Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ilda Freire-Ribeiro
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Freire-Ribeiro, Ilda
- Freire-Ribeiro, I.
- Freire, I.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FE11-3595-39C3
- ORCID iD
- 0000-0003-1033-8614
- Researcher Id
- HSH-3651-2023
- Scopus Author Id
- 57218302538
Endereços de correio eletrónico
- ilda@ipb.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/06/21
Concluído
|
PhD in Educational Sciences, Child Studies (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade do Minho, Portugal
"Prática pedagógica e cidadania: uma interpretação crítica baseada na ideia de competência." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
2004/04/22
Concluído
|
MeD in Education (Mestrado)
Especialização em Adult education
Universidade do Minho, Portugal
"Novas prioridades da Escola Básica: Contributos para redefinir a formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1999/07/22
Concluído
|
Primary school teachers (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/06/21 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/10/21 - 2011/06/21 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - 2001/11/20 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Member of the Course Committee for the Degree in Basic Education/Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | President of the Scientific Commite of the Master of Preshcool Education and of the 1.st Cycle of Basic Education | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - Atual | Member of the Pedagogical Council /Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Member of the Course Committee for the Degree in Environmental Education / Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Ambiental/ | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2017 | Course Director for the Higher Professional Technical course in Social Work and Community Devel/Diretora de Curso do curso Técnico Superior Profissional em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2013 | Adjunct coordinator of the Pedagogical Practice Supervision Department / Coordenadora Adjunta do Departamento de Supervisão da Prática Pedagógica | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2013 | Coordinator of the Technological Specialisation Course in Accompanying Children and Young People/Coordenadora do Curso de Especialização Tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens. (2010-2013) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2004 - 2010 | Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2004 - 2005 | Member of the Course Committee for the degree in Primary School Teachers in Maths and Natural Sciences/ Membro da Comissão de Curso da licenciatura em Professores do Ensino Básico Matemática e Ciência | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Integrated member of the Transdisciplinary Research Centre in Education and Development | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/02 - Atual | Collaborating member of the Centre for Studies in Education and Innovation - CI&DEI | Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
2022 - Atual | Member of the editorial team of EduSer magazine / Membro da equipa editorial da Revista EduSer | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2022/05 - 2023/01 | Integrated member of the Centre for Studies in Education and Innovation - CI&DEI | Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
2023 - 2023 | ERASMUS + "Mobility For Teaching" | Fundación General Universidad de La Laguna, Espanha |
2022 - 2022 | ERASMUS + "Mobility For Teaching" | Università della Calabria, Itália |
2008 - 2021 | Collaborating member of the Child Studies Research Centre (CIEC), in the group "Contexts, daily life and child well-being" | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2026 | IM-PRO-IN-DE, Improvement of digitalisation competences of recent and future teachers by development of advanced training
on instructional design of digital training.
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Em curso
|
2023 - 2025 | Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities (DISmode)
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2022 - 2023 | The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2019 - 2021 | Study on Teachers' Beliefs, Knowledge and Practices
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for Child Studies I Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02 | Projeto Im-Pro-In-De |
Instituto Politécnico de Bragança
|
2024/02 | DISmode | In2CoP 2024 (Co-Creation projects) I
Instituto Politécnico de Bragança
|
2024/02 | European projects in IPB to promote inclusion with digital technologies |
Universidade da Madeira (Câmara de Lobos, Madeira, Portugal)
|
2024/01 | Educação ambiental com crianças do 1.º CEB: conceções sobre a água e a sua importância. |
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2024/01 | Desenvolver o pensamento crítico no 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
Universidade da Beira Interior
|
2023 | DISmode - Formación digital para jóvenes trabajadores de ONG para que se conviertan en moderadores de apoyo a jóvenes con discapacidades. | XVII Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas (CIOIE)- Retos, visiones y propuestas para la gestión
de edusistemas transdisciplinares en evolución
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2023 | Projeto DISmode: Moderadores de apoio a pessoas com deficiência no quadro dos objetivos do desenvolvimento sustentável. |
(Portugal)
|
2023 | Perfil funcional para o moderador de apoio a pessoas com deficiência em processos de transição: Uma proposta DISmode. |
Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2023 | La contribución del proyecto DISmode a la transición a la vida activa en el contexto de la discapacidad. |
Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha)
|
2023 | Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância. | |
2023 | Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo. | |
2022 | The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability: A report of a project | 15th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Sevilha, Espanha)
|
2022 | The pedagogical internship during the lockdown: Narratives of future teachers. |
(Sevilha)
|
2022 | Promoting cultural diversity(ies) with children: Accounts of learning experiences in the education context | 15th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Sevilha, Espanha)
|
2022 | Digital citizenship education in Europe. |
(Sevilha, Espanha)
|
2022 | School success: concept, factors and strategies |
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022 | Learning and occupation of children's leisure time: Crisscrossing school and non-school education |
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022 | Shadows and marks: The potential narrative of children about war |
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022 | Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar |
(Bragança)
|
2022 | Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia. | |
2022 | O(s) desafio(s) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Modus vivendi na educação básica. | |
2021 | Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo. | |
2021 | A cidadania está na escola. | |
2021 | O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada. | |
2021 | Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos. | |
2021 | Perceções sobre a investigação na Prática de Ensino Supervisionada. | |
2021 | Valorização de competências na formação inicial de professores: Um estudo exploratório. | |
2021 | Aprendizagem Cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. | XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências |
2020 | Competências docentes em construção: Teoria e prática | |
2020 | Desenvolvimento de competências na formação inicial: Teoria versus prática. | |
2020 | Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores. | |
2019 | Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: A perceção dos futuros professores. | |
2019 | A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. | |
2019 | Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre a iniciação à prática profissional. | |
2019 | Iniciação à prática profissional em contextos não-formais. | |
2019 | Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal. | |
2019 | A avaliação na formação inicial de professores: Perceções e práticas. | |
2019 | A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores. | |
2019 | A construção do portfólio no 1.º ciclo do ensino básico. | |
2019 | A promoção da diversidade cultural em contexto educativo. | |
2019 | Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo. | |
2018 | A avaliação das aprendizagens no pré-escolar: o portfólio. | |
2018 | Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES. | |
2018 | O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura. | |
2018 | A questão da diversidade na escola: a perceção das crianças. | |
2018 | Educação e cidadania: necessidades formativas dos docentes. | |
2018 | Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes. | |
2017 | O entendimento dos estudantes do ensino superior sobre a influência da formação no exercício da cidadania global. | |
2017 | Práticas de cidadania em contexto educativo. | |
2017 | Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação. | |
2017 | Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. | |
2016 | Palavras que viajam com a cidadania. Materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento. | |
2016 | Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior. | |
2016 | O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem. | |
2016 | A criança e a aprendizagem: a questão do envolvimento. | |
2015 | Educação para a Cidadania no Ensino Superior. Da (trans)formação à ação. |
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
|
2015 | A aprendizagem pela cooperação no desenvolvimento de competências sociais. | III Encontro de Jovens Investigadores
Instituto Politécnico de Bragança
|
2014 | Do pensar ao agir: representações dos professores sobre a aprendizagem da cidadania |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. (Vila Real)
|
2014 | A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica |
Universidade do Minho (Braga)
|
2013 | Uma reflexão sobre prática pedagógica e cidadania |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
|
2012 | Agentes educativos, cidadania e educação: uma reflexão. |
Universidade do Minho (Braga)
|
2012 | Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas |
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2012 | Quais são os teus direitos? Direito da privacidade, direito da alegria, direito de ser feliz, direito de brincar, direito de ser digno: Conceção das crianças sobre os direitos da criança |
Universidade do Minho (Braga)
|
2011 | A cidadania da criança: da submissão à participação ativa e responsável |
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)
|
2011 | Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade |
Instituto Politécnico de Bragança
|
2011 | Cidadania e competência: Um caminho para (re)definir a formação do profissional da educação. | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Coruña)
|
2011 | Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação |
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
|
2011 | Cidadania, participação e democracia: entre representações e práticas |
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda)
|
2010 | Questões sociais e éticas na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa)
|
2009 | A aprendizagem da cidadania e a formação de professores: um referencial de competências-chave |
Universidade do Minho (Braga)
|
2009 | O lugar [ou não-lugar] da diversidade na promoção de uma educação equalitária e inter/multicultural: uma análise iconográfica. . : . |
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
|
2009 | A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção. . . |
Universidade do Minho (Braga:, Portugal)
|
2009 | Formação inicial de professores e prática(s) pedagógica(s): um olhar sobre a participação infantil em contexto educativo |
Universidade do Minho (Braga)
|
2009 | Diferenciação Pedagógica: experiências de aprendizagem a partir das culturas locais |
Universidade de Aveiro
|
2008 | Formação de Professores e Indisciplina: Um Estudo Baseado na Perspectiva do Professor-Estagiário | XV Congresso Internacional INFAD – Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
Universidade de Évora
|
2008 | Cidadania e Educação nos discursos e Práticas dos(as) estagiários(as) de Educação de Infância |
Universidade do Minho (Braga)
|
2008 | A educação para a cidadania na escola básica em Portugal: da reforma de 1986 à reorganização curricular de 2001 |
Universidade do Porto. Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia (Porto)
|
2008 | Cidadania e inter/multiculturalidade: Um olhar sobre os manuais escolares |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Lisboa)
|
2007 | Percepções de Cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância |
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto)
|
2007 | Práticas Diferenciadas: Percepções de professores estagiários sobre indisciplina |
(Setúbal)
|
2007 | Educação para a cidadania na formação de professores: inventário de competências para promover essa aprendizagem |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2007 | Trabalho docente e diversidade: o desafio da cidadania |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Porto (Porto)
|
2006 | Práticas de Cidadania no Ensino Básico: Análise de Percepções de Professores (as)- estagiários (as) sobre Indisciplina em Aulas de Educação Física |
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
|
2006 | A questão da inter/multiculturalidade: Que relevância para o campo da Educação Básica? E da Educação Física? |
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém)
|
2004 | Valorizar a Educação em Ciências da Natureza no Jardim-de-Infância. Percepções de Futuros Educadores |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | A educação financeira no quadro da educação para a cidadania
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada – Conceções das crianças sobre a água e a sua importância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada – Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada – A promoção da leitura na infância: a formação de leitores
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada - Conceções das crianças sobre a água e a sua importância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada – O exterior enquanto espaço educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada – Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – A promoção da leitura na infância: a formação de leitores
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – Recursos didáticos na aprendizagem do Conhecimento do Mundo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – Promover a leitura numa dimensão de articulação curricular
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada - Cidadania na (pré) escola
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Prática do Ensino Supervisionada - O papel da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Prática de Ensino Supervisionada - A aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Prática de Ensino Supervisionada - O conhecimento do mundo e o estudo do meio na articulação do currículo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019/12 | Prática de Ensino Supervisionada. Descobrir, manipular e aprender: o uso de materiais não-estruturados na aprendizagem das
crianças
Orientador
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Prática do Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º.Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada - O jogo na promoção do desenvolvimento de competências sociais
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada- A promoção da diversidade cultural em contexto educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e ensino do 1º.Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática do Ensino Supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/23 - 2023/11/24 | VII Jornadas da Prática Pedagógica: Interpelações de projetos para uma prática situada (2023/11/23 - 2023/11/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
(2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de São Paulo, Brasil |
2023 - 2023 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2022 | I Encontro Consórcio Montanha para o Conhecimento de Jovens Investigadores - STEAM e VII Encontro de Jovens Investigadores
(2022 - 2022)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2019 - 2019 | VI Jornadas da Prática Pedagógica | Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a práxis educativa (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico - Que identidade(s)? Currículo, práticas e formação docente (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias,
cidade e democracia (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de São Paulo, Brasil |
2017 - 2017 | II Encontro Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação. (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Pensadores ao longo da história (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2006 | Jornadas sobre el Magisterio y el espácio europeo de educacion (EEES) (2006 - 2006)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | Moderation - Sessão C - Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Encontro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2021/06/17 - 2021/06/17 | Participation - Mesa redonda Desarrollo, valoración y análisis de competencias en la universidad
Congresso
|
VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria
Universidade de Vigo, Espanha
|
2021 - 2021 | Moderation - Mesa de Comunicações no Encontro: Educação e Direitos Humanos
Encontro
|
Educação e Direitos Humanos
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Moderation - Sessão paralela referente ao eixo temático Educação e formação no mundo lusófono
Encontro
|
III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Moderation - Sessão H Práticas Educativas e Supervisão Pedagógica
Encontro
|
IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Moderation - Conferência Educação Expressiva: A voz do mar na garganta de uma concha
Conferência
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Moderation - Sessão B - Formação docente e educação para o desenvolvimento
Encontro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Moderation - Sessão H - Didática e Formação de Professores e Educadores
Encontro
|
II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Moderation - Sessão F Didáticas e Formação de Professores e Educadores
Encontro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Moderation - Sessão Revisitando Dewey
Encontro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Moderation - Sessão paralela I
Seminário
|
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Moderation - Sessão Prática Pedagógica
Encontro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2013 - 2013 | Moderation - Sessão Educação um projeto conjunto entre famílias e comunidade
Encontro
|
IV Jornadas da Prática Pedagógica: O(s) desENCONTRO(S) entre a escola e a família
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Prática de Ensino Supervisionada - Poesia para a Infância: Criatividade no processo pedagógico
Arguente
|
Catarina Alexandra Lima Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Prática de Ensino Supervisionada – Educar para a morte e para a perda na infância em contexto educativo
Arguente
|
Daniela Adriana Pinto da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/27 | O impacto do jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1º CEB
Arguente principal
|
Ana Ribeiro Pinheiro de Aguiar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 | Prática de Ensino Supervisionada - Práticas educativas com foco na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Arguente
|
Patrícia Bértolo Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | Prática de Ensino Supervisionada: a aprendizagem baseada na resolução de problemas como processo de ensino e aprendizagem
no Ensino Básico
Arguente
|
Jorge Manuel Oliveira Marinho Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
Arguente principal
|
Joana Daniela Farias Renca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Prática de ensino supervisionada - Perceções e práticas de uso de manuais escolares nos primeiros anos do ensino básico
Arguente
|
Ana Isabel Carvalho Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O espaço exterior como recurso pedagógico
Arguente
|
Andreia Filipa Fita Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Adriana Margarida Moreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ivão Estanheiro Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais
no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ana Sofia Costa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar
Arguente
|
Patrícia Sofia Reis Jarnalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Prática de ensino supervisionada
Arguente principal
|
Ana Sofia Oliveira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação | São Paulo - Brasil |
2023 - 2023 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
2022 - 2022 | VI Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
2020 - 2020 | V Encontro Internacional de Formação na Docência | |
2019 - 2019 | VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria | Vigo |
2019 - 2019 | IV Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
2019 - 2019 | V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias, cidade e democracia | São Paulo |
2018 - 2018 | III Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
2017 - 2017 | II Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
2017 - 2017 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias | Braga |
2016 - 2016 | I Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança-Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Equipa Editorial da revista EduSer
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - Atual | Conselho Científico da Revista AdolesCiência – Revista Júnior de Investigação
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01 - 2024/01 | Banca de avaliação de Projetos de Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio Integrado (EMI) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | EDUSER (1645-4774) | |
2023 - 2024/02 | Humanities & social sciences communications (2662-9992 ) | Springer Nature |
2023 - 2023 | Revista Saber & Educar | |
2022 - 2022 | Egitania Sciencia | |
2020 - 2020 | Contexto & Educação | Editora UNIJUÍ |
2016 - 2016 | Children & Society | National Children's Bureau |
2015 - 2015 | Investigar em Educação |
Distinções
Prémio
2017 | Best scientific paper I Melhor artigo científico |
2010 | Special programme to support the training of polytechnic higher education teachers (PROTEC), under grant SFRH/BD/49306/2008
I Programa especial de apoio à formação de docentes do ensino superior politécnico (PROTEC)
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
2002 | PRODEP/2001 Funding for Advanced Training for Higher Education Teachers Measure 5/ Action 5.3 //PRODEP/2001 Financiamento à Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior Medida 5/ Acção 5.3 |