???global.info.a_carregar???
Roberto Oliveira-Ogando (1979, Salceda de Caselas-Galiza) Especializado em percussão contemporânea, completou seus estudos de licenciatura no Conservatorium Koninklijk, Hogeschool van Beeldende Kunsten, Muziek en Dans na Haia, Holanda. Continua seus estudos de "master in music performance" na Royal Irish Academy of Music em Dublin, Dublin City University (DCU) na Irlanda, obtendo a distinção "First Class Honors”. Doutorando na Faculdade de Xeografia e História da Universidade de Santiago de Compostela (USC), está a escrever a sua tese «Processos estruturais electroacústicos em Enrique X. Macías» sobre a figura do compositor galego. Ao longo de sua carreira realizou concertos como solista, com ensembles contemporâneas e orquestras sinfônicas, participando em diversos festivais nacionais e internacionais. Premiado na quinta edição dos Prémios Martín Códax da Música, tem três gravações a solo “Pparafusxo” (2010), “Diáspora, novas músicas de aqui e de acolá” (2017) e “Argana, estrutura rítmica espinal” (2020) . Empenhado na preservação e divulgação da música galega contemporânea, tem feito apresentações baixo os títulos: «Catalogação e digitalização da coleção Macías: Descrição dos materiais, problemas de digitalização e processos de catalogação da coleção familiar de Enrique X. Macías», e «Música Eletroacústica na Galiza: primeiras manipulações sonoras de Enrique X. Macías (1974-1980)», e "Enrique X. Macías: forma e semiótica dos materiais doados ao Festival Hispano-mexicano de Música Contemporânea". Co-fundador do ONME Gestión Cultural SL, atualmente é membro do grupo Organistrum (GI-2025) da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e investigador colaborador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Roberto Oliveira-Ogando

Nomes de citação

  • Oliveira-Ogando, Roberto

Identificadores de autor

Ciência ID
521E-FA78-7EE6
ORCID iD
0000-0002-7692-4395

Endereços de correio eletrónico

  • info@robertoliveira.es (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (0034) 881220152 Ext.: #111 (Profissional)
Telemóvel
  • (0034) 697660961 (Pessoal)

Moradas

  • Lugar de Cornes 39, San Mamede, 15911, ROIS- A CORUÑA, ROIS, Espanha (Pessoal)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Galego (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Inglês
Português
Formação
Grau Classificação
2019/10/08 - 2023/08/09
Em curso
Programa de Doutoramento en Historia, Xeografía e Historia da Arte (Doctorat)
Especialização em Contemporary music
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Xeografía e Historia, Espanha
"«Electroacoustic structural processes in Enrique X. Macías»" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/08/01 - 2008/06/30
Concluído
MMus Master in Music Performance (Master Universitario)
Especialização em Contemporary repertoire & chamber music
Royal Irish Academy of Music, Dublin City University de Dublin, Irlanda
First Class Honours
2001/09/01 - 2005/12/09
Concluído
BA Bachelor in Music Performance (Bachelor)
Especialização em Percussão
Koninklijk Conservatorium, Hogeschool van Beeldende Kunsten, Muziek en Dans., Países Baixos
9 Very good
Produções

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Oliveira Ogando, Roberto. Autor correspondente: Oliveira Ogando, Roberto; Robertoliveira & Sonaxe Records. (Produtor). 2020. "ARGANA". In ARGANA estruturarítmicoespiñal, Robertoliveira & Sonaxe Records..
  2. Oliveira Ogando, Roberto. Autor correspondente: Oliveira Ogando, Roberto; Robertoliveira & Sonaxe Records. (Produtor). 2017. "DIÁSPORA". In DIÁSPORA novas música de aquí e de acolá, Robertoliveira & Sonaxe Records..
  3. Oliveira Ogando, Roberto. Autor correspondente: Oliveira Ogando, Roberto; Robertoliveira (Produtor). 2010. "PPARAFUSXO". In PPARAFUSXO electroacoustic, Robertoliveira.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2019. "MANUELA ROMASANTA curtametraxe".
    Registado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/04/04 «Electroacoustic Music in Galicia: First sound manipulations by Enrique X. Macías (1974-1980)». Apresentação realizada “online” no Natalie L. Haslam Music Center da University of Tennessee de Knoxville, USA. «Electroacoustic Music in Galicia: First sound manipulations by Enrique X. Macías (1974-1980)»
The University of Tennessee, Knoxville (Knoxville, Estados Unidos)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/10/14 - 2021/10/16 Membro do comité organizador do III Congreso Internacional MUSAM, Músicas Iberoamericanas: camiños, redes e circuitos, celebrado en Santiago de Compostela do 14 o 16 de outubro 2021. (2021/10/14 - 2021/10/16)
Congresso
Sociedad Española de Musicología, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/15 - Atual Comunicação: «Enrique X. Macías: forma y semiótica de los materiales donados al Festival Hispano-Mexicano de Música Contemporánea». III Congreso Internacional MUSAM «Músicas Iberoamericanas: caminos, redes y circuitos», realizado na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Outro
«Enrique X. Macías: forma y semiótica de los materiales donados al Festival Hispano-Mexicano de Música Contemporánea»
Sociedad Española de Musicología, Espanha
2020/11/07 - Atual Apresentação: «Catalogación e dixitalización do fondo Macías: Descrición dos materiais, problemáticas da dixitalización e procesos de catalogación do fondo familiar de Enrique X. Macías». Apresentação realizada no marco do VIII Festival Vertixe Sonora 2020, Universo Macías: Así Pasen 25 Anos, no Conservatorio Superior de Música de Vigo.
Festival
«Catalogación e dixitalización do fondo Macías: Descrición dos materiais, problemáticas da dixitalización e procesos de catalogación do fondo familiar de Enrique X. Macías»
Asociación Cultural Vertixe, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Curso de Formação no Centro de Formação e Recursos Ourense (CFR). Música e tecnologia: Curso de manipulação audiovisual aplicada a instrumentos de percussão e outros instrumentos. Música e tecnologia: Curso de manipulação audiovisual aplicada a instrumentos de percussão e outros instrumentos. (Postgraduate Certificate) Curso de Formación no Centro de Formación e Recursos de Ourense (CFR), Espanha
2019 - Atual Curso de formação no Centro Autónomo de Formação e Inovação da Galiza (CAFI). Música e tecnologia: Curso de manipulação audiovisual aplicada a instrumentos de percussão e outros instrumentos. Música e tecnologia: Curso de manipulação audiovisual aplicada a instrumentos de percussão e outros instrumentos. (Postgraduate Certificate) Centro Autonómico de Formación e Innovación de Galicia, Espanha
2014 - 2017 Cursos de Formación no Modelo Musicoterapia Científica Aplicada, Casa Baubo. A&S Formación en Musicoterapia de Galicia. Cursos de Formación no Modelo Musicoterapia Científica Aplicada, Casa Baubo. A&S Formación en Musicoterapia de Galicia (Master) AGAMUS, Asociación Galega de Musicoterapia & CASA BAUBO, Espanha
Distinções

Prémio

2018 Gañador dos V Premios Martín Códax da Música - Música Clásica e Contemporánea
Musicas ao vivo, Espanha

Outra distinção

2017 Finalista dos IV Premios Martín Códax da Música - Música Clásica e Contemporánea
Musicas ao vivo, Espanha