???global.info.a_carregar???
Maria do Castelo Teixeira Malta Romeiras da Costa Amado. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em História e Arqueologia. Especializada em História da Educação e História da Deficiência. Researcher on History of Education and Disability History.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Castelo Teixeira Malta Romeiras da Costa Amado

Nomes de citação

  • Romeiras Amado, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
DE1F-0179-7CF1
ORCID iD
0000-0003-0318-2412

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 919696723 (Pessoal)

Websites

  • https://fcsh-unl.academia.edu/MariaRomeiras (Rede social)

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2013
Concluído
História da Educação e da Cultura Escrita em Portugal (Doutoramento)
Especialização em História da Deficiência / Disability History
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Hide and Seek. Normality Issues and Global Discourses on Blind School Modern Projects (late 18th - 19th centuries)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com louvor e distinção
2006 - 2008
Concluído
História da Educação/Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em História da Deficiência/ Disability History
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Escritos em Branco. Rupturas da Ciência e da Pedagogia no Portugal Oitocentista: o ensino para cegos no Asilo-escola António Feliciano de Castilho (1888-1930). White Writings. Ruptures of Science and Paedagogy in Portugal of the 19th century." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001 - 2003
Concluído
Teoria da Fotografia / Photography Theory (Pós-Graduação)
Especialização em History of Photography
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
14,7
1984 - 1988
Concluído
História (Licenciatura)
Especialização em History
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/17 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988 - 1994 Técnica Superior Fundação Oriente, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/01 - Atual Membro do Conselho Científico Centro Português de Tiflologia, Portugal
Centro Português de Tiflologia, Portugal
2021/01/01 - Atual Investigadora Laboratório de Humanidades Digitais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2013 - 2019 Investigadora Colaboradora Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008/10/01 - 2012/10/10 Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia para Doutoramento em História da Educação/Ciências da Educação sob a orientação do Prof. Jorge Ramos do Ó no Instituto da Educação da Universidade de L Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007 - 2008 Consultora Tiflotecnia, Informática e Acessibilidade, Lda., Portugal
2007 - 2008 Professora Convidada Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2002 - 2007 Gerente e Coordenadora de Projectos IDOC, Ideias em Documentos e Arquivos, Lda, Portugal
2001 - 2002 Técnica Superior de Arquivo SIC Notícias, Portugal
1997 - 2000 Assessora da Direcção de Serviços de Informática Ministro das Finanças, Portugal
1988 - 1989 Voluntária Projecto Heródoto Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/05/01 - 2019/10/31 Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Romeiras Amado, Maria. "Valorização da Pedagogia Adaptada no Portugal Oitocentista: o Ensino dos Alunos Cegos no Asilo.escola António Feliciano de Castilho (1888).". Trabalho apresentado em CIHELA 2021 Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação., Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Maria Romeiras Amado. "Valorização da pedagogia Adaptada no Portugal Oitocentista". 2021.
  3. Amado, Maria. "The allowed cities: spaces and performances of blind citizens in the pre and post-earthquake of Lisbon (1755).". Trabalho apresentado em VI Congresso AISU. VisibileInvisibile. Percepire la città tra descrizione e omissione, Catania, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pieter Verstraete; Maria Romeiras Amado; Carlos Manique. "Paedagogica Historica themed issue: gaining momentum – new cultural histories of education and disability". Paedagogica Historica (2024): https://doi.org/10.1080/00309230.2024.2367759.
    10.1080/00309230.2024.2367759
  2. Romeiras Amado, Maria. "A revista “A pérola” do centro infantil Helen Keller: reflexo de un xesto pedagóxico inclusivo no Portugal dos anos 60 .". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación. 27 1 (2023): 273-293. https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2023.27.0.10136.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Maria Romeiras Amado. "Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional". Tiflociência e Equidade no Mundo da Vida. Revista Tiflológica Online de Educação e Comunicação, Cultura e Ciência 0 (2023): 131-148. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e63c44cc-e601-49a6-a0dc-e670ff32de98.
  4. Maria Romeiras. "Ernesto Candeias Martins: As Infâncias na História Social da Educação. Fronteiras e Interceções Sócio-Históricas". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 22 (2019): 310-314. https://doi.org/10.17979/srgphe.2018.22.0.5511.
    Publicado • 10.17979/srgphe.2018.22.0.5511
  5. Maria Romeiras Amado. "Natureza, sentidos e integração: caso de estudo do centro Helen Keller". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 22 (2019): 13-36. https://doi.org/10.17979/srgphe.2018.22.0.5473.
    Publicado • 10.17979/srgphe.2018.22.0.5473
Capítulo de livro
  1. Amado, Maria. "Centro Infantil Helen Keller: Educar na Diversidade". In Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e Experiências de Referência em Portugal no século XX., 381-413. Portugal: Colibri, 2019.
    Publicado
  2. Amado, Maria. "Universalização de Conteúdos Digitais: Um Novo Paradigma de Integração.". In Comunicar e Interagir. Um Novo Paradigma de Integração., 465-478. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2011.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Amado, Maria. "Nicholas Saunderson". In Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral.. Edlars - Educomunicação e Vida, 2017.
    Publicado
  2. Amado, Maria. "José Álvares de Azevedo". In Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral. EDLARS - Educomunicação e Vida, 2017.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Flávio Couto e Silva de Oliveira. "Recensão Crítica do Livro Sentidos e Memória: Os Signos de Proust na Vida de Músicos Cegos, de Flávio Couto e Silva de Oliveira". Revisão de Sentidos e Memória: Os Signos de Proust na Vida de Músicos Cegos 1, 1 (2024): 238-246. https://www.tiflologia.pt/revista-tifloci%C3%AAncia.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Amado, Maria do Castelo Teixeira Malta Romeiras da Costa, 1966-. "Hide and seek: normality issues and global discourses on blind school modern projects (late 18th-19th centuries)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8140.
  2. Amado, Maria. "Escritos em Branco. Rupturas da ciência e da pedagogia no Portugal Oitocentista: o ensino para cegos no Asilo-escola António Feliciano de Castilho (1888-1930)". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2008. http://hdl.handle.net/10451/41913.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/26 Escrita autónoma no feminino e na deficiência: caso de estudo de duas poetisas cegas nascidas no Brasil de Setecentos. Woman XXI. 3rd International Congress on Women.
Eventqualia (Porto, Portugal)
2024/02/09 Correspondência Pedagógica Internacional: construção de bases para uma plataforma de equidade e de saberes diversos nos Institutos para alunos cegos da Modernidade Ocidental. AFIRSE XXXI
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/07/20 Organização de materiais educativos para tiflologia patente em correspondência histórica internacional: como se construíu a pedagogia nos institutos para alunos cegos ocidentais. Recursos Educativos para a Tiflologia em Museus
Museu de Tiflologia de Castelo de Vide (Portugal)
2023/01/27 “O Asilo-Escola António Feliciano de Castilho: interseção de actores e espaços educativos num gesto pedagógico inclusivo.” XXX AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education)
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2022/07/02 “Globalization of pedagogic discourses and adapted materialities on Western Modernity: cartography of the first schools for the blind" Conference "(Critical) Blindness Studies: Current Debates and Future Directions"
Université de Lyon (França)
2021/07/20 Valorização da Pedagogia Adaptada no Portugal Oitocentista: o Ensino para Alunos Cegos no Asilo-escola António Feliciano de Castilho (1888). CIHELA 2021 Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação.
Instituto da Educação. Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2021/06/17 Da Ubiquidade do Virtual na Investigação: Relevância da Acessibilidade na Disponibilização de Recursos Históricos, Sociológicos e Culturais Online. I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia. A Cegueira em Contexto Científico.
Centro Português de Tiflologia (Castelo de Vide, Portugal)
2021/06/17 “Da Ubiquidade do Virtual na Investigação: Relevância da Acessibilidade na Disponibilização de Recursos Históricos, Sociológicos e Culturais Online.” I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia. A Cegueira em Contexto Científico.
Centro Português de Tiflologia e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Portugal)
2021/06/17 “Rethinking the Difference: The Social Strength of Pedagogic Discourses From the First School for Blind Citizens” ISCHE 42 – International Standing Conference for the History of Education. Looking From Above and Below: Rethinking the Social in the History of Education.
University of Orebro (Suécia)
2021/06/15 Rethinking the Difference: The Social Strength of Pedagogic Discourses From the First School for Blind Citizens. ISCHE42 Looking From Above and Below: Rethinking the Social in the History of Education
ISCHE International Standing Conference for the History of Education (Orebro, Suécia)
2020/01/31 “A Revista A Pérola do Centro Infantil Helen Keller: Reflexo de um Gesto Pedagógico Inclusivo no Portugal dos Anos 50” XXVII AFIRSE Colloque Educação e Bem-Estar/ Education et Bien-Être
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/07/17 “Hide and seek. Space and senses on Modernity schools for the blind.” ISCHE41 – Spaces and Places of Education
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/03/04 “Centro Helen Keller: Inovar na Diversidade” Seminário A História da Educação Em Portugal e em Espanha: Reflexões em torno de algumas linhas de pesquisa.
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2019/01/31 “O Braille como materialidade escolar tridimensional na educação de alunos cegos.” XXVI Colóquio AFIRSE 2019 - Tempo, Espaços e Artefactos em Educação
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2018/08/31 “Nature, senses and inclusive education: the case study of Helen Keller School” ISCHE40 Education and Nature
Humbolt University Berlin (Berlim, Alemanha)
2018/04/20 “Arquivos Europeus para Estudo da História da Deficiência Visual: o caso das Fontes Tridimensionais (séculos XVIII-XIX)” Seminários de História da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2018/02/23 “A integração social fundamentada na educação: caso de estudo do Centro Infantil Helen Keller.” 2º Encontro Inovar – Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de Referência em Portugal no século XX
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/12/13 “Escolas inovadoras: a integração social fundamentada na educação. Caso de estudo do Centro Infantil Helen Keller.” II Encontro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos: Deficiência, Cidadania e Inovação Social
I(nstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
2017/09/20 “Centro Infantil Helen Keller: Inovar na Diversidade” SEDEH 2017 - XIX Coloquio de Historia de la Educación. Imágenes, discursos y textos en Historia de la Educación. Retos metodológicos actuales.
Real Centro Universitario del Escorial María Cristina (Escorial, Espanha)
2017/06/01 “Histórico da relevância de uma eficiente comunicação e colaboração de teorias pedagógicas nas primeiras escolas para cegos e amblíopes do Ocidente Moderno: casos de exemplo do Brasil e de França” IX Seminário Internacional MCATA: As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP: Educomunicação Inclusiva em Intervenção Precoce, Vida e Empregabilidade, Desafios e Respostas no Século XXI.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2016/08/18 “António Feliciano de Castilho: a blind secretary of state for Instruction in the 19th century Portugal” ISCHE 38 - Education and the Body
Loyola University of Chicago (Chicago, Estados Unidos)
2016/04/16 “Literacia 3D: uma nova potência de inclusão” VIII National Seminar: Mestrado Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio. Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio: Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2015/06/28 “Visual Literacy and the History of the Self: an option?” Congress Blind Creations
Royal Holloway, University of London (Londres, Reino Unido)
2014/09/01 “Researching…the egg of Columbus” ECER 2014: The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/07/04 “War Sculptures and Social Learning” International Standing Conference in History of Education - ISCHE 2014: Education, War and Peace
University of London Institute of Education (Londres, Reino Unido)
2014/06/04 “MUSICIANS, ARTISANS AND TEACHERS. Multimodal reading and the identity of blind citizens (18th – 21st centuries): a Portuguese case study of diversity.” Congress Blindness, Technology, and Multimodal Reading
Royal College of Physicians (London, Reino Unido)
2013/11/04 “Arquitectura de um conhecimento transnacional. Arqueologia do conhecimento pedagógico adaptado: exemplo de disseminação teórica em língua portuguesa de sistemas de educação adaptada” Seminar Educação e Inclusão. Perspectivas Comparadas (Portugal/Brasil)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2013/09/12 The Allowed Cities: spaces and performances of blind citizens in the pre and post-earthquake Lisbon (1755) VI Congress AISU (Associazione Italiana di Storia Urbana): Visible and invisible: perceiving the city between descriptions and omissions
Università di Studi di Catania (Catania, Itália)
2013/06/27 Globalization, Regionalism and Paths of Knowledge: the first western projects of schools for the Blind. I Congrès International Histoire de la Cécité et des Aveugles. Représentations, Institutions, Archives. Une Perspective Internationale.
Fondation Singer-Polignac (Paris, França)
2012/08/05 Panoptical discourses and self-surveillance on blind school projects (late 18th – 19th centuries) Congress of the Imperfect Historian Working Group
University of Cologne (Cologne, Alemanha)
2012/08/03 Strangers in a New Land: global modern pedagogies and the emergence of schools for the blind. Internationalisation dans le champ éducatif (18e – 20e siècles) International Standing Conference for the History of Education 34
Université de Genève (Genève, Suiça)
2012/02/15 Réflexions sur l’intégration pédagogique, l’autonomie et la diversité au 19 ème siècle portugais. International Meeting of the Réseaux pour l’Histoire de la Cécité
Paris VII Sorbonne (Paris, França)
2011/06/08 Discursos de governamentalidade: diversidade e globalização II Forum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2011/02/21 The Braille system: a quality embossed information frame for a globalized modern pedagogy. IV Giornata Nazionale Del Braille
Università degli Studi di Catania (Catania, Itália)
2010/07/02 Constituição de arquivo para investigação em tecnologias normalizadoras e harmonização de sistemas pedagógicos nas primeiras escolas para cegos da modernidade ocidental (séculos XVIII e XIX). I Forum de Jovens Investigadores
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/05/18 António Feliciano de Castilho Reunion at the Library and Archive of the Institut Valentim Haüy
Library and Archive of the Institut Valentim Haüy (Paris, França)
2009/07/11 Universalização de Conteúdos Digitais: um novo paradigma de integração. Seminar “Capacidade para Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/27 - 2023/11/28 Moderação da Mesa “(In)capacidade dos Museus para criar condições de igualdade” no 5º Workshop em “Fortalecimento de Redes de Profissionais de Museus com Foco em Tiflologia” parte da iniciativa Recursos Inclusivos para a Educação e Cidadania do Museu de Tiflologia de Castelo de Vide (2023/11/27 - 2023/11/28)
Encontro (Coorganizador)
Museu de Tiflologia de Castelo de Vide, Portugal
2022/06/30 - 2022/07/05 Membro do comité de organização do congresso Conference "(Critical) Blindness Studies: Current Debates and Future Directions", Online Conference, 30th June, 1st, 2nd, 4th and 5th July 2022. (2022/06/30 - 2022/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lyon, França
2021/02/23 - 2021/02/26 Membro da Comissão Científica (2021/02/23 - 2021/02/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
COLUBHE 2020, Brasil
2018/04/23 - 2018/04/23 Sessão de apresentação das linhas pedagógicas inclusivas no Centro Infantil Helen Keller, em Lisboa, com enquadramento histórico, apresentação das linhas correntes e sessão de dúvidas para profissionais da Pedagogia, História e Psicologia. (2018/04/23 - 2018/04/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2003/12/18 - 2003/12/18 Seminar "A qualidade na Arquitectura de Edifícios Públicos: requisitos específicos de acessibilidade e usabilidade", on architecture and accessibility at Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, the 18th December 2003. (2003/12/18 - 2003/12/18)
Encontro (Coorganizador)
Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/07/20 - 2021/07/23 Moderadora do Eixo 9 - Escola e Inovação: Pedagogias Diferentes e Escolas Diferentes do XIV CIHELA 2021
Congresso
CIHELA 2021 Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação.
CIHELA 2021 - Congresso Iberoamericano de História da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/06 Equidade nos Museus para Pessoas Cegas e Normovisuais
Vogal
João Soares Palmeiro Novo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 C- BRAILLE: REPRESENTAÇÃO DAS CORES CMYK PARA BRAILLE. ESTUDO PARA A CRIAÇÃO DE UMA NORMA PARA APLICAÇÃO NA DEFICIÊNCIA VISUAL"
Arguente
MARIANA GRILO CAETANO DA SILVA (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/16 - 2019/07/20 ISCHE International Standing Conference on the History of Education: Spaces and Places of Education Porto
2019/02/22 - 2019/02/22 Colóquio Inovação e Educação Contemporânea. III Encontro INOVAR. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2015/06/28 - 2015/06/30 Congress Blind Creations Royal Holloway, University of London

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/04/15 - 2021/06/17 Membro de Comissão de Honra do I Congresso International Ciência e Tiflologia
Membro
Centro Português de Tiflologia, Portugal
2017 - 2017 Member of the Scientific Commission for the project Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral, Coordenação Científica: Augusto Deodato Guerreiro, EDLARS - Educomunicação e Vida, E-book in https://drive.google.com/file/d/0B78eiSBm-a3OSURnMXJlRlRRcnc/view, ISBN: 978-972-95206-8-6.
Consultor
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal