Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ângela Maria Flores Baltazar
- Data de nascimento
- 1993/01/24
Nomes de citação
- Baltazar, Ângela Flores
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA1A-22D8-CB66
- ORCID iD
- 0009-0003-6535-474X
Telefones
- Telemóvel
-
- 918388942 (Pessoal)
Moradas
- Rua Tojeirinha 14, 2735-177, Agualva, Sintra, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09 - 2023/03/08
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 |
2016/09 - 2019/06
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
16 |
2012 - 2015
Frequentou
|
Instrumento (Licenciatura)
Especialização em violino
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
|
|
2007/09 - 2012/06
Concluído
|
Curso de Ensino Artístico Especializado em Música - regime articulado (Ensino secundário)
Agrupamento de Escolas Madeira Torres/ Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/04 - Atual | Violinista | Orquestra Sinfónica de Loures, Portugal |
Câmara Municipal de Loures, Portugal | ||
2017/03 - Atual | Violinista | Foco Musical, Portugal |
Orquestra Didática da Foco Musical, Portugal | ||
2015/05 - Atual | Professora de Violino | Academia de Música de Telheiras, Portugal |
2023/03 - 2023/03 | Operação Legendas - Ópera «Na Colónia Penal» de Philip Glass | O Rumo do Fumo, Portugal |
Teatro Municipal São Luiz, Portugal | ||
2022/08 - 2022/09 | Digitação de partituras - Sibelius Software | Teatro do Eléctrico, Portugal |
Teatro do Eléctrico, Portugal | ||
2015 - 2022 | Co-fundadora/ Directora Musical | Associação Cultural Casa Cheia, Portugal |
2018 - 2020 | Produção Executiva | Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, Portugal |
Irmandade de São Roque, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | A divulgação da música «erudita» na televisão portuguesa nas décadas de 1975 e 1989
2023.05001.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/11 - 2020/02/28 | Projecto Música Média e Públicos
FCSH / CESEM / UID/EAT/00693/2019
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/11 - 2019/01/31 | História Temática da Música em Portugal e no Brasil
FCSH / CESEM / EAT/00693/2018
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Obra teatral |
|
Projeto de som |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/12 | O contributo da Orquestra Sinfónica Juvenil para a formação de jovens instrumentistas entre 1973 e 1989 | Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade
Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/10/01 | Divulgadores de Música «Erudita» após a Revolução de Abril: concertos comentados e a democratização cultural | ENIM 2023
SPIM (Mafra, Portugal)
|
2023/09/22 | A mediatização e democratização da música «erudita» na década de 1970 em Portugal | 19º Encontro Internacional de Música e Mídia: vida de artista
MusiMid - Centro de Estudos em Música e Mídia (Brasília, Brasil)
|
2023/06/29 | "É preciso informalizar os concertos” - notas iniciais para o estudo de agentes e modelos de ação de divulgação da música “erudita” na década de 1970 | IV Jornada Música, Media e Públicos: Portugal 1974 à atualidade
CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/11 | «Os jovens também 'curtem' música clássica» - Acções pela democratização cultural entre a «juventude» enquanto grupo consumidor na década de 1970 | XI Encontro de Investigação em Música
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/23 | As mulheres da Orquestra Sinfónica Juvenil e o seu percurso profissional | 4º Simpósio do Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/01 | A Orquestra Sinfónica Juvenil como via profissionalizante para jovens instrumentistas entre 1973 e 1989 | Congresso Internacional: Música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/22 | «Os jovens também 'curtem' musica clássica» uma reflexão sobre os gostos a partir de um estudo da Orquestra Sinfónica Juvenil | II Jornadas Música, Média e Públicos 1974-2010
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/09 | Beethoven Revisited: The Posters from 2000 to 2018 for the Annual Concert of Orquestra Sinfónica Juvenil | International Symposium Objects and Images of Music in Public and Private Art Museums
International Council for Traditional Music (Alpiarça, Portugal)
|
2021/05/27 | «O que vale a juventude»: a estreia da Orquestra Sinfónica Juvenil e a representação da juventude musical lisboeta na imprensa | III Jornadas NEMI / 9º MUSPRES
CESEM / NOVA FCSH; Sociedad Española de Musicología (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/10 | «Women conductors are not my cup of tea»: Reflexões sobre a maestrina enquanto mulher no poder | Colóquio internacional: Mulher(es) e Poder(es) / Femme(s) et Pouvoir(s)
Université de Genevé (Genebra, Suiça)
|
2019/11/15 | Música no Ritual Maçónico: A cerimónia de celebração do centenário de José Estevão Coelho de Magalhães | IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/08 | «Apoiar os jovens, divulgar a música erudita e descentralizar os concertos» - O papel dinamizador da Orquestra Sinfónica Juvenil nos seus primeiros anos de actividade | 8º Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/07 | «Women conductors are not my cup of tea»: Reflexiones sobre la directora orquestal en tanto mujer en el poder | 8 Congreso Muspres - Construcciones de género a través de la crítica musical en España e Hispanoamérica
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2017/06/08 | A música para piano de Constança Capdeville: microcosmos de um percurso criativo | Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992) por ocasião do seu 80º aniversário.
Departamento de Ciências Musicais da NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2022/05/20 | Music in Frames - ciclo de cinema de regularidade mensal que reunia investigadores do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação
do CESEM. Consistia em sessões de filmes comentadas por um investigador convidado (2021/10/01 - 2022/05/20)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2021/07/08 - 2021/07/09 | 3º Simpósio NEGEM - Música, Género, Política e Sociedade
Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música/CESEM, Grupo de
Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação. (2021/07/08 - 2021/07/09)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2020/06/29 - 2020/06/30 | 2º Simpósio do NEGEM - Música Género Media
NEGEM - Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música/CESEM do Grupo de
Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação. (2020/06/29 - 2020/06/30)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/06/07 - 2019/06/08 | 8º Seminário do Grupo de Música, Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) (2019/06/07 - 2019/06/08)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |