Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- David Paz-Beirante
- Data de nascimento
- 1977/08/14
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Paz-Beirante, David
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A1B-6996-C0ED
- ORCID iD
- 0000-0001-9674-217X
- Researcher Id
- https://researchid.co/dbeirante
- Scopus Author Id
- 57219661237
Endereços de correio eletrónico
- dbeirante@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 911788737 (Pessoal)
Websites
- http://pragmaticus.pt (Académico)
- https://independent.academia.edu/DavidBeirante (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
- Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/01/17
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da educação, da cultura e do conhecimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Beirante, D. (2020). “A temperatura que convém à educação sexual escolar: dilemas da proximidade entre o excesso e o défice”.
Tese de Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
2012
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Gestão Escolar
Universidade de Évora, Portugal
"Beirante, D. (2012). "A cooperação nas organizações educativas. em contexto de imprevisibilidade e incerteza". Dissertação
de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Évora." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2004/07/21
Concluído
|
Matemáticas Aplicadas (Licenciatura)
Especialização em Educação
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/30 - Atual | Investigador visitante (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022/11/30 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal |
2020/09/29 - 2022/11/30 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2008 - 2009 | Investigador Contratado (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | ||
2005 - 2008 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal (...) |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/26 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2017/09/01 - 2018/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, Portugal | ||
2015/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Pedro Jaques Magalhães, Portugal | ||
2012/09/01 - 2014/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Portugal | ||
2010/09/01 - 2012/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Ginestal Machado, Portugal | ||
2008/09/01 - 2010/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola E/B 2,3 de Mem Ramires, Portugal | ||
2007/09/01 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola E/B 2,3 Cardoso Lopes, Portugal | ||
2006/09/01 - 2007/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária D. Pedro V, Portugal | ||
2005/09/01 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola E/B 2,3 dos Pombais, Portugal | ||
2003/09/01 - 2004/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Caneças, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - 2019 | Formador em Avaliação Escolar | Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal | ||
2017 - 2018 | Formador em Avaliação Escolar | Centro de Formação Professor João Soares, Portugal |
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, Portugal | ||
2017 - 2018 | Formador em Avaliação Escolar | Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal |
2016 - 2017 | Formador em Estatística Escolar | Centro de Formação da Lezíria e Tejo, Portugal |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/11/01 - 2027/12/31 | STEAM Outdoor - Education Without Borders
FCT UIDB/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/06/01 - 2024/03/31 | Projeto Educação STEAM outdoor
UID/CED/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/06/03 - 2022/12/28 | Projeto de Educação Inclusiva
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/02/02 | A Escola e as competências para o séc. XXI – A avaliação das aprendizagens. | Ciclo de palestras “Falando com quem faz”
PIN-ANDEE (Pró- inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial) (Almeirim, Portugal)
|
2018/07/12 | Silêncios, sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade | X Congresso Português de Sociologia - Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
Universidade da Beira-Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/07/12 | Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação | X Congresso Português de Sociologia - Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/02 | Guia prático para educar uma sexualidade feliz. | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/02 | A autoridade docente e os modos de agir no espaço escola na interação professor-aluno. | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/11/28 | Da economia do sofrimento à maximização da felicidade | Temas & Debates – A gestão política do corpo difícil pelos profissionais de Saúde
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/13 | Quando os sinos dobram: o assalto às (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário? | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Espanha)
|
2017/07/13 | A evolução das políticas educativas e as repercussões no mandato e licença profissional dos professores: a profissão e as práticas docentes face às novas morfologias da instituição escolar? | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Espanha)
|
2017/07/12 | Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar? | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Fraturas sociais e educativas: desafios para a sociologia da educação
Universidad de Córdova (Córdova, Portugal)
|
2016/11/24 | Educação sexual e a insustentável leveza de permanecer | Seminário temático, Temas e Debates: Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/09 | Ser do contra: tensões e dilemas perante a recusa em participar na educação sexual escolar | Encontros de Coimbra: Os dilemas da participação
Casa da Escrita - Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/07/08 | O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita. | IX Congresso Português de Sociologia
Universidade Nova do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/07/07 | Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e do público em confronto na educação sexual escolar | IX Congresso Português de Sociologia - Portugal, território de territórios
Universidade Nova do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/05/06 | Entre a escola e o bairro: estranheza, estranhamento e hospitalidade. | 1ª Conferência Internacional Ética, Política e Cultura
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/09/10 | Liens qui affectent, (des)afféctions qui négligent | VII Encontros de Portalegre - Os desafios da comunicação em contextos sociais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2015/09/09 | Relational challenges facing the school governance by norms: misundestandings, disagreements and criticisms | VII Encontros de Portalegre - Os desafios da comunicação em contextos sociais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2015/07/11 | Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça em questão. | 1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A educação na Europa do Sul - Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/07/10 | É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão | 1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A educação na Europa do Sul – Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/09/09 | Entre le risque et le risquer: l’éducation sexuelle em tant que de la prévention et des soins ou comme surveillance des corps? | VI Encontros de Portalegre - Arriscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de
representação e de mobilização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2014/09/03 | What school brings to conceptivas of fair: a pragmatic sociology on the modes of acting in the Portuguese high school | ECER 2014 - European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09/02 | Accountability under the paradigm of effective school: the controversy surrounding the evaluation of teachers and the fair conception of teaching | ECER 2014 - European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/06/20 | Mutações no mandato e licença profissional em face da demanda de uma escola eficaz: a controvérsia em torno da avaliação de desempenho docente e performance educativa no quadro da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007. | IV Colóquio Luso-Brasileiro da Educação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/04/16 | O que a valorização da sexualidade e dos afetos trazem aos projetos de educar sexualmente os adolescentes e jovens na escola? Uma análise exploratória de uma temática complexa | VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2014/04/16 | Os desafios à atividade dos professores no contexto do novo paradigma de gestão na escola pública: controvérsias em torno do mandato profissional à luz da reforma do estatuto da carreira docente de 2007 | VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2014/04/15 | Entre o íntimo e a publicitação: a figura do justo em questionamento na escola secundária portuguesa | VIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s) e prospectivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2013/11/30 | Under the rule of measuring school effectiveness? Challenges on the school governance and (re) construction of the teaching profession | International Sociological Association Interim Conference of the Research Committee on Sociology of Professional Groups (RC52)
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/23 | Cuidado do corpo, sociabilidade(s) juvenis e ações discriminatórias em contexto escolar | Workshop Juventude, Escola e Modernidade
Observatório português da Juventude do ICS - UL (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/22 | Deontologia docente: Responsabilidade ou justiça? Dilemas e controvérsias da profissão docente na Escola Pública da Modernidade | Congresso Internacional de Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2013/09/17 | O que os silêncios trazem a uma pragmática sobre a educação sexual nas escolas | V Encontros de Portalegre - A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das
políticas e das ações públicas.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2013/09/12 | Justiça, inclusão e equidade: construindo uma sociedade de aprendizagem ao longo da vida | VI Seminário Luso-Brasileiro de Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/06/21 | A lógica distributiva na base da liderança escolar: um estudo de caso | Jornadas pedagógicas: supervisão, liderança e cultura de escola
ISCE/ISCSP (Lisboa, Portugal)
|
2013/06 | A educação sexual na escola da contemporaneidade: os dilemas e as controvérsias da pedagogização da sexualidade na voz dos actores escolares | Escola Doutoral de Verão da Universidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2013/05/17 | A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza | XV Encontro nacional da SIOT: Relações sociais em tempo de crise: Trabalho, Emprego e Justiça Social
Universidade da Beira-Interior (Covilhã, Portugal)
|
2013/03/25 | Justificação, responsabilidade e justiça: os dilemas e as controvérsias da sustentação da crítica na deontologia docente | I Colóquio Internacional da Ciências Sociais da Educação; III Encontro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | Adequação da Sociologia Pragmática ao objecto educacional: argumentos e justificação | Escola de Inverno do programa de doutoramento em Sociologia da Universidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário "Temático Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa"
(2017/04/19 - 2017/04/21) (2017/04/19 - 2017/04/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário Temático "Temas & Debates – Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios
de uma inclusão escolar em permanência" (2016/11/23 - 2016/11/25) (2016/11/23 - 2016/11/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | Membro da comissão organizadora dos VI Encontros de Portalegre, intitulado “Arriscar em mundos imprevisíveis e incertos: a
crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e mobilização. (2014/09/08 - 2014/09/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2013 - 2013 | Membro da comissão organizadora dos V Encontros de Portalegre, intitulado “A governação à lupa das operações críticas: os
limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas” (2013/09/16 - 2013/09/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2010 - 2010 | 23º encontro do seminário Nacional de história da Matemática
Encontro
|
23º encontro do seminário Nacional de história da Matemática
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | II Seminário Internacional «educação Inclusiva: Concepções e Práticas» no âmbito do Projecto DAFFODIL - Dynamic Assessement
of Functioning and Oriented at Development and Inclusive Learning.
Seminário
|
II Seminário Internacional «educação Inclusiva: Concepções e Práticas» no âmbito do Projecto DAFFODIL - Dynamic Assessement
of Functioning and Oriented at Development and Inclusive Learning
Direção Regional de Educação do Alentejo, Portugal
|
2007 - 2007 | The Future of Mathematics Education in Europe, conference promoted by the Academia European in the framework of the Portuguese
presidency of the European Union.
Conferência
|
The Future of Mathematics Education in Europe, conference promoted by the Academia European in the framework of the Portuguese
presidency of the European Union
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2006.
Congresso
|
XIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Distinções
Prémio
2005 | Prémio da mais elevada classificação do curso de Matemáticas Aplicadas
Fundação Minerva, Portugal
|