Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Patrícia Tavares de Almeida
Nomes de citação
- Almeida, Ana Patrícia
- Ana Patrícia Tavares de Almeida
- Almeida, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8A16-E8FD-FBB0
- ORCID iD
- 0000-0001-5242-8285
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=VXNWh6gAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- Web of Science ResearcherID: IZP-9386-2023
- Scopus Author Id
- 58114704100
Endereços de correio eletrónico
- anap.almeida@uab.pt (Profissional)
- AnaP.Almeida@uab.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 962946518 (Pessoal)
Moradas
- Rua Almirante Barroso, n.º 38, 1000 - 013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://portal.uab.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências Políticas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/12
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal : as escolas de área aberta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Praise and Honours |
2005/05
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
|
1999/09
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Cátedra UNESCO Unitwin "Cidade que educa e transforma", Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2015/09 - 2022/02/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2022/02/12 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2017 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2008/09 - 2014/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2001 - 2013 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/04 - Atual | Membro de Grupo de Trabalho para revisão do Curso de Profissionalização em Serviço | Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distância , Portugal |
Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distância , Portugal | ||
2022/09/13 - Atual | Grupo da Qualidade do DEED | DEED's Quality Group | Universidade Aberta, Portugal |
2020/07/01 - 2022/02/12 | Membro do Comité de Auto-Avaliação do Sistema de Garantia da Qualidade do ISEC | Self-Assessment Committee for the Audit and Certification Process of ISEC Lisboa's Internal Quality Assurance System | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2018 - 2022/02/12 | Membro do Comité de Qualidade | Member of the Quality Committee | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2016/09 - 2022/02/12 | Dean of the ISEC Lisbon School of Education and Human Development | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2016 - 2019 | Member of the Technical-Scientific Council | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015/07 - 2016/09 | Subdirector de Unidade Orgânica | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/12 - Atual | Membro do Conselho Coordenador de Centro de Investigação | Member of the Coordinating Council of a research centre | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2023/10 - Atual | Coordenador do Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Coordinator of the Master's Degree in Educational Administration and Management | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distância , Portugal | ||
2023/10 - Atual | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Member of coordinating Council of Departmentg | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distância , Portugal | ||
2022 - Atual | Membro Conselho Científico UID | Member of the Research Centre Scientific Council | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2017 - Atual | External expert for the Quality Assurance in Vocational Education and Training | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal |
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal | ||
2022/09 - 2023/09 | Member of the Coordinating Council of a research centre | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2020 - 2022 | Member of the Technical-Scientific Council | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2020 - 2022 | President of the Technical-Scientific Committee of the ISEC Lisbon School of Education and Human Development | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2018 - 2022 | Responsible of the Teaching-Learning Macro-process, within the scope of ISEC Lisboa's Quality Assurance System | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2017 - 2022 | Member of the Coordinating Council for the Evaluation of Academic Staff Performance. | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2016 - 2022 | Member of the Scientific Committee of the Directorate-General for Research and Development of the Higher Institute of Education and Sciences | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2018 - 2020 | Member of the Erasmus+ Programme evaluators (KA1/KA2) | Erasmus Plus, Bélgica |
Agência Nacional Erasmus+, Portugal | ||
2016 - 2020 | Member of the Scientific Technical Council of the ISEC Lisbon School of Education | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2014 - 2019 | Coordenadora do Curso de Mestrado de Qualificação para a Docência na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2017 - 2018 | Membro da Comissão de Autoavaliação Institucional do Instituto Superior de Educação e Ciências | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2008 - 2015 | Coordenadora do Curso de Mestrado em Administração Educacional | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2007 - 2009 | Membro do Gabinete de Avaliação e Garantia da Qualidade, do Instituto Superior de Educação e Ciências. | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1999 - 2001 | Avaliação Externa do "Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas,
definido pelo Decreto-Lei nº 115/A-98, de 4 de Maio
Protocolo ME/FPCE de 28 /4/1999
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1998 - 1999 | Estudo de Investigação-Ação Uma Visão Prospectiva da Relação Escola/Família/Comunidade
0000
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ministério da Educação Fundo Social Europeu - PRODEP Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/01 - Atual | Aqui me encontro e confundo com gente de todo o mundo, que a todo o mundo pertence | Here I find myself in a mix with people
from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/10 - Atual | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
101094052 — AECED
Investigador
|
European Union
Em curso
|
2023/03 - 2026 | UNESCO Chair - "A city that educates and transforms"
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2024/04/01 - 2025/03/30 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos DIGENDER2PALOP
DIGENDER2PALOP
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2021/03/01 - 2022/12/31 | Teaching to Be: Supporting Teachers’ Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador responsável
|
N/A
Em curso
|
2017 - 2020 | A administração educacional na formação inicial de docentes para os ‘primeiros anos'
ESEXL/IPL-CIED/2016/A04
Investigador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
2017 - 2020 | A administração educacional na formação inicial de docentes para os ¿primeiros anos'
ESEXL/IPL-CIED/2016/A04
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2017 | «Children identity and citizenship best practices».
553177-EEP-1-2014-UK-EPPJMO-Network
Investigador
|
European Union
Concluído
|
2009/09/01 - 2013/12/31 | POLÍTICAS DE CONSTRUÇÕES ESCOLARES COMO ANALISADOR DA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, DECISÃO POLÍTICA E ACÇÃO PÚBLICA
SFRH/BD/47249/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Projeto Já sei Ler - Leitura em Voz Alta
ISEC-PJSL2019
Investigador
|
Em curso
|
2021/02 - 2023/02 | Teachers Leadership
Investigador responsável
|
Universitas, CrL
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/20 | Os diretores e a inclusão: como marcar o ritmo para uma escola verdadeiramente inclusiva? | I Encontro de Inverno do FPAE.
Universidade de Évora e CIEP-Univ. Évora (Évora, Portugal)
|
2024/01 | Uma visita ao museu das emoções: explorar e desenvolver a literacia emocional. | Congresso A Boa educação na escola. Perspetivas, Práticas e Desafios
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2023/11 | Os edifícios escolares: entre uma Gramática Escolar e a regulação do território | Congresso de Educação "Cidades que educam, se transformam"
Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/11 | Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas. | XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional.
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Centro Paula Souza. São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/08 | Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at UNISINOS (Brazil) | Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at UNISINOS (Brazil)
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo (São Leopoldo, Brasil)
|
2023/08 | Papel das associações e iniciativas comunitárias na resposta a territórios desfavorecidos. Quando a resposta vem de dentro… | IV Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens
Universidade Franciscana - Santa Maria (Brazil) (Santa Maria, Brasil)
|
2023/05/29 | Políticas de autonomia das escolas | I Encontro de Primavera do FPAE
FPAE e Associação Regional de Administração Educacional (Funchal, Portugal)
|
2023 | A escola e os professores numa cidade que educa e transforma. Convidada para Keynote Speaker nas IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente, realizadas a 11 de setembro de 2023. Organização: Município de Benavente e CFE Centro Educatis. | IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente
Município de Benavente e CFE Centro Educatis (Benavente, Portugal)
|
2023 | Fatores explicativos do bem-estar em líderes escolares | VII Congresso Ibero-americano e X Congresso Luso-brasileiro de políticas e administração da educação – “Políticas e gestão
da educação: temas críticos no espaço ibero-americano
FPAE e Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Research to enhance democracy through Aesthetic and Embodied learning. | 2º MeetUp – 2º encontro de investigadores do Le@d
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at the University of Passo Fundo (Brazil) | Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at the University of Passo Fundo (Brazil)
Universidade Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
|
2022 | Do presencial ao bLearning: (re)desenho de uma Pós-Graduação em Intervenção Assistida por Animais. | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
IP Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022 | Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional no contexto escolar. | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
IP Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022 | As perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola no contexto de pandemia: Como foi? O que mudou?. | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022 | A formação de líderes escolares. Pistas para a reformulação da oferta formativa de líderes escolares no Ensino Superior a distância. | X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES 2022
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Atividades de expressão musical no jardim de infância e no 1º CEB: conceções e práticas. | XXVIII colóquio AFIRSE, Educação e Idades da Vida,
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2021 | O envolvimento parental durante a pandemia COVID19: perceções e crenças dos pais. | XXVIII colóquio AFIRSE, Educação e Idades da Vida
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Convidada para as LE@D Talks sobre a Ação do Diretores escolares em tempo de pandemia. | LE@D Talks sobre a Ação do Diretores escolares em tempo de pandemia.
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2020 | WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. | IETIC 2020/Açores
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019 | Projeto Pézudo de Belas | ClimACT Final Event.
ESTeSL (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Aquaponia como estratégia de integração curricular: relatos de um projeto. | VI Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2019
IP Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019 | Actors, Regulatory processes & Knowlegde in Educational Public Policies: the case of Open Plan Schools in Portugal. | 77th Annual MPSA Conference
MPSA (Chicago, Estados Unidos)
|
2019 | Práticas de leitura em voz alta na escola, Família e comunidade: a experiência do projeto Já sei ler – leitura em voz alta. | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019 | Avaliação de Desempenho Docente numa IES: relatos de um processo colaborativo e reflexivo. | IX Congresso Internacional RIAICES
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018 | Conferência na mesa de Encerramento dedicada a Educação e Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Inclusão Social. Conferencista convidada no VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política Administração da Educação | VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política Administração
da Educação
Fórum Europeo de Administradores de la Educación (LLeida, Espanha)
|
2018 | Tolerance as a value in citizenship education/Tolerance HR & Citizenship”. | 20th Annual Children’s Identity and Citizenship European Association & 2nd Joint CITIZED Association Conference
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2018 | What about tolerance? Voices of students and teachers about tolerance | 20th Annual Children’s Identity and Citizenship European Association & 2nd Joint CITIZED Association Conference
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2018 | O ensino da administração educacional nos cursos de formação de professores: perfil e representações dos docentes e dos coordenadores da disciplina | VI Congreso Iberoamericano de Política Y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação
Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
|
2018 | Para além do acolhimento… Políticas de integração de crianças sírias nas escolas portuguesas | VI Congreso Iberoamericano de Política Y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação
Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
|
2018 | Regulação das Políticas de Construções Escolares em Portugal: O caso das escolas de área-aberta. | XIV Congresso SPCE 2018
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/03 | Management of Innovations in Education, Keynote Speaker no European Intervisitation Program (EIP) | Barcelona | 25 de março 2017. | European Intervisitation Program (EIP)
EFEA - European Forum Educational Administration (Barcelona, Espanha)
|
2017 | Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores: os contributos da oferta formativa no campo da administração educacional | II Seminário Internacional Educação, territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Contributos para o estudo da tradução da ‘agenda política’ na formação inicial de docentes, a partir do campo da administração educacional: a descentralização, a autonomia e a gestão das escolas | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: rede escolar (re)configurações, tensões e desafios
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/10 | A avaliação das escolas como processo social. Conferencista convidada nas XXV Jornadas Estatales – Madrid do Fórum Europeo de Administradores de la Educación, que tiveram lugar entre 2 e 3 de Outubro sob a temática La evaluación social de la educacion. | XXV Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación
Fórum Europeo de Administradores de la Educación - Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015 | Democracy and Educational Leadership: A European Perspective | BELMAS (British Education Leadership, Management & administration Society) conference
Reading University (Reading, Reino Unido)
|
2012 | As boas escolhas ... dos bons estabelecimentos de ensino: lógicas de acção de alunos e famílias no momento da escolha do estabelecimento de ensino. | VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/10 | A avaliação de desempenho docente em Portugal: evolução e perspectivas futuras. Conferência final apresentada nas XXII Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación, que tiveram lugar entre 13 e 16 de Outubro sob a temática La evaluación para la mejora profesional. | XXII Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación
Fórum Europeo de Administradores de la Educación - Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
|
2010/05 | O Papel das redes de investigação na definição das políticas de formação inicial de professores. Conferencista convidada na mesa-redonda Políticas e práticas de formação e avaliação do trabalho docente. I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação, que decorreu em Elvas e Cáceres nos dias 29 de Abril a 2 de Maio de 2010. | I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
IP Portalegre (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A Emergência da gestão intermédia: a complexidade de funções do cargo de coordenador de departamento curricular | I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
FPAE e Instituto Politécnico de Portalegre (Elvas, Portugal)
|
2010 | Políticas de construções escolares: conhecimento, decisão política e acção pública. Comunicação | V Congresso da Associação de Ciência Política
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009 | Processos de Empregabilidade em Ciências da Educação | II Jornadas de Empregabilidade Interactiva,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Políticas de Construções Escolares. | I Jornadas de Investigação do ISEC
ISEC Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Políticas de Construções Escolares: Conhecimento, decisão política e acção pública. | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Bragança e Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Bragança, Portugal)
|
2006 | Os fluxos escolares dos alunos como analisador dos modos de regulação local do Sistema Educativo | XIV Colóquio Internacional da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Modos de Regulação Local do Sistema Educativo: um estudo de caso. | VIII Jornadas Pedagógicas, subordinadas ao tema Educação e Sociedade: Contextos Educativos no século XXI
Escola Superior de Éducação do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2004 | Modos de Regulação Local do Sistema Educativo: um estudo de caso. | III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2003 | Gestão das Escolas: novas perspectivas, novos desafios. | Novas Políticas na Gestão Escolar: Aplicações Práticas
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa, Portugal)
|
2000 | Do Prazer de Ouvir/Ver, ao prazer de contar, ler e Escrever. A Importância das TIC na Aprendizagem da Leitura e da Escrita das crianças com Perturbações Neuropsicológicas. | X Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF,
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | O Ensino Doméstico - Um Estudo Exploratório sobre o Ensino Alternativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022 - 2022 | Turmas Multinível no 1º CEB: Perceções sobre Gestão Curricular, Potencialidades e Limitações
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022 - 2022 | O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2022 | Flexibilização curricular e o processo de ensino-aprendizagem. Um estudo numa escola não agrupada do Distrito de Lisboa
Orientador de Micaela Cardoso Rogão
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) |
2020 - 2022 | Perceções da mudança: estudo de caso sobre as perceções da mudança em duas escolas do mesmo agrupamento.
Orientador de Fernando Pedro Canas Nunes De Matos
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) |
2019 - 2022 | A liderança distribuída nos cargos de liderança intermédia: um estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 - 2021 | Educar para as Emoções - Relatos de um projeto de intervenção
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021 - 2021 | O INSUCESSO ESCOLAR NO CONCELHO DE SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS (CSLO) E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: Estudo de caso - Escola
Secundária Luciano Garcia
Orientador
|
Gestão Autárquica (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021 - 2021 | A Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular - As representações de diferentes atores educativos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | SER pelas ARTES - O Contributo da Educação pela Arte para a Mudança do Clima Organizacional. Papel e Relevância da Direção
Orientador
|
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 - 2020 | Turmas Mistas - Práticas e Conceções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Atividades de Enriquecimento Curricular: Perspetivas dos atores sobre a sua importância no 1º CEB - Importância das Actividades
de Enriquecimento Curricular no Ensino
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Brincar Heurístico e o Cesto dos Tesouros - A Abordagem à Brincadeira Espontânea em Contextos de Creche
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Relação Escola - Família, Envolvimento Parental e o Sucesso Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020 - 2020 | Educar para os afetos, relatos de um Projeto de Intervenção
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019 - 2019 | EDUCAÇÃO FORA DE PORTAS O contacto com o ambiente exterior e a natureza em contexto da educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019 - 2019 | Metodologia de Trabalho Projeto
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019 - 2019 | Gestão das Emoções em Crianças de Creche (0-3 anos)
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2018 | COMO CONSTRÕEM AS EDUCADORAS A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPETRO DO AUTISMO?
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2018 | Territorialização e Descentralização: Projetos Municipais de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2018 - 2018 | Inclusão de Alunos com Necessidades Eduactivas Especiais no Ensino Profissional - Inclusão e Integração de Alunos com NEE
na EPGE - Estudo de Caso
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2018 | O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO EM CONTEXTO HOSPITALAR
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO,
BRASIL
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do municipio de São Luís
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional
Gustave Eiffel –
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | AGIR PARA MUDAR – UMA ESCOLA PARA TODOS
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | Pedagogia de Projetos - estudo de caso das escolas do município de São Luís no Estado do Maranhão, das séries iniciais do
ensino fundamental da rede pública municipal e da rede particular
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprender Inglês? Porquê? Contributo da aprendizagem precoce da Língua Inglesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Prevenção do bullying em contexto escolar: A sala de aula sem bullying
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação da Linguagem Oral de
um grupo de 4 e 6 anos de idade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A dinamização da biblioteca escolar: Um Contributo Para a Promoção da Leitura
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O papel da equipa multidisciplinar no acompanhamento de uma criança autista
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O lugar da expressão plástica na educação pré-escolar e no ensino do 1.º Ciclo: Concepções de educadores e professores de
1.º Ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | É Tobias e não Todias...certo? Representações de vários atores sobre a Dislexia - Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Métodos de ensino da leitura e da escrita: onceções de docentes do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Utilização de peças (do) lego em atividades de investigação em matemática: Uma experiência pedagógica em Educação Pré-Escolar
e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A formação em osteopatia na Europa: unidade ou diversidade? Os casos da Bélgica, França, Inglaterra e Portugal
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Construção da Identidade profissional do osteopata
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Plataforma de osteopatia. Plataforma colaborativa e cooperativa de osteopatia
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO OSTEOPATA Representações de profissionais em início de carreira
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório Final da Prática Supervisionada. Provas Finais: Conceções de professores do 1.º Ciclo sobre a avaliação externa
ao nível do Português e da Matemática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A abordagem por projectos e a aquisição de competências no Pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | O papel dos adultos na construção de um projecto de vida em crianças e jovens institucionalizados
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da afetividade do educador na gestão de conflitos na educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | O bolso, o saco e as histórias com as galáxias dentro
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância de brincar. Brincar e jogar na infância.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de estágio. Prática de Pedagógica Supervisionada. Como vamos aprender a estudar?
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A arte na educação infantil. A importância para o desenvolvimento infantil
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da criatividade no desenvolvimento da autoestima da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | «Não fui eu!»:A Mentira na Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância do desenvolvimento de atividades de expressão motora: Acompanhamento de um grupo de educação pré-escolar e o
desenvolvimento da sua motricidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Modos de equivalência e integração dos alunos estrangeiros no sistema educativo português
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Cultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professores
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | O papel do projecto “Academia Escola Mais” na mediação familiar
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Percursos formativos ao longo da vida: Três percursos, três histórias de vida
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | O plano de segurança nas escolas de 2º e 3º ciclos: um estudo de caso
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Articulação curricular entre o pré-escolar e o 1,º ciclo: contributos para a eficácia escolar
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | O estado e a autonomia das escolas: relatório de actividade e desenvolvimento profissional
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de atividade e desenvolvimento profissional.A Importância da Comunicação para a Construção da Imagem da Escola
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | A organização da formação docente. Uma nova perspectiva centrada na escola.
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Políticas de integração de alunos que têm o português como língua não materna Projeto de Intervenção Contributo para a integração
dos alunos de PLNM no 1ºCiclo
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de actividade e desenvolvimento profissional. Entre o gestor e o líder educativo
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2011 | O Conselho Geral: representações dos actores e participação
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2011 | Plano TIC: promotor de mudança?
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04 - Atual | 4º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar: Políticas de Qualidade em Educação (2019/11/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/03 - Atual | Conversas à quinta. Mudanças na organização pedagógica da escola.
Convidados:Eulália Alexandre (Subdiretora Geral, Direção Geral de Educação) e Ana Pina (Diretora, Escola Secundária Fernão
Mendes Pinto de Almada)
Moderador: Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro (2019/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal |
2018/03 - Atual | Políticas públicas e gestão escolar: Trajetórias de autonomia e descentralização.
O encontro é uma organização conjunta do grupo de investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais
envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar. (2018/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/09 - 2024/01/20 | I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “o papel do diretor, entre a gestão e a criatividade
pedagógica” (2024/01/20 - 2024/01/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2023/05 - 2023/10 | VIII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional “Novas Competências dos Municípios na Educação” (2023/10/28 - 2023/10/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Fórum Português de Administração Educacional, Portugal |
2023/01 - 2023/07 | I Encontro de verão do Fórum português de Administração Educacional: Descentralização ou transferência de competências para
as autarquias e autonomia das escolas (2023/07/14 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro Educatis - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos, Portugal Fórum Português de Administração Educacional, Portugal |
2023/01 - 2023/05 | I Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional
(ARAE): A Autonomia das Escolas Três décadas após as propostas da Comissão de Reforma do Sistema Educativo e as lógicas atuais (2023/05/29 - 2023/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Associação Regional de Administração Educacional, Portugal |
2022/01 - 2023/02 | Organisation of the VII Luso-American Congress on Education Policy and Administration and the X Luso-Brazilian Congress on
Education Policy and Administration.
Event organised by 3 professional associations in the field of education policy and administration from Portugal, Brazil and
Spain. (2023/02/06 - 2023/02/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal |
2022/05 - 2022/11 | VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional.
Encontro
Encontro organizado pelo Fórum Português de Administração Educacional, dedicado ao tema «Plataformas informáticas nas Escolas:
ao serviço da autonomia ou do controlo?» (2022/11/26 - 2022/11/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Fórum Português de Administração Educacional, Portugal |
2022/05/01 - 2022/10/31 | EduSummit2022 «Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na Era Digital?», promoveu a discussão de questões
relacionadas com o Currículo e desenho curricular, a digitalização da escola, a literacia digital, entre outras. (2022/09/30 - 2022/10/01)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta, Portugal Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, Portugal Federação Nacional da Educação, Portugal |
2022/05/01 - 2022/10/31 | EduSummit2022 , «Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na Era Digital?», discutiu questões relacionadas
com o Currículo e desenho curricular, a digitalização da escola, a literacia digital. (2022/09/30 - 2022/10/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, Portugal Federação Nacional da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2020/03 - 2020/09 | 5º Encontro de Políticas Públicas e Gestão Escolar: Políticas de Educação em tempos de pandemia (2020/09/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/10/09 - 2018/10/09 | II Intervisitas Internacional: As Escolas Públicas Portuguesas e V Encontro de Outono do FPAE (2018/10/09 - 2018/10/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015 - 2015 | Encontro «Administração da Educação: Relações Ministério/Município» (2015/06/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/06/28 - 2015 | Colóquio: A Administração Educacional em Portugal: 40 anos depois de Abril e os 20 Anos do FPAE (2014/06/28)
Encontro
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/02 - 2014/02 | 1º Colóquio Transfronteiriço (Portugal/Espanha). Encontros na Fronteira: Troca de ideias e experiências educativas no local
de encontro dos países ibéricos (2014/02/15 - 2014/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal Forum Europeo de Administradores de la Educación del Estado Español, Espanha |
2013/11/30 - 2013/11/30 | I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional
A Nova Gestão Pública na Organização Escolar (2013/11/30 - 2013/11/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Fórum Português de Administração Educacional, Portugal |
2013 - 2013 | Resultados dos alunos portugueses em provas internacionais de língua e matemática. Colóquio (2013/05/14 - 2013/05/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/06 | O Diretor da Escola Pública Francesa: autonomia sob controlo
Arguente principal
|
Florbela Carla Bastos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2024/10/17 | Educação Inclusiva e Lideranças Intermédias
Arguente principal
|
Ana Margarida Simões dos Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2024/10/16 | EDUCAÇÃO E CIDADE: RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL AO LONGO DA VIDA
Arguente principal
|
GLADIS LORENZATO BERTOL (Mestrado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
|
2024/10/14 | Práticas de trabalho colaborativo nas equipas educativas - perspectivas dos professores
Presidente do júri
|
Sónia Maria dos Santos Pedro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/08/21 | DESEMPAREDAMENTO DA ESCOLA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: Alternativas curriculares do Colégio Catarinense para a formação de novos
sujeitos ecológicos
Arguente principal
|
Louisa Carla Farina Schröter (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2024/07/23 | LIDERANÇA E TRAJECTÓRIAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS NO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO DE ITAGUI – COLÔMBIA”
Arguente principal
|
María Victoria Angulo González, (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2024/07/12 | Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Presidente do júri
|
Ana Margarida Sousa Moreira Barros Rosário e Rosário da Sousa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/07/10 | A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação
das famílias numa escola secundária na zona do Oeste
Presidente do júri
|
Nuno Miguel Pinto Guedes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/07/03 | Cidades educadoras do Norte e Serra do Rio Grande do Sul: contradições, desafios e caminhos possíveis.
Arguente principal
|
Daniela dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
|
2024/07/01 | Projeto Fénix em em turmas do 2º ciclo da escola O Roseiral e do 1º ciclo da Escola Os girassóis: Mudanças na Gramática escolar.
Orientador
|
Maria João Vasconcelos Antunes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/07 | Formação, Competências e Seleção do Diretor em Diferentes Modelos de Gestão de Escolas na Europa - Uma Abordagem Comparativa
entre Três Países
Presidente do júri
|
Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e Nunes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/05/24 | Urbanidades invisíveis: o Parque Itaimbé como território educativo
Arguente principal
|
Gustavo Gonçalves Cougo (Mestrado)
Universidade Franciscana, Brasil
|
2024/04/18 | Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas em Lisboa
Orientador
|
Ana Mafalda Ribeiro Ramalho Almeida Cardeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/03/21 | O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da Aprendizagem Cooperativa: efeitos de uma oficina de formação
Presidente do júri
|
Vanessa de Almeida Reis Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/02/19 | O professor e a educação formal do socioeducando - um estudo contextual de uma unidade do DEGASE
Arguente principal
|
Sandro Moreira Matos (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2023/03/29 | A democracia na escolha dos órgãos de gestão na rede federal de educação tecnológica brasileira: o caso do conselho superior.
Arguente
|
Ivy Daniela Monteiro Matos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/07/11 | Terceiro ciclo de avaliação externa de escolas: ruturas e continuidades
Arguente principal
|
António Augusto Cardoso Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/07/07 | Das políticas educativas à autonomia e flexibilidade
Arguente principal
|
Fernando Fernandes Sampaio (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/14 | Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricular
Arguente
|
Ana Isabel Fernandes Pereira de Freitas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/01/17 | Uma perspetiva sobre a abordagem dos números em educação pré-escolar nos manuais escolares Singapura
Presidente do júri
|
Lúcia de Jesus Messias Simões (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017/01/11 | QUAL O CONTRIBUTO do DESPERTAR PARA AS ClÊNCIAS, NAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ:
ESCOLAR
Presidente do júri
|
ELISABETH RUAS VASQUES (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 | A administração local da educação no concelho de palmela: a gestão das competências no campo educacional
Vogal
|
Sandra Filipa Silva Coelho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | Associação de base local: um contributo para o desenvolvimento local e comunitário
Vogal
|
Tânia Pereira de Lacerda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | A gestão das CASE e das AEC em Cascais: relação Autarquia-Escola-Família
Vogal
|
Joana Soage Ribeiro Bárcia Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | Gestão e práticas de formação numa corporação de bombeiros
Arguente principal
|
Maria José Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11/21 - 2024/11/22 | XI Simpósio de Organização e Gestão Escolar | Universidade de Aveiro |
2023/11/02 - 2024/01/20 | I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “o papel do diretor, entre a gestão e a criatividade pedagógica” | Universidade de Évora |
2023 - 2024 | A Boa Educação na Escola (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) | Onlie |
2022/07 - 2023/01 | VII Luso-American Congress on Education Policy and Administration and the X Luso-Brazilian Congress on Education Policy and Administration. | Fórum Português de Administração Educacional e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Sisyphus | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2023 - Atual | Frontiers in Education (2504284X) | Frontiers |
2023 - Atual | Frontiers in Psichology (2504284X) | Frontiers |
2023 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | ESELx |
2022 - Atual | Education Scicences (2227-7102) | MDPI |
2016/01 - Atual | Alameda, Revista de Educação, Artes e Ciência | ISEC Lisboa |
2015/01 - Atual | Educare | Revista Eletrónica, da Universidade Nacional da Costa Rica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2001/10 - Atual | Planeamento educativo | (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2001 - 2007 | Organização e Administração Escolar | Licenciatura de Professores do Ensino Básico 1º ciclo (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2004 - 2006 | Planeamento Educativo | Pós-Graduação em Administração Educacional (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2004 - 2006 | Planeamento Educativo | Administração Educacional (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2000 - 2005 | Elaboração e Gestão de Projetos Educativos | Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2000 - 2005 | Seminário I (Elaboração e gestão de Projetos Educativos) | Licenciatura de Professores do Ensino Básico do 1º Ciclo (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2003 - 2004 | Desenvolvimento Curricular | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2002 - 2003 | Organização e Legislação Escolar | Licenciatura de Professores do 2º ciclo, Variante Matemática/Ciências da Natureza e Variante Português/Inglês (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2001 - 2002 | Autonomia, Administração e Gestão das Escolas | Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2000 - 2002 | Elaboração e Gestão de Projetos Educativos | Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2005 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2001 - Atual | Forum Português de Administração Educacional | Vice-Presidente |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Work Group 1 - "Direito à Cidade"
Membro
|
|
2023/03 - Atual | Work Group 2 "Territorialidade, Identidade e Cidadania"
Membro
|
|
2023/03 - Atual | Work Group 3 - "Educação na Cidade"
Membro
|
|
2023/03 - Atual | General Coordinator of Work Groups
Coordenador
|
|
2023/03 - Atual | Assessment and Monitoring Committee of UNESCO Chair Unitwin "Cidade que educa e transforma"
Membro
|
|
2023/02 - Atual | International Committee Member of UNESCO Chair Unitwin "Cidade que educa e transforma"
Membro
|
|
2023/02 - Atual | Member of Steering Committee, representing Universidade Aberta.
Membro
|
|
2001/09 - 2002 | 2001-2002 Membro da Comissão responsável pelo processo de acreditação e respetiva elaboração dos relatórios, da Licenciatura
em Educação de Infância do Instituto Superior de Educação e Ciências, no âmbito do processo de acreditação destes cursos pelo
INAFOP.
Membro
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2001/09 - 2002 | Membro da Comissão responsável pelo processo de acreditação e respetiva elaboração dos relatórios, da Licenciatura de Professores
do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências, no âmbito do processo de acreditação destes cursos
pelo INAFOP
Membro
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Indagation Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
Distinções
Prémio
2024 | Selo de Qualidade para o EaD 2022-2023 | Quality Award in EaD 2022-2023
Universidade Aberta, Portugal
|
Outra distinção
2019 | Bolsa para Participação em Conferência nos EUA
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
|
2016 | Prémio Melhor Tese Doutoramento 2015 na área da Administração e Política Educacional
Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos, Portugal
|
2014 | Bolsa do Conselho da Europa
Conselho da Europa, França
|
2009 | Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2006 | Prémio no âmbito da medida 4 do SIQE, de edição e financiamento da Dissertação de Mestrado.
Ministério da Educação, Portugal
|
1999 | Bolsa de Iniciação à Investigação
Universidade de Lisboa, Portugal
|