Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Aida Estela de Castro Monteiro da Costa
Nomes de citação
- Castro, Aida
- Castro, Aida Estela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1417-2864-B898
- ORCID iD
- 0000-0001-9722-9482
Moradas
- Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Avenida Rodrigues de Freitas, 265, 4049-021 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH /// Campus de Campolide - Colégio Almada Negreiros | Gabinete: 348 , 1099-032 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://sigarra.up.pt/fbaup/en/FUNC_GERAL.FORMVIEW?p_codigo=502254 (Académico)
- http://www.icnova.fcsh.unl.pt/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/06/25
Concluído
|
Communication Sciences: Communication and Arts [Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes] (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good unanimously (Muito Bom por unanimidade ] |
2009/02/27
Concluído
|
Communication Sciences: Contemporary Culture and New Technologies [Ciências da Comunicação: Cultura Contemporânea e Novas
Tecnologias] (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good [Muito Bom] |
2003 - 2004
Concluído
|
Individual Fine Arts Project [Projecto Individual de Artes Plásticas] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
|
|
2003 - 2004
Frequentou
|
Video/Sound and New Media further Theoretical Course: Image and sound in the age of digital convergence [Vídeo/Som e Novos
Media de Autor e Curso Teórico: Imagem e som na era da convergência digital] (Outros)
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Fine Arts [Artes Plásticas] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2002/01 - 2002/04
Frequentou
|
Visual arts [Arts Visuels] (Outros)
École Supérieure des Arts Plastiques et Visuels (ESAPV), Bélgica
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal | ||
2012 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/15 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2016/09/01 - 2019/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2011/09/19 - 2013/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2006 - 2008 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Member of the Monitoring Committee for the Master's Degree in Contemporary Artistic Practices | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/01/01 - 2016/04/30 | MAPPING THE SPACE BETWEEN ART AND SCIENCE IN CONTEMPORARY CULTURE: LINK AND INTERVAL
SFRH/BD/78597/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2024/03/31 | (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2010 - 2013 | History of the Visual Culture of Medicine in Portugal _ PTDC/HC/0110/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2010 | Monsters resistance: the anoxic purge chamber [Da resistência dos monstros: a câmara de expurgo por anóxia]
Investigador responsável
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes Ciência Viva Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/30 | Project Presentation (de)MONSTRAS: imaginaries, corporealities and amphibious materialities. With Aida Castro, Ana Carolina Fiuza, Catarina Braga and Maria Mire. | (POST-)HUMAN MYTHOLOGIES AND TECHNOLOGICAL FICTIONS, Manuel Bogalheiro (org.)
Culturgest and Contemporânea. (Portugal)
|
2024/01/24 | (de)MONSTRAS: speculations on a crossborder media-body | XIII Congresso SOPCOM, 2024. Visual Culture panel.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021 | Artist portfolio presentation. Aida Castro and Maria Mire, in José Maia e João Terras (org.) | The future is speeding towards us / Digital creations in the online conversation cycle [O futuro corre para nós a grande velocidade
/ Criações digitais e ciclo de conversas online]
Espaço Mira, Porto (Portugal)
|
2014 | PROFESSOR DR. SILVA AMADO BOOK'S OF AUTOPSIES, 1902-1911, Symposium The Visual Culture of Medicine, António Fernando Cascais (org). | ESHS: 6th International Conference of the European Society for the History of Science: Communicating Science, Technology
and Medicine.
Universidade de Lisboa, CIUT-FCUL and FCT-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | FROM THE TECHNICAL OBJECT TO THE WILD OBJECT [DO OBJECTO TÉCNICO AO OBJECTO SELVAGEM], in Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins, José Luís Garcia; Helena Jerónimo e João Príncipe (org.). | Ciência e Humanismo: Colóquio sobre a obra de Hermínio Martins
Universidade de Évora (Portugal)
|
2014 | Aida Castro, Catarina Marto and Maria Mire. PROJETO TÉLÉTHÈQUE, in Ciclo de Artes Visuais. Pedro Cabral Santo (org.), | Ciclo de Artes Visuais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC): Universidade do Algarve (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | MONOLITHS FROM HEAVEN: The prescience of divination devices and scientific impartiality
Orientador de Teresa Arega
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024 - Atual | CRITIQUE and CARE, CRITIQUE of CARE. Artistic practice as a space for fragility and infection: a transformative tool in the
society of productivity.
Coorientador de Paola d’Andrea
|
MADEP: Art and Design in Public Sapce (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | JOIN IN CIRCLES
Orientador de Leonor Talefe
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2024/03 | Blue Sky: discovering a cinematic experience [Céu Azul: a descoberta de uma experiência cinematográfica]
Orientador de Maria João Santos Carvalho de Almeida
|
Fine Arts (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023 | Is This Home? Searching for Intimacy.
Orientador de Carolina Teixeira de Sousa Fangueiro
|
Master Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023 | DIGITAL FLAME: the connection and commitment between the glow and the human being [CHAMA DIGITAL: a conexão e o compromisso
entre o brilho e o ser humano]
Coorientador de Cecília Silva Oliveira
|
Fine Arts Master (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - 2023 | Diary of Attention [Diário da Atenção]
Orientador de Ruben Isidro Fernandes
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - 2022 | Post-Post-Nature: The Technological Mediation between Human Beings, Plants and Plant Images [Pós-Pós-Natureza: A Mediação
Tecnológica entre Seres Humanos, Plantas e Imagens de Plantas]
Orientador de Catarina Inácio Braga
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2019 | Pen [Caneta]
Coorientador de Bruno Algarve Santos
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2018 | Beach: practices for fictions [Praia: práticas para ficções]
Orientador de Maria Eduarda Filomeno Affonso
|
Contemporary Artistic Practices (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2018 | Of things that feel different to the touch [Das coisas que parecem outras ao toque]
Orientador de Diana Leonor Geiroto Gonçalves
|
Fine Arts (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12/16 - 2022/12/16 | Master Class #2 // Thinking with Ruderal Plants in Other Film Histories // with Teresa Castro, associate professor at the Université Sorbonne Nouvelle. (2022) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/04/20 - 2022/04/20 | VIDEO DREAMS: Practices of the Imaginary. The session brought together films made by students and was attended by the artist
duo Mariana Caló and Francisco Queimadela, provoking direct contact between the academic and artistic communities. The edited
programme flyer and the brochure-manifesto are objects that complete the session and were made by the participating group.
(2022/04/20 - 2022/04/20)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2011 - 2011 | GHOST occupation and residency programme (coordination) with David-Alexandre Guéniot and Catarina Simão . Lisboa: GHOST Associação
e RE.AL. Direção Geral das Artes. (2011 - 2011)
Outro (Coorganizador)
|
|
2010/01 - 2010/11 | TÉLÉTHÈQUE: Videographic meetings. [TÉLÉTHÈQUE: encontros Videográficos]. Curated by Aida Castro, Catarina Marto and Maria
Mire (2010)
Outro (Coorganizador)
|
Institut Français du Portugal, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/07 - 2024/02/10 | Research residence, with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project STAGES - Sustainable
Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Outro
|
‘Itinerary’ - the geology of a return (home) [open lab by Rogério Nuno Costa]
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2023/03/01 - 2023/04/01 | OPEN ESSAY: Invasion, Immersion and Suspension (conference-performance) with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within
the context of European Project STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional
D. Maria II. Cenários Passados / Odisseia Nacional, Guimarães-Teatro Jordão.
Outro
|
Cenários Passados / Odisseia Nacional
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2023/03/09 - 2023/03/23 | THEATRE, PLACE and UBIQUITY (workshop), with Rogério Nuno Costa and Manuel Bogalheiro, within the context of European Project
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, hosted by Teatro Nacional D. Maria II.
Oficina (workshop)
|
STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
|
2013 - 2013 | THE FUTURE OF CINEMA de Vera Tollmann. Seminar moderation.
Seminário
|
Cinema! - Unneeded Conversations
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/06 | SMALL VIEWS OF THE BIG WORLD: THEMES OF VIRTUAL TRAVEL VISUAL CULTURE [Pequenas visões do grande mundo: temas da cultural
visual da viagem virtual]
Arguente principal
|
Joana Bicacro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
|
2023/10/27 | DISTORTED REALITIES: BETWEEN CARLA FILIPE'S OPTIMISM AND NON-CONFORMISM [Realidades desvirtuadas: Entre o otimismo e o não-conformismo
de Carla Filipe]
Arguente principal
|
Joana Oliveira Borges (Mestrado)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2023/10 | Escrita viva and “pharmakon”: Towards an ecology of communication in the age of biomedia (PhD Research Plan Studies) [Escrita
viva e “pharmakon”: Para uma ecologia da comunicação na era da biomedia (Trabalho final de curso PhD)]
Arguente
|
Nathalia Silveira Rech (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/07/07 | Arts and Humanities in Digital Transition | Lisbon |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - 2009 | Member of the jury for Bes Revelação 2009, with Mélanie Bouteloup, Aida Castro, Ricardo Nicolau and François Piron. | Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2021 - 2021/06 | Mentoring of the final course project: "In parts, the whole is (still) frightening [Mentoria do projecto final de curso: "Por partes, que o todo (ainda) assusta"] | Leonor Guerreiro Queiroz Barbosa |