???global.info.a_carregar???
Maria Teresa Projecto é artista e investigadora. Concluiu em 2023 o Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Lisboa, com uma dissertação em torno do conceito de sublime e da noção de representação artística. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes do IPLUSO, e Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), onde é um membro activo do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e da Linha de Música e Interpretação, bem como do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), onde integra o Grupo de Pintura. As suas investigações teóricas e artísticas dedicam-se à relação entre estética, arte e política, através da teoria da arte, filosofia, teoria crítica e estudos de performance, com foco nas noções de representação, interpretação, e recentemente sob a lente do pós-colonialismo e decolonialidade. É autora de várias traduções (Georges Bataille, Philippe Lacoue-Labarthe, Pascal Quignard), das quais se destaca o último livro do filósofo Nidesh Lawtoo, «Homo Mimeticus. Uma Nova Teoria da Mimese» (Sistema Solar/Documenta, no prelo). Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, participou na edição e manutenção do espólio da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (2012-2016). De momento, prepara uma monografia intitulada «Pintar o Tempo: No Rasto do Sublime», baseada na sua dissertação de doutoramento, e prepara ainda uma investigação de pós-doutoramento em torno da estética no pensamento do filósofo Philippe Lacoue-Labarthe. Como artista, mantém uma prática que atravessa as artes visuais e a performance musico-teatral. Como cantora lírica e intérprete, participa regularmente em apresentações e colabora com reconhecidas instituições culturais nacionais e internacionais. No seu percurso, destaca-se a criação de espetáculos híbridos ou de ópera expandida e experimental (como o espetáculo Salomé, uma co-criação com Mónica Calle). Como artista visual, participa regularmente em várias exposições colectivas e individuais. A sua linguagem atravessa vários meios (fotografia, desenho, vídeo, performance), através dos quais aborda frequentemente a linguagem do teatro e da ópera, que traz para o espaço expositivo na forma de um imaginário que as suas peças habitam e abrem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Teresa Neto Projecto

Nomes de citação

  • Maria Teresa Projecto

Identificadores de autor

Ciência ID
0E1F-3A56-1789
ORCID iD
0000-0002-8194-661X

Endereços de correio eletrónico

  • mariaprojecto@campus.ul.pt (Profissional)
  • mariaprojecto@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • maria.teresa.projecto@ipluso.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Largo da Academia Nacional de Belas Artes 14, 1200-005, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • CESEM, Colégio Almada Negreiros Campus de Campolide, Gabs. 354, 355, 356, Salas 207 (LAPEM), 105 (Sala dos Investigadores), 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Grego Antigo (até 1553) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Latim Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2023/01/17
Concluído
Belas-Artes (Doutoramento)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Pintar o tempo. A experiência do limite." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
2011/10 - 2014/01/24
Concluído
Pintura (Mestrado)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Sendo. A experiência do tempo na pintura." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2007 - 2011
Concluído
Pintura (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 - 2016 Investigador visitante (Investigação) Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos, Portugal
Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos, Portugal
(...)

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Maria Teresa Projecto. "In der lydischen Tonart: Listening to Philippe Lacoue-Labarthe's Phrase". CounterText SI 1 (2025):
    Em revisão
  2. Projecto, Teresa. "Desenhar o tempo. (Apontamentos sobre o ritmo). In Convocarte - Revista de Ciências da Arte, Número 8 (Arte e Tempo: Tempo, Cultura e Criação Artística), edited by Dias, Fernando Rosa; Veiga, Leonor, 201-220. Lisboa, Portugal: CIEBA/ULisboa.". Convocarte 8 8 (2019): 201-220. http://cieba.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/02/Convocarte8.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Maria Teresa Projecto. "Na presença. In devir, edited by Duarte, Nuno; Ventura, Ruy, 116-134. Lisboa, Portugal: Licorne.". devir 5 (2018): 116-134. https://devirrevista.wixsite.com/devir/devir5.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Projecto, Teresa. "A palavra aberta. In Revista CCI - Cátedra Cascais Interartes/Crossroads of the Arts, Número 2, edited by Avelar, Mário, 55-65. Cascais, Portugal: Universidade de Lisboa/Fundação D. Luís .", Cascais Interartes, 2020, https://online.fliphtml5.com/kyoil/ymmb/#p=54.
Capítulo de livro
  1. Maria Teresa Projecto. "Como um selo". In Mater, editado por Oficinas do Convento; EGEAC; Galerias Municipais de Lisboa. Lisboa, Montemor-o-Novo, Portugal: Oficinas do Convento, EGEAC, Galerias Municipais, 2023.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Maria Teresa Projecto. As mãos negativas. Câmara Municipal de Almada / Vicarte, 2024.
  2. Maria Teresa Projecto. Ensaio sobre a terra, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, com o texto «A Terra vista da terra», de Tomás Maia, 14 páginas.. Edições humor líquido/Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, 2018.
  3. Maria Teresa Projecto. Restos, in «O IMPÉRIO DOS FRAGMENTOS» Llansol e a exigência fragmentária, org. João Barrento.. Mariposa Azual, 2015.
  4. Maria Teresa Projecto. Sendo: a experiência do tempo na pintura, in AA. VV., Teses de Mestrado em Pintura 11'13, org. Sabino, Isabel, p. 32-25.. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2015.
  5. Maria Teresa Projecto. Sem título, in AA. VV., Finalistas Pintura 10'11. Org. Botelho, Manuel; Vidal, Carlos.. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2012.
Tese / Dissertação
  1. "Pintar o tempo: a experiência do limite. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2023.". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2023. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57153.
  2. Projecto, Maria. "Sendo: a experiência do tempo na pintura. Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2014.". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2014. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/11326.
Tradução
  1. Maria Teresa Projecto; Nidesh Lawtoo. Homo Mimeticus. Uma Nova Teoria da Imitação. [Título original: Homo Mimeticus. A New Theory of Imitation], Nidesh Lawtoo.. Lisboa, Portugal: Sistema Solar. 2025.
    Aceite para publicação
  2. Maria Teresa Projecto. A Violência e o Inconsciente Mimético: vol. 2, A Hipótese Afectiva [Título original: Violence and the Mimetic Unconscious: vol. 2, The Affective Hypothesis], Nidesh Lawtoo.. Lisboa, Portugal: Sistema Solar. 2025.
    Aceite para publicação
  3. Maria Teresa Projecto. A Violência e o Inconsciente Edipiano: vol. 1, A Hipótese da Catarse [Título original: Violence and the Oedipal Unconscious: vol. 1, The Catharsis Hypothesis], Nidesh Lawtoo. Lisboa, Portugal: Sistema Solar. 2025.
    Aceite para publicação
  4. Maria Teresa Projecto. O Canto das Musas [Título original: Le chant des Muses], Philippe Lacoue-Labarthe.. Lisboa, Portugal. 2024.
    No prelo
  5. Maria Teresa Projecto. O Impossível, Manet [Título original: L'Impossible, Manet], Georges Bataille.. Lisboa, Portugal: Sr Teste. 2022.
    Publicado
  6. Maria Teresa Projecto. Instruções para o «encontro» na floresta / A prática da alegria perante a morte [Original title: Instructions pour la «rencontre» en forêt; La pratique de la joie devant la mort] by Georges Bataille; with Ana Mata and Sara Belo. Lisboa, Portugal: Sr. Teste editions (col Fulgor Quotidiano #17).. Lisboa, Portugal: Sr. Teste. 2021.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Maria Teresa Projecto. Fotografia sem título, in Ensaio sobre a terra, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, acompanha A Terra vista da terra, texto de Tomás Maia, 14 páginas. Lisboa/Montemor-o-Novo, edições humor líquido, 2018..
  2. Maria Teresa Projecto. Burn, in the moving north, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, 14 páginas soltas. Lisboa/London, edições humor líquido.
Exposição artística
  1. Castelo, Marta; Belo, Sara Soares. A invenção do compasso, humor líquido. OCUPart/Sá da Costa Galeria, Lisboa, Portugal. 2021.
  2. Sara Belo; Marta Castelo. Caudal, humor líquido. Cisterna do Convento de S. Francisco/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 2021.
  3. Canto, ATELIER CONCORDE, Lisboa. 2019.
  4. Verso, Galeria Municipal Montemor-o-Novo, Portugal. 2018.
  5. Projecto, Teresa; Belo, Sara Soares; Maia, Tomás; Castelo, Marta. Ensaio sobre a terra, humor líquido com a participação e Ana Carolina Rodrigues e Tomás Maia, Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. 2018.
  6. The moving north, humor líquido, e a participação de Ana Carolina Rodrigues e Tomás Maia. Maxilla Space, London, UK.. 2018.
  7. Projecto, Teresa; Belo, Sara; B210-7490-FB07. Rumor, humor líquido. FESTIVAL SILÊNCIO'17, Ciclo de Autor Maria Gabriela Llansol, Lisboa. 2016.
Gravação áudio
  1. Coro Ricercare; Ensemble Melleo Harmonia; Centro Cultural de Belém - RTP/Antena 2 (Produtor). 2018. "(Emissão em directo) Requiem em ré menor, op. 48, Gabriel Fauré, Coro Ricercare, Ensemble Melleo Harmonia, Antena 2, dir. Joaquim Ribeiro. Dias da Música, Centro Cultural de Belém, 2018.". RTP / Antena 2.
Interpretação musical
  1. Boys of Paradise. 2024.
    Soprano
  2. SALOMÉ (Herodias). Teatro Nacional de São João, Porto.. 2023.
    Soprano
  3. CARMEN (Coro). Festival Operafest, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.. 2023.
    Soprano
  4. Reyes-Lucero, Alejandro; Pacheco, Alberto. Recital No Centenário da Divulgação Musical. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.. 2023.
    Soprano
  5. SERENATA ANDALUZA, Celebração do aniversário de Manuel de Falla, Antena 2, ISEG, Lisboa, Portugal. 2022.
    Soprano
  6. TUTTO MOZART (mezzo-soprano; Dorabella, Cherubino). Centro de Artes e Espetáculos, Portalegre, Portugal. 2022.
    Soprano
  7. Quando morre um homem. Meditação coral sobre o poema homónimo de Ruy Belo (estreia), Alfredo Teixeira; obras de Frank Martin, Eric Whitacre, Jaakko Mäntyjärvi, Josu Elberdin, Coro Nova Era Vocal Ensemble. Palácio Nacional de Queluz, Lisboa. 2018.
    Soprano
  8. Coro Nova Era Vocal Ensemble (Hugo Vasco Reis, Sara Ross, André Mota, Gerson Baptista, João Costa). Festival Peças Frescas Açores Igreja do Colégio, Ponta Delgada. 2018.
    Outro
  9. The Deer's Cry, Arvo Pärt/Le Cantique des cantiques, Jean-Yves Daniel-Lesur, Coro Nova Era Vocal Ensemble, Igreja do Loreto, Lisboa. 2018.
    Soprano
  10. Requiem em ré menor, op. 48, Gabriel Fauré, Coro Ricercare, Ensemble Melleo Harmonia, solistas Dora Rodrigues; André Baleiro. Dir. Joaquim Ribeiro. Dias da Música, Centro Cultural de Belém. 2018.
    Soprano
  11. Requiem, Op. 9, Maurice Duruflé, Coro Ricercare, Ensemble Melleo Harmonia; solistas Ana Ferro, Luís Rodrigues; órgão, Sérgio Silva; dir. Joaquim Ribeiro. Igreja do Colégio de S. João de Brito, Lisboa. 2018.
    Soprano
  12. Coro Feminino de Lisboa. FESTIVAL SILÊNCIO'17, Ciclo Autor Maria Gabriela Llansol, Rua das Gaivotas 6, Lisboa. 2017.
    Soprano
  13. Terceiro Livro de Madrigais de Claudio Monteverdi (Libro III, SV 60-74), Coro Ricercare. Festival Monteverdi, Centro Cultural de Belém. 2017.
    Soprano
  14. Quarto Livro de Madrigais de Claudio Monteverdi (Libro IV, SV 75-63), Coro Ricercare, dir. Pedro Teixeira, acomp. Sérgio Silva. Festival Monteverdi, Centro Cultural de Belém. 2017.
    Soprano
  15. Requiem em ré menor, K. 626, Wolfgang Amadeus Mozart, Coro Ricercare, Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Festival de Música de Leiria (35ª ed), Mosteiro da Batalha, Leiria. 2017.
    Soprano
  16. O Sonho de Gerontius, op. 38, Edward Elgar, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Paul MacCreesh, Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.. 2017.
    Soprano
  17. Ricercare 20 anos (obras de Alfredo Teixeira, Miguel Jesus, Rui Paulo Teixeira, Sara Ross [estreias]), oro Ricercare, Orquestra Sinfonietta de Lisboa.. 2017.
    Soprano
  18. Romancero Gitano, Op. 152, Mario Castelnuovo-Tedesco, Coro de Câmara da Universidade de Lisboa. Auditório Fernando Lopes Graça, Almada. 2017.
    Soprano
  19. A Noite, Coro em Estágio, dir. Paulo Lourenço, piano Jill Lawson. Portas Abertas Rising Stars, Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.. 2017.
    Soprano
  20. Grandes Coros de Ópera, Coro e Orquestra Gulbenkian. Fundação Calouste Gulbenkian, 2017. 2017.
    Soprano
  21. Vier Lider aus dem Jungbunnen, Op. 44, Johannes Brahms, Coro Feminino de Lisboa. Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa.. 2017.
    Soprano
  22. Serenidad, Coro Ricercare, dir. Pedro Teixeira. Fundación Juan March, Madrid, España. 2016.
    Soprano
  23. Em Contraponto, Coro Feminino de Lisboa. Convento dos Inglesinhos/ISEG. 2016.
    Soprano
  24. Novíssimo Cancioneiro, Op. 12, Nuno Côrte-Real, Coro Ricercare, Ensemble d'Arcos. Dir. Nuno Côrte-Real. Dias da Música em Belém 2016: Volta ao Mundo em 80 concertos, Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. 2016.
    Soprano
  25. Música Sacra e Profana do Mediterrâneo, Coro Feminino de Lisboa. Festival de Cinema Olhares do Mediterrâneo. 2015.
    Soprano
  26. Messe de Minuit pour Nöel, H.9, Marc-Antoine Charpentier, Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, Ensemble Arabesco. Basílica do Palácio Nacional de Mafra. 2015.
    Soprano
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/18 Apresentação do texto «As mãos negativas», a propósito da exposição da peça «O pequeno templo», de Marta Castelo. Exposição «Amplitude»
Câmara Municipal de Almada (Almada, Portugal)
2024/01/27 Apresentação do catálogo «Mater» Apresentação do catálogo «Mater»
Galerias Municipais / EGEAC (Lisboa, Portugal)
2024/01/13 Apresentação do catálogo «Mater» Apresentação do catálogo «Mater»
Oficinas do Convento, Oficinas da Cerâmica e da Terra (Montemor-o-Novo, Portugal)
2022/09/28 A interpretação como jogo e improvisação. Para uma leitura de Bernard Sève.
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto, Portugal)
2022/06/15 A desilusão da grande arte. X Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2022 Becoming Traviata. Apresentação do filme «Traviata et nous» (2012) de Philippe Béziat. Music in frames: intérprete e (des)construção do mito. Ciclo de Debate, Música e Cinema organizado pelo CESEM - GTCC
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/04/22 No limite do humano: algumas notas sobre a categoria do sublime na filosofia moderna. VII Encontro Ibérico de Estética
Sociedad Española de Estética y Teoría de las Artes (Espanha)
2019/12/05 Alterity and alteration: the time of mimesis, the mimesis of time. Homo Mimeticus - A transdisciplinary approach
Homo Mimeticus - ERC Project / Institute of Philosophy, KU Leuven (International Seminar) (Leuven, Bélgica)
2019/06/29 A palavra aberta. Aproximação à obra de Ana Hatherly a partir da música. Ana Hatherly: Programabilidade e Criação (Ciclo de Conferências)
Centro Cultural de Cascais / Fundação D. Luís, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cascais, Portugal)
2017/11/22 A Cor da Romã. Uma leitura do filme de Sergei Parajanov ‘Sayat Nova’ (1968) Seminário Aberto / Research Seminar
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/14 Umbral. Sobre o ‘cru’ e o ‘cozido’ a partir de ‘Torrões de Terra’, de Manuel Zimbro. Conversas à Volta do Cru e do Cozido (Ciclo de Conferências; mesa ‘Do tempo e da forma: accção e contemplação’; moderação de Sara Antónia Matos e Manuel Costa Cabral)
Oficinas da Cerâmica e da Terra, Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo, Portugal)
2015/06/20 Um alvoroço de imagens. A iconografia no espólio llansoliano. (Exposição de artigos do espólio e comentário, decorrentes da classificação da secção da iconografia no espólio.) Letra E - Ciclo de sessões em torno da obra de Maria Gabriela Llansol.
Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos (Sintra, Portugal)
2014/05 Sendo: a experiência do tempo na pintura. Apresentação da investigação decorrente do projecto de Mestrado em Pintura. Disciplina de ‘Pensamento e Obra’ leccionada pelo Prof. Dr. Tomás Maia, Mestrado de Pintura
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/05 - 2016/10 Curadoria da programação artística do Ciclo dedicado à escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol / Curatorship of artistic program cycle dedicated to portuguese writer Maria Gabriela Llansol, Ciclo Autor - FESTIVAL SILÊNCIO'17, Lisboa, 2017: Espaço Llansol. http://festivalsilencio.com (2016/09/28 - 2016/10/10)
Festival (Coorganizador)
Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos, Portugal

Cultural Trend Lisbon, Portugal
2016/05/21 - 2016/05/21 Em Contraponto. A música na obra de Maria Gabriela Llansol. Org. Teresa Projecto, com a participação do Coro Feminino de Lisboa. ISEG/Espaço Llansol. (Round Table) (2016/05/21 - 2016/05/21)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/04 - 2020/12/04 Homo Mimeticus Seminar. Session 22 (ZOOM): Homo Ergaster — Homo Mimeticus: Are music and mimesis at the origin of the human species? Org. Lawtoo, Nidesh; Vélez, Daniel Villegas.
Seminário
Homo Mimeticus Seminar (session 22)
Katholieke Universiteit Leuven Hoger Instituut voor Wijsbegeerte, Bélgica
2020/10/30 - 2020/10/30 Homo Mimeticus Seminar. Session 21 (ZOOM): Mimesis, Identity & Animality (Derrida’s “Plato’s pharmacy”). Org. Lawtoo, Nidesh; Quick, Jacob.
Seminário
Homo Mimeticus Seminar (session 21)
Katholieke Universiteit Leuven Hoger Instituut voor Wijsbegeerte, Bélgica
2017/01/15 - 2017/01/22 Vocal coaching in Opera context. Workshop with João Lourenço. Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
Oficina (workshop)
Técnica vocal em contexto de ópera
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015/10/02 - 2015/10/04 XVIII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora". International symposium and Workshop dedicated to the composer Filipe Magalhães (c. 1571-1652), mentored by Peter Phillips, Armando Possante and Pedro Teixeira, Eborae Mvsica, 2015.
Oficina (workshop)
XVIII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora"
Eborae Mvsica, Portugal
2015/05/23 - 2015/05/24 Vocal coaching in Ensemble context. Workshop with Geert Berghs. Escola Superior de Música, 2015.
Oficina (workshop)
Masterclass de Técnica Vocal em Ensemble
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2015/03/10 - 2015/03/11 Vocal coaching in Ancient Music. Workshop with Jill Feldman. Escola Superior de Música de Lisboa/Academia de Música Antiga de Lisboa, 2015. Canto na Música Antiga
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Curso de Grego Clássico - EUREKA. Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2013
Oficina (workshop)
Curso de Grego Clássico - EUREKA
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Escola Livre - Seminário aberto Escola Livre - Seminário Aberto (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Galeria ze dos Bois, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Espaço Llansol - Associação de Estudos Llansolianos Membro / Member
2016 - 2017 ACUL - Associação Coral da Universidade de Lisboa Vice-Presidente da Direcção
2015 - 2016 ACUL - Associação Coral da Universidade de Lisboa Membro da Mesa da Assembleia Geral