???global.info.a_carregar???
Aida Estela Castro is a researcher, teacher, and artist whose work gathered diverse productions exploring hybrid methodologies between practices (visual and writing) and speculative knowledge. Currently, her work sits on the archaeologies of media-bodies, a term that appears on the project (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities (2023-24, ICNOVA), for studying figures, matters and imaginaries in hybrid and technical bodies demonstrations. She holds a PhD in Communication Sciences: Communication and the Arts from the Faculty of Social Sciences and Humanities of the New University of Lisbon (FCSH UNL), with the thesis "Mapping the Space between Art and Science in Contemporary Culture: Link and Interval", having been awarded an FCT scholarship; a master's degree in Contemporary Culture and New Technologies (FCSH UNL) and a degree in Fine Arts from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP), programmes that provided tools for analysing contemporary complexities involving bodies, techniques and the environment. Currently, she is an Invited Assistant Professor in the Multimedia department at FBAUP, where she teaches Art and Technology, Artistic Practices Projects, Image and Movement and Videographic Practices in the Master's and Bachelor's programmes and an integrated member of Culture, Mediations and Arts group at ICNOVA research unit. She was also the coordinator of VIDEODREAMS: Practices of the Imaginary (2022, FBAUP), with Cristina Mateus, an intense display that brought together films and a brochure-manifesto made with/by students that explored images as an artistic object and as a matter that essays about locked videographic bodies. She has been working with Maria Mire in an artistic duo since 2017 whose recently edited issue 59 of the Scopus Journal of Communication and Languages, on the theme MEDIA-BODIES: Matter and Imaginary (2023, ICNOVA) and Interact #34, Online Journal of Art, Culture and Technology, on the theme DEAD LINK: mediations of artistic practices (2021, ICNOVA). Since 2023, she has been working with Rogério Nuno Costa as a researcher within the European project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by D. Maria II National Theatre. Aida supervises the theoretical-practical research of graduate students in the fields of Art and Technology, Art and Mediation, Media-Bodies, Hybrid Methodologies, Videographic Practices and Critical Posthumanism. She is currently the director of Interact: Online Journal of Art, Culture and Technology together with Luís Mendonça.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Aida Estela de Castro Monteiro da Costa

Nomes de citação

  • Castro, Aida
  • Castro, Aida Estela

Identificadores de autor

Ciência ID
1417-2864-B898
ORCID iD
0000-0001-9722-9482

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau Classificação
2019/06/25
Concluído
Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes [Communication Sciences: Communication and Arts ] (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/02/27
Concluído
Ciências da Comunicação: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias [Communication Sciences: Contemporary Culture and New Technologies] (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003 - 2004
Concluído
Projeto Individual de Artes Plásticas [Individual Fine Arts Project ] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003 - 2004
Frequentou
Vídeo/Som e Novos Media de Autor e Curso Teórico: Imagem e som na era da convergência digital. [Video/Sound and New Media further Theoretical Course: Image and sound in the age of digital convergence] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003
Concluído
Artes Plásticas [Fine Arts] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2002/01 - 2002/04
Frequentou
Arts Visuels [Visual arts ] (Outros)
École Supérieure des Arts Plastiques et Visuels (ESAPV), Bélgica
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
2012 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/09/01 - 2019/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/19 - 2013/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2006 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Member of the Monitoring Committee for the Master's Degree in Contemporary Artistic Practices Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01/01 - 2016/05/01 Mapeamento do Espaço entre Arte e Ciência na Cultura Contemporânea: Ligação e Intervalo.
SFRH/BD/78597/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2024/03/31 (de)MONSTRAS: Imaginários, Corporalidades e Materialidades anfíbias. [(de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities]
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 History of the Visual Culture of Medicine in Portugal
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2010 Da resistência dos monstros: a câmara de expurgo por anóxia [Monsters resistance: the anoxic purge chamber]
Investigador responsável
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Castro, Aida Estela. "Pontas Duplas / Split Ends (published in the exhibition project journal)", Jornal do projecto Situação: Histórias com Amanhã-Uma Cartografia solidária da relevância das galerias do Porto, 2021
Artigo em revista
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Uma introdução para CORPOS-MEDIA: Matérias e Imaginários / An introduction to MEDIA-BODIES: Matter and Imaginary". Revista de Comunicação e Linguagens 59 (2023): 8-18/ 29. https://revistas.fcsh.unl.pt/rcl/issue/view/73/44.
    Publicado
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "SOOPA: Que som é aquele? [SOOPA: What is that sound?] , in Azevedo, A., Pestana, B., Cordeiro, F., Alves, M. B., Grimaldi, M., Ermida, R. (Eds.)". Revista de História da Arte - Série W (12) (2023): https://doi.org/10.34619/a5et-lebl.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead link: mediações das práticas artísticas (II) [two-part editorial text]". Interact. Revista online de arte, cultura e tecnologia 34 (2021): https://revistainteract.pt/34/dead-link-mediacoes-das-praticas-artisticas-ii/.
    Publicado
  4. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Entrevista a Jonathan Uliel Saldanha, video essay interview by Aida Castro and Maria Mire". Interact. Revista online de arte, cultura e tecnologia 34 (2021): https://revistainteract.pt/34/entrevista-a-jonathan-uliel-saldanha/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead Link: mediações das práticas artísticas (I) [two-part editorial text]". Interact. Revista online de arte, cultura e tecnologia 34 (2021): https://revistainteract.pt/34/editorial-parte-i/.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Castro, Aida. "Da Representação de ‘Imagens do Mundo’ às 'criações ônticas' da 'Era do design total. [From the Representation of ‘Images of the World’ to the ‘ontic creations’ of the ‘Age of total design']". Revista de Comunicação e Linguagens: Design. Journal of Communication and Languages (themed by Design) 41 (2010):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "I IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA // II UM PEQUENO INQUÉRITO // III FOI DESTRUÍDA NUM INCÊNDIO // IV NÃO TEMOS UM PRAZO. 4 sentences and 4 videos deposited online to answer to the enquiry", Contemporânea (special edition): Inquérito a 471 artistas, Sara & André (eds), 2020, https://contemporanea.pt/edicoes/inquerito-471-artistas.
  2. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4", VOCA, 2009
  3. Castro, Aida. "Critical writing for ArteCapital magazine, where several articles were published between 2006-2007", ArteCapital magazine (culture and visual arts), 2006, https://www.artecapital.art/home.php.
Capítulo de livro
  1. Castro, Aida; Mire, Maria. "Mácula [Macula]". In Inland Journal. O Livro (2015-2023). Textos de Artistas em Portugal [Inland Journal. The Book (2015-2023). Texts by Artists in Portugal]. Lisboa: Inland Journal Associação, 2023.
    Publicado
  2. Castro, Aida Estela. "FLANELA, HUMIDADE, FUNGOS: narrativas sobre os espaços independentes do Porto na viragem dos anos dois mil [FLANNEL, HUMIDITY, FUNGUS narratives about Porto's independent spaces at the turn of the 2000s]". In Que horas são que horas. Uma galeria de histórias. José Maia, Paula Parente Pinto and Paulo Mendes (eds). Galeria Municipal do Porto, 2022.
    Publicado
  3. Castro, Aida. "DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM: o objecto no centro da prática artística [FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT: the object at the center of artistic practice]". In Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media [Critique of Total Mediations - Expanded media perspectives] Manuel Bogalheiro (org.). Sistema Solar / Documenta (book award: SOPCOM), 2021.
    Publicado
  4. Castro, Aida; Mire, Maria. "Inquérito a Aida Castro e Maria Mire [Enquiry to Aida Castro and Maria Mire]". In Inquérito a 263 artistas [Survey to 263 artists] (Special Issue) by Sara & André. Lisboa, Portugal: Contemporânea, 2020.
    Publicado
  5. Castro, Aida; Neto, Manuel João. "NATUREZA E NECROPOLÍTICA [NATURE AND NECROPOLITICS], text by Neto, ML, images by Castro, A.". In Bestiário #2: Monstro, Baião, António; Marques, António Pedro (eds). Lisboa: Edições Bestiário, 2020.
  6. Castro, Aida Estela. "Espaços de Metal, Vidro, Reflexos [Spaces of Metal, Glass, Reflexes]". In Musonautas: visões e avarias 1960-2010: 5 décadas de inquietação musical no Porto [MUSONAUTAS VISIONS & BREAKDOWNS 1960-2010: 5 DECADES OF MUSICAL RESTLESSNESS IN PORTO], Paulo Vinhas and Guilherme Blanc (eds). Galeria Municipal do Porto, 2019.
    Publicado
  7. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Colectivo Embankment: Embankment #6". In Cadernos de Curadoria [The Curatorial Papers] by Bruno Marchand and Pedro Faro/ Guimarães 2012 - European Capital of Culture, 1-8. Guimarães, Portugal, 2013.
    Publicado
  8. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Opacidade e transparência [Opacity and transparency]". In Antena 4 / Embankment #7, 3-5. Porto: Fundação de Serralves, 2010.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Antena 4 - Embankment #7. Fundação de Serralves, 2010.
  2. AAVV. Bes Revelação 2009: Ana Braga, Inês Moura e Susana Pedrosa. Fundaçao de Serralves / Museu de Arte Contemporânea, 2009.
Edição de livro
  1. AAVV. GHOST-Book (co-editor). Lisboa: GHOST Associação and RE.AL. Apoio Direção Geral das Artes. 2011.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Castro, Aida; Mire, Maria. "COSPOS-MEDIA: Matérias e Imaginários [MEDIA-BODIES: Matter and Imaginary]". Revista de Comunicação e Linguagens (Scopus) (ICNOVA) 59 (2023): https://revistas.fcsh.unl.pt/rcl/issue/view/73/44.
    Publicado • Co-editor
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead link: mediações das práticas artísticas [Dead link: artistic practices mediations]". INTERACT: Online Journal of Art, Culture and Technology, 34 (2021): https://revistainteract.pt/category/34/.
    Publicado • Co-editor
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Mácula, Inland Journal 3.". Inland Journal. André Cepeda and Eduardo Matos (eds.). Apoiado pela Fundação Gulbenkian. 3 (2018): http://inland-journal.com/jornal/macula/.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment 9 (artist book). Porto, Portugal: Projecto ao Monte / Maus Hábitos. 2016.
    Publicado
  2. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment #8 (artist book). Laboratório de Curadoria (Curator’s Lab) Guimarães 2012: European Capital of Culture. 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Costa, Aida Estela de Castro Monteiro da. "MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10362/77599.
  2. Castro, Aida Estela. "Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte" [Articulations between Art and Science: on the experience of ‘bio-art’]". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2328.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida Estela. "Embankment #4", Exposição Colectiva, in Projecto Informal. Sociedade Martins Sarmento, Guimarães.
  2. Mire, Maria; Castro, Aida. Usar o ponto cego para fazer desaparecer o sol, Oficinas do Convento / BREVE MENTE: Galeria de Rua.
Exposição artística
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Viajantes Ópticos 2018-2023" [Optical Voyagers 2018-2023] in Guardar os Olhos no Bolso / Inland Journal: uma exposição e 35 edições. Curated by Eduardo Matos and André Cepeda. At Atelier-Museu Julio Pomar, Lisbon. 2023.
  2. Aida Castro & Maria Mire + Eduardo Matos "MEMÓRIA ELECTRÓNICA [ ELECTRONIC MEMORY]. Curated by João Fonte Santa. at Zaratan Lisbon. 2022.
  3. Castro, Aida Estela. MONSTERSKIN. Video essay and book selection for display at I2ADS bookshop FBAUP. 2022.
  4. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VAGALUME, at Ágora-Bienal da Maia, curated by José Maia. 2021.
  5. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VULCANISMO, for the exhibition “onde nasce a liberdade [‘where freedom is born]” curated by João Terras and José Maia at Espaço MIRA, Porto.. 2021.
  6. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Dead Link (video, HD), curated by Nuno Ramalho for Playlist #44 at Café Candelabro, Porto. 2020.
  7. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Sonoplastia para uma exposição [Sonoplasty for an exhibition], in DENTRO by Rita Castro Neves and Daniel Moreira, at Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisbon.. 2019.
  8. Castro, Aida Estela; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment #9, in Ao Monte - Final exhibition, curated by FELÍCIA TEIXEIRA E JOÃO BROJO at Maus Hábitos, Porto. 2016.
  9. Castro, Aida Estela; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Espólio Revisitado #3 by Embankment, in The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader curated by Lorenzo Sandoval at General Public, Berlin. 2012.
  10. Castro, Aida Estela; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Embankment #8", Curators' Lab: Documentation and Discourse curated by Lígia Afonso, Guimarães 2012 - European Capital of Culture. 2012.
  11. Castro, Aida Estela; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment #6, curated by José Maia for Espaço Campanhã, Porto. 2009.
  12. Castro, Aida Estela; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment #5, curated by Catarina Marto for the exhibition cycle "Para a Internidade...." at Instituto Franco-Português and Nouvelle Librairie Française, Lisbon. 2008.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2021. "PONTAS DUPLAS / SPLIT ENDS, curated by Aida Castro for Situação 21: Histórias com Amanhã-uma cartografia solidária da relevância das galerias do Porto[Situation 21: Tomorrow Stories - a solidarity map of the relevance of Porto's galleries], Miguel Von Hafe Pérez (org.)".
  2. 2010. "ANTENA 4: Embankment #7, curated by Aida Castro, Jonathan Saldanha and Maria Mire. Touring exhibitions programme for Fundação de Serralves and Torres Vedras council".
  3. 2009. "Bes Revelação 2009, curated by Aida Castro for the award exhibition with artists Ana Braga, Inês Moura and Susana Pedrosa, Museu de Arte Contemporânea de Serralves".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/12 Masterclass: CORPOS-MEDIA E OS IMAGINÁRIOS CONTEMPORÂNEOS DA ARTE [Media-bodies and contemporary art imaginaries] Ciclo Estado do Mundo Estado da Arte: Seminário Pensamento e Arte Contemporâneos
Maria teresa Cruz (org), ICNOVA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2024/10/30 (de)MONSTRAS: imaginários, corporalidades e materialidades anfíbias. [(de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities]. Project Presentation with Aida Castro, Ana Carolina Fiuza, Catarina Braga and Maria Mire. (POST-)HUMAN MYTHOLOGIES AND TECHNOLOGICAL FICTIONS
Manuel Bogalheiro (org.), Culturgest and Contemporânea. (Lisboa, Portugal)
2024/01/24 (de)MONSTRAS: especulações sobre um corpo-media transfronteiriço [(de)MONSTRAS: speculations on a crossborder media-body] XIII Congresso SOPCOM, 2024. Visual Culture panel.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021 Artist portfolio presentation: Aida Castro and Maria Mire O futuro corre para nós a grande velocidade / Criações digitais e ciclo de conversas online [The future is speeding towards us / Digital creations in the online conversation cycle]
José Maia e João Terras (org.) Espaço Mira (Porto, Portugal)
2014 PROFESSOR DR. SILVA AMADO BOOK'S OF AUTOPSIES, 1902-1911, Symposium The Visual Culture of Medicine, António Fernando Cascais (org). ESHS: 6th International Conference of the European Society for the History of Science: Communicating Science, Technology and Medicine.
Universidade de Lisboa, CIUT-FCUL and FCT-UNL (Lisboa, Portugal)
2014 DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM [FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT], in Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins, José Luís Garcia; Helena Jerónimo e João Príncipe (org.). Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins
Universidade de Évora (Portugal)
2014 PROJETO TÉLÉTHÈQUE, in Ciclo de Artes Visuais. Pedro Cabral Santo (org.), with Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire. Ciclo de Artes Visuais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC): Universidade do Algarve (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual MONOLITHS FROM HEAVEN: A presciência de aparelhos de adivinhação e imparcialidade científica. [The prescience of divination devices and scientific impartiality]
Orientador de Teresa Arega
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024 - Atual CRITIQUE and CARE, CRITIQUE of CARE. Artistic practice as a space for fragility and infection: a transformative tool in the society of productivity.
Coorientador de Paola d’Andrea
MADEP: Art and Design in Public Sapce (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2024/11/15 JOIN IN CIRCLES: especulações sobre espaços de encontro [speculations on meeting spaces]
Orientador de Leonor Talefe
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - 2024/03 Céu Azul: a descoberta de uma experiência cinematográfica [Blue Sky: discovering a cinematic experience]
Orientador de Maria João Santos Carvalho de Almeida
Fine Arts (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023 Is This Home? Searching for Intimacy.
Orientador de Carolina Teixeira de Sousa Fangueiro
Master Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023 CHAMA DIGITAL: a conexão e o compromisso entre o brilho e o ser humano [DIGITAL FLAME: the connection and commitment between the glow and the human being]
Coorientador de Cecília Silva Oliveira
Fine Arts Master (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - 2023 Diário da Atenção [Diary of Attention]
Orientador de Ruben Isidro Fernandes
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - 2022 Pós-Pós-Natureza: A Mediação Tecnológica entre Seres Humanos, Plantas e Imagens de Plantas [Post-Post-Nature: The Technological Mediation between Human Beings, Plants and Plant Images]
Orientador de Catarina Inácio Braga
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 CANETA [Pen]
Coorientador de Bruno Algarve Santos
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Praia: práticas para ficções [Beach: practices for fictions]
Orientador de Maria Eduarda Filomeno Affonso
Contemporary Artistic Practices (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Das coisas que parecem outras ao toque [Of things that feel different to the touch]
Orientador de Diana Leonor Geiroto Gonçalves
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12/16 - 2022/12/16 Master Class #2 // Thinking with Ruderal Plants in Other Film Histories // with Teresa Castro, associate professor at the Université Sorbonne Nouvelle. (2022/12/16 - 2022/12/16) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/04/20 - 2022/04/20 VIDEO DREAMS: Práticas dos Imaginários [Practices of the Imaginary]. The session brought together films made by students and was attended by the artist duo Mariana Caló and Francisco Queimadela, provoking direct contact between the academic and artistic communities. The edited programme flyer and the brochure-manifesto are objects that complete the session and were made by the participating group. (2022/04/20 - 2022/04/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2018/05/17 - 2018/05/17 MasterClass PROFANAÇÃO: METODOLOGIA PRÁTICA [PROFANATION: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Jonathan Uliel Saldanha. Fine Arts Master Program. (2018/05/17 - 2018/05/17) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/04/21 - 2018/04/21 MasterClass ESPÍRITO MANUAL: METODOLOGIA PRÁTICA [MANUAL SPIRIT: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Dayana Lucas, moderated by Ricardo Nicolau, Cristina Mateus and Aida Castro. Fine Arts Master Program. Hosted by Museu de Arte Contemporânea de Serralves Library. (2018/04/21 - 2018/04/21) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
2018/03/17 - 2018/03/17 MasterClass IMAGEM/IMAGENS: METODOLOGIA PRÁTICA [IMAGE/IMAGES: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Arlindo Silva. Fine Arts Master Program. Hosted by Espaço Mira, Porto. (2018/03/17 - 2018/03/17) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 MasterClass BATERIA: METODOLOGIA PRÁTICA [DRUMS: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Cristina Mateus. Fine Arts Master Program. (2018/02/16 - 2018/02/16) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017/10/25 - 2017/10/25 Aula Aberta MATTIA DENISSE - TABLE DES MATIÈRES, [Open Lecture] Aula Magna FBAUP. Fine Arts Degree. (2017/10/25 - 2017/10/25) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011 - 2011 GHOST occupation and residency programme (coordination) with David-Alexandre Guéniot and Catarina Simão . A collective building programme for an artistic space. An occupation through the collective methodologies operated by the groups and their programmes: Oficina Arara; Detritos Magazine, among others. This programme lasted almost a year and ended with the publication of a book. Lisboa: GHOST Associação e RE.AL. Direção Geral das Artes. (2011 - 2011)
Outro (Coorganizador)
2010/01 - 2010/11 TÉLÉTHÈQUE: encontros Videográficos [TÉLÉTHÈQUE: Videographic meetings. ]. Curated by Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire. Devices for talks and vision. Moments of sharing and intimacy with artists, a videographic object and guests. Production and writing of the introductory texts that guide the conversations. With the artists: Eduardo Matos, Sara & André, Alexandre Estrela, Cristina Mateus, Herwig Turk, among others. (2010)
Outro (Coorganizador)
Institut Français du Portugal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/11/02 - 2024/11/02 Net Art no Triângulo das Bermudas: contributos para a reflexão da arte e da internet em Portugal [Net Art in the Bermuda Triangle: contributions to a reflection on art and the internet in Portugal], online talk, with Aida Castro, Maria Mire, Luis D. Rivero-Moreno and Sofia Ponte (moderation)
Encontro
Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, Portugal
2024/02/07 - 2024/02/10 Research residence, with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Outro
‘Itinerary’ - the geology of a return (home) [open lab by Rogério Nuno Costa]
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2023/07/07 - 2023/07/07 Castro, Aida. Member of the scientific committee and moderator of the "Art, Machine and Co-Creation" panel.
Conferência
Arts and Humanities in Digital Transition
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
2023/03/01 - 2023/04/01 OPEN ESSAY: Invasion, Immersion and Suspension (conference-performance) with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II. Cenários Passados / Odisseia Nacional, Guimarães-Teatro Jordão.
Outro
Cenários Passados / Odisseia Nacional
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2023/03/09 - 2023/03/23 THEATRE, PLACE and UBIQUITY (workshop), with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Oficina (workshop)
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2013 - 2013 THE FUTURE OF CINEMA de Vera Tollmann. Seminar moderation.
Seminário
Cinema! - Unneeded Conversations
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/06 Pequenas visões do grande mundo: temas da cultural visual da viagem virtual [Small views of the big world: themes of virtual travel visual culture]
Arguente principal
Joana Bicacro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2023/10/27 Realidades desvirtuadas: Entre o otimismo e o não-conformismo de Carla Filipe [Distorded Realities: Between Carla Filipe's optimism and non-conformism]
Arguente principal
Joana Oliveira Borges (Mestrado)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2023/10 Escrita viva e “pharmakon”: Para uma ecologia da comunicação na era da biomedia (Trabalho final de curso PhD) [Escrita viva and “pharmakon”: Towards an ecology of communication in the age of biomedia (PhD Research Plan Studies)]
Arguente
Nathalia Silveira Rech (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/01 - 2023/07/07 Arts and Humanities in Digital Transition Hosted by ICNOVA at Centro Cultural de Belém, Lisbon

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03 - 2024/05 Revista de Comunicação e Lisnguagens [Journal of Communication and Languages] ICNOVA // NOVA FCSH

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/09/30 Entrevista a Aida Castro e Maria Mire. [A dupla partilha a sua visão sobre a prática artística colaborativa e os temas que exploram na sua obra conjunta – que se estende também ao campo da investigação em artes e media, e de que é exemplo o recentemente lançado número 59 da Revista de Comunicação e Linguagens, dedicado à condição da experiência e imaginário dos “Corpos-Media”.] Arte Capital

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09/01 - Atual INTERACT : Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia [INTERACT: Online Journal of Art, Culture and Technology]. Direction and Editing (with Luís Mendonça)
Diretor
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - 2009 Member of the jury for Bes Revelação 2009, with Mélanie Bouteloup, Aida Castro, Ricardo Nicolau and François Piron. Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021 - 2021/06 Mentoria do projeto final de curso: "Por partes, que o todo (ainda) assusta"][Mentoring of the final course project: "In parts, the whole is (still) frightening] Leonor Guerreiro Queiroz Barbosa