Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Fillol Guimarães Lopes
Nomes de citação
- Fillol, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0318-D6DC-C19D
- ORCID iD
- 0000-0002-8577-7809
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1997/09 - 2004/02
Concluído
|
Jornalismo (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
16 |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/07/15 - 2023/09/14 | Crianças, jovens e notícias: criação de um espaço online de informação jornalística para e com o público juvenil.
SFRH/BD/139388/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2019/07/31 | História do Centro de Produção do Norte da RTP
CECS/BI/01/2018
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2017/09 - 2018/03 | Transmedia Literacy: Exploiting Transmedia Skills and Informal Learning Strategies to Improve Formal Education
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09 | Radar XS: a newscast under a veil of contradiction | 1st International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/12 | Media Literacy across curricula | eTwining Slavic Seminar |
2021/10 | Media Literacy to improve young people's information skills and combat disinformation (workshop) | eTwinning Annual Online Conference
European Commission
|
2021/09 | Children, young people and the news: a systematic literature review based on Communication Abstracts | 8th European Communication Conference (ECREA)
ECREA
|
2018/11 | Media production in everyday practices: what and how are teenagers producing? | 7th European Communication Conference (ECREA)
ECREA (Lugano, Suiça)
|
2018/11 | Who explains the world to children? The importance of news in the construction of citizenship | I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Os jornalistas, os públicos e as políticas de Educação para os Media | V Colóquio Internacional de Comunicação e Jornalismo no Espaço Público
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/03 | The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project | Transmedia Literacy Informal Conference
Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha)
|
2018/02 | Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula | III Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/04 | Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil | 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Lisboa, Portugal)
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/10 - 2022/02 | Comunicação, Media e Família | Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado) | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Bolsa de Excelência IMFAHE
International mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Estados Unidos
|
Outra distinção
2021 | Diploma de Excelência Científica
Comunicar (revista científica), Espanha
|