Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Jose Conde Artiaga Barreiros
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Artiaga, Maria José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 381C-D153-759B
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/03/08 - 2024/05/19
Concluído
|
Ensinar à Distância: metodologias ativas e flexíveis (Outros)
European Network in D-Flexible Teaching., Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Musicology (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Não aplicável |
2001
Concluído
|
Ciências Musicais - Especialidade de Ciências Musicais Históricas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1995
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
15 valores |
1987
Concluído
|
Curso Superior de Piano (Outros)
Conservatório Nacional, Portugal
|
|
1971
Concluído
|
Curso de Tradutora nas Línguas Inglesa e Alemã (Outros)
Instituto Superior de Línguas e Administração, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - 2013 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2001/09/01 - 2008/07/01 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993 - 2001 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Eventual Specialised Commission Development of music education and general music teaching for children aged three to twelve and development of basic and secondary courses in specialised artistic educa | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2008 - 2012 | Presidente | Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09/21 - Atual | Member of the External Commission for the Assessment and Accreditation of Higher Education | A3ES, Portugal |
2015/03/01 - 2021/03/26 | President of the Portuguese Society for Research in Music. | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
2007 - 2012 | Coordenadora | Licenciatura em Música na Comunidade, Portugal |
2010/04/27 - 2011/01/06 | Member of the working group studying the adjustment or extension of the Project "Orquestra Geração" at national level. | Ministério da Educação, Portugal |
2009/01/01 - 2011/01/01 | Board Member of the external commissions responsible for the evaluation of music courses in Higher Education. | A3ES, Portugal |
2009/04/17 - 2009/05/28 | Seminar in Didactics of Music History. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2001/09/01 - 2002/07/01 | Board Member of the external commission responsible for the evaluation of music courses in Higher Education. | ADISPOR, Portugal |
2000/09/01 - 2001/07/01 | Teacher of Pedagogy of Music in the course of Theory and Aural Skills in a Higher Education school. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
1998/09/01 - 1999/07/01 | Representative of the Ministry of Culture in the working group for the study of arts teaching. | Ministério da Cultura, Portugal |
1999/06/01 - 1999/06/30 | Independent expert in the working group for the selection of cultural projects to the Culture Cadre 2000, submitted to the European Commission. | Ministério da Cultura, Portugal |
1996/09/01 - 1997/07/01 | Teacher of History of Music (Romantism) in the University. | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1996/01/01 - 1996/12/01 | Representative of the Ministry of Culture in the working group for the study of arts teaching. | Ministério da Cultura, Portugal |
1995/09/01 - 1996/07/01 | Teacher of History of Music at a Music school. | Fundação Musical dos Amigos das CRianças, Portugal |
1993/09/01 - 1995/07/01 | Theory and aural skills teacher at a Music school. | Fundação Musical dos Amigos das CRianças, Portugal |
1992/09/01 - 1993/07/01 | Music teacher in the Course "Performative Arts" for secondary school teachers. | Forum Dança, Portugal |
1991/09/01 - 1992/07/01 | Musical Didactics teacher at the University. | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1989/09/01 - 1991/07/01 | Assistant of the Music and Dance Director of Europalia 91 - Portugal / Brussels | Ministério da Cultura, Portugal |
1989/01/01 - 1989/12/01 | Cooperation in the ministerial working group for the revision of the musical syllabus of Middle school classes. | Ministério da Cultura, Portugal |
1987/09/01 - 1988/07/01 | Supervisor of trainees' teachers of Musical Education. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
1986/09/01 - 1987/07/01 | Coordinator of the music teachers of the school. | Escola Preparatória de Manuel da Maia, Portugal |
1985/09/01 - 1986/07/01 | Trainees' teacher to those who would become teachers for Musical Education in Middle school classes. | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
1978/09/01 - 1985/07/01 | Music Theory and Aural skills teacher | Academia de Amadores de Música, Portugal |
1982/09/01 - 1983/07/01 | Professional Graduate Certificate of Education in the domain of Musical Education for Middle school classes. | Ministério da Educação, Portugal |
1975 - 1976 | Music teacher in middle school classes. | Escola Secundária de Passos Manuel, Portugal |
1974/09/01 - 1975/07/01 | Music teacher in middle school classes. | Escola Secundária de D. Diniz, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022 | To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/01 - 2019 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2012/01 - 2014 | Music in-between: the ‘orfeónico’ movement and the choral singing in Portugal (1880-2012)
PTDC/EAT- MMU/117788/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)
PTDC/EAT-MMU/098104/2008
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/02 | Heritage and musical activity in the 19th and early 20th centuries, Roundtable | XIII International Musicology Symposium
Universidade Federal de Goiânia (Goiânia, Brasil)
|
2024/03/08 | A música na educação pré-escolar: em que contextos? | Congresso Internacional de Práticas Educativas
Escola Superior de Educação João de Deus, (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/09 | Desconstruindo o nacional: a opereta Maria da Fonte | Maria da Fonte: História, Teatro Música e Género
Museu Nacional do Traje (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/30 | The soundscape of Chiado as a symbol of modern sociability |
University of Kent (Chattam, Reino Unido)
|
2022/09/23 | As "meninas da rádio": jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940 | Intersecções. 4º Simposium do NEGEM
Núcleo de Estudos em Género e Música - CESEM / NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/01 | As "meninas da rádio": jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940 | Music as a profession: status, careers and organizations (18th-20th centuries)
INET-MD (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/14 | O espaço da mulher no domínio da composição em Portugal na segunda metade do século XIX | Colóquio Internacional Música Política e Sociedade: ecos do liberalismo no mundo ibero-americano/Music, Politics and Society:
Echoes of Liberalism in the Iberoamerican World
(Lisboa, Portugal)
|
2022/02/07 | Os Condes de Redondo: três gerações, do mecenas ao músico profissional | Workshop do projecto MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX)
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/08/28 | Musical Activities in Pre-School Education: Conceptions and Practices | International Conference Education, Research & Development 2021
International Scientific Events (Burgas, Bulgária)
|
2021/01/29 | Atividades de Expressão Musical no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico: conceções e práticas | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educac¸a~o e Idades da Vida – Problema´ticas de Investigac¸a~o e Desafios na Sociedade
Contempora^nea
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/18 | A música do conto | Encontro sobre Literatura Infantil
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa, Portugal)
|
2020/02 | Josephine Weinlich, a conductor and entrepreneur in the last quarter of the 19th century | Musical Women in Europe in the Long Nineteenth Century
Royal Northern College of Music (Manchester, Reino Unido)
|
2019/03 | Josephine Weinlich, a conductor and entrepreneur in the last quarter of the 19th century | International Women and/in Musical Leadership Conference
Senate House (Londres, Reino Unido)
|
2018 | Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century | International Conducting Studies Conference 2018
Anne’s College, University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
|
2018 | Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century | International Conducting Studies Conference
(Oxford, Reino Unido)
|
2017 | O Canto em Coro no Sistema Educativo Português |
Doutoramento em Ensino e Psicologia da Música (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Representações da mulher na imprensa periódica do século XIX | I Jornadas do NEMI
Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A Gazeta Musical de Josephine Amann | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical / La prensa como fuente para la historia de la interpretación
musical
Sociedad Española de Musicología (Grupo de Trabajo “Música y Prensa”) - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em
Música e Dança (INET-md), FCSHNOVA (Grupo “Estudos Históricos e Culturais em Música”) (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A receção da Traviata na imprensa portuguesa da década de 1870/ The reception of La Traviata in the Portuguese press of the 1870s, | Colóquio O Velho Teatro do S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e politicas do espectáculo operático e teatral
no longo século XIX
(Porto, Portugal)
|
2016 | O Barroco: Música e Belas-Artes | Os Dias do Conservatório
Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Josephine Amann, uma maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª metade do século XIX | Colóquio Internacional Exiliência de mulheres no mundo lusófono (sécs. XX-XXI) / Exiliance au féminin dans le monde lusophone
(XXe-XXIe siècles)
Université Paris-Sorbonne (CRIMIC) / Universidade do Porto (FLUP/ ILC) (Porto, Portugal)
|
2016 | Choral Singing in the light of republican ideals and of positivist thinking | International Symposium on the Histories and Practices of Choral Singing
(Lund, Suécia)
|
2015 | Jospehine Amann, uma mulher à frente de uma orquestra de homens | Colóquio Musical Trouble: After Butler …
Núcleo de Estudos em Género e Música (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Joaquim de Vasconcelos, a Man of his Times Faced with a Peripheral Musicology, | Musical Biography National Ideology, Narrative Technique, and the Nature of Myth
Monash University / University of Surrey (Londres, Reino Unido)
|
2015 | Trindade’s Theatre as a Battleground for Local Visions of Modernity | The Théâtre Musical Léger in Europe: From the Operetta to the Music-Hall
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
|
2014 | O início da historiografia musical em Portugal através de um intelectual do Porto | O Porto Romântico
CITAR (Porto, Portugal)
|
2014 | O contributo do Canto Coral na constituição do Estado Novo | Diálogos em Música
Casa da Achada / SPIM (Lisboa, Portugal)
|
2014 | O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX | Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Virtuosismo no séc. XIX: a obra e o intérprete | Fórum ESART
Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
|
2013 | Três operetas, três insucessos no palco da Trindade | Congresso Internacional "As Práticas da Comédia"
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Pioneiros do Canto Coral escolar no século XIX | Encontro de Investigação em Canto em Coro ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
INET-md (Porto, Portugal)
|
2013 | Música, Mito, Modernismo | Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2013 | 'Civilizar' pelo Canto Coral: ideias e práticas da institucionalização da disciplina no ensino genérico | III Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Cascais, Portugal)
|
2013 | A opereta com texto em português no contexto lusobrasileiro: o caso do Teatro da Trindade | A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2012 | 'Teatro para Rir' – O Teatro da Trindade e a representação da opereta A Guitarra de Augusto Machado |
Coordenação do Mestrado em Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A opereta A Guitarra, uma proposta de um can-can à portuguesa | II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição
SPIM / Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal)
|
2012 | The Theatre of Trindade and Portuguese Modernity | 17th Biennial Conference on Nineteenth-Century Music
(Edimburgh, Reino Unido)
|
2011 | Modernismo e Modernismos | Seminário de Cultura Arquitectónica
Programa de Doutoramento em Arquitectura (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Joaquim de Vasconcelos e o problema de uma musicologia periférica | O Porto Romântico
CITAR (Porto, Portugal)
|
2011 | Desafios do Ensino da Música em Portugal | Festival Jovens Músicos
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Francisco Palha, fisionomia de um empresário | I Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Porto, Portugal)
|
2010 | ‘Civilizar pelo Canto Coral’”: Ideias e práticas na I República | Colóquio República e Ensino
Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A Recepção de Verdi na crítica portuguesa na década de 1870 | Colóquio O Teatro de São Carlos e as Artes do Espectáculo em Portugal
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A Crítica musical nas primeiras décadas do século | No Centenário Da Primeira República
Unidade de Investigação em Música e Musicologia / Associação Nacional de Instrumentos Musicais (Évora, Portugal)
|
2009 | A música na imprensa portuguesa entre 1870 e 1910 | Forum Crítica Musical: Passado, Presente e Futuro
Festival Primavera Musical (Castelo Branco, Portugal)
|
2009 | The reception of Verdi in 1870s Portuguese intellectual milieu | Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal 1861-1883 | Colóquio Internacional, Consequences of Wagner
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2008 | A Música no 1º ciclo do Ensino Básico | IX Semana Aberta
Conservatório Nacional (Conservatório Nacional, Portugal)
|
2008 | O Fado na composição erudita do final de oitocentos | Fado: Percursos e Perspectivas
INET-md (Lisboa, Portugal)
|
2008 | A crítica musical no tempo de António Fragoso | Colóquio António Fragoso e o seu tempo
Direcção Geral das Artes / CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A Crítica Musical na Imprensa Portuguesa entre 1870 e 1900 | Colóquio A Música discute-se
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Italianismo versus Germanismo: Sentimento versus Razão | Seminário de Investigação
CIED (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Música e Cultura Moderna | Música e Cultura Moderna
Curso de Mestrado em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea (Lisboa, Portugal)
|
2005 | A música de câmara em Portugal no último quartel do século XIX | Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa"
Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005 | A música de câmara e a mudança de atitudes na vida musical portuguesa no último quartel do séc. XIX | Da Música: O Gosto, O Repertório, A Prática, Funcionalidades e Parcerias
Conservatório de Música de Castelo Branco / Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2004 | Augusto Machado e as operetas na década de 70 |
Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2004 | At the margins: Music in Portugal in the 1870s | 37th Royal Musical Association (RMA) Annual Music Research Student's Conference
Royal Musical Association (RMA) (Egham, Reino Unido)
|
2003 | O Modernismo na Música |
Curso de Arquitectura (Coimbra, Portugal)
|
2001 | O ensino do Canto Coral em Portugal - Desde a sua institucionalização até 1960 |
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2001 | O ensino no Conservatório e os seus protagonistas durante a 1ª metade do século XX |
Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2001 | A disciplina de Canto Coral desde a sua institucionalização nos liceus até 1974 | II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2000 | O debate sobre a formação académica e profissional dos músicos em Portugal nos anos 30 | X Encontro de Musicologia “A Música Portuguesa no Século XX”
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
|
2000 | A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960 | Escola de Outono
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) (Porto, Portugal)
|
1999 | Choral singing in the building of a New State | Der Fall Weimar. Moderne und Antimoderne im Spannungsfeld des 20. Jahrhunderts, Staat und Gesellschaft als Gesamtkunstwerk
Institut für Musikwissenschaft (Weimar, Alemanha)
|
1997 | O ensino da música nas Escolas Superiores de Educação em Portugal | Encontro Ibérico Sobre a Situação do Ensino da Música em Portugal e Espanha
(Madrid, Espanha)
|
1991 | Que música no actual sistema educativo? Uma história de equívocos | Seminário Nacional sobre Educação Artística
(Leiria, Portugal)
|
1990 | O ensino da música na actual Reforma do Sistema Educativo: que contributo para a modernidade? | Modernidade e Mudança na Música em Portugal
Curso de Ciências Musicais (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | A importância da música em salas de Pré-Escolar: as perspetivas de quatro educadoras de infância de diferentes modelos pedagógicos
Orientador
|
Mestrado em Educação Pre-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02/19 - 2022/02/19 | Problemáticas em torno do ensino especializado de música no Rio de Janeiro e em Lisboa (2022/02/19 - 2022/02/19)
Simpósio (Outra)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2021/04/28 - 2021/04/28 | A mulher e a música: das precursoras às primeiras profissionais (2021/04/28 - 2021/04/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Projecto PROFMUS (INET-md), Portugal |
2020 - 2020 | Organization of the 10th Conference on Musical Research (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | Organization of the 9th Conference on Musical Research (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Organization of the 8th Conference on Musical Research (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | Organization of the 7th Conference on Musical Research (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - 2016 | Organisation of the 6th Conference on Musical Research (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015/11 - 2015/11 | Organisation of the 5th Conference on Musical Research (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Portuguese Society for Research in Music (SPIM), Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/23 | A União Filarmónica do Troviscal: a construção de uma comunidade de prática musical online! (Projecto de Tese de Doutoramento)
Arguente principal
|
Luís Filipe de Oliveira Granjo (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2024/06/24 | A Música Sinfónica em Lisboa: da Implantação da República à Ascensão do Estado Novo
Arguente
|
Luís Miguel Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023/10/17 | Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911)
Arguente principal
|
Rui Magno da Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09 | Vozes no Liceu: O impacto da disciplina de Canto Coral nos anos de 1940 a 1970
Arguente principal
|
Nathane Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/02/25 | O Violino Em Portugal Na Primeira Repu´blica: contextos, protagonistas e reperto´rios
Arguente principal
|
Helder José Baptista Sá (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/10/30 | Os padro~es de gosto musical da sociedade urbana de E´vora: uma abordagem por interme´dio da imprensa local (1887-1910)
Arguente principal
|
João Pedro Figueiredo Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/07 | A motivação de crianças e jovens na aprendizagem musical em projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil, e Orquestra Geração, em
Portugal
Arguente
|
Ariana Perazzo da Nóbrega (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Challenges in Music Education | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto |
2015 - 2015 | II Encontro Internacional "Estética e Arte em Educação" | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa |
2012 - 2012 | Congresso Musical | Guimarães |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Revista Portuguesa de Educação Musical | |
2018 - 2018 | Investigar em Educação | |
2018 - 2018 | Cidehus Edições da Universidade de Évora |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Comissão de Ética do CESEM (Presidente). Tem como missão promover a reflexão e contribuir para a contínua melhoria da investigação científica pelos membros do CESEM, visando a salvaguarda de princípios éticos nas suas áreas específicas de intervenção, no funcionamento geral da Unidade de Investigação e na relação com a sociedade. | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015/03 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música |