???global.info.a_carregar???
António Manuel Quintas Mendes is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D)- Universidade Aberta (Portugal). He as a degree in Educational Psychology (1985) at the Higher Institute of Applied Psychology (ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisbon); a master degree in Linguistics with a specialization in Sociolinguistics and Verbal Interaction (1994) by the Faculty of Letters of the University of Lisbon (Faculdade de Letras de Lisboa, Universidade de Lisboa) and a Ph.D. in Education, with specialization in Educational Communication (202) from the Open University of Portugal (Universidade Aberta, UAb). In terms of teaching positions, he was an Assistant in ISPA and Universidade Aberta (from 1985 to 1994), an Assistant Professor in Universidade Aberta (from 1995 to 2023) and is currently Associate Professor at Universidade Aberta.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Manuel Quintas Mendes

Nomes de citação

  • Quintas-Mendes, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
9F16-7B7D-9270
ORCID iD
0000-0003-1086-2600
Formação
Grau Classificação
2002
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
1994
Concluído
Linguística (Mestrado)
Especialização em Sociolinguística e Interação Verbal
Universidade de Lisboa Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
"Referência temporal no discurso conversacional aos 2 / 3 anos de idade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
1985
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
"Aquisição da Leitura e da Escrita e Desenvolvimento da Consciência Metalinguística na Criança (" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1994 - 2023 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1989 - 1994 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1985 - 1989 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2025 European Network in D-flexible teaching (ENID-Teach)
Investigador
Em curso
2018/09/01 - 2022/08/31 Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação e robótica no Pré-escolar e 1ª Ciclo de Ensino Básico
PTDC/CED-EDG/28710/2017
Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2022 Project KLM: Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and primary school
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2019 Mobile Learning in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2015 - 2018 YOUTH START: Entrepreneurship Education Policy Experimentation in European Schools (YouthStart)
Project ID: 388460-EPP-1-2014-2-PT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Antonio Quintas; Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "(Re)significar a pedagogia no contexto da educação digital". 2021.
  2. Mendes, António Quintas; Câmara, Maria Alexandra Gago da. "Conhecer, aprender e ensinar através de artefactos digitais: o caso das simulações em história". 2020.
  3. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Mendes, António Quintas; Monteiro, A. F.; Pinto, Miranda; Osório, António; Araújo, C. L.. "Computational thinking, porogramming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher's b-learning experience". 2019.
    10.21125/iceri.2019.2626
  4. Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas; Amante, Lúcia. "Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online students". 2019.
    10.21125/iceri.2019
  5. Monteiro, Ricardo; Mendes, António Quintas. "Desenho de recursos de realidade aumentada na articulação de diferentes contextos educacionais no ensino das artes visuais". 2018.
  6. Quintas-Mendes, A.; Seco, Carlos; Mallmann, Elena Maria. "Wikilivros no contexto de Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Online". Trabalho apresentado em I Conferência Científica Internacional da Wikipédia, Niteroi, 2017.
    Publicado
  7. Pinto, Anamelea; Mendes, António Quintas; Pereira, Jasete Maria da Silva; Seco, Carlos. "Autoria e coautoria no contexto de práticas educacionais abertas no ensino superior". 2017.
  8. Monteiro, Ricardo; Mendes, António Quintas. "Realidade aumentada e ubiquidade: articulação entre educação formal e não formal no ensino das Artes Visuais". 2017.
  9. Seco, Carlos; Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "OpenStax: uma boa opção para a criação de Recursos Educacionais Abertos?". 2015.
  10. Seco, Carlos; Mendes, António Quintas. "Recursos Educacionais Abertos: OpenStax Connexion ou Wikilivros". 2015.
  11. Páscoa, Rui; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina. "Promoção da interculturalidade em eLearning: uma actividade no Second Life®". 2015.
  12. Rosa, Selma dos Santos; Angotti, José André Peres; Mendes, António Quintas. "Modelos pedagógicos de ensino superior a distância". 2013.
  13. Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João. "III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning". 2013.
  14. Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas. "As abordagens às aprendizagens em cenários definidos a partir de teorema da equivalência da interação". 2013.
  15. Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas. "O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares". 2012.
  16. Morgado, Lina; Quintas-Mendes, A.; Cabral Gonçalves, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, José. "Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online.". Trabalho apresentado em TIC EDUCA - I Encontro Internacional TIC e Educação,, Lisboa, 2010.
    Publicado
  17. Francisco, Manuela; Quintas-Mendes, A.. "Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC.". Trabalho apresentado em I Encontro @rca Comum, 2010.
    Publicado
  18. Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, José. "Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online". 2010.
  19. Pereira, Alda; Morgado, Lina; Mendes, Antonio Quintas; Amante, Lúcia. "Um modelo pedagógico para o ensino graduado online (e-grad)". 2007.
  20. Pereira, Alda; Morgado, Lina; Quintas-Mendes, A.; AMANTE, LÚCIA. "Um Modelo Pedagógico Para o Ensino Graduado Online". Trabalho apresentado em I Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem., Salvador, 2006.
    Publicado
  21. Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia. "Psicologia das interações online e elearning". 2006.
  22. Francisco, Deise; Morgado, Lina; Machado, Glaucio; Mendes, António Quintas. "Interacção e presença social em ambientes virtuais de aprendizagem". 2005.
  23. Quintas-Mendes, A.. "Comunicação e Interacção Sujeito-Computador em Sujeitos Não-Peritos.". Lisboa, 1994.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Janaína Rodrigues Valentim; Sara Dias-Trindade; Aline de Pinho Dias; Alexandre Caitano; LAYSA GLÍCIA DE SOUZA NUNES NUNES; ROMÃO, Manoel H.; Felipe Fernandes; et al. "Massive Education in Prison Health in Brazil: A Look Beyond the Walls". International Journal of Environmental Research and Public Health (2024): https://www.mdpi.com/1660-4601/21/10/1350.
    10.3390/ijerph21101350
  2. Ana Paiva; António Quintas-Mendes. "Participatory culture and knowledge sharing among educators and scholars in higher education". Educational Media International (2024): http://dx.doi.org/10.1080/09523987.2024.2357954.
    10.1080/09523987.2024.2357954
  3. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth Batista; Quintas-Mendes, António; Miranda-Pinto, Maribel. "Designing a MOOC on Computational Thinking, Programming and Robotics for Early Childhood Educators and Primary School Teachers: A Pilot Test Evaluation". Education Sciences 13 9 (2023): 863. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13090863.
    10.3390/educsci13090863
  4. Quintas-Mendes, António; Paiva, Ana. "Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis". Social Sciences 12 7 (2023): 379. http://dx.doi.org/10.3390/socsci12070379.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/socsci12070379
  5. Quintas-Mendes, A.; Batista de Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "Quintas-Mendes, A., Batista de Souza, E. ., & Amante, L. (2022). Learning Design of a Programming and Robotics MOOC for Childhood Teachers and Educators. Revista Prisma Social, (39), 234¿261. https://revistaprismasocial.es/article/view/4807". Prisma Social 39 (2022): 234-261. https://revistaprismasocial.es/article/view/4807.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Quintas-Mendes, A.; Elizabethouza; AMANTE, LÚCIA. "Learning Design of a Programming and Robotics MOOC for Childhood Teachers and Educators.". In revista Prisma Social, nº 39. 39 (2022): 234-261. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12605.
  7. Cabral, Pedro Barbosa; Quintas-Mendes, António. "Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o Teorema da Equivalência da Interação". Vol. 1 Nº 1 (2021): 91-112. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22019.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/vol1iss1pp91-112
  8. Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Quintas-Mendes, A.; Souto, Maria Aurea Caldas; Soares, Valquíria de Lima; Simão, Heitor Simão Mafanela. "Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10655.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24
  9. Santos, Edméa; Mendes, António Quintas; Torres, Patrícia Lupion. "Editorial". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9790.
    https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.234
  10. Souza, Elit; AMANTE, LÚCIA; , António Quintas. "Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9782.
    https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.190
  11. Torres, Patrícia Lupion; Kowalski, Raquel Pasternak Glitz; Lopes, Jessica Karollayne Pinheiro; Mendes, António Quintas. "Metodologia de projeto e metodologia de pesquisa na perspectiva da pesquisa e inovação responsáveis". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10387.
    https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.212
  12. Torres, Patrícia Lupion; Kowalski, Raquel Pasternak Glitz; Lopes, Jéssica Karollayne Pinheiro; Quintas-Mendes, António. "Project Methodology and Research Methodology from the perspective of Responsible Research and Innovation". (2020): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21881.
    10.34627/vol3iss2pp77-96
  13. Santos, Edméa; Quintas-Mendes, António; Torres, Patrícia Lupion. "Educação e Cibercultura: metodologias de pesquisa, curadoria e inovação pedagógica". (2020): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21884.
    10.34627/vol3iss1pp1-5
  14. Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Quintas-Mendes, António. "Design and Evaluation of a b-learning course for Teachers and Educators Training on Computational Thinking, Programming and Robotics". (2020): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21957.
    10.34627/vol3iss1pp131-150
  15. Souza, Amilon Alves; Quintas-Mendes, A.; Matta, Alfredo Eurico. "Experiências outras na utilização das TICS como interface pedagógico na escola de Educação de Jovens e Adultos.". RIEJA - Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos v. 2 n. 3 (2019): 113-130. https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7681.
    Publicado
  16. Guedes, Josevania Teixeira; Quintas-Mendes, A.. "EXPANSION AND INTERNALIZATION OF THE OPEN UNIVERSITY OF BRAZIL: THE SCENARIO OF SERGIPE". Revista Tempos e Espaços em Educação 12 30 (2019): 223-242. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v12i30.10430.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v12i30.10430
  17. Quintas-Mendes, Antonio Manoel; Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes. "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE". Revista Tempos e Espaços em Educação (2019): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9895.
    10.20952/revtee.v11i01.9895
  18. Monteiro, Ricardo; Quintas-Mendes, A.. "La Realidad Aumentada en la creación de conexiones entre la Escuela y el Museo". C&P - Comunicación y Pedagogía 2018 NEspecial (2018): 40-46. https://www.centrocp.com/comunicacion-y-pedagogia-aumentame-edu-2018/.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Mendes, António Quintas; Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Apresentação". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7826.
  20. Monteiro, Ricardo; Mendes, António Quintas. "La realidade aumentada en la creación de conexiones entre la escuela y el museo". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9909.
  21. Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas. "Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7818.
    https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp91-112
  22. Quintas-Mendes, António; Pereira, Alda; Cardoso, Teresa. "Apresentação". (2018): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22007.
    10.34627/vol1iss1pp%p
  23. Monteiro, Ricardo; Quintas-Mendes, Antonio. "Realidade Aumentada e Ubiquidade: Articulação entre Educação Formal e Não Formal no Ensino das Artes Visuais". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11907.
  24. Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; AMANTE, LÚCIA; Quintas-Mendes, A.. "Educação a distância, educação aberta e inclusão: dos modelos transmissivos às práticas abertas". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/8016.
  25. Seco, Carlos; Mendes, António Quintas. "OpenStax connexion versus wikilibros: análisis comparativo de plataformas de soporte a libros abiertos". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/8780.
    10.14201/eks20161745374
  26. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina. "Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  27. AMANTE, LÚCIA; Quintas-Mendes, A.; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Novos contextos de Aprendizagem e Educação Online". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 3 (2008): 99-119. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_6.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_42-3_6
  28. Morgado, L.; Pereira, A.; Quintas-Mendes, A.; Morgado, Lina; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas. "The 'contract' as a pedagogical tool in e-learning". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 63-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891445578&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_7
  29. Malheiro, S.; Morgado, L.; Quintas-Mendes, A.. "Analysis of engaged online collaborative discourse: A methodological approach". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 33-43. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891380768&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_4
  30. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do professor/tutor online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/167.
  31. Mendes, António Quintas; Crato, Raquel. "Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/164.
  32. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  33. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/168.
  34. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina. "Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/147.
  35. Mendes, António Quintas. "Algumas características da linguagem infantil aos dois anos de idade". (1994): http://hdl.handle.net/10400.2/4045.
  36. Martins, Margarida Alves; Mendes, António Quintas. "Evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita". (1987): http://hdl.handle.net/10400.12/3231.
  37. Alves-Martins Margarida; Quintas-Mendes, A.. "Leitura da imagem e leitura da escrita: Um estudo psicogenético das diferentes conceptualizações e estratégias de leitura em crianças de idade pré-escolar.". 5 1 (1986): 45-65. http://hdl.handle.net/10400.12/2148.
    Publicado
  38. Mendes, António Quintas; Martins, Margarida Alves. "Aspectos cognitvos e metacognitivos na aprendizagem da leitura". (1986): http://hdl.handle.net/10400.12/2147.
Capítulo de livro
  1. Matta, Alfredo Eurico; Quintas-Mendes, A.; Ivana Carolina Silva Souza. "Design Cognitivo do Portal TBC Cabula: Relatos de Pesquisa Colaborativa , Participativa e Aplicada.". editado por Ana Maria Ferreira Menezes; Clícia Mariade de Jesus Benevides, 39-64. Salvador, Brasil: Editora da Ubiversidade Federal da Bahia, 2024.
    Publicado
  2. Mendes, António Quintas. "Prefácio". Pimentel Cultural, 2020.
    10.31560/pimentacultural/2020.298
  3. Mallmann, Elena Maria; Quintas-Mendes, A.. "Fluência Tecnológico-Pedagógica e a Prática das Cinco Liberdades com Recursos Educacionais Abertos.". editado por Fernandes, Terezinha; Maciel, Cristiano; Santos, Edméa, 222-245. EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020.
    Publicado
  4. Mendes, António Quintas; Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Cabral, Pedro Barbosa. "Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos online". Editora Appris, 2019.
  5. Mendes, António Quintas; Seco, Carlos; Mallmann, Elena Maria. "Livros de texto e manuais abertos: novos desafios para a comunicação didática e científica no contexto da sociedade em rede". Editora Universitária Leopoldianum, 2019.
  6. Mendes, António Quintas; Mallmann, Elena Maria; Fernandes, Isabel; Seco, Carlos. "Inovação pedagógica e design based research no ensino superior online". Artesanato Educacional Ltda., 2018.
  7. Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, Juliana Sales. "Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos(REA): o caso da Universidade Aberta". Pimenta Cultural, 2015.
  8. Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, Juliana. "Inovavação mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA): o caso da Universidade Aberta de Portugal". Pimenta Cultural, 2015.
  9. Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas. "A Universidade Aberta a caminho da inovação pedagógica: recursos e práticas educacionais abertas". Universidade Aberta, 2015.
  10. Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia. "Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidade". Editora WAK, 2010.
  11. Malheiro, Sofia; Morgado, Lina; Mendes, António Quintas. "Analysis of engaged online collaborative discourse: a methodological approach". Springer, 2008.
  12. Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia. "Online communication and E-Learning". IGI Global, 2008.
    10.4018/978-1-59904-865-9.ch065
  13. Quintas-Mendes, A.; Grave, Lidia. "L´Enseignement à Distance en Ligne: L`Experience de l`Universidade Aberta.". In Towards a Virtual Erasmus., editado por Guillard, C; Vauthier, J.. Paris, França: Heal, Edu-Learn: Paris., 2004.
    Publicado
  14. Quintas-Mendes, A.. "Educação, Género e Novas Tecnologias.". In Igualdade de Oportunidades e Educação., editado por Neto, Félix; Soares, R.; Joaquim, Teresa; Pinto, Teresa, 121-132. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 1997.
    Publicado
  15. Leiria, Isabel; Quintas-Mendes, A.. "Acquisition of Tense and Aspect in European Portuguese (L1 and L2)". editado por Faria, Isabel Hub; Freitas, M. J.. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 1995.
    Publicado
Livro
  1. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Inovar para a qualidade na educação digital. Universidade Aberta. 2019.
  2. Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018. LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2019.
  3. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. Virtual pedagogical model: development scenarios. Universidade Aberta. 2019.
  4. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento. Universidade Aberta. 2018.
  5. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Universidade Aberta. 2017.
  6. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Práticas e cenários de inovação em educação online. Universidade Aberta. 2016.
  7. AMANTE, LÚCIA; Quintas-Mendes, A.; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Spliker, Maria João. Actas do III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2014.
    Publicado • Editor
  8. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the future. Universidade Aberta. 2008.
  9. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Universidade Aberta. 2007.
Tese / Dissertação
  1. Mendes, António Quintas. "Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadores". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.2/2495.
  2. Mendes, António Quintas. "Referência temporal no discurso conversacional aos 2 / 3 anos de idade". Mestrado, 1991. http://hdl.handle.net/10400.12/985.

Outros

Outra produção
  1. Ser estudante online I. O que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através do testemunho de Vera Monteiro, estudante da Universidade Aberta.. Divulgação - Ser Estudante. 2008. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas. http://hdl.handle.net/10400.2/7222.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/26 Autoetnografia, Investigação e Formação - Ciclo de Diálogos dos Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH, UNEB, BRASIL, 26/11/2024 Ciclo de Diálogos dos Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH
Universidade do Estado da Bahia (Salvador, Brasil)
2024/11/25 Pesquisa em Educação, Formação e Arte. Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). 25/11/2024 Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Espaço Literatus (Salvador, Brasil)
2024/11/24 Para uma Pedagogia Relacional em EaD - Ciclo de Diálogos GPELCH, Salvador, UNEB, Brasil, 28 Novembro 2024 Ciclo de Diálogos GPELCH, Salvador, UNEB, Brasil.
Universidade de Estado da Bahia (Salvador, Brasil)
2024/09/19 Criar Presença e Proximidade a Distância: Elementos para uma Pedagogia Relacional em EaD. Congresso Humanitas - PUCPR - Escola de Educação e Humanidades, Curitiba. Brasil. 19/09/24
Pontifícica Universidade Católica de Humanidades e Tecnologias (Curitiba, Brasil)
2024/09/16 A Inteligência Artificial na produção de Conteúdos para Cursos Online. O ponto de vista do Professor. Abertura do Congresso Humanitas. PUCPR - Escola de Educação e Humanidades, Curitiba. Brasil. 16/09/2024 Congresso Humanitas - PUCPR - Escola de Educação e Humanidades
Pontíficica Universidade Cataólica do Pararaná (Curitiba, Brasil)
2024/09/11 "Práticas e cenários de inovação em educação online no ensino superior a distância" - IV Seminário de Educação a Distância FORUAB/PARANÁ: Políticas públicas de gestão e inovação da UAb. Maringá, 11/09/2024. https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/184 IV Seminário de Educação a Distância FORUAB/PARANÁ: Políticas públicas de gestão e inovação da UAb..
Universidade Estadual de Maringá - Pró Reitoria de Ensino (PEN) - Núcleo de Educação a Distância da UEM (NEAD) (Maringá, Brasil)
2024/09/10 Comunicação e Desenho de Aprendizagem em cursos de EaD ONLINE. Palestra para estudantes de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. 10/09/2024.
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2024/07/23 Educação Online: Novos Caminhos para a Discussão Online Assíncrona - Do Forum à Anotação Social. 13º Congresso IberoAmericano de Investigación Cualitativa. 23 Julho 2023, Cáceres. 13º Congresso IberoAmericano de Investigación Cualitativa
Universidade de Extremadura , Cáceres (Cáceres, Espanha)
2023/11/30 Refletindo sobre a Aprendizagem em Cursos Massivos. 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Aberta Massiva & Saúde, 30/11/2023
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/01/27 Digital Presence and Identity Among Digital Scholars: A Thematic Analysis. 7th World Conference on Qualitative Reasearch, 27/01/2023. 7th World Conference on Qualitative Reasearch
Universidade do Algarve & Ludomedia (Faro, Portugal)
2023/01/27 Towards an Autoethnography of a Distance Education Teacher. 7th World Conference on Qualitative Research, 27/01/2023 7th World Conference on Qualitative Research
Universidade do Algarve e Ludomedia (Faro, Portugal)
2022/07/25 Literacias Científicas na Cibercultura: Uma Introdução aos Interfaces de Anotação Pessoal e Social. IV e-DOC Encontro Internacional Docência e Cibercultura
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, Brasil)
2022/03/18 Percursos na Ciência Aberta. Le@d MeetUP22 - 1º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Le@d - Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2022/03/16 El Segundo Cerebro - Competencias Digitales en la Gestion del Conocimiento. Webinar
Universidad Casa Grande (Equador)
2021/12/10 Desafios da Educação a Distância na Era Digital.
 Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2021/10/26 Recursos Educacionais Abertos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Online. Semana do Acesso Aberto 2021
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/10/21 Publicar em Acesso Aberto - Dois Anos da Revista de Educação a Distância e E-Learning (Re@d) Semana do Acesso Aberto 2021
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/02/03 De la Presencialidad a la Virtualidad: Comprensión de los procesos de interación en Educación Online Conferência realizada para os estudantes da Maestria en Educación-mención en Innovaciones pedagógicas.
Universidad de Casa Grande (Equador) (Guaiaquil, Equador)
2020/11/09 Avaliação de um Treinamento de B-Learning para Professores de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Preparando o Projeto de um MOOC. ICERI 2020 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Valência, Espanha)
2020/10/07 Emoções e Presença na Comunicação Online - Para uma compreensão dos novos papéis dos professores. II Congresso Humanitas, sob o tema “As Humanidades em Tempos de Pós-Verdade
Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) (Curitiba, Brasil)
2020/09/25 Perspectivas em EAD na Contemporaneidade.
Universidade Federal de Sergipe (UFS), (Aracaju, Brasil)
2020/09/24 EAD e Ensino Online: Provocações do nosso tempo . XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON 2020)
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (Aracaju, Brasil)
2020/05/11 Problemáticas Actuales de la Educación a Distancia en Línea. Conferência realizado para os estudantes da Maestria en Educación-mención en Innovaciones pedagógicas.
Universidad Casa Grande (Ecuador) (Guaiaquil, Equador)
2019/12/02 Desenho Didático da Aprendizagem na Educação Online. III Encontro Internacional Docência e Cibercultura, Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC e Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EDUCIBER
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, Brasil)
2018/03/15  Educação a Distância, Educação Aberta e Educação Online . Seminário
Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação (Salvador, Brasil)
2018/03/05 Recursos Educacionais Abertos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Online . Seminário
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - PROPED
2018/03/01 Educação Aberta: Currículo, Cultura e Formação Docente . II Encontro Internacional de Educação (CONduc-UFS)
Universidade Federal de Sergipe (Pólo de Itabaiana) (Itabaiana, Brasil)
2018/02/03  Educação Online e Formação de Professores. Seminário
Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Educação. (Aracaju, Brasil)
2015/11/04 Interaction and Design of Online Courses . International Visiting Scholar Program, Shanghai Open University, China
Shanghai Open University, China (Shanghai, China)
2010/09/13 Educação Formal e Informal e os Novos Contextos da EaD, ALV. ALV - Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida.
Universidade Aberta (Tagus Park -Oeiras, Portugal)
2010/03/27 A Comunicação Online e o E-Learning. Iº Encontro UED sobre Elearning.
Fórum de Inovação, Tecnologia, Formação e Emprego (FITEC) (Leiria, Portugal)
2008/11/21 Gestão do Conhecimento: Produção e Difusão em Universidades Abertas. . III Colóquio Internacional “Saberes, Práticas: Tecnologias e Processos de Difusão do Conhecimento.
Universidade Federal da Bahia, Salvador, Faculdade de Educação (FACED) (Salvador, Brasil)
2008/10/22 Becoming an Online Teacher: A Quantitative and Qualitative Evaluation of a Training Programme for Online Distance Education Teachers. Fifth EDEN Research Workshop
European Distance and E-Learning Network (EDEN (Paris, França)
2007/11/09 Becoming an Online Teacher by Being an Online Student. EADTU 20th Anniversary Conference. 8-9 November, Lisbon. European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2007/11/09 A Pedagogical Model for Online Education at Universidade Aberta. European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2007/11/09 The Cybercafé. Informal Interactions in an E-Learning Course. European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2007/11/05 Os Paradoxos da Internet e o E-Learning.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2004/09/24 Trois Modalités pour la Mobilité Virtuel. European Simposium: Vers un Erasmus Virtuel.
Sorbonne Université (Paris, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/03/08 - 2022/04/05 Perceções de tutores e estudantes sobre os desafios do ensino-aprendizagem durante o Covid-19: o caso do Instituto de Educação a Distância de Tete
Coorientador de Teresa José Sande Navalha
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/02/03 - 2021/07/21 Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/11/12 - 2020/10/15 Os Jogos ao Serviço da Educação e da Orientação Vocacional: O Caso do "Jogo de Profissões - I Want to be a Saviour of the Planet"
Orientador de Marta Isabel Leiria Martins Saraiva
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/02/16 - 2019/07/15 A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED.
Orientador de Heitor Simão Mafanela Simão
Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/02/15 - 2019/05/20 Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac.
Orientador de Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/01/26 - 2018/11/16 An Information System`s Model of Internal Communication with and Between Teachers, as Internal Stakeholders in Portuguese Public Schools.
Orientador
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/04/02 - 2018/10/31 Pós-Doutoramento: Análise de Modelos de Educação a Distância - Desenho, Sustentabilidade e Aplicabilidade.
Orientador de Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska (Univ. Estadual de Ciências Saúde de Alagoas)
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2013/07/24 - 2018/06/14 Participação e partilha do conhecimento na sociedade em rede - Os contextos educacionais online.
Orientador de Ana Maria Videira Paiva
Doutoramento em Educação - Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/02/26 - 2018/05/22 Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos.
Orientador de Isabelle Martins Fernandes
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/01/08 - 2017/12/18 Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Pólo UAB em Rio Branco
Coorientador
Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/11/30 - 2017/11/30 A Wikilivros como Recurso Educacional Aberto: Criação de um livro sobre Comunicação Online e Aprendizagem
Orientador de Carlos Manuel Seco da Silva
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012/01/25 - 2016/07/13 Interação em Diferentes Cenários Pedagógicos no Ensino Superior Online (Doutoramento)
Orientador
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/04/09 - 2016/07/12 O Conectivismo e as suas implicações nas Noções de Aprendizagem e Conhecimento.
Orientador de Maria Clara Monteiro Cardoso Pereira
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2013/06/16 - 2016/05/20 Experiências de interculturalidade em elearning: um estudo de caso no Second Life®
Orientador de Rui Manuel Ribeiro Carvalho Páscoa
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/01/16 - 2016/03/15 "O Triângulo das Histórias": Construir e Partilhar Histórias Colaborativamente através das Novas Tecnologias de Informação na Comunicação.
Orientador de Joana Sofia Magalhães Monteiro
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014/09/01 - 2015/09/01 Pós-Doutoramento: Recursos Educacionais Abertos no Design Pedagógico de Disciplinas Online.
Orientador de Elena Maria Mallmann (Universidade Federal de Santa Maria -Brasil)
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012/02/25 - 2015/07/14 A Descrição Parametrizada da Imagem para um eLearning acessível e inclusivo
Orientador de Maria Manuela Amado da Silva Francisco
Doutoramento em Educação a Distância e Elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011/01/07 - 2013/12/19 SMS no Ensino das Ciências
Orientador de João Paulo de Melo Monteiro
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010/11/11 - 2013/09/09 Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF).
Orientador de João Manuel dos Santos Quintas
Mestrado em Pedagogia do E-learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/03/10 - 2011/10/20 O Second Life no Ensino Superior. Uma experiência de integração com o Moodle.
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/11/07 - 2011/10/06 A utilização do telemóvel em contexto educativo : um estudo de caso sobre as representações de alunos e de professores dos 9º e 12º anos de escolaridade.
Orientador de João António Marques da Costa Batista Carrega
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/10/20 - 2011/09/18 As representações sociais e expectativas dos professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário face à utilização da Plataforma Moodle.
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/11/11 - 2011/09/06 Efeitos do nível de interactividade num recurso educativo digital : diferenças na satisfação e na aprendizagem.
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2005/02/14 - 2011/07/27 Itenerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contextos Online
Orientador de Sofia Sant`ana Lopes Malheiro da Silva
Doutoramento em Educação - Especialidade: Comunicação Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2007/11/15 - 2010/11/20 A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/06/20 - 2010/10/20 Utilização da Internet nos Cursos EFA - Estudo de Caso.
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2007/07/16 - 2009/09/24 A Proximidade Mediada: Um Estudo Experimental em Ambiente de Aprendizagem Online.
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2007/05/17 - 2009/09/15 O Mensageiro Instantâneo em Processos e Tarefas de um Curso Online. Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia.
Orientador
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2006/07/17 - 2008/09/29 "Sem Link não Controlo" - Contributos para uma Educação Online Inclusiva: Estudo Aplicado a Casos de Cegueira e Baixa Visão.
Orientador
Mestrado em Pedagogia do E-Leaning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2005/06/20 - 2007/07/22 Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
Orientador
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2005/05/20 - 2007/06/17 O E-Learning como Recurso para o Ensino Secundário Recorrente. UniversidadeCatólica Portuguesa, Lisboa.
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2005/01/09 - 2007/03/20 Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de Beja
Orientador
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2004/10/09 - 2006/11/28 LMSESCOLA - Uma Experiência de E-Learning no Ensino Secundário Recorrente
Orientador
Mestrado em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2003/08/10 - 2005/10/15 Software educativo nas aulas de ciências naturais : concepção e utilização do CD-ROM "célula", com alunos do 7º ano de escolaridade.
Orientador de Susana Cristina Galaio Montinhos Alves
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2004/09/01 - 2005/09/01 (Doutoramento Sanduíche) - A Presença Social nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, com período sanduíche na Universidade Aberta (Orientador: Antonio Quintas Mendes).
Coorientador
Doutorado em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação, Brasil
2004/09/01 - 2005/09/01 (Doutoramento Sanduíche)- Criando Laços Via Recursos Informatizados. Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, com período sanduíche na Universidade Aberta (Orientador: Antonio Quintas Mendes).
Coorientador
Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação, Brasil
2001/09/08 - 2003/10/15 As parcerias e projectos de cooperação internacional em contexto pré-escolar : um estudo de caso.
Orientador de Joaquim Marques Rodrigues
Mestrado em Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/26 Docência online durante a Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básico.
Presidente do júri
Cláudio Rogério do Nascimento Pinto (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021/08/16 Serious Games e Material Didático para o Ensino Superior na Educação a Distância: um estudo de caso.
Presidente do júri
Maria Beatriz Nazar Bergamo Abeid (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021/07/21 Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital.
Orientador
Paulo César Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021/07/21 Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital
Orientador
Paulo César Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021/07/01 Biblioteca Escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas.
Arguente principal
Sindier Antônia Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/05/28 Modelo de Formação em eLearning: contributo da comunidade "Fight2Learn"
Presidente do júri
José Herculano Cordeiro Vaz Serra Rebordão (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020/11/03 O Processo Comunicativo Pedagógico na Licenciatura em História EAD da UNEB
Arguente
Vânia Rita Mendes Valente (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
2020/10/15 Os Jogos ao Serviço da Educação e da Orientação Vocacional: O Caso do "Jogo de Profissões - I Want to be a Saviour of the Planet"
Orientador
Marta Isabel Leiria Martins Saraiva (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020/09/30 Role Playing (RPG) Digital como Mediador para o Ensino/Aprendizagem de Convivência entre Sujeitos Multiculturais com Religião e Valores Culturais Diversos
Arguente principal
Priscila dos Anjos Costa (Mestrado)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
2020/09/21 O Trabalho de Design da EAD na Convergência de Modalidades Educativas: Entre Saberes, Pensamentos e Atividades em Comunidade de Prática
Arguente principal
Carmen Maria Cipriani Pandini (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/01/16 Repensando Novas Estratégias e Cenários para a Construção do Conhecimento
Arguente principal
Maria Cecília Mendonça Melo Rocha (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/12/11 Como garantir a qualidade da Educação Aberta e a Distância no Ensino Superior português: construção de um referencial de avaliação
Vogal
Magda Ferreira da Fonte (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/11/14 Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): Cultura Participativa nas Práticas Escolares
Arguente
Sabrina Bagetti (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2019/07/23 La participación virtual de las familias en el centro educativo
Arguente principal
Teresa Linde Valenzuela (Doutoramento)
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Comunicación, Espanha
2019/07/15 A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED
Orientador
Heitor Simão Mafanela Simão (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/05/20 Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac
Orientador
Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019/03/02 O Desenvolvimento Estético e a Educação Estética e artística: o Programa ProgestArt
Arguente
Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/07 Educação Aberta e a Distância na Capacitação de Professores em Cabo Verde.
Presidente do júri
Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/11/16 An Information System`s Model of Internal Communication with and Between Teachers, as Internal Stakeholders in Portuguese Public Schools
Orientador
Eugénia Maria Vicente Luíso (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/11/14 RPG Guardiões da Palavra: O Uso do Role Playing Game no Ensino Interdisciplinar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Arguente principal
Bianca e Silva Cardoso (Mestrado)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
2018/10/19 Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Mediação da Aprendizagem na Educação Superior
Presidente do júri
Lígia de Assis Monteiro Fontana (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/06/14 Participação e partilha do conhecimento na sociedade em rede - Os contextos educacionais online.
Orientador
Ana Maria Videira Paiva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/05/22 Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos.
Orientador
Isabelle Martins Fernandes (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/03/13 Framework Design-Based Research para Pesquisas Aplicadas
Arguente
Rita Cristina Coelho de Almeida Santiago (Doutoramento)
Universidade Estadual da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação, Brasil
2018/03/13 Design Cognitivo Colaborativo para Ambientes Virtuais: O Caso do Portal TBC Cabula.
Arguente
Ivana Alves da Silva Souza (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2018/03/05 Docência online: ambiências virtuais de aprendizagem potencializando a emersão de autorias docentesdiscentes
Arguente
Alexsandra Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018 A Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Universidade Pedagógica de Moçambique: proposta de indicadores de qualidade a considerar na implementação.
Arguente
Dionísio Luís Tombo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/12/18 Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Pólo UAB em Rio Branco
Orientador
Ana Maria Agostinho Farias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/11/30 A Wikilivros como Recurso Educacional Aberto: Criação de um livro sobre Comunicação Online e Aprendizagem
Orientador
Carlos Manuel Seco da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/07/20 Indicadores de Gestão para Sistemas de Educação a Distância: Estudo Centrado no Instituto Federal do rio Grande do Norte
Arguente
Erivaldo Cabral da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/07/28 O Conectivismo e as suas implicações nas Noções de Aprendizagem e Conhecimento
Orientador
Maria Clara Monteiro Cardoso Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/07/27 Acessibilidade 2.0 - Práticas Docentes no Ensino Superior.
Presidente do júri
Luís Miguel de Castro Lima (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/07/13 Interação em Diferentes Cenários Pedagógicos no Ensino Superior Online
Orientador
Pedro Manuel Barbosa de Almeida Cabral (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/05/20 Experiências de interculturalidade em elearning: um estudo de caso no Second Life®
Orientador
Rui Manuel Ribeiro Carvalho Páscoa (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016/05/16 Formação de Professores de Educação Física na Modalidade a Distância Online.
Arguente
Leandro Jorge Duclos da Costa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/03/15 "O Triângulo das Histórias": Construir e Partilhar Histórias Colaborativamente através das Novas Tecnologias de Informação na Comunicação.
Orientador
Joana Sofia Magalhães Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/11/27 Desenvolvimento e Gestão de Recursos Digitais para Comunicação de Investigação em eLearning.
Vogal
Adelaide de Jesus Pão-Mole Dias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/07/14 A Descrição Parametrizada da Imagem para um eLearning acessível e inclusivo
Orientador
Maria Manuela Amado da Silva Francisco (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015/06/04 O Método de José Sócrates - Um Estudo de Comunicação Não-Verbal
Arguente principal
José Ricardo Bastos Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/06/03 Introdução de Tablets no Ensino: Do Manual em Papel ao Manual Digital
Arguente principal
Vanda do Carmo Canhoto Lopes Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/04/24 Implementação da Framework de Instructional Design EPTEALAS num Contexto Corporativo
Arguente principal
Ana Margarida de Matos Paes de Faria (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/02/12 Aprendizagem Baseada em Problemas com Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Susana Gomes Fartura (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09/09 A Gestão da Aprendizagem em Ambiente Virtual
Arguente principal
José Lauro Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/05/12 Web2.0 e Trabalho Colaborativo como Estratégia de Formação de Professores
Arguente principal
José Avelino Bonifácio Carneiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/03/21 As tecnologias de Informação e Comunicação e os Processos de reconfiguração de Modelos de Educação a Distância de Educação Superior .
Orientador
Selma dos Santos Rosa (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2011/07/27 Itenerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contextos Online
Orientador
Sofia Sant`ana Lopes Malheiro da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2009/10/20 Da WEB 2.0 ao E-Learning 2.0: Aprender na Rede. Mestrado em Pedagogia do E-Learning.
Vogal
José Carlos Ferreira Mota (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007/12/17 A Presença Social em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Arguente
Glaucio Couri Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2005/09/07 A Informática na Educação.
Vogal
Rui José Viegas Peixoto (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005/07/20 Mini-testes : uma possível estratégia para o sucesso na matemática.
Vogal
Susana Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2005/06/22 Percepção dos Alunos das Escolas Maristas acerca da Educação pela Presença .
Vogal
António Leal das Neves Jorge (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2004/07/06 Os Websites em escolas com Ensino Secundário no Distrito de Setúbal.
Vogal
Renato Pereira Albuquerque (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2003/07/21 Abordagem para uma estruturação pedagógica de um software lúdico.
Vogal
Amílcar Rolando de Sousa Marques do Carmo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2003/06/22 O papel das interacções sociais (díades homogéneas/díades heterogéneas) durante a revisão de texto no desenvolvimento individual da escrita, no 5º ano de escolaridade.
Arguente principal
Maria do Céu Godinho Moreira Margarido (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
2003/03/19 Requisitos para a implementação de um Centro de Recursos Educativos On-line.
Vogal
Aldo Manuel Serra Passarinho (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2002/09/21 Intercompreensão: do espaço aula ao ciberespaço.
Vogal
Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2002/09/20 Educação tecnológica : contributos para o estudo da sua importância e do seu enquadramento nos planos curriculares
Vogal
Luís Marcelino de Jesus Belo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2002/04/05 Documentário : entre o didáctico e a ficção : funções educativas de um modo cinematográfico de representação da realidade.
Vogal
José Manuel Amador Bértolo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2002/02/14 A classificação do desempenho escolar: Um estudo exploratório e contextualizado.
Arguente principal
Pedro Augusto de Oliveira Salgueiro (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
2001/07/20 Representações de acontecimentos: Os efeitos da experiência e da estrutura de acontecimentos na linguagem das crianças
Arguente principal
Cláudia Sofia de Sousa Martinho (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
2001 A criança e o número: Do signo gráfico ao símbolo.
Arguente principal
Maria Elisabete da Silva Tomé Mendes (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/11/25 - 2024/11/25 Workshop sobre Design Based Research (DBR) e Análise Temática Reflexiva. Estudantes de Doutorado do PPGEDUC/DEDC I/UNEB; 25/11/2024 PPGEDUC/DEDC I/UNEB (Postgraduate Certificate) Editora da Universidade do Estado da Bahia, Brasil