???global.info.a_carregar???
Aida Estela Castro. Researcher, teacher and artist. She holds a PhD in Communication Sciences: Communication and the Arts from the Faculty of Social Sciences and Humanities of the New University of Lisbon (FCSH UNL), with the thesis "Mapping the Space between Art and Science in Contemporary Culture: Link and Interval", having been awarded an FCT scholarship, an master's degree from FCSH UNL and a degree in Fine Arts from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP). She is currently an Invited Assistant Professor in the Multimedia department at FBAUP, where she teaches Art and Technology, Artistic Practices Project, Image and Movement and Videographic Practices in the Master's and Bachelor's programmes. Integrated member of the ICNOVA research unit and a collaborator with i2ADS. She is the coordinator of the research project (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities (2023-24, ICNOVA). And, with Cristina Mateus, VIDEODREAMS: Practices of the Imaginary (2022, FBAUP). She has been working with Maria Mire in an artistic duo since 2017. With Maria Mire also co-edited Interact #34, Online Journal of Art, Culture and Technology, on the theme DEAD LINK: mediations of artistic practices (2021, ICNOVA) and issue 59 of the Journal of Communication and Languages (ICNOVA), on the theme Media-Bodies: Matter and Imaginary (2023). Since 2023, she has been working with Rogério Nuno Costa as a researcher within the framework of the European project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, in association with the D. Maria II National Theatre.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Aida Estela de Castro Monteiro da Costa

Nomes de citação

  • Castro, Aida
  • Castro, Aida Estela

Identificadores de autor

Ciência ID
1417-2864-B898
ORCID iD
0000-0001-9722-9482

Moradas

  • Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Avenida Rodrigues de Freitas, 265, 4049-021 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH /// Campus de Campolide - Colégio Almada Negreiros | Gabinete: 348 , 1099-032 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau Classificação
2019/06/25
Concluído
Communication Sciences: Communication and Arts [Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes] (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good unanimously (Muito Bom por unanimidade ]
2009/02/27
Concluído
Communication Sciences: Contemporary Culture and New Technologies [Ciências da Comunicação: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias] (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good [Muito Bom]
2003 - 2004
Concluído
Individual Fine Arts Project [Projecto Individual de Artes Plásticas] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003 - 2004
Frequentou
Video/Sound and New Media further Theoretical Course: Image and sound in the age of digital convergence [Vídeo/Som e Novos Media de Autor e Curso Teórico: Imagem e som na era da convergência digital] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003
Concluído
Fine Arts [Artes Plásticas] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2002/01 - 2002/04
Frequentou
Visual arts [Arts Visuels] (Outros)
École Supérieure des Arts Plastiques et Visuels (ESAPV), Bélgica
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
2012 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/15 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/09/01 - 2019/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/19 - 2013/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2006 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Member of the Monitoring Committee for the Master's Degree in Contemporary Artistic Practices Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01/01 - 2016/04/30 MAPPING THE SPACE BETWEEN ART AND SCIENCE IN CONTEMPORARY CULTURE: LINK AND INTERVAL
SFRH/BD/78597/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2024/03/31 (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2010 - 2013 History of the Visual Culture of Medicine in Portugal _ PTDC/HC/0110/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2010 Monsters resistance: the anoxic purge chamber [Da resistência dos monstros: a câmara de expurgo por anóxia]
Investigador responsável
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Castro, Aida Estela. "Pontas Duplas / Split Ends (published in the exhibition project journal)", Jornal do projecto Situação: Histórias com Amanhã-Uma Cartografia solidária da relevância das galerias do Porto, 2021
Artigo em revista
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "SOOPA: Que som é aquele? [SOOPA: What is that sound?] , in Azevedo, A., Pestana, B., Cordeiro, F., Alves, M. B., Grimaldi, M., Ermida, R. (Eds.)". Revista de História da Arte - Série W (12) (2023): https://doi.org/10.34619/a5et-lebl.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Interview with Jonathan Uliel Saldanha, video essay interview by Aida Castro and Maria Mire". INTERACT #34 (2021): https://revistainteract.pt/34/entrevista-a-jonathan-uliel-saldanha/.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Embankment #6", Cadernos de Curadoria [The Curatorial Papers The Curatorial Papers] by Bruno Marchand / Guimarães 2012 - European Capital of Culture, 2013
  2. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4", VOCA, 2009
Capítulo de livro
  1. Castro, Aida Estela. "FLANELA, HUMIDADE, FUNGOS: narrativas sobre os espaços independentes do Porto na viragem dos anos dois mil [FLANNEL, HUMIDITY, FUNGUS narratives about Porto's independent spaces at the turn of the 2000s]". In Que horas são que horas. Uma galeria de histórias. José Maia, Paula Parente Pinto and Paulo Mendes (eds). Galeria Municipal do Porto, 2022.
    Publicado
  2. Castro, Aida. "DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM: O OBJECTO NO CENTRO DA PRÁTICA ARTÍSTICA [FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT: THE OBJECT AT THE CENTRE OF ARTISTIC PRACTICE]". In Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media [Critique of Total Mediations - Expanded media perspectives] Manuel Bogalheiro (org.). Sistema Solar / Documenta (book award: SOPCOM), 2021.
    Publicado
  3. Mire, Maria; Castro, Aida. "Inquérito a Aida Castro e Maria Mire [Enquiry to Aida Castro and Maria Mire]". In Inquérito a 263 artistas [Survey to 263 artists] (Special Issue) by Sara & André. Lisboa, Portugal: Contemporânea, 2020.
    Publicado
  4. Castro, Aida Estela. "Espaços de Metal, Vidro, Reflexos [SPACES OF METAL, GLASS, REFLEXES]". In Musonautas: visões e avarias 1960-2010: 5 décadas de inquietação musical no Porto [MUSONAUTAS VISIONS & BREAKDOWNS 1960-2010: 5 DECADES OF MUSICAL RESTLESSNESS IN PORTO], Paulo Vinhas and Guilherme Blanc (eds). Galeria Municipal do Porto, 2019.
    Publicado
  5. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. "Opacidade e transparência [Opacity and transparency]". In Antena 4 / Embankment #7, 3-5. Porto: Fundação de Serralves, 2010.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Mire, Maria; Castro, Aida Estela. Mulheres artistas docentes: 1970-2019. Porto: FBAUP (e-book). ISBN 978-989-98284-4-5, 2020.
  2. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Antena 4 - Embankment #7. Fundação de Serralves, 2010.
Edição de livro
  1. AAVV. Ghost-Book. Lisboa: GHOST Associação and RE.AL. Apoio Direção Geral das Artes. 2011.
    Editor
Edição de número de revista
  1. Castro, Aida; Mire, Maria. "MEDIA-BODIES: MATTER AND IMAGINARY (Scopus)". Journal of Communication and Languages (Scopus) (ICNOVA) 59 (2023): https://doi.org/10.34619/hddp-wno5.
    Publicado • Co-editor
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead link: mediações das práticas artísticas [Dead link: artistic practices mediations]". INTERACT: Online Journal of Art, Culture and Technology, 34 (2021): https://revistainteract.pt/category/34/.
    Publicado
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Mácula, Inland Journal 3.". Inland Journal. André Cepeda and Eduardo Matos (eds.). Apoiado pela Fundação Gulbenkian. 3 (2018): http://inland-journal.com/jornal/macula/.
    Publicado
Livro
  1. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment 9 (artist book). Porto, Portugal: Projecto ao Monte / Maus Hábitos. 2016.
    Publicado
  2. Castro, Aida; Mire, Maria; Saldanha, Jonathan. Embankment #8 (artist book). Laboratório de Curadoria (Curator’s Lab) Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura.. 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Costa, Aida Estela de Castro Monteiro da. "MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO [MAPPING THE SPACE BETWEEN ART AND SCIENCE IN CONTEMPORARY CULTURE: LINK AND INTERVAL]". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10362/77599.
  2. Castro, Aida Estela. "Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte" [Articulations between Art and Science: on the experience of ‘bio-art’]". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2328.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VAGALUME, Instalação de Aida Castro e Maria Mire para Ágora-Bienal da Maia 2021.
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VULCANISMO, Instalação vídeo de Aida Castro e Maria Mire, para a exposição “onde nasce a liberdade” no Espaço MIRA, 2021.
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. I IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA //// II UM PEQUENO INQUÉRITO //// III FOI DESTRUÍDA NUM INCÊNDIO //// IV NÃO TEMOS UM PRAZO. 4 frases e 4 vídeos depositados online para responder a Inquérito a 471 artistas, de Sara & André, uma edição da revista Contemporânea, 2020..
  4. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Dead Link (video, HD, cor, s/som, loop), apresentado a convite de Nuno Ramalho no contexto de Playlist #44, 2020.
  5. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Sonoplastia para uma exposição, intervenção na exposição DENTRO de Rita Castro Neves e Daniel Moreira, na sala do laboratório de química analítica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2019..
  6. Castro, Aida. MONSTERSKIN, intervenção com exibição de vídeo e seleção de títulos na Livraria do I2ADS na Faculdade de Belas Artes do Porto, abril-maio 2022..
  7. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #8", Curators' Lab: Documentação e Discurso, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
  8. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida Estela. Espólio Revisitado #3, Colectivo Embankment, in The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader, General Public, Berlim (Alemanha).
  9. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida Estela. "Embankment #4", Exposição Colectiva, in Projecto Informal. Sociedade Martins Sarmento, Guimarães.
  10. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida Estela. "Embankment #5", ciclo de exposições, Para a Internidade..., Curated by Catarina Marto. Instituto Franco-Português, Lisboa.
Exposição artística
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Viajantes Ópticos 2018-2023" in Guardar os Olhos no Bolso / Inland Journal: uma exposição e 35 edições. Curated by Eduardo Matos and André Cepeda. At Atelier-Museu Julio Pomar, Lisbon. 2023.
  2. Aida Castro & Maria Mire + Eduardo Matos "MEMÓRIA ELECTRÓNICA // ELECTRONIC MEMORY". Curated by João Fonte Santa.. 2022.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2021. "PONTAS DUPLAS / SPLIT ENDS , curadoria para Situação 21: Histórias com Amanhã-uma cartografia solidária da relevância das galerias do Porto (comissário geral Miguel Von Hafe Pérez)". In Jornal de exposição: Situação 21.
  2. 2010. "ANTENA 4: Embankment #7, curated by Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire. Programa de exposições itinerantes da Fundação de Serralves.". In ANTENA 4: Embankment #7.
  3. 2009. "Bes Revelação 2009, curadoria da exposição do prémio a Ana Braga, Inês Moura e Susana Pedrosa, Museu de Arte Contemporânea de Serralves". In Bes Revelação 2009, Serralves.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/30 Project Presentation (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities. With Aida Castro, Ana Carolina Fiuza, Catarina Braga and Maria Mire. (POST-)HUMAN MYTHOLOGIES AND TECHNOLOGICAL FICTIONS, Manuel Bogalheiro (org.)
Culturgest and Contemporânea. (Portugal)
2024/01/24 (de)MONSTRAS: speculations on a crossborder media-body XIII Congresso SOPCOM, 2024. Visual Culture panel.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021 Artist portfolio presentation. Aida Castro and Maria Mire, in José Maia e João Terras (org.) The future is speeding towards us / Digital creations in the online conversation cycle [O futuro corre para nós a grande velocidade / Criações digitais e ciclo de conversas online]
Espaço Mira, Porto (Portugal)
2014 PROFESSOR DR. SILVA AMADO BOOK'S OF AUTOPSIES, 1902-1911, Symposium The Visual Culture of Medicine, António Fernando Cascais (org). ESHS: 6th International Conference of the European Society for the History of Science: Communicating Science, Technology and Medicine.
Universidade de Lisboa, CIUT-FCUL and FCT-UNL (Lisboa, Portugal)
2014 FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT [DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM], in Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins, José Luís Garcia; Helena Jerónimo e João Príncipe (org.). Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins
Universidade de Évora (Portugal)
2014 Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire. PROJETO TÉLÉTHÈQUE, in Ciclo de Artes Visuais. Pedro Cabral Santo (org.), Ciclo de Artes Visuais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC): Universidade do Algarve (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual MONOLITHS FROM HEAVEN: The prescience of divination devices and scientific impartiality
Orientador de Teresa Arega
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024 - Atual CRITIQUE and CARE, CRITIQUE of CARE. Artistic practice as a space for fragility and infection: a transformative tool in the society of productivity.
Coorientador de Paola d’Andrea
MADEP: Art and Design in Public Sapce (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - Atual JOIN IN CIRCLES
Orientador de Leonor Talefe
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - 2024/03 Blue Sky: discovering a cinematic experience [Céu Azul: a descoberta de uma experiência cinematográfica]
Orientador de Maria João Santos Carvalho de Almeida
Fine Arts (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023 Is This Home? Searching for Intimacy.
Orientador de Carolina Teixeira de Sousa Fangueiro
Master Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023 DIGITAL FLAME: the connection and commitment between the glow and the human being [CHAMA DIGITAL: a conexão e o compromisso entre o brilho e o ser humano]
Coorientador de Cecília Silva Oliveira
Fine Arts Master (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - 2023 Diary of Attention [Diário da Atenção]
Orientador de Ruben Isidro Fernandes
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - 2022 Post-Post-Nature: The Technological Mediation between Human Beings, Plants and Plant Images [Pós-Pós-Natureza: A Mediação Tecnológica entre Seres Humanos, Plantas e Imagens de Plantas]
Orientador de Catarina Inácio Braga
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 Pen [Caneta]
Coorientador de Bruno Algarve Santos
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Beach: practices for fictions [Praia: práticas para ficções]
Orientador de Maria Eduarda Filomeno Affonso
Contemporary Artistic Practices (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Of things that feel different to the touch [Das coisas que parecem outras ao toque]
Orientador de Diana Leonor Geiroto Gonçalves
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12/16 - 2022/12/16 Master Class #2 // Thinking with Ruderal Plants in Other Film Histories // with Teresa Castro, associate professor at the Université Sorbonne Nouvelle. (2022) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/04/20 - 2022/04/20 VIDEO DREAMS: Practices of the Imaginary. The session brought together films made by students and was attended by the artist duo Mariana Caló and Francisco Queimadela, provoking direct contact between the academic and artistic communities. The edited programme flyer and the brochure-manifesto are objects that complete the session and were made by the participating group. (2022/04/20 - 2022/04/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2011 - 2011 GHOST occupation and residency programme (coordination) with David-Alexandre Guéniot and Catarina Simão . Lisboa: GHOST Associação e RE.AL. Direção Geral das Artes. (2011 - 2011)
Outro (Coorganizador)
2010/01 - 2010/11 TÉLÉTHÈQUE: Videographic meetings. [TÉLÉTHÈQUE: encontros Videográficos]. Curated by Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire (2010)
Outro (Coorganizador)
Institut Français du Portugal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/07 - 2024/02/10 Research residence, with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Outro
‘Itinerary’ - the geology of a return (home) [open lab by Rogério Nuno Costa]
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2023/03/01 - 2023/04/01 OPEN ESSAY: Invasion, Immersion and Suspension (conference-performance) with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II. Cenários Passados / Odisseia Nacional, Guimarães-Teatro Jordão.
Outro
Cenários Passados / Odisseia Nacional
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2023/03/09 - 2023/03/23 THEATRE, PLACE and UBIQUITY (workshop), with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Oficina (workshop)
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2013 - 2013 THE FUTURE OF CINEMA de Vera Tollmann. Seminar moderation.
Seminário
Cinema! - Unneeded Conversations
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/06 SMALL VIEWS OF THE BIG WORLD: THEMES OF VIRTUAL TRAVEL VISUAL CULTURE [Pequenas visões do grande mundo: temas da cultural visual da viagem virtual]
Arguente principal
Joana Bicacro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2023/10/27 DISTORTED REALITIES: BETWEEN CARLA FILIPE'S OPTIMISM AND NON-CONFORMISM [Realidades desvirtuadas: Entre o otimismo e o não-conformismo de Carla Filipe]
Arguente principal
Joana Oliveira Borges (Mestrado)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2023/10 Escrita viva and “pharmakon”: Towards an ecology of communication in the age of biomedia (PhD Research Plan Studies) [Escrita viva e “pharmakon”: Para uma ecologia da comunicação na era da biomedia (Trabalho final de curso PhD)]
Arguente
Nathalia Silveira Rech (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03 - 2023/07/07 Arts and Humanities in Digital Transition Lisbon

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - 2009 Member of the jury for Bes Revelação 2009, with Mélanie Bouteloup, Aida Castro, Ricardo Nicolau and François Piron. Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021 - 2021/06 Mentoring of the final course project: "In parts, the whole is (still) frightening [Mentoria do projecto final de curso: "Por partes, que o todo (ainda) assusta"] Leonor Guerreiro Queiroz Barbosa