???global.info.a_carregar???
She is a collaborating researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/). PhD student in Distance Education and e-learning at the Universidade Aberta (UAb). Holds a master’s degree in E-Learning Pedagogy and a bachelor’s degree in psychology. Specialises in Educational Administration and Professional Education, with almost 20 years of extensive experience managing educational projects in this field. Trainer CCPFC/RFO-41092/21. Her areas of research and interest include Digital Assessment of Learning; Computational Thinking, Programming, and Robotics in Early Childhood; MOOCs; and Online Communication and Interaction.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elizabeth Batista de Souza
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Souza, Elizabeth
  • Souza, E. B.
  • Batista de Souza, Elizabeth
  • Souza, E.

Identificadores de autor

Ciência ID
2F1F-7C37-99B0
ORCID iD
0000-0003-0723-5729
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/5655681819175647
Scopus Author Id
58019047900

Endereços de correio eletrónico

  • elizabeth.souza@uab.pt (Profissional)
  • bethbatistasouza@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2025/07
Em curso
Doctor's Degree in Distance Education and Elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015/03/11 - 2019/07/23
Concluído
Master's Degree in Elearning Pedagogy (Mestrado)
Especialização em Elearning Pedagogy
Universidade Aberta, Portugal
"Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18/20
2009/10/05 - 2010/12/16
Concluído
Postgraduate in School Administration (Pós-Graduação)
Especialização em School Administration
Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Brasil
Bom
2009/09/01 - 2010/11/30
Concluído
Postgraduate Degree in Distance Education (Pós-Graduação)
Especialização em Distance Education
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Rio de Janeiro, Brasil
9,3/10
1996/03/15 - 2003/09/15
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
"Orientação Profissional e Re-inserção no Mercado de Trabalho: Relato de Experiência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/14 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Aberta Unidade de Excelência e Inovação em Educação a Distância, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2012/10/17 - 2018/10/10 Técnico Superior (Técnico Superior) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
2005/02/02 - 2012/10/16 Técnico Superior (Técnico Superior) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Rio de Janeiro, Brasil
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Rio de Janeiro, Brasil
2003/03/03 - 2004/12/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Conecta Cursos, Brasil
Conecta Cursos, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Tutor Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2022 Digital Learning Assessment Microcredentials Trainer Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/16 - Atual ENID TEACH. European Network in D-flexible Teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/03/01 - Atual Projeto Avaliação Digital de Competências - @DIC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
2022/06/01 - 2022/12/31 UNITEL Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and STEM
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus
Em curso
2022/06/01 - 2022/12/22 PROF XXI Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/09/01 - 2020/08/31 Projeto KML - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica para o pré-escolar e 1º Ciclo do ensino básico
Bolseiro de Investigação
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Batista de Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "Avaliação Digital de Competências: Desafios para a adoção de uma nova cultura de avaliação no ensino superior a distância". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife, Braga, 2024.
    Publicado
  2. Teixeira, António Moreira; AMANTE, LÚCIA; Batista de Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo; Paz, João. "Transforming the Culture and Innovating the Practices of Digital Assessment: How MOOCs Can Scale Up the Impact". Trabalho apresentado em EDEN Annual Conference 2023, Dublin, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.5334/uproc.101
  3. Batista de Souza, Elizabeth; Amante, Lucia; Quintas-Mendes, António. "EVALUATION OF A B-LEARNING TRAINING FOR TEACHERS IN COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS: PREPARING THE DESIGN OF A MOOC". Sevilha, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.0418
  4. Elizabeth Batista de Souza; Lúcia Amante. "TRANSPARENCY IN THE ASSESSMENT OF COMPETENCES PROCESS IN ONLINE TECHNICAL VOCATIONAL COURSES". 2020.
    10.21125/iceri.2020.0212
  5. Amante, Lúcia; Batista de Souza, Elizabeth; Quintas-Mendes, António; Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: EVALUATION OF AN IN-SERVICE TEACHER’S TRAINING B-LEARNING EXPERIENCE". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2626
  6. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "Avaliação Alternativa Digital: o Modelo PrACT aplicado à Educação Profissional". Trabalho apresentado em Challenges 2019 - Desafio da Inteligência Artificial, Braga, 2019.
    Publicado
  7. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, Braga, 2019.
    Publicado
  8. Souza, Elizabeth; Giebelen, Edwin. "ENSINAR E APRENDER NA APRENDIZAGEM MÓVEL: NASCE UM NOVO MODELO PEDAGÓGICO NA REDE NACIONAL DE EAD DO SENAC". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional de Educação a Distância e II ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, São Carlos, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lúcia Amante; Elizabeth Batista Souza; António Quintas-Mendes; Maribel Miranda-Pinto. "Designing a MOOC on Computational Thinking, Programming and Robotics for Early Childhood Educators and Primary School Teachers: A Pilot Test Evaluation". Education Sciences 13 9 (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13090863.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci13090863
  2. Quintas-Mendes, António; Batista de Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "Learning Design of a Programming and Robotics MOOC for Childhood Teachers and Educators". Prisma Social 39 (2022): 234-261. https://revistaprismasocial.es/article/view/4807/5403.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Quintas-Mendes, A.; de Souza, E.B.; Amante, L.. "LEARNING DESIGN OF A PROGRAMMING AND ROBOTICS MOOC FOR CHILDHOOD TEACHERS AND EDUCATORS,DISEÑO DE APRENDIZAJE DE UN MOOC DE PROGRAMACIÓN Y ROBÓTICA PARA PROFESORES/AS Y EDUCADORES/AS DE INFANTIL". Prisma Social 39 (2022): 234-261. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85144124419&partnerID=MN8TOARS.
  4. Souza, E.; AMANTE, LÚCIA. "A AUTOAVALIAÇÃO E A AVALIAÇÃO ENTRE PARES: ESTUDO PILOTO NUMA UNIDADE CURRICULAR DO 2º CICLO DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 4 2 (2021): 97-115. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25358.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp97-115
  5. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA; Quintas-Mendes, António. "Desenho e Avaliação de um curso b-learning para Formação de Professores e Educadores sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 3 1 (2020): 131-150. https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/190.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  6. Souza, Elizabeth Batista de; Nobre, Ana. "Prática docente aberta: reflexões sobre a utilização de REA em atividades educacionais". Boletim Técnico do Senac 44 1 (2018): 6-20. http://hdl.handle.net/10400.2/7815.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.645
  7. Souza, Elizabeth; Nobre, Ana. "Open Teaching Practice: Reflections on the use of OER in Educational Activitie". Boletim Técnico do Senac 44 1 (2018): 20-34. https://www.bts.senac.br/bts/article/view/645/560.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.645
Capítulo de livro
  1. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "A Transparência no Processo de Avaliação de Competências em Cursos Técnicos On-line: um estudo de caso". In Diálogos Luso-Brasileiros Educação a Distância e eLearning: Textos selecionados do V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e eLearning, 111-135. Lisboa, Portugal: LEAD - Universidade Aberta, 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Morgado, Lina; Quintas-Mendes, António; Maria Luísa Aires; Afonso, Ana Paula; Souza, Elizabeth; Maria Elisa Figueiredo; João Pinto. Autor correspondente: Morgado, Lina. "Empowering Higher Education Teachers in Flexible Teaching Methodologies The ENID-Teach Project". Trabalho apresentado em Ciência 2024, 2024.
Recurso online
  1. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. Dossier Módulo de Ambientação Online. 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15148.
  2. AMANTE, LÚCIA; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo. Evaluación digital de aprendizajes. 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/12863.
  3. AMANTE, LÚCIA; Souza, E.; Teixeira, António Moreira; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo. Unitel e-course lecture notes module 5: assessment and feedback as a part of teaching and learning. 2022. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/13077.
Resumo em conferência
  1. Souza, Elizabeth; AMANTE, LÚCIA. "Avaliação de Competências em Cursos Técnicos Online: estudo de caso em um curso de habilitação profissional técnica de nível médio em administração". Trabalho apresentado em Congresso Humanitas | Educação, Curitiba, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Souza, Elizabeth Batista de. "Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil". Mestrado, Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8513.

Outros

Outra produção
  1. Unit 5.2: A framework for digital assessment (Lecture Notes). This topic will present a framework for digital assessment and has the following objectives: Objective 1: To characterize the new culture of assessment, differentiating it from the traditional assessment culture Objective 2: To identify the main dimensions and parameters of the PrACT framework for digital assessment Objective 3: Analyze the concept of regulated learning and its relationship with P. 2022. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/13077.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/10 AVALIAÇÃO DIGITAL DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife
Centro de Competência TIC - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/05/27 MOOC Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-escolar: testagem do desenho de aprendizagem II Encontro de Investigadores do LE@D - Ciência e Inovação (MeetUP23)
Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Lisboa)
2022/03/19 KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico I Encontro de Investigadores do LE@D - Ciência e Inovação (MeetUP22)
Centro de Investigação do Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2022/02/19 Design do MOOC sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/10/31 Mesa-Redonda: Pós-graduações a Distância na Universidade Aberta de Portugal. Vivências docentes e discentes Congresso Humanitas | Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba)
2018/10/30 AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM CURSOS TÉCNICOS ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO Congresso Humanitas | Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba)
2016/10/21 Modelo Pedagógico Senac Encontro Nacional de Contadores Senac 2016
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional (Rio de Janeiro, Brasil)
2015/11/28 Prós e Contras do uso das Redes Sociais no contexto educacional VI Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do Elearning
Universidade Aberta - Departamento de Educação a Distância (Lisboa, Portugal)
2015/02/04 Alinhamento do Modelo Pedagógico Senac Encontro Pedagógico Senac Pernambuco
Senac Pernambuco (Recife, Brasil)
2014/10/08 Modelo Pedagógico Senac - Alinhamento nacional Encontro Pedagógico Senac Santa Catarina
Senac Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2014/07/08 Modelo Pedagógico Senac - Alinhamento Nacional Encontro Pedagógico Senac Brasília
Senac Distrito Federal (Brasília, Brasil)
2013/10/03 Rede nacional de educação a distância Senac - resultados XX Fórum Amazônia Legal
Senac Mato Grosso (Várzea Grande)
2013/09/09 Bons profissionais fazem bons programa de EaD: como estamos? XIX CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (Salvador, Brasil)
2013/07/01 Implementação da Rede Nacional de Educação a Distância Senac Senac Uma e Meia
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional (Rio de Janeiro, Brasil)
2008/04/11 Talentos Senac Rio XIX Encontro de Presidentes do Sistema Fecomércio e Diretores do Sesc e Senac da Amazônia Legal
Senac Rio Branco - Acre (Rio Branco, Brasil)
2003/05/19 Habilidade e Desempenho Programa de Formação Profissional - Habilidades Sociais
Centro de Educação de Jovens e Adultos (Juiz de Fora, Brasil)
2001/12/11 Aconselhamento de Carreira: Self-coaching 1º Congresso CETAP de Marketing e Recursos Humanos
CETAP (Juiz de Fora)
2001/11/21 Desenvolvimento de Habilidades Básicas para o Trabalho Programa de Qualificação Profissional
Centro de Educação do Menor (Juiz de Fora, Brasil)
2001/11/12 O mercado de trabalho: questões práticas Programa de Qualificação Profissional
Centro de Educação do Menor (Juiz de Fora, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05/09 - 2024/05/09 Moderação de Mesa de Comunicações que se realizou no Instituto de Educação, no horário 17:00 - 18:30 do dia 09 de maio de 2024, incluída nos trabalhos da XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife. (2024/05/09 - 2024/05/10)
Conferência (Outra)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2022/02/18 - 2022/02/18 Moderação de mesa de debate - I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Outra)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2020/01/01 - 2020/01/15 Seminário Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-escolar e 1º CEB - colaboração nas atividades de organização do evento, com foco no apoio técnico e registo do evento. (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/08/01 - 2018/01/31 Fórum Setorial de Informática - realizado de 21 a 24 de novembro de 2017. O evento reuniu profissionais e empresários das diversas áreas do segmento em âmbito nacional, representantes de associações, federações, órgãos públicos e privados, além de especialistas em Educação Profissional do Senac, para um debate estruturado sobre tendências, transformações e seus impactos na formação de profissionais. Mapa funcional do segmento disponível em http://www.dn.senac.br/educacao-profissional/foruns-setoriais/segmento-informatica/ (2017/11/21 - 2017/11/24)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
2017/07/01 - 2017/12/20 Fórum Setorial de Gastronomia - realizado em Fortaleza, entre 17 e 20 de outubro de 2017. Reuniu profissionais e empresários da Gastronomia de todo o Brasil, representantes de associações, federações, órgãos públicos e privados, além de especialistas em Educação Profissional do Senac, para um debate estruturado sobre as tendências e as transformações do segmento e seus impactos na formação de profissionais. Mapa funcional do segmento produzido no evento disponível http://www.dn.senac.br/educacao-profissional/foruns-setoriais/segmento-gastronomia/ (2017/10/17 - 2017/10/20)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
2017/05/01 - 2017/10/30 Fórum Setorial da Saúde - realizado em Porto Alegre, de 9 a 11 de agosto de 2017. Participaram representantes do Senac - DN , seis DRs (GO, CE, TO, RS, SP e SC), 17 empresas, um consultor especialista e oito organizações representativas do segmento. O evento reuniu profissionais e empresários da Saúde de todo o Brasil, representantes de conselhos profissionais, associações, órgãos públicos e privados, além de especialistas em Saúde. Mapa Setorial disponível em http://www.dn.senac.br/educacao-profissional/foruns-setoriais/segmento-saude/ (2017/08/09 - 2017/08/11)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
2017/01/10 - 2017/08/30 Fórum Setorial do Comércio - realizado em Brasília, de 26 a 28 de abril de 2017, reuniu representantes do Departamento Nacional do Senac, de oito Departamentos Regionais (AC, CE, DF, MS, RS, SC, SP e MG), além de 18 empresas e três organizações representativas do segmento. Divididos em mesas temáticas, os participantes analisaram ocupações, selecionadas no portfólio Senac, no número de ofertas em escala nacional e nos dados do mundo do trabalho. Produto disponível em http://www.dn.senac.br/educacao-profissional/foruns-setoriais/segmento-comercio/ (2017/04/26 - 2017/04/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional, Brasil
2011/02/01 - 2011/12/20 Competição Senac Rio Talento 2011 (2011/12/12 - 2011/12/14)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Senac Rio de Janeiro, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/11/29 - Atual Workshop Avaliação por Rubricas na PlataformAbERTA - formação para professores e tutores da UAb
Oficina (workshop)
Avaliação por Rubricas na PlataformAbERTA
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/18 - Atual Formação Online webQDA - Software de Análise Qualitativa de Dados
Oficina (workshop)
Formação Online webQDA - Software de Análise Qualitativa de Dados
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/26 - 2023/05/27 MeetUP23 - participou como investigadora colaboradora no 2º Encontro de Investigadores do LE@D
Encontro
II Encontro de Investigadores do LE@D - Ciência e Inovação (MeetUP23)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/03/03 - 2023/03/03 Formadora no Workshop de capacitação do Projeto Skills4Future: Innovative Practices - Tema: Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior
Oficina (workshop)
Innovative Practices Skills 4 Future - Workshops online
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/02/15 - 2023/02/15 Ciclo de LE@D Talks - Desafios da Inteligência Artificial | ChatGPT: Desafios na Educação
Outro
LE@D Talks - Desafios da Inteligência Artificial | ChatGPT: Desafios na Educação
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/12/16 - 2022/12/16 X Encontro de Instituições e Unidade de eLearning do Ensino Superior, com a temática "Passado, Presente e Futuro(s) da EaD e eLearning em Portugal".
Encontro
eL@IES2022 - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/10/19 - 2022/10/19 O LE@D acolhe a conferência internacional online com o Prof Badrul Khan com o título Blended Learning and the New Normal. Esta conferência enquadra-se nas Comemorações dos 15 anos do LE@D e na parceria estabelecida com o International Council for Educational Media- ICEM.
Conferência
LE@D Talk | Blended Learning and the new normal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/02/19 - 2022/02/19 Workshop Desenvolver o Pensamento Computacional: Um desafio para enfrentar desafios
Oficina (workshop)
I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2022/02/18 - 2022/02/19 I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica
Conferência
I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2021/03/03 - 2021/03/05 Congresso Global académico "Ecossistemas Educativos para a Era Digital"
Congresso
Congresso Global académico "Ecossistemas Educativos para a Era Digital"
Virtual Educa Fundation, Estados Unidos
2021/02/15 - 2021/02/15 Conferência A Psicologia da Pandemia Covid 19 - proferida por Steven Taylor
Conferência
A Psicologia da Pandemia Covid 19
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2021/02/03 - 2021/02/03 Ministrou Palestra "Desafios da Educação em Contextos de e-Learning"
Encontro
Senac Share 2021 - Semana Estadual de Capacitação de Docentes
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina, Brasil
2021/01/22 - 2021/01/22 Workshop Revisão Sistemática com duração de 3 horas
Oficina (workshop)
Workshop Revisão Sistemática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2020/10/05 - 2020/12/05 Facilitating and Assessing Learner's Digital Competencies Module is the third part of a Course that comprises three study modules. The Digitally Competent Educators course is part of a European Short Learning Programmes (SLPs) for continuous professional development and lifelong learning.
Outro
Facilitating and Assessing Learners' Digital Competences
University of Jyväskylä, Finlândia
2020/11/09 - 2020/11/10 Apresentação virtual de dois trabalhos: Transparency in the Assessment of Competencies Process in online Technical Vocational Courses e Evaluation of a b-Learning Training for Teachers in Computational Thinking, Programming and Robotics: Preparing the Design of a MOOC
Conferência
ICERI 2020 - 13ª Conferência Internacional Anual de Educação, Pesquisa e Inovação
International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Espanha
2020/07/16 - 2020/07/16 Formação de curta duração no evento TIC@Portugal'20 – As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia - Sessão prática: Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional.
Oficina (workshop)
TIC@Portugal'20 – As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia, na Sessão prática: Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional
Educom - Associação Portuguesa de Temática Educativa, Portugal
2020/06/03 - 2020/06/11 Debates acerca dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do projeto TeachUP (http://teachup.eun.org/).
Conferência
TeachUP Conference 2020
EUN Partnership AISBL, Bélgica
2020/03/02 - 2020/04/20 Produtores de Cursos - Projeto NAU - a convite da Universidade do Minho participei da formação para produção de cursos para grandes audiências, conforme metodologia de produção da Plataforma NAU.
Outro
Produtores de Cursos - Projeto NAU
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/04/17 - 2020/04/17 Workshop Mediatização de Conteúdos Vídeo - participação da oficina como parte das atividades da formação em Produtores de cursos NAU
Oficina (workshop)
Mediatização de Conteúdos Vídeo
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/04/15 - 2020/04/15 Workshop Edição e Parametrização da Plataforma NAU - participação como oficina oferecida no âmbito da Formação de Produtores de Cursos NAU
Oficina (workshop)
Workshop Edição e Parametrização da Plataforma NAU
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/01/11 - 2020/01/11 Participação nos Workshops "Pensamento Computacional" e "ScratchJr".
Oficina (workshop)
Seminário Tecnologias e Aprendizagem em Programação para pré-escolar e 1º CEB
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/06/06 - 2018/06/07 Implementação do Modelo Pedagógico Senac
Encontro
Encontro de Especialistas Senac Rio
Senac Rio de Janeiro, Brasil
2016/10/18 - 2018/03/23 Programa Escola de Liderança Senac - para formação de líderes do Senac com duração de 144h, organizado em seis módulos: Atuação integrada (16h); Orientação para a Inovação (16h); Excelência no trabalho (16h); Liderança e gestão de pessoas (40h); Gestão de Projetos (28h); Gestão da Educação Profissional (28h).
Outro
Programa Escola de Liderança Senac
Centro Universitário Senac, Brasil
2015/02/04 - 2015/02/06 Mediação de oficina com a temática Segmento Gestão e Negócios, nos dia 4,5 e 6 de fevereiro de 2015
Oficina (workshop)
Encontro Pedagógico Senac Pernambuco
Senac Pernambuco, Brasil
2014/07/22 - 2014/07/22 Modelo Pedagógico Senac
Outro
XIV Fórum de Educação Profissional Senac Bahia
Senac Bahia, Brasil
2008/02/02 - 2012/10/17 Capacitação de equipas docentes e coordenadores educacionais entre os anos de 2008 a 2012.
Oficina (workshop)
Programa de Capacitação de Coordenadores educacionais e equipa docente Senac

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/05/01 - 2019/05/31 Boletim Técnico do Senac (2448-1483) Boletim Tecnico do Senac/Senac Journal of Education and Work

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/06/01 - 2022/12/22 Co-autoria com a Dra. Lúcia Amante de curso sobre Avaliação Digital da Aprendizagem no MOOC "El Professor del Siglo XXI: aprender a enseñar con tecnologías digitales". Este MOOC foi produzido e lançado no âmbito do projeto Erasmus+ PROF XXI – Construcción de recursos para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI (609767-EPP-1-2019-1-ES- EPPKA2-CBHE-JP). Universidade Aberta, Portugal
2022/02/01 - 2022/09/30 Implementação do desenho instrucional do MOOC Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-escolar na Plataforma NAU, no âmbito do Projeto KML II Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico (https://www.nonio.uminho.pt/kml2/). Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012/11/01 - 2013/04/15 Projeto Digitalização do Catálogo da Educação Profissional da editora Senac
2005/02/01 - 2012/10/17 Produção de materiais didáticos, planos de cursos, guias de orientação e emissão de pareceres educacionais Senac, Brasil
2012/02/01 - 2012/10/15 Gestão do Desenvolvimento e Implementação do Portal Educativo e execução do primeiro grupo (150 instrutores) do Programa de Desenvolvimento Docente da instituição. Senac, Brasil
2010/02/02 - 2012/06/10 Secretária escolar das Unidades de São João de Meriti, Barra do Piraí e Miguel Pereira (2010 a 2012) Senac, Brasil
2007/02/01 - 2008/12/03 Coordenação Pedagógica do Projeto Superação (parceria com Federação do Comércio RJ). Responsável pela implementação do Programa Superação em todo o estado de Rio de Janeiro e produção de material didático para mais de 30 cursos dedicados a formação de profissionais e gestores do Comércio de Bens Serviços e Turismo
2005/02/01 - 2007/10/30 Coordenação Pedagógica do Posto Escola Senac Rio. - Responsável pela elaboração da metodologia e projeto de curso dos Postos Escola Senac Rio Petrobrás. - Seleção e capacitação pedagógica e operacional de instrutores dos Postos Escola (Macaé, Lagoa e Bonsucesso). - Desenvolvimento de materiais didáticos (conteúdo, design educacional e validação projeto gráfico).
2006/02/06 - 2006/10/01 Conteudista e designer instrucional do material didático do curso Gestão de Pessoas Petrobras (Projeto Capacidade Máxima).

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/12 - 2024/02/23 Módulo de Ambientação Online (MAO) edição 2023/24_2 (Coordenação da equipa de 15 monitores, com 29 turmas de 61 estudantes de todas as licenciaturas da UAb) (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2023/09/11 - 2023/09/23 Módulo de Ambientação Online (MAO) edição 2023/24_1 (Coordenação da equipa de 21 monitores, com 36 turmas de 61 estudantes de todas as licenciaturas da UAb) (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2023/02/13 - 2023/02/25 Módulo de Ambientação Online (MAO) edição 2022/23_2 (Coordenação da equipa de 12 monitores, com 26 turmas de 61 estudantes de todas as licenciaturas da UAb) (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2022/09/12 - 2022/09/23 Módulo de Ambientação Online (MAO) edição 2022/23_1 (Coordenação da equipa de 12 monitores, com 32 turmas de 61 estudantes de todas as licenciaturas da UAb) (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2022/03/08 - 2022/05/09 Avaliação Digital das Aprendizagens (duas turmas: Turma 1 de 07 de março a 08 de abril & Turma 2 de 05 de abril a 09 de maio de 2022). Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2022/02/14 - 2022/02/28 Módulo de Ambientação Online (MAO) edição 2021/22_2 Módulo de Ambientação Online (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2021/10/04 - 2022/02/28 Unidade Curricular Educação & Internet na Licenciatura em Educação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2021/10/25 - 2021/12/13 Avaliação Digital das Aprendizagens (duas turmas: Turma 1 de 25 out a 29 nov & Turma 2 de 8 nov a 13 dez). Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2021/09/13 - 2021/09/27 Módulo de Ambientação Online (MAO) - edição 2021/22_1 Módulo de Ambientação Online (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2021/02/15 - 2021/02/28 Módulo de Ambientação Online (MAO) - edição 2020/21_2 (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2020/09/14 - 2020/09/26 Módulo de Ambientação Online (MAO) - edição 2020/21_1 (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2005/02/03 - 2005/03/05 Técnicas para Telemarketing Telemarketing Conecta Cursos, Brasil
2004/03/03 - 2004/04/04 Departamento Pessoal Departamento Pessoal Conecta Cursos, Brasil
2003/05/01 - 2003/07/31 Secretariado moderno Secretariado Conecta Cursos, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2015/11/25 - 2015/11/25 Teleconferências Sesc-Senac Referenciais para Avaliação no Modelo Pedagógico Senac
2015/03/12 - 2015/03/12 Teleconferência Sesc-Senac Nasce o Modelo Pedagógico Nacional Senac

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/03/18 - 2023/04/18 Comissão organizadora do PROF XXI Global Symposium MOOC Lx 23
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 Carta de mérito académico
Universidade Aberta, Portugal