???global.info.a_carregar???
Filipa Cruz. Concluiu o(a) Licenciatura em Ciências Musicais em 2016/06/30 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Frequenta o(a) Mestrado integrado em Ciências Musicais pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desde 2016/09/01. Possui 1 capítulo(s) de livros. Organizou 3 evento(s). Participa e/ou participou como Bolseiro de Iniciação Científica em 1 projeto(s) e Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: 20th and 21st century art music Portuguese music; Gender studies; Women composers; Women performers; Música e poesia; Fernando Pessoa; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Cruz
Data de nascimento
1995/11/23
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Cruz, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
351D-FCEB-F06E
ORCID iD
0000-0002-0587-620X

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/01 - 2023/11/01
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/01 - 2019/04/15
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção": Fernando Pessoa, entre a estética, a melopoética e o significado musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/09/01 - 2016/06/30
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17,1
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/01/01 - 2018/09/30 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos de Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/09/01 - 2017/08/30 CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
FCSH / CESEM / EAT/00693 / 3 Bolsas de Iniciação Científica
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Filipa; Raposo, Bárbara. "A “incestuosa relação entre o romance e o cinema”: o caso de Amor de Perdição". Trabalho apresentado em III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Musicologia Criativa, Sevilha, 2016.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cruz, Filipa. "Videoclipe Interativo como obra aberta: o caso de Rome - 3 Dreams of Black". In Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas, 153-170. Lisboa, Portugal: Húmus / CESEM, 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cruz, Filipa. "Canções de Fernando Lopes-Graça com poesia de Fernando Pessoa: Metáforas para a sensação, o tempo e a superação". Trabalho apresentado em IX Encontro de Investigação em Música, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Cruz, Filipa. ""Afinal onde está a origem de tantos atritos e mal-entendidos?": Maria da Graça Amado da Cunha e Maria Helena de Freitas Branco nos bastidores da cultura musical portuguesa do século XX". Trabalho apresentado em 8º Encontro de Investigação em Música (ENIM), Porto, 2018.
    Publicado
  3. Cruz, Filipa. "Poetry as Context: Music in the work of Fernando Pessoa". Trabalho apresentado em Contextuality of Musicology - What, How, Why and Because, Belgrado, 2018.
    Publicado
  4. Cruz, Filipa. ""A musicologia é entre nós quasi letra morta": A visão crítica de Fernando Lopes-Graça face ao discurso sobre música em Portugal na década de 30". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação em Música, Braga, 2017.
    Publicado
  5. Cruz, Filipa. "Videoclipe interativo como obra aberta: o caso de Rome "3 Dreams of Black"". Trabalho apresentado em Log in Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things, Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. Cruz, Filipa; Raposo, Bárbara. "Amor de Perdição: entre o som e a imagem ao serviço da literatura". Trabalho apresentado em VI Conference in Culture and Conflict, “Manoel de Oliveira: a Poetics of Dissent”, Lisboa, 2016.
    Publicado
  7. Cruz, Filipa; Raposo, Bárbara. "“A incestuosa relação entre o romance e o cinema”: o caso de Amor de Perdição". Trabalho apresentado em III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, 2016.
    Publicado
  8. Cruz, Filipa. "Prazeres proibidos: 'the lyrics, the sentiment, the shame'". Trabalho apresentado em Musical Trouble: After Butler..., Lisboa, 2015.
    Publicado

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Carvalho, Bárbara; Freitas, Joana; Pina, Isabel; Lima, Mariana; Cruz, Filipa. Sine Nomine: Ciclo Músicas do Acervo. 2017.
    Soprano
  2. Carvalho, Bárbara; Pina, Isabel; Freitas, Joana; Cruz, Filipa. Sine Nomine: Concerto de Natal. 2016.
    Soprano
  3. Cruz, Filipa; Carvalho, Bárbara; Pina, Isabel; Freitas, Joana. Sine Nomine: Concerto de Natal. 2016.
    Soprano
  4. Carvalho, Bárbara; Pina, Isabel; Freitas, Joana; Cruz, Filipa. Sine Nomine: Concerto de música portuguesa. 2016.
    Soprano
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11/09 "Afinal onde está a origem de tantos atritos e mal-entendidos?": Maria da Graça Amado da Cunha e Maria Helena de Freitas Branco nos bastidores da cultura musical portuguesa do século XX 8º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em MÚSICA (Porto, Portugal)
2018/10/25 Poetry as Context: Music in the work of Fernando Pessoa Contextuality of Musicology - What, How, Why and Because
Faculty of Music, University of Arts in Belgrade (Belgrado, Sérvia)
2018/05/30 A "música" como signo na obra poética de Fernando Pessoa VII Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2017/12/15 Canto de Amor e de Morte: Tempo e gesto na composição de Fernando Lopes-Graça Simpósio Fernando Lopes-Graça em Retrospectiva
Câmara Municipal de Cascais e Fundação Dom Luís I (Cascais, Portugal)
2017/11/10 'A musicologia é entre nós quási letra morte': a visão crítica de Fernando Lopes-Graça face ao discurso sobre música em Portugal na década de 30 7º Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
2017/06/29 'I just wanna be a real boy': Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade VI Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2016/10/07 Videoclipe interativo como obra aberta: o caso de ROME “3 Dreams of Black” Log in Live on: Música e cibercultura na era da Internet of Things
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06/23 Entre Música e Sound Art: o caso de Tate Tracks (2006) V Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/04/07 Amor de Perdição (1979): Entre o som e a imagem ao serviço da literatura Manoel de Oliveira: A Poetics of Dissent
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03/10 “A incestuosa relação entre o romance e o cinema”: o caso de Amor de Perdição III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
Musicologia Criativa e Universidade de Sevilha – Conservatório Superior de Música Manuel Castillo (Sevilha, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/19 - 2020/05/24 Exposição intitulada "Maria da Graça Amado da Cunha: uma presença singular no meio musical português" apresentada e realizada em colaboração com o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria. (2019/12/19 - 2020/05/24)
Exposição (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/11/09 - 2018/11/11 Membro da Comissão de Apoio da conferência "7º Encontro de Investigação em Música", organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música e pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. (2017/11/09 - 2017/11/11)
Conferência (Outra)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/11/08 - 2018/11/10 Membro da Comissão de Apoio da conferência "8º Encontro de Investigação em Música", organizada pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectádulo do Instituto Politécnico do Porto. (2018/11/08 - 2018/11/10)
Conferência (Outra)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/05/18 - 2017/05/19 Membro da Comissão organizadora da conferência "I Am Not There. International Conference on Bob Dylan", organizada pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e pelo Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) (2017/05/18 - 2017/05/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/02/08 - Atual Visita-guiada à exposição "Maria da Graça Amado da Cunha: uma presença singular no meio musical português", seguida de uma mesa-redonda.
Mesa-redonda
MARIA DA GRAÇA AMADO DA CUNHA - Visita Conferência
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal