???global.info.a_carregar???
Maria M. Nascimento obtained his Ph.D. in Mathematics in 1999 from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and his BSc in Forestry Engineering (Forestry Production) in 1985 from the University of Lisbon. Shee is an Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. She has published 26 articles in specialized journals. She has 10 book chapters and 3 books. Supervised 2 doctoral theses and co-supervised 3. Participated as a Doctoral Fellow in 1 project. She works in the area(s) of Social Sciences, emphasizing Education Sciences. In her curriculum vitae, the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological, and artistic-cultural production are engineering education; evaluation; web-based peer review; higher education; Learning Statistics; Hazard Analysis and Critical Control Point; peer feedback; Teaching, Statistics; Inference; Ontosemiotic Approach; Hypothesis Testing; higher education; teaching; Hypothesis testing for proportion; critical thinking; Attitudes. Scales. Statistics. Psychology students; assessment; Teaching Practice; Systems of Equations; Problem-Solving; adopted manual; critical thinking; higher education; educational protocol; pedagogical practices; crithinkedu; questioning; problem-solving; Scale; Attitudes towards statistics; component analysis; reliability; Engineering education - Quality of teaching; Higher education students - Skills development; Learning strategies; Academic success; Health Education; Statistical learning; Statistical inference; Hypothesis testing; Project work; Higher education students; Statistical learning; Statistical inference; Hypothesis testing; Project work; Higher education students; Social Sciences; Educational Sciences; Statistical learning; Statistics learning; Hypotheses testing; Higher education; Attitudes; Scales; Statistics; Psychology students; Vocational Education; Statistics; Supervised teaching practice; Applets; Teaching statistics;Teacher training; Primary education 1st cycle; Primary education (ages 6-10), and 2nd cycle (ages 11-12); Critical thinking Education; Educational objectives; Learning strategies; SGD; Teaching-learning; Teachers knowledge; Statistics education; Attitudes towards Statistics; Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada - EAEE; Mathematical and didactic knowledge in Data analysis and probability.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Manuel da Silva Nascimento

Nomes de citação

  • NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA
  • Maria M. Nascimento
  • Maria Nascimento

Identificadores de autor

Ciência ID
A51E-0295-747F
ORCID iD
0000-0002-3913-4845
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=es&user=ALyGMM4AAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate
Scopus Author Id
55392452700

Telefones

Telefone
  • (+351) 259350000 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
1995 - 1999
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Análise de Resultados de uma Simulação de um Processo Não-Ergódico. Sobre um exemplo da indústria extractiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
1999
Concluído
Tutorial (Doutoramento)
Especialização em Outra:Sem especialidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Análise de Resultados de uma Simulação de um Processo Não-ergódico, Sobre um Exemplo da Indústria Extractiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
PROVAS DE APTIDÃO PEDAGÓGICA E CAPACIDADE CIENTÍFICA (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Tópicos Elementares sobre Simulação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1980 - 1985
Concluído
Engenharia Silvícola (produção Florestal) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1999/07/15 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1999/07/15 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
1999/07/15 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
1990/02 - 1999/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1985/04 - 1990/02 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4080 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4080/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/12 - 2008/07 E se a Matemática transformasse a minha terra na 'capital do universo'? (singela homenagem ao algebrista José Morgado Júnior, natural de Pegarinhos)?
Projecto Ciência Viva VI, Nº 771 (CV 771)
Projecto Ciência Viva VI, da FCT, Portugal, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2018 Crithinkedu-Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
N.º 2016-1-PT01-KA203-022808.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Em curso
2014 - 2015 Inovação e Didática-Pensamento crítico em rede no Ensino Superior
131/ID/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mariluce de Oveira Silva; Paula Catarino; Ana Paula Aires; Maria M. Nascimento. "ALGEBRAIC THINKING IN STUDENTS FROM COMMUNICATION AND MULTIMEDIA". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0798
  2. Helena Bogas; Eva Morais; Maria M. Nascimento. "HERE WE GO AGAIN: DIDACTIC SUITABILITY ANALYSIS OF A STATISTICAL-GRAPHS TASK". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0203
  3. Ana Paula Aires; Maria M. Nascimento; Paula Catarino. "I CAN SEE CLEARLY NOW: A PEER-REVIEW POSING PROBLEMS TASK WITH FUTURE ELEMENTARY TEACHERS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1166
  4. Edson Cruz; Maria M. Nascimento; João Matias. "PANDEMIC TIMES: A DIDACTIC INTERVENTION OF NUMERIC CALCULATION COURSE". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0332
  5. Edson Cruz; Maria M. Nascimento; João Matias. "EVERY LITTLE THING: DIDACTICAL INTERVENTION IN A REMOTE NUMERICAL ANALYSIS COURSE WITH TECHNOLOGY". 2022.
    10.21125/inted.2022.0422
  6. Maria M. Nascimento; José Alexandre Martins; Assumpta Estrada; Eva Morais. "Sustainable development goals: A statistical literacy journey". 2022.
    10.52041/iase.pmhjt
  7. Maria M. Nascimento; Ana Paula Aires; Paula Catarino. "OLD MACDONALD HAD A FARM: THE PRE AND POST COVID-19 CLASSES DATA ANALYSIS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1629
  8. Helena Bogas; Maria M. Nascimento; Eva Morais. "DO IT WELL: CONFLICT MANAGEMENT, ANALYSING TASKS IN A VIDEO-ACTIVE SHORT TRAINING UNIT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1782
  9. Sónia Raposo; Maria M. Nascimento; Alexandre Martins; Assumpta Estrada; Cecília Costa. "SOMETHING: SUITABILITY OF A DIDACTIC INTERVENTION WITH APPLETS IN THE SECONDARY EDUCATION". 2021.
    10.21125/inted.2021.1265
  10. Alexandre Martins; Assumpta Estrada; Maria M. Nascimento. "STARTING OVER: FACTORS IN THE ATTITUDE TOWARDS STATISTICS IN PORTUGUESE TEACHERS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1287
  11. Aires, AP; Nascimento, MM; Catarino, P. "POSING MATHEMATICAL PROBLEMS: ANALYSIS OF A TASK WITH FUTURE TEACHERS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1230
  12. Helena Bogas; Maria M. Nascimento; Eva Morais. "LET’S GET LOUD: CONFLICT MANAGEMENT, A VIDEO-ACTIVE SHORT TRAINING UNIT". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2087
  13. Maria M. Nascimento; Eva Morais; Paula Teixeira. "TELL ME NOW: DATA ANALYSIS IN ENGINEERING COURSES". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2050
  14. Nascimento, MM; Teixeira, AP; Morais, E. "DATA IN ACTION: USING DATA ANALYSIS IN AN ACTIVITY DURING A SUMMER SCHOOL". 2020.
  15. Isabel Teixeira; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Catarino, Paula; Costa, Cecília. "Relato de práticas de ensino de sistemas de equações lineares no ensino básico". Trabalho apresentado em VPCT2020, 2020.
    Publicado
  16. Gonçalo Cruz; Maria Manuel Nascimento; Rita Payan; Caroline Dominguez; Helena Silva; Felicidade Morais. "From labor market needs to critical thinking across the European High Education Curricula". Trabalho apresentado em EAIR 39th Annual Forum in Portugal, Porto, 2017.
    Publicado
  17. Martins, José Alexandre; Estrada, Assumpta; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "¿GIGANTES O MOLINOS? ACTITUDES HACIA LA ESTADÍSTICA DE PROFESORES PORTUGUESES DE EDUCACIÓN PRIMARIA". Trabalho apresentado em VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, Madrid, 2017.
    Publicado
  18. Marques, CS; Mestre, M; Nascimento, MM. "PROFILE OF WOMEN ENTREPRENEURS IN HEALTHCARE SETOR: AN EXPLORATORY STUDY". 2017.
  19. Raposo, S; Nascimento, MM; Costa, C. "NOTHING COMPARES TO YOU: STUDYING THE DIFFICULTIES OF THE STUDENTS IN PROBABILITIES". 2017.
    10.21125/iceri.2017.1892
  20. Alexandre Martins, JA; Nascimento, MM; Estrada, A; Morais, E. "LET'S DO IT AGAIN: A SECOND QUALITATIVE ANALYSIS OF PORTUGUESE TEACHERS' ATTITUDES TOWARDS STATISTICS". 2017.
  21. Cruz, Gonçalo; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline ; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "CRITHINKEDU: from labor market needs to Critical Thinking across the European Higher Education Curricula.http://crithinkedu.utad.pt/wp-content/uploads/2017/09/2017-EAIR-Forum_CRITHINKEDU_Matosetall_FINAL_SEPTEMBER.pdf". Trabalho apresentado em 39thAnnual Forum, Porto, 2017.
    Publicado
  22. Nascimento, MM; Morais, E; Martins, JA. "Skyfall: Representations in Probability Problems in Engineering". 2016.
    10.1109/cispee.2016.7777741
  23. Catarino, P; Nascimento, MM; Morais, E; Silva, H; Payan Carreira, R. "Take this Waltz on Creativity The Engineering Students' Conceptions". 2016.
    10.1109/cispee.2016.7777735
  24. Catarino, P; Nascimento, MM; Morais, E; Campos, H; Vasco, P. "Mathematical creativity's understanding in engineering students of a Portuguese university". 2016.
    10.1109/cispee.2016.7777730
  25. Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre. "Desempenho de alunos de Engenharia em testes de hipóteses: o caso dos erros tipo I e tipo II". 2016.
  26. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. "Ciência Viva com Pedro Nunes: uma experiência com alunos do ensino secundário no ensino superior". Trabalho apresentado em 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino, Vila Real, 2015.
    Publicado
  27. Isabel Teixeira; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: ANÁLISE DE UM MANUAL DO FINAL DO SÉC. XX". Trabalho apresentado em 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino, Vila Real, 2015.
    Publicado
  28. Comas, C; Estrada, A; Nascimento, M; Martins, A. "Attitudes evolution of psychology students toward statistics". 2015.
  29. Martins, José Alexandre; Estrada, Assumpta; Nascimento, Maria Manuel; Comas, Carles. "Actitudes hacia la Estadística de los Profesores: un Camino a Recorrer". 2015.
  30. Martins, José Alexandre; Estrada, Assumpta; Nascimento, Maria Manuel. "Don’t panic: In-service teachers’ attitudes towards statistics from elementary school". 2015.
  31. Nascimento, MM; Alexandre Martins, JA; Estrada, A. "Life is a dream: project work in statistics with engineering bachelors". 2014.
  32. Martins, José Alexandre; Nascimento, Maria Manuel; Estrada, Assumpta. "The wonderful lamp of Aladdin? Project work in engineering courses". 2014.
  33. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Pegada ecológica: tarefas estatísticas". Trabalho apresentado em 1ª Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, Granada, 2013.
    Publicado
  34. Martins, J.A.; Estrada, A.; Nascimento, M.. "Magic Mirror on the Wall, Is the Mean Dynamic Classroom the Better Of All?". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments 2013, Lisboa, 2013.
    Publicado
  35. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Nascimento, Maria. "A vida é feita de pequenos nadas!". Trabalho apresentado em II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola, Braga, 2013.
    Publicado
  36. Nascimento, Maria. "Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística". 2013.
  37. Estrada, Assumpta; Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Nascimento, Maria. "Using Applets for Training Statistics with Future Primary Teachers". Trabalho apresentado em Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Side, Antalya - Turkey, 2013.
    Publicado
  38. Martins, José Alexandre; Estrada, Assumpta; Nascimento, Maria Manuel; Comas, Carlos. "Medidas de dispersión con geometria dinámica". 2013.
  39. Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana. "Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training". 2013.
  40. Martins, José Alexandre; Nascimento, Maria Manuel; Estrada, Assumpta. ""A vida é feita de pequenos nadas!" Primeira Análise Qualitativa das Atitudes sobre a Estatística de Professores Portugueses". 2013.
  41. Costa, C.; Lopes, I.; Nascimento, M.; Catarino, P.. "O ensino de Matemática no Ensino Primário, no séc. XX: uma escola, em contexto rural, no Norte de Portugal". Trabalho apresentado em III Fórum Ibérico de Museologia da Educação, Múrcia, 2012.
    Publicado
  42. Goncalves, G; Afonso, L; Ferreira, M; Ferro, T; Nascimento, MM; Goncalves, G.; Afonso, L.; et al. "Experience of learning apply to confidence intervals with recourse to the software R for students of Higher Education of the Polytechnic School Motivation, results and recomendations". 2012.
    Publicado
  43. Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana; Ribeiro, C. Miguel. "Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD". 2012.
  44. Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel; Cunha, Maria do Carmo; Contreras, José Miguel; Nascimento, Maria. "Desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino". Trabalho apresentado em XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, 2011.
    Publicado
  45. Martins, JA; Nascimento, MM; Estrada, A. "ATTITUDES OF TEACHERS TOWARDS STATISTICS: A PRELIMINARY STUDY WITH PORTUGUESE TEACHERS". 2011.
  46. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. "The yoke: (ethno)materials for math classes.". Trabalho apresentado em History and Epistemology in Mathematics Education of ESU 6 – Sixth European Summer University, Viena, 2010.
    Publicado
  47. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Contributos para uma discussão em investigação em educação Estatística. Texto Orientador do Grupo de Discussão Estatística – Ensino e Aprendizagem.". Trabalho apresentado em XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2009, VILA REAL, 2009.
    Publicado
  48. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. "Geometria!? – Aprende fazendo". Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, Funchal, 2008.
    Publicado
  49. Nascimento, M.; Costa, C.; Catarino, P.. "Uma primeira reflexão sobre a avaliação (também) como prática de formação". Trabalho apresentado em SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2008.
    Publicado
  50. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. "E se a Matemática transformasse a minha terra na “Capital do Universo ?". Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, Funchal, 2008.
    Publicado
  51. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. "Matematizando em Trás-os-Montes e Alto Douro: uma primeira tentativa". Trabalho apresentado em ElementaryMathematics Education, 2nd International Meeting - EME06 - (Elementary Mathematical Education), Viana do Castelo, 2007.
    Publicado
  52. Nascimento, Maria Manuel; Teixeira, Carlos A.; Bentes, Isabel; Paulo Guerra. "A importância de um estudo estatístico preliminar na avaliação de desempenho de sistemas de resíduos sólidos urbanos". Trabalho apresentado em I Congresso de Estatística e Investigação Operacional da Galiza e Norte de Portugal, VII Congresso Galego de Estatística e Investigación de Operacións, Guimarães, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paula Sofia Nunes; Paula Catarino; Paulo Martins; Maria Manuel Nascimento. "Plickers to support similarities learning: An experience on 7th grade Portuguese basic education". Contemporary Educational Technology (2023): https://doi.org/10.30935/cedtech/13276.
    10.30935/cedtech/13276
  2. Edvaldo de Farias; Luís Mendes; Maria Nascimento; Eva Morais. "SERVICE QUALITY RELEVANT ATTRIBUTES TOWARDS A FUTURE EXCELLENCE-BASED FITNESS CENTRE CLASSIFICATION IN RIO DE JANEIRO". International Journal for Quality Research 16 3 (2022): 917-938. http://dx.doi.org/10.24874/ijqr16.03-18.
    10.24874/ijqr16.03-18
  3. Marlúbia Corrêa de Paula; Gleny Terezinha Duro Guimarães; Maria Manuel da Silva Nascimento; Ana Emanuelle Lisboa Campos Silva; Flaviana dos Santos Silva. "O uso da análise textual discursiva para identificar categorias presentes numa universidade frente a múltiplas realidades". Interação (2021): https://doi.org/10.53660/inter-164-s322.
    10.53660/inter-164-s322
  4. de Farias, E; Mendes, L; Nascimento, M; Morais, E. "RELEVANCE OF SERVICE QUALITY ATTRIBUTES IN FITNESS CENTRES IN RIO DE JANEIRO: COMPARING STAKEHOLDERS' PERCEPTIONS". INTERNATIONAL JOURNAL FOR QUALITY RESEARCH (2021):
    10.24874/ijqr15.01-19
  5. Paula Sofia Teixeira Nunes; Maria Manuel Nascimento; Paula Maria Catarino; Nunes, PST; Nascimento, MM; Catarino, PM. "Uso da Narração Multimodal no estudo das características da mediação do professor que influenciam o envolvimento produtivo dos alunos". Revista Thema 17 2 (2020): 364-379. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290.
    10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290
  6. María Manuel Nascimiento; Paula Sofía Nunes; Puala Catarino. "Fatores que Influenciam o Uso de Software Educativo no Ensino de Matemática". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2020): https://doi.org/10.15366/reice2020.18.3.006.
    10.15366/reice2020.18.3.006
  7. Nascimento, MM; Morais, E. "The Show Must Go on II: Statistics in (Engineering) Higher Education". Open Education Studies (2020):
    10.1515/edu-2020-0124
  8. Nascimento, MM; Alves, GR; Luisa Sein-Echaluce, M. "Editorial". European Journal of Engineering Education (2019):
    10.1080/03043797.2019.1643558
  9. Nascimento, MM; Catarino, P; Morais, E; Vasco, P. "With a Little Brightness in the Eyes: Three experiences of critical thinking inclusion in mathematic courses [Avec une petite clarté dans les yeux: Trois expériences d’inclusion de la pensée critique en mathématiques] [Com Um Brilhozinho nos Olhos: Três experiências promotoras de ensino do pensamento crítico na área da Matemática] [Con un brillo en los ojos: Tres experiencias de inclusión del pens". Revista Lusofona de Educacao (2019):
    10.24140/issn.1645-7250.rle44.12
  10. Cruz, G.; Nascimento, M.M.; Dominguez, C.. "With a little help from my peers: Professional development of higher education teachers to teach critical thinking,Avec un peu d’aide de mes pairs: Développement professionnel des enseignants de l’enseignement supérieur pour enseigner la pensée critique,Com uma pequena ajuda dos meus pares: Desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior para o ensino do pensamento crítico,Con un poco". Revista Lusofona de Educacao 44 44 (2019): 141-157. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073387496&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle44.09
  11. García Díez, J; Moura, D; Nascimento, MM; Saraiva, C. "Performance assessment of open-access information about food safety". Journal fur Verbraucherschutz und Lebensmittelsicherheit (2018):
    10.1007/s00003-018-1150-4
  12. Díez, J. G.; Moura, D.; Nascimento, M. M.; Saraiva, C.; Díez, JG; Moura, D; Nascimento, MM; Saraiva, C. "Web information for food operators: is it enough to comply with the food safety and public heath policy?". Public Health 1 4 9 1 (2017): 39-44. http://hdl.handle.net/10348/7688.
    Publicado • 10.1016/j.puhe.2017.04.008
  13. Cecília Costa; Nascimento, Maria M.; Catarino, P.. "Sinopse dos estudos sobre (etno)saberes matemáticos efetuados no nordeste português e sua aplicação didática". Revista Latinoamericana de Etnomatemática 10 1 (2017): 128-136. http://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm.
    Publicado
  14. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Study of Attitudes Toward Statistics in Psychology Students.". Bolema 31 57 (2017): 479-496. http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0479.pdf.
    Publicado
  15. Comas, Carles; Martins, José Alexandre; Nascimento, Maria Manuel; Estrada, Assumpta; Comas,Carles; Martins,José Alexandre; Nascimento,Maria Manuel; et al. "Estudio de las Actitudes hacia la Estadística en Estudiantes de Psicología". Bolema: Boletim de Educação Matemática 31 57 (2017): 479-496. http://hdl.handle.net/10348/7637.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v31n57a23
  16. Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel. "Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2017): 011-011.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.10.2174
  17. Paula Catarino; Maria M. Nascimento; Eva Morais; Helena Campos; Paulo Vasco. "Breaking the habit: engineering students' understanding of mathematical creativity". European Journal of Engineering Education 0 0 (2017): 1-12. http://hdl.handle.net/10348/8197.
    Publicado • 10.1080/03043797.2017.1367760
  18. Silva, H. S.; Lopes, J.; Dominguez, Caroline; Payan Carreira, R; Morais, E.; Manuel Nascimento, M.; Morais, F.; et al. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups [Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif] [Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa] [Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje coopera". Revista Lusofona de Educacao 32 31 (2016): 31-45. https://www.authenticus.pt/P-00K-MN9.
    Publicado
  19. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gon\c{c; Maria Manuel Nascimento; Rita Payan; Gonçalo Cruz; et al. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers". European Journal of Engineering Education 0 0 (2015): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/03043797.2014.987649.
    Publicado • 10.1080/03043797.2014.987649
  20. Payan-Carreira R; Sargo T; Nascimento MM. "Canine obesity in Portugal: perceptions on occurrence and treatment determinants.". Acta Veterinaria Scandinavica 57 Suppl.1 (2015): P8-P8. http://europepmc.org/abstract/PMC/PMC4595456.
    Publicado
  21. Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M.; Morais, Maria da Felicidade A.. "Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking". Pensamento Crítico na Educação . Desafios Atuais 1 1 (2015): 1-311.
    Publicado
  22. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Nascimento, Maria. "Do you need to see it to believe it? Let's see statistics and geometry dynamically together!". European Journal of Science and Mathematics Education 2 1 (2014): 39-52. http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1107716.pdf.
    Publicado
  23. Dominguez, Caroline; Maria Manuel Nascimento; Ana Maia; Gonçalo Cruz. "Come together: peer review with energy engineering students". iJEP 4 5 (2014): 34-41. http://hdl.handle.net/10348/3413.
    Publicado
  24. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. "Etnomatemática de um artefacto de latoaria do nordeste transmontano português: a almotolia". Revista Latinoamericana de Etnomatemática 7 1 (2014): 126-154. http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/issue/view/15.
    Publicado
  25. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "A Note on Alto Douro’s Wine Coopers’s ¿". International Mathematical Forum 9 4 (2014): 183-188. http://www.m-hikari.com/imf/imf-2014/1-4-2014/index.html.
    Publicado • 10.12988/imf.2014.311213
  26. Morais, Maria da Felicidade A.; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Morais, Eva. "Revisão entre pares em estudantes do ensino superior: dados de uma metodologia em desenvolvimento". Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional 0 (2014): 347-378.
    Publicado
  27. Dominguez, C.; Nascimento, M.; Maia, A.; Pedrosa, D.; Cruz, G.; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; et al. "Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students". Proceedings - 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, CISPEE 2013 0 0 (2013): 1-10.
    Publicado • 10.1109/CISPEE.2013.6701991
  28. Nascimento, Maria; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Portugal na Competição internacional de posters". Educação e Matemática 0 123 (2013): 44-46. http://www.utad.pt/vPT/Area2/eventos/ISLP/Documents/EM123_pp44-46_ISLP.pdf.
    Publicado
  29. Martins, J.A.; Nascimento, M.M.; Estrada, A.. "Looking back over their shoulders: A qualitative analysis of portuguese teachers' attitudes towards statistics". Statistics Education Research Journal 11 2 (2012): 26-44. https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/serj/SERJ11(2)_Martins.pdf.
    Publicado
  30. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. "O Nónio de Pedro Nunes no 1º Ciclo do Ensino Básico". Educação e Matemática 116 (2012): 36-41. http://www.apm.pt/portal/index.php?rid=195564&id=19480.
    Publicado
  31. Nascimento, M.; Catarino, P.; Costa, C.. "Douro, poema geométrico: vertente de sentido matemático". Revista de Letras 9 (2010): 271-283. http://www.utad.pt/vPT/Area2/investigar/CEL/RevistadeLetras/Documents/revista_letras09_capa_FINAL.pdf.
    Publicado
  32. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.; Fernandes, R.. "Trabalhando os jugos em Trás-os-Montes e Alto Douro". Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática 9 1 (2010): 93-113. http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=184785.
    Publicado
  33. Roeva, Olympia; Pencheva, Tania; Bentes, Isabel; Nascimento, Maria Manuel. "Modelling of temperature control system in fermentation processes using generalized nets and intuitionistic fuzzy logics". Proceedings of the 9th international conference on intuitionistic fuzzy sets 11 4 (2005): 151-157.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Maria M. Nascimento; Paula Catarino. "How Many Roads? Critical Thinking and Creativity in Higher Education and Mathematics". 2024.
    10.1007/978-3-031-51979-6_4
  2. Paula Catarino; Maria M. Nascimento. "Two Experiences of Including Critical Thinking in Mathematics Courses". 2023.
    10.1007/978-3-031-40113-8_37
  3. Martins, J. Alexandre; Estrada, Assumpta; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "ANÁLISIS FACTORIAL DE UNA ESCALA DE ACTITUDES HACIA LA ESTADÍSTICA PARA PROFESORES". In FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA ENSEÑAR ESTADÍSTICA: RETOS Y OPORTUNIDADES, editado por Audy Salcedo; Danilo Díaz-Levicoy., 105-136. Talca, Chile: Centro de Investigación en Educación Matemática y Estadística Facultad de Ciencias Básicas de la Universidad Católica del Maule., 2022.
    Publicado
  4. Felicidade Morais; Helena Silva; Gonçalo Cruz; Daniela Pedrosa; Rita Payan-Carreira; Caroline Dominguez; Maria Manuel Nascimento; et al. "Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices". Aristotle University of Thessaloniki, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_17
  5. Maria Manuel Nascimento; Helena Silva; Felicidade Morais; Daniela Pedrosa; Gonçalo Cruz; Rita Payan-Carreira; Caroline Dominguez; et al. "Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking". Aristotle University of Thessaloniki, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_16
  6. Catarino, Paula; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Eva; Vasco, Paulo; Campos, Helena; Silva, Maria Helena; Payan-Carreira, Rita; et al. "The Views of Engineering Students on Creativity, In Contributions to Higher Engineering Education". Springer Singapore, 2018.
    https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-981-10-8917-6_6
  7. Catarino, Paula; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Cecília Costa. "Provesende nas aulas de Matemática no 2º ciclo: contributos para o estudo do património numa aldeia vinhateira do Douro". In Enomemórias, Museologia e património do vinho (Território, Sociedade e Desenvolvimento), 65-75. Maia, Portugal: CEDTUR/ISMAI & CETRAD/UTAD, 2017.
    Publicado
  8. Silva, Helena; Lopes, J.; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Maria da Felicidade A.. "Learn to cooperate and cooperate to learn: Empowering critical thinking skills through cooperative peer review". In Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais, 175-185. Vila REal, Portugal: UTAD, 2015.
    Publicado
  9. Isabel Teixeira; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. "As representações matemáticas nos sistemas de equações: análise de três manuais escolares de épocas diferentes". In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, 341-354. Bragança, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2015.
    Publicado
  10. Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H.. "As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros.". In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, 293-310. Bragança, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2015.
    Publicado
  11. Caroline Dominguez; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Goncalo; Maria Manuel Nascimento; Helena Silva; Eva Morais; Felicidade Morais; José Lopes. "Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, 149-164. Lisboa, Portugal: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  12. Morais, Maria da Felicidade; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; et al. "Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso". In Revista de Letras, 1-9. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
  13. Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. "Tanoeiros em Trás-os-Montes e Alto Douro". In Etnomatemática-Um olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem Matemática, 193-233. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Silva, Helena; Monteiro, Maria João; et al. Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.
  2. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Rocha, Magda; Morais, Maria da Felicidade; Silva, Helena; et al. Livro de Resumos do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.
    Publicado
Livro
  1. Dominguez, Caroline Elisabeth (coord.); Dumitru, Daniela; Bigu, Dragos; Elen, Jan; Lai Jiang; Railiene, Asta; Penkauskiene, Daiva; et al. A European collection of the Critical Thinking skills and dispositions needed in different professional fields for the 21st century. UTAD. 2018.
  2. Gabriel, Bárbara Filipa Casqueira Coelho; Campos, António Gil d'Orey de Andrade; Oliveira, João Alexandre Dias de; Nascimento, Maria Manuel; Valente, Robertt; Neto, Victor Fernando Santos. Changing higher education one teacher at a time: book of abstracts of the Third International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education. UA Editora. 2018.
  3. Nascimento, MM; Alves, GR; Morais, EVA. Contributions to Higher Engineering Education. 2018.
    10.1007/978-981-10-8917-6
  4. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. E se a Matemática transformasse a minha terra na "capital do universo"? (singela homenagem ao algebrista José Morgado Júnior, natural de Pegarinhos). Vila Real, Portugal: Minerva Transmontana, Tipografia, Lda. 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Dominguez, Caroline ; Payan-Carreira, Rita; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Cruz, Gonçalo. ""Critical Thinking across the European Higher Education Curricula¿ project overview". Trabalho apresentado em I FÓRUM CIDTFF, 2017.
  2. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Nascimento, Maria. "Wonderland…. attitudes towards statistics of portuguese university students". 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Nascimento, M.; Catarino, P.; Nascimento, Maria Manuel; Catarino, Paula. "Era uma vez... as Histórias nas paisagens do saber das Ciências e Matemática.". Cáceres-MT, Brasil: UNEMAT Editora. 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Caroline Dominguez; Rita Payan; Helena Silva; Maria Manuel Nascimento; Maria Felicidade Morais; Gonçalo Cruz. "CRITHINKEDU: the “Critical Thinking across the European Higher Education Curricula” project overview". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, Aveiro, 2017.
    Publicado
  2. Gonçalo Cruz; Caroline Dominguez; Rita Payan; Helena Silva; Nascimento, Maria M.; Maria Felicidade Morais. "Human Capital, Higher Education and Regional Development in Southern Europe: Should we invest in Critical Thinking across the Higher Education Curricula?". Trabalho apresentado em Edulog 2017, Belmiro de Azevedo Foundation's think tank, Economic Development in Southern European Regions: Policies and Higher Education, Porto, 2017.
    Publicado
  3. Catarino, P.; Nascimento, M.; Morais, E.; Silva, H. S.; Payan-Carreira, R.; Catarino, P; Nascimento, MM; et al. "TAKE THIS WALTZ ON CREATIVITY: THE ENGINEERING STUDENTS’ CONCEPTIONS". Trabalho apresentado em II Internacional Seminar on Critical Thinking: Current challenges for Critical Thinking: Education, Development and Assessment, Vila Real, 2015.
    Publicado • 10.1109/cispee.2016.7777735
  4. Isabel Teixeira; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. "Quando começa a formação do professor que ensina Matemática no Ensino Básico?". Trabalho apresentado em CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  5. Nascimento, M.; Catarino, P.; Costa, C.. "Aritmética e Geometria nos programas do Ensino Primário Português: de 1928 a 1960". Trabalho apresentado em 7.º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, Óbidos, 2014.
    Publicado
  6. Dominguez, Caroline Elizabeth; Rita Payan; Felicidade Morais; Maria Manuel Nascimento; Dominguez, Caroline; Maria Felicidade Morais; Ana Maia; Daniela Pedrosa; Gonçalo Cruz. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação, Aveiro, 2013.
    Publicado
  7. Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. "O Pi dos Tanoeiros". Trabalho apresentado em International Conference New Horizons in Education, Guarda, 2011.
    Publicado
  8. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. "Could mathematics transform my land in the capital of universe?". Trabalho apresentado em Fifth European Summer University on the History and Epistemology in Mathematics Education, ESU 5, 2007, Praga, 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Gabriela Maria Araújo da Cruz. "Aprendizagem de testes de hipóteses por alunos do ensino superior politécnico". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/54366.
  2. Bogas, Helena Maria Gomes. "Trabalho de projeto em estatística no ensino profissional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6056.
  3. Martins, José Alexandre dos Santos Vaz. "Estudo das atitudes em relação à estatística dos professores do 1º ciclo e dos professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4656.
  4. Raposo, Sónia Paula Vilela. "A Pegada Ecológica na Organização e Tratamento de Dados: Uma Proposta para o 7.º Ano". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10348/332.

Outros

Outra produção
  1. Implementar práticas pedagógicas promotoras do pensamento crítico nos curricula do ensino superior europeu: o protocolo CRITHINKEDU. O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) é considerado um objetivo fundamental para as Instituições de Ensino Superior Europeias. No sentido de alcançar esse objetivo de forma explícita, sistemática e sustentada, um protocolo educacional é proposto baseado nas diferentes atividades e resultados obtidos no âmbito do projeto Europeu CRITHINKEDU (Elen et al., 2019) . O protocolo aqui apresentado. 2019. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Morais, Felicidade. https://cnappes.org/.
  2. Desafiar alunos, professores e empresas a pensar criticamente os problemas do século 21: uma experiência no âmbito do projeto CRITHINKEDU. Nunca antes foi tão urgente pensar criticamente sobre os problemas reais que nos desafiam enquanto indivíduos, profissionais e cidadãos. A discrepância entre o perfil dos recém-formados e as necessidades do mercado de trabalho, a incapacidade de avaliar falsas notícias, o desconhecimento das nossas heurísticas e vieses cognitivos, entre outros, colocam o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). 2019. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Morais, Felicidade. https://cnappes.org/.
  3. Prática de ensino de um professor de matemática relativa a sistemas de equações. Este estudo tem como objetivo investigar aspetos da prática de ensino de um professor de Matemática, relativa a Sistemas de Equações no ano letivo de 1989/1990. Os dados foram recolhidos a partir das orientações curriculares oficiais, do manual adotado, do caderno diário de um aluno e da entrevista efetuada ao professor. Procedeu-se à análise de conteúdo e ao cruzamento dos dados. O estudo conside. 2018. FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11529.
  4. Contrariando o “velho do Restelo”: análise global e componentes das atitudes em relação à estatística em professores Portugueses. É necessário conhecer as atitudes dos professores em relação à Estatística, no sentido de entender melhor a sua predisposição e comprometimento para com o processo de ensino e aprendizagem e a sua formação. Assim, este estudo com 1098 docentes do 1º e do 2º ciclo do ensino básico centra-se na medição das atitudes em relação à Estatística e na análise das respetivas componentes, usando uma escala t. 2018. Martins, José Alexandre; CITUR, Instituto Politécnico da Guarda; Estrada, Assumpta; Universitat de LLEIDA; Nascimento, Maria Manuel; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11547.
  5. PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crí. 2017. Correia de Paula, Marlúbia; Estrada, Assumpta; Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre. http://hdl.handle.net/10314/3943.
  6. Compreensão dos testes de hipóteses por alunos do curso de Engenharia Informática. 2015. Gabriela, Gonçalves; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel.
  7. Ano da Matemática do Planeta Terra 2013. 2013. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. http://mpt2013.apm.pt/index.php/matematica-dos-nossos-avos.
  8. Conflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior. Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2013. Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel; Gonçalves, Gabriela; Instituto Superior de Engenharia do Porto; Fernandes, José António; Universidade do Minho; Nascimento, Maria Manuel; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/27123.
  9. Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.. É importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre a. 2012. Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Estrada, Assumpta. http://hdl.handle.net/10400.12/5498.
  10. Livro das Atas do EIEM2008-Encontro em Investigação em Educação Matemática 2008. 2009. Costa, C.; Nascimento, M.; Aires, AP; Catarino, P.. http://home.utad.pt/~eiem2009/comissoes.html.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO PROFISSIONAL
Orientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2020/07 APLIQUETAS NO ENSINO DE PROBABILIDADES: estudo de caso com alunos de uma turma de MACS
Orientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Aprendizagem de testes de hipóteses por alunos do ensino superior politécnico
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2015 Estudo das Atitudes em Relação à Estatística dos Professores do 1º Ciclo e dos Professores de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/03/03 A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM USO DE TDIC SOB O FOCO DAS OBJETIVAÇÕES DE AGNES HELLER: BRASIL E PORTUGAL NUM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO INTEGRADO
Arguente principal
MARLÚBIA CORRÊA DE PAULA (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2015 Estudo das atitudes em relação à Estatística dos professores do 1º ciclo e dos professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico José Alexandre dos Santos Vaz Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual EDUCOM 2023 - https://2023.ieee-educon.org/ Greece
2023 - Atual CISPEE 2023 - https://cispee2023.uminho.pt/ Guimarães, Portugal
2023 - Atual ICL2023-26th International Conf. on Interactive Collaborative Learning https://icl-conference.org/current/ Madrid, España
2023 - Atual IEEE TALE 2023 - IEEE TALE 2023: IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering Auckland, New Zealand
2023 - Atual International Conference on Math Education and Technology (ICMET) Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education MDPI
2020 - Atual Helyon Elsevier
2020 - Atual Zetiké Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
2020 - Atual Frontiers in Psychology Frontiers Media S.A.
2019 - Atual Open Education Studies De Gruyter
2018 - Atual Healthcare MDPI-
2018 - Atual Journal of Intelligence MDPI
2016 - Atual European Journal of Engineering Education Taylor Francis
Atual Revista Latinoamericana de Etnomatemática
2016 - 2018 European Journal of Engineering Education
2015 - 2018 Journal of Media and Communication Studies
2015/04/08 - 2015/05/23 IASE Satellite Conference, in Rio de Janeiro, Brazil, July 22–24, 2015 IASE

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Membro fundador do webPACT que a levou a participar em projetos, inovações pedagógicas, inúmeras publicações, trabalho cooperativo, participação no CURSO DE FORMAÇÃO NÃO CONFERENTE DE GRAU PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO NA MINHA UNIDADE CURRICULAR na UTAd (2 edições), entre outros. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE)
2007 - Atual International Association for Statistical Education (IASE)
2001 - Atual Associação de Professores de Matemática (APM)
1993 - Atual Ordem dos Engenheiros