Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hugo Miguel Marques das Neves Barata
Nomes de citação
- Barata, Hugo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E11C-5CC4-FD27
- ORCID iD
- 0000-0001-8329-6262
Websites
- https://www.framescapes.pt/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2020
Concluído
|
Arte dos Media (Doutoramento)
Especialização em Cinema e Arte dos Media
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
"DA ARCHÉ AO ARQUIVO E DO ARQUIVO A ARCHÉ: o gesto arquivial como conceito e método na prática artística contemporânea
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Nota Máxima com Distinção e Louvor |
2012/09/14 - 2013/09/03
Concluído
|
Pós - Graduação (Pós-Graduação)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
17 |
2004
Concluído
|
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/02 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2022 | ECATI Relações Internacionais | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/06/25 - Atual | Investigação, Assistência de curadoria e Curador de Exposições | Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal |
2007/06/01 - Atual | Colaboração com Serviço Educativo na concepção e realização de actividades pedagógicas | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2002/06/08 - Atual | Artista Visual e Curador de exposições | Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal |
Centro Cultural de Belém, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | EPIC-WE - Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Em curso
|
2022/02/01 - 2023/06/30 | FRAME[scapes]- para uma geocinemática da cidade
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/02/16 | Mesa redonda (Org.) - 24 fevereiro 2022 |
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia - MAAT (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Lunch with Science, CICANT: Research Project FrameScapes | Lunch with Science
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, CICANT (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/19 | XII Ciclo de Conferências Internacionais / ECATI / Museu Coleção Berardo |
Museu Coleção Berardo / CCB (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/04 | Práticas Artísticas e Metodologias Criativas no Trabalho em Educação Informal |
ESE-IPS – Escola Superior Educação, Instituto Politécnico Setúbal (Setúbal )
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/23 - 2023/11/25 | The Typography Meeting [Encontro de Tipografia] is an annual international scientific event based in Portugal that gathers
researchers, practitioners, pedagogues, students, and industry partners. It includes conferences by keynote speakers, peer-reviewed
communications, workshops, and exhibitions. Our goal is to bring together leading individuals and projects in the Typographic
panorama to: disseminate research and technical knowledge; foster learning, inspiration, and critical thinking; and contribute
to the discussion and the development of ideas (2023/11/23 - 2023/11/25)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2023 - 2023 | Os livros fazem comunidades. Conversa a partir do encontro com as páginas "Os livros fazem amigos". Participantes: Ana Barata,
Hugo Barata, Miguel Wandschneider, Paulo T. Silva *Books Make Friends/Os Livros Fazem Amigos, Roma Publications (Janeiro,
2006 (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023 - 2023 | Connecting the dots. Curated by Karen Lacroix. With Fernando P Ferreir,a, Hugo Barata, Inês Neto dos Santos, Justin Roborg-Söndergaard,
Karen Lacroix, Telmo Chaparra (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2023 - 2023 | P2P - Print to Print. This workshop week borrows the definition of peer-to-peer, by exploring the possible decentralisation
and partition of printing tasks or workloads between peers. Blending digital and analog techniques in an era of social media
over-abundance, P2P questions the challenges, benefits, consequences, as well as the illusion of the joy and regrets of the
printing activity. Curatorial team: Telmo Chaparra, Rita Carvalho, Hugo Barata, Francisco Laranjo, Luis Alegre (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022 - 2022 | "CINEMATECA PORTUGUESA CICLO_SALA LUÍS DE PINA INÉDITOS - Visionamento do Fime de PIERRE COULIBEUF_ DOCTOR FABRE WILL CURE
YOU". (2022 - 2022)
Exposição
|
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2022 - 2022 | I WOULD PREFER NOT TO - O TRABALHO DESAMPARADO In this workshop university students had an important and transforming experience:
departing from a precarious position, due to a lack of context and seemingly pointless and repetitive model of work, students
discovered themselves to be subjects of a meaningful project. (2022 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022 - 2022 | [planche] Workshop de Edição: atlas, arquivos, inserções Uma prancha para tudo: para escrever, para contar, para jogar, para
comer, para ordenar, para desordenar...Georges Didi-Huberman. Neste workshop iremos produzir edições impressas que proponham
e explorem relações entre documentos e arquivos numa configuração experimental, e o mais livre possível a partir de uma ação-pesquisa.
Ao mesmo tempo, a metodologia visual do Bilderatlas Mnemosyne, proposta por AbyWarburg, acentua uma prática projetual em constante
mutação. (2022 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - 2020 | Exposição Cristina Ataíde. Dar corpo ao vazio: atividade de visita mediada/curadoria educativa; introdução ao trabalho plástico
da artista, concretização de atividade educativa. (2020 - 2020)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal Centro Cultural de Belém, Portugal |
2017 - 2018 | Curso de Formação Curadoria para a Infância, Museu Berardo: estratégias do curatorial na educação.
(2017 - 2018)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/17 - Atual | Lançamento público e mesa redonda da publicação Frame[scapes], sobre o projeto de investigação com o mesmo título
Outro
|
FRAME[scapes] – para uma geocinemática
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2022/10/10 - 2022/10/16 | Exibição Publica da Peça RE[PLAY] - As imagens televisionadadas do futebol como material videográfico.
Encontro
|
|
2019 - 2020 | PAC, Programa Aprendizagens Criativas, DMC e EGEAC. Programa de formação para mediadores culturais
Oficina (workshop)
|
Curso de Formação para Mediadores para os Equipamentos Culturais da Zona Metropolitana de Lisboa
Direção Municipal de Cultura, Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Fábrica de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian: concepção e orientação de atividades educativas para públicos com Necessidades
Educativas Específicas
Oficina (workshop)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2019 - 2020 | O Museu é uma Casa!, projeto parceria entre o Museu Coleção Berardo e a Casa Pia de
Lisboa: projeto educativo continuado entre instituições para promover a inclusão através de metodologias expressivas e criativas.
Oficina (workshop)
|
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
|
2019 - 2020 | Projeto de Continuidade Escola Nómada, em parceria com a DMC e com a Escola Almada Negreiros: projeto de curadoria educativa
sobre inclusão através das metodologias artísticas.
Oficina (workshop)
|
Escola Nómada
Direção Municipal de Cultura, Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Projeto de Intervenção e Curadoria Educativa. Uma parceria entre o Museu Berardo, o externato A Escolinha e a CIG (Comissão
Igualdade de Género)
Oficina (workshop)
|
Projeto Identidades
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2019 - 2020 | Projecto continuado de Intervenção Artística e Educativa e Inclusão, Casa Pia de Lisboa e Museu Coleção Berardo
Oficina (workshop)
|
Projecto Árvore
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal Casa Pia de Lisboa, Portugal |
2018 - 2019 | PAC, Programa Aprendizagens Criativas, DMC e EGEAC. Programa de formação para mediadores culturais
Oficina (workshop)
|
Direção Municipal de Cultura, Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Curso de Formação: Curadoria para a Infância. Estratégias do curatorial na educação.
Oficina (workshop)
|
Curso de Formação para Professores
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
|
2017 - 2018 | PAC, Programa Aprendizagens Criativas, DMC e EGEAC. Programa de formação para mediadores culturais
Oficina (workshop)
|
Direção Municipal de Cultura, Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Curso Formação Professores: construção de narrativas visuais utilizando a metodologia da fotografia participativa e da escrita
criativa na construção de livros de artista
Oficina (workshop)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2015 - 2016 | Curso Formação Professores: construção de cosmologias e curadorias de arquivos pessoais através da Fotografia.
Oficina (workshop)
|
Curso Experiências Fotográficas pela Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2014 - 2015 | Curso Formação Professores: construção de narrativas visuais utilizando a metodologia da fotografia participativa e da escrita
criativa na construção de livros de artista
Oficina (workshop)
|
Curso Narrativas Visuais pela Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2014 - 2015 | Curso Formação Professores: construção de narrativas visuais, cosmologias e curadoria a partir da Fotografia.
Oficina (workshop)
|
Curso Experiências Fotográficas pela Fundação Calouste Gulbenkian, Barrancos
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2010 - 2010 | Assistência de Curadoria e Investigação Artística: Investigação e acompanhamento à montagem da exposição com o Curador Internacional
Eric Corne (a mostra reuniu obras de artistas como Pedro Cabrita Reis, Ana Rito, João Onofre, João Pedro Vale, Ângela Ferreira,
Vasco Araújo
Exposição
|
Exposição A Culpa Não é Minha – Colecção António Cachola, Museu Colecção Berardo.
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2010 - 2010 | Investigação e acompanhamento à montagem da exposição com o Comissário Eric Fabre. (a
mostra reuniu obras de artistas como Isidore Isou, Gil Wolman, Art&Language, Joseph Kosuth,
Guy Débord, entre muitos outros)
Exposição
|
Exposição Algumas Obras a Ler – Colecção Eric Fabre
Fundação de Arte Contemporânea Museu Coleção Berardo, Portugal
Centro Cultural de Belém, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/27 | "A criação de discursos imagéticos na interpretação de imagens na disciplina de História e Cultura das artes".
Arguente principal
|
Telma Sofia Leitão Craveiro (Mestrado) |
2022/07/25 | Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga: o aluno protagonista de experiência e aprendizagem
Arguente principal
|
CATARINA MARIA DIOGO GONÇALVES (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Editor de Revista, OW - Other Worlds (https://buttondown.email/otherworlds) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Desenho de Territórios: Nesta unidade curricular pretendemos abordar o território como tema geral, utilizando o desenho "em sentido lato" como principal recurso expressivo ou exploratório. O território e as suas especificidades (lugar geográfico, identidade/comunidade ou marca) são o ponto de partida para a construção de respostas criativas. Os projectos consistirão no desenvolvimento de: A investigação como prática, Ilustração cartográfica e urbana, com técnicas de desenho analítico e experimental, Práticas históricas e experimentais de desenho. | Design de Comunicação (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - Atual | Artes Contemporâneas: A unidade curricular de Artes Contemporâneas é central no estudo e enquadramento da transição do século XIX para o Século XX, refletidos já no Séc. XXI. A Modernidade apresentou inúmeras convulsões artísticas, estéticas, políticas e sociais, que influenciaram sobremaneira o trabalho do Designer. A constituição de um posicionamento crítico sobre estes diferentes momentos de rutura, permite no curso de Design de Comunicação que esta UC capacite os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar dessas diferentes mudanças. | Design de Comunicação (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - Atual | Teoria dos Media: O conceito medium surge como uma subsunção das relações entre tecnologia e comunicação e dos seus efeitos na sociedade e na cultura na história. O conceito procura descrever o domínio instrumental do processo criativo humano, mas também serve à sua auto-compreensão. Meio, tornou-se uma categoria charneira desde os finais do séc. XIX com emergir meios de comunicação de massa. Uma arqueologia dos media só pode ser pensada junto a uma genealogia dos media, possibilitando assim a compreensão do agir humano ao longo da história. | Comunicação Aplicada, Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2025 | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora de OTHER TYPOGRAPHIC WORLDS (ENCONTRO DE TIPOGRAFIA 13) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Processo legal
Descrição da atividade | Caso | |
---|---|---|
2023 - Atual | Processo PEP - Novo Ciclo de Estudos PHD Arquivos e Imagens Contemporâneas, Universidade Lusófona e A3ES |