Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filomena Inácio
Nomes de citação
- Inácio, Filomena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B211-E17C-4954
- ORCID iD
- 0000-0003-4387-0578
- Researcher Id
- A-4440-2013
- Scopus Author Id
- 7112275500
Endereços de correio eletrónico
- fcinacio@ualg.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Algarve. FCHS - Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, 8005-117, Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ualg.pt/pt/users/fcinacio (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/01/08
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"Implicit learning mechanisms and their application to dyslexia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade |
2012/01/23
Concluído
|
Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Neuropsicologia
Universidade do Algarve, Portugal
"Implicit learning in dyslexic children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2006/02/11 - 2006/12/16
Concluído
|
Neuropsicologia Clínica (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
2005
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Estratégias de dupla codificação na memória de trabalho não verbal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/07/01 - 2012/12/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/02 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2017 - 2019 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
2014/01/02 - 2014/05/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, Portugal |
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/03 - 2022/10/02 | Explorar o N170: Como se adapta o cérebro à aquisição e perícia da leitura?
PTDC/PSI-GER/32602/2017
Universidade do Algarve, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2020/03/31 | Centre for Biomedical Research
UID/BIM/04773/2019
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2019 | Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading
PTDC/MHC-PCN/1175/2014
Investigador
|
Concluído
|
2013/01/01 - 2017/07/31 | IMPLICIT LEARNING MECHANISMS IN CHILDREN AND ADULTS WITH APPLICATION TO DYSLEXIA
SFRH/BD/85439/2012
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/04/01 - 2015/09/30 | Is the hemispheric lateralization of the word recognition potential N170 modulated by reading strategies?
EXPL/MHC-PCN/0299/2013
Universidade do Algarve, Portugal
Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2015 | Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?
EXPL/MHC-PCN/0299/2013)
Investigador
|
Concluído
|
2011/04/01 - 2014/09/30 | Os mecanismos da aprendizagem implícita: De Gramáticas Artificiais à Dislexia
PTDC/PSI-PCO/110734/2009
Universidade do Algarve, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2012 | Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia
PTDC/PSI/110734/2009
Bolseiro de Investigação
|
|
2008 - 2011 | Assessment and characterization of the reading disabilities in Portuguese children and adults with dyslexia
PTDC/PSI/64920/2006
Bolseiro de Investigação
|
Concluído
|
2007 - 2008 | Profiling poor readers and their support: PROREAD
2006-2798/001-001 SO2 61OBGE
Bolseiro de Investigação
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/08 | Preditores precoces da aquisição da leitura e da escrita. O caso específico da nomeação rápida | 8ª Jornada Internacional de Alfabetização
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Bahia, Brasil)
|
2016/07/01 | Implicit learning mechanisms with application to dyslexia | 1st CBMR/ProRegeM Annual Meeting
Universidade do Algarve
|
2014/04/11 | Do the yes show the route? Testing hypotheses on the impact of reading strategies on eye movements. | IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology
Universidade da Beira Interior
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental e da Sociedade Espanhola de Psicologia Experimental (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2022 - Atual | Congresso de Psicologia Ambiental (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2021 - Atual | XIX Encontro de Psicologia (2021 - 2021)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | XVIII Encontro de Psicologia (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2017 - 2017 | Dislexia: da Investigação à Prática (2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2016 - 2016 | 1st CBMR/ProRegeM Annual Meeting (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2015 - 2015 | X Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2008 - 2008 | III Encontro da Associação Portuguesa de Picologia Experimental (2008 - 2008)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/06 | ASSESSING COGNITIVE IMPAIRMENTS IN INDIVIDUALS PREVIOUSLY INFECTED
WITH COVID-19: A META-ANALYTIC APPROACH
Arguente principal
|
Nicole Pereira Amém (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2024/03/06 | Tecnologias imersivas e intervenções cognitivas na prática nacional portuguesa.
Arguente principal
|
Wilson Paúl Ávila Vanegas (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/11/15 | Neuropsicologia da Perturbação Obsessivo-Compulsiva: Uma meta-análise.
Arguente principal
|
Cláudia Alexandra Ralha Rosa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/11/12 | Preditores Cognitivos da Fadiga do Zoom.
Orientador
|
Valéria Patrícia Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/11/08 | A influência do stress nas funções executivas cognitivas e emocionais.
Orientador
|
Gabriel António Ferreira Dionel (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/11/08 | O efeito da valência emocional no reconhecimento de palavras na síndrome do intestino irritável.
Arguente principal
|
Sabrina de Fátima Oliveira Cabral (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/09/05 | Exploring Visuospatial Processing Abilities in Individuals with Developmental Dyslexia
Arguente principal
|
Julia Weronika Stolinska (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/04/13 | O impacto das alterações do ritmo circadiano no desempenho cognitivo e equilíbrio emocional
Arguente principal
|
André Moura Mendes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/03/01 | Efeito da Densidade da Vizinhança Ortográfica em indivíduos com maior e menor vocabulário: facilitação ou competição?
Orientador
|
Melissa Sigrist Crepaldi (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/02/06 | Efeito da valência no reconhecimento visual de palavras: um estudo com monitorização da atividade pupilar
Arguente principal
|
Ana Carolina Ricardo Mendinhos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023/01/17 | O impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos
Arguente principal
|
Mariana Mergulhão Marques (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/12/15 | A relação entre a enxaqueca e as queixas subjetivas de memória e sintomatologia depressiva
Arguente principal
|
Maria Geada Vieira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/09/26 | Fatores que influenciam a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portugueses
Orientador
|
Raquel Farias Bezerra (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/09/06 | O impacto do sono no funcionamento cognitivo
Arguente principal
|
Ana Francisca Valente Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/04/26 | Impacto da Fadiga na Atenção e Velocidade de Processamento na Esclerose Múltipla
Arguente principal
|
Ana Cavaco Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2021/12/13 | O viés de atenção para estímulos emocionais de acordo com a presença de sintomatologia Borderline
Arguente principal
|
Patrícia Cristina dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2021/03/22 | Reading comprehension predictors in adulthood: a study on European Portuguese
Arguente principal
|
Fábio Daniel Fernandes Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2021/01/11 | O efeito da reserva cognitiva no défice cognitivo ligeiro amnéstico
Arguente principal
|
Adriana Sofia Machado Mendes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020/12/15 | A (in)sensibilidade ao sofrimento na dark tetrad.
Arguente principal
|
Ana Catarina Vitor Valente (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020/05/26 | Teste de cores e palavras de Stroop: a interação entre o funcionamento executivo e as competências de leitura.
Arguente principal
|
Cristiana Andreia Fonseca Laranjinho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020/04/17 | The influence of sensorimotor training in learning a novel script: a comparison between handwriting and visual learning.
Arguente principal
|
Dinis Miguel Duarte Catronas (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020/02/28 | A influência das funções executivas e da Qualidade do sono na memória prospetiva de jovens adultos.
Arguente principal
|
Filipa Maria Pires Bernardo (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019/07/25 | O efeito da valência emocional no reconhecimento das palavras durante a leitura.
Arguente principal
|
Milene Gonçalves Guerreiro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/03/21 - Atual | III Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia | Universidade do Algarve |
2022/04/29 - Atual | II Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia | Universidade do Algarve |
2021/05/06 - Atual | I Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia | Universidade do Algarve |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Neurociências Cognitivas | Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Práticas de Iniciação à Investigação Científica | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Avaliação Psicológica | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Métodos e Técnicas de Investigação I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Métodos e Técnicas de Investigação II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Estatística II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Neuropsicologia | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Temas Avançados em Psicologia Cognitiva | Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019 - Atual | Métodos de Neuroimagem | Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2017 - Atual | Psicologia Cognitiva I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2017 - Atual | Biopsicologia | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2017 - Atual | Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2017 - Atual | Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2011 - Atual | Psicologia Cognitiva II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2014 - 2014 | Neuroanatomia Evolutiva e Funcional | Fisioterapia (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Membro Efetivo |
2008 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
Distinções
Prémio
2008 | Ceretonia (3ª edição)
Caixa Geral de Depositos, Portugal
|