???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Fillol Guimarães Lopes

Nomes de citação

  • Fillol, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
0318-D6DC-C19D
ORCID iD
0000-0002-8577-7809
Formação
Grau Classificação
1997/09 - 2004/02
Concluído
Jornalismo (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/07/15 - 2023/09/14 Crianças, jovens e notícias: criação de um espaço online de informação jornalística para e com o público juvenil.
SFRH/BD/139388/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2019/07/31 História do Centro de Produção do Norte da RTP
CECS/BI/01/2018
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Concluído
2017/09 - 2018/03 Transmedia Literacy: Exploiting Transmedia Skills and Informal Learning Strategies to Improve Formal Education
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Joana Fillol. "Radar XS: um telejornal sob o signo da contradição". Observatorio (OBS*) (2020): https://doi.org/10.15847/obsOBS14420201720.
    10.15847/obsOBS14420201720
  2. Fillol, Joana; Pereira, Sara. "Crianças, jovens e notícias: uma revisão sistemática da literatura a partir da Communication Abstracts". Comunicação e Sociedade 37 (2020): 147-168. https://hdl.handle.net/1822/65823.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17231/comsoc.37(2020).2429
  3. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro Filipe Ribeiro de. "The informal meets the formal: Young people learning from digital media outside of school". Comunicar 58 27 (2019): 41-50. http://hdl.handle.net/1822/58314.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3916/C58-2019-04
  4. Pereira, Sara; Moura, Pedro Filipe Ribeiro de; Fillol, Joana. "The YouTubers phenomenon: what makes YouTube stars so popular for young people?". Fonseca Journal of Communication 17 (2018): 107-123. http://hdl.handle.net/1822/57158.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14201/fjc201817107123
Capítulo de livro
  1. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro Filipe Ribeiro de. "Teens’ online and offline lives: how they are experiencing their sociability". Routledge, 2020.
    10.4324/9781351004107
  2. Fillol, Joana. "A Telescola e um certo renascer da RTP Porto". In RTP 60 Anos no Porto, 118-145. Portugal: Tinta-da-China, 2019.
    Publicado
  3. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Silveira, Ana Patrícia Soares. "Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil". Brasil: Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2015.
Livro
  1. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro Filipe Ribeiro de. Levar os media para a escola: agenda de atividades de transliteracia. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). 2018.
  2. Carvalho, Artur; Fiel, Jorge; Fillol, Joana; Magno, Carlos; Morgado, Jorge; Moura, António; Santos, Egídio. A História do Metro do Porto. Portugal: Calendário de Letras. 2007.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 Radar XS: a newscast under a veil of contradiction 1st International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/12 Media Literacy across curricula eTwining Slavic Seminar
2021/10 Media Literacy to improve young people's information skills and combat disinformation (workshop) eTwinning Annual Online Conference
European Commission
2021/09 Children, young people and the news: a systematic literature review based on Communication Abstracts 8th European Communication Conference (ECREA)
ECREA
2018/11 Media production in everyday practices: what and how are teenagers producing? 7th European Communication Conference (ECREA)
ECREA (Lugano, Suiça)
2018/11 Who explains the world to children? The importance of news in the construction of citizenship I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
(Aveiro, Portugal)
2018/11 Os jornalistas, os públicos e as políticas de Educação para os Media V Colóquio Internacional de Comunicação e Jornalismo no Espaço Público
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/03 The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project Transmedia Literacy Informal Conference
Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha)
2018/02 Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula III Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/04 Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Lisboa, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10 - 2022/02 Comunicação, Media e Família Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado) Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Bolsa de Excelência IMFAHE
International mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Estados Unidos

Outra distinção

2021 Diploma de Excelência Científica
Comunicar (revista científica), Espanha