Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria João de Oliveira Antunes Barroso Hortas
Nomes de citação
- Maria João Hortas
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0310-7ED6-E75D
- ORCID iD
- 0000-0002-3159-8362
- Researcher Id
- ID 0310-7ED6-E75D
Endereços de correio eletrónico
- mjhortas@eselx.ipl.pt (Profissional)
- mjhortas@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 217115500 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL. Campus de Benfica do IPL , 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/03/23
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doctor)
Especialização em Formacion del pensamiento social, historico y geografico y educacion para la ciudadania.
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
"La formación inicial de maestros en contextos de diversidad cultural: aportaciones desde la didáctica de la Geografía" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente Cum Laude |
2013
Concluído
|
Doutoramento em Geografia Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Educação, Diversidade e Território - O caso da Área Metropolitana de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
1996
Concluído
|
Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Devolver a Cidade ao Peão - uma via para a revitalização e promoção das áreas centrais das cidades." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/18 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
2009/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/07 - 2019/12 | Vice-Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/03/31 | EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes
em Portugal e requerentes de asilo
PT/2021/FAMI/713
Investigador
|
Concluído
|
2020 - 2022 | Educación para el futuro y esperanza en la democracia. Repensar la enseñanza de las ciencias sociales en tiempos de cambio.
PID2019-107383RB-I00
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte
Em curso
|
2020 - 2021 | Embedding a Democratic Culture Dimension in Teacher Education Programmes (EDCD-TEP)
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Council of Europe European Commission Em curso
|
2018 - 2021 | Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante.
0
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
Em curso
|
2018 - 2020 | Projeto de Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar no Município de Loures
0
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal de Loures
Em curso
|
2019 - 2019 | MIPEX V (2019) : Outcomes for Policy Change
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2018 - 2019 | PlayTrain. O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância.
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2017 - 2019 | Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2016 - 2019 | Bellow10 – Early School Leaving
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2014 - 2019 | Integr(arte) – Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração.
ISBN 978-989-685-118-7
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2014 - 2015 | MIPEX IV (2015) Integration policies: Who benefits?
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2012 - 2014 | Estrategias de Formación del Profesorado para Educar en la Participación Ciudadana
0
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
|
2012 - 2014 | Success at school through Volunteering
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2011 - 2011 | Migrant Integration Policy MIPEX III
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union |
2009 - 2011 | European Diploma in Intercultural Competence
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2008 - 2009 | Educação e Imigração: a integração dos alunos do ensino básico nas escolas do centro histórico de Lisboa
0
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2004 - 2006 | Action Centres For a Culture of Peace And Non-Violence
0
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2002 - 2004 | Reinventar as Metrópoles Portuguesas: imigrantes e governança urbana
POCTI 38599/GEO/2001
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2003 | Enseigner L’union Europeenne en Europe: Creation d'un CD-ROM pour les Enseignents en Sciences Sociales.
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
1992 - 1996 | Lisboa Face à Concorrência dos Grandes Centros Urbanos Europeus
PCSH/GEO/189/91
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12/06 | Migrantes e Educação: (re)pensar práticas promotoras da integração. | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/14 | Migrants and Education: insights on integration to rethink school and teacher training practices. | IAIE International Conference Another Brick in the Wall: Rethinking Education.
IAIE & DENISE (Amesterdão, Países Baixos)
|
2019/02/08 | ¿La diversidad cultural como propósito? Cuestiones emergentes en la formación de futuros maestros (6-10 años). | XVI Jornades Internacionals de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials. El Futur Comença ara Mateix. L´Ensenyament de
les Ciéncies Socials per interpretar el Món i actuar Socialment.
Universidad Autonoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2018/12/04 | (Des)Encuentros ... Escuela, Familia y Diálogos Interculturales. | Seminario Familias, niñez y juventud migrantes. Imiscoe Sc “Migrant Families, Children and Youth” & Obimid
Observatorio Iberoamericano sobre Movilidad Humana, Migraciones y Desarrollo (OBIMID), Universidad Pontificia de Comillas.
(Madrid)
|
2018/10/11 | Intersections... School, diversity and intercultural dialogues. | Colóquio Internacional da Rede PICNAB, Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes/Aveiro/Brasília, Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/09/18 | Migration, Human Rights and Intercultural Skills in Higher Education. | Workshop & International Conference: Human Rights in Higher Education
IGOT - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/26 | De que falamos quando falamos de educação intercultural? Um estudo exploratório com docentes e estudantes da formação de inicial professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico. | Encontro da RESMI – Rede Ensino Superior para a Mediação Intercultural - A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de
Mediação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/03/15 | Diversidades e percursos escolares – desafios à educação social na (re)construção dos diálogos na e com a escola | Seminário Experiências e Desafios da Diversidade: na educação intercultural e nos percursos formativos no feminino
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2018/02/09 | Acerca de los modos en que los docentes y los estudiantes piensan y hablan la educación intercultural: un estudio exploratorio en la Formación de Maestros (6-10 años). | XV Jornades Internacionals de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials.
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2017/07/19 | Educação e multiculturalidade: desenvolvendo competências interculturais em profissionais do trabalho social. | Porto International Conference on Research in Education at ISEP
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06/29 | Exploring child representations of ‘the family | 14th Imiscoe Annual Conference, Migration Diversity and the City. Workshop “Critically exploring conceptualizations of ‘the
family"
Erasmus University (Roterdam, Países Baixos)
|
2016/10/15 | Famílias imigrantes, crianças e jovens: desafios da mediação intercultural na (re)construção dos diálogos na e com a escola | I Congresso Internacional da RESMI, Contextos e Desafios da mediação Intercultural.
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/01 | Migrant families, children and youth: confronting perspectives on the role of the school. | 13th IMISCOE Annual Conference, Migration and Development
Charles University (Praga, República Checa)
|
2016/03/17 | Mesa Redonda El professorado de Ciências Sociales ante el reto de educar para una ciudadanía global. | XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias
sociales. Educar para una ciudadanía global
Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
|
2016/03/16 | Educar para la ciudadanía global en contextos de diversidad: desafíos para una didáctica de las ciencias sociales. | XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias
sociales. Educar para una ciudadanía global.
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
|
2015/08/28 | Discussing the social cohesion from school: the second generation of immigrant children in the Metropolitan Area of Lisbon | 11th IMISCOE Annual Conference, Immigration, Social Cohesion & Social Innovation.
Instituto Universitário de Estudios sobre Migraciones (IUEM), Universidade Pontificia Comillas (Madrid , Espanha)
|
2015/07/10 | Alunos, famílias e escolas: expetatitvas, práticas e políticas na construção da cidadania das crianças imigrantes na Área Metropolitana de Lisboa | Confere^ncia Ibe´rica de Sociologia da Educac¸a~o, A Educac¸a~o na Europa do Sul Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
|
2015/06/27 | Paths in school integration: combining methodological approaches and ethical procedures | 12th IMISCOE Annual Conference, Rights, Democracy and Migration – Challenges and Opportunities
Institute for Demographic and Life Course Studies, University of Geneva (Geneva, Suiça)
|
2015/05/28 | Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon. | Integrim Scientific Thematic Workshop Social Integration Policies and Equitable Cities
IGOT_CEG-UL & Luso-American Foundation (FLAD) (Lisboa, Portugal)
|
2015/04/28 | Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon | International Workshop ‘South–North dialogues on children of migrants’
University of Leeds (UK) (Leeds, Reino Unido)
|
2015/04/23 | Immigrant and welfare state regime in Portugal in times of austerity | International expert seminar Migrants and Social Protection Floors. Facilities and obstacles to access to different Welfare
State services in time of crisis.
Instituto Universitario de Estudios Sobre Migraciones, Universidad Pontificia de Comillas & ICSW Europe (Madrid, Espanha)
|
2014/10/21 | Citizenship and initial training. Representations in Geography and History from Portugal. | Convegno internazionale “Novi cives: cittadini dall'infanzia in poi”
Centro internazionale di didattica della storia e del património. Dipartimento di Scienze dell’Educazione “Giovanni Maria
Bertin” alma mater studiorum - Universita’ di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2011/09/13 | workshop Education, training and integration in multicultural urban contexts. Living in Multicultural Cities: interethnic relations and daily life. | 16ª Conferência Internacional Metropolis – Migration Futures: perspectives on global changes
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2011/05/13 | The integration of migrants in education system in Portugal | Mesa redonda MIPEX III, L’accès et la réussite des enfants de migrants à l’école
King Baudouin Foundation (Bruxelas, Bélgica)
|
2010/10/07 | Escola, Comunidade e Território: Actores e Agentes na Construção da Cidade Multicultural | XII Colóquio Ibérico de Geografia
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/07/06 | Education, Diversity and Territory: integration and discrimination in schools of the city centre of Lisbon. | QMSS2 Seminar on Measuring Integration and Discrimination
Institute National for Demographic Studies (INED) (Paris, França)
|
2009/11/07 | Contextos de diversidade: novos desafios e oportunidades para a formação de professores do 1º CEB | IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia. A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI
Departamento de Geografia, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/14 | Territories of integration: the children of immigrants in the schools of the metropolitan area of Lisbon | IMISCOE Cross-Cluster Theory Conference. Interethnic Relations: Multidisciplinary Approaches.
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/23 | Imigração, Educação e Inclusão: algumas respostas de escolas da Área Metropolitana de Lisboa | III Congresso Internacional sobre A Imigração em Portugal e na União Europeia
AGIR (Torres Novas, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04 - 2019/12 | O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04 - 2019/12 | Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09 - 2019/10 | Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04 - 2019/07 | Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
|
Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04 - 2019/07 | “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino
Básico).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/04 - 2019 | Alvalências. Experiências Para o Desenvolvimento de Competências Socioambientais numa Escola de Lisboa. Geografia 9.º Ano.
Coorientador
|
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/12/22 | Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento
pessoal e social de crianças e jovens
Coorientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/11/02 | Equipamentos culturais como mediadores na intervenção comunitária. A Biblioteca Humana e a Biblioteca de Marvila em relação
por uma comunidade
Orientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/03/01 - 2018/07/20 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/03 - 2018/07/20 | Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/04/01 - 2017/07/04 | Ensino e aprendizagem da história e da geografia: a avaliação no 1.º CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/04 - 2016/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: “A Marcha é Linda!” A música como meio de (re)construção
das relações com o território.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/04 - 2016/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento
de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/09 - 2015/11 | Trabalho colaborativo entre professores para integração curricular no 1º ciclo do ensino básico: um contributo para melhoria
das planificações pedagógicas em S. Tomé e Príncipe.
Coorientador
|
Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/04 - 2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes
no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/12/05 - 2019/12/06 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. Lisboa: Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa.
(2019/12/05 - 2019/12/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/04/08 - 2019/04/11 | XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales. Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la
formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de
Lisboa & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS). (2019/04/08 - 2019/04/11)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01/08 | Mobilidade Intra-Europeia e Estado-Providência: A proteção social nas aspirações e trajetórias dos migrantes portugueses
Arguente principal
|
Bruno Ricardo Delgado Machado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019/12 | O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
|
Diana Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12 | Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
|
Catarina Bento Seco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 | Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
|
Whassysa Magalhães Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/23 | Leitura etnogeográfica dos lugares de vida de imigrantes brasileiros em Lisboa e em Los Angeles.
Arguente principal
|
Adélia Verônica Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019/07 | Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
|
Filipa Carvalho Barroso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07 | “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino
Básico).
Orientador
|
Carlos Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A construção do pensamento crítico a partir do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
|
Ana Rita Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Ensinar a aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração curricular e desenvolvimento de competências.
Arguente
|
Inês Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Encontro entre gerações Gaivota Volante - biblioteca comunitária.
Arguente
|
Elizabete Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Migrações e Diversidade Cultural. Uma experiência didática no 8º ano de escolaridade.
Arguente
|
Eliane Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019 | Trabalho de Campo: Potencialidades e Constrangimentos numa Experiência Educativa em Geografia Urbana Escolar.
Arguente
|
José L. Magalhães (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019 | “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português.
Arguente
|
Ana Teresa Carreiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância.
Arguente
|
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa
de sala.
Presidente do júri
|
Francisca M. S. Cativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Avaliar competências de escrita: contar e explicar no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Inês F. Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | As interações num grupo de crianças os 3 aos 6 anos.
Presidente do júri
|
Daniela A. Campaniço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias.
Arguente
|
Rute Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Contributo da área de cidadania e desenvolvimento para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular.
Arguente
|
Rodolfo M. F. Aparício (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano.
Presidente do júri
|
Mónica Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1.º e 2. º ciclo.
Arguente
|
Maria R. Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | O papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: Um olhar sobre os caminheiros.
Presidente do júri
|
Catarina Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | TUTORIAS – Projeto piloto numa escola TEIP do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
|
Ana Paula Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A influência do amor na violência no namoro em estudantes do ensino superior.
Presidente do júri
|
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/07/20 | Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
Orientador
|
Milene B. Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridade.
Arguente
|
Cátia Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2017/11/02 | La Educación para la Ciudadanía en la Formación Inicial del Profesorado: entre idealizaciones y tradiciones
Arguente principal
|
Marta Estellés Frade (Doutoramento)
Universidad de Cantabria, Espanha
|
2017/10/25 | O olhar geográfico sobre o ambiente na produção académica e no ensino : discursos e representações no Brasil e em Portugal.
Arguente principal
|
Fernando Frederico Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2017/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: As conceções de alunos do 2º ciclo acerca da natureza.
Presidente do júri
|
Inês Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Influência da meditação na concentração em sala de aula.
Arguente
|
Teresa Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Os tempos em educação de infância.
Presidente do júri
|
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Os materiais na educação de infância: dinamização de uma área.
Arguente
|
Catarina Inês Valadas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | As artes visuais como influenciadoras do comportamento e atitudes das crianças.
Presidente do júri
|
Vitória Catarina Rosa Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03 | Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância.
Arguente
|
Rita Isabel Cravo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03 | A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope.
Presidente do júri
|
Ana Clara Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Los Procesos de Participación de los Adolescentes en Entornos Comunitarios: una Experiencia de Ciudadanía.
Arguente principal
|
Janire Fonseca Peso (Doutoramento)
Universidad de Deusto Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Espanha
|
2017 | Provas públicas para a atribuição do Título de Especialista na área 7.76.762 – Trabalho Social e Orientação
Arguente
|
Ema Isabel Martins da Luz Inácio (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12 | Ser um jovem cidadão numa cidade multicultural: uma abordagem na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Miguel Torga.
Arguente
|
Luís Filipe de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2016/12 | Vozes com Identidade: um estudo de caso em contexto escolar.
Arguente
|
Marta Maria Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/12 | O Sucesso no Percurso Escolar da Etnia Cigana.
Arguente
|
Rita Alexandra Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016/12 | “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
Orientador
|
Ana Luísa Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07 | A criança e a liberdade na sua expressão e criação artística – O educador deve incentivar a representação realista ou irrealista?
Arguente
|
Patrícia Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Conceções de alunos do 5º ano do Ensino Básico sobre o
que é ser muçulmano.
Arguente
|
Raquel Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: A imagem como recurso didático no ensino e aprendizagem
da história e da geografia.
Arguente
|
Joana Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento
de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
|
Daniela Domingos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades do Estudo do Meio enquanto integrador
curricular 1.º ciclo.
Arguente
|
Clementina de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Os recursos materiais das áreas de actividade: a sua importância nas escolhas das crianças.
Arguente
|
Márcia Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Grupo Heterogeneo de Idades na Diferenciação Pedagógica.
Presidente do júri
|
Cristina Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: A música como estratégia de intervenção.
Presidente do júri
|
Cláudia Muralha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | A Música nos Momentos de Transição.
Presidente do júri
|
Bárbara Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Trabalho individual e trabalho coletivo no ensino do Estudo
do Meio.
Presidente do júri
|
Ana Beatriz Sabino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Motivação para a leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Caderno de Leitura.
Presidente do júri
|
Sara Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Estratégias de compreensão da leitura.
Presidente do júri
|
Mafalda Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes
no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
|
Filipa Cabaço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12 | Reafirmar a Identidade Cultural Local: o património cultural imaterial local como recurso.
Presidente do júri
|
Ana Filipa Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O desenvolvimento de noções de Cidadania através da aplicação
de uma metodologia de trabalho ativa a partir da disciplina de Estudo do Meio (1.º Ciclo do Ensino Básico).
Arguente
|
Mafalda Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/11/09 - 2019/11/16 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2019/10 - 2019/11 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2018/11 - 2019/03 | XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales (2019). Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2018/07/01 - 2018/07/08 | Congresso Internacional “A Europa como espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação” e II Congresso da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural (RESMI) | Universidade do Minho |
2018/04 - 2018/06 | II Congresso Internacional de Mediação Social, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), (2018). | Universidade do Minho |
2016/05/24 - 2016/10/12 | I CONGRESSO INTERNACIONAL RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural. | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
2016/03/29 - 2016/05/24 | VII Encontro CIED – II Encontro Internacional Estética e Artes em Educação. | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/10 - 2018/12/09 | Revista Migrações (1646-8104) | Observatório das Migrações |
2018/09/01 - 2018/09/15 | Hábitat y Sociedad (2173-125X) | Editorial Universidad de Sevilla |
2018/01/23 - 2018/02/18 | REIDICS (Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales) (2531-0968 ) | Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS) |
2017/10 - 2017/11 | Medi@ções Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (1647-3078) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2017/06 - 2017/07/09 | Migraciones Publicación del Instituto Universitario de Estudios sobre Migraciones (2341-0833) | Universidad Pontificia Comillas |
2016/09 - 2016/10/07 | Forum Sociológico (2182-7427) | OpenEdition |
2016/02 - 2016/03/06 | Sensos (2128-5127 ) | InED ESEPorto |
2015/07 - 2015/10 | Revista Migrações (1646-8104) | Observatório das Migrações |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Consultoria no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Obrigatório - Competências Essenciais da Geografia ao longo dos 12 anos de escolaridade. (consultoria no âmbito do Estudo do Meio, 1º CEB. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Researcher in the Standing Committee “Transnational Migrant families, children and youth, and their intergenerational everyday
experiences and informal learning perspectives”, IMISCOE NETWORK
Membro
|
|
2015/07 - 2015/11 | Comissão Científica da Revista Migrações, Observatório das Migrações, nº 12.
Consultor
|