???global.info.a_carregar???
Lígia Maciel Ferraz é doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior, mestre em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2021), e licenciada em Comunicação Social - Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009), no Brasil. Investiga a presença do trabalho doméstico no cinema latino-americano. É integrante do iA*lab CineMAtiC (iA*-UBI) e do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (LabCom / iA* - UBI). Faz parte da Direção da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) como Secretária (biênio 2024-2026).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ligia Maciel Ferraz

Nomes de citação

  • Ferraz, Lígia Maciel

Identificadores de autor

Ciência ID
231F-B4AB-E213
ORCID iD
0000-0002-4001-9430

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09/20 - 2026/05/01
Em curso
Media Artes (Doutoramento)
Especialização em Estudos fílmicos
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/09/01 - 2021/06/15
Concluído
Estudos Comparatistas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Na Casa dos Outros: Trânsitos e Ambiguidades das Empregadas Domésticas no Cinema Latino-Americano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006/03/01 - 2009/12/19
Concluído
Comunicação Social - Cinema e Vídeo (Graduado)
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus da Grande Florianópolis, Brasil
18
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Curadoria e produção de conteúdo Elas no Cinema em Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual O Trabalho Doméstico no Cinema Latino- Americano: Um Estudo Figural e Comparado
2022.11100.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/28 - Atual Laboratório de Investigação e Criação Partilhada em Cinema e Outras Imagens em Movimento Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022/05/17 - 2028/05/17 In front and behind the camera: shared creation between filmmakers and portrayed people.
2021.02175
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ferraz, Lígia Maciel. "Conversa com Mariana Souto: Os métodos comparativos para os estudos fílmicos e o trabalho doméstico no cinema". Rebeca 14 1 (2025): https://rebeca.socine.org.br/1/issue/view/35.
    Aceite para publicação
  2. Ferraz, Lígia Maciel. "Poéticas Visuais do Vão da Porta: Fronteiras Domésticas Entre Patrões e Empregadas". Hispanic Research Journal (2025): https://www.tandfonline.com/journals/yhrj20.
    Aceite para publicação
  3. Ferraz, Lígia Maciel. "As Representações Culturais das Trabalhadoras Domésticas Remuneradas na América Latina Contemporânea". Aniki 12 1 (2025): 187-194. https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1082.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ferraz, Lígia Maciel. "Imágenes fantasmales de empleadas domésticas en el cine brasileño contemporáneo". La Rabia 3 6 (2023): 66-87. https://larabiacine.com/2023/05/20/imagenes-fantasmales-de-empleadas-domesticas-en-el-cine-brasileno-contemporaneo/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Maciel Ferraz, Ligia. "A Representação do Trabalho Doméstico no Cinema Latino-Americano do Século XXI". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 10 1 (2023): 265-272. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v10n1.954.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v10n1.954
  6. Ferraz, Lígia Maciel; Pinto, Mariana. Autor correspondente: Pinto, Mariana. "O corpo em movimento e o processo criativo no filme-diário Nowhere: entrevista com Thaís de Almeida Prado e Flávia Couto". Doc On-line 32 (2022): http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1142.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ferraz, Lígia Maciel. ""Eu Moro no Serviço": O Lugar da Empregada Doméstica em Que Horas Ela Volta? e Roma". A Idade Maior 1 1 (2022): https://aidademaior.pt/index.php/revista/issue/current.
    Acesso aberto • Submetido
Artigo em revista (magazine)
  1. Ferraz, Lígia Maciel. "“You Resemble Me”: A empatia com a radicalização de uma mulher árabe", Cinema Sétima Arte, 2023, https://www.cinema7arte.com/you-resemble-me-a-empatia-com-a-radicalizacao-de-uma-mulher-arabe/.
  2. Ferraz, Lígia Maciel. "Eline Gehring: “Queríamos fazer um filme que fosse finalmente tão diverso quanto o nosso público”.", Cinema Sétima Arte, 2023, https://www.cinema7arte.com/eline-gehring-queriamos-fazer-um-filme-que-fosse-finalmente-tao-diverso-quanto-o-nosso-publico/.
  3. Ferraz, Lígia Maciel. "Roser Corella: Como cineastas, o nosso trabalho é olhar para onde os outros não olham, dar destaque àquelas que na realidade têm sempre papéis secundários.", Cinema Sétima Arte, 2022, https://www.cinema7arte.com/roser-corella-como-cineastas-o-nosso-trabalho-e-olhar-para-onde-os-outros-nao-olham-dar-destaque-aquelas-que-na-realidade-tem-sempre-papeis-secundarios/.
  4. Ferraz, Lígia Maciel. "Nheengatu – A Língua da Amazônia", News From Home, 2020, https://medium.com/newsfromhome/filme-nheengatu-a-lingua-da-amazonia-doclisboa-dec37f8d046a.
  5. Ferraz, Lígia Maciel. "Las Lindas: como os papéis de gênero moldam nossas vidas desde cedo", Delirium Nerd, 2019, https://deliriumnerd.com/2019/11/22/las-lindas-documentario-critica-melisa-liebenthal/.
  6. Ferraz, Lígia Maciel. "Sofia Bohdanowicz e o estudo do espaço doméstico a partir de memórias afetivas", Cine Suffragette, 2019, https://medium.com/cinesuffragette/sofia-bohdanowicz-e-o-estudo-do-espa%C3%A7o-dom%C3%A9stico-a-partir-de-mem%C3%B3rias-afetivas-e251d08f14bd.
  7. Ferraz, Lígia Maciel. "Morreu a cineasta Yannick Bellon. E quem se importa?", News From Home, 2019, https://medium.com/newsfromhome/morreu-a-cineasta-yannick-bellon-e-quem-se-importa-bb3f83abb6ab.
  8. Ferraz, Lígia Maciel. "Brasil em Transe no IndieLisboa - Cineastas refletem sobre o passado, presente e o futuro do cinema brasileiro", Cine Suffragette, 2019, https://medium.com/cinesuffragette/brasil-em-transe-no-indielisboa-cineastas-refletem-sobre-o-passado-presente-e-o-futuro-do-1db7c28622b4.
  9. Ferraz, Lígia Maciel. ""Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blaché" e a importância da reparação histórica", Cine Suffragette, 2019, https://medium.com/cinesuffragette/be-natural-the-untold-story-of-alice-guy-blach%C3%A9-e-a-import%C3%A2ncia-da-repara%C3%A7%C3%A3o-hist%C3%B3rica-88f10a0346e7.
  10. Ferraz, Lígia Maciel. "O Interesse Pelo Trivial em "News From Home" (1977)", News From Home, 2018, https://medium.com/newsfromhome/o-interesse-pelo-trivial-em-news-from-home-25ed6d5ce7bb.
Capítulo de livro
  1. Ferraz, Lígia Maciel. "As trabalhadoras domésticas em Room Without a View: Entrevista com a realizadora Roser Corella". In Cinema Sétima Arte - Velhos e Novos Testamentos, 59-68. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press, 2024.
    Publicado
  2. Ferraz, Lígia Maciel. ""Não olhe para eles, e eles desaparecem": Os fantasmas de A Mulher sem Cabeça". In Cinema Sétima Arte - Velhos e Novos Testamentos, 113-116. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press, 2024.
    Publicado
  3. Ferraz, Lígia Maciel. "Seguir as pistas das imagens: "La huella" e "Les mains, négatives"". In Caderno de Crítica: Oralidade e escrita em narrativas audiovisuais contemporâneas realizadas por mulheres., 74-77. Belo Horizonte, Brasil: Filmes de Quintal e Rosa de Areia, 2023.
    Publicado
  4. "Imagens Fantasmagóricas das Empregadas Domésticas no Cinema Brasileiro Contemporâneo". In Aqui Jaz o Último Ato, editado por Renato da Silva Dalago; Victória Nantes Marinho Adorno; Cleriston Raíque Jara da Costa, 747-757. Campo Grande, Brasil: Cine-Fórum UEMS, 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Ferraz, Lígia Maciel. "Intimidade e Distância no Espaço Doméstico nos Filmes Que Horas Ela Volta? (2015) e Roma (2018)". Trabalho apresentado em IX JOEEL, Uberaba, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/04 O Trabalho Doméstico no Cinema Latino-Americano: Um Estudo Figural e Comparado VII iA* - Jornadas de Investigação em Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/05/29 Poéticas visuais do vão da porta: relações de intimidade e distância acerca do trabalho doméstico no cinema latino-americano XIII Congresso Internacional da AIM
ESAP - Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2024/05/29 Por uma criação partilhada: apontamentos sobre a experiência da escrita a partir do filme Rua dos Anjos XIII Congresso Internacional da AIM
ESAP - Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2024/05/08 As poéticas fantasmagóricas em torno do trabalho doméstico nos filmes de Kleber Mendonça Filho e Lucrecia Martel. XVII Jornadas Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/02/07 Laboratório de Investigação e Criação Partilhada Universidade Zero – Simpósio Interuniversitário: Cinema e Pedagogia
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/06/12 News From Home e a narração epistolar como dispositivo fílmico para a elaboração de uma escrita de si XII Congresso Internacional da AIM
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2023/05/05 Invisibilidade Visível: O trabalho doméstico no cinema latino-americano XXIII Encontros de Cinema
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2022/11/15 Variações da empregada doméstica no cinema latino-americano recente Inventar Futuros - XXV Encontro SOCINE
SOCINE (São Paulo, Brasil)
2022/11/09 Apresentação da dissertação de mestrado e das atividades de investigação na Unidade Curricular de Seminário de Investigação, ministrada pela Professora Manuela Penafria, do 2o ciclo em Cinema, da UBI. Unidade Curricular de Seminário de Investigação
Universidade Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/03/27 A (in)visibilidade das trabalhadoras domésticas nos filmes A mulher sem cabeça e Aquarius. Red de Investigación sobre Trabajo del Hogar en América Latina - RITHAL
(Brasil)
2021/12/09 Eu Moro no Serviço: O Lugar da Empregada Doméstica em Que Horas Ela Volta? (2015) e Roma (2018) Seminário do grupo de investigação LOCUS
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/10/13 Intimidade e distância no espaço doméstico nos filmes Que horas ela volta? (2015) e Roma (2018) IX JOEEL
UFMT (Uberaba, Brasil)
2021/09/29 Imagens Fantasmagóricas das Empregadas Domésticas no Cinema Brasileiro Contemporâneo 3o Cine-Fórum UEMS - Cinema, Literatura e Sociedade: O Último Ato!
UEMS (Campo Grande, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/01 - 2024/12/30 Membro da Comissão Organizadora do Afecta: I Encontro de Criação Partilhada (2024/10/29 - 2024/10/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/09 - Atual Empreendedorismo e Ciência no Feminino
Mesa-redonda
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2024
Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/09/07 - 2024/09/07 Participação na conversa da sessão Seis Vezes Mulher
Mesa-redonda
Sessão Seis Vezes Mulher
Cinelimite, Brasil

Instituto Moreira Salles, Brasil

Another Gaze, Reino Unido
2024/04/19 - 2024/04/19 Moderadora na conversa sobre o filme "Rua dos Anjos", no Cineclube MUTIM
Outro
Cineclube MUTIM
Goethe Institut Portugal, Portugal

MUTIM - Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23 Participação na mesa-redonda do 1o Fórum MUTIM
Encontro
Cinemas do meu país: história, arte e associativismo de mulheres em Portugal
MUTIM - Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento, Portugal
2023/11/14 - 2023/11/14 Moderadora da conversa no Encontro Olhares do Mediterrâneo / MUTIM
Encontro
Programar Cinema de Mulheres: Desafios para Cineclubes e Festivais
Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, Portugal
2022/11/22 - 2022/11/22 Participação em evento organizado pelo HeForShe - UN Movement for Gender Equality, Núcleo da Universidade de Lisboa
Mesa-redonda
Male Gaze nas Artes
HeForShe - Núcleo da Universidade de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/05/10 - 2022/05/10 Avaliação de artigo científico na Revista Sociologias Plurais, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/06/05 - Atual Membro da Direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Secretária da Direção da AIM
2022/05/01 - Atual Membro da MUTIM - Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento Associada

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/02/01 - Atual Membro da equipa de programação do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, Portugal
2023/09/01 - 2024/01/31 Comité de Seleção do CINENOVA - Portugal Interuniversity Film Festival, edição 2024. Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023/11/06 - 2023/11/06 Júri na secção Começar a Olhar da 10.ª edição do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival. Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, Portugal