em Portugal” - Pos-doc | Bentes, Haroldo de Vasconcelos - Professor Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Brasil |
2017/10 - 2018/12 | Destinos plurais e (im) prováveis de universitários de camadas populares na Amazônia: recursos desiguais, trajetórias e inserção profissional Pos-doc | Ribeiro, Adalberto Carvalho - Professor da Universidade Federal do Amapá Brasil |
2017/10 - 2018/03 | Vida Universitária e Juventudes: passagens e impasses Pos-doc | Teixeira, Ana Maria Freitas Teixeira - Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Br |
2015/09 - 2016/08 | Oficinas de arte e ofício: experiências educacionais no espaço de circulação de ideias pedagógicas e da ação missionária dos salesianos no Brasil e em Portugal. os-doc | Almeida, Núbia Professora da Universidade Regional do Cariri – Crato |
2015/02 - 2016/01 | Juventude, educação e trabalho: as ações do Estado e as iniciativas da sociedade civil para garantir os direitos de jovens da periferia de Fortaleza- Ceará, Brasil Pos-doc | Pereira, Sonia - Professora da Universidade Federal do Ceará |
Distinções
Prémio
2013 | Prémio para a melhor comunicação apresentada na, Conferência Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior |
2000 | Prémio Escolar "António Sérgio" para a melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|