???global.info.a_carregar???
Anabela Novais. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Naturais com ênfase em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação Pré-Escolar; Atividades experimentais em Ciências; Mudança de práxis; Envolvimento; 1º Ciclo do Ensino Básico; Educação Ambiental; Saúde Ambiental; Comunicação multimédia; 1st Cycle of Basic Education; Environmental Education; Environmental Health; Multimedia Communication; Actividades práticas (experimentais) investigativas; Ciências da natureza; Educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; Empenhamento do adulto e envolvimento da criança; Necessidades educativas especiais; Ensino das ciências; Formação de professores;; Inclusão; Perceção dos professores; Práticas educativas; Special educational needs; Science education; Teacher training; Inclusion; Perception of teachers; Educational practices; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; crianças; educação pré-escolar; envolvimento da família; ciências; atividades práticas investigativas; children; investigative practical activities; family involvement; pre-school education; sciences; Estudo do Meio; Ciências; Alimentação; Trabalho Prático Investigativo; Língua Portuguesa; environmental education; senses; sensors; mobile technologies; Perspetivas de alunos; Formação de professores; Iniciação à prática profissional; Energia solar; Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade; Ensino das Ciências; Solar energy; Science teaching; Sustainable development; Sustainability; Practical research work; Primary education; Água; Desenvolvimento sustentável; Escassez de água; Uso eficiente da água; Educação para a sustentabilidade da água; Significados e práticas de Interdisciplinaderidade; Ensino superior; Adolescentes; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Comunidade Educativa; Percepção; Ensino por pesquisa,; Conceções; Seres vivos; Seres não vivos; Arte; Comunidade; Educação Ambienta; Memória; Art; Memory; Community; Environment Education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Actividades Experimentais de Ciências Naturais; Interacções entre pares; Interacções criança/adulto; Manuais escolares; Atividades práticas; Tipologia de atividades práticas; Textbooks; Typology of experimental activities; Study of the Environment; Experimental activities; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; educação ambiental; sensibilização ambiental; atividades práticas; Preschool education; environmental awareness; practical activities; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais; 2.º Ciclo do Ensino Básico; Ciências Naturais; aprendizagem cooperativa; Aprendizagem colaborativa; teaching of the 2nd Cycle of Basic Education; Natural sciences; cooperative learning; collaborative learning.; Temperatura; ensino das ciências; science teaching; Temperatura do ar; Temperature; air temperature; trabalho prático investigativo; investigative and practical work; Departamento de Ciências Exactas e Naturais; Atividades Práticas Investigativas; 2.º CEB; Professores; Alunos; Investigative Activities; Natural Sciences; Teachers; Students; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela Novais

Nomes de citação

  • Novais, Anabela
  • Novais, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
0E15-E8B4-DF2F
ORCID iD
0000-0001-8222-0733

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Biologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ecologia
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
1989
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Metodologia do Ensino das Ciências
Universidade de Lisboa, Portugal
Muito Bom
1983
Concluído
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/11/24 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Coordenadora da Área Disciplinar Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - Atual Membro da Comissão Científica de Departamento Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Vice-Presidente do Conselho Técnico-Cientifico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2016 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2014 Presidente da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro da Comissão de curso de mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2019 Coordenadora da equipa de avaliaçao de manuais de Ciências da Natureza do 3.° Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior Educação do instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2018 Coordenadora da equipa de avaliação de manuais de Ciências da Natureza do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior Educação do instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2010 Coordenadora institucional do Programa do Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.° CEB Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2010 Coordenadora da Comissão de Coordenação dos Cursos de Mestrado Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2009 Formadora no Programa do Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.° CEB Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2019 Eco-Sensors4Health: Saúde Ambiental nas Escolas
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/10/07 - Atual Projeto I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência - PROJ/IPV/ID&I/023
PROJ/IPV/ID&I/023
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Em curso
2021/02/01 - Atual Projeto I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência - PROJ/IPV/ID&I/023
PROJ/IPV/ID&I/023
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Gama, Ricardo; Abrantes, Maria Isabel. "Estudo piloto: um primeiro olhar sobre a educação em Ciências no 1.º ciclo do ensino básico através das I miniolimpíadas experimentais de ciência.". 2021.
    Publicado
  2. Lopes, Mónica; Cardoso, Ana Paula; Cunha, Ana Margarida; Lacerda, Carla; Novais, Anabela. "Homework in the primary school - Students' perception". 2021.
  3. Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Abrantes, I.; Gama, Ricardo; Abreu, Maria Conceição; et al. "A importância das I Miniolimpíadas Experimentais de Ciência na formação científica dos professores do 1.º CEB e na Educação em Ciências.". 2021.
  4. Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Abrantes, I.; Gama, Ricardo; Abreu, Maria Conceição; et al. "I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência.". 2021.
  5. Rocha, João; Novais, Anabela; Pacheco, Juliana. "Trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das ciências naturais do 2.º CEB". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2020.
    Publicado
  6. martins, ana patrícia; Capelo, Ana Margarida; Novais, Anabela; abrantes, isabel; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Rodrigues, Dalila; gomes, maria cristina azevedo; et al. "O projeto PRINT: práticas interdisciplinares no ensino superior.". Trabalho apresentado em Olhares sobre a Educação, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.4237/sbqp.09.051
  7. Gomes, Cristina Azevedo; Novais, Anabela; Abrantes, Isabel. "Exploring the Vineyard Cycle: mobile technology in non-formal environmental education settings". 2016.
    10.1109/SIIE.2016.7751850
Artigo em revista
  1. Cunha, Ana Rita; Menezes, Luís; Novais, Anabela. "Interações Comunicativas na Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 16 1 (2023): 02-12. http://hdl.handle.net/10400.19/7972.
    Publicado • 10.17921/2176-5634.2023v16n1p02-12
  2. Lopes, M., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Novais, A., Cunha, A. M.. "Homework in the primary school: teachers and students' perception.". Millenium 2 8 (2021): 124-124.
    Publicado
  3. Lopes, Mónica; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Novais, Anabela; Cunha, Ana Margarida. "Homework in the primary school: teachers and students' perception.". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7100.
  4. Menezes, Luís; Capelo, Ana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Abrantes, I.; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Carvalho, Paula; Novais, Anabela; et al. "Interdisciplinaridade na formação de professores". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6085.
  5. Gomes, Cristina Azevedo ; Abrantes, Maria Isabel; Novais, A.; Silva, M. J.; Dias, L. ; Saraiva, D. E.. "O projeto Eco-sensors4Health: explorando a integração significativa das TIC nas práticas letivas da formação inicial de professores.". Investigar em Educação 9 10 (2019): 167-181.
    Publicado
  6. Capelo, Ana Margarida; Carvalho, Maria Paula; Santos, Lucimara Cunha; Menezes, Luís; Ribeiro, António; Novais, Anabela; Nunes, João; et al. "Interdisciplinaridade no ensino superior: um projeto de cooperação Portugal- Brasil". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 364-368. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2850.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2850
  7. Almeida, Laura Gomes Costa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela. "Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico". (2016): https://doi.org/10.25755/int.8760.
    https://doi.org/10.25755/int.8760
  8. Novais, Anabela; Sedlmayr, Ambra; Moreira-Santos, Matilde; Gonçalves, Fernando; Ribeiro, Rui. "Diet of the otterLutra lutra in an almost pristine Portuguese river: seasonality and analysis of fish prey through scale and vertebrae keys and length relationships". Mammalia 74 1 (2010): 71-81. http://dx.doi.org/10.1515/mamm.2010.010.
    10.1515/mamm.2010.010
  9. Novais, A.; Cruz, N.. "O ensino das ciências, o desenvolvimento das capacidades metacognitivas e a resolução de problemas". Revista de Educação 1 3 (1989): 65-75.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Cristina Azevedo; Novais, Anabela; Abrantes, Isabel. "Melhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professores". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2019.
    https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.009
  2. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo; Novais, Anabela; Jales Ribeiro, Esperança; Silva, Ana Isabel; et al. "A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu". UA Editor, 2014.
  3. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina; Balula, João P. R.; Novais, Anabela; Ribeiro, Esperança; Silva, Ana I.; et al. "Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina; Balula, João P. R; Novais, Anabela; Ribeiro, Esperança; Silva, Ana I; Amante, Fátima S. M. R; Rocha, João; Nunes, João; Lacerda, Carla; Rodrigues, Cátia. (2014). ¿A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu¿.". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 397-411. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Valente, M. O.; Gaspar, A.; Novais Lobo, A.; Salema, M. H.; Morais, M. M.; Cruz, M. N.. Aprender a Pensar. Lisboa, Portugal: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 1989.
    Publicado
Poster em conferência
  1. martins, ana patrícia; Capelo, Ana; Menezes, Luís; Santos, Lucimara; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Novais, Anabela; Nunes, João; et al. "Projeto Print: Práticas Interdisciplinares no ensino superior". Trabalho apresentado em Olhares sobre a Educação VI, 2018.
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Abrantes, Maria Isabel; Gama, Ricardo; Abreu, Maria Conceição; et al. "I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência.". Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Oliveira, Filipa; Carvalho, Maria Paula; Novais, Anabela; Mendes, Cristiana; Abrantes, Maria Isabel; Gama, Ricardo; Abreu, Maria Conceição; et al. "A importância das I Miniolimpíadas Experimentais de Ciência na formação científica dos professores do 1.º CEB e na Educação em Ciências.". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education|Livro de Resumos, Viseu, 2021.
    Publicado
  3. Mónica Lopes; Cardoso, Ana Paula; Cunha, Ana Margarida; Lacerda, Carla; Novais, Anabela. "Homework in the primary school - Students' perception". Trabalho apresentado em 4 th International Conference on Innovation in Social Science, Arts, Education, Economics and Business Management (ISSA-NOV-2021), Atenas, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Jessica Coutinho. "Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6336.
  2. Marques, Verónica Eloísa Varela. "Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6443.
  3. Pacheco, Juliana Regina Machado. "Trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6051.
  4. Fernandes, Carla Alexandra Rocha. "Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6012.
  5. Silva, Ana Filipa Martins da. "Sensibilização ambiental : práticas com crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4651.
  6. Matos, Carla Marisa de Jesus. "Perceção dos professores de ciências face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4090.
  7. Almeida, Helena Maria Abranches Sá Guerra. "Minas e memórias da Urgeiriça: contributos da arte para a sensibilização ambiental". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/3333.
  8. Figueiredo, Sílvia Ferreira. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação: atividades práticas nos manuais de estudo do meio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3122.
  9. Lopes, Liliana de Sousa. "O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2973.
  10. Barreiros, Maria de Fátima Silva. "A reconstrução da práxis em ciências da natureza na educação pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2037.
  11. Mergulhão, Paulo Alexandre Ferreira da Silva. "A energia solar e a sustentabilidade na terra : proposta de intervenção no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2245.
  12. Rodrigues, Ana Rita Amaral; Novais, Anabela, orient.. "Conceções das crianças sobre os seres vivos : atividade práticas e investigativas no jardim-de-infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1948.
  13. Carvalho, Ana Isabel Simões de. "Ensino experimental das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1853.
  14. Silva, Emília Maria Correia Rodrigues. "A alimentação como temática integradora de diferentes aprendizagens no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1836.
  15. Almeida, Laura Gomes Costa Almeida. "Educação para a sustentabilidade da água : uma abordagem com alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2215.
  16. Tavares, Catarina Amaral; Novais, Anabela, orient.. "A comunidade educativa e a percepção sobre as doenças sexualmente transmissíveis na adolescência : Projecto de mestrado". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2172.
  17. Marques, Rosa Maria Matos Fernandes. "Actividades de ciências da natureza e interacções de crianças no Jardim de Infância". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2162.
  18. Novais, Anabela Clara Barreto Marques. "Ecologia da lontra (Lutra lutra L.) : chaves de identificação de peixes consumidos, dieta no rio Paiva e actividades científicas e investigativas no ensino". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10316/10162.

Outros

Outra produção
  1. I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência.. Comunicação oral no 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education. 2021. Filipa Oliveira, Maria Paula Carvalho, Anabela Novais, Cristiana Mendes, Maria Isabel Abrantes, Ricardo Gama, Maria Conc.
  2. A importância das I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência na formação científica dos professores do 1.º CEB e na Educação em Ciências.. Comunicação oral no 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education. 2021. Filipa Oliveira, Maria Paula Carvalho, Anabela Novais, Cristiana Mendes, Maria Isabel Abrantes, Ricardo Gama, Maria Conc.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/27 Estudo piloto: um primeiro olhar sobre a educação em Ciências no 1.º ciclo do ensino básico através das I miniolimpíadas experimentais de ciência. Comunicação oral no IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química
(Portugal)
2021/11 A importância das I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência na formação científica dos professores do 1.º CEB e na Educação em Ciências. Comunicação oral no 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu (Viseu)
2021/11 I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência. 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education|Livro de Resumos
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu (Viseu)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 Interações comunicativas na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 Sensibilização ambiental : práticas com crianças em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Minas e memórias da Urgeiriça: contributos da arte para a sensibilização ambiental
Orientador
Animação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Perceção dos professores de ciências face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : atividades práticas nos manuais de estudo do meio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 A energia solar e a sustentabilidade na terra : proposta de intervenção no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Didáctica (Português/Matemática/Ciências da Natureza) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 A reconstrução da práxis em ciências da natureza na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/31 (re)Descobrir o espaço exterior na Educação Pré–Escolar: por onde começar
Arguente
Aléxia da Silva Cavalheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/12/29 A integração e o scratch no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Rita Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/12/09 Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1.º CEB
Arguente
Patrícia Isabel Fernandes Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/12 Educação ambiental: implementação de práticas pedagógicas no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico, em tempos de pandemia Covid-19
Arguente
Ana Catarina França (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/07 Relatório final de estágio do curso de licenciatura em Educação Básica
Orientador
Daniela Margarida Rodrigues Silva (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/02/01 Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5.º ano de escolaridade
Arguente
Vera Cristina Peralta Evaristo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/01 Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5.º ano de escolaridade
Arguente
Vera Cristina Peralta Evaristo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/11/19 Biologia - Especialização em Ecotoxicologia e Biologia Ambiental
Arguente
Márcia Luísa Bessa da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/07/13 Biologia- Especialização em Ecotoxicologia e Biologia Ambiental
Arguente
Cristiana do Carmo Duarte Mendes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Membro da Comissão Científica do V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão Científica do 4º Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Membro da Comissão científica do Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social
2020 - 2023 Reconhecimento de graus e Diplomas Estrangeiros
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2021/11/27 Membro da Comissão Científica do 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Vogal de Júri de Reconhecimento de Grau Académico e ou Diploma Estrangeiro (curso de mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
2019 - Atual Vogal de Júri de Reconhecimento de Grau Académico e ou Diploma Estrangeiro (curso de licenciatura em Educação Básica) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Sensos Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto