Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ivone Neves
Nomes de citação
- Neves, Ivone
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0717-7168-90B3
- ORCID iD
- 0000-0002-1023-042X
Websites
- www.esepf.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | ||
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"Supervisão e Formação de Profissionais de Educação reflexivos: Estudo de Caso num Estágio de um Curso de Formação Inicial
de Educadores de Infância." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2006
Concluído
|
Ciências da Educação (Educação Multicultural e Envolvimento Parental (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O Desenvolvimento de Competências Práticas no Contexto Teórico do Profissional Reflexivo – Um Estudo de Caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1991
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
15 |
1980
Concluído
|
Educação de infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
14,6 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1983 - 2013 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2022/01/30 | Membro Conselho Pedagógico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2016 | Membro do Conselho científico/técnico-científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1980/10 - 1983/11 | Educadora de infância (educação pré-escolar) | Centro Creche Jardim Infantil Abrigo dos Pequeninos , Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/03 - 2021/10/30 | Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2019 | Projeto de formação QUALITY EDUCATION FOR ALL em S. Tomé e Príncipe
Projeto de formação QUALITY EDUCATION FOR ALL em S. Tomé e Príncipe
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2017 | "Porto de Apoio à Família” da ESEPF com a Câmara Municipal do Porto
Projeto de intervenção "Porto de Apoio à Família” da ESEPF com a Câmara Municipal do Porto
|
|
2012 - 2015 | Avaliação do impacto do programa Porto de Crianças" da CMP
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Câmara Municipal do Porto, Portugal |
Concluído
|
2009 - 2012 | Relação escola- famílias e construção complexa de Identidades - Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde
Relação escola- famílias e construção complexa de Identidades - Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
N/A
Concluído
|
2007 - 2010 | Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
|
N/A |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2021/04/06 | A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade - Um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/09 - 2018/07 | A participação da criança na relação escola - famílias: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Preocupações e expetativas dos pais de crianças com nee num contexto educativo-Tese de Mestrado em Ciências da Educação área
de especialização em Educação Especial
Orientador
|
|
2018 - 2018 | O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo
do ensino Básico)
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Prática Reflexiva em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: Impacto na intervenção educativa.(Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2016 - 2018 | Participação da criança na relação escola – famílias: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | A criança e o divórcio - (Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Aprendizagem cooperativa e competências sociais: contributos para o desenvolvimento pessoal e social da criança(Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico
Orientador
|
|
2017 - 2017 | O contexto sociocultural : reflexos nas práticas pedagógicas do professor do 1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico( Mestrado
em Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche (Mestrado
em Educação Pré-escolar)
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Cooperar para Aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré- Escolar e
do 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2016 - 2016 | As famílias como parceiras na aprendizagem das crianças.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A Estrutura familiar: que reflexos nos comportamentos sociais-da criança?( Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico) | |
2016 - 2016 | As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico.(Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2016 - 2016 | O lúdico como motivação para aprendizagem.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Envolvimento Parental: impacto da participação dos pais em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do
ensino Básico)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | O Processo de Socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Complexidades de um Professor/Educador Generalista, promovendo o trabalho Cooperativo.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Relato de uma intervenção perante problemas de comportamento numa criança de cinco anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto.(Mestrado em Educação Pré-Escolar) | |
2015 - 2015 | O Brincar como meio de aprendizagem no Jardim de infância.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos.(Mestrado em Educação
Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | As Histórias como meio de transmissão de valores.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança de 5 ano.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Cooperar com os pais, um sinal da mudança dos tempos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Construir Processos Educativos Centrados no Interesse pela Aprendizagem
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Educar, Pesquisar e Entusiasmar, em busca de soluções personalizadas
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A transversalidade da Matemática no quotidiano de uma sala de 4 anos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Parentalidade em tempos de mudança: articulando tempos de qualidade com tempo livre
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A emergência da escrita num grupo de cinco anos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O exercício da cidadania num grupo de 5 anos | |
2014 - 2014 | A Entreajuda e a Cooperação de braços dados com a Diferenciação Pedagógica
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A importância de um ateliê de expressão plástica na vivência de projetos lúdicos num grupo de 3 anos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Expressão Plástica na promoção de aprendizagens num grupo de 5 anos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O Docente Generalista: um percurso, um desafio, uma possibilidade estabelecer pontes
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A intervenção pedagógica do docente generalista e os seus desafios
Orientador
|
|
2013 - 2013 | No limiar da educação: Percurso de aprendizagem em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A prática educativa em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico- Um percurso com vista à construção da profissionalidade
docente
Orientador
|
|
2013 - 2013 | -(Re)Configurar a Prática Educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionali
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Observar, planear, agir e avaliar. A complexidade da intervenção educativa
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A importância do brincar no jardim de Infância
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A importância do Envolvimento Parental nos projetos lúdicos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Um percurso vivido com um grupo heterogéneo de três e quatro anos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Um mar de histórias num grupo de três an
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Parceria Escola - Família - uma experiência vivida
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A importância da aprendizagem cooperativa: uma experiência vivida num grupo de cinco anos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O espaço - sala como meio de aprendizagem das crianças: relato de uma experiência vivida
Orientador
|
|
2013 - 2013 | "Uma viagem pelo mundo" com a metodologia de projeto com um grupo de cinco anos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexo nas aprendizagens
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A importância da parceria escola-família numa instituição em educação de pré-escolar
Orientador
|
|
2012 - 2012 | O impacto da creche no desenvolvimento da criança – um estudo de caso
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A importância das rotinas nas crianças do jardim de infância numa sala de três anos
Orientador
|
|
2012 - 2012 | O conto “Os três porquinhos” : um percurso de aprendizagens significativas numa sala de três anos
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A importância dos projetos lúdicos na aquisição de novas aprendizagens
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Um percurso ao nível da escrita com um grupo de 5 anos
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A Importância das expressões na Educação
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Aprender a aprender com os outros
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Aprender a aprender com os outros
Orientador
|
|
2012 - 2012 | O professor de perfil misto - A construção de uma prática diferente
Orientador
|
|
2012 - 2012 | -“Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei”- provérbio chinês
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Desafios e inquietudes na formação de um profissional com dupla habilitação: o exercício reflexivo
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz
Orientador
|
|
2012 - 2012 | O reconhecimento das especificidades da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma experiência de
estágio
Orientador
|
|
2012 - 2012 | O educador de infância e o professor do 1ºciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades e continuidades
nestes contextos
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Prática Educativa em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Profissional Generalista: criando laços entre as valências Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Ensino precoce do inglês: uma prática vivida
Orientador
|
Educação de infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | A importância de contar histórias no Jardim de infância
Orientador
|
|
2011 - 2011 | A influência da criatividade no desenvolvimento da criança junto de um grupo do pré-escolar
Orientador
|
|
2011 - 2011 | O quotidiano no jardim de infância segundo a metodologia de trabalho de projeto- da orientanda
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Vivenciar a interculturalidade numa sala do jardim de infância
Orientador
|
|
2009 - 2009 | A importância do brincar na creche
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Membro da Comissão Organizadora do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança- Travessias e Travessuras nos Estudos
da Criança, que decorreu na FPCE da Universidade do Porto nos dias 19 e 20 de julho de 2016. (2016 - 2016)
Simpósio
|
|
2015 - 2015 | Encontro Internacional de Parceiros EQuaP que se realizou no Porto nos dias 23 e 24 de abril 2015 na ESEPF (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro Internacional Projeto de Projeto(s) 1º Encontro: Diferente perspetivas de pensar e desenvolver projeto(s), (2015 - 2015) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
2007 - 2007 | II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2005 - 2005 | I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) (2005 - 2005)
Congresso
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança-Travessias e Travessuras
Congresso
|
III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança-Travessias e Travessuras
UFRGS ; FPCEUP; ESEPF;UMinho, Portugal
|
2007 - 2007 | II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) – Maia, 15,16 e 17 de Novembro de 2007.
Congresso
|
• Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Portugal
|
2005 - 2005 | I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Congresso
|
I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) – Porto, 17,18 e 19 de novembro de 2005.
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 | Interdisciplinaridade no Jardim de infância: uma prática diária | Ana Raquel Vasconcelos Côrte Real (Mestrado) |
2011 | Crescer com o projeto!- | Joana Sofia da Costa Cruz (Mestrado) |
2011 | Construir aprendizagens por projetos | Joana Marisa de Sousa Mota (Mestrado) |
2011 | A importância da interação no jardim de infância | Joana Filipa Sousa Cunha (Mestrado) |
2011 | O fim do início | Cristiana Filipa Pinto da Silva (Mestrado) |
2011 | Educar para os Valores | Maria João Antunes de Assunção Santos (Mestrado) |
2011 | Educar para as atitudes e valores | Ana Rita Paulos Sapage (Mestrado) |
2011 | A leitura de histórias desperta um novo olhar da criança | Rita Alexandra da Costa Pontes (Mestrado) |
2011 | A importância das expressões na Educação | Joana Marreiros da Conceição Silva (Mestrado) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Saber & Educar (1647-2144) | Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica das VI Jornadas da Prática Pedagógica subordinadas ao tema “Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a práxis educativa, promovidas pelo Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação de Bragança, que decorreram de 26 e 27 de novembro de 2019 | |
2007 - 2007 | Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) | |
2005 - 2005 | Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |