???global.info.a_carregar???
SINOPSE DO CV Maria Margarida Frade dos Santos. Bachelor and Masters in Psychomotor Rehabilitation by the Faculty of Human Kinetics – University of Lisbon. As a complementary course, concluded the initial pedagogic training for trainees. During the bachelor's degree, I participated in the Students' Academy of the European Forum of Psychomotricity and in the Summer school Move to be! And did Erasmus at the VIA University in Randers, Denmark. Researcher since 2019 in the Erasmus + Project PROMEHS – Promoting Mental Health at Schools at the Faculty of Human Kinetics (2019-2022), Erasmus + Project GIFTED at Aventura Social Association (2022 - 2024), and in the RePeMe Project, at Lusófona University (March 2023 to February 2024). In 2018, I also collaborated in the Erasmus + Project ENRETE – Enhancing Resilience in Teacher Education. I was a member of the Organization Committee of the ENRETE Closing Conference and the Opening and Closing Conference of the PROMEHS Project. I also do training courses regarding mental health, socioemotional skills, resilience and behavioural problems. After the master's degree internship, I received an invitation to co-author a module on socioemotional skills promotion for a Case Management Manual developed by the Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. This module resulted, until today, in two training courses for professionals from the institution. I have publications in scientific journals, namely Frontiers, International Journal of Environmental and Public Health, OMNIA and Psicomotricidade. Besides co-authoring the module mentioned above, I am also a co-author of nine manuals developed during the PROMEHS Project. I have done multiple oral and poster communications in national and international congresses, namely, the I International Conference of Teachers Continuous Education, XX Congreso Internacional de Investigación Educativa, V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação, o II Congreso Mundial de Psicomotricidad de Montevideo, I Congresso Internacional em Inteligência Emocional, VIII and XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente and I Congresso Internacional de Psicomotricidade. At the XI Congresso Internacional da Psicologia da Criança e do Adolescente, da Universidade Lusíada received the best poster for the intervention project. Since 2018 I have lectured in one class from the module Temas Aprofundados do Desenvolvimento Humano, of the Master's in Psychomotor Therapy, at the Faculty of Human Kinetics. The theme of the class is Juvenile Delinquency. I was invited to present, with the other co-authors, the socioemotional skills module at the Workshop Penas e Medidas na Comunidade: Práticas de Gestão de Caso, promoted by Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. In 2020 I was invited to do an oral communication at the Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. I am also a trainne of the course Bem-estar, saúde e competências socioemocionais na Escola. Currently, I am a PhD student in Education, specializing in Health Education, at the Faculty of Human Kinetics – University of Lisbon.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Margarida Frade dos Santos

Nomes de citação

  • Santos, Margarida
  • Frade, Maria Margarida
  • Santos, Margarida Frade
  • Santos, Margarida Frade dos

Identificadores de autor

Ciência ID
1212-6B36-EF88
ORCID iD
0000-0002-0937-2906

Endereços de correio eletrónico

  • mmfsantos@edu.ulisboa.pt (Profissional)
  • m_margarida_santos@hotmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 912052724 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Dinamarquês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/01 - 2025
Em curso
Education (Doutoramento)
Especialização em Health Education
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Promoting Mental Health of children and adolescents during the pandemic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/09 - 2019/11
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
QvoLegis, Portugal
Excelente
2016 - 2019
Concluído
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Especialização em Ramo de Aprodundamento de Competências Profissionalizantes
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Psicomotricidade na Promoção de Competências Sociais e Emocionas de jovens e adultos com comportamentos antissociais e delinquentes, em cumprimento de medidas não institucionais e de execução na comunidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2013 - 2016
Concluído
Reabilitação Psicomotora (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - 2024/02/29 Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2019/10/02 - 2022/07/31 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03 - Atual PhD Fellowship Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Saúde Ambiental, Portugal
(...)
2017/03 - 2018/05 Psicomotricista Independente, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01 - Atual GIFTED - Games and Inclusion For Teacher Education
KA220-SCH-6AE00A7B
Investigador
Em curso
2023/03/01 - 2024/02/29 RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
ILIND/F+/EI/03/2022
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
Em curso
2019/10/02 - 2022/08/14 PROMEHS - Promoting Mental Health at Schools
Bolseiro de Investigação
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/01 - 2018/07 ENRETE - Enhancing Resilience Through Teacher Education
606689EPP12018ITEPPKA3PIPOLICY
Colaboradora
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbosa, Rúben; Santos, Margarida; Magalhães, Inês; Santos, Sofia. "ATITUDES DOS PROFESSORES FACE À DIFICULDADE INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTAL". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação, Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Magalhães, Inês; Frade, Maria Margarida; Costa, Mariana; Barbosa, Rúben. "Inclusão Da População Especial no Mercado de Trabalho". Trabalho apresentado em 3º Seminário de Inclusão e Reabilitação Psicomotora, Lisboa, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Elisabetta Conte; Valeria Cavioni; Veronica Ornaghi; Alessia Agliati; Sabina Gandellini; Margarida Frade Santos; Anabela Caetano Santos; et al. "Supporting Preschoolers’ Mental Health and Academic Learning through the PROMEHS Program: A Training Study". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10061070.
    Submetido • 10.3390/children10061070
  2. Santos, Anabela Caetano; Renati, Roberta; Mara, Daniel; Simões, Celeste; Bertolotti, Valeria; Santos, Margarida; Bonfiglio, Salvatore; et al. "The social and emotional competencies profile of gifted and talented children: A systematic review protocol". Educational Research Review (2023):
    Submetido
  3. Santos, Anabela Caetano; Simoes, Celeste; Melo, Marcia H. S.; Santos, Margarida F.; Freitas, Iara; Branquinho, Catia; Cefai, Carmel; et al. "A systematic review of the association between social and emotional competencies and student engagement in youth". Educational Research Review (2023): https://publons.com/wos-op/publon/60550268/.
    Em revisão • 10.1016/J.EDUREV.2023.100535
  4. Margarida Frade dos Santos; Celeste Simões; Anabela Caetano Santos; Paula Lebre; Ilaria Grazzani. "Does Online Implementation Make a Difference in the Effects of a Mental Health Curriculum at Schools?". International Journal of Environmental Research and Public Health (2022): https://doi.org/10.3390/ijerph192416990.
    10.3390/ijerph192416990
  5. Cefai, Carmel; Camilleri, Liberato; Bartolo, Paul; Grazzani, Ilaria; Cavioni, Valeria; Conte, Elisabetta; Ornaghi, Veronica; et al. "The effectiveness of a school-based, universal mental health programme in six European countries". Frontiers in Psychology (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.925614.
    10.3389/fpsyg.2022.925614
  6. Martinsone, Baiba; Stokenberga, Ieva; Damberga, Ilze; Supe, Inga; Simões, Celeste; Lebre, Paula; Canha, Lúcia; et al. "Adolescent social emotional skills, resilience and behavioral problems during the COVID-19 pandemic: A longitudinal study in three European countries". Frontiers in Psychiatry (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2022.942692.
    10.3389/fpsyt.2022.942692
  7. Simões, Celeste; Lebre, Paula; Canha, Lúcia; Santos, Margarida; Santos, Anabela Caetano; Fonseca, Ana; Santos, Dória; Murgo, Camélia; Gaspar de Matos, Margarida. "Projeto PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas". OMNIA 10 2 (2020): 41-50.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Fernandes, Fábio; Azevedo, Gonçalo; Faria, Maria Inês Paes ; Frade, Maria Margarida. "Move to be!: A participação portuguesa no programa PMT Summer School". A Psicomotricidade 20 (2016): 179-191.
    Acesso aberto • Publicado
Manual
  1. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual de Atividades do Professor - Pré-Escolar e 1º Ciclo (3 - 10 anos). Portugal. 2021.
    Publicado
  2. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual de Atividades do Professor - 2º e 3º Ciclos e Secundário (11-18 anos). 2021.
    Publicado
  3. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual do Professor.. Portugal. 2021.
    Publicado
  4. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual de Atividades do Aluno - 2º e 3º Ciclos e Secundário (11-18 anos). Portugal. 2021.
    Publicado
  5. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Orientações para Pais. Portugal. 2021.
    Publicado
  6. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Orientações para Decisores Políticos. Portugal. 2021.
    Publicado
  7. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual de Atividades do Professor - 2º e 3º Ciclos e Secundário (11-18 anos). Portugal. 2021.
    Publicado
  8. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Orientações para Pais. Portugal. 2021.
    Publicado
  9. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual do Professor.. Portugal. 2021.
    Publicado
  10. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Orientações para Decisores Políticos. Portugal. 2021.
    Publicado
  11. Grazzani, Ilaria; Agliati, Alessia; Conte, Elisabetta; Cavioni, Valeria; Gandelilini, Sabina; Ornaghi, Veronica; Rossi, Francesca Micol; et al. PROMEHS: Currículo para Promover a Saúde Mental nas Escolas: Manual de Atividades do Professor - Pré-Escolar e 1º Ciclo (3 - 10 anos). Portugal. 2021.
    Publicado
  12. Silva, Mariana; Santos, Margarida; Sousa, Alice; Simões, Celeste; Lavado, Ana; Silva, Irene. Módulo IV - Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais. Portugal. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Santos, Margarida; Santos, Anabela Caetano; Simões, Celeste; Lebre, Paula; Canha, Lúcia; Fonseca, Ana; Santos, Dória; Gaspar de Matos, Margarida. "PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas". Trabalho apresentado em III Jornadas do Pensamento Emocional, 2022.
  2. Sousa, Alice; Santos, Margarida; Silva, Mariana; Simões, Celeste. ""Programa Endireita - Contributo da Intervenção Psicomotora para a Promoção de Competências Socioemocionais de adolescentes e jovens adultos com comportamentos delinquentes e em cumprimento de medidas judiciais de execução na comunidade"". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicomotricidade, 2021.
  3. Sousa, Alice; Santos, Margarida; Gomes, Carlota; Silva, Mariana; Paiva, Bárbara; Lebre, Paula; Simões, Celeste. "Programa Endireita - Contributo da Intervenção Psicomotora na Promoção de Competências Sociais e Emocionais de Adolescentes e Jovens Adultos com Comportamentos Antissociais e Delinquentes". Trabalho apresentado em II Jornadas Científicas de Psicomotricidade, 2019.
  4. Sousa, Alice; Santos, Margarida; Gomes, Carlota; Silva, Mariana; Paiva, Bárbara; Lebre, Paula; Simões, Celeste. ""Endireita" Program (Contribution of Psychomotor Intervention in the Promotion of Social and Emotional Competences of Adolescents and Young Adults with Antisocial and Delinquent Behaviours)". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Inteligência Emocional, 2019.
  5. Sousa, Alice; Santos, Margarida; Gomes, Carlota; Silva, Mariana; Paiva, Bárbara; Lebre, Paula; Simões, Celeste. ""Endireita" Program (Contribution of Psychomotor Intervention in the Promotion of Social and Emotional Competences of Adolescents and Young Adults with Antisocial and Delinquent Behaviours)". Trabalho apresentado em II Congreso Mundial de Psicomotricidad de Montevideo, 2018.
  6. Magalhães, Inês; Santos, Margarida; Costa, Mariana; Barbosa, Rúben. "PERCEÇÃO DOS PAIS E FILHOS ACERCA DO TEMPO DEDICADO À BRINCADEIRA E A SUA IMPORTÂNCIA". Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2017.
Relatório
  1. Cefai, Carmel; Camilleri, Liberato; Bartolo, Paul; Grazzani, Ilaria; Cavioni, Valeria; Conte, Elisabetta; Ornaghi, Veronica; et al. 2022. Promoting Mental Health at School: Evaluating the effectiveness of the PROMEHS Programme in improving students' and teachers' social and emotional competence, resilience and mental health.
    https://doi.org/DOI: 10.13140/RG.2.2.26562.25288
Resumo em conferência
  1. Santos, Margarida; Simões, Celeste; Santos, Anabela Caetano; Lebre, Paula. "PODE UMA IMPLEMENTAÇÃO ONLINE FAZER A DIFERENÇA NOS RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS?". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Teachers Continuous Education (ICTCE 23), Aveiro, 2023.
    Publicado
  2. Canha, Lúcia; Simões, Celeste; Lebre, Paula; Santos, Margarida; Santos, Anabela Caetano; Fonseca, Ana; Santos, Dória; Matos, Margarida. "PROMEHS - Promover a saúde mental nas escolas". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Teachers Continuous Education (ICTCE 23), Aveiro, 2023.
    Publicado
  3. Santos, Margarida; Simões, Celeste; Lebre, Paula; Canha, Lúcia; Fonseca, Ana; Santos, Dória; Murgo, Camélia; Gaspar de Matos, Margarida. "Saúde Mental nas Escolas: dados preliminaries do Projeto PROMEHS". Trabalho apresentado em 9th International Congress of Educational Sciences and Development, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02/03 Pode uma implementação online fazer a diferença nos resultados da implementação de um currículo para a promoção da saúde mental nas escolas? 1ª Conferência Internacional sobre Formação Contínua de Professores (ICTCE 23)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/02/03 Promover a Saúde Mental nas Escolas 1ª Conferência Internacional sobre Formação Contínua de Professores (ICTCE 23)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/06/14 PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E JOVENS DURANTE A PANDEMIA XX Congreso Internacional de Investigación Educativa
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2021/10 Saúde Mental nas Escolas: dados preliminaries do Projeto PROMEHS Simpósio - Educação Saudável através da Promoção de Competências Sociais e Emocionais: do Ensino Obrigatório ao Universitário
9th International Congress of Educational Sciences and Development (Espanha)
2021/03 PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas Congresso Online Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil
CENAT (Brasil)
2020/10/03 A Escola Enquanto Contexto de Desenvolvimento - Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
ANEP - Associação Nacional de Estudantes de Psicologoia (Portugal)
2019/03/10 Social and Emotional Skills - ENDIREITA Program WIP Project - Terapias Expressivas em Meio Prisional
Almada Mundo (Sintra, Portugal)
2019/02/15 Avaliar e desenvolver competências socioemocionais Workshop Penas e Medidas na Comunidade: Práticas de Gestão de Caso
Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03 - Atual Information seminar - Erasmus Mundus Join Masters in Resilience in Educational Contexts (2023/05/03 - 2023/05/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2022/02/10 - 2022/04/08 Conferência "Promover a Saúde Mental nas Escolas" - Conferência Nacional de Encerramento do Projeto Erasmus + PROMEHS. (2022/04/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2020/07/05 - 2020/09/10 Conferência Nacional de Abertura do Projeto PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas. (2020/09/10)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/06/01 - 2018/07/05 Organização Conferência de Encerramento Projeto ENRETE (2018/07/05 - 2018/07/05)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/08/28 - 2016/09/03 Summerschool for Psychomotor Therapy Students
Oficina (workshop)
Summerschool PMT
Christelijke Hogeschool Windesheim, Países Baixos
2015/03/18 - 2015/03/22 European Forum of Psychomotricity - Students' Academy
Oficina (workshop)
Body, Mind and Soul

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/03/01 - Atual Aula destinada à Delinquência Juvenil na unidade curricular de Temas Aprofundados do Desenvolvimento Humano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (participação anual desde 2018). Mestrado em Reabilitação Psicomotora Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2022/01/20 - 2022/01/21 Ação de Formação a Técnicos de Reinserção Social - "Gestão de Caso nas Penas e Medidas na Comunidade: Avaliar e Desenvolver Competências Socioemocionais" Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Portugal
2019/12/12 - 2019/12/13 Ação de Formação a Técnicos de Reinserção Social - "Gestão de Caso nas Penas e Medidas na Comunidade: Avaliar e Desenvolver Competências Socioemocionais" Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Melhor Póster Projeto de Intervenção - XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2023 PhD Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal