Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria do Castelo Teixeira Malta Romeiras da Costa Amado
Nomes de citação
- Romeiras Amado, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DE1F-0179-7CF1
- ORCID iD
- 0000-0003-0318-2412
Telefones
- Telemóvel
-
- (+351) 919696723 (Pessoal)
Websites
- https://fcsh-unl.academia.edu/MariaRomeiras (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2013
Concluído
|
História da Educação e da Cultura Escrita em Portugal (Doutoramento)
Especialização em História da Deficiência / Disability History
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Hide and Seek. Normality Issues and Global Discourses on Blind School Modern Projects (late 18th - 19th centuries)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com louvor e distinção |
2006 - 2008
Concluído
|
História da Educação/Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em História da Deficiência/ Disability History
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Escritos em Branco. Rupturas da Ciência e da Pedagogia no Portugal Oitocentista: o ensino para cegos no Asilo-escola António
Feliciano de Castilho (1888-1930). White Writings. Ruptures of Science and Paedagogy in Portugal of the 19th century." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001 - 2003
Concluído
|
Teoria da Fotografia / Photography Theory (Pós-Graduação)
Especialização em History of Photography
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
|
14,7 |
1984 - 1988
Concluído
|
História (Licenciatura)
Especialização em History
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/17 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988 - 1994 | Técnica Superior | Fundação Oriente, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Membro do Conselho Científico | Centro Português de Tiflologia, Portugal |
Centro Português de Tiflologia, Portugal | ||
2021/01/01 - Atual | Investigadora | Laboratório de Humanidades Digitais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal | ||
2013 - 2019 | Investigadora Colaboradora | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2008/10/01 - 2012/10/10 | Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia para Doutoramento em História da Educação/Ciências da Educação sob a orientação do Prof. Jorge Ramos do Ó no Instituto da Educação da Universidade de L | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2007 - 2008 | Consultora | Tiflotecnia, Informática e Acessibilidade, Lda., Portugal |
2007 - 2008 | Professora Convidada | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2002 - 2007 | Gerente e Coordenadora de Projectos | IDOC, Ideias em Documentos e Arquivos, Lda, Portugal |
2001 - 2002 | Técnica Superior de Arquivo | SIC Notícias, Portugal |
1997 - 2000 | Assessora da Direcção de Serviços de Informática | Ministro das Finanças, Portugal |
1988 - 1989 | Voluntária Projecto Heródoto | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/05/01 - 2019/10/31 | Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/26 | Escrita autónoma no feminino e na deficiência: caso de estudo de duas poetisas cegas nascidas no Brasil de Setecentos. | Woman XXI. 3rd International Congress on Women.
Eventqualia (Porto, Portugal)
|
2024/02/09 | Correspondência Pedagógica Internacional: construção de bases para uma plataforma de equidade e de saberes diversos nos Institutos para alunos cegos da Modernidade Ocidental. | AFIRSE XXXI
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/20 | Organização de materiais educativos para tiflologia patente em correspondência histórica internacional: como se construíu a pedagogia nos institutos para alunos cegos ocidentais. | Recursos Educativos para a Tiflologia em Museus
Museu de Tiflologia de Castelo de Vide (Portugal)
|
2023/01/27 | “O Asilo-Escola António Feliciano de Castilho: interseção de actores e espaços educativos num gesto pedagógico inclusivo.” | XXX AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education)
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022/07/02 | “Globalization of pedagogic discourses and adapted materialities on Western Modernity: cartography of the first schools for the blind" | Conference "(Critical) Blindness Studies: Current Debates and Future Directions"
Université de Lyon (França)
|
2021/07/20 | Valorização da Pedagogia Adaptada no Portugal Oitocentista: o Ensino para Alunos Cegos no Asilo-escola António Feliciano de Castilho (1888). | CIHELA 2021 Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação.
Instituto da Educação. Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/17 | Da Ubiquidade do Virtual na Investigação: Relevância da Acessibilidade na Disponibilização de Recursos Históricos, Sociológicos e Culturais Online. | I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia. A Cegueira em Contexto Científico.
Centro Português de Tiflologia (Castelo de Vide, Portugal)
|
2021/06/17 | “Da Ubiquidade do Virtual na Investigação: Relevância da Acessibilidade na Disponibilização de Recursos Históricos, Sociológicos e Culturais Online.” | I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia. A Cegueira em Contexto Científico.
Centro Português de Tiflologia e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Portugal)
|
2021/06/17 | “Rethinking the Difference: The Social Strength of Pedagogic Discourses From the First School for Blind Citizens” | ISCHE 42 – International Standing Conference for the History of Education. Looking From Above and Below: Rethinking the Social
in the History of Education.
University of Orebro (Suécia)
|
2021/06/15 | Rethinking the Difference: The Social Strength of Pedagogic Discourses From the First School for Blind Citizens. | ISCHE42 Looking From Above and Below: Rethinking the Social in the History of Education
ISCHE International Standing Conference for the History of Education (Orebro, Suécia)
|
2020/01/31 | “A Revista A Pérola do Centro Infantil Helen Keller: Reflexo de um Gesto Pedagógico Inclusivo no Portugal dos Anos 50” | XXVII AFIRSE Colloque Educação e Bem-Estar/ Education et Bien-Être
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/17 | “Hide and seek. Space and senses on Modernity schools for the blind.” | ISCHE41 – Spaces and Places of Education
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/03/04 | “Centro Helen Keller: Inovar na Diversidade” | Seminário A História da Educação Em Portugal e em Espanha: Reflexões em torno de algumas linhas de pesquisa.
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2019/01/31 | “O Braille como materialidade escolar tridimensional na educação de alunos cegos.” | XXVI Colóquio AFIRSE 2019 - Tempo, Espaços e Artefactos em Educação
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2018/08/31 | “Nature, senses and inclusive education: the case study of Helen Keller School” | ISCHE40 Education and Nature
Humbolt University Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2018/04/20 | “Arquivos Europeus para Estudo da História da Deficiência Visual: o caso das Fontes Tridimensionais (séculos XVIII-XIX)” | Seminários de História da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/23 | “A integração social fundamentada na educação: caso de estudo do Centro Infantil Helen Keller.” | 2º Encontro Inovar – Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de Referência em Portugal no século XX
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/12/13 | “Escolas inovadoras: a integração social fundamentada na educação. Caso de estudo do Centro Infantil Helen Keller.” | II Encontro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos: Deficiência, Cidadania e Inovação Social
I(nstituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/20 | “Centro Infantil Helen Keller: Inovar na Diversidade” | SEDEH 2017 - XIX Coloquio de Historia de la Educación. Imágenes, discursos y textos en Historia de la Educación. Retos metodológicos
actuales.
Real Centro Universitario del Escorial María Cristina (Escorial, Espanha)
|
2017/06/01 | “Histórico da relevância de uma eficiente comunicação e colaboração de teorias pedagógicas nas primeiras escolas para cegos e amblíopes do Ocidente Moderno: casos de exemplo do Brasil e de França” | IX Seminário Internacional MCATA: As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP: Educomunicação Inclusiva em Intervenção Precoce,
Vida e Empregabilidade, Desafios e Respostas no Século XXI.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2016/08/18 | “António Feliciano de Castilho: a blind secretary of state for Instruction in the 19th century Portugal” | ISCHE 38 - Education and the Body
Loyola University of Chicago (Chicago, Estados Unidos)
|
2016/04/16 | “Literacia 3D: uma nova potência de inclusão” | VIII National Seminar: Mestrado Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio. Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio:
Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2015/06/28 | “Visual Literacy and the History of the Self: an option?” | Congress Blind Creations
Royal Holloway, University of London (Londres, Reino Unido)
|
2014/09/01 | “Researching…the egg of Columbus” | ECER 2014: The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/07/04 | “War Sculptures and Social Learning” | International Standing Conference in History of Education - ISCHE 2014: Education, War and Peace
University of London Institute of Education (Londres, Reino Unido)
|
2014/06/04 | “MUSICIANS, ARTISANS AND TEACHERS. Multimodal reading and the identity of blind citizens (18th – 21st centuries): a Portuguese case study of diversity.” | Congress Blindness, Technology, and Multimodal Reading
Royal College of Physicians (London, Reino Unido)
|
2013/11/04 | “Arquitectura de um conhecimento transnacional. Arqueologia do conhecimento pedagógico adaptado: exemplo de disseminação teórica em língua portuguesa de sistemas de educação adaptada” | Seminar Educação e Inclusão. Perspectivas Comparadas (Portugal/Brasil)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013/09/12 | The Allowed Cities: spaces and performances of blind citizens in the pre and post-earthquake Lisbon (1755) | VI Congress AISU (Associazione Italiana di Storia Urbana): Visible and invisible: perceiving the city between descriptions
and omissions
Università di Studi di Catania (Catania, Itália)
|
2013/06/27 | Globalization, Regionalism and Paths of Knowledge: the first western projects of schools for the Blind. | I Congrès International Histoire de la Cécité et des Aveugles. Représentations, Institutions, Archives. Une Perspective Internationale.
Fondation Singer-Polignac (Paris, França)
|
2012/08/05 | Panoptical discourses and self-surveillance on blind school projects (late 18th – 19th centuries) | Congress of the Imperfect Historian Working Group
University of Cologne (Cologne, Alemanha)
|
2012/08/03 | Strangers in a New Land: global modern pedagogies and the emergence of schools for the blind. | Internationalisation dans le champ éducatif (18e – 20e siècles) International Standing Conference for the History of Education
34
Université de Genève (Genève, Suiça)
|
2012/02/15 | Réflexions sur l’intégration pédagogique, l’autonomie et la diversité au 19 ème siècle portugais. | International Meeting of the Réseaux pour l’Histoire de la Cécité
Paris VII Sorbonne (Paris, França)
|
2011/06/08 | Discursos de governamentalidade: diversidade e globalização | II Forum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2011/02/21 | The Braille system: a quality embossed information frame for a globalized modern pedagogy. | IV Giornata Nazionale Del Braille
Università degli Studi di Catania (Catania, Itália)
|
2010/07/02 | Constituição de arquivo para investigação em tecnologias normalizadoras e harmonização de sistemas pedagógicos nas primeiras escolas para cegos da modernidade ocidental (séculos XVIII e XIX). | I Forum de Jovens Investigadores
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/05/18 | António Feliciano de Castilho | Reunion at the Library and Archive of the Institut Valentim Haüy
Library and Archive of the Institut Valentim Haüy (Paris, França)
|
2009/07/11 | Universalização de Conteúdos Digitais: um novo paradigma de integração. | Seminar “Capacidade para Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/27 - 2023/11/28 | Moderação da Mesa “(In)capacidade dos Museus para criar condições de igualdade” no 5º Workshop em “Fortalecimento de Redes
de Profissionais de Museus com Foco em Tiflologia” parte da iniciativa Recursos Inclusivos para a Educação e Cidadania do
Museu de Tiflologia de Castelo de Vide (2023/11/27 - 2023/11/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Museu de Tiflologia de Castelo de Vide, Portugal |
2022/06/30 - 2022/07/05 | Membro do comité de organização do congresso Conference "(Critical) Blindness Studies: Current Debates and Future Directions",
Online Conference, 30th June, 1st, 2nd, 4th and 5th July 2022. (2022/06/30 - 2022/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lyon, França |
2021/02/23 - 2021/02/26 | Membro da Comissão Científica (2021/02/23 - 2021/02/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
COLUBHE 2020, Brasil |
2018/04/23 - 2018/04/23 | Sessão de apresentação das linhas pedagógicas inclusivas no Centro Infantil Helen Keller, em Lisboa, com enquadramento histórico,
apresentação das linhas correntes e sessão de dúvidas para profissionais da Pedagogia, História e Psicologia. (2018/04/23 - 2018/04/23)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2003/12/18 - 2003/12/18 | Seminar "A qualidade na Arquitectura de Edifícios Públicos: requisitos específicos de acessibilidade e usabilidade", on architecture
and accessibility at Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, the 18th December 2003. (2003/12/18 - 2003/12/18)
Encontro (Coorganizador)
|
Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/20 - 2021/07/23 | Moderadora do Eixo 9 - Escola e Inovação: Pedagogias Diferentes e Escolas Diferentes do XIV CIHELA 2021
Congresso
|
CIHELA 2021 Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação.
CIHELA 2021 - Congresso Iberoamericano de História da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/06 | Equidade nos Museus para Pessoas Cegas e Normovisuais
Vogal
|
João Soares Palmeiro Novo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | C- BRAILLE: REPRESENTAÇÃO DAS CORES CMYK PARA BRAILLE. ESTUDO PARA A CRIAÇÃO DE UMA NORMA PARA APLICAÇÃO NA DEFICIÊNCIA VISUAL"
Arguente
|
MARIANA GRILO CAETANO DA SILVA (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/07/16 - 2019/07/20 | ISCHE International Standing Conference on the History of Education: Spaces and Places of Education | Porto |
2019/02/22 - 2019/02/22 | Colóquio Inovação e Educação Contemporânea. III Encontro INOVAR. | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
2015/06/28 - 2015/06/30 | Congress Blind Creations | Royal Holloway, University of London |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/04/15 - 2021/06/17 | Membro de Comissão de Honra do I Congresso International Ciência e Tiflologia
Membro
|
Centro Português de Tiflologia, Portugal |
2017 - 2017 | Member of the Scientific Commission for the project Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral, Coordenação
Científica: Augusto Deodato Guerreiro, EDLARS - Educomunicação e Vida, E-book in https://drive.google.com/file/d/0B78eiSBm-a3OSURnMXJlRlRRcnc/view,
ISBN: 978-972-95206-8-6.
Consultor
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |