???global.info.a_carregar???
Master in Strategic Communication - Advertising and Public Relations - and PhD candidate in Communication Sciences at the University of Beira Interior (UBI). Specialized in Communication and Marketing. Researcher associated with the Young Researchers in Communication Sciences Working Group, associated with SOPCOM - Portuguese Association of Communication Sciences and LabCom - Communication and Arts, a research unit in Communication Sciences at the University of Beira Interior.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Jesus da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, F. J.
  • Rocha, Fernando
  • Rocha, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
5216-06F5-60B1
ORCID iD
0000-0001-5794-0114
Google Scholar ID
hHb1vHwAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.rocha@ubi.pt (Profissional)
  • fernandorocha83@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 916486963 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Indústria, 138, R/C, 6200-114, Covilhã, Castelo Branco, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/18 - 2025/06/23
Em curso
Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""It's not just soccer. The communication actions and social responsibility of clubs in Portugal's I Liga and Brazil's Serie A"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/01/01 - 2023/01/06
Concluído
Storytelling with Data for Successful Professional Communication (Outros)
Escola Nacional de Administração Pública, Brasil
89.79
2020/12/11
Concluído
Qualitative Data Analysis with NVivo (Outros)
Universidade da Beira Interior, Portugal
18
2018/09/19 - 2020/07/17
Concluído
Strategic Communication: Advertising and Public Relations (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Transmedia Narrative in Football. The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2020/06/04
Concluído
Management Degree Recognition (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Degree via Foreign Diploma Recognition" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/04/18 - 2015/11/16
Concluído
Communication and Marketing (Pós-Graduação)
Faculdade Senac Porto Alegre, Brasil
17
2006/06/05 - 2013/12/06
Concluído
Administration (Licenciatura)
Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
"The role of Sports Marketing in Sports Organizations " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/01 - 2018/08/12 Communications and Marketing Advisor Câmara Municipal de Gravataí, Brasil
2003/06/05 - 2005/06/03 Communications and Marketing Advisor Assembléia Legislativa do RS, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/09/01 Marketing and Digital Content Manager Curiosidades e Dicas, Portugal
2002/01/02 - 2022/08/02 Communications, Marketing and Content Director Revista e Site Bola em Jogo, Brasil
2008/03/05 - 2009/04/02 Communications and Marketing Consultant Cerâmica Atlético Clube, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2025/09/30 Não é só Futebol. As ações de Comunicação e a Responsabilidade dos clubes de futebol da I Liga de Portugal e da Série A do Brasil [It's not just soccer. The communication actions and social responsibility of clubs in Portugal's I Liga and Brazil's Serie A.]
2022.13135.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo; Rodrigues, Rosália. "Para criança ver: O uso do product placement no canais de YouTube brasileiros [For kids to see: The use of Product Placement on Brazilian YouTube channels]". Lumina 18 2 (2024): 136-156. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43357.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34019/1981-4070.2024.v18.43357
  2. Rocha, F. J.; Morais, Ricardo. "Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: Uma análise ao silenciamento das seleções durante o Mundial de Futebol de 2022 [When human rights are off the table: An analysis of the silencing of the national teams during the 2022 World Cup]". Revista Internacional de Relaciones Públicas 13 26 (2023): 121-140. https://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/issue/view/27.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rocha, F. J.; Ricardo Morais. "How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicating social responsibility in soccer [Como a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) joga o jogo: comunicando responsabilidade social no futebol]". methaodos revista de ciencias sociales (2022): https://doi.org/10.17502/mrcs.v10i2.593.
    Acesso aberto • 10.17502/mrcs.v10i2.593
  4. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo. "O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher [The role of soccer in combating inequalities and affirming the role of women: an analysis of the communication strategies of clubs in Portugal and Brazil on International Women's Day]". Interações: Sociedade e as novas modernidades 2 41 (2021): 68-93. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4.
    Publicado • 10.31211/interacoes.41.2021.a4
  5. Rocha, F. J.; Patatt, C.; Morais, Ricardo. "A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar [The Creation of Brand Identity through the Use of a Communication Archetype: A Case Study with footballers Cristiano Ronaldo, Messi and Neymar]". TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA 10 (2021): 1-28. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4792.
    Publicado
  6. Neto, Lourival; Giacomelli, Fábio; Rocha, F. J.. "Soccer and its unfolding in times of crisis Covid-19: Critical review". INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE 8 (2021): 435-447. https://ijaers.com/detail/soccer-and-its-unfolding-in-times-of-crisis-covid-19-critical-review/.
    Publicado
  7. Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela; Rocha, F. J.. "Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners". Participations - Journal of Audience and Reception Studies 18 1 (2021): 381-405. https://www.participations.org/Volume%2018/Issue%201/22.pdf..
    Publicado
  8. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "Jornalismo em tempos de COVID-19: fact-checking no Brasil e em Portugal durante os primeiros 90 dias da pandemia [Journalism in times of COVID-19: fact-checking in Brazil and Portugal during the first 90 days of the pandemic]". Geminis 11 2 (2020): 67-80. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503/380.
    Publicado
  9. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma análise dos sites Agência Lupa e Polígrafo no combate às fake news relacionadas com o Coronavírus [Fact-checking in Brazil and Portugal: an analysis of the websites Agência Lupa and Polígrafo in the fight against fake news related to the Coronavirus]". Revista Estudos de Jornalismo 11 (2020): 6-20. http://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20200801-ej11_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Argolo, T.; Rocha, F. J.. "A Estratégia e a Vantagem Competitiva: Estudo de Caso Fintech Nubank [Strategy and Competitive Advantage: Fintech Nubank Case Study]". Gestin Revista Científica da Escola Superior de Gestão 18/19 (2019): 393-403. https://gestin.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/02/2019Gestin18-19art25.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Rocha, F. J.; Giacomelli, Fábio. "Comunicação Estratégica No Futebol Brasileiro: Estudo sobre os Campeões Nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019 [Strategic Communication in Brazilian Football: Study on the 2018 National Champions in the 2019 Copa Libertadores]". Revista Geminis 10 (2019): 160-180. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/453.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Patatt, Caroline; Rocha, F. J.; Marcela Guimarães e Silva. "Transmídia? Uma análise do anúncio da Pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) [Transmedia? An analysis of the announcement of the Covid-19 Pandemic by the World Health Organization (WHO)]". In Tecnologias, plataformas e meios digitais: contextos, desafios e práticas [Technologies, platforms and digital media: contexts, challenges and practices], editado por Rejane Pozobom; Viviane Borelli, 55-71. Santa Maria, Brasil: FACOS-UFSM, 2023.
    Publicado
  2. Rocha, Fernando Jesus da. "Narrativa transmídia no futebol: As Estratégias de Comunicação dos clubes de futebol Brasileiros com maior presença digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence]". In Instantes revelados: da fotografia ao esporte, editado por Ria Editorial, 361-393. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2021.
    Publicado
  3. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal [Fake News and the Coronavirus: An Analysis of the Most Accessed Portals in Brazil and Portugal]". In Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, 34-62. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2020.
    Publicado
  4. Patatt, Caroline; Rocha, F. J.. Autor correspondente: Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal". In Jornalismo em tempos de pandemia do novo Coronavírus, 34-62. Portugal: Ria Editorial, 2020.
Livro
  1. Rocha, F. J.; Luis Fernando Aquino. O Campeão da Vida: perdoar para viver [The Champion of Life: Forgiving to Live]. Porto Alegre, Brasil: Melhorpubli. 2024.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rocha, F. J.; Morais, Ricardo. "When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup [Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: Uma análise ao silenciamento das seleções durante o Mundial de Futebol de 2022]". Trabalho apresentado em ECREA Organisational and Strategic Communication, Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, F. J.. "Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes Brasileiros de Futebol com maior presença digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence]". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2020. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/10610.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/22 Quebrando o Silêncio: A Invisibilidade e as ações de combate ao racismo no futebol espanhol [Breaking the Silence: Invisibility and actions to combat racism in Spanish soccer] Intercom Norte 2024
Intercom (Brasil)
2024/01/25 A transmédia no anúncio da pandemia de covid-19: uma análise das redes sociais digitais, do website e da aplicação da Organização Mundial de Saúde [Transmedia in the announcement of the covid19 pandemic: an analysis of digital social networks, website and the World Health Organization app] XIII Congresso Sopcom [XIII Sopcom Congress]
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Braga, Portugal)
2024/01/24 Quando "os golos dispensam balizas": uma análise das estratégias de responsabilidade social da Fundação do Futebol - Liga Portugal [When "goals don't need goalposts": an analysis of the social responsibility strategies of the Football Foundation - Liga Portugal] XIII Congresso Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Braga, Portugal)
2023/07/06 When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup [Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: uma análise ao silenciamento das equipas nacionais durante o Campeonato do Mundo de 2022] ECREA 2023 Organizational and Strategic Communication Section [Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica ECREA 2023]
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/03/16 O uso de product placement em canais brasileiros do YouTube voltados para crianças: cultura de consumo e desafios éticos [The use of product placement on Brazilian YouTube channels aimed at children: consumer culture and ethical challenges ] International Conference Media Ethics 2023
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2022/11/23 Fake News e o Coronavírus: Uma análise dos portais mais acessados no Brasil e em Portugal [Fake News and the Coronavirus: An Analysis of the Most Accessed Portals in Brazil and Portugal] 3ª Conferência Patologias e disfunções da democracia num contexto mediático [3rd Conference Pathologies and dysfunctions of democracy in a media context]
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/07/11 How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicate football's social responsibility [Como a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) joga o jogo: comunicar a responsabilidade social do futebol] IAMCR 2022
Universidade de Tsinghua (Beijing, China)
2022/04/12 A Criação de Identidade de Marca através da Utilização de um Arquétipo de Comunicação: Um estudo de caso com os futebolistas Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar [The Creation of Brand Identity through the Use of a Communication Archetype: A Case Study with footballers Cristiano Ronaldo, Messi and Neymar] XII Congresso da Sopcom [XII Sopcom Congress]
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes de Futebol com Maior Presença Digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of Football Clubs with a Greater Digital Presence] MEISTUDIES - 4º Congresso Internacional de Ecologia dos Media e Estudos da Imagem - Reflexões sobre o ecossistema mediático pós-pandémico [MEISTUDIES - 4th International Congress on Media Ecology and Image Studies - Reflections on the post-pandemic media ecosystem]
(Brasil)
2019/12/04 Rádio expandido: o alcance de dois podcasts de nicho [Expanded Radio: the reach of two niche podcasts] XI Congresso Sopcom | Comunicação, Turismo e Cultura [XI Sopcom Congress | Communication, Tourism and Culture]
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/07/04 Marketing Digital e Implicações Sociais: Estudo de Caso Burger King Brasil [Digital Marketing and Social Implications: Burger King Brazil Case Study] Congresso Internacional Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital [International Congress Rethinking the Press in the Digital Ecosystem]
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/23 - 2023/11/23 Comissão Organizadora da 6ª JDMIA - Jornalismo, Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial [Organizing Committee of the 6th JDMIA - Journalism, Mobile Devices and Artificial Intelligence] (2023/11/23 - 2023/11/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/09/16 - 2021/09/17 Membro da Comissão Organizadora do Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom [Member of the Organizing Committee of the Sopcom Young Researchers Meeting] (2021/09/16 - 2021/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/04 Comunicar o empreendedorismo | Apresentador [Communicating Entrepreneurship | Talk Presenter] (2019/06/04)
Encontro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/05/23 - 2019/05/24 Televisão e Novos Mídias [Television and New Media ] (2019/05/23 - 2019/05/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/19 - 2018/11/20 Jornalismo e dispositivos móveis - JDM [Journalism and Mobile Devices - JDM] (2018/11/19 - 2018/11/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/23 - 2024/05/23 Palestra: O Storytelling e as organizações públicas [Talk: Storytelling and public organizations]
Encontro
Ilhas Comunicativas | Um projeto académico dedicado à comunicação digital nas organizações públicas em Cabo Verde
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2024/01/08 - 2024/01/08 Orador no evento "Vamos FALAR? Em que português?", organizado pela Presidência da Faculdade de Letras da Universidade da Beira Interior. [Speaker at the event "Vamos FALar? In what Portuguese?", organized by the Presidency of the Faculty of Arts and Letters, University of Beira Interior.]
Encontro
"Vamos FALAR? Em que português?" ["Vamos FALar? In what Portuguese?"]
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2023/05/10 - 2023/05/10 Palestra sobre Storytelling aplicado ao universo das marcas (1h30), no Open Day de Relações Públicas [Lecture on Storytelling applied to the universe of brands (1h30), at the Public Relations Open Day]
Encontro
Public Relations Days
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/06/01 - 2023/06/03 Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste [Intercom - Brazilian Society for Interdisciplinary Communication Studies 26th Congress of Communication Sciences in the Southeast Region] Niterói/RJ

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/04 - 2024/05/02 Revista Internacional de Relaciones Publicas (2174-3681) Instituto de Investigación en Relaciones Públicas
2023/02/15 - 2023/03/15 Methaodos Revista de Ciencias Sociales (2340-8413) Universidad Rey Juan Carlos de Madrid
2019/12/06 - 2020/06/09 Revista Geminis (2179-1465) Study Group on Interactive Media in Image and Sound, from the Center for Education and Human Sciences - CECH at UFSCar

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/04/12 - Atual Aula teórica sobre Conceitos e Aplicações da Responsabilidade Social Corporativa. 02 horas. Professor regente: Ricardo Morais [Theoretical class on Concepts and Applications of Corporate Social Responsibility. 02 hours] Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/19 - 2024/12/20 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/11/06 - 2024/11/06 Aula teórica sobre a comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. 03 horas. Professora regente: Gisela Gonçalves [Theoretical class on Corporate Social Responsibility communication] Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/05/21 - 2024/05/21 Aula teórica sobre a Responsabilidade Social Corporativa aplicada à Assessoria de Comunicação. 03 horas. Professor regente: Gisela Gonçalves [Theoretical class on Corporate Social Responsibility applied to the Communication Department. 03 hours] Mestrado em Comunicação Estratégica (Outros) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/14 - 2023/05/12 Curso de Digital Storytelling (54 horas), que aborda temas essenciais para a construção de uma comunicação eficaz e impactante para as marcas, incluindo Storytelling, Branding, Arquétipos de Comunicação, Marketing de Conteúdos e Cultura de Convergência. [Digital Storytelling Course (54 hours), covering essential topics for building effective and impactful communication for brands, including Storytelling, Branding, Communication Archetypes, Content Marketing and Convergence Culture.] (Outros) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 Aula teórico-prática de Story Brand e Marketing de Conteúdos, curso de Marketing Digital, Licenciatura em Ciências da Comunicação (03 horas). Professora Rosália Rodrigues. [Theoretical-practical class on Story Brand and Content Marketing, Digital Marketing course, Degree in Communication Sciences (03 hours). Teacher Rosália Rodrigues.] Communication Sciences (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2023/03/24 - 2023/03/24 Aula teórico-prática sobre Arquétipos da Comunicação aplicados à política, disciplina Sistemas Políticos e os Media (03 horas). Professora Gisela Gonçalves [Theoretical-practical class on Communication Archetypes applied to politics, subject Political Systems and the Media (03 hours). Teacher Gisela Gonçalves] (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/02/22 - 2023/02/22 Aula teórico-prática de Comunicação de Responsabilidade Social, Mestrado em Ciências da Comunicação (03 horas). Docente: Professor Ricardo Morais [Theoretical-practical class on Social Responsibility Communication, Master's Degree in Communication Sciences (03 hours). Lecturer: Professor Ricardo Morais] Communication Sciences (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2022/09/20 - 2023/01/24 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/04/09 - 2022/04/09 Aula teórico-prática de Storytelling - Aula inaugural dos Cursos Empresariais (03 horas). [Theoretical and practical class on Storytelling - Inaugural class of the Business Courses (03 hours)] (Bachelor) Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
2021/10/02 - 2022/02/08 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/06 Monitor na aula teórico-prática sobre Arquétipos da Comunicação, do Mestrado em Comunicação Estratégica (04 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Monitor in the theoretical and practical class on Communication Archetypes, Master's Degree in Strategic Communication (04 hours). Lecturer: Professor Gisela Gonçalves] Strategic Communication: Advertising and Public Relations (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/07/17 Nando Rocha cumpre missão após deixar Gravataí e se torna Mestre em Portugal [Nando Rocha fulfills mission after leaving Gravataí and becomes Master in Portugal] Giro de Gravataí

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/09/23 - Atual Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom [Sopcom Young Researchers Working Group] Produção de conteúdos digitais [Digital Content Production]
Distinções

Prémio

2024 Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social [Intercom Communication Award for Social Transformation]
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Brasil
2005 Prémio Promotor da Paz - Segmento de imprensa [Peace Promoter Award - Press Segment]
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil
2003 Prêmio "Destaque da Aldeia" no segmento esportivo [Award "Destaque da Aldeia" in the Sports Segment]
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil