Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Aurora dos Campos
Nomes de citação
- Campos, Aurora
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1017-DF52-1377
- ORCID iD
- 0000-0002-9692-3875
Websites
- auroradoscampos.com (Profissional)
- https://studentsdropwork.com/2017/07/16/aurora-dos-campos/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09/16 - 2024/07/01
Em curso
|
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Especialização em Artes Visuais
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Cenografia em Recombinação: Estudo sobre os Limiares entre Materialidade e Ficção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2022/04/05 - 2022/04/05
Concluído
|
workshop de Escrita e Imaginação com Gonçalo M. Tavares (Outros)
Especialização em Literatura; Artes
Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga , Portugal
Limina - criação, produção e difusão artística, Portugal |
|
2020/09/15 - 2021/06/19
Concluído
|
Doutoramento em Artes Plásticas - 1º Ano (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Artes Visuais
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
18 |
2017/09/14 - 2019/10/09
Concluído
|
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Dramaturgias do Quotidiano - Especulações sobre a Dimensão Ficcional do Real" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
2019 - 2019
Concluído
|
Oficina de dramaturgia com Renata Portas (Outros)
Livraria Poetria, Portugal
|
|
2019 - 2019
Concluído
|
Masterclass Ecossistemas, com François-Xavier Rouyer _ sobre o espetáculos e cenografia de Philppe Quesne (Outros)
Especialização em cenografia
Teatro Municipal do Porto Rivoli, Portugal
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Arte para Teatro e Cinema com Marcos Flaksman (curso médio) (Outros)
Polo de Pensamento Contemporâneo, Brasil
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Broadway Lighting Masterclasses - (participação de Jules Fisher) (Outros)
New York University, Estados Unidos
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Oficina de Cenografia com José Manuel Castanheira (curso médio) (Outros)
Teatro Poeira, Brasil
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Workshop de “Teatro de animação” com o cenógrafo tcheco Mareck Becka (Outros)
Quadrienal de Cenografia de Praga, República Checa
|
|
2006 - 2006
Concluído
|
Cenografia para Exposição com o arquiteto francês Zaven Parrè (curso médio) (Outros)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
|
2002 - 2006
Concluído
|
Bacharelado em Artes Cênicas _ Habilitação Cenografia (Bachelor)
Especialização em Cenografia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Brasil
|
Excelente |
2005 - 2005
Concluído
|
Oficina de Cenografia: “O círculo aberto de Jean Guy Lecat” - cenógrafo Peter Brook (curso médio) (Outros)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Brasil
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Direção de Arte para cinema com a diretora de arte Vera Hambúrguer (curso médio) (Outros)
Fundição Progresso, Brasil
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Residência com o músico e artista visual tcheko Petr Nikl (Outros)
Teatro Sesc Copacabana, Brasil
|
|
2003 - 2003
Concluído
|
Oficina com o artista visual Ernesto Neto (curso curto) (Outros)
Centro de Artes Hélio Oitica, Brasil
|
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/06 - Atual | Membro da direção | Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal |
2007 - 2020 | Cenógrafa _ tendo colaborado com os diretores: Alex Cassal, Cristina Moura, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Felipe Vidal, Guilherme Leme, Miwa Yanaguizawa, Jefferson Miranda, Inêz Viana, Pedro Brício. | Teatro, Brasil |
2010 - 2011 | Diretora de palco e cenógrafa da peça OTRO (or) weknowitsallornothing _ fez a Turnê Européia. Thalia Theater-Hamburgo, Théâtre de Strasbourg, La Ferme du Buisson e Festival d’Automne - Paris, Módena | OTRO (or) weknowitsallornothing, Brasil |
2007 - 2009 | Diretora de Arte (free lancer) _ filmes publicitários _ trabalhou com André Horta, Rodrigo Van Der Put, Kiko Poggi, Paulo Netto, João Atala. | Cinerama Brasilis, Brasil |
2002 - 2006 | Cenógrafa assistente - teatro, exposições, shows, tv (free lancer) | Sergio Marimba Ateliê, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - 2007 | Cenógrafa assistente _ teatro, artes visuais (free lancer) | Artista Visual Afonso Tostes, Brasil |
2005 - 2006 | Diretora de Arte assistente - cinema e publicidade (free lancer) _ trabalhou no longa-metragem "Chatô, o Rei do Brasil" | Diretor de Arte Claudio Nascimento, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2024/09/01 | Cenografia em Recombinação: Estudo sobre os Limiares entre Materialidade e Ficção
2020.05918
Bolseiro de Doutoramento
Univeridade do Porto - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Cenografia |
|
Exposição artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/03/18 | Desoriente-se: Narrativas espaciais _ ferramentas e linguagens | Projecto (Des) Oriente _ Campanha_ desorientando caminhos
Criatório 2022, Plaka Porto. (Porto, Portugal)
|
2022/07/10 | Myriorama: Obsolete Technologies for a Contemporary Scenographic Practice and Thought em co-autoria com Helder Gomes e SoIia Ponte. Apresentada na The European Conference on Arts, Design & Education (ECADE2022), organizada pelo IAFOR - The International Academic Forum da Universidade de OSAKA junto ao ID+ - Research Institute for Design, Media and Culture e do IAFOR - The International Academic Forum da Universidade de OSAKA. Integrado no Painel Cultural and Heritage. | The European Conference on Arts, Design & Education (ECADE2022)
IAFOR - The International Academic Forum da Universidade - Universidade de OSAKA e ID+ - Research Institute for Design,
Media and Culture. (Porto, Portugal)
|
2019/10/09 | Defesa da dissertação de Mestrado: "Dramaturgias do Quotidianos: Especulações sobre a Dimensão Ficcional do Real"_ Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Universidade do Porto. Orientação: Prof. Doutora Sofia Ponte, presidente de banca:Prof. Doutora Gabriela V. Pinheiro, arguente: Prof. Doutor Jorge Palinhos. |
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto)
|
2017/08/12 | “Oficina de Cenografia para Teatro” junto a arquiteta Tuca Bevenutti | “Oficina de Cenografia para Teatro - com foco em materiais"
Espaço Sequência (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2015 | Aula aberta _ “Oficina de Cenografia e Iluminação - Processo Criativos” junto ao Iluminador Tomás Ribas | FITU _ Festival de Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2015 | Conversa sobre cenografia do espetáculo "Trágica.3" direção de Guilherme Leme Garcia, junto a equipe do projeto. No âmbito do Festival "Beijing Fringe Festival (BJFF)". | "Beijing Fringe Festival (BJFF)"
(Beijing, China)
|
2010 | Conversa sobre a cenografia da autora para espetáculo "otro (or) weknowitsallornothing (or) ready to" de Enrique Diaz & Cristina Moura / Coletivo Improviso. Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne. |
(Strasbourg, França)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/18 - Atual | Kosmo Portas Abertas [Encontro e Mostra de Processos]. Aurora dos Campos (Comissão Organizadora). Artistas participantes:
Aurora dos Campos, Cristina Ferro, Hoda Madad, Lina Albuquerque, Manuela São Simão, Rachel Merlino e Samuel Ornelas. . (2023/11/18 - 2023/11/18)
Exposição (Coorganizador)
|
Kosmo Atelier Multidisciplinar, Portugal |
2022/03/27 - 2022/04/17 | “XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de CenograIia - APCEN em Viagem + Exposição Vestígios - [Encontro+exposição].
(27.03.2022). Aurora dos Campos (Comissão Organizadora). Exposiçã o reúniu obras de Ana Paula Rocha, António Casimiro, Carolina
Espirito Santo, Clara Bento, Cristina Reis, Filipa Malva, Fernando Alvarez, Francisca Castro, Francisco Moura Pinho, Helena
Calvet, Helena Guerreiro, Inês de Carvalho, João Brites, José Manuel Castanheira, entre outros. (2022/03/27 - 2022/04/17)
Exposição (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal Museu Nacional do Teatro e da Dança, Portugal |
2021/10/09 - 2021/10/10 | XIII Encontro Nacional da Associaçã o Portuguesa de Cenografia - APCEN - Explosão e expansão: PQ na PT e PQ em PT Museu Nacional
do Teatro e da Dança -LISBOA - A partir de uma historiografia informal do que foram as representações portuguesas oficiais
e não- oficiais na Quadrienal de Praga até ao ano de 2019, pretende este programa problematizar, identificar e discutir estratégicas
e dinâmicas em redor do acto de expor cenografia, através dos testemunhos de intervenientes e observadores. (2021/10/09 - 2021/10/10)
Encontro (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal |
2021/07/22 - 2021/07/23 | “Diálogos Ibéricos: APCEN em Almagro 2021” organização da Associação Portuguesa de CenograIia com o Festival Internacional
de Teatro Clásico de Almagro. Palácio Valdeparáiso. Almagro - Espanha. El Encuentro, que consta de un ciclo de conversaciones
y una instalación artística colectiva, tiene como objetivo generar un espacio de reflexión, intercambio y conexión entre reconocidos
escenógrafos, diseñadores de vestuario y directores de escena portugueses y españoles que han trabajado en la temática de
Siglo de Oro del Barroco. (2021/07/22 - 2021/07/23)
Encontro (Coorganizador)
|
Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, Espanha Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal |
2020/11/28 - 2020/11/28 | XII - Encontro Nacional da APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia- "O teatro nos tempos de pandemia"
Teatro Aveirense _ presença da direção Ana Paula Rocha, Aurora dos Campos e Luís Santos e Via Zoom para os inscritos.
No Encontro refletimos sobre a criação teatral - as suas adaptações e reinvenções - neste período de pandemia, contamos com
nove convidados nacionais e internacionais - Aby Cohen, Mayou Trikerioti, José Manuel Castanheira, Cláudia Ribeiro, Fernando
Álvarez, Igor Gandra, Patrícia Portela, John Romão, Salomé Lamas .
(2020/11/28 - 2020/11/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/17 - Atual | Apresentação do livro “Modos de (co)existência, espaço confinado, condição global, resistência” (Ed. Gabriela Vaz Pinheiro)
junto com Gabriela Vaz Pinheiro e Miguel Leal
Outro
|
Lançamento do livro “Modos de (co)existência, espaço confinado, condição global, resistência”
Univeridade do Porto - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021/07/22 - 2021/07/23 | “Diálogos Ibéricos: APCEN em Almagro 2021” [Moderação do quarto e quinto diálogo] / Org. Associação Portuguesa de CenograIia
com o Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro . Marionetas e o Siglo de Oro com Isabel Barros do Teatro de Marionetas
do Porto e Jesus Caballero, diretor e fundador da Companhia de Teatro Espanhola La Máquina Real & Guerras de Alecrim e Mangerona
e Las Bizarrías de Belisa com Inês de Carvalho e José Russo do CENDREV - Centro Dramático de Epvora em diálogo com Antonio
Alcalde com Isabel Mata da Cia Espanhola
Encontro
|
“Diálogos Ibéricos: APCEN em Almagro 2021” - Encontro Internacional APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia
Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, Espanha
Associação Portuguesa de Cenografia _ APCEN, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/03/12 - Atual | Oficina de Cenografia - no âmbito do projeto “A Mina” - da Cia de Teatro Hotel Europa com a direção artística André Amálio e Tereza Havlic ¿ková- auditório Municial da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. Coproduçã o Fundaçã o Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa, através do programa PARTIS & Art for Change; Teatro Nacional São João; Câ mara Municipal de Gondomar. | Masterclass de cenografia- A mina (Outros) | |
2021/10/01 - Atual | "Lugares de expressão e de imaginação: conversa sobre cenografia e iluminação com Aurora dos Campos e Tomás Ribas" [Masterclass _ Oradores convidados]. Disciplina optativa de CenograIia, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. | Cenografia (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2005/01 - 2005/06 | Aula de Artes da Cena _ para crianças de 8 a 12 anos | Aula de Artes da Cena _ Programa de Incentivo a Leitura da Biblioteca Infanto Juvenil | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/07/09 | (conversa gravada no YOUTUBE) _ https://www.youtube.com. Trajetórias e pesquisas com Aurora dos Campos [Oradora convidada]. Conversa on-line com mediação da investigadora e critica teatral Daniele Avila Small para a Revista Brasileira Questão de Critica. Rio de Janeiro, Br. Nesta conversa converso sobre a minha trajetória passando peloas trabalhos com cenografia, principalmente nos palco cariocas (Rio de Janeiro); e as investigações artíticas e académicas - Faculdade de Belas da Universidade do Porto - desenvolvidas na cidade do Porto, Portugal. | Revista Questão de Crítica |
2015/12/29 | Conversa sobre carreira do casal Aurora dos Campos e Tomás Ribas. Falam sobre os trabalhos "Cara de Fogo" Marius Von Mayenburg, dirigido por Georgette Fadel; "Memórias Póstumas de Adriano" de Marguerite Yourcenar, dirigido por Inêz Viana e "Fatal" com direção de Guilherme Leme Garcia. | G1- Rede Globo (Brasil) |
2010/12/13 | Conversa sobre teatro com Aurora dos Campos. Escola de Teatro - SP. | Escola de Teatro - SP |
2010/04/23 | Conversa para a Revista Manga Cenográfica - após estréia da peça "A forma das coisas" de Neil Labute, com direção de Guilherme Leme, e cenografia da autora (Espaço Parlapatões - SP) | Manga Cenográfica (Blog de teatro) |
2009/05/10 | Questão de Crítica _ Revista de crítica e estudos teatrais. Conversa sobre cenografia e trabalhos da autora. A conversa com Aurora dos Campos foi realizada em fevereiro de 2009 por Daniel Schenker, Daniele Avila Small e Dinah Cesare. | Questão de Crítica _ Revista de crítica e estudos teatrais |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/10/15 - Atual | CINEMAX Curtas RTP - Mediação Tiago Alves Entrevista junto com a cineasta Luiza Cequeira para programa CINEMAX CURTAS RTP (15/10/2021). Apresentação e conversa sobre o curta metragem “Outro dia” de Aurora dos Campos, no âmbito da divulgação do Festival Cinemobile Curtas. Portugal. | Apresentação do curta "Outro dia" |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | APCEN _ Associação Portuguesa de Cenografia | Membro |
2018 - Atual | OISTAT_ The International Organisation of Scenographers, Theatre Architects and Technicians | Membro |
2010 - Atual | Membro do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro (SATED-RJ) |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/12 - 2022/07/13 | Jurada externa das Provas de Aptidão Artística de Realização Plástica do Espectáculo (PAA de RPE) nas vertentes de Cenografia e Figurinos da Escola Artística Soares dos Reis (EASR). Realização de 18 de provas dos alunos finalistas. Juri formado pelos docentes Nuno Lucena, Carla Barros, Pedro Marcolino Freitas e Cristina Manhente. | Escola Artística Soares dos Reis, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | 5º Prêmio Cesgranrio de Teatro _ Melhor cenografia por “Tom na Fazenda" de Michael Marc Bouchard, direção Rodrigo Portella
Centro Cultural Cesgranrio, Brasil
|
2016 | 20o Prêmio do Festival de Teatro do Rio _ Melhor cenografia pelo espetáculo "Estamira - beira do mundo", com Dani Barros,
direção Beatriz Sayad.
Secretaria Municipal de Cultural, Brasil
|
2013 | 26º Prêmio Shell de Teatro RJ _ Melhor cenografia por "Conselho de Classe" de Jô Bilac, Cia dos Atores.
Shell Brasil Ltda, Brasil
|
2013 | 1º Prêmio Cesgranrio de Teatro _ Melhor cenografia por “Conselho de classe”, de Jô Bilac, Cia dos Atores.
Centro Cultural Cesgranrio, Brasil
|
2012 | 7º Prêmio APTR _ melhor cenografia pelo espetáculo "Breu", em co-autoria com Miwa Yanaguizawa e Mª Silvia Siqueira Campos,
de Pedro Brício
Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro _ APTR, Brasil
|
2010 | Melhor direção de Arte - 1o Fest Cariri Caribe - pelo curta-metragem " Áurea" dirigido por Zeca Ferreira.
Prefeitura Municipal de Farias de Brito, Brasil
|
Título
2019 | Mestre em Arte e Design para o Espaço Público
Univeridade do Porto - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2007 | Bacharel em Artes Cénicas com habilitação em Cenografia
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil
|
Outra distinção
2016 | Indicação - 29o Prêmio Shell - melhor cenografia do espetáculo "Os Sonhadores" de Diogo Liberano, adaptação do romance de
Gilbert Adair, direção de Vinícius Arneiro.
Shell Brasil Ltda, Brasil
|
2016 | Indicação - 4º Prêmio Cesgranrio - melhor cenografia pelo espetáculo "Os Sonhadores" de Diogo Liberano, adaptação do romance
de Gilbert Adair, direção de Vinícius Arneiro
Fundação Cesgranrio, Brasil
|
2015 | Indicação - 5º Prêmio Questão de Crítica - melhor cenografia pelo espetáculo "Guerrilheiras ou pra terra não há desaparecidos"
de Grace Passô, direção Georgette Fadel.
Revista Questão de Crítica, Brasil
|
2013 | Indicação - 9o Prêmio APTR - melhor cenografia pelo espetáculo "Conselho de Classe", de Jô Bilac, Cia dos Atores.
Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro _ APTR, Brasil
|
2012 | Indicação - 2o Prêmio Questão de Crítica - melhor cenografia pelo espetáculo "Breu", em co-autoria com Miwa Yanaguizawa e
Mª Silvia Siqueira Campos, de Pedro Brício
Revista Questão de Crítica, Brasil
|
2011 | Indicação- 1o Prêmio Questão de Crítica - pelo espetáculo "Você precisa saber de mim" - em co-autoria com o diretor Jefferson
Miranda.
Revista Questão de Crítica, Brasil
|
2010 | Indicação - 5o Prêmio APTR - melhor cenografia pelo espetáculo "Rockantygona", direção de Guilherme Leme.
Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro _ APTR, Brasil
|
2008 | Indicação - 21o Prêmio Shell - melhor cenografia pelo espetáculo "A forma das coisas", de Neil Labute, direção de Guilherme
Leme Garcia.
Shell Brasil Ltda, Brasil
|
2008 | Indicação - 3o Prêmio APTR - melhor cenografia pelo espetáculo "A forma das coisas", de Neil Labute, direção de Guilherme
Leme Garcia.
Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro _ APTR, Brasil
|
2008 | Indicação- 3o Prêmio APTR - melhor cenografia pelo espetáculo "Quartos de Tennesse", texto de Tenesse Williams, direção de
Susana Ribeiro.
Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro _ APTR, Brasil
|