???global.info.a_carregar???
Maria José Artiaga studied Musicology at the universities of Lisbon (Faculty of Social Sciences and Humanities), Berlin (Freie Universität) and London (Royal Holloway) where she graduated with a PhD Thesis on Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 ¿ 1900. She has taught at Instituto Politécnico de Lisboa where she was Chair of the Department on Language and Arts. She was Chair of the Portuguese Society for Research in Music between 2015 and 2021. Presently she is a research fellow at CESEM ¿ Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music at Lisbon, Nova University, and a member of the Research Group on Music in the modern period. Her publications and research main topics include subjects on 19th century Portuguese music, having participated in scientific funded projects, such as ¿Theater of Laughter¿: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900), ¿Music in-between: the ¿orfeonismo´ movement and choral singing in Portugal (1880-2012)¿, ¿Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries¿ and "To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)". Domain of Specialization and Research Interests Música Portuguesa no período entre 1870-1910 / Portuguese Music between 1870-1910 História do Ensino da Música no período entre 1870-1974 / History of Music teaching between 1870-1974
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Jose Conde Artiaga Barreiros
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Artiaga, Maria José

Identificadores de autor

Ciência ID
381C-D153-759B

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Musicology (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Não aplicável
2001
Concluído
Ciências Musicais - Especialidade de Ciências Musicais Históricas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1995
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
15 valores
1987
Concluído
Curso Superior de Piano (Outros)
Conservatório Nacional, Portugal
1971
Concluído
Curso de Tradutora nas Línguas Inglesa e Alemã (Outros)
Instituto Superior de Línguas e Administração, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2013 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2001/09/01 - 2008/07/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993 - 2001 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Eventual Specialised Commission Development of music education and general music teaching for children aged three to twelve and development of basic and secondary courses in specialised artistic educa Conselho Nacional de Educação, Portugal
2008 - 2012 Presidente Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/21 - Atual Member of the External Commission for the Assessment and Accreditation of Higher Education A3ES, Portugal
2015/03/01 - 2021/03/26 President of the Portuguese Society for Research in Music. Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2007 - 2012 Coordenadora Licenciatura em Música na Comunidade, Portugal
2010/04/27 - 2011/01/06 Member of the working group studying the adjustment or extension of the Project "Orquestra Geração" at national level. Ministério da Educação, Portugal
2009/01/01 - 2011/01/01 Board Member of the external commissions responsible for the evaluation of music courses in Higher Education. A3ES, Portugal
2009/04/17 - 2009/05/28 Seminar in Didactics of Music History. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2001/09/01 - 2002/07/01 Board Member of the external commission responsible for the evaluation of music courses in Higher Education. ADISPOR, Portugal
2000/09/01 - 2001/07/01 Teacher of Pedagogy of Music in the course of Theory and Aural Skills in a Higher Education school. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1998/09/01 - 1999/07/01 Representative of the Ministry of Culture in the working group for the study of arts teaching. Ministério da Cultura, Portugal
1999/06/01 - 1999/06/30 Independent expert in the working group for the selection of cultural projects to the Culture Cadre 2000, submitted to the European Commission. Ministério da Cultura, Portugal
1996/09/01 - 1997/07/01 Teacher of History of Music (Romantism) in the University. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1996/01/01 - 1996/12/01 Representative of the Ministry of Culture in the working group for the study of arts teaching. Ministério da Cultura, Portugal
1995/09/01 - 1996/07/01 Teacher of History of Music at a Music school. Fundação Musical dos Amigos das CRianças, Portugal
1993/09/01 - 1995/07/01 Theory and aural skills teacher at a Music school. Fundação Musical dos Amigos das CRianças, Portugal
1992/09/01 - 1993/07/01 Music teacher in the Course "Performative Arts" for secondary school teachers. Forum Dança, Portugal
1991/09/01 - 1992/07/01 Musical Didactics teacher at the University. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1989/09/01 - 1991/07/01 Assistant of the Music and Dance Director of Europalia 91 - Portugal / Brussels Ministério da Cultura, Portugal
1989/01/01 - 1989/12/01 Cooperation in the ministerial working group for the revision of the musical syllabus of Middle school classes. Ministério da Cultura, Portugal
1987/09/01 - 1988/07/01 Supervisor of trainees' teachers of Musical Education. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1986/09/01 - 1987/07/01 Coordinator of the music teachers of the school. Escola Preparatória de Manuel da Maia, Portugal
1985/09/01 - 1986/07/01 Trainees' teacher to those who would become teachers for Musical Education in Middle school classes. Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
1978/09/01 - 1985/07/01 Music Theory and Aural skills teacher Academia de Amadores de Música, Portugal
1982/09/01 - 1983/07/01 Professional Graduate Certificate of Education in the domain of Musical Education for Middle school classes. Ministério da Educação, Portugal
1975 - 1976 Music teacher in middle school classes. Escola Secundária de Passos Manuel, Portugal
1974/09/01 - 1975/07/01 Music teacher in middle school classes. Escola Secundária de D. Diniz, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2022 To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01 - 2019 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/01 - 2014 Music in-between: the ‘orfeónico’ movement and the choral singing in Portugal (1880-2012)
PTDC/EAT- MMU/117788/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)
PTDC/EAT-MMU/098104/2008
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Artiaga, Maria José; Cymbron, Luísa. "Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883". Trabalho apresentado em Consequences of Wagner, Lisboa, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Artiaga, Maria José. "A música para cena no período republicano", Açoreano Oriental, 2017
  2. Artiaga, Maria José. "O restauracionismo musical", Açoreano Oriental, 2012
  3. Artiaga, Maria José. "O panorama da vida musical portuguesa entre 1926 e 1960", Açoreano Oriental, 2012
  4. Barreiros, Maria. "As sociedades de concerto: do espaço privado ao espaço público", Açoreano Oriental, 2012
  5. Barreiros, Maria. "A música no cinema em Portugal", Açoreano Oriental, 2012
  6. Barreiros, Maria. "A música para cena durante o Estado Novo", Açoreano Oriental, 2012
  7. Barreiros, Maria. "O início da rádio em Portugal", Açoreano Oriental, 2012
  8. Artiaga, Maria José. "Fonógrafos e Gramofones", Açoreano Oriental, 2011
  9. Artiaga, Maria José. "O nascimento da musicologia em Portugal", Açoreano Portugal, 2011
  10. Artiaga, Maria José. "As bandas militares e civis", Açoreano Oriental, 2011
  11. Artiaga, Maria José. "O fado como alternativa à música popular rural", Açoreano Oriental, 2011
  12. Artiaga, Maria José. "Idealização da Nação: a recolha da música popular rural", Açoreano Oriental, 2011
  13. Barreiros, Maria. "Patriotismo e Nacionalismo", Açoreano Oriental, 2011
  14. Barreiros, Maria. "Lambertini e o projecto do Museu dos Instrumentos Musicais", Açoreano Oriental, 2011
  15. Artiaga, Maria José. "A composição musical portuguesa no período republicano", Açoreano Oriental, 2010
  16. Artiaga, Maria José. "A crítica musical no período republicano", Açoreano Oriental, 2010
  17. Artiaga, Maria José. "O Hino Nacional e a sua génese", Açoreano Oriental, 2010
  18. Artiaga, Maria José. "Os intérpretes no período republicano", Açoreano Oriental, 2010
  19. Artiaga, Maria José. "O ensino da música a nível genérico durante o período republicano", Açoreano Oriental, 2010
  20. Artiaga, Maria José. "O ensino especializado de música no período republicano", Açoreano Oreintal, 2010
  21. Artiaga, Maria José. "A música instrumental no período republicano", Açoreano Oriental, 2010
  22. Artiaga, Maria José. "Panorama da Vida Musical Portuguesa entre 1890 e 1930", Açoreano Oriental, 2010
Artigo em revista
  1. Artiaga, Maria José. "Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria". Revista de Educación 16 (2019): 173-191.
    Publicado
  2. Artiaga, Maria José. "A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960". Revista Música, Psicologia e Educação 3 (2001): 45-56.
    Publicado
  3. Artiaga, Maria José. "O ensino da música na actual reforma do sistema educativo: que contribuição para a modernidade?". Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 69 (1991): 10-13.
    Publicado
  4. Artiaga, Maria José. "Proposta de reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário - A inserção da disciplina de educação musical". Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 57 (1988): 23-24.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Artiaga, Maria José; Cymbron, Luísa. "As "Meninas da Rádio": Tentativas de afirmação profissional de jovens mulheres instrumentistas na década de 1940". In Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985). Portugal: Colibri, 2024.
    No prelo
  2. Artiaga, Maria José; Ribeiro, Eva Mathilde. "Três gerações da família dos Condes de Redondo: contributos para uma história social da música portuguesa". In Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985). Portugal: Colibri, 2024.
    No prelo
  3. Artiaga, Maria José. "Os condes de Redondo e a paixão pela música". In Palácio dos condes de Redondo, 346-354. Lisboa, Portugal: Scribe, 2022.
    Publicado
  4. Luísa Cymbron. "A cidade e a sua vida musical". In Margarida Magalhães de Sousa: Uma pianista açoriana, 75-85. Lisboa, Portugal: 9 Musas/MPMP, 2022.
    Publicado
  5. Artiaga, Maria José. "A Gazeta Musical de Josephine Amann". In A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, 45-58. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional/INET-md, 2021.
    Publicado
  6. Artiaga, Maria José. ""Grace, skill and refinement": a orquestra de senhoras de Josephine Amann-Weinlich". In Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble … afte Butler, editado por Paula Gomes-Ribeiro, Júlia Durand, Joana Freitas, Filipe Gaspar (coord.), 21-46. Vila Nova de Famalicão, Vietname: Húmus, 2021.
    Publicado
  7. Artiaga, Maria José. "O espaço músico-teatral do Chiado como símbolo de uma sociabilidade moderna". In Paisagens sonoras históricas: Anatomia dos sons nas cidades. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2021.
    Publicado
  8. Artiaga, Maria José. "Verdi nos teatros de S. João e do S. Carlos: o impacto da sua obra na imprensa". In O velho Teatro de S. João (1798-1908). Teatro e Música no Porto do longo séc. XIX., editado por Luísa Cymbron, Ana Isabel Vasconcelos (coord.), 293-329. Portugal: Afrontamento, 2020.
    Publicado
  9. Artiaga, Maria José. "O Fado na composição erudita do final de oitocentos". In Música e História: estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, 383-402. Lisboa, Portugal: CESEM / Edições Colibri, 2017.
    Publicado
  10. Artiaga, Maria José. "Josephine Amann, uma Maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª Metade do Século XIX". In Exiliance au Fémin dans le Monde Lusophone (XXe - XXIe siècles), 291-299. Paris, França: Editions Hispaniques, 2017.
    Publicado
  11. Artiaga, Maria José. "Deconstructing the national: the operetta Maria da Fonte”. In Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.). Musical Theatre in Europe 1830-1945". In Musical Theatre in Europe 1830-1945, 387-401. Turnhout, Bélgica: Brepols, 2017.
    Publicado
  12. Artiaga, Maria José. "Joaquim de Vasconcelos e o Problema de uma Musicologia Periférica". In II Congresso “O Porto Romântico” - Actas, 82-95. Porto, Portugal: CITAR - Universidade Católica do Porto, 2016.
    Publicado
  13. Artiaga, Maria José. "O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas". In Vozes ao Alto - Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos, 47-70. Lisboa, Portugal: MPMP, 2014.
    Publicado
  14. Barreiros, Maria. "O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas". In Vozes ao Alto - Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos, 47-70. Portugal: MPMP, 2014.
    Publicado
  15. Artiaga, Maria José. "A opereta com texto em português no contexto luso-brasileiro: o caso do Teatro da Trindade". In Atas do Congresso Internacional “A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, 651-662. Portugal, 2013.
    Publicado
  16. Artiaga, Maria José. "A critica musical no tempo de António Fragoso". In António Fragoso e o seu Tempo, 205-212. Lisboa, Portugal: Associação António Fragoso / CESEM, 2010.
    Publicado
  17. Artiaga, Maria José. "Aufbau eines ‘Estado Novo’: Die Rolle des Faches Chorgesang". In Antimoderne, Faschismus, modernisierte Reaktion. Die Ambivalenz der Moderne, 81-88. Berlim, Alemanha: Weidler Buchverlag, 2005.
    Publicado
  18. Artiaga, Maria José. "O ensino do Canto Coral durante o Período do Estado Novo". In Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal, 165-173. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Artiaga, Maria José. Hidden Practices: Debates about Music-Making. Aveiro, Portugal: UA Aveiro. 2020.
    Publicado • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Barreiros, Maria José Conde Artiaga; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (coord.). "Associação dos Profissionais do Ensino da Música (Apemúsica)". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  2. Artiaga, Maria José; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (coord.). "Borba, Tomás Vaz de". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  3. Barreiros, Maria. "Ensino da Música". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado • 10.1093/gao/9781884446054.article.t028778
  4. Barreiros, Maria. "Música Erudita". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  5. Artiaga, Maria José; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (coord.). "Santos, João Paulo". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  6. Artiaga, Maria José; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (coord.). "Wagner Diniz, António". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Cículo de Leitores / Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  7. Artiaga, Maria José; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan (coord.). "Fonte, José Ribeiro da". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, 2010.
    Publicado • 10.1093/benz/9780199773787.article.b00193464
Livro
  1. Artiaga, Maria José; Santos Silva, Augusto (coord.). A Educação Artística e a Promoção das Artes, na Perspectiva das Políticas Públicas. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2000.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Bruno Caseirão. "Bruno Caseirão, O essencial sobre Viana da Mota (Lisboa, INCM, 2020), 116 pp., ISBN: 978-972-27-2828-7". Revisão de O essencial sobre Viana da Mota 7, 2 (2020): 357-361.
    Publicado
  2. Barreiros, Maria. "Sementes de Música para bebés e crianças". Revisão de Sementes de Música para bebés e crianças 130, (2008):
Tese / Dissertação
  1. Artiaga, Maria José. "Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900". Doutoramento, Royal Holloway University of London, 2007.
  2. Artiaga, Maria José. "A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1999.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/02 Heritage and musical activity in the 19th and early 20th centuries, Roundtable XIII International Musicology Symposium
Universidade Federal de Goiânia (Goiânia, Brasil)
2024/03/08 A música na educação pré-escolar: em que contextos? Congresso Internacional de Práticas Educativas
Escola Superior de Educação João de Deus, (Lisboa, Portugal)
2023/11/09 Desconstruindo o nacional: a opereta Maria da Fonte Maria da Fonte: História, Teatro Música e Género
Museu Nacional do Traje (Lisboa, Portugal)
2022/10/30 The soundscape of Chiado as a symbol of modern sociability
University of Kent (Chattam, Reino Unido)
2022/09/23 As "meninas da rádio": jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940 Intersecções. 4º Simposium do NEGEM
Núcleo de Estudos em Género e Música - CESEM / NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
2022/07/01 As "meninas da rádio": jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940 Music as a profession: status, careers and organizations (18th-20th centuries)
INET-MD (Lisboa, Portugal)
2022/05/14 O espaço da mulher no domínio da composição em Portugal na segunda metade do século XIX Colóquio Internacional Música Política e Sociedade: ecos do liberalismo no mundo ibero-americano/Music, Politics and Society: Echoes of Liberalism in the Iberoamerican World
(Lisboa, Portugal)
2022/02/07 Os Condes de Redondo: três gerações, do mecenas ao músico profissional Workshop do projecto MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX)
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2021/08/28 Musical Activities in Pre-School Education: Conceptions and Practices International Conference Education, Research & Development 2021
International Scientific Events (Burgas, Bulgária)
2021/01/29 Atividades de Expressão Musical no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico: conceções e práticas XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educac¸a~o e Idades da Vida – Problema´ticas de Investigac¸a~o e Desafios na Sociedade Contempora^nea
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/11/18 A música do conto Encontro sobre Literatura Infantil
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa, Portugal)
2020/02 Josephine Weinlich, a conductor and entrepreneur in the last quarter of the 19th century Musical Women in Europe in the Long Nineteenth Century
Royal Northern College of Music (Manchester, Reino Unido)
2019/03 Josephine Weinlich, a conductor and entrepreneur in the last quarter of the 19th century International Women and/in Musical Leadership Conference
Senate House (Londres, Reino Unido)
2018 Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century International Conducting Studies Conference 2018
Anne’s College, University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2018 Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century International Conducting Studies Conference
(Oxford, Reino Unido)
2017 O Canto em Coro no Sistema Educativo Português
Doutoramento em Ensino e Psicologia da Música (Lisboa, Portugal)
2017 Representações da mulher na imprensa periódica do século XIX I Jornadas do NEMI
Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (Lisboa, Portugal)
2017 A Gazeta Musical de Josephine Amann A imprensa como fonte para a história da interpretação musical / La prensa como fuente para la historia de la interpretación musical
Sociedad Española de Musicología (Grupo de Trabajo “Música y Prensa”) - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), FCSHNOVA (Grupo “Estudos Históricos e Culturais em Música”) (Lisboa, Portugal)
2017 A receção da Traviata na imprensa portuguesa da década de 1870/ The reception of La Traviata in the Portuguese press of the 1870s, Colóquio O Velho Teatro do S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e politicas do espectáculo operático e teatral no longo século XIX
(Porto, Portugal)
2016 O Barroco: Música e Belas-Artes Os Dias do Conservatório
Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
2016 Josephine Amann, uma maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª metade do século XIX Colóquio Internacional Exiliência de mulheres no mundo lusófono (sécs. XX-XXI) / Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXIe siècles)
Université Paris-Sorbonne (CRIMIC) / Universidade do Porto (FLUP/ ILC) (Porto, Portugal)
2016 Choral Singing in the light of republican ideals and of positivist thinking International Symposium on the Histories and Practices of Choral Singing
(Lund, Suécia)
2015 Jospehine Amann, uma mulher à frente de uma orquestra de homens Colóquio Musical Trouble: After Butler …
Núcleo de Estudos em Género e Música (Lisboa, Portugal)
2015 Joaquim de Vasconcelos, a Man of his Times Faced with a Peripheral Musicology, Musical Biography National Ideology, Narrative Technique, and the Nature of Myth
Monash University / University of Surrey (Londres, Reino Unido)
2015 Trindade’s Theatre as a Battleground for Local Visions of Modernity The Théâtre Musical Léger in Europe: From the Operetta to the Music-Hall
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
2014 O início da historiografia musical em Portugal através de um intelectual do Porto O Porto Romântico
CITAR (Porto, Portugal)
2014 O contributo do Canto Coral na constituição do Estado Novo Diálogos em Música
Casa da Achada / SPIM (Lisboa, Portugal)
2014 O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Virtuosismo no séc. XIX: a obra e o intérprete Fórum ESART
Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
2013 Três operetas, três insucessos no palco da Trindade Congresso Internacional "As Práticas da Comédia"
CESEM (Lisboa, Portugal)
2013 Pioneiros do Canto Coral escolar no século XIX Encontro de Investigação em Canto em Coro ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
INET-md (Porto, Portugal)
2013 Música, Mito, Modernismo Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera
CESEM (Lisboa, Portugal)
2013 'Civilizar' pelo Canto Coral: ideias e práticas da institucionalização da disciplina no ensino genérico III Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Cascais, Portugal)
2013 A opereta com texto em português no contexto lusobrasileiro: o caso do Teatro da Trindade A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico
CESEM (Lisboa, Portugal)
2012 'Teatro para Rir' – O Teatro da Trindade e a representação da opereta A Guitarra de Augusto Machado
Coordenação do Mestrado em Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
2012 A opereta A Guitarra, uma proposta de um can-can à portuguesa II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição
SPIM / Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
2012 The Theatre of Trindade and Portuguese Modernity 17th Biennial Conference on Nineteenth-Century Music
(Edimburgh, Reino Unido)
2011 Modernismo e Modernismos Seminário de Cultura Arquitectónica
Programa de Doutoramento em Arquitectura (Lisboa, Portugal)
2011 Joaquim de Vasconcelos e o problema de uma musicologia periférica O Porto Romântico
CITAR (Porto, Portugal)
2011 Desafios do Ensino da Música em Portugal Festival Jovens Músicos
(Lisboa, Portugal)
2011 Francisco Palha, fisionomia de um empresário I Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Porto, Portugal)
2010 ‘Civilizar pelo Canto Coral’”: Ideias e práticas na I República Colóquio República e Ensino
Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (Lisboa, Portugal)
2010 A Recepção de Verdi na crítica portuguesa na década de 1870 Colóquio O Teatro de São Carlos e as Artes do Espectáculo em Portugal
CESEM (Lisboa, Portugal)
2010 A Crítica musical nas primeiras décadas do século No Centenário Da Primeira República
Unidade de Investigação em Música e Musicologia / Associação Nacional de Instrumentos Musicais (Évora, Portugal)
2009 A música na imprensa portuguesa entre 1870 e 1910 Forum Crítica Musical: Passado, Presente e Futuro
Festival Primavera Musical (Castelo Branco, Portugal)
2009 The reception of Verdi in 1870s Portuguese intellectual milieu Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives
CESEM (Lisboa, Portugal)
2009 Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal 1861-1883 Colóquio Internacional, Consequences of Wagner
CESEM (Lisboa, Portugal)
2008 A Música no 1º ciclo do Ensino Básico IX Semana Aberta
Conservatório Nacional (Conservatório Nacional, Portugal)
2008 O Fado na composição erudita do final de oitocentos Fado: Percursos e Perspectivas
INET-md (Lisboa, Portugal)
2008 A crítica musical no tempo de António Fragoso Colóquio António Fragoso e o seu tempo
Direcção Geral das Artes / CESEM (Lisboa, Portugal)
2007 A Crítica Musical na Imprensa Portuguesa entre 1870 e 1900 Colóquio A Música discute-se
CESEM (Lisboa, Portugal)
2007 Italianismo versus Germanismo: Sentimento versus Razão Seminário de Investigação
CIED (Lisboa, Portugal)
2006 Música e Cultura Moderna Música e Cultura Moderna
Curso de Mestrado em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea (Lisboa, Portugal)
2005 A música de câmara em Portugal no último quartel do século XIX Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa"
Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005 A música de câmara e a mudança de atitudes na vida musical portuguesa no último quartel do séc. XIX Da Música: O Gosto, O Repertório, A Prática, Funcionalidades e Parcerias
Conservatório de Música de Castelo Branco / Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2004 Augusto Machado e as operetas na década de 70
Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
2004 At the margins: Music in Portugal in the 1870s 37th Royal Musical Association (RMA) Annual Music Research Student's Conference
Royal Musical Association (RMA) (Egham, Reino Unido)
2003 O Modernismo na Música
Curso de Arquitectura (Coimbra, Portugal)
2001 O ensino do Canto Coral em Portugal - Desde a sua institucionalização até 1960
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2001 O ensino no Conservatório e os seus protagonistas durante a 1ª metade do século XX
Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
2001 A disciplina de Canto Coral desde a sua institucionalização nos liceus até 1974 II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2000 O debate sobre a formação académica e profissional dos músicos em Portugal nos anos 30 X Encontro de Musicologia “A Música Portuguesa no Século XX”
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
2000 A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960 Escola de Outono
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) (Porto, Portugal)
1999 Choral singing in the building of a New State Der Fall Weimar. Moderne und Antimoderne im Spannungsfeld des 20. Jahrhunderts, Staat und Gesellschaft als Gesamtkunstwerk
Institut für Musikwissenschaft (Weimar, Alemanha)
1997 O ensino da música nas Escolas Superiores de Educação em Portugal Encontro Ibérico Sobre a Situação do Ensino da Música em Portugal e Espanha
(Madrid, Espanha)
1991 Que música no actual sistema educativo? Uma história de equívocos Seminário Nacional sobre Educação Artística
(Leiria, Portugal)
1990 O ensino da música na actual Reforma do Sistema Educativo: que contributo para a modernidade? Modernidade e Mudança na Música em Portugal
Curso de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 A importância da música em salas de Pré-Escolar: as perspetivas de quatro educadoras de infância de diferentes modelos pedagógicos
Orientador
Mestrado em Educação Pre-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/02/19 - 2022/02/19 Problemáticas em torno do ensino especializado de música no Rio de Janeiro e em Lisboa (2022/02/19 - 2022/02/19)
Simpósio (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2021/04/28 - 2021/04/28 A mulher e a música: das precursoras às primeiras profissionais (2021/04/28 - 2021/04/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Projecto PROFMUS (INET-md), Portugal
2020 - 2020 Organization of the 10th Conference on Musical Research (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 Organization of the 9th Conference on Musical Research (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 Organization of the 8th Conference on Musical Research (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Organization of the 7th Conference on Musical Research (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Organisation of the 6th Conference on Musical Research (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015/11 - 2015/11 Organisation of the 5th Conference on Musical Research (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Portuguese Society for Research in Music (SPIM), Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/24 A Música Sinfónica em Lisboa: da Implantação da República à Ascensão do Estado Novo
Arguente
Luís Miguel Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023/10/17 Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911)
Arguente principal
Rui Magno da Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 Vozes no Liceu: O impacto da disciplina de Canto Coral nos anos de 1940 a 1970
Arguente principal
Nathane Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/02/25 O Violino Em Portugal Na Primeira Repu´blica: contextos, protagonistas e reperto´rios
Arguente principal
Helder José Baptista Sá (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/10/30 Os padro~es de gosto musical da sociedade urbana de E´vora: uma abordagem por interme´dio da imprensa local (1887-1910)
Arguente principal
João Pedro Figueiredo Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07 A motivação de crianças e jovens na aprendizagem musical em projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil, e Orquestra Geração, em Portugal
Arguente
Ariana Perazzo da Nóbrega (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 Challenges in Music Education Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
2015 - 2015 II Encontro Internacional "Estética e Arte em Educação" Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
2012 - 2012 Congresso Musical Guimarães

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Revista Portuguesa de Educação Musical
2018 - 2018 Investigar em Educação
2018 - 2018 Cidehus Edições da Universidade de Évora

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/03 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música