Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Aida Estela de Castro Monteiro da Costa
Nomes de citação
- Castro, Aida
- Castro, Aida Estela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1417-2864-B898
- ORCID iD
- 0000-0001-9722-9482
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/06/25
Concluído
|
Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes [Communication Sciences: Communication and Arts ] (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/02/27
Concluído
|
Ciências da Comunicação: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias [Communication Sciences: Contemporary Culture and New Technologies]
(Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003 - 2004
Concluído
|
Projeto Individual de Artes Plásticas [Individual Fine Arts Project ] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
|
|
2003 - 2004
Frequentou
|
Vídeo/Som e Novos Media de Autor e Curso Teórico: Imagem e som na era da convergência digital. [Video/Sound and New Media
further Theoretical Course: Image and sound in the age of digital convergence] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Artes Plásticas [Fine Arts] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2002/01 - 2002/04
Frequentou
|
Arts Visuels [Visual arts ] (Outros)
École Supérieure des Arts Plastiques et Visuels (ESAPV), Bélgica
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal | ||
2012 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/09/01 - 2019/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2011/09/19 - 2013/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2006 - 2008 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Member of the Monitoring Committee for the Master's Degree in Contemporary Artistic Practices | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/01/01 - 2016/05/01 | Mapeamento do Espaço entre Arte e Ciência na Cultura Contemporânea: Ligação e Intervalo.
SFRH/BD/78597/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2024/03/31 | (de)MONSTRAS: Imaginários, Corporalidades e Materialidades anfíbias. [(de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious
materialities]
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | History of the Visual Culture of Medicine in Portugal
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2010 | Da resistência dos monstros: a câmara de expurgo por anóxia [Monsters resistance: the anoxic purge chamber]
Investigador responsável
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes Ciência Viva Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/12 | Masterclass: CORPOS-MEDIA E OS IMAGINÁRIOS CONTEMPORÂNEOS DA ARTE [Media-bodies and contemporary art imaginaries] | Ciclo Estado do Mundo Estado da Arte: Seminário Pensamento e Arte Contemporâneos
Maria teresa Cruz (org), ICNOVA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2024/10/30 | (de)MONSTRAS: imaginários, corporalidades e materialidades anfíbias. [(de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities]. Project Presentation with Aida Castro, Ana Carolina Fiuza, Catarina Braga and Maria Mire. | (POST-)HUMAN MYTHOLOGIES AND TECHNOLOGICAL FICTIONS
Manuel Bogalheiro (org.), Culturgest and Contemporânea. (Lisboa, Portugal)
|
2024/01/24 | (de)MONSTRAS: especulações sobre um corpo-media transfronteiriço [(de)MONSTRAS: speculations on a crossborder media-body] | XIII Congresso SOPCOM, 2024. Visual Culture panel.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021 | Artist portfolio presentation: Aida Castro and Maria Mire | O futuro corre para nós a grande velocidade / Criações digitais e ciclo de conversas online [The future is speeding towards
us / Digital creations in the online conversation cycle]
José Maia e João Terras (org.) Espaço Mira (Porto, Portugal)
|
2014 | PROFESSOR DR. SILVA AMADO BOOK'S OF AUTOPSIES, 1902-1911, Symposium The Visual Culture of Medicine, António Fernando Cascais (org). | ESHS: 6th International Conference of the European Society for the History of Science: Communicating Science, Technology
and Medicine.
Universidade de Lisboa, CIUT-FCUL and FCT-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM [FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT], in Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins, José Luís Garcia; Helena Jerónimo e João Príncipe (org.). | Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins
Universidade de Évora (Portugal)
|
2014 | PROJETO TÉLÉTHÈQUE, in Ciclo de Artes Visuais. Pedro Cabral Santo (org.), with Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire. | Ciclo de Artes Visuais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC): Universidade do Algarve (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | MONOLITHS FROM HEAVEN: A presciência de aparelhos de adivinhação e imparcialidade
científica. [The prescience of divination devices and scientific impartiality]
Orientador de Teresa Arega
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024 - Atual | CRITIQUE and CARE, CRITIQUE of CARE. Artistic practice as a space for fragility and infection: a transformative tool in the
society of productivity.
Coorientador de Paola d’Andrea
|
MADEP: Art and Design in Public Sapce (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2024/11/15 | JOIN IN CIRCLES: especulações sobre espaços de encontro [speculations on meeting spaces]
Orientador de Leonor Talefe
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2024/03 | Céu Azul: a descoberta de uma experiência cinematográfica [Blue Sky: discovering a cinematic experience]
Orientador de Maria João Santos Carvalho de Almeida
|
Fine Arts (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023 | Is This Home? Searching for Intimacy.
Orientador de Carolina Teixeira de Sousa Fangueiro
|
Master Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023 | CHAMA DIGITAL: a conexão e o compromisso entre o brilho e o ser humano [DIGITAL FLAME: the connection and commitment between
the glow and the human being]
Coorientador de Cecília Silva Oliveira
|
Fine Arts Master (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - 2023 | Diário da Atenção [Diary of Attention]
Orientador de Ruben Isidro Fernandes
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - 2022 | Pós-Pós-Natureza: A Mediação Tecnológica entre Seres Humanos, Plantas e Imagens de Plantas [Post-Post-Nature: The Technological
Mediation between Human Beings, Plants and Plant Images]
Orientador de Catarina Inácio Braga
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2019 | CANETA [Pen]
Coorientador de Bruno Algarve Santos
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2018 | Praia: práticas para ficções [Beach: practices for fictions]
Orientador de Maria Eduarda Filomeno Affonso
|
Contemporary Artistic Practices (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2018 | Das coisas que parecem outras ao toque [Of things that feel different to the touch]
Orientador de Diana Leonor Geiroto Gonçalves
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12/16 - 2022/12/16 | Master Class #2 // Thinking with Ruderal Plants in Other Film Histories // with Teresa Castro, associate professor at the Université Sorbonne Nouvelle. (2022/12/16 - 2022/12/16) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/04/20 - 2022/04/20 | VIDEO DREAMS: Práticas dos Imaginários [Practices of the Imaginary]. The session brought together films made by students
and was attended by the artist duo Mariana Caló and Francisco Queimadela, provoking direct contact between the academic and
artistic communities. The edited programme flyer and the brochure-manifesto are objects that complete the session and were
made by the participating group. (2022/04/20 - 2022/04/20)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/05/17 - 2018/05/17 | MasterClass PROFANAÇÃO: METODOLOGIA PRÁTICA [PROFANATION: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Jonathan Uliel Saldanha. Fine Arts Master Program. (2018/05/17 - 2018/05/17) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/04/21 - 2018/04/21 | MasterClass ESPÍRITO MANUAL: METODOLOGIA PRÁTICA [MANUAL SPIRIT: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Dayana Lucas, moderated by Ricardo Nicolau, Cristina Mateus and Aida Castro. Fine Arts Master Program. Hosted by Museu de Arte Contemporânea de Serralves Library. (2018/04/21 - 2018/04/21) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
2018/03/17 - 2018/03/17 | MasterClass IMAGEM/IMAGENS: METODOLOGIA PRÁTICA [IMAGE/IMAGES: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Arlindo Silva. Fine Arts Master Program. Hosted by Espaço Mira, Porto. (2018/03/17 - 2018/03/17) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/02/16 - 2018/02/16 | MasterClass BATERIA: METODOLOGIA PRÁTICA [DRUMS: PRACTICAL METHODOLOGY], with artist Cristina Mateus. Fine Arts Master Program. (2018/02/16 - 2018/02/16) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/10/25 - 2017/10/25 | Aula Aberta MATTIA DENISSE - TABLE DES MATIÈRES, [Open Lecture] Aula Magna FBAUP. Fine Arts Degree. (2017/10/25 - 2017/10/25) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2011 - 2011 | GHOST occupation and residency programme (coordination) with David-Alexandre Guéniot and Catarina Simão . A collective building
programme for an artistic space. An occupation through the collective methodologies operated by the groups and their programmes:
Oficina Arara; Detritos Magazine, among others. This programme lasted almost a year and ended with the publication of a book.
Lisboa: GHOST Associação e RE.AL. Direção Geral das Artes. (2011 - 2011)
Outro (Coorganizador)
|
|
2010/01 - 2010/11 | TÉLÉTHÈQUE: encontros Videográficos [TÉLÉTHÈQUE: Videographic meetings. ]. Curated by Aida Castro, Catarina Marto and Maria
Mire. Devices for talks and vision. Moments of sharing and intimacy with artists, a videographic object and guests. Production
and writing of the introductory texts that guide the conversations. With the artists: Eduardo Matos, Sara & André, Alexandre
Estrela, Cristina Mateus, Herwig Turk, among others. (2010)
Outro (Coorganizador)
|
Institut Français du Portugal, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/02 - 2024/11/02 | Net Art no Triângulo das Bermudas: contributos para a reflexão da arte e da internet em Portugal [Net Art in the Bermuda Triangle:
contributions to a reflection on art and the internet in Portugal], online talk, with Aida Castro, Maria Mire, Luis D. Rivero-Moreno
and Sofia Ponte (moderation)
Encontro
|
Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, Portugal
|
2024/02/07 - 2024/02/10 | Research residence, with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable
Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Outro
|
‘Itinerary’ - the geology of a return (home) [open lab by Rogério Nuno Costa]
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2023/07/07 - 2023/07/07 | Castro, Aida. Member of the scientific committee and moderator of the "Art, Machine and Co-Creation" panel.
Conferência
|
Arts and Humanities in Digital Transition
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
2023/03/01 - 2023/04/01 | OPEN ESSAY: Invasion, Immersion and Suspension (conference-performance) with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within
the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional
D. Maria II. Cenários Passados / Odisseia Nacional, Guimarães-Teatro Jordão.
Outro
|
Cenários Passados / Odisseia Nacional
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2023/03/09 - 2023/03/23 | THEATRE, PLACE and UBIQUITY (workshop), with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Oficina (workshop)
|
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2013 - 2013 | THE FUTURE OF CINEMA de Vera Tollmann. Seminar moderation.
Seminário
|
Cinema! - Unneeded Conversations
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/06 | Pequenas visões do grande mundo: temas da cultural visual da viagem virtual [Small views of the big world: themes of virtual
travel visual culture]
Arguente principal
|
Joana Bicacro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
|
2023/10/27 | Realidades desvirtuadas: Entre o otimismo e o não-conformismo de Carla Filipe [Distorded Realities: Between Carla Filipe's
optimism and non-conformism]
Arguente principal
|
Joana Oliveira Borges (Mestrado)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2023/10 | Escrita viva e “pharmakon”: Para uma ecologia da comunicação na era da biomedia (Trabalho final de curso PhD) [Escrita viva
and “pharmakon”: Towards an ecology of communication in the age of biomedia (PhD Research Plan Studies)]
Arguente
|
Nathalia Silveira Rech (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/01 - 2023/07/07 | Arts and Humanities in Digital Transition | Hosted by ICNOVA at Centro Cultural de Belém, Lisbon |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/03 - 2024/05 | Revista de Comunicação e Lisnguagens [Journal of Communication and Languages] | ICNOVA // NOVA FCSH |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/09/30 | Entrevista a Aida Castro e Maria Mire. [A dupla partilha a sua visão sobre a prática artística colaborativa e os temas que exploram na sua obra conjunta – que se estende também ao campo da investigação em artes e media, e de que é exemplo o recentemente lançado número 59 da Revista de Comunicação e Linguagens, dedicado à condição da experiência e imaginário dos “Corpos-Media”.] | Arte Capital |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | INTERACT : Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia [INTERACT: Online Journal of Art, Culture and Technology].
Direction and Editing (with Luís Mendonça)
Diretor
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - 2009 | Member of the jury for Bes Revelação 2009, with Mélanie Bouteloup, Aida Castro, Ricardo Nicolau and François Piron. | Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2021 - 2021/06 | Mentoria do projeto final de curso: "Por partes, que o todo (ainda) assusta"][Mentoring of the final course project: "In parts, the whole is (still) frightening] | Leonor Guerreiro Queiroz Barbosa |