???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Alexandre Ferreira Chaló

Nomes de citação

  • Chaló, Paulo Alexandre Ferreira
  • Chalo, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
7313-3D43-1DC9
ORCID iD
0000-0003-2162-0244
Google Scholar ID
LkNChsoAAAAJ
Scopus Author Id
57193694738

Endereços de correio eletrónico

  • paulo.chalo@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário, Quinta da Granja Monte de Caparica, 2829-511, Caparica, Almada, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2024/04/26
Concluído
Doctor of Philosophy in Health, Social Care, Education (PhD) (Doctor of Philosophy)
Especialização em Education
Kingston and St George's Faculty of Health Social Care and Education, Reino Unido
"Developing a framework on the students’ essential competencies to complete the PhD and strategies for their development: A study in England and Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/09/01 - 2017/06/09
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gestão de ansiedade no ensino superior: O contributo de um programa de biofeedback" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2012/06/22 - 2013/07/09
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clinica e da Saude
Universidade de Aveiro, Portugal
"Biofeedback na prevenção da ansiedade em alunos universitários" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2000/09/20 - 2005/08/04
Concluído
Psicologia Clinica e de Aconselhamento (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Estudo do traço agressivo na activação fisiológica em diferentes estimulos visuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/20 - 2017/08/31 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Wellness coach Trabalhador Independente, Portugal
Pulso Portugal, Portugal
2023/03 - Atual Desempenho, a título de trabalhador independente, de funções de Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta Trabalhador Independente, Portugal
2023/01 - Atual Consultoria e colaboração em projetos de investigação Trabalhador Independente, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023/04 - 2023/06 Formador Universidade Aberta, Portugal
2007/07/01 - 2017/08/31 Desempenho, a título de trabalhador independente, de funções de Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta Trabalhador Independente, Portugal
2015/02/23 - 2015/03/31 Consultoria na preparação de candidaturas a projectos de Financiamento Internacionais, nomeadamente programa Horizon 2020 Universidade de Aveiro, Portugal
2009/05/01 - 2014/05/31 Educador Social Instituto da Segurança Social, Portugal
2008/01/01 - 2008/09/30 Desenvolvimento e Implementação de Projectos de Intervenção na Comunidade. Instituto de Educação e Cidadania IEC, Portugal
2006/07/01 - 2007/06/30 Estágio Profissional em Psicologia. Avaliação e acompanhamento psicológico. Participação na equipa multiprofissional. Instituto da Segurança Social, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2024/04/26 Developing a framework on the students’ essential competencies to complete the PhD and strategies for their development: A study in England and Portugal
SFRH/BD/120013/2016
Bolseiro de Doutoramento
Kingston and St George's Faculty of Health Social Care and Education, Reino Unido
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01 - Atual BIOSMAD - Programa de Biofeedback para a Promoção da Saúde Mental dos Alunos de Doutoramento
UIDB/04312/2020
Consultoria e colaboração
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. Autor correspondente: Chalo, P.. "Which competencies are essential to achieving a PhD degree? The perceptions of Portuguese PhD supervisors". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro, 2021.
    Publicado • Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
  2. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. Autor correspondente: Chalo, P.. "Saúde Mental dos alunos de Doutoramento: Desafios de um ciclo em mudança". Trabalho apresentado em V Congresso da RESAPES - Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades – Contributos da Psicologia no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  3. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Biofeedback e bem-estar na universidade: 6 anos de estudos na intervenção sobre stresse e ansiedade elevada". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
    Submetido
  4. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pereira, Anabela Maria Sousa; Pinho, Lara; Chaves, Claudia. "Controlo da ansiedade e biofeedback em estudantes de enfermagem". Trabalho apresentado em VII Congresso Internacional ASPESM: Evidência e Prática Clínica em Saúde Mental, 2016.
    Publicado
  5. Chalo, P.; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa; Mateus, Helena. Autor correspondente: Chalo, P.. "Biofeedback na prevenção da ansiedade no Ensino Superior: impacto da duração na eficácia". Trabalho apresentado em 1as jornadas internacionais de saúde da escola superior de saúde da Universidade de Aveiro, 2016.
    Publicado
  6. Monteiro, Sara; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Vagos, Paula; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Stresse em estudantes: Avaliação da eficácia da terapia cognitivo-comportamental breve em grupo". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2014.
    Publicado
  7. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Contributo do biofeedback na gestão do stresse e ansiedade no ensino superior". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2014.
    Publicado
  8. Monteiro, Sara; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Vagos, Paula; Pereira, Anabela Maria Sousa; Monteiro, S.; Vagos, Paula; Direito, I., Vicente, R., Fonseca, A., Santos, C., Sancho, L., Chaló, P., Martins, L.& Pereira, A.. "Stresse em estudantes: Avaliação da eficácia da terapia cognitivo-comportamental breve em grupo [Students' stress: The efficacy of brief group cognitive-behavioral therapy]". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisbon, Portugal, 2014.
    Publicado
  9. vicente, rita; Pereira, Anabela Maria Sousa; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira. "Eficácia de um programa de confronto com o stresse". Trabalho apresentado em III Congresso Nacional da RESAPES-AP, 2014.
    Publicado
  10. Chaló, Paulo. "Promoção da saúde no ensino superior: Revisão sistemática.". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
    Publicado
  11. Chaló, Paulo; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa. "A eficácia do biofeedback na prevenção e redução do stress e ansiedade em alunos no primeiro ano do ensino superior: Estudo exploratório". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Anabela; Chaló, Paulo. "Biofeedback training in PhD students’ mental health: A preliminary study". International Journal of Psychology and Neuroscience 9 2 (2023): 12-25. http://dx.doi.org/10.56769/ijpn09202.
    Acesso aberto • 10.56769/ijpn09202
  2. Paulo Chaló; Isabel Huet; Dimitra Nikoletou; Anabela Pereira. "Supporting Ph.D. students' skills development: A three-stage doctoral program". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1145342.
    10.3389/feduc.2023.1145342
  3. Lopes, Diniz; Garrido, Margarida V.. "Gestão da ansiedade na adaptação ao ensino superior: O contributo do biofeedback". PSICOLOGIA 31 2 (2017): 137-328. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1625.
    Acesso aberto • 10.17575/rpsicol.v31i2.1625
  4. Chaló, Paulo; Pereira, Anabela Maria Sousa; Batista, Patrícia; Sancho, Luis. "Brief Biofeedback Intervention on Anxious Freshman University Students". Applied Psychophysiology and Biofeedback 42 3 (2017): 163-168. http://dx.doi.org/10.1007/s10484-017-9361-5.
    Publicado • 10.1007/s10484-017-9361-5
  5. Chaló, Paulo; Batista, Patrícia; Pereira, Anabela. "Biofeedback training on university student's anxiety management: A systematic review". Biomedical Research and Clinical Practice 2 1 (2017): http://dx.doi.org/10.15761/brcp.1000129.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15761/BRCP.1000129
  6. Chaló, Paulo; Pereira, Anabela Maria Sousa; Mateus, Helena; Batista, Patricia; Oliveira, Carla. "Brief Biofeedback Intervention for Stress and Anxiety: A Study with Nursing College Students". International Journal of Nursing 4 1 (2017): 7-12. http://dx.doi.org/10.15640/ijn.v4n1a2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15640/ijn.v4n1a2
  7. Chaló, Paulo; Pereira, Anabela; Sancho, Luís; Mateus, Helena. "BIOFEEDBACK AND ANXIETY IN HIGHER EDUCATION: COMPARISON OF TWO BRIEF INTERVENTION PROGRAMS". Psicologia, Saúde & Doenças 17 1 (2016): 60-66. http://dx.doi.org/10.15309/16psd170109.
    Acesso aberto • 10.15309/16psd170109
Entrada de dicionário
  1. Chalo, P.. "Biofeedback". In Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, editado por Jardim, Jacinto. Gradiva, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Querido, Luís. 15º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE – ATAS. Portugal. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Pereira, A.S.; Moreira, A.A.; Chaló, P.; Sancho, L.; Varela, A.; Oliveira, C.. Development challenges of a full integrated app in higher education. 2016.
  3. Pereira, A.S.; Moreira, A.A.; Chaló, P.; Sancho, L.; Varela, A.; Oliveira, C.. Development challenges of a full integrated app in higher education. 2016.
Poster em conferência
  1. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Fatores de risco no bem-estar e saúde mental dos alunos de doutoramento". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
  2. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pinho, Laura; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Controlo da ansiedade e biofeedback em estudantes de enfermagem". Trabalho apresentado em VII Congresso Internacional da ASPESM, 2016.
  3. Pereira, Anabela Maria Sousa; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Paula Vagos; Ines Direito. "Brief biofeedback intervention program in university students with high anxiety levels". Trabalho apresentado em 34th STAR conference, 2013.
  4. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Biofeedback e redução do stress e ansiedade em contexto académico". Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2013.
  5. Brites, Jose; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira. "Evaluation of electrodermal responses in individuals with different levels of aggressiveness". Trabalho apresentado em 45th Annual Meeting of the Society for Psychophysiological Research, 2005.
Resumo em conferência
  1. Pereira, Anabela Maria Sousa; Queirós, Cristina; Patrícia Batista; Jardim, Jacinto; Gomes, Rosa Maria da Silva; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira. "Promoção da Saúde Mental nos Alunos de Doutoramento". Trabalho apresentado em 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2024.
    Publicado
  2. Chalo, P.; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Biofeedback e bem-estar na universidade: 6 anos de estudos na intervenção sobre stresse e ansiedade elevada". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2023.
    Publicado
  3. Pereira, Anabela Maria Sousa; Chalo, P.; Batista, P; Pinho, A. Autor correspondente: Pereira, Anabela Maria Sousa. "Saúde mental dos estudantes de doutoramento e o desenvolvimento de competências inovadoras". Trabalho apresentado em Educação Empreendedora e Cidadania: Construindo Pontes, Criando Futuro, 2022.
    Publicado
  4. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Are there key competencies for PhD completion? Perceptions of English and Portuguese supervisors". Trabalho apresentado em SRHE Annual Research Conference 2021, 2021.
    Publicado
  5. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Fatores de risco no bem-estar e saúde mental dos alunos de doutoramento". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
    Publicado
  6. Pereira, Anabela Maria Sousa; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Mateus, Helena; Sancho, Luís. "Biofeedback and stress management in university first year nursing students". Trabalho apresentado em 3rd WORLD CONGRESS OF HEALTH RESEARCH, 2016.
    Publicado
  7. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa; Mateus, Helena. "Gestão da ansiedade na adaptação ao ensino superior: O contributo do biofeedback". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
    Publicado
  8. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa; Mateus, Helena. "Biofeedback na prevenção da ansiedade no ensino superior: impacto da duração na eficácia". Trabalho apresentado em 1as Jornadas Internacionais de Saúde da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, 2016.
    Publicado
  9. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pereira, Anabela Maria Sousa; Sancho, Luís; Mateus, Helena. "Biofeedback e ansiedade no ensino superior: comparação da eficácia entre dois programas breves". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2016.
  10. Pereira, Anabela Maria Sousa; Sancho, Luís; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Chaves, Claudia. "Personal biofeedback: E-health technology promoting self-wellbeing". Trabalho apresentado em 2nd World congress of health research, 2014.
  11. Pereira, Anabela Maria Sousa; Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Paula Vagos; Ines Direito. "Brief biofeedback intervention program in university students with high anxiety levels". Trabalho apresentado em 34th STAR conference, 2013.
    Publicado
  12. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira. "Promoção da saúde no ensino superior: Revisão sistemática". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
    Publicado
  13. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Sancho, Luís; Pereira, Anabela Maria Sousa. "A eficácia do biofeedback na prevenção e redução do stress e ansiedade em alunos no primeiro ano do ensino superior: Estudo exploratório". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  14. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Pereira, Anabela Maria Sousa; Sancho, Luís. "Brief biofeedback intervention program in university students with high anxiety level". Trabalho apresentado em 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, 2013.
    Publicado
  15. Brites, Jose; Chalo, P.; Baptista, Américo. "Evaluation of electrodermal responses in individuals with different levels of aggressiveness". Trabalho apresentado em 45th Annual Meeting of the Society for Psychophysiological Research, 2005.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Gestão da Ansiedade no Ensino Superior: O Contributo de Um Programa de Biofeedback.". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21257.
  2. "Biofeedback na Prevenção da Ansiedade em Alunos Universitários". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11556.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Biofeedback e intervenção na Ansiedade e Depressão
Egas Moniz School of Health & Science
2021 Are there key competencies for PhD completion? Perceptions of English and Portuguese supervisors SRHE International Research Conference 2021 - (Re)connecting, (Re)building: Higher Education in Transformative Times
Society for Research into Higher Education (Reino Unido)
2020/12/12 Saúde Mental dos alunos de Doutoramento: Desafios de um ciclo em mudança V Congresso da RESAPES: Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Contributos da Psicologia no Ensino Superior
Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (Portugal)
2020/02/01 Biofeedback e bem-estar na universidade: 6 anos de estudos na intervenção sobre stresse e ansiedade elevada 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
2020 Which competencies are essential to achieving a PhD degree? The perceptions of Portuguese PhD supervisors Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro
2016/06 Gestão da ansiedade na adaptação ao ensino superior: O contributo do biofeedback IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
2016/04 Biofeedback na prevenção da ansiedade no ensino superior: Impacto da duração na eficácia 1as Jornadas Internacionais de Saúde da Escola Superior de Saúde
Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde
2016/01 Biofeedback e ansiedade no ensino superior: Comparação da eficácia entre dois programas breves 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
2014/10 Personal biofeedback: E-health technology promoting self-wellbeing 2nd World congress of health research
Escola Superior de Saúde de Viseu
2014/09 Contributo do Biofeedback na gestão do stress e ansiedade no ensino superior 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses
2013/06 Promoção da saúde no ensino superior: Revisão sistemática VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
2013/06 A eficácia do biofeedback na prevenção e redução do stress e ansiedade em alunos no primeiro ano do ensino superior: Estudo exploratório VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
2013/05 Anxiety prevention and intervention in university students: The impact of a brief biofeedback program 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis
Escola Superior de Saúde de Viseu

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/31 - 2024/02/03 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2024/01/31 - 2024/02/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Universitário Egas Moniz Escola Superior de Saúde Egas Moniz, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/04 Mapeamento da ansiedade na performance musical: Estudo quantitativo e qualitativo da sua prevalência no ensino superior
Vogal
Samuel de Freitas Barros Neto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/01 Os fatores psicossociais de risco do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo
Arguente principal
Ana Catarina Freitas de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/03 A intervenção cognitivo-comportamental mediada por uma aplicação móvel para a ansiedade social no apoio psicológico universitário
Arguente
Carla Andreia Rocha de Oliveira Pratas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Asian Journal of Education and Social Studies
2020 - Atual Studies in Higher Education
2019 - Atual Studies in Higher Education (1470-174X) Taylor & Francis

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/10/17 - Atual Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento Sócio Efectivo
2018/03/09 - Atual Society for Research into Higher Education Member
2010/02/17 - Atual Ordem dos Psicologos Portugueses Membro Efectivo.
Distinções

Prémio

2016 Prémio Investigador de Mérito
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
2016 Prémio de melhor comunicação livre
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2014 Prémio de melhor comunicação

Título

2017 Especialista em Psicología Clinica e da Saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal