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Isabel Maria dos Santos Falé. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2006 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Linguística em 2006 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva - Fonologia em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Linguística em 1991 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Professor Associado no(a) Universidade Aberta e Director de Unidade Orgânica no(a) Universidade Aberta. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 22 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: fonética; cognitive processes; speech perception; complexidade textual; eye movements during reading; speech annotation; produção de fala; compreensão na leitura; movimentos dos olhos; topic structures; central auditory processing evaluation; reading comprehension; prosody; speech prosody; prosódia; intonation; syntactic and discursive structure; european portuguese; text complexity; reading fluency; imperatives; estrutura sintática e discursiva; eye movements; fonologia do português; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria dos Santos Falé

Nomes de citação

  • Falé, Isabel
  • Falé, I.

Identificadores de autor

Ciência ID
0210-BD28-1A78
ORCID iD
0000-0001-8271-0695

Endereços de correio eletrónico

  • Isabel.Fale@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Humanidades. Palácio Ceia - Rua da Escola Politécnica nº 141-147, 1269-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicolinguística
Universidade de Lisboa, Portugal
"Percepção e Reconhecimento da Informação Entoacional em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1996
Concluído
Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva - Fonologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Fragmento da prosódia do português europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1987 - 1991
Concluído
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2006/03 - 2020/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1997 - 2006 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1996/02 - 1997/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1994/12 - 1996/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - 2022/02/28 Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/01 - 2021/06/30 Envelhecimento vocal: estudo das alterações segmentais e variações de ritmo em Português Europeu
PTDC/LLT-LIN/30820/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/03/21 - 2015/08/20 COPAS - Contraste e Paralelismo na Fala
PTDC/CLE-LIN/120017/2010
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/12/01 - 2011/11/30 Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos.
PTDC/LIN/67854/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/12/03 - 2010/12/01 TAPA-PE - Teste de Avaliação da Produção Articulatória em Português Europeu
PTDC/LIN/66928/2006
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Falé, Isabel; Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Reading aloud: Eye movements and prosody". 2016.
    10.21437/speechprosody.2016-169
Artigo em revista
  1. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Barbara; Falé, Isabel; Magano, Olga. "Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados". Sociologia, Problemas e Práticas 101 (2023): 29-51. http://dx.doi.org/10.7458/spp202310126792.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7458/spp202310126792
  2. Kaakinen, Johanna K.; Werlen, Egon; Kammerer, Yvonne; Acartürk, Cengiz; Aparicio, Xavier; Baccino, Thierry; Ballenghein, Ugo; et al. "IDEST: International Database of Emotional Short Texts". PLOS ONE 17 10 (2022): e0274480. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0274480.
    10.1371/journal.pone.0274480
  3. Pedro Abrantes; Ana Paula Silva; Bárbara Backstrom; Cláudia Neves; Isabel Falé; Marc Jacquinet; Maria do Rosário Ramos; Olga Magano; Susana Henriques. "Transversal Competences and Employability: The Impacts of Distance Learning University According to Graduates’ Follow-Up". Education Sciences 12 2 (2022): 65-65. https://doi.org/10.3390/educsci12020065.
    10.3390/educsci12020065
  4. Jorge Humberto Martins; Marisa Alves; Susana Andrade; Isabel Falé; António Teixeira. "Auditory Processing Disorder Test Battery in European Portuguese—Development and Normative Data for Pediatric Population". Audiology Research 11 3 (2021): 474-490. https://doi.org/10.3390/audiolres11030044.
    10.3390/audiolres11030044
  5. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais : Uma análise com base nas perceções dos diplomados". Forum Sociológico 37 (2020): 49-62. http://dx.doi.org/10.4000/sociologico.9511.
    10.4000/sociologico.9511
  6. Falé, Isabel; Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia. Integração de informação sintática e discursiva". Textos Selecionados - XXX Encontro Nacional da APL 1 (2015): 261-275.
    Publicado
  7. Mata, Ana Isabel; Moniz, Helena; Móia, Telmo; Gonçalves, Anabela; Silva, Fátima; Batista, Fernando; Duarte, Inês; Oliveira, Fátima; Falé, Isabel. "Prosodic, syntactic, semantic guidelines for topic structures across domains and corpora". LREC 2014, Ninth International Conference on Language Resources and Evaluation 1 (2014): 1188-1193.
    Publicado
  8. Carvalho, G.; Falé, I.; De Matos, D.M.; Rocio, V.. "Searching a mixed corpus in the light of the new Portuguese orthographic norm". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 7243 1 (2012): 56-62.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-28885-2_6
  9. Falé, Isabel. "Imperatives in European Portuguese: a perception approach". ISCA Tutorial and Research Workshop on Experimental Linguistics 2008 1 (2008): 81-84.
    Publicado • 10.36505/exling-2008/02/0021/000080
  10. Falé, I.; Faria, I.H.. "Intonational contrasts in EP: A Categorical Perception approach". 9th European Conference on Speech Communication and Technology 1 (2005): 1705-1708.
    Publicado
  11. Falé, I.; Faria, I.H.. "A glimpse of the time-course of intonation processing in European Portuguese". 9th European Conference on Speech Communication and Technology (2005): 2377-2380. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33745186893&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Falé, Isabel. "Entoação". In Gramática do Português, editado por Fundação Calouste Gulbenkian, 3429-3447. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Falé, Isabel. "Categorical Perception". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n108.
    10.4135/9781483380810.n108
  2. Falé, Isabel. "Vocabulary". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n668.
    10.4135/9781483380810.n668
  3. Falé, Isabel. "Segmentation of Speech". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n540.
    10.4135/9781483380810.n540
Livro
  1. Falé, Isabel; Falé, Isabel; Maria Helena Mateus; Maria João Freitas. Fonética e Fonologia do Português. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2016.
    Publicado
  2. Serôdio, Cristina; Pereira, Dulce; Cardeira, Esperança; Falé, Isabel. Nova Gramática Didática de Português - 3º ciclo e Secundário. Lisboa, Portugal: Santillana. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário; Silva, Ana Paula. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb - Diplomados 2014 e 2015.. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7859/1/2018_Relatorio_Percursos%20Diplomados%20UAb-2%c2%aaEd.pdf.

Outros

Outra produção
  1. Searching for behavioral correlates of text complexity in reading. 2016. Costa, Armanda; Falé, Isabel; Luegi, Paula.
  2. Central auditory processing evaluation - Normative data for portuguese pediatric population. 2014. Martins, Jorge Humberto; Alves, Marisa; Andrade, Susana; Pereira, Carlos; Teixeira, António; Falé, Isabel.
  3. Categorical perception of intonational contrasts in European Portuguese. 2006. Isabel Falé; Isabel Hub Faria. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.602.7897.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/01/06 - Atual O conto na aprendizagem de uma língua não materna
Orientador de Sónia Emília Veiga Rossa
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - Atual Avaliação da Compreensão de Estruturas Sintáticas Complexas -Desenvolvimento Típico e Atípico
Orientador de Ângela Salgueiro Silvino
Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa (Mestrado)
2022/06/30 - Atual Blended Learning no Ensino de Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira: uma proposta curricular
Orientador de Diogo Miguel Santos Rocha
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Língua portuguesa: avaliação das aprendizagens no contexto da CPLP
Orientador
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - Atual Teaching New Tricks: A Cognitive Grammar Approach to teaching English to Adult Portuguese Students
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2023/03/21 Construção e exploração de uma base de dados de voz para o estudo do estado de consciência em sepsis
Orientador de Joana Campos dos Santos
Engenharia Biomédica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Física, Portugal
2021 - 2022/01/25 Identification of voice pathologies in an elderly population
Coorientador de Nisa Mafalda Lagos Silva
Engenharia Biomédica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Física, Portugal
2020 - 2020/11/04 O processo/estratégias do ensino e aprendizagem da l. portuguesa como língua segunda em Cabo Verde - alfabetização: caso dos alunos do 2º ano do ensino básico obrigatório - R.G
Orientador de Maria Teresa da Cruz
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020/09/18 Perder uma língua: o bilinguismo na comunidade Portuguesa na África do Sul
Orientador de Vera Alexandra Pereira Frazão Coelho
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020/08/03 Estudo exploratório da capacidade de memória de curto prazo e de longo prazo: a produção oral de bilingues simultâneos (português e inglês) com base no Modelo Neurolinguístico Integrado de Michel Paradis
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020/06/29 Ser Japonês ou falar Português? Aspectos socioculturais, cognitivos e pragmáticos do ensino de português como segunda língua no Japão
Orientador de Renato Silva de Noronha Brandao
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019/02/05 Implicações padagógicas da utilização de ferramentas digitais na aprendizagem do discurso oral, na língua francesa
Orientador de Natália Ferreira Marques Coutinho
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018/11/30 Leitura e Fluência. Aspetos da Complexidade Lexical: Extensão, Frequência e Estrutura Fonológica
Coorientador de Iolanda Patrícia Dâmaso de Pinho Nunes
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017/12/21 Alcance do Discurso Oral Militar Pronunciado por Altas Patentes: casos dos Generais Savimbi e Patton
Orientador de Tarcísio Jeremias João Memória Ekulica
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017/07/21 A Tecnologia de Comunicação e Informação Aplicada ao PLE em Univerisdades Americanas: desenvolvendo a Competência Comunicativa Intercultural através do Projeto Teletandem Brasil
Orientador de Patricia Zeli Pontes Trowbridge
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2017/01/19 Avaliação do Processamento Auditivo Central e Dificuldade de Aprendizagem
Orientador de Jorge Humberto Ferreira Martins
Voz, Linguagem e Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016/07/25 Neurobiologia e Cognição na aprendizagem simultânea de línguas estrangeiras - Aquisição multilingue do léxico
Orientador de Maria Agostinha Ferreira Gomes
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016/07/25 Conhecimento e uso do dialeto/falar madeirense dos jovens em escolarização da Região Autónoma da Madeira - análise de enunciados dialetais: léxico
Orientador de Nélio Nunes Carvalho
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014/07/07 Vocabulário e (des)motivação para a Leitura
Orientador de Maria Isabel Moreira Rodrigues
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2012/10/04 Variação linguística - Subsídio para o estudo do léxico relativo ao ciclo do pão, numa zona raiana da Beira Baixa
Orientador
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/06/29 O Ensino do português na Galiza
Presidente do júri
María Arranz González (Mestrado)
2018/05/22 Avaliação fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o Português Europeu
Arguente
Ana Margarida Monteiro Cortes Ramalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/04/27 Processamento auditivo e efeitos de incongruência no processamento semântico
Arguente
Carla Matos Silva (Doutoramento)
2017/01/19 O processamento auditivo central e dificuldades de aprendizagem
Orientador
Jorge Humberto de Ferreira Martins (Doutoramento)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/12/13 Róticos nas variedades do português de Cabinda
Arguente principal
Alberto Casimiro Simbo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/07/20 Caracterização acústica das consoantes líquidas do Português Europeu
Arguente
Susana Filipa Viegas Rodrigues (Doutoramento)
2014/12 Análise acústica da vibrante simples do Português Europeu
Arguente principal
Ana Filipa dos Santos Silva (Mestrado)
2014/01 Desenvolvimento das competências auditivas de crianças com implante coclear
Arguente principal
Sílvia Gonçalves Quadros (Mestrado)
2014/01 Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Rita Nazaré Santos (Mestrado)
2013/07/25 Compreensão de metáforas por crianças com síndrome de Asperger - Um estudo com crianças em idade escolar
Arguente principal
Andreia Duarte Gomes (Mestrado)
2013/05/28 Análise da voz como complemento à avaliação subjetiva de nasalidade
Arguente principal
Teresa Maria Rocha Paris de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/05/24 Efeitos das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita
Vogal
Dina Paula Jorge Caetano Alves (Doutoramento)
2013/01/28 Percepção auditiva dos fonemas fricativos e oclusivos nas fendas labiopalatinas: estudo de caso
Arguente principal
Ana Cristina Braga da Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/12/13 Perturbações da comunicação: necessidades e estratégias dos educadores
Arguente principal
Joana Filipa Antunes Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/12/13 Perturbações da comunicação: necessidades e estratégias dos professores
Arguente principal
Sara Rocha Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/07/12 Parâmetros de qualidade no discurso público argumentativo: paralelismo por contraste e carisma
Arguente principal
Aida dos Santos Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011/12/20 Avaliação nasométrica de crianças surdas
Arguente principal
Daniela Moura Portugal Bastos de Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/07/15 Rastreio de alterações de comunicação: contributo dos educadores
Arguente principal
Ana Rita Azevedo Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/07/15 Rastreio de perturbações de comunicação num agrupamento de escolas
Arguente principal
Raquel dos Santos Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010/11/25 Produção de fala por indivíduos gagos
Arguente principal
Teresa Isabel Condelipes Rei (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009/12/18 Leitura do texto de teatro. Teoria, Prática e Análise
Arguente
Isabel Maria Alves Sousa Pinto (Doutoramento)
2009/06/29 Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique
Arguente principal
Francisco Leonardo Vicente (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009/06/29 Sequências consonânticas em tarefa desempenhada por alunos do ensino básico
Arguente principal
Maria Constança Peneda de Bastos Seoane Vilela Pinto (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009/04/15 Português Europeu Língua Não Materna a Distância: (Per)cursos de iniciação baseados em tarefas
Vogal
Helena Bárbara de Sousa Montes Rodrigues Marques Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2007/10/30 Leitura táctil e literacia Braille
Arguente principal
Jacqueline Nuno Cação Lemos da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007/07/27 Línguas e Culturas nas Comunicações de Exportação: para uma política de línguas estrangeiras ao serviço da internacionalização da economia portuguesa
Vogal
Ricardo Severino Salomão Lopes (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2007/06/26 Da epístola à mensagem electrónica. Metamorfoses das rotinas verbais
Vogal
Isabel Roboredo Seara (Doutoramento)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/10 - 2020/10 Associação Portuguesa de Linguística Presidente
2014/10 - 2016/10 Associação Portuguesa de Linguística Secretária da Assembleia Geral
2012/10 - 2014/09 Associação Portuguesa de Linguística Vogal da Direção
2010/10 - 2012/10 Associação Portuguesa de Linguística Vice-presidente