???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
David John Cranmer

Nomes de citação

  • Cranmer, David

Identificadores de autor

Ciência ID
EB13-08EC-2C9E
ORCID iD
0000-0001-6537-5231

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/06
Concluído
Ciências Musicais (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Towards a multi-layered pedagogy: main trends in the History of Music (Grandes correntes da História da Música)"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
PhD (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1996
Concluído
B. A. Music (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
University of Cambridge, Reino Unido

University of Cambridge Sidney Sussex College, Reino Unido
"The eternal puerile crescendo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2i
1977
Concluído
Master of Music (Musicology) (Mestrado)
University of London, Reino Unido

University of London - King's College, Reino Unido
"Pietro Generali and "I baccanali di Roma"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2002 - 2011 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2006 - 2009 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - 2023/03/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - 2003 Leitor (English) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1993 - 2003 Leitor (English) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
1981 - 1993 Variously, teacher, teacher trainer, supervisor The British Council, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/01/01 - 2012/12/31 Marcos Portugal: a obra e sua disseminação
PTDC/EAT-MMU/099243/2008
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído
2007/10/01 - 2010/10/30 O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal
PTDC/EAT/70038/2006
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Leonardo Vieira Feichas; Emerson Luiz De Biaggi; David John Cranmer. "Um Percurso de Pesquisas sobre Flausino Valle desde o Long Play de Jerzy Milewski (1985)". Revista Vórtex (2023): https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7431.
    10.33871/23179937.2023.11.1.7431
  2. Cranmer, David. "Music in the Iberian Courts: Performance and Power". The Court Historian 25 1 (2020): 88-90. http://dx.doi.org/10.1080/14629712.2020.1728941.
    10.1080/14629712.2020.1728941
  3. David Cranmer. "José Maurício e Marcos Portugal". Per Musi 39 (2019): 1-12. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.14685.
    10.35699/2317-6377.2019.14685
  4. Cranmer, D.. "Marcos Portugal: Master of music to their royal highnesses | Marcos Portugal: Mestre de música de suas altezas reais". Musica Hodie 13 1 (2013): 19-33. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885580944&partnerID=MN8TOARS.
  5. Cranmer, D.. "Music and the ' Teatro de Cordel: In search of a paradigm". Portuguese Studies 24 1 (2008): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-65849461449&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Cranmer, David. "A Carmen de Bizet: circulação e recepção no Brasil até 1915". In Musicologia e Diversidade, editado por Souza, Ana Guiomar Rêgo; Linhares Rosa, Robervaldo; Cranmer, David. Curitiba, Brasil: Editora Appris, 2023.
    Publicado
  2. Cranmer, David. "Il disertore and Maestro Leali, or the making of a pastiche and the invention of a composer". In Eighteenth-century Theatre Capitals from Lisbon to St. Petersburg, editado por Iskrena Yordanova; José Camões, 79-88. Wien, Áustria: Hollitzer, 2022.
    Publicado
  3. Cranmer, David. "Francisco Santos Pinto e a sua produção de música teatral". In Teatro de Revista em Portugal: Revistas «Perdidas» e outras (1851-1868), editado por Eugénia Vasques, 103-114. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL)/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2022.
    Publicado
  4. Cranmer, David. "Música teatral de texto português no reinado de D. Maria II (1777-1816)". In Português: palavra & música, editado por Nery, Rui Vieira, 89-117. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio/Fundação Calouste Gulbenkian, 2022.
    Publicado
  5. Cranmer, David. "“Musical theatre in Portugal and Brazil of the Ancien régime”". In Singing speech and speaking melodies: minor forms of musical theatre in the 18th and 19th century, 339-352. Turnhout: Brepols, 2021.
    Publicado
  6. Cranmer, David. "The feminine presence in a music and drama festival of the Belle Époque: what archives reveal that is missing from public documentation". In O feminino nos arquivos: abordagens e problematizações, editado por Cristina Moscatel; Joana M. Couto; Sónia Sousa Freitas, 239-250. Ponta Delgada: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, 2021.
    Publicado
  7. Cranmer, David. "From Spain to lusophone lands: Carmen in Portugal and Brazil". In Carmen abroad: Bizet's opera on the global stage, editado por Langham Smith, Richard; Rowden, Claire, 158-170. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2020.
    10.1017/9781108674515
  8. Cranmer, David. "A atividade musical em Mafra e a musicologia". In Os carrilhões de Mafra, editado por Lopes, Irina Alexandra ; Araújo, Rui, 59-61. Mafra/Lisboa: Câmara Municipal de Mafra/DGPC, 2020.
  9. Cranmer, David. "Da inauguração aos alvores do miguelismo: actividades teatrais e repertórios do Teatro de S. João (1798-1827)". In O velho Teatro de S. João (1798-1808): teatro e música no Porto do longo século XIX, editado por Cymbron, Luísa; Vasconcelos, Ana Isabel, 141-167. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
  10. Cranmer, David. "The Portuguese Figaro". In Zwischen Revolution und Bürgerlichkeit. Beaumarchais' Figaro-Trilogie als Opernstoff, 135-163. Regensburg, Alemanha: ConBrio, 2019.
  11. Cranmer, David. "La música en la Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança". In António José da Silva, O Judeu: Vida do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança, editado por Abreu, Maria Fernanda de; Cao Míguez, Ana Belén, xix-xxvi. Firenze: Società Editrice Fiorentina, 2019.
  12. Cranmer, David. "A música teatral luso-brasileira do período colonial: a edição possível". In Diálogo musical, editado por Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis, 106-111. Manaus: Editora UEA, 2019.
  13. Cranmer, David. "Opera and theatre in Porto in the 1770s: Italianisation, but to what extent?". In Nasoni, Mateus e a música do seu tempo, editado por Bernardes, Ricardo; Cabeleira, João, 58-67. Guimarães: Lab2PT, 2019.
  14. Cranmer, David. "A paisagem sonora em Vila Viçosa no século XIX". In Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património, editado por Sá, Vanda de ; Conde, Antónia Fialho, 133-141. Évora: Publicações do Cidehus, 2019.
    10.4000/books.cidehus.7002
  15. Cranmer, David. "A relationship spanning more than 40 years: the case of Portugal". In The Many Faces of Resistance Media, 345-360. Turnhout, Bélgica: Brepols, 2018.
  16. Cranmer, David. "A Carmen de Bizet: circulação e receção em Portugal e no Brasil até 1915". In Atas do Congresso Internacional“Musicologia transatlântica: um momento para reflexão, editado por Cranmer, David; Reyes Lucero, Alejandro, 90-103. Lisboa, Portugal: Núcleo Caravelas/CESEM, 2018.
  17. Cranmer, David. "Teatro e música na capital colonial: observações sobre a atividade e o repertório, assim como a atividade dos portugueses". In 450 anos de Portugueses no Rio de Janeiro, editado por Alves, Ida; Cruz, Eduardo da; Franco, Suely Campos, 47-56. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel, 2017.
  18. Cranmer, David. "A noção de «ópera portuguesa» no espaço-luso brasileiro setecentista: designações e tipologias". In Estudos Musicológicos Luso-Brasileiros: Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais, editado por Goldberg, Luiz Guilherme, ---. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017.
  19. Cranmer, David. "Figaro and Musical Barbers and Hair Stylists in the Teatro de Cordel". In Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, editado por Ferreira, Manuel Pedro; Cascudo, Teresa, 259-271. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2017.
  20. Cranmer, David. "P.e Espanca e a música: um ponto de partida". In Compêndio de noticias de Vila Viçosa composto pelo Padre Joaquim José da Rocha Espanca, editado por Filipe, Carlos, 26-35. Vila Viçosa: CECHAP, 2016.
  21. Cranmer, David. "Música". In A arte cristã, editado por Carvalho, Cristina Sá, 84-106. Lisboa, Portugal: Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, 2015.
  22. Cranmer, David. "Entremez intitulado O Grande Governador da Ilha dos Lagartos/The great Governor of the Isle of Lizards". In O Grande Governador da Ilha dos Lagartos: práticas de pesquisa e criação em artes, editado por Souza, Ana Guiomar Rêgo; Bueno, Kleber Damaso, 19-34. Goiânia, Brasil: Gráfica Universidade Federal do Goiás, 2015.
  23. Cranmer, David. "18th-century Portuguese opera and the question of Portuguese theatrical taste". In Estes sons, esta linguagem: Essays on Music, Meaning and Society in Honour of Mário Vieira de Carvalho, editado por Stöck, Gilbert; Castro, Paulo Ferreira de; Nelson, Bernadette, 119-135. Leipzig, Alemanha: Gudrun Schröder Verlag, 2015.
  24. Cranmer, David. "As óperas portuguesas setecentistas e o "gosto do teatro português"". In O gosto na arte na Idade Moderna, editado por Rodrigues, Ana Duarte, 63-73. Lisboa, Portugal: Scribe, 2014.
  25. Cranmer, David. "Staging the operas of Marcos Portugal: glimpses of the past, reflections on the present". In Opera Staging: Erzählweisen, editado por Schmid-Reiter, Isolde, 195-214. Regensburg, Alemanha: ConBrio, 2014.
  26. Cranmer, David. "Marcos Portugal: Compositor sem fronteiras - a música profana". In Intertextualidades: fronteiras entre o sacro e o profano na música do Brasil Colonial e Imperial, editado por Goldberg, Guilherme; Santos, Luís Octávio de Sousa; Valverde, Rodolfo, 82-99. Juiz de Fora, Brasil: Universidade Federal de Juiz de Fora / MAMM, 2014.
  27. Cranmer, David. "Maestro do Salitre". In OECD Economic Surveys: Portugal 2001, editado por Cranmer, David, 145-156. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  28. Cranmer, David. "As óperas italianas: a sua receção e disseminação". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 157-180. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  29. Cranmer, David. "L’equivoco in equivoco, Quem busca lãa fica tosqueado e O desfarce venturozo: a “obra” e a edição crítica". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 203-209. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  30. Cranmer, David; Tavares, Martim Sousa. "Gli Orazi e i Curiazi". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 217-222. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  31. Cranmer, David. "La pazza giornata". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 223-227. Lisboa: Colibri-CESEM, 2012.
  32. Cranmer, David. "As óperas italianas: pastiches e atribuições problemáticas". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 223-227. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  33. Cranmer, David. "O chamado "Elogio da senhora Rainha"". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 315-321. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  34. Cranmer, David. "As modinhas". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 397-402. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2012.
  35. Cranmer, David. "A música profana". In Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento, editado por Marques, António Jorge, 39-44. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal/CESEM/Fundação Casa de Bragança, 2012.
  36. Cranmer, David. "Ópera e música teatral no Rio de Janeiro no reinado de D. Maria I: uma fonte mal conhecida". In As músicas luso-braileiras no final do antigo regime: repertórios, práticas e representações, editado por Nery, Rui Vieira; Lucas, Maria Elizabeth, 557-569. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
  37. Cranmer, David. "L’opéra et le théâtre à la période coloniale: les notions de metrópole et de province". In L’Atlantique comme pont: L’Europe et l’espace lusophone (XVIe-XIXe siècles), editado por Anastácio, Vanda; Neiva, Saulo, 193-200. Clermont Ferrand, França: CELIS, 2012.
  38. Cranmer, David. "Peninsular battles in the Lisbon theatres". In Da Guerra Peninsular: retratos e representações, 83-88. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2010.
  39. Cranmer, David. "A ópera e a música teatral em língua portuguesa durante o reinado de D. José I". In Pombal e o seu tempo, editado por Silva, João Paulo Pereira da, 129-140. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2010.
  40. Cranmer, David. "Mozart, Marcos Portugal and their time: a Portuguese perspective". In Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo/and their time, editado por Cranmer, David, 11-19. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM, 2010.
  41. Cranmer, David. "Camille Saint-Saëns in New York - Looking back a hundred years on". In Nova Iorque: de Topos a Utopos,, editado por Pires, Maria Laura Bettencourt, 57-63. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2009.
  42. Cranmer, David. "The Captive, a Comic Opera after Dryden's Tragedy Don Sebastian, King of Portugal". In Letras & Ciências - livro de homenagem a Filipe Furtado, editado por Ceia, Carlos; Alarcão, Miguel; Ramos, Iolanda, 229-242. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2009.
  43. Cranmer, David. "Abordagem a uma obra musical: uma experiência com o poema sinfónico Vathek de Luís de Freitas Branco". In Dez compositores portugueses do século XX, editado por Ferreira, Manuel Pedro, 57-67. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2007.
  44. Cranmer, David. "Os fundos musicais". In Tesouros da Biblioteca Pública de Évora, editado por Ruas, João, 101-113. Lisboa, Portugal: Edições INAPA, 2005.
  45. Cranmer, David. "Façade: exploiting rhythm and rhyme in nonsense poetry". In The standby book, editado por Lindstromberg, Seth, 177-179. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 1997.
  46. Cranmer, David. "Story in the music". In The standby book, editado por Lindstromberg, Seth, 192-192. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 1997.
Edição de livro
  1. Castro, Paulo Ferreira de; Cranmer, David; Cruz, Gabriela. Consequences of Wagner. Proceedings of the International Conference. Lisboa, Portugal: CESEM. 2012.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Pacheco, Alberto José Vieira; Cranmer, David. "Dossiê 'Padre José Maurício Nunes Garcia'". Per Musi 39 (2019): https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/issue/view/287.
    Publicado • 10.35699/2317-6377.2019.14684
Entrada de dicionário
  1. Silvano, Adriano; Cranmer, David. "Gomes, André da Silva". In Dicionário Biográfico Caravelas. CESEM/NOVA FCSH, 2017. https://dicionario-biografico.caravelas.fcsh.unl.pt/node/4.
    Publicado
Livro
  1. Cranmer, David. Recordações de Camille-Saëns: músico e homem (1835-1921). Lisbon, Portugal: Museu Nacional da Música/DGPC. 2022.
    Publicado
  2. Cranmer, David. Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM. 2017.
  3. Cranmer, David. Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras / Music at the Dona Maria II: catalogue of the collection of score. Lisboa, Portugal: Teatro Nacional D. Maria II/Bicho-do-Mato. 2015.
  4. Cranmer, David. Marcos Portugal: uma reavaliação. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM. 2012.
    Editor
  5. Cranmer, David. David Perez: Variazioni per mandolino. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM. 2011.
    Editor
  6. Cranmer, David. Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo/and their time. Lisboa, Portugal: Colibri-CESEM. 2010.
    Editor
  7. Cranmer, David. Cantate Domino: introdução à música sacra. Lisboa, Portugal: Paulus Editora. 2007.
  8. Cranmer, David. Motivating High Level Learners. Harlow, Reino Unido: Longman. 1996.
  9. Cranmer, David. Musical Openings. Harlow, Reino Unido: Longman. 1990.
  10. Cranmer, David. Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 1990.
Prefácio / Posfácio
  1. Cranmer, David; Pacheco, Alberto José Vieira; Kühl, Paulo. "Rotas musicais: a história da música no Brasil, em Portugal e além". Prefácio para Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, 1-2. Pelotas, Brasil: ANPPOM. 2019.
    Publicado
Recurso online
  1. Chaves, Zuelma; Cranmer, David; Ferreira, Manuel Pedro. Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. 2018. http://vvpducalmus.fcsh.unl.pt/.
Revisão de livro
  1. Cranmer, David. "Pilar Diez del Corral Corredoira (ed.): Politics and the Arts in Lisbon and Rome: The Roman Dream of John V of Portugal, Liverpool, Liverpool University Press, 2019". 33, 2020 (2020): 349-352.

Outros

Outra produção
  1. Marcos António da Fonseca Portugal: O basculho da chaminé (scholarly edition). 2011. Pinto, Rui Magno; Cranmer, David.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/30 Fontes e edições das obras de D. Pedro I do Brasil/IV de Portugal: um panorama Laços e afastamentos na música transatlântica
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisbon, Portugal)
2022/09/01 As óperas de Marcos Portugal enquanto diretor musical do Teatro de São Carlos, em Lisboa, e a questão da sua circulação XI Seminário de Letras e Artes e VII Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
Universidade do Estado de Amazonas (Manaus, Brasil)
2022/07/13 O Núcleo G (Música Profana Manuscrita): caracterização e desafios II Jornadas Musicológicas do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Fundação da Casa de Bragança (Vila Viçosa, Portugal)
2022/07/07 The role of the university musicologist in bringing music to the general public Music and the University
City, University of London (London, Reino Unido)
2022/04/28 A música nos entremezes e farças luso-brasileiras do Antigo Regime: problemáticas Colóquio Internacional Entremezes Ibéricos
Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2022/02/16 Sources and editions of the works of D. Pedro I of Brazil – D. Pedro IV of Portugal D. Pedro de Alcântara, the monarch composer
UNESCO (Paris, França)
2022/02/03 Reception in Brazil Saint-Saëns across borders
Royal Northern College of Music (Manchester, Reino Unido)
2021/11/11 The reception of Camille Saint-Saëns (1835-1921) in Brazil X Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/11/08 Camille Saint-Saëns e o Brasil XI Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2021/10/14 Sancho Pança comes do Brazil III Congreso Internacional MUSAM: Músicas Iberoamericanas: camiños, redes e circuitos
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2021/10/06 The Castelbon network and the staging of Antigone at Béziers (1921) Colloque International: Saint-Saëns d’un siècle à l’autre: Héritage, Réception, Interprétation
Institut de recherche en musicologie/Bibliothèque nationale de France/Société Camille Saint-Saëns (Paris, França)
2021/08/19 Postais como ferramenta musicológica na Belle Époque Iº Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias - Fontes múltiplas e abordagens plurais
Universidade Federal do Pará (Belém (Pará), Brasil)
2021/06/23 Marcos Portugal: nascido português, falecido brasileiro 20 anos do PPLB – Polo de Pesquisas Luso Brasileiros: X Colóquio - Relações Luso-Brasileiros: 450 anos de Portugueses no Rio de Janeiro
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
2021/05/26 Amid local politics: the première of Héliogabale by Émile Sicard and Déodat de Sévérac (Béziers, 1910) III Jornadas NEMI/9.º Muspres - A imprensa perante a estreia musical: promoção divulgação, recepção e crítica
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon)
2020/11/23 Perspetivas sobre Saint-Saëns no Brasil : suas cartas e a imprensa IV Simpósio Internacional Música e Crítica
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/30 - 2022/10/01 Laços e afastamentos na música transatlântica (2022/10/30 - 2022/11/01)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/11/08 - 2021/11/11 XI Simpósio Internacional de Musicologia (2021/11/08 - 2021/11/11)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas, Brasil
2020/11/29 - 2020/12/03 X Simpósio Internacional de Musicologia (2020/11/29)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
1997 - 2001 Artistic direction - planning and contracting artists for the Mafra International Music Festival (1997 - 2001)
Festival (Outra)
Palácio-Convento de Mafra, Portugal
Distinções

Título

2021 Associado Honorário
Real Gabinete Português de Leitura, Brasil