???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Fraga

Nomes de citação

  • Fraga, Nuno

Identificadores de autor

Ciência ID
B71C-B6FF-CB6B

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2022/05/30 - 2022/05/31
Concluído
Educação (Título de Agregado)
Universidade da Madeira, Portugal
Aprovado
2020/10/01 - 2021/11/03
Concluído
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Aprovado
2009/10 - 2013/09
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Entre Sísifo e Prometeu. Lideranças, Orçamento Participativo e Cidadania. As representações de uma líder autárquica no desvelar de uma cidade educadora. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade
2007 - 2009
Concluído
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade da Madeira, Portugal
"A dimensão europeia da educação. (Des)construções ao nível do Projecto Educativo e do Currículo do Ensino Secundário. Um estudo de caso múltiplo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002 - 2005
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2009 - 2013 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2006 - 2009 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/26 - Atual Coordenador da Secção de Educação Comparada Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2023/08/11 - Atual Vogal do Observatório do Estudante da Universidade da Madeira Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2023/07/25 - Atual Diretor da Licenciatura em Ciências da Educação Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2016/10/04 - Atual Diretor do Curso de 2.º Ciclo em Ciências da Educação - Administração Educacional Universidade da Madeira, Portugal
2021/09 - 2023/03 Vogal - Direção do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA) da Universidade da Madeira Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2016/03 - 2022/05 Director de Unidade Orgânica Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2020 Vogal - Júri das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2014/07/04 - 2017/03/06 Diretor do Curso de 1.º Ciclo em Ciências da Educação Universidade da Madeira, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2024 Membro da Direção Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual ELiPSchools - Liderança Emancipatória nas Escolas Periféricas
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Não financiado
2024 - 2028 EQUAL, Enhancing Quality of Life - European University
Investigador
European Commission, Bélgica
European Commission
Não financiado
2023/10/15 - 2026/10/14 Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competencias matemáticas en el alumnado adolescente
Investigador
Universidad de Murcia, Espanha
European Commission
Em curso
2024/09/02 - 2026/03/01 From the Revolution to the Classroom: the Democratic Legacy of April 25th.
Investigador responsável
Universidade da Madeira, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Não financiado
2024/09/02 - 2026/03/01 The Power of Protest. April Revolution and the Construction of Portuguese Teachers' Unionism (1974-1979)
Investigador
Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em avaliação
2022/06/01 - 2024/01/31 Dialogar e Agir por + Igualdade na R.A.M.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2023 - 2024 Projeto de Promoção do Sucesso Escolar e Redução de Abandono no Ensino Superior em regiões de não convergência com a referência ID 19-53443 (Direção Geral do Ensino Superior, Aviso n.º POCH-I2-2022-07)
ID 19-53443
Investigador
Universidade da Madeira, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nuno Fraga; Alves, Roberto Macedo. "From Madeira to Hawaii: Augmented Reality Enhancing Creative Historical Education". Honolulu, 2024.
    Publicado • 10.22492/issn.2432-4604.2024.8
  2. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Camacho, Maria José. "Rethinking Inclusive Education in Portugal". Paris, 2023.
    Publicado • 10.22492/issn.2758-0962.2023.36
Artigo em revista
  1. Nuno Fraga. "Racionalidades, Produção Normativa e Desafios Autonómicos Pós 25 de Abril: o caso da Região Autónoma da Madeira". Revista Lusófona de Educação 63 63 (2024): 85-99. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9570.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle63.06
  2. Fraga, Nuno. "A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril". Revista Lusófona de Educação 63 63 (2024): 65-69. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9568.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Lima, Licínio C.; Carvalho, Maria João; Fraga, Nuno; Almeida, Ana Patrícia. "Entrevista a João Jaime Pires, Diretor da Escola Secundária de Camões". Revista Lusófona de Educação 63 63 (2024): 189-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9582.
    Publicado
  4. Silva, Sofia; Fraga, Nuno. "Espaços e Tempos da Autonomia das Escolas: Entre o Decretado e o Construído.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 27 (2024): 1-23. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2024.16089.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Camacho, Maria José Jesus; Fraga, Nuno; Silva, Sofia. "Inclusion of students with autism spectrum disorder: the case of the Autonomous Region of Madeira (Portugal).". Journal of Research Administration 5 2 (2023): 12692-12974. https://journalra.org/index.php/jra/article/view/1571.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fraga, Nuno. "O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira". Revista Lusófona de Educação 55 55 (2022): 109-125. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8438.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle55.07
  7. Fraga, Nuno. "Nota introdutória. Apresentação do dossier temático: Educar nas (ultra)periferias: identidades, poderes, desafios.". Revista Lusófona de Educação 55 55 (2022): 69-73. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8435.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle55.04
  8. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda; Nuno Fraga; Gorete Pereira; Ana Isabel Gouveia; Fernanda Gouveia. "Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 30 116 (2022): 742-763. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620220003002936.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0104-403620220003002936
  9. Polli, José Renato; Fraga, Nuno. "O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal". Revista de Educação da Unina 3 1 (2022): http://dx.doi.org/10.51399/reunina.v3i1.111.
    Publicado • 10.51399/reunina.v3i1.111
  10. Fraga, Nuno; 9D18-F40D-2CA4; F011-DC6A-C754; Ana Isabel de Gouveia. "Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal". Sensos-E 8 1 (2021): 77-87. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3786.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786
  11. Sofia Silva; Nuno Fraga. "Autonomia e Flexibilidade Curricular como Instrumentos Gestionários. O Caso de Portugal". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2021): https://doi.org/10.15366/reice2021.19.2.003.
    10.15366/reice2021.19.2.003
  12. Fraga, Nuno. "Recensão crítica da obra de A. Teodoro, (2020). Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. New York and London: Routledge.". Revista Lusófona de Educação 49 49 (2020): 231-240. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7462.
    Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle49.15
  13. Mota, Daniela; Fraga, Nuno. "O Conselho Municipal de Educação e a descentralização educativa". Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 11/12 (2020): 227-241. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/203.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gonçalves, Glória. "A Educação de Adultos nos espaços pedagógicos da Intervenção Comunitária". education policy analysis archives 27 (2019): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.4335.
    10.14507/epaa.27.4335
  15. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete. "Escenarios de Aprendizaje para el siglo XXI". Revista Varela 19 52 (2019): 1-17. http://revistavarela.uclv.edu.cu/articulos/rv5201.pdf.
    Publicado
  16. Fraga, Nuno. "Lideranças pedagógicas em contextos emergentes de autonomia e flexibilidade curricular". Revista Diversidades 54 (2019): 11-15. https://www.researchgate.net/publication/336073028.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Fraga, Nuno. "O lugar das atividades de complemento educativo na narrativa da gestão flexível do currículo, pelo Educador de Infância". Indagatio Didactica (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11609.
  18. Fraga, Nuno; Teodoro, António. "A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão: O caso do orçamento participativo de Palmela". Revista Educação, Sociedade & Culturas 49 (2017): 111-130.
    Publicado
  19. Fraga, Nuno. "Liderança e Gestão nas Escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de caso". Campo Abierto. Revista de Educación (2017): http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/2981/pdf_34.
    https://doi.org/10.17398/0213-9529.36.1.83
  20. Fraga, Nuno. "Viver Freire nas práticas pedagógicas do século XXI". Revista Diversidades 46 (2015): 6-9. https://www.researchgate.net/publication/315525337_Viver_Freire_nas_praticas_pedagogicas_do_seculo_XXI.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Fraga, Nuno; Nuno Fraga. "As lideranças e os processos participativos: uma reflexão em torno da cidadania democrática". Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55132460007.
  22. Fraga, Nuno. "O Projecto “Eu Participo”. Uma Estratégia da Política Local para a Educação na Cidadania". Revista Internacional de Educación para la Justicia Social 2 1 (2013): 93-118. http://www.rinace.net/riejs/numeros/vol2-num1/art5.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Fraga, Nuno. "The European Dimension of Education. (De)constructions of the curriculum". International Conference on Education and New Learning Technologies (2011): 406-415.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Carvalho, Sílvia; Fraga, Nuno. "A inteligência moral num processo de (des)construção dos projectos de liderança(s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica". Revista Iberoamericana de Educación 55 (2011): 159-172. http://www.rieoei.org/rie55a06.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Nuno Silva Fraga; Fraga, Nuno. "Educação e Epistemologías. O Contributo do Orçamento Participativo na (des) Construção do Conhecimento-Emancipação". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 9 4 (2011): 126-140. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55122156009.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fraga, Nuno; Silva, Sofia; Camacho, Maria José Jesus. "A gestão democrática das escolas na Região Autónoma da Madeira. Os ideais de Abril e os cânones neotayloristas.". In Atas do V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. Braga, Portugal, 2024.
    No prelo
  2. Silva, Sofia; Fraga, Nuno; Camacho, Maria José Jesus. "Políticas de inclusão no ensino superior: conhecimentos, capacidades e atitudes dos professores em resposta à diversidade.". In Atas do XXXI Colóquio Internacional AFIRSE Portugal - Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação.. Lisboa, Portugal, 2024.
    No prelo
  3. Fraga, Nuno. "Espaços e tempos da intervenção comunitária". In Educação e Desenvolvimento Comunitária, 89-99. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2023.
    Publicado
  4. Fraga, Nuno; Lopo, Teresa Teixeira; Galego, Carla; Teodoro, António. "Trajectories and challenges of the section of comparative education of the portuguese society of education sciences". editado por Bedi, Kanishka; Dembélé, Martial; Jacob, James; Manzon, Maria. Brill Sense Book Series, 2023.
    Aceite para publicação
  5. Silva, Sofia; Fraga, Nuno. "O aluno como agente e cocriador dos processos de aprendizagem. Uma narrativa a partir da voz de alunos de uma escola de 3.º ciclo do ensino básico da Madeira". In Livro de atas do VI ENJIE: Futuros da educação. Ciência cidadã e cocriação.. 2023.
    Aceite para publicação
  6. Fraga, Nuno. Autor correspondente: Fraga, Nuno. "De Madeira a Hawái: Un viaje pedagógico potenciado por Realidad Aumentada". In Interrelaciones entre la imagen, el texto y las tecnologías digitales. Nuevas perspectivas en la enseñanza de las ciencias sociales, editado por Elke Castro León, 391-410. Madrid, Espanha: Dykinson, 2023.
    Publicado
  7. Fraga, Nuno. "Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Processos de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Que Desafios?". In Lições da Pandemia. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2023.
    No prelo
  8. Fraga, Nuno. "Educação e Flexibilidade Curricular em Tempos de Pandemia: Efeitos na Gestão Curricular e Pedagógica de uma Escola Básica e Secundária da RAM". In Lições da Pandemia. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2023.
    No prelo
  9. 8115-DF40-D540. "Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira". In Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores, 153-167. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado
  10. Fraga, Nuno. "A Teoria da Administração Educacional na Universidade da Madeira. Alguns percursos caracterizadores da sua identidade disciplinar". In Investigar para intervir na administração educacional, 7-25. Portugal: Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Santarém, 2022.
    Publicado
  11. Pereira, Gorete; Gouveia, Maria; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; Silva, Sofia. "Educação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal". In Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021, 230-243. Funchal, Portugal: Imprensa Académica., 2022.
    Publicado
  12. Fraga, Nuno; 1413-99DE-E077. "Paulo Freire Hoje. Itinerários do Pensamento de Paulo Freire na Educação do Século XXI". In Paulo Freire. Vozes do Brasil e de Portugal, editado por José Renato Polli, 41-60. Brasil: Editora Fibra / Edições Brasil / Editora Brasílica, 2021.
    Publicado
  13. Fraga, Nuno; António Teodoro. "Paulo Freire Today. Itineraries of Paulo Freire’s Thought in Education of the XXI Century". In Paulo Freire. Voices from Brazil and Portugal, editado por José Renato Polli, 41-60. Brasil: Editora Fibra / Edições Brasil / Editora Brasílic, 2021.
    Publicado
  14. 9D18-F40D-2CA4; Fraga, Nuno; Cosme, Ariana. "Autonomia e Flexibilidade Curricular: percursos de inovação pedagógica?". In Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCEPublisher: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 574-580. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2021.
    Publicado
  15. Fraga, Nuno. "O sabor da amorosidade". In Um Grande Abraço em Paulo Freire, 133-135. Campinas, Brasil: Edições Brasil / Editora Fibra, 2021.
    Publicado
  16. Fraga, Nuno (B71C-B6FF-CB6B); Liliana Rodrigues de Góis. "Estado, politicidade e sentido da educação freiriana". In A Escola em diálogo com Paulo Freire: saberes e práticas de uma educação viável, 69-89. Fortaleza, Brasil: Innovate Publicações, 2021.
    Publicado
  17. Fraga, Nuno. "A Universidade fora de portas: a intervenção comunitária e o inútil". In 31 Desafios para o Ensino Superior, editado por Liliana Rodrigues de Góis, 67-74. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  18. Fraga, Nuno. "A alteridade como parte do processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior". In Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios, editado por Jesus Maria Sousa, 195-205. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  19. Fraga, Nuno. "As Ciências da Educação na Região Autónoma da Madeira: testemunhos sobre os Processos de Formação e os Percursos Profissionais". In Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades, 115-131. Porto, Portugal: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2019.
    Publicado
  20. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel. "O professor do século XXI, que competências e desafios? As percepções das alunas de 1.º ano do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". In O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis, 600-623. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2019.
    Publicado
  21. Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno. "O processo de autoavaliação das escolas do 1.º ciclo e infantários do Funchal: uma narrativa na aferição da qualidade do sistema educativo". In A escola: dinâmicas e atores, 828-838. Lisboa, Portugal: AFIRSE Portugal, 2018.
    Publicado
  22. Quaresma, Priscilla; Fraga, Nuno. "A Pessoa do Professor na Formação Continuada: possibilidade na educação infantil". In IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Brasil, 2017.
    Publicado
  23. Pereira, Gorete; Fraga, Nuno. "A Prática Supervisionada e o Desenvolvimento Profissional dos Educadores/Professores Cooperantes: a simbiose de uma relação pedagógica". In O Tempo dos Professores, 435-451. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
  24. Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno. "A construção do conhecimento na educação de infância". In O Tempo dos Professores, 525-539. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
  25. Pereira, Gorete; França, Ana; Brazão, Paulo; Fraga, Nuno. "A prática pedagógica na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: a construção contextualizada do currículo". In Educação, formação e Crioulidade. Cabo Verde, 2017.
    Publicado
  26. Rocha, Susana; Fraga, Nuno. "Processos de Liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa". In (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2017.
    Publicado
  27. Moedas, Rute; Fraga, Nuno. "Escola inclusiva, escola democrática: os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE". In (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2017.
    Publicado
  28. Fraga, Nuno. "Entre Sísifo e Prometeu. A Escola no Desvelar de uma Cidade Educadora". In A Escola Restante. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2015.
Edição de livro
  1. Fraga, Nuno. Lugar de Vidas. Histórias de Vida da Zona Velha. Funchal, Portugal: Sétima Dimensão. 2024.
    Publicado
  2. Welyton Paraíba Sousa; Maria Aurelina Machado de Oliveira; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Nilce de Oliveira Lima; Francisca Meire do Nascimento Moreira. A Escola em diálogo com Paulo Freire: saberes e práticas de uma educação viável. Fortaleza, Brasil: Innovate Publicações. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Fraga, Nuno. O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Fraga, Nuno. O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Fraga, Nuno. Europa, Educação, Cidadania. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2018.
    Publicado
  6. Fraga, Nuno; França, Ana. A escola restante. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2015.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Fraga, Nuno. "Dossiê Temático: Gestão Democrática das Escolas e das Universidades nos 50 anos de Abril". Revista Lusófona de Educação (2024): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/announcement/view/185.
    Aceite para publicação • Editor convidado
  2. Fraga, Nuno. "Educar nas (ultra)periferias: identidades, poderes, desafios.". Revista Lusófona de Educação 55 55 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/821.
    Publicado • Editor convidado
Entrada de enciclopédia
  1. António Teodoro; Carla Galego; Nuno Fraga. "Teaching Comparative Education in Portugal". In Encyclopedia of Teacher Education. Springer Singapore, 2019. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1.
    Publicado • 10.1007/978-981-13-1179-6_312-1
Livro
  1. Fraga, Nuno. Pobreza no contexto do ensino superior: um estudo exploratório na Universidade da Madeira. Funchal, Portugal: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global & Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2023.
    Publicado
  2. Fraga, Nuno. Violência doméstica contra as mulheres na Região Autónoma da Madeira. Funchal, Portugal: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global & Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. 2023.
    Publicado
  3. Fraga, Nuno Miguel da Silva. Teses de doutoramento - Entre Sísifo e Prometeu Lideranças, Orçamento Participativo e Cidadania. As representações de uma líder autárquica no desvelar de uma Cidade Educadora. 2013.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Fraga, Nuno. "Lideranças em contextos de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa no campo da administração educacional". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, 2020.
Prefácio / Posfácio
  1. Roberto Macedo Alves. "Prefácio de "Os olhos que escutam o mundo"". Prefácio para Os olhos que escutam o mundo. Funchal, Portugal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura da RAM. 2021.
    Publicado • Pessoal de suporte
Relatório
  1. Ana Benavente; Graça Aníbal; Jorge Martins; Lucília Salgado; Manuela Jacinto; M. Clara Lino; M.Teresa Macara; et al. 2014. O estado da educação num estado intervencionado.
    10.13140/RG.2.2.20212.35209
Revisão de livro
  1. Fraga, Nuno. "Book Review: Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Authored by Antonio Teodoro". Revisão de Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization 6, 2 (2022): 135-140. https://www.researchgate.net/publication/366617482_Contesting_the_Global_Development_of_Sustainable_and_Inclusive_Education_Education_Reform_and_the_Challenges_of_Neoliberal_Globalization_Authored_by_Antonio_Teodoro_Book_Review_In_Global_Comparative_E.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/09 Políticas de inclusão no ensino superior: conhecimentos, capacidades e atitudes dos professores em resposta à diversidade XXXI Colóquio Afirse Portugal 2024 - Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2024/02/02 A gestão democrática das escolas na Região Autónoma da Madeira. Os ideais de Abril e os cânones neotayloristas V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - “Eu vim de longe… eu vou p’ra longe” – 50 anos de educação em democracia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/07 From Madeira to Hawaii: Augmented Reality Enhancing Creative Historical Education 4th IAFOR International Conference on Arts & Humanities in Hawaii
IAFOR - The International Academic Forum (Honolulu, Estados Unidos)
2023/07/14 De Madeira a Hawái: Un Viaje Pedagógico Potenciado por Realidad Aumentada III Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas, INNTED 2023
Universidad de Sevilla (Espanha)
2023/02/07 Lideranças pedagógicas em contextos emergentes de autonomia e flexibilidade curricular. VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Lisboa, Portugal)
2020/09/10 Lideranças em contextos de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa no campo da administração educacional XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2017/10/27 A Escola em Realidade Aumentada V Jornadas Pedagógicas GZarco: A sala de aula hoje e amanhã
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Portugal)
2017/05/26 A Educação de Adultos como Processo de Conscientização Seminário: os novos desafios na formação permanente e na aprendizagem ao longo da vida
TECLA (Portugal)
2016/11/30 A Cidade como Espaço Pedagógico: contributos para um Projeto Educativo Local Celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora
Câmara Municipal do Funchal (Portugal)
2016/11/11 O Escutismo como Espaço de Aprendizagem e Educação Não-Formal CNE Madeira: que futuro?
Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português (Portugal)
2016/05/06 A cidade que educa: contributos do local à escola do século XXI III Seminário de Educação. (Re)pensar o Ensino
Câmara Municipal de Câmara de Lobos (Portugal)
2015/04/12 A Pedagogia da Autonomia em Paulo Freire 1.º ciclo de conferências do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social
Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social (Calheta, Portugal)
2015/03/06 Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa Encontros de Educação da Direção Regional de Educação
Direção Regional de Educação (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Nos trilhos da Intervenção Comunitária. Um Estudo de Caso num Centro Comunitário no concelho do Funchal
Orientador de Mariana Martins Reinolds
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023 - Atual A Cidadania Participativa nos Centros Comunitários. Um estudo de caso numa Empresa Municipal de Habitação Social
Orientador de Filipa Carina Rocha Fernandes
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023 - Atual O Processo Residencial das Crianças e Jovens e a Inclusão Social. Um Estudo Caso
Orientador de Dominic Isaac Rodrigues Freitas
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023 - Atual O Contributo das Políticas de Inclusão para o Desenvolvimento Comunitário - Um Estudo de Caso num município da Região Autónoma da Madeira
Orientador de Tânia Patrícia Quintal de Freitas Gul
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022 - Atual A divisão do calendário escolar em semestres na Região Autónoma da Madeira
Orientador de Ricardina Estefânia Xavier de Andrade
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022 - Atual Educação Inclusiva: estruturas e ferramentas promotoras de sucesso
Orientador de José Armando Rangel de Abreu
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022 - Atual A Escola no Bairro: políticas educativas de desenvolvimento local
Orientador de Hélder Renato Pereira Brás
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022 - Atual Criando um quadro de referências para a liderança educacional na Região Autónoma da Madeira: estudo de caso
Orientador de Graça Andreia Sousa Pinto dos Santos
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - Atual A gestão participativa dos recursos públicos transferidos para as escolas estaduais do Estado do Maranhão
Coorientador de Maria Eliana Alves Lima
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022/07/15 Cidade Educadora na Contemporaneidade: A experiência de Cascais e o desafio permanente de desenvolver o potencial educador do território
Orientador de Uindinéa Pedroza
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2022/02/04 A Dimensão Ética das Cidades Educadoras
Orientador de Filipa Carina Rocha Fernandes
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 - 2021/12/17 Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), um Rumo
Orientador de Maria Carla Vieira Pestana
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 - 2021/05/28 O papel do Projeto Educativo Local no desenvolvimento da Cidade
Orientador de Rúben Marcelo Gouveia Vieira
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 - 2021/05/14 O Conselho Municipal de Educação e a Descentralização Educativa
Orientador de Daniela Alves Mota
Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2021/03/24 Dos Casulos à metamorfose pedagógica. Que cenários para a transformação pedagógica no Centro de Estudos Criativos da Criança – Bicho da Seda?
Orientador de Ana Isabel de Gouveia
Doutoramento em Ciências da Educação especialidade de Currículo (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2021/02/25 O Portfólio e a processualidade como fundante da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Municipal
Orientador de Maria Cristiane Raimundo da Costa
Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2020/09/15 Garimpando Inovação Pedagógica na Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu
Orientador de Maria da Glória dos Santos Rodrigues
Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2020/06/29 As Práticas Pedagógicas na Iniciação à Investigação Científica
Orientador de Maria da Paz Pereira da Silva
Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2020/06/18 Assistência mútua no Colégio Luminar
Orientador de Reasilva de Oliveira Maia
Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2019 Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência: inovação pedagógica no Colégio da Polícia Militar do Ceará
Orientador de Francisco Cláudio Bastos Mendonça
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2019 Liderança e Contribuição da Prática de Aikido no Combate à Indisciplina. Estudo de caso numa escola da RAM
Orientador de Dina Luísa Mendonça da Silva
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - 2019 O papel da administração e liderança do Conselho Executivo na implementação e eficácia dos cursos de Educação e Formação de Adultos
Orientador de Maria de Jesus Dias Ferreira
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2019 Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no liceu de Banabuiú Jacob Nobre – Banabuiú – Ceará – Brasil
Orientador de Benedita Beserra de Oliveira
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2018 Escola Projeto Âncora: uma ponte para a inovação pedagógica no Brasil
Orientador de Josineide Teotonia da Silva
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2018 A prática pedagógica em ambiente hospitalar: inovação para o processo de aprendizagem das crianças hospitalizadas?
Orientador de Antoneide Santos Almeida Silva
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2018 As práticas pedagógicas no contexto do ProJovem urbano em Escola Municipal de Petrolina - PE.
Orientador de Maria Goretti de Araújo Souza
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2018 Escotismo e cultura: experiências e saberes etnográficos dos jovens do 14º grupo de Escoteiros Regimento Guararapes. Uma inovação pedagógica?
Orientador de Izabel Cristina Pereira da Rocha
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2017 A dimensão pessoal na formação de professores: uma vivência na educação infantil
Orientador de Priscilla Mayara de Andrade Quaresma
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2017 (Contra)Tempos da profissão docente. Docentes sem código? O lugar da Deontologia na supervisão pedagógica
Orientador de Sofia Marlene Quintal Camacho
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2017 A Liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa. Um Estudo de Caso na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço
Orientador de Maria Susana Marques Silva Rocha
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2017 Cursos de educação e formação: Que contributo para o sucesso educativo dos alunos? Estudo de caso na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas
Orientador de José Filipe Correia Esteves
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2017 Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE
Orientador de Rute Oliveira Moedas da Silva
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2016 As Lideranças no binómio Escola-Comunidade Educativa: Estudo de Caso numa Escola da RAM
Orientador de Clara Maria Olim João
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2016 O Coordenador de Núcleo do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira: Liderança e motivações
Orientador de Filipe Manuel Varela Teixeira
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2016 A liderança na perspectiva das representações pessoais, profissionais e sociais. Estudo de caso num infantário da RAM
Orientador de Patrícia Maria Cró Andrade
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2015 O Supervisor Pedagógico e as suas representações. Um estudo de caso múltiplo entre Portugal e Bélgica
Orientador de Sónia Alexandra da Cunha Rodrigues
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/12/09 - 2024/12/09 I Encontro de Administração Educacional: Além do Espelho: Refletindo o Futuro da Educação. Conferência de abertura - “Para uma crítica ao pedagogismo e à impregnação empresarial da educação: para além da competitividade dos "recursos humanos", Licínio Lima (Professor Catedrático da Universidade do Minho). Conferência de encerramento – “Massificação, diversidade e pedagogia no ensino superior”, Jorge Adelino Costa (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro) (2024/12/09 - 2024/12/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Regional de Administração Educacional, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal
2024/12/09 - 2024/12/09 I Encontro de Administração Educacional: Além do Espelho: Refletindo o Futuro da Educação. Conferência de abertura - “Para uma crítica ao pedagogismo e à impregnação empresarial da educação: para além da competitividade dos "recursos humanos", Licínio Lima (Professor Catedrático da Universidade do Minho). Conferência de encerramento – “Massificação, diversidade e pedagogia no ensino superior”, Jorge Adelino Costa (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro) (2024/12/09 - 2024/12/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Associação Regional de Administração Educacional, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal
2024/05/27 - 2024/05/29 V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação. Congresso da Rede de Investigação em Liderança e Melhoria da Educação (RILME), em colaboração com a Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação (CAFTE), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (2024/05/27 - 2024/05/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/12/14 - 2023/12/15 XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigação (2023/12/14 - 2023/12/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2023/09/11 - 2023/09/13 IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS. Seminário Internacional, organizado por dois grupos de investigação: o CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e o EIFORPECS (Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado) (2023/09/11 - 2023/09/13)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/06/22 - 2023/06/23 XXX JUTE Tenerife 2023 (Jornadas Internacionales Universitarias de Tecnología Educativa) (2023/06/22 - 2023/06/23)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de La Laguna, Espanha
2023/02/06 - 2023/02/08 VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (2023/02/06 - 2023/02/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Brasil
2022/12/12 - 2022/12/13 XVIII Colóquio CIE-UMa. Lições da Pandemia (2022/12/12 - 2022/12/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2022/12/12 - 2022/12/13 XVIII Colóquio CIE-UMa. Lições da Pandemia (2022/12/12 - 2022/12/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2022/07/05 - 2022/07/07 Jornadas Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: diálogo para uma escola cidadã. (2022/07/05 - 2022/07/07)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2022/03/30 - 2022/04/02 I Simpósio Internacional de Educação Global e Direitos Humanos - SIEGDH Da Escola para o Mundo. Do Mundo para a Escola. (2022/03/30 - 2022/04/02)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal do Paraná, Brasil

Universidade Aberta, Portugal
2018/01/29 - 2018/01/31 II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis. https://ciec2018.site123.me (2018/01/29 - 2018/01/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2017/12/06 - 2017/12/07 XIII Colóquio CIE-UMa: Europa, Educação, Cidadania. O XIII Colóquio CIE-UMa cuja temática é dedicada à Europa, Educação e Cidadania, pretende, à semelhança dos seus antecessores, ser um espaço de reflexão sobre temas chaves no espaço europeu. Pretende-se um olhar crítico sobre a tríade - Europa, Educação, Cidadania - a partir das linhas de investigação do CIE-UMa: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. https://xiiicoloquiocieuma.site123.me (2017/12/06 - 2017/12/07)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal
2014/12/04 - 2014/12/05 X Colóquio CIE-UMa: A Escola Restante. O X Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, pretendeu cruzar (X) em torno do sistema - Escola - as suas linhas de investigação e sobretudo, a partir delas, dar voz aos seus atores, direta ou indiretamente, empenhados na transformação das imagens (suspeitas, em crise ou mínimas) da Escola em Portugal. http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/xcoloquiocieuma/ (2014/12/04 - 2014/12/05)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/09/10 - 2020/09/12 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. No âmbito da comemoração do 200º aniversário da Revolução Liberal em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação dedica o seu XV congresso bienal ao tema Liberdade, Equidade e Emancipação, o qual vai ter lugar na cidade do Porto, entre 10 e 12 de setembro de 2020.
Congresso
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/04/18 Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num Agrupamento de Escolas em Lisboa
Arguente principal
Ana Mafalda Ribeiro Ramalho de Almeida Cardeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024/04/08 O Impacto de uma Instituição Pública de Habitação Social na Promoção do Desenvolvimento Comunitário Local
Presidente do júri
Maria Elsa Rodrigues Freire (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2024/03/14 Transferência de competências na educação. Do poder central para o poder local. O Caso do Concelho de Arruda dos Vinhos
Arguente principal
Regiane da Silva Parente (Mestrado)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2024/01/29 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Márcia Rubina Lourenço de Freitas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2024/01/15 Ação Social – Promoção para a igualdade de oportunidades, da equidade e justiça social dos estudantes do ensino superior
Presidente do júri
Celina Manuela de Sena Aguiar Patrício (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/10/30 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Carolina Maria Madruga Alves (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/07/18 O Programa Erasmus+ no Ensino Regular: Uma possibilidade de rutura curricular?
Arguente principal
Bárbara Alexandra Vasconcelos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/06/05 Participação e práticas de liderança feminina nas organizações educativa
Arguente principal
Kelly Tozarin dos Santos Damasceno (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/05/30 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Rita Isabel Alves da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/01/27 Autonomia e flexibilidade curricular: entre a autonomia decretada e a autonomia construída. Um estudo de caso numa escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira
Orientador
Sofia Micaela Castro da Silva (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/01/17 Centro de Apoio a Crianças e Jovens: um ambiente de aprendizagem não formal potenciador de práticas pedagógicas inovadoras?
Presidente do júri
Alícia Ornelas Figueira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/01/06 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Catarina Isabel Barbosa Barros (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/11/17 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Linda Constância Costa Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/11/04 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Tanya Isabel Azevedo Tanque (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/10/24 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Dina Maria Sousa Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/10/21 Liderança, inclusão e percursos curriculares alternativos: um estudo de caso numa escola básica dos 2.o e 3.o ciclos da RAM
Presidente do júri
João Manuel Rodrigues Ribeiro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/07/11 Quando uns e os outros da Escola Pública Portuguesa abalam a retórica da democracia
Arguente principal
Ana Isabel de Sarmento Marques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/06/17 As Explicações da Disciplina de Matemática no 12.º Ano de Escolaridade na Ótica dos Alunos, Pais e Explicadores
Presidente do júri
Ariana Carolina Sá Ferreira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/05/17 Reabertura escolar em tempo de COVID-19: Práticas inclusivas em escolas no Barlavento Algarvio
Arguente principal
Ana Rita Gomes Cardoso Alves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/04/06 Política de Ensino Superior no Curso Presencial de Contabilidade: do Financiamento Público do Ensino Superior Privado à Evasão no Sistema de Ensino Superior Público
Arguente principal
Licia Santos Buhaten Gemaque (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/03/21 Leitura na Escola Municipal Mandacaru
Presidente do júri
Maria das Grotas Pereira Gomes Macêdo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/03/07 A Liderança do Diretor de Turma na Complexidade da Organização Escolar
Arguente principal
Maria Castela Andrónico Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/03/07 Processos de Educação, Formação e Valorização Pessoal em Contexto Prisional
Presidente do júri
Emanuel Ferreira Teixeira Petito (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/02/11 Impacto dos Rankings nas Práticas da Organização Escolar Pública Portuguesa
Vogal
Maria Luísa Moreira de Magalhães Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/02/04 A dimensão ética das cidades educadoras
Orientador
Filipa Carina Rocha Fernandes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/01/19 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Mónica Raquel Vieira Vares (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/01/07 Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1.º CEB. Que contributos? Um estudo de caso em escolas da RAM
Presidente do júri
Maria Helena Freire Berenguer (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/12/17 Autonomia e Flexibilidade Curricular, um Rumo
Orientador
Maria Carla Vieira Pestana (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/11/18 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Carolina Isabel Sardinha de Nóbrega (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/09/30 Educação Física e Superação. A inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
Presidente do júri
Cristiano Barbosa de Melo César (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/09/28 Liderar uma universidade sénior em tempos de covid-19: Estudo de caso na região do Entroncamento
Presidente do júri
Ana Carolina Freitas Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/07/02 Tecnologia assistiva e inovação pedagógica. Perspetiva de aprendizagem na sala de recurso da Escola Samuel Galvão de Oliveira
Presidente do júri
Odelina Dezidério Barbosa Pereira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/05/28 O projeto educativo local no desenvolvimento da cidade
Orientador
Rúben Marcelo Gouveia Vieira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/05/14 O conselho municipal de educação e a descentralização educativa
Orientador
Daniela Alves Mota (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/03/24 "Dos Casulos à Metamorfose Pedagógica. Que cenários para a transformação pedagógica do Centro de Estudos Criativos da Criança - Bicho da Seda?"
Orientador
Ana Isabel de Gouveia (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/03/05 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Joana Rubina Vieira dos Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/02/25 O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola
Orientador
Maria Cristiane Raimundo da Costa (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/10 "Aprendizagens e Identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luís - Maracanã: um olhar etnográfico"
Arguente principal
Sandra Antonielle Garcês Moreno (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/03 “Educação Escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: Um olhar reflexivo sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora”
Arguente principal
Rosania Maria Sacramento de Amorim (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/07/16 Educação Matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
Presidente do júri
Nilce de Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/07/15 Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
Presidente do júri
Francisca Meire do Nascimento Moreira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/06/29 As práticas pedagógicas na iniciação científica no ensino médio no colégio estadual Walter Brandão.
Arguente principal
Maria da Paz Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/06/18 Assistência mútua no Colégio Luminar
Orientador
Reasilva de Oliveira Maia (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/02/28 Entre o Internacional e o Local. A Educação de Infância na Encruzilhada das Políticas de Globalização. Um estudo de caso na ilha da Madeira
Vogal
Tânia Cristina Vieira Pestana (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/02/18 CREVIPAZ, uma proposta pedagógica na casa de recuperação
Arguente principal
Neurides Alves Borges (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019/11/21 Modelo de Educação Especial na Madeira de 1965 a 2011: Conhecimento, Cenários e Propósitos, numa perspetiva diacrónica, Um estudo na Região Autónoma da Madeira
Vogal
Maria José de Jesus Camacho (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2019/07/16 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Helena Sofia Brás Pestana (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019/02/27 Liderança e Contribuição da Prática de Aikido no Combate à Indisciplina. Estudo de caso numa escola da RAM
Orientador
Dina Luísa Mendonça da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 O paradoxo da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico: a questão do acesso
Vogal
Maria da Rocha Ramos Sodré (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD como Inovação pedagógica provável, Um estudo etnográfico no Colégio da Polícia Militar do Ceará
Orientador
Francisco Cláudio Bastos Mendonça (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Supervisão pedagógica em contextos não formais de educação sénior. Que contributo? Um estudo numa universidade sénior da RAM
Arguente principal
Mariana Filipa Nascimento Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Escotismo e Cultura: Experiências e saberes etnográficos dos jovens do 14º Grupo de Escoteiros Regimento Guararapes. Uma inovação pedagógica?
Orientador
Izabel Cristina Pereira da Rocha (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Horta Sustentável na Escola Rural. Inovação pedagógica no processo de aprendizagem?
Presidente do júri
Maria José de Farias Vasconcelos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no liceu de Banabuiú Jacob Nobre – Banabuiú – Ceará – Brasil
Orientador
Benedita Beserra de Oliveira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica. Um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental
Presidente do júri
Célia Maria da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Isabel Basílio Azevedo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Helena Sofia Brás Pestana (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 O papel da administração e liderança do conselho executivo na implementação e eficácia dos cursos de educação e formação de adultos.
Orientador
Maria de Jesus Dias Ferreira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018/04/16 Relatório de Estágio
Arguente principal
Filipa José Teixeira Nóbrega (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 As práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas atividades da oficina Rádio Escola
Vogal
Aluísio Wagner de Araújo Lopes (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 Práticas pedagógicas inovadoras no trabalho de reinserção social e ressocialização do PETRAPE
Arguente principal
Gislaine Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 Escola Projeto Âncora: Uma ponte para a inovação pedagógica no Brasil
Orientador
Josineide Teotonia da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 As práticas pedagógicas no contexto do ProJovem urbano em Escola Municipal de Petrolina - PE
Orientador
Maria Goretti de Araújo Souza (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017/06/16 Os lares de idosos que queremos: Organização e Liderança. Expetativa dos seniores da Região Autónoma da Madeira
Presidente do júri
Ana Luísa Alves Vieira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Educação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios na implementação de uma política pública intersectorial do Programa Mais Educação
Arguente principal
Maria Deuceny Silva Lopes Bravo Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 A Liderança no Grupo Dançando com a Diferença. Um contributo para a inclusão social
Presidente do júri
Oriana Joselene dos Santos Dinis (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Universidade Sénior: Organização, Administração e Liderança - Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira
Presidente do júri
Rosemary Alves Bastos Pita (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016/12/16 O papel da comunicação na construção de liderança escolar eficaz: Um estudo de caso numa escola do 1.º ciclo do ensino básico da RAM
Presidente do júri
Ana Carolina Martins Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 Aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1.º Ciclo do ensino básico: uma história com robots
Vogal
Sónia Matilde Pinto Correia Martins (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Carolina Paixão Gomes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Bárbara Ferreira Sousa (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A contribuição da etnomatemática na aprendizagem significativa dos aprendizes na comunidade quilombola numa perspetiva etnográfica
Presidente do júri
Maria do Carmo da Silva Souza (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Abre-se a cortina: os jogos teatrais e as possibilidades de inovação pedagógica no universo escolar
Presidente do júri
Marta Pontes da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A integração das TIC nas atividades curriculares sob o olhar da inovação pedagógica
Presidente do júri
Adérita Cristina Pereira Fernandes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Cláudia Pereira de Sá (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Bárbara Sofia Freitas Friedrich (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Laura Feliciana Barreto Fernandes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Rita Cristina Gonçalves Canha (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014/03/14 O Processo de Transição dos Alunos Entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico: Perceções, Práticas e Perspectivas. Um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira
Presidente do júri
Emília de Fátima Santos Batista da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Luísa Rocha Freitas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Érica Bibiana Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Paula Renata Viveiros Alves (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Paula Isabel Teixeira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Sara Filipa Camacho Monteiro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 As atividades de complemento curricular e o sucesso educativo - relações, teorias e práticas
Arguente principal
João Carlos Henriques da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/02/19 - 2024/02/29 V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação Porto
2024/01/03 - 2024/01/07 4th IAFOR International Conference on Arts & Humanities in Hawaii (IICAH) (2024) Hawaii - USA
2023/06/16 - 2023/06/19 2nd Paris Conference on Education (2023). Organised by The International Academic Forum (IAFOR), in association with the IAFOR Research Centre at the Osaka School of International Public Policy (OSIPP) in Osaka University, Japan Paris - França
2020/11/25 - 2020/11/27 3rd WCCES Symposium. Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19 Virtually through Zoom
2018/01/29 - 2018/01/30 II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis Funchal, Madeira - Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/12/07 - Atual The Learner Journal Collection Common Ground Research Networks
2021 - Atual The International Journal of Educational Organization and Leadership (2329-1656) Common Ground Journals and Books
2021 - Atual The International Journal of Learner Diversity and Identities (2327-0128) Common Ground Journals and Books
2021 - Atual The International Journal of Pedagogy and Curriculum (2327-7963) Common Ground Journals and Books
2019 - Atual Revista Lusófona de Educação (1645-7250) Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2021/03/17 - 2022/10/05 Revista Sensos-e inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2021/05/11 - 2022/09/24 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) (1678-166X) Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
2021/09/14 - 2022/07/18 Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM)
2020 - 2022 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036) Fundação CESGRANRIO
2020/08/05 - 2020/09/02 Revista Olhar de Professor (1518-5648) Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil)
2014 - 2020 Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (1696-4713) Universidad Autónoma de Madrid e Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/02/07 - Atual Fórum Português de Administração Educacional Associado
2013 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócio