???global.info.a_carregar???
• Licenciatura em História (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1997) • Pós-graduação em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (2003) • Pós-graduação em Ciências da Educação, com especialização em Multimédia em Educação, pelo Departamento de Didática e Tecnologia Educativa e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2005) • Doutoramento em Ciências da Educação, com especialização em Multimédia em Educação, pelo Departamento de Educação e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2013). • Professor do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário • Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2008-2012) • Investigador do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) - Universidade de Aveiro (entre 2008 e 2013) • Investigador do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD), do CIDTFF - Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (entre 2008 e 2013) • Investigador do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (desde 2013) • Formador avançado de recursos humanos certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua • Formador do Plano Nacional de Cinema (desde 2015) • Autor de várias publicações e participações em congressos, nacionais e internacionais, sobre história, educação, web social e tecnologia educativa (desde 1998)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Manuel Guimarães Lima

Nomes de citação

  • Guimarães Lima, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
CF10-D1A9-BC88
ORCID iD
0000-0002-4401-8873

Endereços de correio eletrónico

  • ruilimapro@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/07/03
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Dinâmicas de MOODLiz@ção num Agupamento de Escolas de Matosinhos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2005/07/22
Concluído
Multimédia em Educação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
18 valores
2003/12/05
Concluído
Ciências da Educação - Tecnologia Educativa (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
16 valores
1997/06/13
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/01 - 2020 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2008/07/01 - 2013/07/03 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - 2021 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2014/09/01 - 2015/01/02 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Luso-Internacional do Porto, Portugal
2013/09/01 - 2014/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Luso-Internacional do Porto, Portugal
2007/11/01 - 2008/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) DIDÁLVI - Cooperativa de Ensino de Alvito S. Pedro, Portugal
2007/09/15 - 2007/10/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio CEBES, Portugal
2006/09/18 - 2007/07/15 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio CEBES, Portugal
2005/09/16 - 2006/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio CEBES, Portugal
1996/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2003/09/01 - 2003/10/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Luso-Internacional do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2012 Dinâmicas de MOODLiz@ção num Agrupamento de Escolas de Matosinhos: o caso do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo
SFRH / BD / 42431 / 2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2019 INOVAR - «Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX»
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2016 School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
European Project 543221-LLP-1-2013-1-GR-KA3-KA3NW
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Guimarães Lima, Rui. "Algumas deambulações no Twitterverse #5", Newsletter ENCONTROS, 2010
  2. Guimarães Lima, Rui. "Algumas deambulações no Twitterverse #4", Newsletter ENCONTROS, 2010
  3. Guimarães Lima, Rui. "Algumas deambulações no Twitterverse #3", Newsletter ENCONTROS, 2010
  4. Guimarães Lima, Rui. "Algumas deambulações no Twitterverse #2", Newsletter ENCONTROS, 2010
  5. Guimarães Lima, Rui. "Algumas deambulações no Twitterverse #1", Newsletter ENCONTROS, 2010
Artigo em conferência
  1. PEDRO, MARIANA CHIEREGATO; MENDES, JULIANA VEIGA. "Análise documental da Telescola em Portugal: um olhar preliminar sobre os debates parlamentares do Estado Novo (1961-1974)". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado • 10.14488/enegep2019_tn_sto_291_1645_38892
  2. Guimarães Lima, Rui. "Escrita criativa e colaborativa: práticas de desenvolvimento da interacção num Wiki". Trabalho apresentado em Challenges 2009, Braga, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Faculdade de Letras. "A Telescola... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica! = The Telescola... is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116598.
    10.14393/che-v17n2-2018-13
  2. Guimarães Lima, Rui. "SOBRE AS TEORIAS E MODELOS DE ENSINO OU DE INSTRUCTIONAL DESIGN". Revista Pesquisa em Fisioterapia 7 3 (2017): 435-447. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1511.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1511
  3. Guimarães Lima, Rui. "Para uma sistematização do conceito de blended learning". Revista Investigar em Educação: Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 6 (2017): 39-58. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/119/120.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Lima, Rui. "A didática do cinema nos processos de ensino-aprendizagem: teoria e práxis educativa". Revista História Hoje 5 9 (2016): 249-251. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.255.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20949/rhhj.v5i9.255
  5. Guimarães Lima, Rui. "Depois do e- e do b-, o m- e o u-(learning): uma breve incursão pelos paradigmas emergentes da educação a distância". História - Revista da FLUP 6 (2016): 141-157. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14555.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Guimarães Lima, Rui. "Wikis e aprendizagem da escrita criativa e colaborativa". Indagatio Didactica 2 2 (2010): 33-52. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4585.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Guimarães Lima, Rui. "Telescola: pressão internacional, inovação nacional e mérito pedagógico". In Roteiros da inovação pedagógica : Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Guimarães Lima, Rui. 2015. "“CASE 40: Ujr: Junior University - Summer School for Kids”. In Karl Donert & Yannis Kotsanis (Eds.), Education on the Cloud 2015: State of the Art. Case Studies, 82. Brussels, European Commission".
Livro
  1. Guimarães Lima, Rui. Telescola: um espaço de referência educativa. Porto, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2019.
    Publicado • 10.21747/978-989-8969-27-9/tel
  2. Guimarães Lima, Rui. Agenda temática do professor 2017-2018: «O Ensino da História em Portugal». Lisboa, Portugal: Santillana. 2017.
    Publicado
  3. Guimarães Lima, Rui. História e Geografia de Portugal - 5º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
    Publicado
  4. Guimarães Lima, Rui. História e Geografia de Portugal 5º Ano: Caderno das Perguntas. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
    Publicado
  5. Guimarães Lima, Rui. História e Geografia de Portugal 5º Ano: Revista Brincar com coisas sérias. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
    Publicado
  6. Guimarães Lima, Rui. História e Geografia de Portugal 5º Ano: Apontamentos de Didática. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
    Publicado
  7. Guimarães Lima, Rui. História e Geografia de Portugal 5º Ano: Agenda do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
    Publicado
  8. Guimarães Lima, Rui. Portugal: Um Presente com Passado - 6º ano. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2005.
    Publicado
  9. CARMO, Jefferson Carriello do; MIRANDA, F. S. M. P.; MELATI, E. A. P.. Portugal: Um Presente com Passado - 5º ano. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2004.
    Publicado
  10. Guimarães Lima, Rui. Mini Galeria de Arte: Paul Cézanne. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2003.
    Pessoal de suporte
  11. Guimarães Lima, Rui. Mini Galeria de Arte: Vincent Van Gogh. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2003.
    Publicado • Pessoal de suporte
  12. Guimarães Lima, Rui. Mini Galeria de Arte: Leonardo da Vinci. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2003.
    Publicado • Pessoal de suporte
  13. Ruiz Silva, Alexander; García Huertas, Daniel David. Mini Galeria de Arte: Claude Monet. Porto, Portugal: ASA Editores, SA. 2003.
    Publicado • Pessoal de suporte
  14. Guimarães Lima, Rui. O Desafio da História 7: História, 7º Ano. Porto, Portugal: Areal. 2002.
    Publicado • Pessoal de suporte
Tese / Dissertação
  1. Guimarães Lima, Rui. "Dinâmicas de MOODLiz@ção num Agrupamento de Escolas de Matosinhos: o caso do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo". Doutoramento, Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, 2013. https://ria.ua.pt/handle/10773/11339.

Outros

Outra produção
  1. Vem Navegar na História. Direção Científica, Direção de Vídeo, Direção de Som, responsável pelos Argumentos de História e pela Adaptação da Locução. Para além de reunir pela primeira vez em CD-ROM todo o programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico, permite a interacção com públicos-alvo diversos. Este CD contém 310 000 palavras, 1168 imagens, 42 vídeos e mais de 50 minutos de áudio (locuções, sons e músicas).. 1998. Guimarães Lima, Rui.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/11 "E à sétima o Cinema fez-se Arte" «II Encontro de Ensino de História»
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/09/29 O espírito e a filosofia subjacentes aos diplomas legais de criação da Telescola, na década de 1960, em Portugal Congresso Internacional O Tempo dos Professore
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/02/03 O contributo dos debates parlamentares do Estado Novo para a implementação da Telescola em Portugal XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, subordinado à temática A escola: dinâmicas e atores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2013/04 “Perspetivas atuais sobre o/a MOODLE no panorama educativo nacional” «II Encontro Oliveir@Moodle»
Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e Associação EDUCOM (Oliveira de Azeméis, Portugal)
2004/04 “As mudanças cruciais. As respostas dos Professores [na disciplina de História e Geografia de Portugal, do 5º Ano de escolaridade - 2º Ciclo do Ensino Básico]" «Encontros de Primavera»
Edições ASA (Santa Maria da Feira, Portugal)
2004/03 “Que materiais didácticos para o desenvolvimento das competências na disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico?” «Encontros de Didáctica»
Edições ASA (Matosinhos, Portugal)
2001/11 “Exploração das novas tecnologias no ensino da História” Congresso Anual da Associação de Professores de História - A.P.H., e subordinado ao tema «Portugal no século XX»
Associação de Professores de História - A.P.H. (Porto, Portugal)
2000/10 “História local e educação patrimonial e artística” Congresso Anual da Associação de Professores de História - A.P.H., subordinado ao tema «Educação Histórica em Debate»
Associação de Professores de História - A.P.H. (Porto, Portugal)
1998/11 “O Ensino da História da Arte” Congresso Anual da Associação de Professores de História - A.P.H., subordinado ao tema «História da Arte e Património»
Associação de Professores de História - A.P.H. (Matosinhos, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 VI Congresso Internacional de Cidades Criativas (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2017 - 2017 V Congresso Internacional de Cidades Criativas (2017/01/25 - 2017/01/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2016 - 2016 XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, subordinado à temática “Epistemologias e Ensino de História” (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 First WG meeting iLearner and iTeacher «School on the Cloud» Project (2014/11/07 - 2014/11/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/05/31 - 2018/06/01 Participação no Seminário do Conselho da Europa intitulado «Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?»
Seminário
Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?
Conseil de l'Europe Convention culturelle européenne, França
2016/11 - 2016/11 Participação, como investigador representante do CITCEM/FLUP, na reunião final do projeto School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship (17 de novembro de 2016, GO! onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap).
Encontro
School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/11 - 2016/11 Participação, como investigador representante do CITCEM/FLUP, na 3ª Conferência da School on the Cloud: a roadmap to a new teaching and learning paradigm (Bruxelas, Bélgica, 18 de novembro de 2016, Parlamento Flamengo).
Conferência
3ª Conferência da School on the Cloud: a roadmap to a new teaching and learning paradigm
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/11 - 2016/11 Moderação e dinamização, como investigador representante do CITCEM/FLUP, no workshop promovido pelo grupo “WG2 i-Teacher”, da School on the Cloud, subordinado ao tema «The impact of the Cloud on the roles of teachers and trainers in education» (Bruxelas, Bélgica, 18 de novembro de 2016, Parlamento Flamengo).
Oficina (workshop)
«The impact of the Cloud on the roles of teachers and trainers in education»
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/06 - 2016/06 Participação, como investigador representante do CITCEM/FLUP, na reunião do grupo “WG2 i-Teacher Meeting”, da School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship (Madrid, Espanha, 17 a 19 de junho de 2016, Colegio Mayor Mendel).
Encontro
School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2016 Membro da Equipa de Investigadores do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM/FLUP), integrante do Grupo de Trabalho 2, «i-Teacher - Using the Cloud: the innovative teacher»
Outro
projeto de disseminação intitulado School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/11 - 2015/11 Participação, como investigador representante do CITCEM/FLUP, no 2º Encontro da School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship (Palermo, Itália, 31 de outubro a 1 de novembro de 2015).
Encontro
2º Encontro da School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11 - 2014/11 Participação e moderação, como investigador representante do CITCEM/FLUP, na reunião do grupo “WG2 i-Teacher Meeting”, da School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship (Porto, Portugal, 7 e 8 de novembro de 2014, Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
Encontro
School on the Cloud: Connecting Education to the Cloud for Digital Citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/09 MAPHistA. Acervo digital de recursos audiovisuais para a lecionação de História A
Arguente principal
João Filipe Ventura Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/07/10 A Blogosfera no Ensino da História. Da epistemologia à práxis
Arguente principal
Vítor Manuel Inácio Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/11/03 Diários de Sala de Aula: contributos para o processo de aprendizagem
Arguente principal
Inês Gomes Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/05/20 Relação Pedagógica e Motivação Para o Sucesso Escolar
Arguente principal
Maria da Conceição da Silva Ferreira Medina (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/11/06 O lugar da visita de estudo no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
Arguente principal
Luís Mário Araújo Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/12 Desenvolver aprendizagens significativas em História e Geografia através do Google Earth
Arguente principal
Filipe Daniel da Costa Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/10/19 "Professora, hoje vamos fazer esquemas?". A utilização do FreeMind para a superação de dificuldades de aprendizagem em História e Geografia
Arguente principal
Fabienne Rodrigues Resende (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/11 - 2018/12 Revisão científica de um capítulo do livro "Manuais Escolares: presenças e ausências" (Disponível em https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1638&sum=sim )
Avaliador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2000 - 2005 Consultor científico e colaborador no projeto de investigação do Programa AVES - Programa de Avaliação das Escolas Secundárias, patrocinado pela Fundação Manuel Leão e pela UNICER (originariamente, também pela Fundação Calouste Gulbenkian), através da conceção e realização das Provas de Avaliação da disciplina de História, da análise e interpretação dos resultados das mesmas, e da dinamização de diversos Seminários. Fundação Manuel Leão, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2001 - 2003 A.P.H. - Associação de Professores de História Presidente, eleito, da Comissão Diretiva Regional do Porto da A.P.H

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - 2013 Júri do Prémio CITCEM/Afrontamento «Teses Universitárias» Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal