???global.info.a_carregar???
Ilda Freire Ribeiro. Adjunct Professor at the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). Department of Educational Sciences and Supervision. PhD in Child Studies, specialising in Teacher Training from the University of Minho. Master's in Education, specialising in Adult Education. Graduated in basic education teachers - 1st cycle. Chair of the Scientific Committee of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at ESE - IPB. Course Director of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at ESE - IPB. Produced works for the dissemination of science in preschool education and basic education. Member of the Course Committee for the Degree in Basic Education. She is a researcher at the Centre for Research in Basic Education - CIEB and a collaborating member of the Centre for Studies in Education and Innovation - CI&DEI. She has authored and co-authored academic books, several book chapters and more than 100 articles in conference proceedings and scholarly journals. She has participated in national and international projects such as 'Study on Teachers' Beliefs, Knowledge and Practices' (2020-2022), 'The Voices of Families and Children in Situations of Social and Economic Vulnerability' (2022-2023); 'DISmode - Digital Training for NGO's Youth Workers to become Disability Support Moderators for Youth with Disabilities' (2023-2025); and 'IM-PRO-IN-DE - Improving Digitalisation Competences of Young and Future Teachers by Developing Advanced Training on Instructional Design of Digital Training' (2023-2026). Her research interests include initial teacher education, pedagogical supervision, global citizenship and development education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ilda Freire-Ribeiro
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Freire-Ribeiro, Ilda
  • Freire-Ribeiro, I.
  • Freire, I.

Identificadores de autor

Ciência ID
FE11-3595-39C3
ORCID iD
0000-0003-1033-8614
Researcher Id
HSH-3651-2023
Scopus Author Id
57218302538

Endereços de correio eletrónico

  • ilda@ipb.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011/06/21
Concluído
PhD in Educational Sciences, Child Studies (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade do Minho, Portugal
"Prática pedagógica e cidadania: uma interpretação crítica baseada na ideia de competência." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2004/04/22
Concluído
MeD in Education (Mestrado)
Especialização em Adult education
Universidade do Minho, Portugal
"Novas prioridades da Escola Básica: Contributos para redefinir a formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999/07/22
Concluído
Primary school teachers (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/06/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2001/10/21 - 2011/06/21 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - 2001/11/20 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Member of the Course Committee for the Degree in Basic Education/Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual President of the Scientific Commite of the Master of Preshcool Education and of the 1.st Cycle of Basic Education Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Atual Member of the Pedagogical Council /Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 Member of the Course Committee for the Degree in Environmental Education / Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Ambiental/ Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2017 Course Director for the Higher Professional Technical course in Social Work and Community Devel/Diretora de Curso do curso Técnico Superior Profissional em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2013 Adjunct coordinator of the Pedagogical Practice Supervision Department / Coordenadora Adjunta do Departamento de Supervisão da Prática Pedagógica Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 Coordinator of the Technological Specialisation Course in Accompanying Children and Young People/Coordenadora do Curso de Especialização Tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens. (2010-2013) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2010 Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2005 Member of the Course Committee for the degree in Primary School Teachers in Maths and Natural Sciences/ Membro da Comissão de Curso da licenciatura em Professores do Ensino Básico Matemática e Ciência Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Integrated member of the Transdisciplinary Research Centre in Education and Development Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/02 - Atual Collaborating member of the Centre for Studies in Education and Innovation - CI&DEI Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2022 - Atual Member of the editorial team of EduSer magazine / Membro da equipa editorial da Revista EduSer Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/05 - 2023/01 Integrated member of the Centre for Studies in Education and Innovation - CI&DEI Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2023 - 2023 ERASMUS + "Mobility For Teaching" Fundación General Universidad de La Laguna, Espanha
2022 - 2022 ERASMUS + "Mobility For Teaching" Università della Calabria, Itália
2008 - 2021 Collaborating member of the Child Studies Research Centre (CIEC), in the group "Contexts, daily life and child well-being" Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2026 IM-PRO-IN-DE, Improvement of digitalisation competences of recent and future teachers by development of advanced training on instructional design of digital training.
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Em curso
2023 - 2025 Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities (DISmode)
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
Erasmus
Em curso
2022 - 2023 The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2019 - 2021 Study on Teachers' Beliefs, Knowledge and Practices
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for Child Studies I Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sara Querido; Ilda Freire Ribeiro; Elza Mesquita. "EXPERIENTIAL LEARNING AS A CONSTRUCT FOR CHILD MOTIVATION". 2024.
    10.21125/inted.2024.1973
  2. Ilda Freire Ribeiro; Elza Mesquita; Ana Pereira. "CITIZENSHIP EDUCATION IN INITIAL TEACHER TRAINING: PERCEPTIONS OF THOSE TRAINING TO TEACH". 2024.
    10.21125/inted.2024.1974
  3. Cardoso, H.; Freire-Ribeiro, I.; Pires, D.. "Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância". 2023.
    Publicado
  4. Luís, P.; Freire-Ribeiro, Ilda; Pires, D.. "Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo". 2023.
    Publicado
  5. Mesquita, E.; Patrício, R.; Freire-Ribeiro, I.; Pereira, A.. "DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION IN EUROPE". 2022.
    10.21125/iceri.2022.2016
  6. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.; Sanches, A.; Pimentel, C.. "PROMOTING CULTURAL DIVERSITY(IES) WITH CHILDREN: ACCOUNTS OF LEARNING EXPERIENCES IN THE EDUCATION CONTEXT". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1720
  7. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.; Sanches, A.. "THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DURING THE LOCKDOWN: NARRATIVES OF FUTURE TEACHERS". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1718
  8. Vaz, P.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Reichert, R.. "THE VOICES OF FAMILIES AND CHILDREN IN SITUATIONS OF SOCIAL AND ECONOMIC VULNERABILITY: A REPORT OF A PROJECT". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1973
  9. Elza Mesquita; Ilda Freire-Ribeiro; Angelina Sanches; Cátia Carlos. "LEARNING AND OCCUPATION OF CHILDREN'S LEISURE TIME: CRISSCROSSING SCHOOL AND NON-SCHOOL EDUCATION". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2218
  10. Ana Pereira; Ilda Freire-Ribeiro; Elza Mesquita. "SHADOWS AND MARKS: THE POTENTIAL NARRATIVE OF CHILDREN ABOUT WAR". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2171
  11. Freire-Ribeiro, I.; Martins, C.; Sanches, A.. "SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2512
  12. Freire-Ribeiro, I.; Ribeiro, J.. "A cidadania está na escola.". bragança, 2022.
    Publicado
  13. Silva, C.; Freire-Ribeiro, I.; Teixeira, C.. "Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo.". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas, bragança, 2022.
    Publicado
  14. Martins, C.; Sanches, A.; Mesquita, C.; Santos, G.; Freire-Ribeiro, I.; Sousa, J.; Ribeiro, M.; Patrício, R.; Novo, R.. "Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar". 2022.
  15. Caetano, O.; Freire-Ribeiro, I.; Pires, D.. "Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico". 2021.
  16. Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Sanches, A.. "Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: o caso dos estágios pedagógicos". 2021.
  17. Freire-Ribeiro, I.; Teixeira, C.; Castanheira, L.. "O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada". 2021.
  18. Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Sanches, A.. "Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia.". Trabalho apresentado em AFIRSE 2021, 2021.
    Publicado
  19. Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda; Sanches, Angelina; Ribeiro, Maria do Céu. "Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática". 2020.
  20. Sanches, Angelina; Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda. "Supervisão pedagógica: contributos para a formação inicial de professores". 2020.
  21. Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu; Mesquita, Elza; Sanches, Angelina. "Competências docentes em construção: teoria e prática". 2020.
  22. Coelho, Ana Isabel Costa; Freire Ribeiro, Ilda. "Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo". 2019.
  23. Pimentel, C.; Freire-Ribeiro, I.. "A promoção da diversidade cultural em contexto educativo". 2019.
  24. Sanches, A.; Martins, M.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.. "A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores". 2019.
  25. Sanches, Angelina; Ribeiro, Maria do Céu; Freire Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza. "A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas". 2019.
  26. Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional". 2019.
  27. Teixeira, A.; Freire-Ribeiro, I.. "A construção do portefólio no 1.º ciclo do ensino básico". 2019.
  28. Freire Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza. "A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática". 2019.
  29. Freire Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza; Sanches, Angelina. "Iniciação à prática profissional em contextos não-formais". 2019.
  30. Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda. "Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal". 2019.
  31. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores". 2019.
  32. "Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores". 2019.
  33. Jacob, V.; Freire-Ribeiro, I.; Teixeira, C.. "Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES". 2018.
  34. Silva, M.; Freire-Ribeiro, I.; Teixeira, C.. "O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura". 2018.
  35. Teixeira, Andreia Filipa Sampaio; Freire Ribeiro, Ilda. "A avaliação das aprendizagens no pré-escolar: o portefólio". 2018.
  36. Freire Ribeiro, Ilda. "A questão da diversidade na escola: a perceção das crianças". 2018.
  37. Freire-Ribeiro, I.. "Educação e Cidadania: necessidades formativas dos docentes". 2018.
  38. Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Bergano, Sofia; Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda. "Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes". 2018.
  39. Freire-Ribeiro, I.; Bergano, S.; Martins, M.; Sanches, A.; Mesquita, E.. "Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação". 2017.
  40. Mesquita, Elza; Martins, Maria da Conceição; Bergano, Sofia; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda. "Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento". 2017.
  41. Freire Ribeiro, Ilda. "Práticas de cidadania em contexto educativo". 2017.
  42. Sanches, Angelina; Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda; Martins, Maria da Conceição; Bergano, Sofia. "Educação para o Desenvolvimento na ESEB". 2017.
  43. Sousa, Sónia; Freire-Ribeiro, Ilda. "O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem". 2016.
  44. Sousa, Sónia; Freire-Ribeiro, Ilda. "A criança e a aprendizagem: a questão do envolvimento". 2016.
  45. Castanheira, Manuel Luís Pinto; Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José. "Contextos e quotidianos das crianças: o tempo e o espaço do lúdico". 2016.
  46. Freire-Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza; Bergano, Sofia; Sanches, Angelina; Martins, Conceição. "Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior". 2016.
  47. Sanches, Angelina; Mesquita, Elza; Martins, Conceição; Freire-Ribeiro, Ilda; Bergano, Sofia. "Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento". 2016.
  48. Sanches, Angelina; Mesquita, Elza; Freire-Ribeiro, Ilda; Bergano, Sofia. "Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento". 2015.
    10.17979/reipe.2015.0.06.120
  49. Bergano, S.; Sanches, A.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.. "Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação". 2015.
  50. Freire-Ribeiro, Ilda. "Do pensar ao agir: representações dos professores sobre a aprendizagem da cidadania". 2014.
  51. Freire Ribeiro, Ilda. "Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas". 2014.
  52. Freire-Ribeiro, Ilda. "Uma reflexão sobre prática pedagógica e cidadania". 2013.
  53. Freire-Ribeiro, Ilda. "Agentes educativos, cidadania e educação: uma reflexão". 2013.
  54. Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto. "A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica". 2013.
  55. Rodrigues, M. J.; Freire-Ribeiro, I.; Castanheira, L.. "Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico". 2013.
  56. Freire-Ribeiro, I.. "Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas". 2012.
  57. Freire-Ribeiro, Ilda. "A cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação". 2011.
  58. Freire-Ribeiro, I.. "Cidadania e Competência: um caminho para (re)definir a formação do profissional da educação". 2011.
  59. Freire-Ribeiro, Ilda. "Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade". 2011.
  60. Freire-Ribeiro, Ilda. "Cidadania, participação e democracia: entre representações e práticas". 2011.
  61. Freire-Ribeiro, I.. "A cidadania da criança: da submissão à participação ativa e responsável". 2011.
  62. Freire-Ribeiro, Ilda. "Cidadania e competência: um caminho para (re)definir a formação do profissional da educação". 2011.
  63. Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "Questões éticas na formação inicial de professores". 2010.
  64. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Freire-Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu. "Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho". 2010.
  65. Freire-Ribeiro, Ilda. "Educação para a cidadania na escola básica em Portugal: da reforma de 1986à reorganização curricular de 2001". 2009.
  66. Freire-Ribeiro, Ilda. "A aprendizagem da cidadania e a formação de professores: um referencial de competências-chave". 2009.
  67. Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "Prática pedagógica e participação infantil: um diálogo possivel". 2009.
  68. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda. "O contexto educativo como placo de participação da criança". 2009.
  69. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda. "Formação inicial de professores e prática(s) pedagógica(s): um olhar sobre a participação infantil em contexto educativo". 2009.
  70. Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu. "A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção". 2009.
  71. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Freire-Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu. "Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho". 2009.
  72. Freire Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu. "O lugar [ou o não-lugar] da diversidade na promoção de uma educação equalitária e intermulticultural: uma análise iconográfica". 2009.
  73. Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José. "Diferenciação pedagógica: experiências de aprendizagens a partir das culturas locais". 2008.
  74. Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "Cidadania e educação nos discursos e práticas das educadoras: estagiárias de Educação de Infância". 2008.
  75. Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "Práticas diferenciadas: percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina". 2007.
  76. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu; Freire-Ribeiro, Ilda. "Género e educação para a diversidade: a situação dos novos manuais escolares de Estudo do Meio". 2007.
  77. Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu. "Cidadania e inter/multiculturalidade: um olhar sobre os manuais escolares". 2007.
  78. Ribeiro, Maria do Céu; Freire Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "Práticas de cidadania no Ensino Básico: análise das percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina em aulas de Educação Física". 2007.
  79. Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu; Freire Ribeiro, Ilda. "Percepções de cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância". 2007.
  80. Freire-Ribeiro, Ilda; Queirós, Telma Maria Gonçalves. "A questão da inter/multiculturalidade: que relevância para o campo da Educação Básica? E da Educação Física?". 2006.
Artigo em revista
  1. Mesquita, E.; Patrício, M.R.; Freire-Ribeiro, I.; Pereira, A.. "Lulu and the Brontosaurus: An Escape Room Adventure for Learning in the 1st Cycle of Basic Education,Lulu e o Brontossauro: Uma Aventura de Escape Room para a Aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2024 E71 (2024): 216-229. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85202525931&partnerID=MN8TOARS.
  2. Mesquita, E.; Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.; Ribeiro, M.. Autor correspondente: Mesquita, E.. "Training and professional skills for teaching in basic education". Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) 15 se1 (2022): 75-91. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v15.se1.2022.
    Publicado
  3. Mesquita, E.; Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.; Ribeiro, C.. "FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade (2022): https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.75-91.
    10.14571/brajets.v15.nse1.75-91
  4. Freire Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza. "A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem". (2020): http://hdl.handle.net/10198/22120.
  5. Mesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire Ribeiro, Ilda. "Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10198/22449.
  6. "Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal". Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação (2020): http://hdl.handle.net/10198/22449.
  7. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: Implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem". Revista Portuguesa de Investigação Educacional Especial (2020): 14-35. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/8499.
    Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2020.8499
  8. Dias, Alfredo Gomes; Fonseca, Cecília; Martins, Cristina; Freire Ribeiro, Ilda. "A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil". (2018): http://hdl.handle.net/10198/22524.
  9. Mesquita, Elza; Bergano, Sofia; Martins, Maria da Conceição; Freire-Ribeiro, Ilda. "Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14765.
  10. Sanches, Angelina; Mesquita, Elza; Freire-Ribeiro, Ilda; Bergano, Sofia. "Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento". (2015): http://hdl.handle.net/10198/12386.
    10.17979/reipe.2015.0.06.120
  11. Sarmento, Teresa; Freire, Ilda. "Making School Happen: Children-Parent-Teacher Collaboration as A Practice of Citizenship". Education Sciences 2 2 (2012): 105-120. http://dx.doi.org/10.3390/educsci2020105.
    Acesso aberto • 10.3390/educsci2020105
  12. Freire-Ribeiro, Ilda. "Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação". (2011): http://hdl.handle.net/10198/10685.
    Acesso aberto
  13. Sarmento, Teresa; Freire-Ribeiro, Ilda. "Fazer a escola acontecer: a colaboração crianças-professores-pais como prática de cidadania". (2011): http://hdl.handle.net/10198/7340.
    Acesso aberto
  14. Freire-Ribeiro, I.. "A cidadania como a nova prioridade da educação". Egitania Sciencia 3 (2008): 33-46. http://hdl.handle.net/10198/5186.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Freire-Ribeiro, I.. "A educação para a cidadania na formação de professores: que modelo(s) de formação?". 3 (2008): 65-78. http://hdl.handle.net/10198/5185.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.; Sanches, A.. "The need for adequate initial training for professionals in early childhood education". 183-201. 2024.
  2. Sanches, A.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Ribeiro, M.. "Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório". In Innovación en la práctica educativa universiaria/ Inovação na prática educacional universitária, 185-196. Brasil: Educación Editora, 2023.
    Publicado
  3. Pires, D.; Freire-Ribeiro, I.; Luís, A.; Mesquita, E.. "Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico". In Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências 2023: Discutindo EC nos Países Iberoamericanos, 79-106. Brasil: Edições Hipótese, 2023.
    Publicado
  4. Martins, C.; Cristina M.; Freire-Ribeiro, I.. "Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.". In A Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação: Diagnóstico e Capacitação., 34-37. Lisboa, Portugal, 2022.
    Publicado
  5. Caetano, O.; Freire-Ribeiro, I.; Pires, D.. "Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico". Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
  6. Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional". Espanha, 2020.
  7. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática". Educación Editora, 2020.
  8. Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.. "Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal". Educación Editora, 2020.
  9. Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "Educação não-formal: contextos e práticas na formação inicial de professores". In Formação permanente de professores: experiências ibero americanas, 480-500. Brasil: Edições Hipótese, 2019.
    Publicado
  10. Freire-Ribeiro, I.. "Quais são os teus direitos? Direito da privacidade, direito da alegria, direito de ser feliz, direito de brincar, direito de ser digno: conceção das crianças sobre os direitos da criança". In Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, 106-121. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Martins, C., Sanches, A., Mesquita, C., Santos, G., Freire-Ribeiro, I, Ribeiro, M. C., Patrício, R., & Novo, R.. Estudo sobre as crenças, saberes e práticas dos professores.. Bragança, Portugal. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mesquita, Elza; Freire-Ribeiro, Ilda. "Helen Parkhurst: pensadores ao longo da história". 2019.
  2. Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu. "Educação: Pensadores ao longo da História: Irene Lisboa". 2019.
  3. Sanches, A.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Martins, C.; Bergano, S.. "Educação para o Desenvolvimento na ESEB.". Trabalho apresentado em Jornadas Transfronterizas Educación para el desarrollo., 2017.
  4. Freire-Ribeiro, I.. "A unidade curricular de cidadania e educação na promoção de educação para o desenvolvimento". 2016.
  5. Freire-Ribeiro, I.; Ribeiro, M.. "Célestin Freinet". 2016.
  6. Sanches, A.; Mesquita, E.; Martins, C.; Freire-Ribeiro, I.; Bergano, S.. "Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento". 2016.
  7. Freire-Ribeiro, I.. "Em torno do conceito de família: representações das crianças". 2013.
  8. Rodrigues, Maria José; Freire Ribeiro, Ilda; Castanheira, Luís. "Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico". 2013.
  9. Queirós, T.; Ribeiro, C.; Freire-Ribeiro, I.. "contexto educativo como placo de participação da criança.". 2009.
  10. Ribeiro, C.; Freire-Ribeiro, I; Queirós, T.. "Práticas diferenciadas: percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina". 2008.
  11. Queirós, T.; Ribeiro, C.; Freire-Ribeiro, I.. "Percepções de cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância". 2007.
Relatório
  1. Vaz, P.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Reichert, R.. 2023. As vozes das famílias e das crianças em situação de vulnerabilidade social e económica. http://hdl.handle.net/10198/28223.
Resumo em conferência
  1. Cardoso, H. ; Freire-Ribeiro, I.; Pires, D.. "Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância.". 2023.
    Publicado
  2. Luís, A.; Freire-Ribeiro, I.; Pires, D.. "Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo.". 2023.
    Publicado
  3. Freire-Ribeiro, I.; Teixeira, C.; Castanheira, L.. Autor correspondente: Castanheira, L.. "Perceções sobre a investigação na prática de ensino supervisionada". Porto, 2021.
    Publicado
  4. Santos, Graça; Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu; Mesquita, Cristina. "Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: flexibilidade curricular em discussão". 2020.
    Publicado
  5. Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores". 2019.
  6. Teixeira, Andreia Filipa Sampaio; Freire Ribeiro, Ilda. "A construção do portfólio no 1.o ciclo do ensino básico". 2019.
    Publicado
  7. Freire Ribeiro, Ilda; Martins, Maria Da Conceição; Mesquita, Elza; Sanches, Angelina. "A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores". 2019.
    Publicado
  8. Sanches, A.; Ribeiro, M.; Freire-Ribeiro, I.; Mesquita, E.. "A avaliação na formação inicial de professores: perceções e práticas". 2019.
  9. "Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional". 2019.
  10. Martins, Maria da Conceição; Sanches, Angelina; Bergano, Sofia; Mesquita, Elza; Freire Ribeiro, Ilda. "Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes". 2018.
  11. Teixeira, A.; Freire-Ribeiro, I.. "A avaliação das aprendizagens no pré-escolar: o portefólio". 2018.
  12. Freire-Ribeiro, I.; Bergano, S.; Martins, C.; Sanches, A.; Mesquita, E.. "Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação". 2017.
  13. Mesquita, E.; Martins, M.; Bergano, S.; Sanches, A.; Freire-Ribeiro, I.. "Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento". 2017.
  14. Freire Ribeiro, Ilda; Mesquita, Elza; Bergano, Sofia; Sanches, Angelina; Martins, Maria da Conceição. "Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior". 2016.
  15. Sousa, S.; Freire-Ribeiro, I.. "A criança e a aprendizagem: a questão do envolvimento". 2016.
  16. Sousa, Sónia; Freire Ribeiro, Ilda. "O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem". 2016.
  17. Bergano, S.; Sanches, A.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.. "Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação". 2015.
  18. Freire Ribeiro, Ilda. "Do pensar ao agir: representações dos professores sobre a aprendizagem da cidadania". 2014.
  19. Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto. "A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica". 2013.
  20. Freire-Ribeiro, I.. "Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas". 2012.
    Publicado
  21. Freire-Ribeiro, I.. "Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas". 2012.
  22. "A cidadania da criança: da submissão à participação ativa e responsável". 2011.
  23. Freire-Ribeiro, I.; Queirós, T.; Ribeiro, M. C.. "A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção". 2009.
    Publicado
  24. Ribeiro, C.; Freire-Ribeiro, I.; Queirós, T.. "Cidadania e educação nos discursos e práticas dos(as) estagiários(as) de Educação de Infância". Trabalho apresentado em Congress in Child Studies, 2008.
    Publicado
  25. Freire-Ribeiro, I.; Queirós, T.; Ribeiro, M.. "Práticas de cidadania no Ensino Básico: análise das percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina em aulas de Educação Física". Trabalho apresentado em Citizenship(s): discourses and practices. Proceedings., 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Ilda da Purificação Freire. "Prática pedagógica e cidadania : uma interpretação crítica baseada na ideia de competência". Doutoramento, Universidade do Minho, 2012. http://hdl.handle.net/1822/13818.
  2. Freire-Ribeiro, Ilda. "Prática pedagógica e cidadania: uma interpretação crítica baseada na ideia de competência". 2010. http://hdl.handle.net/10198/7339.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02 Projeto Im-Pro-In-De
Instituto Politécnico de Bragança
2024/02 DISmode In2CoP 2024 (Co-Creation projects) I
Instituto Politécnico de Bragança
2024/02 European projects in IPB to promote inclusion with digital technologies
Universidade da Madeira (Câmara de Lobos, Madeira, Portugal)
2024/01 Educação ambiental com crianças do 1.º CEB: conceções sobre a água e a sua importância.
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/01 Desenvolver o pensamento crítico no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Universidade da Beira Interior
2023 DISmode - Formación digital para jóvenes trabajadores de ONG para que se conviertan en moderadores de apoyo a jóvenes con discapacidades. XVII Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas (CIOIE)- Retos, visiones y propuestas para la gestión de edusistemas transdisciplinares en evolución
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2023 Projeto DISmode: Moderadores de apoio a pessoas com deficiência no quadro dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
(Portugal)
2023 Perfil funcional para o moderador de apoio a pessoas com deficiência em processos de transição: Uma proposta DISmode.
Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2023 La contribución del proyecto DISmode a la transición a la vida activa en el contexto de la discapacidad.
Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha)
2023 Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância.
2023 Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo.
2022 The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability: A report of a project 15th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Sevilha, Espanha)
2022 The pedagogical internship during the lockdown: Narratives of future teachers.
(Sevilha)
2022 Promoting cultural diversity(ies) with children: Accounts of learning experiences in the education context 15th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Sevilha, Espanha)
2022 Digital citizenship education in Europe.
(Sevilha, Espanha)
2022 School success: concept, factors and strategies
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Learning and occupation of children's leisure time: Crisscrossing school and non-school education
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Shadows and marks: The potential narrative of children about war
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar
(Bragança)
2022 Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia.
2022 O(s) desafio(s) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Modus vivendi na educação básica.
2021 Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo.
2021 A cidadania está na escola.
2021 O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada.
2021 Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos.
2021 Perceções sobre a investigação na Prática de Ensino Supervisionada.
2021 Valorização de competências na formação inicial de professores: Um estudo exploratório.
2021 Aprendizagem Cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências
2020 Competências docentes em construção: Teoria e prática
2020 Desenvolvimento de competências na formação inicial: Teoria versus prática.
2020 Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores.
2019 Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: A perceção dos futuros professores.
2019 A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática.
2019 Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre a iniciação à prática profissional.
2019 Iniciação à prática profissional em contextos não-formais.
2019 Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal.
2019 A avaliação na formação inicial de professores: Perceções e práticas.
2019 A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores.
2019 A construção do portfólio no 1.º ciclo do ensino básico.
2019 A promoção da diversidade cultural em contexto educativo.
2019 Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo.
2018 A avaliação das aprendizagens no pré-escolar: o portfólio.
2018 Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES.
2018 O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura.
2018 A questão da diversidade na escola: a perceção das crianças.
2018 Educação e cidadania: necessidades formativas dos docentes.
2018 Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes.
2017 O entendimento dos estudantes do ensino superior sobre a influência da formação no exercício da cidadania global.
2017 Práticas de cidadania em contexto educativo.
2017 Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação.
2017 Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento.
2016 Palavras que viajam com a cidadania. Materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento.
2016 Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior.
2016 O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem.
2016 A criança e a aprendizagem: a questão do envolvimento.
2015 Educação para a Cidadania no Ensino Superior. Da (trans)formação à ação.
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2015 A aprendizagem pela cooperação no desenvolvimento de competências sociais. III Encontro de Jovens Investigadores
Instituto Politécnico de Bragança
2014 Do pensar ao agir: representações dos professores sobre a aprendizagem da cidadania
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. (Vila Real)
2014 A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica
Universidade do Minho (Braga)
2013 Uma reflexão sobre prática pedagógica e cidadania
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
2012 Agentes educativos, cidadania e educação: uma reflexão.
Universidade do Minho (Braga)
2012 Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2012 Quais são os teus direitos? Direito da privacidade, direito da alegria, direito de ser feliz, direito de brincar, direito de ser digno: Conceção das crianças sobre os direitos da criança
Universidade do Minho (Braga)
2011 A cidadania da criança: da submissão à participação ativa e responsável
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)
2011 Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade
Instituto Politécnico de Bragança
2011 Cidadania e competência: Um caminho para (re)definir a formação do profissional da educação. XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Coruña)
2011 Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
2011 Cidadania, participação e democracia: entre representações e práticas
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda)
2010 Questões sociais e éticas na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa)
2009 A aprendizagem da cidadania e a formação de professores: um referencial de competências-chave
Universidade do Minho (Braga)
2009 O lugar [ou não-lugar] da diversidade na promoção de uma educação equalitária e inter/multicultural: uma análise iconográfica. . : .
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
2009 A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção. . .
Universidade do Minho (Braga:, Portugal)
2009 Formação inicial de professores e prática(s) pedagógica(s): um olhar sobre a participação infantil em contexto educativo
Universidade do Minho (Braga)
2009 Diferenciação Pedagógica: experiências de aprendizagem a partir das culturas locais
Universidade de Aveiro
2008 Formação de Professores e Indisciplina: Um Estudo Baseado na Perspectiva do Professor-Estagiário XV Congresso Internacional INFAD – Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
Universidade de Évora
2008 Cidadania e Educação nos discursos e Práticas dos(as) estagiários(as) de Educação de Infância
Universidade do Minho (Braga)
2008 A educação para a cidadania na escola básica em Portugal: da reforma de 1986 à reorganização curricular de 2001
Universidade do Porto. Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia (Porto)
2008 Cidadania e inter/multiculturalidade: Um olhar sobre os manuais escolares
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Lisboa)
2007 Percepções de Cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto)
2007 Práticas Diferenciadas: Percepções de professores estagiários sobre indisciplina
(Setúbal)
2007 Educação para a cidadania na formação de professores: inventário de competências para promover essa aprendizagem
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2007 Trabalho docente e diversidade: o desafio da cidadania
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Porto (Porto)
2006 Práticas de Cidadania no Ensino Básico: Análise de Percepções de Professores (as)- estagiários (as) sobre Indisciplina em Aulas de Educação Física
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2006 A questão da inter/multiculturalidade: Que relevância para o campo da Educação Básica? E da Educação Física?
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém)
2004 Valorizar a Educação em Ciências da Natureza no Jardim-de-Infância. Percepções de Futuros Educadores
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A educação financeira no quadro da educação para a cidadania
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada – Conceções das crianças sobre a água e a sua importância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada – Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada – A promoção da leitura na infância: a formação de leitores
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada - Conceções das crianças sobre a água e a sua importância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada – O exterior enquanto espaço educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada – Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – A promoção da leitura na infância: a formação de leitores
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – Recursos didáticos na aprendizagem do Conhecimento do Mundo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – Promover a leitura numa dimensão de articulação curricular
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada - Cidadania na (pré) escola
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Prática do Ensino Supervisionada - O papel da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Prática de Ensino Supervisionada - A aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Prática de Ensino Supervisionada - O conhecimento do mundo e o estudo do meio na articulação do currículo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019/12 Prática de Ensino Supervisionada. Descobrir, manipular e aprender: o uso de materiais não-estruturados na aprendizagem das crianças
Orientador
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Prática do Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º.Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada - O jogo na promoção do desenvolvimento de competências sociais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada- A promoção da diversidade cultural em contexto educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e ensino do 1º.Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Prática do Ensino Supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/23 - 2023/11/24 VII Jornadas da Prática Pedagógica: Interpelações de projetos para uma prática situada (2023/11/23 - 2023/11/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 - 2023 V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de São Paulo, Brasil
2023 - 2023 VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 I Encontro Consórcio Montanha para o Conhecimento de Jovens Investigadores - STEAM e VII Encontro de Jovens Investigadores (2022 - 2022)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2019 VI Jornadas da Prática Pedagógica | Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a práxis educativa (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico - Que identidade(s)? Currículo, práticas e formação docente (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias, cidade e democracia (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de São Paulo, Brasil
2017 - 2017 II Encontro Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação. (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Pensadores ao longo da história (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2006 Jornadas sobre el Magisterio y el espácio europeo de educacion (EEES) (2006 - 2006)
Congresso (Membro da Comissão Científica)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - 2022 Moderation - Sessão C - Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Encontro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/17 Participation - Mesa redonda Desarrollo, valoración y análisis de competencias en la universidad
Congresso
VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria
Universidade de Vigo, Espanha
2021 - 2021 Moderation - Mesa de Comunicações no Encontro: Educação e Direitos Humanos
Encontro
Educação e Direitos Humanos
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Moderation - Sessão paralela referente ao eixo temático Educação e formação no mundo lusófono
Encontro
III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Moderation - Sessão H Práticas Educativas e Supervisão Pedagógica
Encontro
IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Moderation - Conferência Educação Expressiva: A voz do mar na garganta de uma concha
Conferência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Moderation - Sessão B - Formação docente e educação para o desenvolvimento
Encontro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Moderation - Sessão H - Didática e Formação de Professores e Educadores
Encontro
II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Moderation - Sessão F Didáticas e Formação de Professores e Educadores
Encontro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Moderation - Sessão Revisitando Dewey
Encontro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Moderation - Sessão paralela I
Seminário
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Moderation - Sessão Prática Pedagógica
Encontro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013 - 2013 Moderation - Sessão Educação um projeto conjunto entre famílias e comunidade
Encontro
IV Jornadas da Prática Pedagógica: O(s) desENCONTRO(S) entre a escola e a família
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Prática de Ensino Supervisionada - Poesia para a Infância: Criatividade no processo pedagógico
Arguente
Catarina Alexandra Lima Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 Prática de Ensino Supervisionada – Educar para a morte e para a perda na infância em contexto educativo
Arguente
Daniela Adriana Pinto da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/27 O impacto do jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1º CEB
Arguente principal
Ana Ribeiro Pinheiro de Aguiar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 Prática de Ensino Supervisionada - Práticas educativas com foco na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Arguente
Patrícia Bértolo Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 Prática de Ensino Supervisionada: a aprendizagem baseada na resolução de problemas como processo de ensino e aprendizagem no Ensino Básico
Arguente
Jorge Manuel Oliveira Marinho Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
Arguente principal
Joana Daniela Farias Renca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Prática de ensino supervisionada - Perceções e práticas de uso de manuais escolares nos primeiros anos do ensino básico
Arguente
Ana Isabel Carvalho Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O espaço exterior como recurso pedagógico
Arguente
Andreia Filipa Fita Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Adriana Margarida Moreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ivão Estanheiro Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Sofia Costa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar
Arguente
Patrícia Sofia Reis Jarnalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Prática de ensino supervisionada
Arguente principal
Ana Sofia Oliveira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação São Paulo - Brasil
2023 - 2023 VII Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal
2022 - 2022 VI Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal
2020 - 2020 V Encontro Internacional de Formação na Docência
2019 - 2019 VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria Vigo
2019 - 2019 IV Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal
2019 - 2019 V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias, cidade e democracia São Paulo
2018 - 2018 III Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal
2017 - 2017 II Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal
2017 - 2017 III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias Braga
2016 - 2016 I Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança-Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Equipa Editorial da revista EduSer
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Atual Conselho Científico da Revista AdolesCiência – Revista Júnior de Investigação
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/01 - 2024/01 Banca de avaliação de Projetos de Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio Integrado (EMI) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual EDUSER (1645-4774)
2023 - 2024/02 Humanities & social sciences communications (2662-9992 ) Springer Nature
2023 - 2023 Revista Saber & Educar
2022 - 2022 Egitania Sciencia
2020 - 2020 Contexto & Educação Editora UNIJUÍ
2016 - 2016 Children & Society National Children's Bureau
2015 - 2015 Investigar em Educação
Distinções

Prémio

2017 Best scientific paper I Melhor artigo científico
2010 Special programme to support the training of polytechnic higher education teachers (PROTEC), under grant SFRH/BD/49306/2008 I Programa especial de apoio à formação de docentes do ensino superior politécnico (PROTEC)
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2002 PRODEP/2001 Funding for Advanced Training for Higher Education Teachers Measure 5/ Action 5.3 //PRODEP/2001 Financiamento à Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior Medida 5/ Acção 5.3