Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nathália Andrião Trotta
Nomes de citação
- Trotta, Nathália Andrião
- TROTTA, Nathália Andrião
- Trotta, N. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6011-63AE-99F1
- ORCID iD
- 0000-0001-7924-2480
Endereços de correio eletrónico
- nathaliaandriao@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2026/09
Em curso
|
Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2019 - 2021
Concluído
|
Musicologia (Master)
Especialização em Documentação e História da Música
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2016 - 2018
Frequentou
|
História (Licence)
Universidade Veiga de Almeida, Brasil
|
|
2013 - 2017
Concluído
|
Educação Musical (Licence)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Repercussões do canto orfeônico no Brasil e práticas musicais atuais dentro da escola regular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10 - Atual | Professora de piano | Escola Artes em Movimento, Portugal |
Escola Artes em Movimento, Portugal | ||
2022/07 - 2022/07 | Instrutora de teclado (voluntariado) | Rock Camp Brasil (Curitiba), Brasil |
Rock Camp Brasil (Curitiba), Brasil | ||
2022/01 - 2022/01 | Instrutora de teclado (voluntariado) | Girls Rock Camp, Brasil |
Girls Rock Camp, Brasil | ||
2019 - 2022 | Professora de Piano e Teclado | The British School, Brasil |
The British School, Brasil | ||
2019 - 2019 | Instrutora de teclado (voluntariado) | Ladies Rock Camp, Brasil |
Girls Rock Camp, Brasil | ||
2016 - 2017 | Diretório acadêmico (voluntariado) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | ||
2015 - 2017 | Estagiária de Museologia | Instituto Brasileiro de Museus, Brasil |
Museu Villa-Lobos, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | DIY/DIT BR-PT: As contribuições e comparações do cenário musical actual pelas editoras musicais independentes no contexto
luso-brasileiro
2023.05654.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - 2021 | Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970
001
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Concluído
|
2015/06 - 2018/02 | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID)
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2015/03 - 2015/05 | Ópera na UNIRIO
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (INET-md / NOVA-FCSH)
001
Participante do grupo de investigação Etnomusicologia e Estudos em Música Popular
|
|
2022 - Atual | Voluntariado na área de acervo sonoro do Museu Nacional de Etnologia em Lisboa
001
Voluntariado
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro e redatora "Frequência Dissonante"
001
Investigador
|
Em curso
|
2020/06 - Atual | Membro e Redatora de MUSEXPLAT
Investigador
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
Em curso
|
2019 - Atual | Participante do grupo de pesquisa Música: história, memória e acervos
001
Participante do grupo de pesquisa
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Em curso
|
2018 - 2019 | Oficina Trio de Jazz
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
2015/10 - 2016/10 | Inter: Mundo e universidade
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
2015 - 2016 | Intercâmbios
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04 | Baby Consuelo no início dos anos 1970: Contextualização por periódicos (en el Grupo de Pesquisa: História, Memória, Acervos (Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) | I encuentro internacional del grupo de trabajo "Música y Periódicos" - Asociación Regional para América Latina y el Caribe
de la International Musicological Society
(San Juan, Argentina)
|
2024 | Arte/activismo: Espacios culturales autogeridos en Río de Janeiro | I Congreso sobre subculturas, identidades y otras retóricas de participación
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Ciencias de la Información (Madrid, Espanha)
|
2024 | Escritório: The Local Art Scene Throught DIY in Rio de Janeiro | KISMIF - Keep it Simple, Make it Fast! DIY Cultures, Democracy and Creative Participation
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/12/12 | Art and resistance: Local production in the North Zone of the city of Rio de Janeiro | Kill’em with music (IASPM-Portugal)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/10/05 | A produção feminina no rock psicodélico no Brasil: Anos iniciais (1968-1974) | VII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música – SIMPOM
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro , Brasil)
|
2022/01/30 | Muestra audiovisual | Festival Virtual Wasi Fest
Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade do México, México)
|
2021/10/12 | Reflexiones de la producción musical y prácticas en línea en la Pandemia | Transferencias aurales: I Encuentro latinoamericano de música y tecnología
Universidad Nacional Autónoma de México (México)
|
2021 | Baby Consuelo in BraziIian 1970's rock | Congreso Internacional ¿Mujeres en la iconografía musical: feminismo y construcciones de género¿,
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2021 | Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970 | XXVII Colóquio do PPGM-UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/12 | Novos Baianos e as representações nas capas de disco na década de 1970 | 6º Nas Nuvens... Congresso de Música
Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | XXVII Colóquio do PPGM-UNIRIO (2021 - 2021)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | IASPM-Portugal | |
2022 - Atual | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música [The Portuguese Society for Research in Music] |