Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- António Manuel Quintas Mendes
Nomes de citação
- Quintas-Mendes, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F16-7B7D-9270
- ORCID iD
- 0000-0003-1086-2600
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1994
Concluído
|
Linguística (Mestrado)
Especialização em Sociolinguística e Interação Verbal
Universidade de Lisboa Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal
"Referência temporal no discurso conversacional aos 2 / 3 anos de idade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1985
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
"Aquisição da Leitura e da Escrita e Desenvolvimento da Consciência Metalinguística na Criança (" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1994 - 2023 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1989 - 1994 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1985 - 1989 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2025 | European Network in D-flexible teaching (ENID-Teach)
Investigador
|
Em curso
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação e robótica no Pré-escolar e 1ª Ciclo de Ensino Básico
PTDC/CED-EDG/28710/2017
Universidade Aberta, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2022 | Project KLM: Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and primary school
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017 - 2019 | Mobile Learning in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2015 - 2018 | YOUTH START: Entrepreneurship Education Policy Experimentation in European Schools (YouthStart)
Project ID: 388460-EPP-1-2014-2-PT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/26 | Autoetnografia, Investigação e Formação - Ciclo de Diálogos dos Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH, UNEB, BRASIL, 26/11/2024 | Ciclo de Diálogos dos Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH
Universidade do Estado da Bahia (Salvador, Brasil)
|
2024/11/25 | Pesquisa em Educação, Formação e Arte. Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). 25/11/2024 | Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Espaço Literatus (Salvador, Brasil)
|
2024/11/24 | Para uma Pedagogia Relacional em EaD - Ciclo de Diálogos GPELCH, Salvador, UNEB, Brasil, 28 Novembro 2024 | Ciclo de Diálogos GPELCH, Salvador, UNEB, Brasil.
Universidade de Estado da Bahia (Salvador, Brasil)
|
2024/09/19 | Criar Presença e Proximidade a Distância: Elementos para uma Pedagogia Relacional em EaD. Congresso Humanitas - PUCPR - Escola de Educação e Humanidades, Curitiba. Brasil. 19/09/24 |
Pontifícica Universidade Católica de Humanidades e Tecnologias (Curitiba, Brasil)
|
2024/09/16 | A Inteligência Artificial na produção de Conteúdos para Cursos Online. O ponto de vista do Professor. Abertura do Congresso Humanitas. PUCPR - Escola de Educação e Humanidades, Curitiba. Brasil. 16/09/2024 | Congresso Humanitas - PUCPR - Escola de Educação e Humanidades
Pontíficica Universidade Cataólica do Pararaná (Curitiba, Brasil)
|
2024/09/11 | "Práticas e cenários de inovação em educação online no ensino superior a distância" - IV Seminário de Educação a Distância FORUAB/PARANÁ: Políticas públicas de gestão e inovação da UAb. Maringá, 11/09/2024. https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/184 | IV Seminário de Educação a Distância FORUAB/PARANÁ: Políticas públicas de gestão e inovação da UAb..
Universidade Estadual de Maringá - Pró Reitoria de Ensino (PEN) - Núcleo de Educação a Distância da UEM (NEAD) (Maringá, Brasil)
|
2024/09/10 | Comunicação e Desenho de Aprendizagem em cursos de EaD ONLINE. Palestra para estudantes de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. 10/09/2024. |
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
|
2024/07/23 | Educação Online: Novos Caminhos para a Discussão Online Assíncrona - Do Forum à Anotação Social. 13º Congresso IberoAmericano de Investigación Cualitativa. 23 Julho 2023, Cáceres. | 13º Congresso IberoAmericano de Investigación Cualitativa
Universidade de Extremadura , Cáceres (Cáceres, Espanha)
|
2023/11/30 | Refletindo sobre a Aprendizagem em Cursos Massivos. 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Aberta Massiva & Saúde, 30/11/2023 |
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/27 | Digital Presence and Identity Among Digital Scholars: A Thematic Analysis. 7th World Conference on Qualitative Reasearch, 27/01/2023. | 7th World Conference on Qualitative Reasearch
Universidade do Algarve & Ludomedia (Faro, Portugal)
|
2023/01/27 | Towards an Autoethnography of a Distance Education Teacher. 7th World Conference on Qualitative Research, 27/01/2023 | 7th World Conference on Qualitative Research
Universidade do Algarve e Ludomedia (Faro, Portugal)
|
2022/07/25 | Literacias Científicas na Cibercultura: Uma Introdução aos Interfaces de Anotação Pessoal e Social. | IV e-DOC Encontro Internacional Docência e Cibercultura
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, Brasil)
|
2022/03/18 | Percursos na Ciência Aberta. | Le@d MeetUP22 - 1º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Le@d - Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/16 | El Segundo Cerebro - Competencias Digitales en la Gestion del Conocimiento. | Webinar
Universidad Casa Grande (Equador)
|
2021/12/10 | Desafios da Educação a Distância na Era Digital. |
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2021/10/26 | Recursos Educacionais Abertos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Online. | Semana do Acesso Aberto 2021
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/21 | Publicar em Acesso Aberto - Dois Anos da Revista de Educação a Distância e E-Learning (Re@d) | Semana do Acesso Aberto 2021
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021/02/03 | De la Presencialidad a la Virtualidad: Comprensión de los procesos de interación en Educación Online | Conferência realizada para os estudantes da Maestria en Educación-mención en Innovaciones pedagógicas.
Universidad de Casa Grande (Equador) (Guaiaquil, Equador)
|
2020/11/09 | Avaliação de um Treinamento de B-Learning para Professores de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Preparando o Projeto de um MOOC. | ICERI 2020 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Valência, Espanha)
|
2020/10/07 | Emoções e Presença na Comunicação Online - Para uma compreensão dos novos papéis dos professores. | II Congresso Humanitas, sob o tema “As Humanidades em Tempos de Pós-Verdade
Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) (Curitiba, Brasil)
|
2020/09/25 | Perspectivas em EAD na Contemporaneidade. |
Universidade Federal de Sergipe (UFS), (Aracaju, Brasil)
|
2020/09/24 | EAD e Ensino Online: Provocações do nosso tempo . | XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON 2020)
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (Aracaju, Brasil)
|
2020/05/11 | Problemáticas Actuales de la Educación a Distancia en Línea. | Conferência realizado para os estudantes da Maestria en Educación-mención en Innovaciones pedagógicas.
Universidad Casa Grande (Ecuador) (Guaiaquil, Equador)
|
2019/12/02 | Desenho Didático da Aprendizagem na Educação Online. | III Encontro Internacional Docência e Cibercultura, Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC e Grupo de Pesquisa
Educação e Cibercultura - EDUCIBER
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, Brasil)
|
2018/03/15 | Educação a Distância, Educação Aberta e Educação Online . | Seminário
Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação (Salvador, Brasil)
|
2018/03/05 | Recursos Educacionais Abertos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior Online . | Seminário
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - PROPED
|
2018/03/01 | Educação Aberta: Currículo, Cultura e Formação Docente . | II Encontro Internacional de Educação (CONduc-UFS)
Universidade Federal de Sergipe (Pólo de Itabaiana) (Itabaiana, Brasil)
|
2018/02/03 | Educação Online e Formação de Professores. | Seminário
Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Educação. (Aracaju, Brasil)
|
2015/11/04 | Interaction and Design of Online Courses . | International Visiting Scholar Program, Shanghai Open University, China
Shanghai Open University, China (Shanghai, China)
|
2010/09/13 | Educação Formal e Informal e os Novos Contextos da EaD, ALV. | ALV - Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida.
Universidade Aberta (Tagus Park -Oeiras, Portugal)
|
2010/03/27 | A Comunicação Online e o E-Learning. | Iº Encontro UED sobre Elearning.
Fórum de Inovação, Tecnologia, Formação e Emprego (FITEC) (Leiria, Portugal)
|
2008/11/21 | Gestão do Conhecimento: Produção e Difusão em Universidades Abertas. . | III Colóquio Internacional “Saberes, Práticas: Tecnologias e Processos de Difusão do Conhecimento.
Universidade Federal da Bahia, Salvador, Faculdade de Educação (FACED) (Salvador, Brasil)
|
2008/10/22 | Becoming an Online Teacher: A Quantitative and Qualitative Evaluation of a Training Programme for Online Distance Education Teachers. | Fifth EDEN Research Workshop
European Distance and E-Learning Network (EDEN (Paris, França)
|
2007/11/09 | Becoming an Online Teacher by Being an Online Student. EADTU 20th Anniversary Conference. 8-9 November, Lisbon. | European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/09 | A Pedagogical Model for Online Education at Universidade Aberta. | European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/09 | The Cybercafé. Informal Interactions in an E-Learning Course. | European Association of Distance Teaching Universities. EADTU 20th Anniversary Conference.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/05 | Os Paradoxos da Internet e o E-Learning. |
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2004/09/24 | Trois Modalités pour la Mobilité Virtuel. | European Simposium: Vers un Erasmus Virtuel.
Sorbonne Université (Paris, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/03/08 - 2022/04/05 | Perceções de tutores e estudantes sobre os desafios do ensino-aprendizagem durante o Covid-19: o caso do Instituto de Educação
a Distância de Tete
Coorientador de Teresa José Sande Navalha
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/02/03 - 2021/07/21 | Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/11/12 - 2020/10/15 | Os Jogos ao Serviço da Educação e da Orientação Vocacional: O Caso do "Jogo de Profissões - I Want to be a Saviour of the
Planet"
Orientador de Marta Isabel Leiria Martins Saraiva
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/02/16 - 2019/07/15 | A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED.
Orientador de Heitor Simão Mafanela Simão
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/02/15 - 2019/05/20 | Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância
Senac.
Orientador de Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen
|
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/01/26 - 2018/11/16 | An Information System`s Model of Internal Communication with and Between Teachers, as Internal Stakeholders in Portuguese
Public Schools.
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/04/02 - 2018/10/31 | Pós-Doutoramento: Análise de Modelos de Educação a Distância - Desenho, Sustentabilidade e Aplicabilidade.
Orientador de Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska (Univ. Estadual de Ciências Saúde de Alagoas)
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2013/07/24 - 2018/06/14 | Participação e partilha do conhecimento na sociedade em rede - Os contextos educacionais online.
Orientador de Ana Maria Videira Paiva
|
Doutoramento em Educação - Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/02/26 - 2018/05/22 | Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos.
Orientador de Isabelle Martins Fernandes
|
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/01/08 - 2017/12/18 | Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Pólo UAB em Rio Branco
Coorientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/11/30 - 2017/11/30 | A Wikilivros como Recurso Educacional Aberto: Criação de um livro sobre Comunicação Online e Aprendizagem
Orientador de Carlos Manuel Seco da Silva
|
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2012/01/25 - 2016/07/13 | Interação em Diferentes Cenários Pedagógicos no Ensino Superior Online
(Doutoramento)
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialização em Educação a Distância e e-Learning (EDel) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/04/09 - 2016/07/12 | O Conectivismo e as suas implicações nas Noções de Aprendizagem e Conhecimento.
Orientador de Maria Clara Monteiro Cardoso Pereira
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2013/06/16 - 2016/05/20 | Experiências de interculturalidade em elearning: um estudo de caso no Second Life®
Orientador de Rui Manuel Ribeiro Carvalho Páscoa
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/01/16 - 2016/03/15 | "O Triângulo das Histórias": Construir e Partilhar Histórias Colaborativamente através das Novas Tecnologias de Informação
na Comunicação.
Orientador de Joana Sofia Magalhães Monteiro
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/09/01 | Pós-Doutoramento: Recursos Educacionais Abertos no Design Pedagógico de Disciplinas Online.
Orientador de Elena Maria Mallmann (Universidade Federal de Santa Maria -Brasil)
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2012/02/25 - 2015/07/14 | A Descrição Parametrizada da Imagem para um eLearning acessível e inclusivo
Orientador de Maria Manuela Amado da Silva Francisco
|
Doutoramento em Educação a Distância e Elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2011/01/07 - 2013/12/19 | SMS no Ensino das Ciências
Orientador de João Paulo de Melo Monteiro
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2010/11/11 - 2013/09/09 | Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores
(CFCeF).
Orientador de João Manuel dos Santos Quintas
|
Mestrado em Pedagogia do E-learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2008/03/10 - 2011/10/20 | O Second Life no Ensino Superior. Uma experiência de integração com o Moodle.
Orientador
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2008/11/07 - 2011/10/06 | A utilização do telemóvel em contexto educativo : um estudo de caso sobre as representações de alunos e de professores dos
9º e 12º anos de escolaridade.
Orientador de João António Marques da Costa Batista Carrega
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2008/10/20 - 2011/09/18 | As representações sociais e expectativas dos professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário face à utilização da Plataforma Moodle.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2008/11/11 - 2011/09/06 | Efeitos do nível de interactividade num recurso educativo digital : diferenças na satisfação e na aprendizagem.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2005/02/14 - 2011/07/27 | Itenerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contextos Online
Orientador de Sofia Sant`ana Lopes Malheiro da Silva
|
Doutoramento em Educação - Especialidade: Comunicação Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2007/11/15 - 2010/11/20 | A utilização da Plataforma Moodle no curso tecnológico de administração : estudo de caso no CNED
Orientador
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2008/06/20 - 2010/10/20 | Utilização da Internet nos Cursos EFA - Estudo de Caso.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2007/07/16 - 2009/09/24 | A Proximidade Mediada: Um Estudo Experimental em Ambiente de Aprendizagem Online.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Learning (MPEL) (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2007/05/17 - 2009/09/15 | O Mensageiro Instantâneo em Processos e Tarefas de um Curso Online. Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia.
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2006/07/17 - 2008/09/29 | "Sem Link não Controlo" - Contributos para uma Educação Online Inclusiva: Estudo Aplicado a Casos de Cegueira e Baixa Visão.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do E-Leaning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2005/06/20 - 2007/07/22 | Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2005/05/20 - 2007/06/17 | O E-Learning como Recurso para o Ensino Secundário Recorrente. UniversidadeCatólica Portuguesa, Lisboa.
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2005/01/09 - 2007/03/20 | Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores
de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de Beja
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2004/10/09 - 2006/11/28 | LMSESCOLA - Uma Experiência de E-Learning no Ensino Secundário Recorrente
Orientador
|
Mestrado em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2003/08/10 - 2005/10/15 | Software educativo nas aulas de ciências naturais : concepção e utilização do CD-ROM "célula", com alunos do 7º ano de escolaridade.
Orientador de Susana Cristina Galaio Montinhos Alves
|
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2004/09/01 - 2005/09/01 | (Doutoramento Sanduíche) - A Presença Social nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, com
período sanduíche na Universidade Aberta (Orientador: Antonio Quintas Mendes).
Coorientador
|
Doutorado em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação, Brasil
|
2004/09/01 - 2005/09/01 | (Doutoramento Sanduíche)- Criando Laços Via Recursos Informatizados.
Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, com período sanduíche na Universidade Aberta (Orientador: Antonio
Quintas Mendes).
Coorientador
|
Doutoramento em Informática na Educação (Conceito CAPES 7). (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação, Brasil
|
2001/09/08 - 2003/10/15 | As parcerias e projectos de cooperação internacional em contexto pré-escolar : um estudo de caso.
Orientador de Joaquim Marques Rodrigues
|
Mestrado em Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11/26 | Docência online durante a Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básico.
Presidente do júri
|
Cláudio Rogério do Nascimento Pinto (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/08/16 | Serious Games e Material Didático para o Ensino Superior na Educação a Distância: um estudo de caso.
Presidente do júri
|
Maria Beatriz Nazar Bergamo Abeid (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/07/21 | Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital.
Orientador
|
Paulo César Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/07/21 | Projeto de Desenvolvimento de um Curso Online Sobre Cidadania Digital
Orientador
|
Paulo César Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/07/01 | Biblioteca Escolar: usos e processos de aquisição de conhecimentos mediados pelas tecnologias nas escolas.
Arguente principal
|
Sindier Antônia Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/05/28 | Modelo de Formação em eLearning: contributo da comunidade "Fight2Learn"
Presidente do júri
|
José Herculano Cordeiro Vaz Serra Rebordão (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/11/03 | O Processo Comunicativo Pedagógico na Licenciatura em História EAD da UNEB
Arguente
|
Vânia Rita Mendes Valente (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
|
2020/10/15 | Os Jogos ao Serviço da Educação e da Orientação Vocacional: O Caso do "Jogo de Profissões - I Want to be a Saviour of the
Planet"
Orientador
|
Marta Isabel Leiria Martins Saraiva (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/09/30 | Role Playing (RPG) Digital como Mediador para o Ensino/Aprendizagem de Convivência entre Sujeitos Multiculturais com Religião
e Valores Culturais Diversos
Arguente principal
|
Priscila dos Anjos Costa (Mestrado)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
|
2020/09/21 | O Trabalho de Design da EAD na Convergência de Modalidades Educativas: Entre Saberes, Pensamentos e Atividades em Comunidade
de Prática
Arguente principal
|
Carmen Maria Cipriani Pandini (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/01/16 | Repensando Novas Estratégias e Cenários para a Construção do Conhecimento
Arguente principal
|
Maria Cecília Mendonça Melo Rocha (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019/12/11 | Como garantir a qualidade da Educação Aberta e a Distância no Ensino Superior português: construção de um referencial de avaliação
Vogal
|
Magda Ferreira da Fonte (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/11/14 | Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): Cultura Participativa nas Práticas Escolares
Arguente
|
Sabrina Bagetti (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2019/07/23 | La participación virtual de las familias en el centro educativo
Arguente principal
|
Teresa Linde Valenzuela (Doutoramento)
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Comunicación, Espanha
|
2019/07/15 | A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED
Orientador
|
Heitor Simão Mafanela Simão (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/05/20 | Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância
Senac
Orientador
|
Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/03/02 | O Desenvolvimento Estético e a Educação Estética e artística: o Programa ProgestArt
Arguente
|
Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/12/07 | Educação Aberta e a Distância na Capacitação de Professores em Cabo Verde.
Presidente do júri
|
Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/11/16 | An Information System`s Model of Internal Communication with and Between Teachers, as Internal Stakeholders in Portuguese
Public Schools
Orientador
|
Eugénia Maria Vicente Luíso (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/11/14 | RPG Guardiões da Palavra: O Uso do Role Playing Game no Ensino Interdisciplinar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Arguente principal
|
Bianca e Silva Cardoso (Mestrado)
Universidade do Estado da Bahia, UNEB -Departamento de Educação, Brasil
|
2018/10/19 | Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Mediação da Aprendizagem na Educação Superior
Presidente do júri
|
Lígia de Assis Monteiro Fontana (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/06/14 | Participação e partilha do conhecimento na sociedade em rede - Os contextos educacionais online.
Orientador
|
Ana Maria Videira Paiva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/05/22 | Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos.
Orientador
|
Isabelle Martins Fernandes (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/03/13 | Framework Design-Based Research para Pesquisas Aplicadas
Arguente
|
Rita Cristina Coelho de Almeida Santiago (Doutoramento)
Universidade Estadual da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação, Brasil
|
2018/03/13 | Design Cognitivo Colaborativo para Ambientes Virtuais: O Caso do Portal TBC Cabula.
Arguente
|
Ivana Alves da Silva Souza (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2018/03/05 | Docência online: ambiências virtuais de aprendizagem potencializando a emersão de autorias docentesdiscentes
Arguente
|
Alexsandra Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2018 | A Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Universidade Pedagógica de Moçambique:
proposta de indicadores de qualidade a considerar na implementação.
Arguente
|
Dionísio Luís Tombo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/12/18 | Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Pólo UAB em Rio Branco
Orientador
|
Ana Maria Agostinho Farias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/11/30 | A Wikilivros como Recurso Educacional Aberto: Criação de um livro sobre Comunicação Online e Aprendizagem
Orientador
|
Carlos Manuel Seco da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/07/20 | Indicadores de Gestão para Sistemas de Educação a Distância: Estudo Centrado no Instituto Federal do rio Grande do Norte
Arguente
|
Erivaldo Cabral da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/07/28 | O Conectivismo e as suas implicações nas Noções de Aprendizagem e Conhecimento
Orientador
|
Maria Clara Monteiro Cardoso Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/07/27 | Acessibilidade 2.0 - Práticas Docentes no Ensino Superior.
Presidente do júri
|
Luís Miguel de Castro Lima (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/07/13 | Interação em Diferentes Cenários Pedagógicos no Ensino Superior Online
Orientador
|
Pedro Manuel Barbosa de Almeida Cabral (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/05/20 | Experiências de interculturalidade em elearning: um estudo de caso no Second Life®
Orientador
|
Rui Manuel Ribeiro Carvalho Páscoa (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/05/16 | Formação de Professores de Educação Física na Modalidade a Distância Online.
Arguente
|
Leandro Jorge Duclos da Costa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/03/15 | "O Triângulo das Histórias": Construir e Partilhar Histórias Colaborativamente através das Novas Tecnologias de Informação
na Comunicação.
Orientador
|
Joana Sofia Magalhães Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/11/27 | Desenvolvimento e Gestão de Recursos Digitais para Comunicação de Investigação em eLearning.
Vogal
|
Adelaide de Jesus Pão-Mole Dias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/07/14 | A Descrição Parametrizada da Imagem para um eLearning acessível e inclusivo
Orientador
|
Maria Manuela Amado da Silva Francisco (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/06/04 | O Método de José Sócrates - Um Estudo de Comunicação Não-Verbal
Arguente principal
|
José Ricardo Bastos Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2015/06/03 | Introdução de Tablets no Ensino: Do Manual em Papel ao Manual Digital
Arguente principal
|
Vanda do Carmo Canhoto Lopes Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2015/04/24 | Implementação da Framework de Instructional Design EPTEALAS num Contexto Corporativo
Arguente principal
|
Ana Margarida de Matos Paes de Faria (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015/02/12 | Aprendizagem Baseada em Problemas com Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente
|
Susana Gomes Fartura (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/09/09 | A Gestão da Aprendizagem em Ambiente Virtual
Arguente principal
|
José Lauro Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/05/12 | Web2.0 e Trabalho Colaborativo como Estratégia de Formação de Professores
Arguente principal
|
José Avelino Bonifácio Carneiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/03/21 | As tecnologias de Informação e Comunicação e os Processos de reconfiguração de Modelos de Educação a Distância de Educação
Superior .
Orientador
|
Selma dos Santos Rosa (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
|
2011/07/27 | Itenerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contextos Online
Orientador
|
Sofia Sant`ana Lopes Malheiro da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2009/10/20 | Da WEB 2.0 ao E-Learning 2.0: Aprender na Rede. Mestrado em Pedagogia do E-Learning.
Vogal
|
José Carlos Ferreira Mota (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007/12/17 | A Presença Social em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Arguente
|
Glaucio Couri Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2005/09/07 | A Informática na Educação.
Vogal
|
Rui José Viegas Peixoto (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005/07/20 | Mini-testes : uma possível estratégia para o sucesso na matemática.
Vogal
|
Susana Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005/06/22 | Percepção dos Alunos das Escolas Maristas acerca da Educação pela Presença .
Vogal
|
António Leal das Neves Jorge (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/07/06 | Os Websites em escolas com Ensino Secundário no Distrito de Setúbal.
Vogal
|
Renato Pereira Albuquerque (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2003/07/21 | Abordagem para uma estruturação pedagógica de um software lúdico.
Vogal
|
Amílcar Rolando de Sousa Marques do Carmo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2003/06/22 | O papel das interacções sociais (díades homogéneas/díades heterogéneas) durante a revisão de texto no desenvolvimento individual
da escrita, no 5º ano de escolaridade.
Arguente principal
|
Maria do Céu Godinho Moreira Margarido (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
|
2003/03/19 | Requisitos para a implementação de um Centro de Recursos Educativos On-line.
Vogal
|
Aldo Manuel Serra Passarinho (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2002/09/21 | Intercompreensão: do espaço aula ao ciberespaço.
Vogal
|
Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2002/09/20 | Educação tecnológica : contributos para o estudo da sua importância e do seu enquadramento nos planos curriculares
Vogal
|
Luís Marcelino de Jesus Belo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2002/04/05 | Documentário : entre o didáctico e a ficção : funções educativas de um modo cinematográfico de representação da realidade.
Vogal
|
José Manuel Amador Bértolo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2002/02/14 | A classificação do desempenho escolar: Um estudo exploratório e contextualizado.
Arguente principal
|
Pedro Augusto de Oliveira Salgueiro (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
|
2001/07/20 | Representações de acontecimentos: Os efeitos da experiência e da estrutura de acontecimentos na linguagem das crianças
Arguente principal
|
Cláudia Sofia de Sousa Martinho (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
|
2001 | A criança e o número: Do signo gráfico ao símbolo.
Arguente principal
|
Maria Elisabete da Silva Tomé Mendes (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/11/25 - 2024/11/25 | Workshop sobre Design Based Research (DBR) e Análise Temática Reflexiva. Estudantes de Doutorado do PPGEDUC/DEDC I/UNEB; 25/11/2024 | PPGEDUC/DEDC I/UNEB (Postgraduate Certificate) | Editora da Universidade do Estado da Bahia, Brasil |