???global.info.a_carregar???
Luís Bastos Machado é pianista, investigador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), no qual integra o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, e doutorando na Universidade NOVA de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo previamente concluído um mestrado em Piano Performance na Royal Academy of Music de Londres. Bolseiro de doutoramento da FCT, investiga o impacto de estéticas modernistas nas práticas pianísticas da primeira metade do século XX com um foco na música de Brahms, sendo orientado pelo Professor Doutor Paulo Ferreira de Castro. Tem apresentado resultados da sua investigação em conferências nacionais e internacionais e actuado como solista e em música de câmara em Portugal, Reino Unido e Alemanha. Participou em vários festivais nacionais e internacionais e gravou para a Antena 2 e para a rádio pública alemã Deutschlandfunk. Recebeu diversos prémios e bolsas de mérito ao longo da sua formação. Coordena actualmente a Linha Temática "Música e Interpretação" do CESEM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luis Pereira da Silva Bastos Machado

Nomes de citação

  • Bastos Machado, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
6D14-CC41-03A2

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/09 - 2022
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A abordagem pianística a Brahms no início do século XX: a influência da transição de uma estética romântica para uma estética modernista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/09 - 2011/06/24
Concluído
Master of Arts (Master)
Especialização em Piano Performance
University of London, Reino Unido

Royal Academy of Music, Reino Unido
Merit
2006/09 - 2009/07
Concluído
Música, variante de Instrumento (Licenciatura)
Especialização em Piano
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/18 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - 2019/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Música do Colégio Moderno, Portugal
2017/04/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Artes Performativas de Almada, Portugal
2016/02 - 2017/03/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música de Almada, Portugal
2012/09/01 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música de Óbidos, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório Regional de Castelo Branco, Portugal
2008/02/01 - 2008/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Música do Centro Cultura Pedro Álvares Cabral - Belmonte, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/08/01 - Atual A abordagem pianística a Brahms no início do século XX: a influência da transição de uma estética romântica para uma estética modernista
SFRH/BD/136826/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Resumo em conferência
  1. Bastos Machado, Luís. "'... any unnecessary movement was discouraged.' Bodily gesture and the ideology of artistic autonomy in early twentieth-century pianists". Trabalho apresentado em Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology, Lucca, 2023.
    Publicado
  2. Bastos Machado, Luís. "The concept of craftsmanship as a reaction to modernity in Germanically-trained pianists during the first half of the twentieth century". Trabalho apresentado em Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century, Bergamo, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Bastos Machado, Luís. "Noções de classicismo em pianistas germânicos activos durante a primeira metade do século XX". Trabalho apresentado em 11º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Bastos Machado, Luís. "Modernist aesthetics and performance practice: evolving trends in the early recordings of Brahms's piano music (1903-1953)". Trabalho apresentado em 1º Workshop da Linha Temática Música e Interpretação, CESEM, Lisboa, 2023.
    Publicado
  5. Bastos Machado, Luís. "O valor da artesanalidade nas reacções à modernidade em pianistas de formação germânica na primeira metade do século XX". Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Música, 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  6. Bastos Machado, Luís. ""... any unnecessary movement was discouraged." Géstica e ideologia em pianistas no século XX". Trabalho apresentado em 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2022.
    Publicado
  7. Bastos Machado, Luís. "Segmentação e continuidade na execução do Op. 76 no 2 de Brahms: um estudo comparativo da articulação da estrutura em pianistas nascidos entre 1852 e 1897". Trabalho apresentado em X Encontro de Investigação em Música, 2021, Coimbra, 2021.
    Publicado
  8. Bastos Machado, Luís. "O rubato analítico de Artur Schnabel: uma concepção espacializante do tempo musical?". Trabalho apresentado em 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2021.
    Publicado
  9. Bastos Machado, Luís. "Rhythmic imperfection and physical gesture as an expressive device in Claudio Arrau". Trabalho apresentado em Imperfection as an Aesthetic Idea in Music, Graz, 2020.
    Publicado
  10. Bastos Machado, Luís. "Imperfeição rítmica e gesto como recurso expressivo em Claudio Arrau". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia, Évora, 2020.
    Publicado

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno. Charlie Chaplin: City Lights. Filme com banda sonora ao vivo. 2023.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/07 '... any unnecessary movement was discouraged.' Bodily Gesture and the Ideology of Artistic Autonomy in Early Twentieth-Century Pianists Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
2023/11/11 The Concept of Craftsmanship as a Reaction to Modernity in Germanically-Trained Pianists During the First Half of the Twentieth Century Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Bergamo, Itália)
2023/09/30 Identidade, nostalgia e visões para o futuro: Deutschtum e as suas polarizações em pianistas germânicos da primeira metade do século XX EnIM 2023: Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Museu Nacional da Música (Mafra, Portugal)
2023/06/15 Noções de classicismo em pianistas germânicos activos durante a primeira metade do século XX 11º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2023/04/23 Modernist aesthetics and performance practice: evolving trends in the early recordings of Brahms¿s piano music (1903-1953) 1º Workshop da Linha Temática Música e Interpretação, CESEM
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2022/11/12 O valor da artesanalidade nas reacções à modernidade em pianistas de formação germânica na primeira metade do século XX XI Encontro de Investigação em Música, 2022
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/06/15 "... any unnecessary movement was discouraged." Géstica e ideologia em pianistas no século XX 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2022/06/09 "Mito, artíficio e autenticidade: intérprete e material em Cold War-Guerra Fria de Pawel Pawlikowski" Ciclo de Cinema e Debates "Music in Frames"
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
2022/06/01 "Linha temática 'Música e Interpretação' Uma nova plataforma para músicos-investigadores"
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Pólo do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
2021/11/13 Segmentação e continuidade na execução do Op. 76 no 2 de Brahms — um estudo comparativo da articulação da estrutura em pianistas nascidos entre 1852 e 1897 X Encontro de Investigação em Música, 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/06/18 O rubato analítico de Artur Schnabel: uma concepção espacializante do tempo musical? 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Interpretação, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2020/11/19 Rhythmic imperfection and physical gesture as an expressive device in Claudio Arrau Imperfection as an Aesthetic Idea in Music
Künstlerisch Wissenschaftliche Doktoratsschule - Musik Ästhetik, Kunstuniversität Graz (Graz, Áustria)
2020/11/06 Imperfeição rítmica e gesto como recurso expressivo em Claudio Arrau II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - pólo Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/15 - 2023/04/28 1º Workshop da Linha Temática Música e Interpretação (2023/04/28 - 2023/04/28)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/05 - 2022/09/29 1as Jornadas de Música e Interpretação - em tempo real (2022/09/27 - 2022/09/29)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/04/12 - 2022/06/15 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2022/06/14 - 2022/06/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/01/01 - 2022/06/09 Ciclo de Cinema e Debates "Music in Frames" — Programação do 1º semestre de 2022 (Linha Temática Música e Interpretação): Intérprete e (Des)Construção do Mito (2022/03/15 - 2022/06/09)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2021/04/01 - 2021/06/18 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2021/06/17 - 2021/06/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/03/10 - Atual American Brahms Society
2021/09/24 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Distinções

Prémio

2009 Prémio de Mérito "Ensino Magazine"
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2009 Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2008 Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2007 Bolsa de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2007 Troféu de Mérito
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal