Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Magda Costa Carvalho
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Costa Carvalho, Magda
- Carvalho, Magda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 171A-0A0F-6324
- ORCID iD
- 0000-0001-8539-5061
Websites
- https://uac.academia.edu/MagdaCostaCarvalho (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/10/10 - 2024/10/10
Concluído
|
Feedback pedagógico como ferramenta para o sucesso (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/09/25 - 2024/09/25
Concluído
|
Flash Active Learning – Atividades curtas para aulas interativas (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/07/15 - 2024/07/15
Concluído
|
Estratégias de Aprendizagem Colaborativa (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/07/15 - 2024/07/15
Concluído
|
Gamificação com Recurso ao Moodle (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/07/04 - 2024/07/04
Concluído
|
Digital Storytelling: Conectar Alunos e Conteúdos no Ensino Superior (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/07/04 - 2024/07/04
Concluído
|
Flipped Learning: Potenciar a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/06/14 - 2024/06/14
Concluído
|
Desafios e Oportunidades da Integração das Tecnologias Digitais e da Inteligência Artificial no Ensino Superior (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2024/06/14 - 2024/06/14
Concluído
|
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Técnicas de Exposição Ativa e Metodologias Ativas de Aprendizagem (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
|
|
2023/10 - 2024/04
Em curso
|
Pós-Graduação em Educação Digital e em Rede (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2023/10/12 - 2023/10/12
Concluído
|
O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) (Outros)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, Portugal
|
|
2023/10/09 - 2023/10/09
Concluído
|
Padlet e ensino: conceção e potencialidades (Outros)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, Portugal
|
|
2023/06 - 2023/07
Concluído
|
Curso de Formação para a Docência Digital em Rede (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
IX Experiência de Formação de Filosofia e Infância (40h) (Outros)
NEFI-UERJ: Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, Brasil
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
Enfoques en la Investigación de la Prática de la Filosofia en Diferentes Contextos Educativos (Outros)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
|
2015 - 2015
Concluído
|
Level 2 Course: An introduction to Philosophy for Children (Outros)
SAPERE: Society for the Advancement of Philosophical Enquiry and Reflection in Education, Reino Unido
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Level 1 Course: An introduction to Philosophy for Children (Outros)
Especialização em Filosofia para Crianças
SAPERE: Society for the Advancement of Philosophical Enquiry and Reflection in Education, Reino Unido
|
|
2004 - 2009
Concluído
|
PhD in Contemporary Philosophy (Doutoramento)
Especialização em Filosofia
Universidade dos Açores, Portugal
"O conceito de natureza criadora no evolucionismo metafísico de Henri Bergson: o projecto de uma bio-filosofia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada Distinção Louvor Unan |
2007 - 2007
Concluído
|
Seminário - Formação de Prática Filosófica (20h) (Outros)
Especialização em Filosofia para Crianças
Pro-Philo Association pour le Développement de la Pratique du Dialogue Philosophique en Communauté de Recherche, Suiça
|
|
2003
Concluído
|
O conceito de natureza em Antero de Quental (APCC) (Outros)
Especialização em Filosofia
Universidade dos Açores, Portugal
|
Aprovada Muito Bom Unanimidade |
1998 - 2000
Concluído
|
Ramo de Formação Educacional em Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
17 |
1994 - 1998
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Variante A: Filosofia Fundamental
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Não se aplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009/06 - 2024/09 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores, Portugal | ||
2024/02 - 2024/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2003/07 - 2009/06 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2001/03 - 2003/07 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Co-Editor of the journal "childhood & philosophy" | ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children, Canadá |
NEFI-UERJ: Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, Brasil | ||
2016 - Atual | Coordinator of the Master's Degree in Philosophy for Children | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2023 | President of the Ethics Committee of the University of the Azores | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2022 | Vice-Director of NICA: Interdisciplinary Center for Children and Adolescents, University of the Azores | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2018 | Director of NICA: Interdisciplinary Center for Children and Adolescents, University of the Azores | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2016 | Coordinator of the Post-Graduated Course in Philosophy for Children | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2013 | Director of Undergraduated Course in Philosophy and Portuguese Culture | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Integrated Member | Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal | ||
2023/07/17 - 2023/07/21 | Visiting Scholar | Faculty of Arts, Humanities and Business - Plymouth University, Reino Unido |
Faculty of Arts, Humanities and Business - Plymouth University, Reino Unido | ||
2010/05/30 - 2010/06/12 | Visiting Scholar | Center for Environmental Philosophy - University of North Texas, Estados Unidos |
Center for Environmental Philosophy - University of North Texas, Estados Unidos | ||
2000 - 2001 | Docente com Contrato Administrativo de Serviço | Escola Secundária José Belchior Viegas, Portugal |
1999 - 2000 | Docente com Contrato Administrativo de Serviço | Escola Secundária Artística António Arroio, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10/01 - 2025/06/30 | Valuing Disagreement in Classrooms: teacher education and democracy
Investigador
University of Plymouth Faculty of Education, Reino Unido
University of Strathclyde, Reino Unido Universidade dos Açores, Portugal University of Cape Town, África do Sul |
BERA: British Educational Research Association |
2018 - 2018 | Intercâmbio com os principais centros de Filosofia para Crianças dos EUA: Nova York e Seattle
FLAD-UAc/2017/2
Investigador
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2008 | Bolsa individual de investigação para doutoramento
SFRH/BD/29288 /2006
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | escuto.te: vozes das infâncias entre a filosofia e a política
(DRCT) M1.1.C/C.S./031/2021/01
Investigador responsável
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal
|
Governo dos Açores (Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações)
Em curso
|
2020 - 2022 | IGEaD: Potencial do Ensino a Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores
DRCT (M1.1.C/C.S./014/2019/01
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Governo dos Açores (Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações)
Concluído
|
2018 - 2021 | AIM: Filosofia para Crianças e a Aurora da Intuição Moral - Valores e Razões na Racionalidade e Razoabilidade
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | Ensinar/Aprendizagem da Filosofia
FCT Project PTDC/FIL-FIL/102893/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2007 | A Questão de Deus - história e crítica
PTDC/FIL/64249/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12/13 | Listening as a challenge in the community of philosophical inquiry | Challenges of Philosophical Dialogue with Children: new connections inside and outside
CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2024/11/15 | Tirar as palavras da boca: porque insistimos em falar por elas? | III Seminário Direito ao Tempo Livre, Lazer e Cultura na Infância e Juventude
Rede Municipal dos CATL – A Ponte Norte, Ribeira Grande (Ribeira Grande, Portugal)
|
2024/06/26 | How can a philosophy that listens to children’s voices sound like? | III Congreso de Educación para hacer las paces en diálogo con la Filosofía con niños y niñas
Universitat Jaume I (Castellon, Espanha)
|
2024/06/25 | Can listening to children be a political practice? | III Congreso de Educación para hacer las paces en diálogo con la Filosofía con niños y niñas
Universitat Jaume I (Castellon, Espanha)
|
2024/05/10 | Educação e o exercício da escuta: para uma certa política das vozes infantis | XXIX Encontro de Iniciação Científica, XXII Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, XVIII Encontro de Extensão Universitária,
XVI Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo e III Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Universidade São Francisco (Brasil)
|
2024/04/19 | Stretching and sketching with companion creatures: philosophical practice and professional development in schools | 3rd International Biennale on Practical Philosophy
Laboratory of Research on Practical Philosophy (L.R.P.Ph.), University of the Aegean (Rhodes, Grécia)
|
2023/12/01 | A agência política na infância como um desafio às nossas democracias | Think Global, Act Local: Filosofia, Educação e Desafios Ambientais
PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2023/10/10 | What are we saying when we say we listen to children's voices? (online) | "Communities of Philosophical Enquiry: a question-posing education" |
2023/07/29 | A political claim for childhood as a minoritarian tendency of life | 13th International Whitehead Conference
International Process Network (Munique, Alemanha)
|
2023/07/07 | Workshop "(H)À escuta de perguntas?" | Verão Jovem da Academia Júnior
Academia Júnior da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2023/05/20 | What's philosophical about listening to children's voices? | International Session Philosophy and Childhood: impacts of P4/wC on Philosophy
Japanese Philosophical Association (online, Japão)
|
2022/11/10 | O que pode a voz enquanto lugar filosófico para es(cu)tar e estudar com a infância? | XI Colóquio Internacional de Filosofia e Educação
NEFI: Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/09/01 | A la escucha de la infancia: praticas filosofantes com niñas e niños |
Centro de Responsabilidad Social y Extensión Universitaria, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru)
|
2022/08/09 | What are we missing? epistemic injustices, voices from/for the present and not from/for the future | 20th Bienal Conference: “Philosophy in and beyond the classroom: P4wC across cultural, social and political differences”
ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children (Tóquio, Japão)
|
2022/06/27 | Caminhando entre preconceitos epistémicos: o desafio político de escutar a infância | Sessão de Encerramento do Ano Formativo de 2021/2022
Academia Sénior da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2022/06/22 | Listening: some hidden sides | The Present and the Future of Doing Philosophy with Children
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2021/11/25 | Images of philosophy to dislodge some ideas about its encounter with children | 2nd Online International Biennale on Practical Philosophy: Philosophy in Praxis. The philosophical gesture: political, ethical,
educational, artistic engagements
Laboratoire de Recherche en Philosophie Pratique, da University of the Aegean (online, Grécia)
|
2021/10/30 | Workshop: ¿filo... quÊ? entre ferramentas e instrumentos | Jornadas Internacionais de Filosofía e Infância (JIFI): Entre preguntas y presencias
Asociación Civil Grupo El Pensadero, da Dpto. de Filosofía, Facultad de Filosofía y Letras (Universidad de Buenos Aires),
e Goig Red Peruana de Filosofía e Infancia, Oficina de Investigación y Desarrollo Educativo (Colegio Jean Le Boulch) (online, Peru)
|
2021/10/23 | De pernas pro ar com a infância: que filosofia é esta?! | Seminário do Grupo Pesquisa da Universidade Federal Pedagógica do Paraná
Grupo Pesquisa da Universidade Federal Pedagógica do Paraná (online, Brasil)
|
2021/09/18 | Encontros Infantis com a Filosofia: Uma questão de poderes? | Feira do Livro Cultura Açores
Governo dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2021/09/09 | a filosofia para crianças na Universidade | Philosophy for Children: New Developments – 1
Projeto: Filosofia para Crianças na Aurora da Intuição Moral: Valores e razões na Racionalidade de razoabilidade (online, Portugal)
|
2021/08/14 | Workshop: Pregúntele a la filósofa | VI campamento filosófico, mitos y leyendas
GIFSE - Filosofía, Sociedad y Educación e AION “tiempos de la infância, da Universidade Pedagógica e Tecnológica de Colômbia (online, Colômbia)
|
2021/06/22 | quem se atreve a pensar (com) a filosofia? | 3.º Ciclo de Conferências Liceu d’Antero
Escola Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada) (online, Portugal)
|
2021/06/08 | Infância e Filosofia: o que poderemos estar a fazer quando as juntamos? | Ciclo de Seminários PPS Talks
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (online, Portugal)
|
2021/05/29 | Do avesso e ao contrário: des-educar a filosofia a partir da infância | Ciclo de WebConferências Perspetivas e práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar: Desocultando áreas do saber
APEI: Associação de Profissionais de Educação de Infância, (online, Portugal)
|
2021/05/19 | filosofia e crianças nos açores: um caminho que (nos) desloca? | Segundo Diplomado de Filosofía e Infancia
Grupos de Investigação Filosofía, Sociedad y Educación e AIÓN: tiempo de la infância, da Universidad Pedagógica y Tecnológica
de Colombia (online, Colômbia)
|
2021/03/09 | New questions for old relations: childhood, subjects of education and a philosophical reconfiguration of school | Science On by UAc: Luso-American Webinars
American Corner da UAc (online, Portugal)
|
2020/10/06 | mas o que vamos fazer sem estrada? a hesitação e a paragem como tempos da educação | X CIFE: Colóquio Internacional de Filosofia da Educação “Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica?”
Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (online, Brasil)
|
2020/05/04 | Daring a childlike writing: children for philosophy, moral end and the childhood of conceptions | Seminário do Projeto Filosofia para Crianças e a Autora da Intuição Moral: Valores e Razões na Racionalidade e Razoabilidade
IFIL NOVA (online, Portugal)
|
2019/11/08 | É a infância um espaço público para a filosofia? | Colóquio Internacional Fundamentos da Prática Filosófica: nas Fronteiras da Filosofia e da Cultura
CHAM: Centro de Humanidades da NOVA e Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/05 | O susto de um mundo sem novidade possível: três imagens bergsonianas para (não) pensar a filosofia | I Seminário do Laboratório de Estudos sobre a Modernidade e I Mostra de Pesquisas da PPGIL da Universidade Federal de Uberlândia
(UFU)
Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2019/09/02 | Formação de Professores: Conversa sobre Filosofia com Crianças | Jornada “O que há dentro da filosofia? Sobre materiais e infâncias...”
Proped: Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/09/02 | Alguém dentro dela. A filosofia acompanhada da infância e vice-versa. Como uma criança | Jornadas O que há dentro da filosofia? Sobre materiais e infâncias
Projeto A Filosofia na Infância da Vida Escolar: Programa de Internacionalização CAPES/PrInt, da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ) (Uberlândia, Brasil)
|
2019/08/27 | indecision charged with promise: Bergsonian images of life and childhood | 12th Whitehead International Conference
International Process Network (Brasília, Brasil)
|
2019/07/26 | the richness of questions in philosophy for children | XIX Bienal Conference of the International Council of Philosophical Inquiry with Children: Philosophy for/with Children and
the Citizen-Agent
ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children (Bogotá, Colômbia)
|
2019/06/29 | "Antes de fazermos uma pergunta difícil temos poucas dúvidas e depois temos mais": a filosofia e a infância | 2.º Encontro Regional dos Açores, da APEI: Associação de Profissionais de Educação de Infância
APEI: Associação de Profissionais de Educação de Infância (Universidade dos Açores, Portugal)
|
2018/10/26 | Intersubjetividade: um olhar sobre a Comunidade de Investigação Filosófica | III CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018/10/03 | Filosofia para Crianças nas Ilhas dos Açores | Filosofia e Educação em Errância: inventar escola, infâncias do pensar
Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018/09/07 | A Filosofia para Crianças con-quista a Filosofia | 3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/07/10 | Tudo começou com o livro da joaninha... a Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar | 14.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA: Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/14 | La Naturaleza no existe?! jugar filosoficamente con un concept | Seminário de Filosofía Ecosocial
Universidade de Girona (Girona, Espanha)
|
2018/04/13 | Futuro de Filosofia para Niños en Iberoamérica | XXVIII Encuentro Iberoamericano de Filosofia para Niñxs: El lugar del pensamento em la educación¿
Universidade de Girona (Girona, Espanha)
|
2018/04/13 | Estes materiais tornam a Filosofia verdadeira porque me ajudam a pensar. A Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar | XXVIII Encuentro Iberoamericano de Filosofia para Niñxs: El lugar del pensamento em la educación
Universidade de Girona (Girona, Espanha)
|
2018/03/02 | Philosophy for Children in The University of Açores: History, Present and Perspectives | Simpósio EPIC: Engaged Philosophical Inquiry Centre
Universidade de British Columbia (Vancouver BC, Canadá)
|
2018/02/23 | Nature works like a Child: Educational Implications of Bergson’s Philosophy of Life | The Colloquium in Philosophy and Education
University of Columbia: Teacher’s College (New York, Estados Unidos)
|
2017/07/03 | Openness and Opacity in Philosophical Questioning | SOPHIA Network Meeting: Questioning Questioning
SOPHIA (Aveiro, Portugal)
|
2017/06/30 | "No debe dar la palabra a los amigos: eso no es justo!" Representaciones de los niños sobre el Gestor de la Palabra en la Comunidad de Investigación Filosófica | 18th ICPIC Conference: Philosophical Inquiry with Children coming of Age - Family Resemblances
ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children (Madrid, Espanha)
|
2017/06/29 | The Community of Philosophical Inquiry as a Regulative Ideal | 18th ICPIC Conference: Philosophical Inquiry with Children coming of Age - Family Resemblances
ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children (Madrid, Espanha)
|
2016/11/28 | A filosofia e a infância: reflexões sobre a temporalidade | Colóquio Gustavo de Fraga: Pensamento e Obra¿
Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/21 | Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância | I Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
NICA: Núcleo Internacional da Criança e do Adolescente (Ponta Delgada, Portugal)
|
2016/04/08 | La razonabilidad como virtud de la comunidad de investigación filosófica | XXVII Encontro Iberoamericano de Filosofía para Niños
Asociación Filonenos: Asociación de Filosofía para Niños del Principado de Asturias (Gijon, Espanha)
|
2015/07/23 | Integrity: a key-concept for the environment? | Annual Conference of the International Society for Environmental Ethics: Environmental Ehtics between Action and Reflection
International Society for Environmental Ethics/Christian Albrechts Universität (Germany) (Kiel, Alemanha)
|
2014/12/11 | Da integridade enquanto conceito ético: uma perspetiva ambiental | I Encontro de Bioética da Universidade de Lisboa
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/06 | Comunidade de Investigação Filosófica: lugar para a educação das emoções? | IV Encontro Nacional de Filosofia para Crianças e Criatividade «Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos»
Projeto filocriatiVIDAde e pela Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/08/26 | The bergsonian creative nature: a non-dualistic path for environmental ethics? | 3rd European Summer School in Process Thought - The Metaphysical Foundations of a Non-Dualistic Environmental Ethics¿
Deutsche Whitehead Gesellschaft (Dusseldorf, Alemanha)
|
2014/06/28 | Filosofia para Crianças: o imperativo ético do cuidado face à promessa de autonomia | Encontro Internacional “Filosofia para Crianças e Adolescentes: Aprender a Pensar em Comunidade”
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2014/06/17 | Open nature. Open morality. Traces of Plotinian influence in Henri Bergson's thought? | 12th Annual Conference of the International Society for Neoplatonic Studies
International Society for Neoplatonic Studie (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/21 | Filosofia para Crianças na UAc: um projeto que se sente e que se pensa | II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade «Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos»
Projeto filocriatiVIDAde e pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2013/08/05 | Perspectives on Environmental Ethics: a Portuguese approach | 23rd World Congress of Philosophy
Center for Environmental Philosophy e pela International Society for Environmental Ethics (Atenas, Grécia)
|
2013/07/01 | O que significa ser eticamente crítico? | I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico na Educação. Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
Rede de Pensamento Crítico (Aveiro, Portugal)
|
2013/05/20 | Ética Ambiental Antropocentrada: em torno de alguns equívocos | IV Meetings on Ethics and Political Philosophy
Political Theory Group, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012/11/15 | Bergson hoje: uma ética para a crise? | Colóquio Internacional Comemorativo do Dia Mundial da Filosofia: “A Filosofia hoje”
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2012/10/03 | A presença de Plotino no pensamento de Henri Bergson: arqueologia de uma relação | Receções do Neoplatonismo no Pensamento Contemporâneo
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/09/14 | Contributos da Ética Ambiental para um mundo em crise: de uma teoria integrada à perspetiva biocultural | Congreso Internacional “Cultura, Educación e Innovación”
SIFA: Sociedade Interuniversitária de Filosofía (Universidades de Coruña, Santiago de Compostela e Vigo) (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2012/06/13 | Ética Animal: problemas, perspectivas e desafios | Aula Aberta de Filosofia a alunos do 10º ano
Escola Secundária Domingos Rebelo (P. Delgada) (P. Delgada, Portugal)
|
2012/01/07 | Filosofia Ambiental na construção de uma Cidadania ativa | XVI Conferencia-Taller Internacional El Desarrollo de una Identidad Ética en un Mundo Globalizado¿
Centro Latino-Americano de Filosofia para Niños (San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México, México)
|
2011/11/22 | Filosofia hoje? Um exercício ético | Dia Mundial da Filosofia
Escola Secundária das Laranjeiras (P. Delgada) (P. Delgada, Portugal)
|
2011/08/26 | Manuel de Arriaga: um pensamento de Verdade e de Justiça | Sessão Evocativa do Centenário da posse de Manuel de Arriaga como 1º Presidente da República Portuguesa
Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (Horta, Portugal)
|
2009/10/29 | "Uma filosofia para as Alforrecas": Sérgio crítico de Bergson | Colóquio Proença, Cortesão, Sérgio e o Grupo da Seara Nova¿
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/09/11 | Building the «true evolutionism»: Darwin's impact on Henri Bergson's thought | Congresso Darwin's impact on science, society and culture. A 21st century reassessment. 200th anniversary of Darwin¿s birth.
150th anniversary of the publication of Origin of Species¿
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
|
2009/05/01 | Antero de Quental: um destino (con)sentido | Congresso Antero, depressão e suicídio¿
Associação Espassos de Vivências (Ponta Delgada, Portugal)
|
2008/06/05 | A Natureza e o Homem: desafios de hoje para uma relação de sempre | VI Encontros de Porto Pim: Dia Mundial do Ambiente
Câmara Municipal da Horta e Ecoteca do Faial (Horta, Portugal)
|
2008/06/05 | A relação entre o Homem e a Natureza: novos desafios contemporâneos | VI Encontros de Porto Pim: Dia Mundial do Ambiente
Câmara Municipal da Horta e Ecoteca do Faial (Horta, Portugal)
|
2008/03/28 | Homem e natureza: meandros e dificuldades de uma relação | VI Ciclo Agostiniano Açores
Faialentejo (Santa Cruz da Graciosa, Portugal)
|
2007/11/22 | La biologie et la psychologie: les clefs de contact du dynamisme vitaliste bergsonien | Congrès «L’évolution créatrice de Bergson cent ans après (1907-2007): Epistémologie et métaphysique»
Société des Amis de Bergson, em parceria com o Ministère de la Culture, o Centre International d’Étude de la Philosophie Française
Contemporaine e a Université de Lille III-Charles de Gaule, em Paris (École Normale Supérieure e Collège de France) (Paris, França)
|
2007/02/03 | O homem e a natureza: desafios de uma nova era | V Ciclo Agostiniano Açores
Faialentejo (Horta, Portugal)
|
2005 | Natureza, Civilização e Cidadania | A Cidadania em Caleidoscópio, iniciativa integrada no Congresso da Cidadania
Sua Excelência o Ministro da República para os Açores/ Núcleo de Filosofia da Universidade dos Açores (Lagoa e Ponta Delgada, Portugal)
|
2004 | Matemática e Filosofia: saberes distintos, um mesmo projecto |
Departamento de Matemática, Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | A música faz pensar a comunidade de investigação filosófica?
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Comunidade de investigação filosófica em práticas de motricidade infantil
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Childism, Normalização e Multiplicidade
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Dar forma a conceitos na comunidade de investigação filosófica
Orientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Expressão e Comunicação Verbal na comunidade de investigação filosófica
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | O tempo, a voz e a escuta na comunidade de investigação filosófica
Coorientador
|
Mestrado de Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10 - Atual | Comunidades de indagación filosófica com niñas e niños y Pedagogias Nuestro-Americanas
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | O ridículo racional: (des)construções com a Infância
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | Possíveis diálogos entre os Crossover Picturebooks, de José Saramago, e as Comunidades de Investigação Filosófica
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | Topografias filosófica dos (des)encontros da comunidade de investigação filosófica e (no) ambiente escolar
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | "Conta-me um conto" - potencialidades filosóficas das obras de Ondjaki em atividades com crianças de uma escola angolana
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | Vida, Imaginação e Riso em Henri Bergson (Doutoramento)
Coorientador
|
Filosofia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021/10 - 2024/07 | A Comunidade de Investigação Filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez das crianças
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/10 - 2024/05/28 | A (In)Consciência Filosófica do Tempo no Reino da Infância
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09 - 2024/04 | Possibilidades de uma Pedagógica Transontológica e a Filosofia da Libertação dusseliana com as Crianças (pós-doutoramento)
Coorientador
|
Pós-Doutoramento em Educação (Outra)
NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal
Universidade de S. Francisco, Brasil |
2021/09 - 2024/04 | El mundo también puede volver a nacer en un tempo infantil
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 - 2023/09 | Bergson. Contribuições para a Filosofia da Religião
Coorientador de João Almeida Loureiro
|
Mestrado em Filosofia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2023 | Autopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação Filosófica
Orientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022 | Casinha de Bonecas: um projeto filosófico
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022 | Acuarelas filosóficas. Una revisión del concepto de curriculum en Filosofía para niños a partir de la noción de natalidad
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022 | Docência, alteridade e educação de crianças na creche: uma práxis dusseliana (Doutoramento)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de S. Francisco, Brasil
|
2020 - 2022 | A Filosofia no Jardim de Infância : uma possível reconfiguração da infância?
Orientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022 | Filosofar na Escola Pública: caminhos do protagonismo infantil
Orientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 - 2021 | A Prática Filosófica na Educação Infantil: emoções e razoabilidade
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2021 | As emoções em Matthew Lipman e Martha Nussbaum
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2021 | A Filosofia vai à Creche: construção de uma comunidade de investigação filosófica com crianças até aos 3 anos
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 - 2021 | Oceans-On®: Pensar a Filosofia da Infância na Literacia do Oceano
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 - 2020 | Construção de Gêneros Textuais com crianças a partir da Filosofia para/com Crianças
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, em Ensino de Ciências Sociais e em Ensino de Ciências da Natureza (Mestrado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina, Brasil
|
2018 - 2020 | Os estranhos mundos do Sr. Valéry: incursões na Filosofia para Crianças com Gonçalo M. Tavares
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2020 | Uma Experiência em Comunidade de Investigação Filosófica com crianças de 3, 4 e 5 anos
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 - 2020 | A dimensão intersubjetiva na prática da comunidade de investigação filosófica: observação da competência dar razões em crianças
do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 - 2019 | A proposta de Walter Kohan para uma reconstrução da ideia de fazer filosofia com crianças
Orientador
|
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2018 | A Reinterpretação da Ética Aristotélica na Ética Ambiental das Virtudes de Ronald Sandler
Orientador
|
Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/12/13 - 2024/12/14 | Challenges in Philosophical Dialogue with Children: new connections inside and outside (2024/12/13 - 2024/12/14)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2024/10/11 - 2024/10/12 | Criar e Inovar na Infância e na Adolescência (2024/10/11 - 2024/10/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2023/10/21 - 2023/10/28 | VII CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Famílias na Infância (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2023/02/03 - 2023/02/07 | Encontro Presencial do Mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores, com a Professora Joanna Haynes (2023/02/03 - 2023/02/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2022/10/27 - 2022/11/05 | VI CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - À Roda dos Problemas (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2022/07/13 - 2022/07/18 | Pensar (com) Alice: entre filosofia, literatura e educação artística (2022/07/13 - 2022/07/18)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2022/03/14 - 2022/03/14 | Do children voices really matter?, com Jana Mohr Lone (2022/03/14 - 2022/03/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2021/11/15 - 2021/11/15 | "Infancia, potencia de um pensamento", com Alexis Gonzalez Candia (Chile) (2021/11/15 - 2021/11/15)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2021/09/21 - 2021/09/30 | V CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Vamos Brincar?! (2021/10/21 - 2021/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2021/07/03 - 2021/07/03 | Encontro-Desafios: Pesquisas em Filosofias e Infâncias (2021/07/03 - 2021/07/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal NEFI-UERJ: Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, Brasil GIFSE-UPTC: Grupo de Investigación Filosofía Sociedad y Educación, Universidad Pedagogica Tecnologica de Colombia, Colômbia |
2020/07/04 - 2020/07/04 | IV Filosofia, Infância e Educação: (a)variações de uma pandemia (2020/07/04 - 2020/07/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2019/10/17 - 2019/10/19 | IV CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Diversidades (2019/10/17 - 2019/10/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2019/06/17 - 2019/06/23 | III Filosofia, Infância e Educação (2019/06/17 - 2019/06/23)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2018/10/25 - 2018/10/27 | III CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Contextos de Aprendizagem (2018/10/25 - 2018/10/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2018/09/06 - 2018/09/07 | III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia (2018/09/06 - 2018/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Filosofia, Portugal |
2018/07/13 - 2018/07/17 | II Filosofia, Infância e Educação (2018/07/13 - 2018/07/17)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2017/10/19 - 2017/10/21 | II CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente: “Literacias no Século XXI” (2017/10/19 - 2017/10/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2017/06/22 - 2017/06/24 | I Filosofia, Infância e Educação (2017/06/22 - 2017/06/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2017/06/02 - 2017/06/02 | III Ciclo de Debates de Reflexão Ético-Deontológica (2017/06/02 - 2017/06/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2016/10/21 - 2016/10/22 | I CICA: Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente: Olhares sobre a Infância (2016/10/21 - 2016/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Universidade dos Açores, Portugal |
2016/04/15 - 2016/04/16 | JOIN: Encontro de JOvens INvestigadores (2016/04/15 - 2016/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal |
2015/09/10 - 2015/09/15 | ENFA'15: Encontro Nacional de Filosofia Analítica 2015 (2015/09/10 - 2015/09/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica, Portugal |
2014/06/26 - 2014/06/30 | Encontro Internacional Filosofia para Crianças e Adolescentes: Aprender a Pensar em Comunidade (2014/06/26 - 2014/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos da Universidade dos Açores, Portugal |
2012/09/03 - 2012/09/07 | Encontro Internacional Filosofia para Crianças e Adolescentes: uma Escola de Liberdade? (2012/09/03 - 2012/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2011/10/14 - 2011/10/22 | Encontro Internacional BioÉtica Ambiental e Animal: desafios actuais, perspectivas futuras (2011/10/14 - 2011/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2011/06/09 - 2011/06/09 | Encontro Corpo, Afectividade e Finitude (2011/06/09 - 2011/06/09)
Seminário (Outra)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2011/06/01 - 2011/06/01 | Atelier Um-Dó-Li-Tá: quem está livre, livre está (Filosofia para Crianças) (2011/06/01 - 2011/06/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Câmara Municipal de Ponta Delgada, Portugal |
2010/11/20 - 2010/11/20 | Colóquio Éticas Aplicadas (2010/11/20 - 2010/11/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2010/05/12 - 2010/05/12 | Interpretar a Biodiversidade a partir do ser-se humano. Ciência & Sociedade: como a evolução influencia ambas, Prof. Michael
Ruse nos Açores (2010/05/12 - 2010/05/12)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009/11/19 - 2009/11/19 | Conferência Internacional Mundividências da Açorianidade (2009/11/19 - 2009/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2009/09/21 - 2009/09/21 | Darwin's mistake and what we are doing to correct it¿ (2009/09/21 - 2009/09/21)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Pólo Açores, Portugal |
2009/09/21 - 2009/09/21 | Colóquio Darwin e a Sociedade (2009/09/21 - 2009/09/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2009/06/01 - 2009/06/01 | Atelier "Apanhar ideias": Filosofia para Crianças (2009/01/06 - 2009/01/06)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Projecto CRIA (Governo dos Açores) e Universidade dos Açores, Portugal |
2009/03/31 - 2009/03/31 | Porquê continuar a ler Platão hoje?, Professor Giovanni Casertano, da Università degli Studi di Napoli (2009/03/31 - 2009/03/31)
Conferência (Outra)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2008/06/01 - 2008/06/01 | Porquê? Atelier de Filosofia para Crianças (2008/06/01 - 2008/06/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Câmara Municipal de Ponta Delgada, Portugal |
2007/09/29 - 2007/09/29 | Filosofia e Estética: uma escola para os afectos (Filosofia para Crianças) (2007/09/29 - 2007/09/29)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2007/06/01 - 2007/06/01 | O Recreio da Filosofia - Atelier de Filosofia para Crianças (2007/06/01 - 2007/06/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Câmara Municipal de Ponta Delgada, Portugal Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2007 - 2007 | Ciclo de Encontros e Debates
Outro (Outra)
|
Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, Portugal |
2006/06/01 - 2006/06/01 | A Magia do Pensar: Atelier de Filosofia para Crianças (2006/06/01 - 2006/06/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Centro de Estudos Filosóficos, Portugal Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores, Portugal |
2005/06/01 - 2005/06/01 | Atelier de Filosofia (2005/06/01 - 2005/06/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Estudos Filosóficos (Universidade dos Açores), Portugal |
2005 - 2005 | A Cidadania em Caleidoscópio
Conferência (Outra)
|
Ministro da República para os Açores e Universidade dos Açores, Portugal |
2002/03/04 - 2002/03/04 | Colóquio A criatividade na educação (2002/03/04 - 2002/03/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos Filosóficos, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/27 | O Aprender a Pensar no Pré-Escolar: Uma Abordagem em Filosofia para Crianças
Arguente principal
|
Maria Inês Pinheirinho Mestre (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal
|
2024/08/27 | A escuta e o tempo da escola
Vogal
|
Renata Karla Magalhães Silva (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2024/07/10 | Começo
Arguente
|
André Roberto Tonussi Arnaut (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2024/07/02 | A Comunidade de Investigação Filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez das crianças
Orientador
|
Sandra Cristina Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024/05/28 | A (In)Consciência Filosófica do Tempo no Reino da Infância
Orientador
|
Aida Martinho Pereira Faustino (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/04/09 | El mundo también puede volver a nacer en un tempo infantil
Orientador
|
Alexis Gonzalez Candia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024/03/22 | Experiências de Pensamento no Ensino da Filosofia: Possíveis aplicações de experiências de pensamento para uma didática da
escrita filosófica
Arguente principal
|
Ana Rita Silva Pacheco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/01/18 | Percepção, tempo e memória na génese da fotografia (PhD)
Arguente
|
Rossana Mendes Sequeira Baptista da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2023/12/15 | O problema do raciocínio indutivo no ensino secundário
Arguente principal
|
Rui Miguel Simões Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/05/10 | Entre a filosofia, a poesia e educação: um modo político de vida em Agostinho da Silva
Arguente
|
Paula Alexandra Louro de Sousa Pereira Vieira (Outro)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2023/04/24 | A relevância de Hannah Arendt para a Filosofia para Crianças: espaço público, juízo e ação
Presidente do júri
|
Laurinda Aguiar Jorge da Silva (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2023/01/31 | Autopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação Filosófica
Orientador
|
Fernando Manuel Correia Vieira (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/09/13 | A Filosofia no Jardim de Infância: possíveis reconfigurações com a(s) infância(s)
Orientador
|
Ricardo Lino Silva Lopes Frias (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/07/29 | Devir violão: quando infância e filosofia se tocam...
Arguente principal
|
Fúlvio Barreira Vicente Santos (Mestrado)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2022/01/26 | Casinha de Bonecas: um projeto filosófico
Orientador
|
Daylane Soares Diniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/12/17 | A Estética na Filosofia para Crianças: o contributo do Desenho na Comunidade de Investigação/Diálogo
Arguente principal
|
Ana Lúcia De Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/12/17 | A Prática Filosófica na Educação Infantil: emoções e razoabilidade
Orientador
|
Rosilene Maria Dutra de Andrade (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/12/16 | Diálogo entre Docentes sobre o Desenvolvimento Infantil a partir da Filosofia para/com Crianças
Arguente
|
Mayara Faria de Souza (Mestrado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
|
2021/12/14 | Docência, Alteridade e Educação de Crianças na Creche: Uma Práxis Dusseliana (PhD)
Arguente
|
Solange Maria de Oliveira Cruz (Doutoramento)
Universidade de S. Francisco, Brasil
|
2021/12/07 | Direitos Humanos, Educação e Inclusão garantias para a equidade e para a pluralidade?
Arguente
|
Susana Jesus Melo Vasconcelos Almeida Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/07/21 | Mobilização e Aceleração no contexto da Modernidade Tardia (PhD)
Arguente
|
Dirk Michael Schmidt (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/07/21 | tu és uma criança? (eu) claro! (cl.) representações das crianças sobre o que é uma criança
Arguente principal
|
Filipa Peralta Pavoeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021/07/13 | As emoções em Matthew Lipman e Martha Nussbaum
Orientador
|
Júlio Miguel Araújo Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/07/12 | A Filosofia vai à Creche: Construção de uma comunidade de investigação filosófica com crianças até aos 3 anos
Orientador
|
Patrícia Carla Rodrigues Beira Grande (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/12/10 | A Prática do Diálogo e da Argumentação Filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica uma resposta à violência em contexto
escolar?
Presidente do júri
|
Filipa Manuel Valério Viola De Brito (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/12/04 | Uma Experiência em Comunidade de Investigação Filosófica com crianças de 3, 4 e 5 anos
Orientador
|
Elena Nedyalkova Nedyalkova (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal
|
2020/08/28 | A Árvore como Metáfora Filosófica e as suas implicações na Filosofia para Crianças
Arguente principal
|
Diana Catarina Carvalho Arruda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/07/17 | Vamos falar de Autonomia
Arguente principal
|
Maria Gabriela Câmara De Freitas Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/07/13 | Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância
Arguente
|
Ingrid Ellen Silva Felix (Mestrado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina, Brasil
|
2020/05/21 | Principialismo: Uma Inscrição da Ética no Espaço Público (PhD)
Arguente
|
Marta Raquel Dias Barcelos Forjaz de Lacerda (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019/10/19 | A proposta de Walter Kohan para uma reconstrução da ideia de fazer filosofia com crianças
Orientador
|
Filipa Andreia Pedro Igrejas (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019/10/09 | Queres saber? Pergunta. Estudo sobre a relevância da imaginação e da criatividade na Filosofia para Crianças
Arguente
|
Joana Rita Da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/01/22 | A Reinterpretação da Ética Aristotélica na Ética Ambiental das Virtudes de Ronald Sandler
Orientador
|
Carolina Ferreira Dias (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017/10/06 | Tempo e Método em Henri Bergson (PhD)
Arguente
|
Lavínia Leal Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016/05/08 | Desejo e Reconhecimento no pensamento de Paul Ricoeur (PhD)
Arguente
|
Renata Vanessa Moura Alves do Rosário Sequeira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016/04/12 | A Natureza, solo de conjugação da Ética e da Estética. Fundamentos para a perspectivação do valor estético da natureza na
ação ambiental (PhD)
Arguente
|
Maria José Varandas Martins da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014/12/11 | Ética da Empresa: uma Responsabilidade Social
Arguente principal
|
Carmen Maria Nunes Carraça (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012/12/18 | Intuições para uma Pedagogia da Intuição: a Amizade enquanto Experiência Integral pela Dinâmica das Cartas (PhD) | Alexsandro dos Santos Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2012/06/27 | Deep Ecology: Princípios, Fundamentos e Fins
Arguente principal
|
Vera Mónica dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11 - 2024/11 | III Seminário Direito ao Tempo Livre, Lazer e Cultura na Infância e Juventude | Rede Municipal dos CATL – A Ponte Norte, Ribeira Grande |
2023 - 2023 | 5.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia | Évora |
2022 - 2022 | 20th ICPIC Biennial Conference: Philosophy in and beyond the classroom: P4wC across cultural, social and political differences | Tóquio (Japão) |
2021 - 2021 | 4.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia | Braga (online) |
2018 - 2019 | 19th ICPIC Biennial Conference: Philosophy for/with Children And the Citizen-Agent | Bogotá |
2017 - 2017 | 18th ICPIC Conference: Philosophical Inquiry with Children Coming of Age: Family resemblances | Madrid |
2015 - 2015 | II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico: Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
2013 - 2013 | I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico na Educação. Investigação, Formação e Perspetivas Futuras | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Revista Horizontes (2317-109X) | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), Brasil |
2017 - 2023 | childhood & philosophy (2525-5061) | ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children; NEFI-UERJ: Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
2003 - 2018 | Revista Kairós. Revista de Filosofia e Ciência (2182-2824) | Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Comissão de Avaliação do Curso de Mestrado em Filosofia para Crianças
Organizador
|
A3ES: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | |
2023/06 - 2023/06 | Revisão de proposta para Bolsa de Investigação
Membro
|
Estonian Research Competency Council, Estónia | Estonian Research Competency Council |
2020 - 2020 | Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2020 - 2020 | Avaliação de Bolsa de Pós-Doutoramento | Fonds de la Recherche Scientifique – FNRS | |
2013 - 2013 | Comissão de Avaliação do Curso de Licenciatura em Estudos Europeus e Política Internacional (A3ES) | Universidade dos Açores, Portugal | |
2011 - 2011 | Comissão de Avaliação do curso de Licenciatura em Filosofia e Cultura Portuguesa (A3ES) | Universidade dos Açores, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Filosofia do Estado e da Integração | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2020 - Atual | Filosofia Social e Política | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - Atual | Seminário I | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - Atual | Seminário II | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - Atual | Textos Filosóficos | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - Atual | Valor e Sentido da Filosofia | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009 - Atual | Filosofia para Crianças: Atualidade e Prospetiva | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - Atual | Filosofia para Crianças: Génese e Desenvolvimento | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - Atual | Oficina de Filosofia para Crianças I | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - Atual | Oficina de Filosofia para Crianças II | Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/10 - 2024/02 | Práticas e leituras filosóficas: entre personagens e conceitos | Academia Sénior (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Entre voz(es) e escuta(as): perspetivas críticas do pensamento e do discurso | Academia Sénior (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2022/03 - 2022/06 | Reconfigurações do pensamento: tempos, experiências e memórias | Academia Sénior | Universidade dos Açores, Portugal |
2021/03 - 2021/05 | Infâncias, linguagens e tempos: reconfigurações filosóficas” | Academia Sénior | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2021 | Responsabilidade Económica e Empresarial | Gestão (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Infância, tempo e vida: perspetivas filosóficas | Academia Sénior | Universidade dos Açores, Portugal |
2018/11 - 2019/02 | "Desafios filosóficos para pensar em comunidade" | Academia Sénior | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - 2018 | Lugar da Filosofia na Sociedade Contemporânea | Filosofia Contemporânea: Valores e Sociedade (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2018 | Pensamento Português Contemporâneo | Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012 - 2016 | Valores Morais e Questões Sociais | Filosofia Contemporânea: Valores e Sociedade (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2016 | Ética e Deontologia do Serviço Social | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2015/03 - 2015/04 | Valores e Dilemas Éticos no Quotidiano | Academia Sénior (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2015 | Pensamento e Cultura nos Açores | Filosofia e Cultura Portuguesa (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2015 | Filosofia em Portugal | Filosofia e Cultura Portuguesa (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2015 | Bioética | Ciências Biológicas e da Saúde (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2014 | "Que posso fazer? Que devo fazer? Alguns dilemas de consciência" | Academia Sénior (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2014 | Ética Ambiental | Gestão e Conservação da Natureza (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012 - 2013 | Ética | Filosofia e Cultura Portuguesa (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2013 | Antropologia Filosófica | Filosofia e Cultura Portuguesa (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2013 | Ética e Relações Internacionais | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2009 | Estética e Teorias da Arte | Património Cultural (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2006 | Filosofia em Portugal II | Filosofia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2006 | Filosofia Moderna I | Filosofia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2004 - 2006 | Filosofia Moderna II | Filosofia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2002 - 2006 | Filosofia em Portugal I | Filosofia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2001 - 2001 | Ontologia | Filosofia (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018 - Atual | Programa de Radio "Como a Filosofia para Crianças ajuda a moldar o pensamento dos mais pequenos"¿ | 90 segundos de Ciência, Antena 1 |
2020/09 - 2021/06 | ¿filo... quÊ? | Rubrica do Programa Aprender em Casa, da RTP Açores |
2013/04/02 - 2013/06 | Pensar... em pensar | Filosofia para Crianças |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil) | Colaborador Estrangeiro |
2019 - Atual | Instituto de Filosofia da Universidade do Porto | Membro Integrado |
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Filosofia | Membro |
2015/07 - Atual | NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores | Membro Integrado |
2014 - Atual | Sociedade de Ética Ambiental | Membro |
2014 - Atual | European Society for Process Thought | Membro |
2012 - Atual | ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children | Membro |
2007 - Atual | Société des Amis de Bergson | |
2000 - Atual | Núcleo Cultural da Horta | |
2016/01 - 2017/12 | IFIL NOVA: Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa | Membro Integrado |
2009/06 - 2015/12 | Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa | Membro Integrado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Scientific Board of Bolides: Biannual International Journal of the Laboratory of Research in Practical Philosophy
Membro
|
Network of Philosophy of Education in Praxis (NePhEdinPrax), Grécia |
2020 - Atual | Conselho Científico da Revista Kirikerê
Membro
|
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil |
2018 - Atual | Conselho Científico da Revista multidisciplinar.com
Membro
|
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal |
2015 - Atual | Comissão de Ética da Universidade dos Açores
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2023 - 2025 | Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - 2023 | Assembleia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - 2022 | Editoral Board da revista childhood & philosophy
Membro
|
ICPIC: International Council of Philosophical Inquiry with Children, Canadá |
2017 - 2022 | Comissão Científica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho de Departamento
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2013 - 2015 | Comissão Científica do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2024 | Educação e Filosofia (1982-596X) | Universidade Federal de Uberlândia |
2022 - 2022 | Precollege Philosophy and Public Practice (2576-9901) | Philosophy Learning and Teaching Organization, the Kegley Institute of Ethics, and the Squire Family Foundation. |
2020 - 2020 | Journal of Philosophy in Schools (2204-2482) | The Federation of Asia-Pacific Philosophy in Schools Associations (FAPSA) |
2019 - 2019 | Praxis & Saber (2462-8603) | Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia |
2017 - 2017 | Revista Filosófica de Coimbra ( 0872-0851) | Universidade de Coimbra |
2016 - 2016 | International Education Studies (1913-9039) | Canadian Center of Science and Education |
Distinções
Outra distinção
2022 | Voto de Louvor pelo trabalho realizado na Comissão de Ética da UAc entre 2015 e 2022 |
2014 | Diploma de Mérito Profissional pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Filosofia para Crianças
Colégio do Castanheiro, Portugal
|