???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria de Carvalho Pinto Neves Aires de Matos

Nomes de citação

  • Matos, Isabel A.
  • Matos, Isabel Aires

Identificadores de autor

Ciência ID
0F18-6D62-2F62
ORCID iD
0000-0002-8783-7318

Telefones

Telefone
  • 232419064 (Profissional)

Moradas

  • rua maximiano aragão, 3504-501, viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
1985/10/01 - 1992/01/31
Concluído
Sciences du Langage (Docteur)
Especialização em Linguistique et Didactique
Université Grenoble Alpes, França
Honorable
1984/09/01 - 1985/09/30
Concluído
Linguistique (DEA)
Especialização em Didactique des Langues
Université Grenoble Alpes, França
Bien
1976/11/03 - 1980/07/31
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
14
1976/11/03 - 1979/07/31
Concluído
Filologia Românica (Bacharelato)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/12/18 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1992/09/01 - 2000/12/17 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1991/09/01 - 1992/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1989/09/01 - 1991/08/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/05/31 - 2018/05/31 Presidente da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/05/05 - 2018/05/15 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/05/31 - 2014/05/31 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2008/10/31 - 2010/05/30 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/05/03 - Atual Diretora de Departamento de Ciências da Linguagem Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matos, Isabel Aires. "Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar". Trabalho apresentado em CMR – International Conference on Multidisciplinary Research, Viseu, 2021.
    No prelo
  2. Figueiredo, Maria; Gomes, Helena; Aires de Matos, Isabel. ""IT'S A THING TO MEASURE THINGS": LEARNING ABOUT MEASUREMENT IN EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION IN PORTUGAL". Trabalho apresentado em INTED2021 Proceedings, Valência, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1361
  3. Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel. "Palavras Mutantes". 2019.
  4. Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
  5. Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidade". 2017.
  6. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; et al. "El humor en libros de texto de matemáticas de Portugal y España". 2017.
  7. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Santos vasconcelos gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Matos, Isabel Aires de; et al. "HUMAT: O humor no ensino da Matemática". 2017.
  8. Lourenço, Ana Rita; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel. "A participação da família em atividades de literatura para a infância na educação pré-escolar: contar para envolver". 2016.
  9. Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios". 2016.
  10. Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "O manual escolar de Português: das políticas às práticas". 2016.
  11. Balula, João Paulo; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires. "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico". 2016.
  12. Balula, João Paulo; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires de. "Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education". 2015.
  13. Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Balula, João Paulo. "The L1 school subject: assessment of the impact of the common core state standards on primary school textbooks of portuguese". 2015.
Artigo em revista
  1. Matos, Isabel Aires. "Children’s literature and personal and social development in early childhood education". Millenium 2 8 (2021): 120-120.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel; Simões, Dabiel; Carvalho, Marta. "Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6086.
  3. Gomes, Lianna; Matos, Isabel Aires; Melão, Dulce. "Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6141.
  4. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Balula, João Paulo; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Oliveira, A. M.; et al. "El humor en clases de matemática puede ser cosa seria?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.19/6102.
  5. Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "A Língua portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidade". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4864.
  6. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Santos vasconcelos gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Matos, Isabel Aires de; et al. "O humor em manuais escolares de Matemática". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4553.
  7. Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; et al. "El humor en libros de texto de matemáticass". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4875.
  8. Matos, Isabel Aires de. "Diversidade linguística e ensino de português". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8379.
  9. Matos, Isabel Aires de. "Diversidade linguística e ensino de português". (2007): http://hdl.handle.net/10400.19/387.
  10. Matos, Isabel Aires de. "Os programas de português nos primórdios da ESEV". (1999): http://hdl.handle.net/10400.19/962.
  11. Matos, Isabel Aires de. "Integração escolar de minorias étnicas e de luso-descendentes em situação de retorno". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/759.
Capítulo de livro
  1. Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, Dulce. "Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares". Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej, 2016.
  2. Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "O manual escolar de Português: das políticas às práticas". CIEd / Universidade do Minho, 2016.
Livro
  1. Menezes, Luís; Gomes, Helena; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; et al. Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom. Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom. 2019.
  2. Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; et al. Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula. ESE -IPV. 2017.
  3. Melão, Dulce; Lopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira; Balula, João Paulo; Amante, Susana; Aires de Matos, Isabel. Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de Atas. Escola Superior de Educação de Viseu. 2017.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261-9-5
Poster em conferência
  1. Matos, Isabel Aires. ""É uma coisa para medir as coisas": aprendizagens sobre medição na formação inicial de educadores de infância". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, 2020.
  2. Matos, Isabel Aires. "A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: contributos de um estudo sobre as próprias práticas". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, 2020.
Relatório
  1. Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina. 2013. As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10400.19/2029.
Resumo em conferência
  1. Matos, Isabel Aires. "It's a thing for measuring things": children's talking and playing with measurement tools in early childhood education". Trabalho apresentado em 30th EECERA Annual Conference, Zagreb, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Matos, Isabel Aires. "Consciência fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, 2021.
  2. Matos, Isabel Aires. "Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, 2021.
  3. Matos, Isabel Aires. "A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada". Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, 2020.
  4. Simões, Daniel Rogério Pinto Fonte Martins. "Humor no ensino-aprendizagem da Matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6062.
  5. Gomes, Lianna Vieira. "Prática de ensino supervisionada e aquisição/aprendizagem de português língua não materna". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5442.
  6. Lourenço, Ana Rita. "Prática de ensino supervisionada e participação da família em atividades de literatura para a infância". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4091.
  7. Presas, Rosângela Alves. "Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4097.
  8. Fumega, Diana Filipa Fernandes. "Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2974.
  9. Sousa, Rita Alexandra Teixeira de. "Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português língua não materna na educação pré-escolar : estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2972.
  10. Alves, Marta Isabel Moreira. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : ensino/ aprendizagem de português língua não materna". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2579.
  11. Oliveira, Elsa Cristina Marques de. "De minoria à integração : que percursos metodológicos?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2268.
  12. Rocha, Sofia dos Santos. "Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2377.
  13. Fonseca, Natacha Filipa Coelho da. "Rotina educativa, linguagem e comunicação : relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2578.
  14. Guimarães, Diana Cristina da Costa; Matos, Isabel Aires de, orient.. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : português língua não materna e integração de crianças na escola portuguesa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1955.
  15. Silva, Marta Isabel Pereira. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem através de rimas lengalengas e adivinhas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1865.
  16. Ribeiro, Maria José da Encarnação; Matos, Isabel Aires de orient.. "Competências fonológicas na educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1856.
  17. Serra, Mafalda Luzia Morgado; Matos, Isabel Aires de orient.. "Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1849.
  18. lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1703.
  19. Albuquerque, Renata Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : consciência fonológica em crianças da educação pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2150.
  20. Coelho, Ananbela Lourenço da Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.. "Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita em idade pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2143.
  21. Oliveira, Marta Rafaela de Sousa Oliveira; Matos, Isabel Aires de, orient.. "Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : a leitura de histórias e a construção de narrativas de crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2163.