Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- SÍLVIA MARIA CÂNDIDO DE ALMEIDA
Nomes de citação
- Almeida, Sílvia de
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0B17-3E16-EE5E
- ORCID iD
- 0000-0002-4728-064X
Telefones
- Telemóvel
-
- 961621745 (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/09/30 - 2014/12/22
Concluído
|
PhD in Sociology (Doutoramento)
Especialização em Sociology of Culture, Knowledge and Education
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Nacionalização e universalização do curriculum da escola primária em Portugal: origens, controlo e práticas escolares.
Para uma Sociologia Histórico Comparada do conhecimento escolar (1835-1910)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2012/09/02 - 2014/07/16
Concluído
|
Postgraduate Course in Data Analysis in Social Sciences (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal
|
16 valores |
2004/09/01 - 2008/07/01
Concluído
|
Degree in Sociology (Licenciatura)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal | ||
2012/10/01 - 2014/12/22 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal | ||
2008/09/01 - 2012/09/30 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/06/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal | ||
2015/09/01 - 2023/05/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal |
2010/09/01 - 2015/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Vice-coordinator PhD in Education (in association with FCT NOVA and ISPA) | Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2019/01/01 - 2023/12/31 | Management Committee member - CA18115 - Transnational Collaboration on Bullying, Migration and Integration at School Level (TRIBES) | European Cooperation in Science & Technology: , Bélgica |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2024/11/30 | ACT-Di-V: Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities (Erasmus+ European project)
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2018/04/01 - 2023/12/31 | Inclusion or discrimination? From the analysis of the school results to the strategies for the success of the students with
immigrant origin
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Empresários pela Inclusão Social
Em curso
|
2019 - 2023 | Action CA18115 - Transnational Collaboration on Bullying, Migration and Integration at School Level (TRIBES).
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
European Cooperation in Science & Technology:
Em curso
|
2008/09/01 - 2014/12/22 | Nationalization and universalization of the primary school curriculum in Portugal: origins, control and school practic
SFRH/BD/48191/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - Atual | Project School Networks for Excellence - ESCXEL
ESCXEL
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Câmara Municipal da Amadora; Câmara Municipal da Batalha; Câmara Municipal de Castelo Branco; Câmara Municipal de Constância;
Câmara Municipal do Entroncamento; Câmara Municipal de Mação; Câmara Municipal de Oeiras; Câmara Municipal do Sardoal; Câmar
Em curso
|
2015/02/01 - 2020/12/31 | Project Curriculum Monitor. https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/curriculum-monitor
UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Financiado no âmbito do projeto estratégico do CICS.NOVA - UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(FCT) através de Fundos Nacionais:
Concluído
|
2016/01/01 - 2017/01/01 | Project From the National Curriculum to Contextualized Curricular Management. http://cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/do-curriculo-nacional-a-gestao-curricular-contextualizada
UID/SOC/04647/2013, apoiado pela FCT/MCTES através de Fundos Nacionais.
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Financiado no âmbito do projeto estratégico do CICS.NOVA - UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(FCT) através de Fundos Nacionais:
Concluído
|
2015 - 2017 | Project Atlas of Education in Portugal - Social and Local Contexts of School Success and Failure . https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/atlas-da-educacao-contextos-sociais-e-locais-do-sucesso-e-insucesso
ATLAS
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2016/01/01 - 2016/12/31 | Project Education of Excellence in the Médio Tejo - Educational diagnosis in the Médio Tejo. https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/educacao-de-excelencia-no-medio-tejo-diagnostico-educativo-no-medio-tejo
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2014/01/01 - 2015/12/31 | Curriculum Monitor: Curriculum, Knowledge and School Results in Higher Education
Currículo, Conhecimento e Resultados Escolares
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
projeto estratégico do CESNOVA, Pest-OE/SADG/UI4067/2014 (BI), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de
Fundos Nacionais.
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/07 | Convite do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Senhora Vereadora do Pelouro da Educação para o 1º Encontro Municipal da Educação – Oportunidade e desafios. Apresentação dos primeiros resultados do Projeto Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante, financiado pela EPIS - Associação dos Empresários pela Inclusão Social | 1º Encontro Municipal da Educação – Oportunidade e desafios.
Câmara Municipal da Marinha Grande (Marinha Grande, Portugal)
|
2021/04/23 | invited to participate in a seminar of the OECD's Strength Through Diversity project, which focuses on inclusive education and analyses member countries' policy initiatives and practices for the inclusion of all students. The seminar, which counted on the participation of Mel Ainscow, focused on inclusive education in Portugal. | Seminário “A inclusão dos estudantes de origem imigrante” organizado pelo projeto da OCDE – “A Diversidade Faz a Força”, com
a presença de Mel Ainscow.
OCDE (Lisbon)
|
2021/04/15 | Dissemination of results on school segregation and differences in results/pathways between students with an immigrant background and their Portuguese colleagues, from the Project - Inclusion or discrimination? From the analysis of school results to strategies for the success of students with an immigrant background, financed by EPIS - Association of Entrepreneurs for Social Inclusion. | Apresentação pública do estudo: Inclusão ou discriminação?
EPIS - Associação dos Empresários pela Inclusão Social (Lisbon, Portugal)
|
2019/09/03 | Curricular flexibility policies and teacher involvement in curriculum design in Portugal. What should we have learned from the 2001 reform? | EERA - European Educational Research Association, ECER- European Conference on Educational Research, Education in an Era of
Risk – the Role of Educational Research for the Future
Universität Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2019/01/25 | Legitimate Knowledge in curriculum flexibility policies and the pedagogical recontextualization process. | International Seminar Curriculum autonomy policies in Europe: trends, tensions and transformations
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/29 - Atual | Integração da Educação para a Cidadania Global no Desenvolvimento Curricular do 3º Ciclo do Ensino Básico: linhas de ação
para a conceção de um referencial teórico e metodológico.
Doutoramento em Educação/ Educação Sociedade e Desenvolvimento
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/09/01 - 2024/01/25 | Ensino Secundário Profissional: motivações e expectativas. Um estudo com alunos de escolas profissionais privadas em Portugal.
Doutoramento em Educação/Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/06/23 | Ensino do Português na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário.
Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
|
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/04/05 | O domínio da língua portuguesa como influenciador dos resultados escolares dos alunos, no 3º ciclo, com origem, ou ascendência,
nos Palop e no Brasil.
Mestrado em Estudos de Educação
Orientador
|
Estudos de Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/03/08 | Estudantes Chineses de Português Língua Estrangeira: a análise das competências de comunicação intercultural. Mestrado em
Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
|
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/09/18 | Alunos com origem imigrante e o seu desempenho escolar na disciplina de Português.
Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
|
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/06/27 | Os pidgins e a comunicação intercultural na China: A comparação entre chinês-português e chinês-inglês.
Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
|
Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/04/21 | O (re)encontro com o ensino nos estabelecimentos prisionais: ensino e a contextualização curricular.
Mestrado em Ciências da Educação.
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/09/01 - 2019/10/01 | Práticas de Retenção e Representações acerca do Insucesso Escolar.
Doutoramento em Ciências da Educação
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/01/23 | Gestão e Coordenação da Formação: Planeamento, Conceção e Monitorização. Projetos e-learning em contexto de formação.
Mestrado em Ciências da Educação
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/09/01 - 2018/07/09 | O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: um estudo sobre as ações de formação promovidas pela
Associação de Professores de História.
Mestrado em Ciências da Educação
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/09/01 - 2017/12/13 | Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar – da teoria à prática.
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Orientador
|
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/11/29 | Diferenças de Género na Educação. Atraso, Abandono Escolar e Abandono Precoce em Portugal, 1991-2011.
Mestrado em Ciências da Educação
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/07/25 | Organização dos tempos escolares. Políticas públicas de educação e construção de compromissos: o papel do Conselho Nacional
de Educação na consensualização de um mecanismo de regulação educativa. (Relatório de estágio) Mestrado em Ciências da Educação.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01/25 - 2019/01/26 | O seminário abordou as políticas de flexibilidade curricular numa perspetiva comparada (Escócia, Suécia, Holanda, Chipre e
Irlanda). Entre outros, o evento contou com a presença de Mark Priestley, University of Stirling, Nienke Nieveen, coordenadora
da Rede Curriculum Innovation da European Educational Research Association (EERA), a sua secretária-geral Maria Pacheco Figueiredo,
Stavroula Philippou, University of Cyprus, Majella Dempsey, Maynooth University, Daniel Alvunger, Linnaeus University e Michael
Young, Institute of Education-keynotespeaker (2019/01/25 - 2019/01/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/20 | Ensino de Português como Língua de Acolhimento: Ações de Educação Não Formal em Portugal
Presidente do júri
|
Maria Helena Valinhas Valença Pinto (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/07/24 | How Teachers Implement Multicultural Education in Early Childhood Education Context in Thailand.
(Erasmus Mundos Joint Master Degree: Play, Toys and Languages in Early Childhood Education (PETaL) )
Arguente
|
Tornthep Soisoongnern (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa., Portugal
|
2023/07/17 | O Desenvolvimento de Competências de Comunicação Intercultural no Ensino de Português Língua Estrangeira
Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Presidente do júri
|
Zixuan Wu (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/05/15 | Ensino do português como língua estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para
hispano falantes e anglófonos - nível A1.
Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira.
Presidente do júri
|
Maria João Ramos Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04/13 | Adultos em Transições Incertas: A experiência do (não) reconhecimento das competências para a empregabilidade. Doutoramento
em Sociologia
Vogal
|
Maria Emília Ferreira Gama Veloso Ramires Barreto de Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
|
2022/04/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica dos Gestores, Professores
e Alunos.
Doutoramento em Educação/Especialidade em Liderança Educacional
Arguente principal
|
Benvindo de Jesus Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/07/19 | O Instituto de Odivelas: A educação feminina entre a tradição e o sucesso escolar.
Doutoramento em Educação/Especialidade Educação, Sociedade e Desenvolvimento.
Vogal
|
Maria de Lourdes Mendes Antunes De Beltrão Loureiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
|
2021/03/31 | Punição física na educação de crianças: perceção dos psicólogos brasileiro.
Mestrado em Psicologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Instituto Meridional – IMED, Brasil
Arguente principal
|
Tatiane França (Mestrado)
Instituto Meridional – IMED, Brasil, Brasil
|
2018/11/22 | A indisciplina na sala de aula no primeiro ciclo no distrito de Bragança.
Doutoramento em Ciências da Educação
Vogal
|
Alfredo José Ramos Ruano (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/07/06 - 2019/07/06 | 4th European Conference on Curriculum Studies Curriculum: Origins, Trajectories and Practices | Maynooth University, Ireland |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/04/17 | Interview with Jornal Expresso regarding the publication of the study, by Universidade Nova de Lisboa (CICS-NOVA and NOVA SBE), financed by Entrepreneurs for Social Inclusion - EPIS, on the segregation of students with immigrant origins. This is a project with the following partners: European Network of Education Councils (EUNEC); High Commission for Migrations (ACM, IP); Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon, IGOT/UL; European Community School Museums Project COSMUS. | Jornal Expresso |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06/19 - 2023/06/23 | International Congress on Teaching, Training and Research
Celebration of the 20th Anniversary of the Master's Degree in Portuguese as a Second and Foreign Language
Membro
|
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/22 | 7th World Curriculum Studies Conference of the International Association for the Advancement of Curriculum Studies
6th Luso-Afro-Brazilian Conference on Curriculum Issues
Membro
|