???global.info.a_carregar???
Paulo Alexandre Botelho Rodrigues Pires. Completed the Doutoramento in Gestão in 2004 by Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. Published several articles in journals. Has 7 section(s) of books and 2 book(s). Supervised 29 MSc dissertation(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Economics and Business with emphasis on Business and Management. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Marketing; Digital Marketing; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Alexandre Botelho Rodrigues Pires

Nomes de citação

  • Pires, Paulo Botelho
  • Pires, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
B31E-755A-EE9E
ORCID iD
0000-0003-3786-6783
AuthenticusID
R-000-QZS
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=SJmNx4EAAAAJ&hl
Researcher Id
GPX-3209-2022
Scopus Author Id
58106742900

Endereços de correio eletrónico

  • paulo.botelho.pires@gmail.com (Profissional)
  • paulopires@pbs.up.pt (Profissional)
  • paulo.pires@iscap.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Avaliação da Performance das Redes Neuronais Artificiais e dos Modelos de Escola Discreta na Aquisição de Produtos com Envolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Muito Bom
1991
Concluído
Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/16 - Atual Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01 - 2024/12 DEMS - Digital E-Marketing for Business Markets
2021-1-PL01-KA220-HED-000032209
Erasmus Plus
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Paulo Botelho; Santos, José Duarte. "Artificial Neural Networks and Discrete Choice Models: Comparing and Contrasting". Trabalho apresentado em ICMarkTech (International Conference on Marketing and Technologies) 2023, Praga, 2023.
    Publicado
  2. Prisco, Mariana; Pires, Paulo Botelho; Delgado, Catarina; Santos, José Duarte. "Understanding the Constructs Related to Customer Experience in Online Stores". Trabalho apresentado em ISPGAYA International Congress, under the theme "Digital sustainability: inclusion and transformation", Vila Nova de Gaia, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-57650-8_29
  3. Rodrigues, Ana Catarina; Pires, Paulo Botelho; Delgado, Catarina; Santos, José Duarte. "Buying Consideration Drivers of Environmentally Friendly Cosmetics". Trabalho apresentado em ISPGAYA International Congress, under the theme "Digital sustainability: inclusion and transformation", Vila Nova de Gaia, 2023.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-3-031-57650-8_31
  4. Pires, Paulo Botelho. "Evaluation of neural networks algorithms in marketing problems: an experimental approach". Trabalho apresentado em XIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Lugo, 2003.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Paulo Botelho Pires; Mariana Prisco; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "A Conceptual Approach to Understanding the Customer Experience in E-Commerce: An Empirical Study". Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research (2024): https://doi.org/10.3390/jtaer19030096.
    10.3390/jtaer19030096
  2. Paulo Botelho Pires; Fabiana Oliveira de Sousa; José Duarte Santos. "Identifying Positioning Axes for Building Brand Equity in Cork Fashion Products". Central European Business Review (2024): https://doi.org/10.18267/j.cebr.374.
    10.18267/j.cebr.374
  3. Paulo Botelho Pires; Cláudia Morais; Catarina J. M. Delgado; José Duarte Santos. "Sustainable Fashion: Conceptualization, Purchase Determinants, and Willingness to Pay More". Administrative Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/admsci14070143.
    10.3390/admsci14070143
  4. Pires, Paulo Botelho; Morais, Cláudia; Delgado, Catarina J. M.; Santos, José Duarte. "Sustainable Fashion: Conceptualization, Purchase Determinants, and Willingness to Pay More". Administrative Sciences 14 7 (2024): 143. http://dx.doi.org/10.3390/admsci14070143.
    Publicado • 10.3390/admsci14070143
  5. Francisco Moreira; Inês Pereira; José Duarte Santos; Paulo Botelho Pires. "Sports celebrity endorsement impact on purchase intention". Revista Galega de Economía (2023): https://doi.org/10.15304/rge.32.3.8710.
    10.15304/rge.32.3.8710
  6. Carlota Rocha Araújo; Paulo Botelho Pires; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "Persuasive Determinants in the Hotel Industry’s Newsletter Opening Rates". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15043358.
    10.3390/su15043358
  7. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos; Pedro Quelhas de Brito; David Nunes Marques. "Connecting Digital Channels to Consumers’ Purchase Decision-Making Process in Online Stores". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su142114392.
    10.3390/su142114392
  8. Barros, António; Barandas, Hortênsia; Pires, Paulo Botelho. "Applying artificial neural networks to evaluate export performance: a relational approach.". Review of International Comparative Management (RICM) 10 4 (2009): 1582.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos; Inês Veiga Pereira. "Artificial Neural Networks". In History and State of the Art. 2024.
    10.4018/978-1-6684-7366-5.ch037
  2. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos; Inês Veiga Pereira. "Marketing". In History and Development of Its Definition. 2024.
    10.4018/978-1-6684-7366-5.ch059
  3. Ana Isabel Torres; Darkio Lourenço Siqueira Paulo; José Duarte Santos; Paulo Botelho Pires. "Return on AI". In Mapping and Exploring ROI (In)Tangible Measures. 2024.
    10.4018/979-8-3693-5340-0.ch012
  4. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos. "Artificial Neural Networks and Discrete Choice Models: Comparing and Contrasting". 2024.
    10.1007/978-981-97-1552-7_5
  5. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos; Ricardo Silva. "Relationship Marketing in the Age of Digital Marketing". 2024.
    10.1201/9781003384960-10
  6. Anna Maria Trzaskowska; Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos. "The Digital Research Revolution". 2024.
    10.1201/9781003384960-6
  7. Paulo Botelho Pires; Cláudia Filipa Silva Morais; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "Purchase Intention of Sustainable Fashion". In The Relationship With Price. 2024.
    10.4018/979-8-3693-3049-4.ch006
  8. José Duarte Santos; Bruno Sousa; Paulo Botelho Pires. "Internal Marketing Supported by Digital Marketing". 2024.
    10.1201/9781003384960-15
  9. Pires, Paulo Botelho; Santos, José Duarte. "Online Store Selection: Identifying the Constructs". In The Impact of Digitalization on Current Marketing Strategies, 57-77. Emerald Publishing Limited, 2024.
    10.1108/978-1-83753-686-320241004
  10. Pires, Paulo Botelho; Morais, Cláudia Filipa Silva; Delgado, Catarina; Santos, José Duarte. "Purchase Intention of Sustainable Fashion". In Advances in Marketing, Customer Relationship Management, and E-Services, 95-111. IGI Global, 2024.
    10.4018/979-8-3693-3049-4.ch006
  11. Ricardo Oliveira; Inês Veiga Pereira; José Duarte Santos; Ana Torres; Paulo Botelho Pires. "Online Shopping Experience on Satisfaction and Loyalty on Luxury Brand Websites". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_52
  12. Ricardo Jorge Silva; Paulo Botelho Pires; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "Intra-Hospital Virtual Communities and Well-Being of Cancer Patients". In Impact of Features on Healthcare Relationships. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8984-0.ch002
  13. Moráis, C.F.; Pires, P.B.; Delgado, C.; Santos, J.D.. "Intention to purchase sustainable fashion: Influencer and worth-of- mouth determinants". 160-185. 2023.
  14. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos. "Artificial Neural Networks and Discrete Choice Models". In Sales Forecast in Supermarket Products. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8574-3.ch012
  15. Ana Catarina Rodrigues; Paulo Botelho Pires; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "Green Cosmetics". In Determinants of Purchase Intention. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8681-8.ch003
  16. Cláudia Filipa Morais; Paulo Botelho Pires; Catarina Delgado; José Duarte Santos. "Intention to Purchase Sustainable Fashion". In Influencer and Worth-of-Mouth Determinants. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8753-2.ch010
  17. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos. "Artificial Intelligence and Marketing". In Progressive or Disruptive Transformation? Review of the Literature. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1.ch005
  18. Paulo Botelho Pires; José Duarte Santos. "Digital Marketing Perspectives". In Challenges and Opportunities Raised by Technology. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1.ch001
  19. Paulo Botelho Pires; António Correia Barros; José Duarte Santos. "THEIA". In Thermal Insulation – A Business Strategy. 2022.
    10.4018/978-1-7998-1630-0.ch006
  20. Paulo Botelho Pires; António Correia Barros. "Rose-Patisserie and Coffee House". In Business Development Alternatives. 2022.
    10.4018/978-1-7998-1630-0.ch005
  21. Paulo Botelho Pires; Pedro Cotta Cardoso. "Salesforce Management Auditing". In A First Draft. 2022.
    10.4018/978-1-6684-3430-7.ch002
  22. Paulo Botelho Pires; Pedro Cotta Cardoso. "Identifying the Key Themes in Auditing Sales Force Management". In Reviewing the Literature. 2022.
    10.4018/978-1-6684-3430-7.ch001
  23. Cláudia Filipa Silva Morais; Paulo Botelho Pires; Catarina Delgado; Morais, C.F.S.; Pires, P.B.; Delgado, C.. "Determinants of Purchase Intention for Sustainable Fashion". In Conceptual Model, 75-95. 2022.
    10.4018/978-1-6684-5523-4.ch005
  24. João Pedro Oliveira; Paulo Botelho Pires. "Gamification in Loyalty Programs". In Impact on Intrinsic Motivation and Consumers' Needs for Competence and Relatedness. 2022.
    10.4018/978-1-6684-5523-4.ch007
  25. Oliveira, J.P.; Pires, P.B.. "Gamification in loyalty programs: Impact on intrinsic motivation and consumers' needs for competence and relatedness". 122-142. 2022.
  26. Paulo Botelho Pires; António Correia Barros; Filipe Taveira Santos. "The Buying Decision-Making Process in the Selection of Device Suppliers in Reproductive Medicine". In A Preliminary Model, 1-23. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7263-4.ch001
Edição de livro
  1. Pereira, Inês Veiga; Pires, Paulo Botelho; Santos, J.D.; Pereira, I.V.; Pires, P.B.. Management and Marketing for Improved Retail Competitiveness and Performance. Estados Unidos: IGI Global. 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-8574-3
  2. Pires, Paulo Botelho; Pereira, Inês Veiga. Digital Marketing: Analyzing its Transversal Impact in Marketing. CRC Press. 2023.
    No prelo
  3. Pires, Paulo Botelho; Pereira, Inês Veiga; Ana Isabel Torres; Pires, P.B.; Santos, J.D.; Pereira, I.V.; Torres, A.I.. Confronting Security and Privacy Challenges in Digital Marketing. Estados Unidos: IGI Global. 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-8958-1
Edição de número de revista
  1. Pereira, Inês Veiga; Santos, José Duarte; Pires, Paulo Botelho. "Digital Marketing in the Strategic Organisational Transformation toward Corporate Social Responsibility and Sustainability". Administrative Sciences (2023): https://www.mdpi.com/journal/admsci/special_issues/4H2Z1G8RYJ.
    Aceite para publicação
Livro
  1. Torres, A.; Pilar, P.; Santos, J.D.; Pereira, I.V.; Pires, P.B.. Analyzing Driving Factors of User-Generated Content on YouTube and Its Influence on Consumers Perceived Value. 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_47
  2. Pires, P.B.; Santos, J.D.; Pereira, I.V.; Torres, A.I.. Preface. 2023.
  3. Silva, R.J.; Pires, P.B.; Delgado, C.; Santos, J.D.. Intra-hospital virtual communities and wellbeing of cancer patients: Impact of features on healthcare relationships. 2023.
  4. Pereira, I.V.; Pires, P.B.; Santos, J.D.. Effective digital marketing for improving society behavior toward DEI and SDGs. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8984-0
  5. Pires, Paulo Botelho. A Empresa Digital com WordPress (Portuguese Edition). Portugal: Kindle Direct Publishing. 2022.
    Aceite para publicação
  6. Sistema Aeroportuário do Eixo Atlântico; Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. 2006.
Poster em conferência
  1. Ricardo, S.; Pires, Paulo Botelho; Delgado, C. "Intra-hospital Virtual Cancer Communities Structure: impact on patient well-being and in the relationship with physicians and institutions". Trabalho apresentado em 5th ASPIC International Congress, 2022.
  2. Ricardo, S.; Pires, Paulo Botelho; Delgado, C.. "Comunidades Virtuais Intra-Hospitalares e Bem-Estar do Paciente Oncológico: Efeitos das Funcionalidades e Características na Relação com Médicos e Instituição Literacia em Saúde, um Desafio Emergente – a exigência de um compromisso global". Trabalho apresentado em Centro de Congressos do Polo HUC, 2022.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 As Determinantes da Intenção de Compra de Cosmética Verde
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Determinantes da intenção de compra de moda sustentável
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Customer Experience na Loja On-line: Modelo Conceptual
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 A experiência do cliente on-line e as suas determinantes
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Comunidades Virtuais Intra-Hospitalares e Bem-Estar do Paciente Oncológico: Efeitos das Funcionalidades e Características na Relação com Médicos e Instituição
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Interligação dos canais digitais com o processo de decisão do consumidor: aplicação ao retalho de produtos tecnológicos
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Canais e Táticas Digitais Aplicados ao Comércio Eletrónico do Setor da Moda
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Quais são as principais ferramentas de comunicação e estratégia de branding usadas pela BOXPT? Estudo de Caso
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 E-Commerce: Análise das Estratégias e Táticas Praticadas no Sector Desportivo
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Perceção dos produtos de moda em cortiça - identificação de eixos de posicionamento de marcas
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Processo de decisão na seleção de fornecedores de dispositivos e equipamentos na procriação medicamente assistida: um modelo preliminar
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Estratégias digitais e determinantes de sucesso no setor artístico e cultural
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Modelo Conceptual de Auditoria à Gestão de Equipas de Vendas
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A influência dos canais e técnicas digitais nas etapas do percurso de tomada de decisão do cliente em relação à Carglass®: investigação e concetualização
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 “Avaliação das técnicas de persuasão como determinantes de abertura de Newsletters no Setor Hoteleiro"
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Gamificação em Programas de Fidelização – Impacto na Motivação Intrínseca e Necessidades de Competência e de Relatedness dos Consumidores
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Modelo conceptual para integração das etapas do processo de decisão do consumidor e dos canais digitais: aplicação ao retalho desportivo
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 O financiamento do sistema educativo em Angola, presente e futuro: o custo por aluno – o caso de Benguela
Orientador
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Efficient management of fixed assets and the impact of their real costs on financial results. Case study of investments carried out in Angola
Orientador
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Novo Modelo de Negócio no Sector Imobiliário
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Determinantes da performance comercial B2B: Caso prático comércio de material elétrico e automação
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Determinantes de Fidelização do Cliente no Contexto da Banca Online
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Da matemática aos modelos econométricos: aplicação ao ensino superior angolano
Orientador
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 - 2015 Modelos de previsão. Uma revisão de literatura
Orientador
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Contributo do setor dos seguros e dos fundos de pensões para o crescimento económico de Angola
Orientador
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Determinantes do Preço em E-Mail Marketing - Experimento prático ao comportamento do consumidor na presença de promoções de vendas.
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 E-mail marketing: Determinantes da taxa de abertura.
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 The M-Commerce In The Retail Industry: Exploring consumers and retailers perspectives of features in a mobile app for supermarkets.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A relevância da comunicação integrada no Web marketing: Estudo de um caso prático
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2013 A comunicação de marketing na rede social Facebook - evidências de um estudo prático.
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal