Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luis Pereira da Silva Bastos Machado
Nomes de citação
- Bastos Machado, Luís
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6D14-CC41-03A2
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09 - 2022
Em curso
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A abordagem pianística a Brahms no início do século XX: a influência da transição de uma estética romântica para uma estética
modernista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/09 - 2011/06/24
Concluído
|
Master of Arts (Master)
Especialização em Piano Performance
University of London, Reino Unido
Royal Academy of Music, Reino Unido |
Merit |
2006/09 - 2009/07
Concluído
|
Música, variante de Instrumento (Licenciatura)
Especialização em Piano
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/10/18 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/01 - 2019/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola de Música do Colégio Moderno, Portugal |
2017/04/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Artes Performativas de Almada, Portugal |
2016/02 - 2017/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música de Almada, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Portugal |
2011/09/01 - 2012/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música de Óbidos, Portugal |
2008/09/01 - 2009/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório Regional de Castelo Branco, Portugal |
2008/02/01 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola de Música do Centro Cultura Pedro Álvares Cabral - Belmonte, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/08/01 - Atual | A abordagem pianística a Brahms no início do século XX: a influência da transição de uma estética romântica para uma estética
modernista
SFRH/BD/136826/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/07 | '... any unnecessary movement was discouraged.' Bodily Gesture and the Ideology of Artistic Autonomy in Early Twentieth-Century Pianists | Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
|
2023/11/11 | The Concept of Craftsmanship as a Reaction to Modernity in Germanically-Trained Pianists During the First Half of the Twentieth Century | Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Bergamo, Itália)
|
2023/09/30 | Identidade, nostalgia e visões para o futuro: Deutschtum e as suas polarizações em pianistas germânicos da primeira metade do século XX | EnIM 2023: Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Museu Nacional da Música (Mafra, Portugal)
|
2023/06/15 | Noções de classicismo em pianistas germânicos activos durante a primeira metade do século XX | 11º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/23 | Modernist aesthetics and performance practice: evolving trends in the early recordings of Brahms¿s piano music (1903-1953) | 1º Workshop da Linha Temática Música e Interpretação, CESEM
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/12 | O valor da artesanalidade nas reacções à modernidade em pianistas de formação germânica na primeira metade do século XX | XI Encontro de Investigação em Música, 2022
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/06/15 | "... any unnecessary movement was discouraged." Géstica e ideologia em pianistas no século XX | 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/09 | "Mito, artíficio e autenticidade: intérprete e material em Cold War-Guerra Fria de Pawel Pawlikowski" | Ciclo de Cinema e Debates "Music in Frames"
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
|
2022/06/01 | "Linha temática 'Música e Interpretação' Uma nova plataforma para músicos-investigadores" |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Pólo do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2021/11/13 | Segmentação e continuidade na execução do Op. 76 no 2 de Brahms — um estudo comparativo da articulação da estrutura em pianistas nascidos entre 1852 e 1897 | X Encontro de Investigação em Música, 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/06/18 | O rubato analítico de Artur Schnabel: uma concepção espacializante do tempo musical? | 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Interpretação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/19 | Rhythmic imperfection and physical gesture as an expressive device in Claudio Arrau | Imperfection as an Aesthetic Idea in Music
Künstlerisch Wissenschaftliche Doktoratsschule - Musik Ästhetik, Kunstuniversität Graz (Graz, Áustria)
|
2020/11/06 | Imperfeição rítmica e gesto como recurso expressivo em Claudio Arrau | II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - pólo Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/15 - 2023/04/28 | 1º Workshop da Linha Temática Música e Interpretação (2023/04/28 - 2023/04/28)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022/05 - 2022/09/29 | 1as Jornadas de Música e Interpretação - em tempo real (2022/09/27 - 2022/09/29)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/04/12 - 2022/06/15 | 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2022/06/14 - 2022/06/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022/01/01 - 2022/06/09 | Ciclo de Cinema e Debates "Music in Frames" — Programação do 1º semestre de 2022 (Linha Temática Música e Interpretação):
Intérprete e (Des)Construção do Mito (2022/03/15 - 2022/06/09)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2021/04/01 - 2021/06/18 | 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2021/06/17 - 2021/06/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/03/10 - Atual | American Brahms Society | |
2021/09/24 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música |
Distinções
Prémio
2009 | Prémio de Mérito "Ensino Magazine"
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2009 | Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2008 | Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2007 | Bolsa de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2007 | Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|