Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- CARLOS MIGUEL MARQUES DA COSTA CAIRES
Nomes de citação
- Caires, Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AF16-98CC-0C90
- ORCID iD
- 0000-0003-1545-3873
Websites
- https://www.carloscaires.com (Profissional)
- https://irin.carloscaires.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006
Concluído
|
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Doctorat)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"Algorithmes de composition: exemples d´outils informatiques de génération et manipulation du matériau musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Bien avec félicitations |
2000
Concluído
|
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (DEA)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"Composer: Un environnement de CAO écrit en langage Max" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Bien |
1999
Concluído
|
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Maîtrise)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"L´aleatoire et le temps réel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Bien |
1991/12/02
Concluído
|
Composição (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/12/10 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2011/01/01 - 2020/12/09 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2023 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/01/01 - 2007/12/31 | IRIN: EDITOR ESTRUTURADO DE MONTAGEM E MICROMONTAGEM SONORA
SFRH/BPD/23080/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/10/01 - 2005/09/30 | ALGORITHMES DE COMPOSITION
SFRH/BD/5105/2001
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade de Évora, Portugal Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/03/01 - 2022/09/30 | Habitus: Inhabited soundscapes
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2020/10 - 2021/10 | Electroacoustic Immersions
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2019/05 - 2020/12 | LabSens - sensores de movimento e criação artística
ipl/2019/labsens_esml
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
Concluído
|
2019/05 - 2020/05 | Jazz Studies: Interpretation, Theory and Teaching
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09 - 2019/09 | Performance and Context
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
Em curso
|
2017/09/07 - 2019/03/05 | Criação, circulação, registo e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva (áreas da composição,
da performance e do som e tecnologias da música)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/11/01 - 2011/02/28 | Research Project on Musical Expression/Creation Interfaces and Instruments
PTDC/EAT/73817/2006
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/07/01 - 2007/12/31 | Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
POCI/EAT/55896/2004
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/16 | Immersus/invisible places, between composition, sound design and installation, using a Leap Motion sensor | Conferência Internacional Invenção e Imaginação
CHAM-Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2023/12/08 | IRIN workshop |
University of Iowa, School of Music (Iowa City, Estados Unidos)
|
2023/12/08 | Paths from Instrumental Music to Electronic music: the reasons behind the creation of IRIN software |
University of Iowa, School of Music (Iowa City, Estados Unidos)
|
2023/12/01 | IRIN workshop | Corwin Talk Series
The Center for Research in Electronic Art Technology University of California, Santa Barbara, USA (Santa Barbara, Estados Unidos)
|
2023/11/11 | Composition Electroacoustique dans une approche Thematique |
Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (Lyon, França)
|
2023/05/03 | Presentation of the Immersus/Invisible Places projects | 1º Encontros PARAGONE Diálogos Através das Artes – GESTO
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, Faculdade de Belas Artes e Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2022/02 | Presentation of Immersus Software | Festival Imersivo [Immersive Festival]
Lisboa Incomum (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/05 | Morphogenesis of music gesture and music figures in mixing and micro-mixing | IMCC - Lisbon Masterclass (Erasmus+),
FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2018/05 | Música Escrita: apresentação de obras recentes | SEmana da Composição
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/03 | A Música Electroacústica no Ensino da Música: O contexto actual na ESML | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
Conservatório de Música de Coimbra e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) (Coimbra, Portugal)
|
2014 | IRIN Current development state |
Universidade de Manitoba (Winnipeg, Canadá)
|
2014 | Relações entre escrita instrumental e Eletrónica, propostas e resultados | Seminário de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento da Faculdade de Letras da UL
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Apresentação do software IRIN | Seminar in the Master's Degree in Multimedia: Advanced Sound Synthesis
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013 | A tecnologia enquanto novo meio de produção musical e enquanto fator crucial nas novas ontologias da música | Estética e Media: sonoridades e visualidades contemporâneas
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens -FSCH (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Exemplos de organização rítmica em música instrumental e música eletroacústica ou mista | Seminário de Mestrado de Composição
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2011 | IRIN: estado atual da investigação | Eletrónica e Instrumentos digitais - Ciclo de Conferências
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | New techniques for interactive Mixing | Shanghai Electroacoustic Music Week
Shanghai Conservatory of Music (Xangai, China)
|
2008 | Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido |
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
|
2007 | Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido. Portugal |
Escola Superior de Música de Lisbioa (Lisboa, Portugal)
|
2005 | From Instrumental Composition to Computer tools |
Centre for Music and Technology: Sibelius Academy (Helsínquia, Finlândia)
|
2004 | Irin: software for micromontage. | V Encontro Prisma
IRCAM (Paris, França)
|
2004 | Irin: software for micromontage | IV Encontro Prisma
Centro Tempo Reale (Florença, Itália)
|
2004 | Système de mixage d’échantillons | III Encontro Prisma
École de Musique de Montbéliard (Montbéliard, França)
|
2003 | Graphical Instruments in Sound Manipulation | Olhares de Outono
Centro de Investigação Em Ciência e Tecnologia das Artes - UCP (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Musosomática: a música popular na prática composicional [Musosomatics: popular music in compositional practice]
Coorientador
|
Programa Doutoral em Música, Composição (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Atual | Comunidades musicais: reflexões sobre o lugar da participação na música electroacústica [Musical communities: reflections
on the place of participation in electroacoustic music]
Orientador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2023/12/23 | Estados como moldura conceptual para a criação musical: Beetroot para violino e eletrónica: música experimental; pedagogia
experimental; arte transdisciplinares
Orientador
|
Music Performance (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Forma Macro-Mosaico em Ensembles de Instrumentos Iguais
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2019 | Música que se vê
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2018 | A eletrónica como elemento comum em obras para formações diversificadas: a sua versatilidade, estratégias composicionais e
soluções performativas
Coorientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2017 | Danças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc.XXI
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Música e arquitectura: contributos para uma visão integrada da composição
Coorientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2010 | O papel das Ferramentas para Gerar e Gerir a Figura como material de base do discurso musical
Coorientador
|
Mestrado (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2009 - 2010 | Aspectos Morfológicos do Ritmo em Composição
Coorientador
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01/10 - 2022/05/16 | MusicEd- Music Education Annual Meeting (2022/05/15 - 2022/05/16)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/07 | Comprovisador: a Real-Time Notation System Improvisation, algorithmic composition and dynamic notation, for soloist(s) and
ensemble
Arguente principal
|
Pedro Nuno Marreiros Louzeiro (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2023/12/20 | Acústicas virtuais na obra sinfónica de marc-andré dalbavie: De "Color" a "La source d’un regard" [Virtual acoustics in the
symphonic work of marc-andré dalbavie: From "Color" to "La source d'un regard"]
Vogal
|
Collado, Ernesto Donoso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/14 | Compreendendo a ligação da mão à batuta: a influência da posição da mão na eficácia do gesto do maestro [Understanding the
connection between the hand and the baton: the influence of hand position on the effectiveness of the conductor's gesture]
Presidente do júri
|
André Alexandre Ferreira Dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2023/02/14 | A música electroacústica no ensino artístico especializado: estratégias pedagógicas e composicionais [Electroacoustic music
in specialized art education: pedagogical and compositional strategies]
Vogal
|
Mariana Ramalhete Martins Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2023/01/31 | Música Não-Erudita de Suporte Fonográfico da 2a Metade do Séc. XX e séc. XXI e sua Integração no Ensino de Análise e Técnicas
de Composição [Non-Erudite Phonographic Support Music from the 2nd Half of the 20th Century and the 21st Century and its Integration
into the Teaching of Analysis and Composition Techniques]
Arguente principal
|
Luis Candeias Mandacaru (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2021/10/27 | Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa selecção de obras escritas por trompistas [Definition and analysis
of the idiomatic elements present in a selection of works written by horn players]
Arguente
|
Ricardo Matosinhos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/10/11 | Analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard
Wagner
Arguente principal
|
Inês de Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2021 | Sampling e as múltiplas vidas do amen break
Arguente principal
|
David Simões (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | Repertório para violão e eletrónica: Narrativas históricas, representação, permanência e performance
Arguente
|
Belquior Guerrero Santos Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Os Estilos de Ensino dos Professores de Formação Musical
Arguente principal
|
António Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2020 | O papel do maestro de orquestra na preparação da performance de um bailado
Arguente principal
|
Jorge Leiria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2020 | A influência da escrita de Shakespeare na obra de Mendelssohn
Vogal
|
Ivo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2020 | A textura como elemento chave na abordagem analítica no âmbito da disciplina de ATC
Vogal
|
Ana Luísa Soares Seara (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2019 | Forma macro-mosaico em ensembles de instrumentos iguais
Vogal
|
Manuel Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2019 | Música que se vê
Vogal
|
João Damas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2018 | A força do atrito: Um estudo da música de Luciano Berio, a propósito da sua ópera 'La vera storia'
Vogal
|
João Madureira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | A aplicação de quatro noções de minimalismo de hci no sistema musical: uma introdução e contribuição para a disciplina de
ATC
Vogal
|
Tomás Borralho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2016 | Música Mista e Sistemas de Relações Dinâmicas,
Arguente principal
|
José Luís Ferreira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2016 | Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
Arguente principal
|
Samuel van Ransbeeck (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2016 | Uma proposta de enriquecimento curricular propedêutico para a disciplina de análise e técnicas de composição, através de 24
canções infanto-juvenis para coro S, SA & SAT
Vogal
|
Cristóvão Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2016 | A Sinfonia antes e hoje – Condição sociológica e estética de música no séc. XXI,
Vogal
|
Daniel Tadeo Davis da Mata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2015 | Martulus e a questão polimétrica
Vogal
|
Glauco César de Lima e Silva Segundo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2014 | Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de Análise e Técnicas de Composição
Vogal
|
Nuno Miguel Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2013 | Revisão Axiomática da Teoria da Música e sua Consequência na Composição
Vogal
|
Zoltan Paulini (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2013 | Ressonâncias: processos de escrita musical
Vogal
|
Tiago Cabrita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2013 | Interação Entre Técnicas Compositivas e Programação para Obras Mistas
Arguente principal
|
Igor Sílva (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 | Reflexões acerca do processo criativo
Vogal
|
Sofia Margarida Castro Sousa da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2011 | Interação entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental vocal
Arguente principal
|
Carlos Marecos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Música e Arquitetura: contributos para visão integrada da composição
Vogal
|
Diogo D'Aguiar de Sousa Alvim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2009 | Lindembergue Cardoso, Técnicas e Atitudes composicionais, o estudante e o compositor
Vogal
|
Roberto Alejandro Pere (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/14 - 2023/12/16 | Invention and Imagination | CHAM / NOVA FCSH |
2019 - 2019 | Musica Analitica | Universidade Católica Portuguesa |
2018 - 2018 | International Conference on Live Interfaces | Porto |
2016 - 2016 | Old is New: The Presence of the Past in the Music of the Present | Universidade Nova de Lisboa/CESEM e ESML |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/09/29 - Atual | Entrevista para a RTP/Antena2, por ocasião da performance da sua obra Pianissimo no dia mundial da Música, na Fundação Calouste Gulbenkian. | |
2019/02/21 - Atual | Música Hoje | Mesa redonda dedicada ao compositor José Luís Ferreira. Uma conversa moderada por Pedro Boléo com alguns compositores e músicos amigos seus, como António de Sousa Dias, Carlos Caires, Miguel Azguime e Philippe Trovão. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2023/09/12 | 6th International Composition Competition GMCL / Jorge Peixinho 2023 - Member of the Jury. | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Portugal |
2023/04/04 - 2023/04/30 | Postgraduate Fellowships Abroad programme: Expert Evaluator for Humanities and Arts 7: Music and Performing Arts | Fundação 'la Caixa', Portugal |
2022/12/01 - 2023/01/31 | Member of the evaluation committee, documentary competition in the disciplinary area Música/Análise Musical, Composição e Estética | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/09/01 - 2022/09/01 | Prémio de Composição Francisco de Lacerda | Associação Francisco de Lacerda, Portugal |
2021/10 - 2021/10 | Membro do júri do Prémio de Composição SPA/Antena2 | Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal |
2019 - 2019 | Member of the Jury for the Folefest Accordion Composition Prize | Folefest – Associação de Acordeão, Portugal |
2018 - 2018 | Member of the Jury of the 11th Póvoa de Varzim International Composition Competition | Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim, Portugal |
2017 - 2017 | Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música ¿ Composição - Composição Eletroacústica: Jaime Reis | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2016 - 2016 | Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música – Composição - Composição Eletroacústica, 2016: Rui Sampaio Dias. | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2016 - 2016 | Member of the Jury of the 9th Póvoa de Varzim International Composition Competition | Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim, Portugal |
2015 - 2015 | Member of the Jury of the 5th Fernando Lopes-Graça International Composition Prize | Câmara Municipal de Cascais, Portugal |
2013 - 2013 | Member of the Jury for the SPA/ANTENA 2 Composition Prize | Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal |
2011 - 2011 | Member of the Jury of the 6th Póvoa de Varzim International Composition Competition |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio de Excelência, Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade 2021
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 | Caires, Carlos. Diploma de Mérito, Prémio Científico IPL CGD
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
1998 | Prémio Acarte - Madalena Perdigão
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1996 | Prémio Cláudio Carneyro
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
1995 | Prémio Joly Braga Santos
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2020 | Composition of the week, World Association for Symphonic Bands & Ensembles |