???global.info.a_carregar???
Maria Clara Martins é professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 2009, atualmente na categoria de professora adjunta. É licenciada em Matemática - Ramo de Formação Educacional pela Universidade de Coimbra e mestre em Matemática para o Ensino pela mesma universidade. Concluiu o curso de formação avançada em Didática da Matemática na Universidade de Lisboa e possui o título de especialista em Formação de Professores de Matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Leciona na área da Matemática e da Didática da Matemática em cursos de licenciatura e mestrado de formação de professores, pertence à equipa de supervisão da prática de ensino no pré-escolar e 1.º ciclo e tem ministrado formações a professores do 1.º ciclo. A sua área de atuação é a Didática da Matemática e a Formação de professores em Matemática dos primeiros anos com incidência na abordagem STEAM, interdisciplinaridade e articulação curricular, e recursos manipuláveis e digitais em educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Clara Marques dos Santos Martins

Nomes de citação

  • Martins, Maria
  • Maria Clara Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
0F1B-1E5E-AAB9
ORCID iD
0000-0002-0689-8099

Endereços de correio eletrónico

  • clara.martins@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 243 309 18 (Profissional)

Moradas

  • Complexo Andaluz, Apartado 131 – 2001-902 Santarém – Portugal, 2001-902, Santarém, Coimbra, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/04/01
Concluído
Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Aprovada
2006/12/05
Concluído
Mestrado em Matemática - Especialização em Matemática para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Diferentes Abordagens do Conceito de Derivada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003/05/27
Concluído
Matemática - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Polinómios e raízes de equações algébricas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/09/01 - 2019/03/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09/24 - 2016/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09/24 - 2016/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/09/24 - 2009/09/23 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/03/17 - 2006/09/20 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2007/08/31 Professora de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Grupo 500) Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Portugal
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Portugal
2005/10/03 - 2006/09/22 Formadora de Matemática do Curso Técnico para Agência de Viagens (IEFP) Escola Universitária Vasco da Gama, Portugal
2006/03/01 - 2006/07/31 Formadora do Projeto CBTIC@EB1s Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2005/01/24 - 2005/07/31 Formadora do Projeto Internet@eb1s Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2004/02/27 - 2004/03/13 Monitora da Exposição “Simetria – Jogos de Espelhos” Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual CreativeLab_Sci&Math
0000
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Pre-service teachers attitudes and perspectives toward an integrated STEAM approach", Newsletter LQRC-CIEQV, 2023, https://www.cieqv.pt/wp-content/uploads/2023/05/30-cieqv-newsletter-abr23.pdf.
Artigo em conferência
  1. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Perspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAM. Uma Experiência Didática na Formação Inicial". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2023.
  2. Correia, Marisa; Clara Martins, Maria. "O Escape Room Educativo e a abordagem STEAM na formação de professores". 2023.
  3. Maria Clara Marns; Correia, Marisa. "Abordagem integradora das STEM: Perspetivas de futuros professores". Trabalho apresentado em IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarém, 2022.
  4. Raquel Santos; Maria Clara Martins. "Aprendizagem de números racionais, com recursos digitais, na formação inicial de professores.". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2022.
    Publicado
  5. Maria Clara Martins; Marisa Correia. "Abordagem integradora das STEM: Perspetivas de futuros professores". Trabalho apresentado em Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarém, 2019.
    Publicado
  6. Maria Clara Martins; Raquel Santos. "Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso à literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência / 1st International Conference on Teacher Education (INCTE), Bragança, 2016.
    Publicado
  7. Maria Clara Martins; Jaime Carvalho e Silva. "Uma abordagem do conceito de derivada sem recorrer a limites". Trabalho apresentado em XXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática (PROFMAT), Elvas, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria Clara Martins; Raquel Santos. "Perspetivas de estudantes da formação inicial de professores sobre a utilização de recursos educativos digitais na aprendizagem da matemática". Medi@ções 11 1 (2023): 96-106. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/382.
    Publicado • https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.382
  2. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Arrais, Ana; Beirante, David; Catela, David; Luís, Helena; Dias, Isabel; et al. "Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores". (2023): https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32025.
    10.25746/ruiips.v11.i3.32025,title
  3. Correia, Marisa; Clara Martins, Maria. "Perspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAM". (2023): http://hdl.handle.net/10400.15/4605.
  4. Maria Clara Martins; Correia, Marisa. "O papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científica The role of scientific popularization activities in promoting scientific literacy". Saber e Educar 1 31 (2022): 1-9.
    Publicado
  5. Cavadas, Bento; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Raquel Santos. "Editorial Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 18 62 (2022): 1-4. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/28161.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Bento Cavadas; Elisabete Linhares; Maria Clara Martins; Marisa Correia; Nelson Mestrinho; Neusa Branco; Raquel Santos; Susana Colaço. "Editorial "Inovação no ensino da matemática e das ciências"". Interacções 15 50 (2019): 1-5. http://hdl.handle.net/10400.15/3185.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Inovação no ensino da matemática e das ciências". Interações 50 15 (2019): 1-5.
    Publicado
  8. Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Maria Clara Martins; Correia, Marisa. "CreativeLab_Sci&Math: open educational resources in teacher education". (2019):
  9. Maria Clara Martins; Raquel Santos. "Perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil como recurso para o ensino e aprendizagem da matemática". 4 2 (2016): 1-9. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/9917.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Maria Clara Martins; Neusa Branco. "Conceito de unidade nos números racionais: estratégias e dificuldades de formandos da formação inicial de educadores e professores". Revista da UIIPS 3 5 (2015): 328-348. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14412.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Neusa Branco; Susana Colaço; Maria Clara Martins; Nelson Mestrinho; Raquel Santos; Ana Paula Garcia; Cátia Bruno. "Exploração de situações aleatórias com jogos". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://hdl.handle.net/10400.15/3026.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Primary Pre-Service Teachers’ changing perspectives about integrated STEAM approach". In Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education, editado por Branco, Neusa; Cavadas, Bento, 308-333. Estados Unidos: IGI Global., 2023.
    Publicado
  2. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Maria Clara Martins; Almeida, Pedro ; Raquel Santos. "Mudanças de práticas no ensino da Matemática: contributos de experiências de ensino remoto de emergência na formação inicial de professores e de educadores". In Do ensino remoto à inovação pedagógica nas Escolas Superiores de Educação (E-book), editado por Maria João Silva; Ana Pessoa; Neusa Branco. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa., 2023.
    No prelo
  3. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Abordagem Integradora das STEM: Uma Experiência na Formação Inicial de Professores". In Perspectivas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias, 443-448. Ourense, Espanha: Publicaciones Educación Editora, 2021.
Edição de livro
  1. Maria Clara Martins. IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interações 50 15 (2019):
    Co-editor
Livro
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel. Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Santarém, Portugal. 2022.
  2. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel; Colaço, Susana. ebook do IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
Poster em conferência
  1. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Arrais, Ana; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores". Trabalho apresentado em IMPACT SCIENCE23, 2023.
  2. Maria Clara Martins; Neusa Branco. "Interpretação por futuros professores de educação básica de estratégias de resolução de tarefas envolvendo números racionais". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
Recurso online
  1. Camacho, G.; Maria Clara Martins; Correia, Marisa. Autor correspondente: Camacho, G.. Os meus itinerários. 2022. 2022. https://www.casadasciencias.org/recurso/8998..
  2. Marisa Correia; Maria Clara Martins. CreativeLab_SciMath A Medida do Sistema Solar. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8867.
  3. Marisa Correia; Maria Clara Martins; Bento Cavadas. CreativeLab_SciMath Mão Biónica. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8862.
  4. Elisabete Linhares; Bento Cavadas; Maria Clara Martins. CreativeLab_Sci&Math: Investigar as pegadas dos animais. 2020. https://www.casadasciencias.org/recurso/8822.
Resumo em conferência
  1. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Primary Pre-Service Teachers - Understanding of STEAM Education Through Lesson Planning". Trabalho apresentado em 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), Nevsehir, 2023.
    Publicado
  2. Maria Clara Martins; Correia, Marisa. "A abordagem STEAM no 1.º Ciclo. Relato de uma experiência na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em 12º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais, Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Correia, Marisa; Maria Clara Martins; Camacho, George. "Potencialidades da Educação STEAM: Uma experiência Didática na Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo". Trabalho apresentado em Encontro IEMC2022 ¿ Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarém, 2023.
    Publicado
  4. Raquel Santos; Maria Clara Martins. "Utilização de recursos educativos digitais na aprendizagem da matemática: Perspetivas de futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, Porto, 2023.
    Publicado
  5. Correia, Marisa; Maria Clara Martins. "Abordagem Steam em contextos formais e não formais – Experiências a partir da construção de Escape Rooms educativos.". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
  6. Neusa Branco; Maria Clara Martins; Susana Colaço. "Inventar problemas matemáticos na educação de infância". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  7. Diana Dias; Marisa Correia; Maria Clara Martins. "O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico.". Trabalho apresentado em Congresso "Investigação em Qualidade de vida, inovação e tecnologia"., Santarém, 2016.
    Publicado
  8. Maria Clara Martins. "Contas tu e conto eu um conto com contas". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4308.
  2. "O contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4329.
  3. Silva, Cláudia Sofia Cabrita da. "A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.15/4308.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/05 Perspetivas de futuros professores sobre o processo de ensino de números racionais. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2020 Abordagem Integradora das STEM: Uma Experiência na Formação Inicial de Professores. Comunicação apresentada no IV Congresso Internacional de Ensino das Ciências - SIEC 2020
Universidade de Vigo (Ourense, Espanha)
2019 Inventar problemas matemáticos na educação de infância VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019 Abordagem integradora das STEM: Perspetivas de futuros professores Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Interpretação por futuros professores de educação básica de estratégias de resolução de tarefas envolvendo números racionais II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016/04/09 Colares de contas: construção, tarefas matemáticas e implementação no pré-escolar XXIII Jornadas da Prática Profissional - Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016/04/09 Ábaco horizontal: construção, tarefas matemáticas e implementação no pré-escolar XXIII Jornadas da Prática Profissional - Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016/03/04 Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016/02/11 Perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil como recurso para o ensino e a aprendizagem da matemática Congresso “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2015/11 Apresentação do projeto conjunto APM-APP: o caso da Escola Superior de Educação de Santarém XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/11/08 Explorar os Blocos Lógicos no Pré-escolar XXII Jornadas da prática Profissional - “O segredo do Homem é a própria infância - o direito à cultura desde a infância"
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2013/06 Contas tu e conto eu um conto com contas Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/15 - 2020/12/15 MAD Rocket VAI À LUA! Exploração lunar para os primeiros anos do 1.º CEB
Oficina (workshop)
III Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020/07 - 2020/07 Matemática e Literatura para a infância – um caminho interdisciplinar para a aprendizagem
Oficina (workshop)
9º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais “Saberes (Trans)disciplinares — Aprendizagem e Avaliação”
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 GeoDOC: caminhos pela Geometria com a robótica
Oficina (workshop)
XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º C.)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019 - 2019 Literatura infantil na exploração de conceitos matemáticos nos primeiros anos
Oficina (workshop)
XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º C.)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018 - 2018 Matemática e Português: transversalidades. Proposta de tarefas para o 1.º Ciclo utilizando a literatura infantil.
Oficina (workshop)
XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015 - 2015 A organização e tratamento de dados recorrendo à literatura para a infância
Oficina (workshop)
4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Histórias com Matemática dentro
Oficina (workshop)
Tardes de Educação Matemática para futuros educadores e professores
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 Números racionais com recurso a materiais manipuláveis
Oficina (workshop)
Tardes de Educação Matemática para futuros educadores e professores
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Os Applets e as frações – missão possível na sala de aula?
Oficina (workshop)
Encontro Regional de Educação Matemática – XX ÉVORAMAT 2013
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2013 Histórias com Matemática dentro
Oficina (workshop)
XVI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2013 - 2013 1, 2, 3 Matemática do Chinês
Oficina (workshop)
XXIX Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/05/29 A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ana Patrícia Pires Barradas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal