???global.info.a_carregar???
Paulo Esteireiro is the Director of Research, Communication, Publications, and Training Services at the Conservatory - Professional School of the Arts of Madeira. He holds a bachelor's, master's, and doctoral degree in Musical Sciences from the Universidade Nova de Lisboa, having obtained the highest honors unanimously in both his master's and doctoral studies. Among his publications are "History of Music in Madeira," "A Social History of the Piano," "Performing Arts in Madeira," "Musicians Interpret Camões," "Studies on Education and Culture," "50 Stories of Musicians in Madeira," "10 New Compositions for Braguinha," "Regionalization of the Music Education Syllabus," "10 Dances for Braguinha," and "10 Classical Pieces for Braguinha." He is the coordinator of the Madeira Music Collection, an editorial series that has published eleven CD-ROMs featuring historical Madeiran musical works. He has written articles for national and international scientific journals and has presented papers at specialized conferences in Portugal, Austria, Poland, Brazil, Cape Verde, Estonia, Italy, Sweden, and Scotland. He is the editor of the Portuguese Journal of Artistic Education and has served as an external evaluator for international conferences and Portuguese and foreign academic journals. He was an assistant at the ESE de Setúbal (2008-2012), ESE de Bragança (2002-2005), and an adjunct professor at ISCE (2008-2014). He taught at the Professional School of Music in Almada and was the Pedagogical Director of the Musical Academy of Graciosa Island. He was a guitar teacher at the LAQ Musical Academy, Foco Musical, and the Coordinating Office for Artistic Education. He has collaborated as a music critic and promoter in various periodicals, such as the Spanish magazine Opera Actual (2000-2012), Jornal de Letras, Artes e Ideias (2000-2007), Diário de Notícias da Madeira (2005-2010), and Jornal da Madeira (2010-2017). He was the author and coordinator of the documentary series "Madeiran Musicians" for RTP-Madeira (12 documentaries). He is an integrated researcher at the Center for Studies in Sociology and Musical Aesthetics (UNL/FCSH), a Collaborating Researcher at the Institute of Ethnomusicology - Center for Studies in Music and Dance (INET-md), the Center for Research in Regional and Local Studies (UMa), and a member of the Research Group "Interdisciplinary Studies in Musical Sciences" at the Federal University of Pelotas (Brazil).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Esteireiro

Nomes de citação

  • Esteireiro, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
1614-D3DF-3484
ORCID iD
0000-0002-3751-9717

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Musicologia Histórica / Historical Musicoloy (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Emergência e Declínio do Piano na Vida Quotidiana Madeirense / Emergence and Decline of the Piano in Madeiran everyday life (1821-1930)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom aprovado por unanimidade (Nota Máxima) /
2010
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências Musicais-Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Emergência e Declínio do Piano na Vida Quotidiana Madeirense (1821-1930)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Ciências Musicais - Musicologia Histórica / Master in Musicology - Historical Musicology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Canções sobre Camões na Primeira Metade do Século XX / Songs about Camões poems in the first half of the 20th century - Contribution to the history of the Portuguese "Lied"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom aprovado por unanimidade (Nota Máxima) /
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - 2014/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2008 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2008/09/01 - 2012/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09/01 - 2005/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - 2009/12/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Secretaria Regional de Educação, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia Musical da Ilha Graciosa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/08/09 - Atual Diretor de Serviços (Comissão de Serviço) - Dirigente Intermédio de 1.º Grau Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Portugal
2017 - Atual Investigador colaborador sem vínculo Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2012 - Atual Investigador integrado sem vínculo Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2009/12/09 - 2019/08/08 Chefe de Divisão (Comissão de Serviço) - Dirigente Intermédio de 2.º Grau Secretaria Regional de Educação, Portugal
2010 - 2012 Investigador sem vínculo Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2005/09/01 - 2009/12/08 Coordenador em Exercício do Centro de Investigação e Documentação / Coordinator of the Research and Documentation Center Secretaria Regional de Educação, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Diretor Pedagógico da Escola Profissional e da Academia Musical da Ilha Graciosa / Pedagogical Director of the Professional School and of the Musical Academy of Ilha Graciosa Academia Musical da Ilha Graciosa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Esteireiro, Paulo. "O Papel da Educação Artística na Era da Globalização em Regiões Ultraperiféricas". 2011.
  2. Esteireiro, Paulo. "A Música como Pretexto de Sociabilidade no Período de 1880-1940". 2010.
Artigo em revista
  1. Esteireiro, Paulo. "O Lugar do Arquipélago da Madeira na Rota Musical do Fado (1870-1974)". (2024): https://ahm-abm.madeira.gov.pt/index.php/ahm/article/view/118.
  2. Esteireiro, Paulo. "O Lugar do Arquipélago da Madeira na Rota Musical do Fado (1870-1974)". (2024): https://ahm-abm.madeira.gov.pt/index.php/ahm/article/view/118.
  3. Esteireiro, Paulo. "Reflexões sobre Periodização: Contributos para uma História Cultural da Madeira". Arquivo Histórico da Madeira: Nova Série 5 (2023): 53-72. https://ahm-abm.madeira.gov.pt/index.php/ahm/article/view/103/98.
  4. Esteireiro, Paulo. "Reflexões sobre Periodização". (2023): http://hdl.handle.net/10362/153233.
  5. Esteireiro, Paulo. "Reflexões sobre Periodização". (2023): http://hdl.handle.net/10362/153233.
  6. Esteireiro, Paulo. "Reflections on Periodization: Contributions to a Cultural History of Madeira". (2023): https://ahm-abm.madeira.gov.pt/index.php/ahm/article/view/103.
  7. Esteireiro, Paulo. "Reflexões sobre Periodização". (2023): http://hdl.handle.net/10362/153233.
  8. Esteireiro, Paulo. "Reflections on Periodization: Contributions to a Cultural History of Madeira". (2023): https://ahm-abm.madeira.gov.pt/index.php/ahm/article/view/103.
  9. Esteireiro, Paulo; Ruben Sousa; Carlos Gonçalves. "Satisfação com o Curso Básico de Música: Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e Supletivo". Revista Portuguesa de Educação Artística (2022):
  10. Sousa, Rúben; Gonçalves, Carlos; Esteireiro, Paulo. "Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes". (2022): https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
  11. Sousa, Rúben; Gonçalves, Carlos; Esteireiro, Paulo. "Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes". (2022): https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
  12. Sousa, Rúben; Gonçalves, Carlos; Esteireiro, Paulo. "Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes". (2022): https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
  13. Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo; Esteireiro , Paulo. "RPEA Music in My Dream School: Giving Voice to Students from Schools in the Autonomous Region of Madeira". (2021): https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147
  14. Esteireiro, Paulo; Sousa, Ruben; Gonçalves, Luís Carlos Pimenta. "Satisfação com o Curso Básico de Música". (2021): http://hdl.handle.net/10362/153234.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
  15. Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo; Esteireiro , Paulo. "RPEA Music in My Dream School: Giving Voice to Students from Schools in the Autonomous Region of Madeira". (2021): https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147
  16. Esteireiro, Paulo; Sousa, Ruben; Gonçalves, Luís Carlos Pimenta. "Satisfação com o Curso Básico de Música". (2021): http://hdl.handle.net/10362/153234.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
  17. Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo; Esteireiro , Paulo. "RPEA Music in My Dream School: Giving Voice to Students from Schools in the Autonomous Region of Madeira". (2021): https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147
  18. Esteireiro, Paulo; Rogério Barros. "O Teatro de Revista na Madeira (1909-1959): Espaços, Temas e Protagonistas de um Repertório Regional". Sinais de Cena (2020):
  19. Esteireiro, Paulo; Cristovão, Natálina; Universidade da Madeira – (CIE-UMa); Carlos Gonçalves. "A música na minha escola de sonho: dando voz aos alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira". Revista Portuguesa de Educação Artística (2020):
  20. Esteireiro, Paulo; Barros, Rogério. "Magazine theatre in Madeira (1909-1959): spaces, themes and protagonists of a regional repertoire". (2020): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010
  21. Esteireiro, Paulo; Barros, Rogério. "O teatro de revista na Madeira (1909-1959): espaços, temas e protagonistas de um repertório regional". (2020): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010
  22. Esteireiro, Paulo; Barros, Rogério. "O teatro de revista na Madeira (1909-1959): espaços, temas e protagonistas de um repertório regional". (2020): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0010
  23. Gonçalves, Carlos; Universidade Nova de Lisboa – (INET-md, FCSH/UNL); Cristovão, Natálina; Universidade da Madeira – (CIE-UMa); Esteireiro, Paulo; Universidade Nova de Lisboa – (CESEM, FCSH/UNL); Carlos Gonçalves; Natálina Cristovão; Paulo Esteireiro. "A introdução de instrumentos populares em contexto educativo: a escola como agente de defesa da cultura local num mundo globalizadoThe introduction of popular instruments in an educational context". Saber & Educar 24 (2018): https://doi.org/10.17346/se.vol24.329.
    https://doi.org/10.17346/se.vol24.329
  24. Gonçalves, Carlos; Universidade Nova de Lisboa – (INET-md, FCSH/UNL); Cristovão, Natálina; Universidade da Madeira – (CIE-UMa); Esteireiro, Paulo; Universidade Nova de Lisboa – (CESEM, FCSH/UNL). "A introdução de instrumentos populares em contexto educativo: a escola como agente de defesa da cultura local num mundo globalizadoThe introduction of popular instruments in an educational context". (2018): https://doi.org/10.17346/se.vol24.329.
    https://doi.org/10.17346/se.vol24.329
  25. Gonçalves, Carlos; Universidade Nova de Lisboa – (INET-md, FCSH/UNL); Cristovão, Natálina; Universidade da Madeira – (CIE-UMa); Esteireiro, Paulo; Universidade Nova de Lisboa – (CESEM, FCSH/UNL). "A introdução de instrumentos populares em contexto educativo: a escola como agente de defesa da cultura local num mundo globalizadoThe introduction of popular instruments in an educational context". (2018): https://doi.org/10.17346/se.vol24.329.
    https://doi.org/10.17346/se.vol24.329
  26. Esteireiro, Paulo. "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)". Revista da ABEM (2016):
  27. Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo. "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10902.
  28. Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo. "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10902.
  29. Esteireiro, Paulo. "Musical Ensemble and New Rhythms". Conjuntos e Ritmos Modernos = Musical Groups and New Rhythms 10 (2015): 6-6.
  30. Esteireiro, Paulo. "Problemas Centrais da Educação Artística: Reflexões sobre a Atualidade e Desafios para o Futuro". Revista Portuguesa de Educação Artística 4 (2014): 95-106. http://recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/58/59; https://www.academia.edu/8149004/_Problemas_Centrais_da_Educação_Art%C3%ADstica_Reflexões_sobre_a_Atualidade_e_Desafios_para_o_Futuro_in_Revista_Portuguesa_de_Educação_Art%C3%ADstica_4._Fun.
  31. Esteireiro, Paulo. "Central Problems of Art Education: Reflections on the Present Time and Challenges for the Future". (2014): https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/49.
    10.23828/rpea.v4i1.58
  32. Esteireiro, Paulo. "Central Problems of Art Education: Reflections on the Present Time and Challenges for the Future". (2014): https://doi.org/10.34639/rpea.v4i1.49.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v4i1.49
  33. Esteireiro, Paulo. "Central Problems of Art Education: Reflections on the Present Time and Challenges for the Future". (2014): https://doi.org/10.34639/rpea.v4i1.49.
    https://doi.org/10.34639/rpea.v4i1.49
  34. Esteireiro, Paulo. "Pontes entre Madeira e Brasil no domínio musical: ecos nos periódicos madeirenses (1854-1977)". Revista Convergência Lusíada 29 (2013): 39-49. http://www.realgabinete.com.br/revistaconvergencia/pdf/2424.pdf; https://www.academia.edu/5726771/_Pontes_entre_Madeira_e_Brasil_no_dom%C3%ADnio_musical_ecos_nos_periódicos_madeirenses_1854-1977_Revista_Convergência_Lus%C3%ADada_29_jan_jun_de_2013_pp._39-.
  35. Esteireiro, Paulo. "Difusão e Efeitos do piano na vida cultural madeirense no século XIX". Revista Islenha 47 (2010): 137-154. https://www.academia.edu/2915931/_Difusão_e_Efeitos_do_piano_na_vida_cultural_madeirense_no_século_XIX_Revista_Islenha_N.o_47._Funchal_Direção_Regional_dos_Assuntos_Culturais._ISSN_0872-5004.
  36. Esteireiro, Paulo. "The Mandolin in Madeira". O Bandolim na Madeira = The Mandolin in Madeira 5 (2010): 18-18.
  37. Esteireiro, Paulo. "A difusão do bandolim na Madeira: origem, músicos e repertório (1889-1950)". Revista Xarabanda 18 (2010): 3-15. https://www.academia.edu/2915965/_A_difusão_do_bandolim_na_Madeira_origem_músicos_e_repertório_1889-1950_em_Revista_Xarabanda_N.o_18_2010_da_Associação_Musical_e_Cultural_Xarabanda.
  38. Esteireiro, Paulo. "Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira (1980-2008): Impactos de uma Instituição Artística com 28 Anos de História". Itinerários – Revista de Educação 2.ª Série N.º 8 (2009): 11-22. https://www.academia.edu/2915921/Paulo_Esteireiro_e_Carlos_Gonçalves_Gabinete_Coordenador_de_Educação_Art%C3%ADstica_da_Madeira_1980-2008_Impactos_de_uma_Instituição_Art%C3%ADstica_com_28_Anos_de_História_em_Itinerários_Revista_de_Educação_2.a_Série_n.o_8.
  39. Esteireiro, Paulo. "A conservação do património musical regional, através da educação – O Processo de Regionalização do Currículo de Educação Musical (2.º Ciclo), na Região Autónoma da Madeira". Revista de Educação Musical 127 (2007): 28-35. https://www.academia.edu/2915907/_A_conservação_do_património_musical_regional_através_da_educação_O_Processo_de_Regionalização_do_Curr%C3%ADculo_de_Educação_Musical_2.o_Ciclo_na_Região_Autónoma_da_Madeira_Revista_de_Educação_Musical._Funchal_Associação_P.
  40. Esteireiro, Paulo. "Sinfonias religiosas madeirenses : O processo de recuperação de quatro sinfonias dedicadas a Santa Cecília". Revista Xarabanda 16 (2007): 40-50. https://www.academia.edu/2915916/_Sinfonias_religiosas_madeirenses_O_processo_de_recuperação_de_quatro_sinfonias_dedicadas_a_Santa_Cec%C3%ADlia_Revista_Xarabanda_N.o_16_2007_da_Associação_Musical_e_Cultural_Xarabanda.
  41. Esteireiro, Paulo. "Edições de música didática: a música na formação do indivíduo ao longo da primeira metade do século XX". Revista EduSer 2 (2006): 169-184. https://www.academia.edu/4813160/_Edições_de_música_didática_a_música_na_formação_do_indiv%C3%ADduo_ao_longo_da_primeira_metade_do_século_XX_Revista_EduSer_n.o_2_._Bragança_Escola_Superior_de_Educação_de_Bragança._ISSN_1645-4774.
Capítulo de livro
  1. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "Carlos Maria Platão dos Santos". Portugal: Agência de Promoção da Cultura Atlântica,
  2. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "Ricardo Porfírio de Afonseca". Portugal: Agência de Promoção da Cultura Atlântica,
  3. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "Edmundo da Conceição Lomelino". Portugal: Agência de Promoção da Cultura Atlântica,
  4. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "Manuel dos Passos Freitas". Portugal: Agência de Promoção da Cultura Atlântica,
  5. Esteireiro, Paulo. "Contributos da Educação Musical na Educação para a Sustentabilidade". In Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade: orientações para estratégias de educação ambiental através das artes. 2021.
  6. Esteireiro, Paulo; Cristovão, Natálina; Universidade da Madeira – (CIE-UMa). "The Development of an Extracurricular Arts Education Network: 10 years of the "Artistic Season" project (2006-2016)". In The Future of Music Schools - European Perspectives. 2019.
  7. Esteireiro, Paulo. "Contributos para um Estudo Comparativo das Danças no Espaço Atlântico (1821-1930)". 2017.
  8. Esteireiro, Paulo. "Consequências do motu proprio "Tra le soIleccitudini" (1903) na música sacra madeirense do século XX". editado por J. Franco e J. Costa, 355-367.. 2015.
  9. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Manuel dos Passos Freitas". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  10. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Ricardo Porfírio de Afonseca". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  11. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Edmundo da Conceição Lomelino". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  12. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Carlos Maria Platão dos Santos". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  13. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Manuel dos Passos Freitas". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  14. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Ricardo Porfírio de Afonseca". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  15. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Edmundo da Conceição Lomelino". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  16. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. "Carlos Maria Platão dos Santos". Agência de Promoção da Cultura Atlântica, 2015.
  17. Esteireiro, Paulo. "O Piano no Funchal ao longo do século XIX: comércio, repertório e ensino feminino". editado por Paulo Esteireiro, 83-90. 2011.
  18. Esteireiro, Paulo. "O repertório dos bailes funchalenses na 2.ª metade do século XIX: As composições e orquestrações de Anselmo Serrão e Augusto Miguéis". editado por Manuel Morais, 507-531. 2008.
Edição de livro
  1. Esteireiro, Paulo. Rotas do Atlântico. Música para Braguinha da Madeira e Cavaquinho do Brasil. 2020.
    Editor
  2. Esteireiro, Paulo. Reflexões Atuais sobre a Educação Musical. 2019.
    Editor
  3. Esteireiro, Paulo. As Artes Performativas no Funchal – Contributo das Associações para o Planeamento Cultural.. Funchal: Câmara Municipal do Funchal e AREArtística. 2018.
Entrada de dicionário
  1. Silvano, Adriano; Esteireiro, Paulo. "Costa, António Pereira". In Dicionário Biográfico Caravelas. CESEM/NOVA FCSH, 2022. https://dicionario-biografico.caravelas.fcsh.unl.pt/node/162.
    Publicado
Livro
  1. Esteireiro, Paulo. História da Música na Madeira. Câmara Municipal do Funchal e Associação Musical e Cultural Xarabanda. 2021.
  2. Esteireiro, Paulo; Cristóvão, Natalina; Carlos Gonçalves. Democratização da Educação Artística. 2021.
    Editor
  3. Esteireiro, Paulo. Cancioneiro de Música Tradicional do Arquipélago da Madeira: O Acervo do Padre Eduardo Nunes Pereira,. 2021.
  4. Esteireiro, Paulo. António Pereira da Costa (c.1698-1770): uma figura misteriosa na Madeira = António Pereira da Costa (c. 1698-1770): a mysterious character in Madeira. Funchal: Secretaria Regional de Educação. 2019.
  5. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). Uma História Social do Piano. Portugal: Edições Colibri/ CESEM. 2016.
  6. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. Uma História Social do Piano. Colibri | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). 2016.
  7. Esteireiro, Paulo Alexandre da Silva. Uma História Social do Piano. Colibri | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). 2016.
  8. Esteireiro, Paulo. 10 Novas Composições para Braguinha. 2014.
  9. Esteireiro, Paulo. Estudos sobre Educação e Cultura. 2014.
  10. Esteireiro, Paulo. 50 Histórias de Músicos na Madeira. 2008.
  11. Esteireiro, Paulo. Músicos interpretam Camões : cancões sobre poemas de Camões na primeira metade do século XX. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda - Fundação Calouste Gulbenkian. 2008.
Recurso online
  1. Esteireiro, Paulo; Pinto, Rui Magno. Bandas Filarmónicas. 2013. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/bandasfilarmonicas/pt/index.html.
  2. Pinto, Rui Magno; Esteireiro, Paulo. A Música para Piano na Madeira. 2008. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/musicaparapiano/saiba%20mais%202.html.
  3. Pinto, Rui Magno; Esteireiro, Paulo. Bailes do Funchal no Século XIX. 2007. https://colecaomadeiramusica.madeira.gov.pt/bailesdofunchal/home.htm.
Resumo em conferência
  1. Esteireiro, Paulo. "19th-century European Dances Adapted for Machete and Viola: Salon and Concert Music by Cândido Drummond de Vasconcelos". Trabalho apresentado em 46th International Council for Traditional Music World Conference, 2022.
  2. Paulo Esteireiro. "A Ilha da Madeira nas Rotas Musicais do Atlântico: do final do século XIX a meados do século XX". Trabalho apresentado em III CONGRESO Internacional MUSAM, Santiago de Compostela, 2021.
  3. Esteireiro, Paulo. "A música de Cabo Verde na Madeira: fragmentos para a reconstituição de uma ligação cultural atlântica". Trabalho apresentado em II Encontro Lusófono, Funchal, 2021.
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Eládio José Figueira. "A música popular madeirense no primeiro quartel do século XX: processos de erudição e folclorização". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3608.
  2. Gonçalves, Eládio José Figueira. "A música popular madeirense no primeiro quartel do século XX: processos de erudição e folclorização". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3608.
  3. Esteireiro, Paulo Alexandre Gonçalves da Silva. "Emergência e declínio do piano na vida quotidiana madeirense (1821-1930)". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7957.
  4. Esteireiro, Paulo Alexandre Gonçalves da Silva. "Emergência e declínio do piano na vida quotidiana madeirense (1821-1930)". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7957.
  5. Esteireiro, Paulo Alexandre Gonçalves da Silva. "Emergência e declínio do piano na vida quotidiana madeirense (1821-1930)". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7957.

Outros

Outra produção
  1. Articulação de competências entre o 1.º e o 2.º Ciclos de Educação Musical. 2008. Esteireiro, Paulo.
Distinções

Outra distinção

2011 Louvor pelos serviços prestados à educação da Região Autónoma da Madeira / Praise for the services rendered to the education of the Autonomous Region of Madeira
Secretaria Regional de Educação, Portugal