Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- SANDRA DOS ANJOS CANÁRIO CUSTÓDIO RIBEIRO
Nomes de citação
- RIBEIRO, SANDRA CANÁRIO
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1816-C82E-2668
- ORCID iD
- 0000-0002-6692-6733
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2019/05/19
Concluído
|
Pós- Doutoramento em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Especialidade em Ensino a distância e eLearning
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído- (Deliberação n.º 83/CC/2019, 27 março) |
2015/09/01 - 2016/07/01
Concluído
|
Administração Educacional (Mestrado integrado)
Especialização em Especialidade Administração Educacional
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
17 |
2005/09/01 - 2013/05/24
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidade Aberta, Portugal
"O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em Matemática : o professor disponível e o professor desejado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção |
2002 - 2004
Concluído
|
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Especialização em Especialização em Ensino das Ciências
Universidade Aberta, Portugal
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2002 - Atual | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2021 | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Grupo Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014/09/01 - 2017/09/01 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Republica Portuguesa Secretaria-Geral da Educação e Ciência, Portugal |
1998 - 2004 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Consultora Científica do Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra acreditada pelo Conselho Pedagógico e Científico - CCPFC/CF-0301/16 | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal | ||
2015 - 2017 | Adjunta da diretora | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Portugal | ||
2014 - 2017 | Membro do Conselho Científico | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2014 - 2017 | Membro do Conselho Geral | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2014 - 2017 | Membro do Observatório de Políticas de Educação, Formação e Ciência | Grupo Lusófona, Portugal |
Grupo Lusófona, Portugal | ||
2012 - 2017 | Membro da coordenação do Observatório de Inovação e Qualidade | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Portugal | ||
2002 - 2003 | Subdirector de Unidade Orgânica | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola EB1 n.º 1 do Linhó, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - 2016 | Coordenação dos projetos de formação de professores | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | PRÁTICAS DE MELHORIA EDUCATIVA – A PRÁXIS DOS PROFESSORES (PME-PP) EDUCATIONAL IMPROVEMENT PRACTICES - THE PRAXIS OF TEACHERS
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2018/09/03 - 2022/03/02 | A success story? Portugal and the PISA (2000-2015)
PTDC/CED-EDG/30084/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09/01 - 2021/09/01 | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)
FCT -PTDC/CED-EDG/30084/2017.
Investigador
Grupo Lusófona, Portugal
|
Submetido
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/09/01 - 2014/09/01 | Conceções de Ciências de Estudantes de Educação Básica: Fatores que as condicionam. Um estudo comparativo
FCT PTDC/CPE-CED/122671/2010.
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/08 | Painel Plenário- Educar para uma Geração Azul- integração da literacia do oceano no currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico | 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/04 | Developing critical citizens for sustainability through data analysis | 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus
(Lisboa, Portugal)
|
2023 | Novas ecologias de aprendizagem e práticas pedagógicas emergentes | V Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (Portugal)
|
2023 | A Matemática como ponto de partida para a criação de cenários de aprendizagem | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2023 | Práticas de melhoria educativa- a Praxis dos Professores- Resultados Preliminares | MeetUP 23
Universidade Aberta (Portugal)
|
2022 | A interação de cenários de aprendizagem em modelos de curso bLearning | eL@IES2022- Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Universidade Aberta (Portugal)
|
2022 | Rise up children and youth voices for the ocean: the open letter to the United Nations | International Conference
Ocean (Espanha)
|
2019 | A influência do feedback na avaliação da aprendizagem por pares | Congresso Internacional sobre Avaliação do Ensino Superior
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | A importância das ferramentas da web 2.0 na aprendizagem da matemática | Conferência anual de Educação
Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Portugal)
|
2017 | O Perfil de gestão e o estilo de liderança do diretor de uma organização educativa. | Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2016 | A importância das tecnologias educativas na aprendizagem das funções e das sucessões, no 7º ano de escolaridade | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2016 | O Currículo das ciências em ação- dinâmicas significativas na formação inicial de professores | Encontro de investigadores da Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)
|
2016 | O Gabinete de Apoio e Mediação ao Alunos (G.A.M.A) | Formação e Partilha
Escolas D. Carlos I – Sintra (Portugal)
|
2016 | O perfil de gestão e o estilo de liderança do diretor de uma organização educativa- quadros de referência de diferentes países | Conferência Mundial-Comparative Education Beyond the numbers |
2015 | Projeção dos referentes do currículo e sua reflexão nos conceitos derivantes | European Conference on Curriculum Studies (ESSC) 2015
(Portugal)
|
2015 | O Inquiry Based Learning na Promoção da Literacia Científica- Formação Inicial de Professores | XVI Encontro Nacional do Ensino das Ciências (ENEC) 2015
(Portugal)
|
2015 | Competencies and Curriculum: Elementary Teacher | III International Conference Learning in Teaching in Higher Education /I Congresso Ibero- Afro- Americano
Universidade de Évora (Portugal)
|
2014 | A formação de Professores e o Desenvolvimento Curricular | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Portugal)
|
2014 | O professor como Construtor de Currículo | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
(Portugal)
|
2014 | Organizational Analysis Versus Improving Organizational Quality | European Educational Research Association (ECER) 2014
(Portugal)
|
2014 | Mudanças nas Conceções de Ciência durante a Formação Inicial de Professores e educadores | XV Encontro Nacional do Ensino em Ciências (ENEC) 2014
(Portugal)
|
2013 | Creative Mathematic Activities | 9th International Conference on Education for Sustainable Development.
(Portugal)
|
2012 | Programas de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: Como evoluíram no século XX? | ProfMat 2012- Encontro Anual de Professores de Matemática.
(Portugal)
|
2012 | Evolução histórica dos Programas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico | IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
(Portugal)
|
2011 | O Que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício | V Encontro do CIED da Escola superior de Educação de Lisboa- Escola e Comunidade.
(Portugal)
|
2009 | Poster - O Ensino da Matemática. | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática- Ministério da Educação- Direção Geral de Desenvolvimento Curricular.
(Portugal)
|
2008 | As Conceções dos Professores do 1º Ciclo e a sua Influencia na Realização do Trabalho Experimental | FECYT- Congreso Iberoamericano- Ciudadania y Politicas Públicas en Ciência e Tecnologia
(Espanha)
|
2006 | Atividades Matemáticas com Calendários. IX Encontro Nacional | A Matemática nos Primeiros Anos
(Portugal)
|
2005 | Concepções de Ciência de alunos em Formação Inicial, o que revelam e o que implicam,… | 3º Encontro de Investigação e Formação com o tema “Educação para a Cidadania e Cultura de Formação” do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2005 | Concepções de Alunos do Ensino Superior na área de Termodinâmica – um estudo de caso | XIV Conferência, com o tema “Física para o Século XXI”
(Portugal)
|
2004 | Os Mapas Conceptuais Progressivos: uma Estratégia com Potencialidades a utilizar na Formação Inicial de Professores | 3º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2016 | Relatório de estágio - domínio das Ciências Naturais- Mestrado-Aleida da Conceição Vieira Brito
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio - domínio das Ciências Naturais- Mestrado- Júlio José Tavares Amaro
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio- domínio Ciências Naturais - Mestrado - Lusa Isabel Martins Serra Ribeiro
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de Estágio- domínio Ciências Naturais - Mestrado- Maria Almeida Aleixo Neto Guimarães
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de Estágio - domínio Ciências Naturais- Mestrado- Maria Virgínia Branco Barbosa Pereira Rebelo
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de Estágio- Domínio Ciências Naturais- Mestrado- Mariana Leitão Garcia Alves
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio- domínio Ciências Naturais- Mestrado- Mariana Alexandra Costa Silva
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio- domínio Ciências Naturais- Mestrado- Mariana Alexandra Costa Silva
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio- domínio Ciências Naturais- Mestrado- Paula Manuela Dias Monteiro
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio - domínio Ciências Naturais - Mestrado- Telma Vieira Esteves
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2015 - 2016 | Relatório de estágio- domínio Ciências Naturais- Mestrado- Rebeca Lopes Parreira Vieira
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão Organizadora dos Fórum RED- Recursos Educativos Digitais (2022) | Republica Portuguesa Secretaria-Geral da Educação e Ciência, Portugal |
2022 - Atual | Membro da Comissão Organizadora dos Encontros Nacionais de Autonomia e Flexibilidade Curricular (2022) | Republica Portuguesa Secretaria-Geral da Educação e Ciência, Portugal |
2006 - Atual | Membro da Comissão Organizadora dos Seminários de Matemática e Ciências Experimentais (2006) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | V Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano | V Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano¿
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto, Portugal
|
2023 - 2023 | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | MeetUP 23- O 2º Encontro de Investigadores do LE@D | MeetUP 23- O 2º Encontro de Investigadores do LE@D
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2022 - 2022 | A New Blue Curriculum for policy makers | UNESCO and United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development 2021/2030
UNESCO Institut International de Planification de l'Education, França
|
2022 - 2022 | eL@IES2022- Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior- Passado, Presente e Futuro(s) da EaD em Portugal | eL@IES2022- Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior- Passado, Presente e Futuro(s) da EaD em Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2020 - 2020 | Teacher Academy Implementing Impactful & Scalable online Teacher Professional Development | Teacher Academy Implementing Impactful & Scalable online Teacher Professional Development
School Education Gateway, Bélgica
|
2020 - 2020 | Curriculum and textbooks in the AI era | Curriculum and textbooks in the AI era
United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, França
|
2020 - 2020 | TEACHUP-Conference - Personalised support in online courses: the way forward for teacher training? | TEACHUP-Conference - Personalised support in online courses: the way forward for teacher training?
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
2020 - 2020 | I e II Encontro MatemaTIC (2020) | I e II Encontro MatemaTIC (2020)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2019 - 2019 | Skills for the future | Skills for the future
Science on Stage Festival, Alemanha
|
2018 - 2018 | 3rd Scientix Conference- Bruxelas | 3rd Scientix Conference- Bruxelas
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
2017 - 2017 | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal- A escola: dinâmicas e atores | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal- A escola: dinâmicas e atores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | II Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação | II Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Conferência Mundial - Comparative Education Beyond the numbers | Conferência Mundial - Comparative Education Beyond the numbers
Grupo Lusófona, Portugal
|
2015 - 2015 | As contradições na gestão educacional no Brasil entre a ampliação de direitos e a eficiência escolar- Políticas de Educação e Formação | As contradições na gestão educacional no Brasil entre a ampliação de direitos e a eficiência escolar- Políticas de Educação
e Formação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | European Conference on Curriculum Studies | European Conference on Curriculum Studies
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | III International Conference Learning in Teaching in Higher Education /I Congresso Ibero- Afro- Americano | III International Conference Learning in Teaching in Higher Education /I Congresso Ibero- Afro- Americano
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | Matemática no Planeta Terra - Feira da Matemática | Matemática no Planeta Terra - Feira da Matemática
Museu Nacional de História Natural e da Ciência , Portugal
|
2014 - 2014 | Diversity and Citizenship Education in Global Times- James A. Banks | Diversity and Citizenship Education in Global Times- James A. Banks
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática- Seminário de Encerramento do Projeto P3M- Práticas Profissionais dos Professores de Matemática | Práticas profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática- Seminário de Encerramento do Projeto P3M-
Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Learning Teacher Network in the Framework of the European Lifelong Learning Programme 9th International Conference on Education for Sustainable Development | Learning Teacher Network in the Framework of the European Lifelong Learning Programme 9th International Conference on Education
for Sustainable Development
Learning Teacher Network in the Framework of the European Lifelong Learning, Bélgica
|
2013 - 2013 | Pedagogia do Ensino Superior no séc. XXI: Inovação em Formação de Docentes Universitários e em Docência Universitária | Pedagogia do Ensino Superior no séc.XXI: Inovação em Formação de Docentes Universitários e em Docência Universitária |
2013 - 2013 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | ProfMat 2012 - Encontro Anual de Professores de Matemática | ProfMat 2012 - Encontro Anual de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | IX Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares | IX Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares
COLUBHE , Brasil
|
2009 - 2009 | ProfMat 2009 - Encontro Anual de Professores de Matemática | ProfMat 2009 - Encontro Anual de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2009 - 2009 | The Teaching/Learning of Elementary Álgebra: The Competencies of the Students and the Actions of the Teacher | The Teaching/Learning of Elementary Álgebra: The Competencies of the Students and the Actions of the Teacher
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | A Resolução de Problemas para além da Aula de Matemática: Tecnologias Digitais e Raciocínio Matemático | A Resolução de Problemas para além da Aula de Matemática: Tecnologias Digitais e Raciocínio Matemático
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2008 - 2008 | ProfMat 2008 - Encontro Anual de Professores de Matemática | ProfMat 2008 - Encontro Anual de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2008 - 2008 | Espaços Virtuais de Formação em Educação Matemática | Espaços Virtuais de Formação em Educação Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Congresso Iberoamericano- Ciudadania y Políticas Públicas en Ciência e Tecnologia | Congresso Iberoamericano- Ciudadania y Políticas Públicas en Ciência e Tecnologia
Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología, Espanha
|
2007 - 2007 | The Future of Mathematics Education In Europe | The Future of Mathematics Education In Europe
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Desenvolvendo o Sentido de Número: perspectivas e exigências curriculares | Desenvolvendo o Sentido de Número: perspectivas e exigências curriculares
Escola Superior de Educação de Setúbal , Portugal
|
2007 - 2007 | Pedagogia do Ensino Superior: dar Visibilidade às Práticas Docentes | Pedagogia do Ensino Superior: dar Visibilidade às Práticas Docentes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | XVIISIEM- Seminário de investigação em Educação Matemática | XVIISIEM- Seminário de investigação em Educação Matemática
Escola Superior de Educação de Setúbal , Portugal
|
2006 - 2006 | Seminário de Formadores para preparação do ano letivo 2006/07 dos Programas de Formação Contínua em matemática para professores do Ensino Básico do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico | Seminário de Formadores para preparação do ano letivo 2006/07 dos Programas de Formação Contínua em matemática para professores
do Ensino Básico do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2006 - 2006 | IX Encontro Nacional- A Matemática nos Primeiros Anos | IX Encontro Nacional- A Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2005 - 2005 | 3º Encontro de Investigação e Formação- Educação para a Cidadania e Culturas de Formação | 3º Encontro de Investigação e Formação- Educação para a Cidadania e Culturas de Formação
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | 3º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática - Formação de professores: perspectivas e desafios | 3º Simpósio do Ensino das Ciências e da Matemática - Formação de professores: perspectivas e desafios
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2003 | X Encontro Nacional de Educação em Ciências | X Encontro Nacional de Educação em Ciências
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2003 | VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo- A Matemática no 1º Ciclo | VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo- A Matemática no 1º Ciclo
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2001 - 2001 | X Encontro de Investigação em Educação Matemática: Matemática e Comunidades | X Encontro de Investigação em Educação Matemática: Matemática e Comunidades
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/24 | As ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de Matemática em alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Bruno Miguel dos Santos Angelino (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | Conceções alternativas sobre os animais em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua construção- Mestrado
Arguente principal
|
Ana Catarina Melo da Fonseca Narciso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 | Conceções de alunos do 5.º ano acerca da perigosidade dos animais: da sua identificação a uma compreensão mais correta- Mestrado
Arguente principal
|
Ana Margarida Nabais Milheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 | Conceções alternativas acerca dos animais: Um estudo com crianças do 1.º Ciclo- Mestrado
Arguente principal
|
Débora Alexandra Sousa Lopes Santos Rôla (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 | A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1.º CEB- Mestrado
Arguente principal
|
Sónia Isabel de Sá Neves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/07/08 - 2024/07/08 | 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2023 - 2023 | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2022 - 2022 | 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2021 - 2021 | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2020 - 2020 | 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2019 - 2019 | 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Matemática e Cultura | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - Atual | Análise de Dados (Matemática) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada (Matemática) | Mestrado em Professores do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo de Matemática e Ciências (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2024/07/08 - 2024/07/08 | Contextos formais e não formais de aprendizagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023/09/23 - 2024/04/01 | Prática de Ensino Supervisionada- Matemática | Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Oficina de formação - Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade - (creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da formação Contínua- CCPFC/ACC-116503/22). | (Outros) | Centro de Formação Calvet de Magalhães, Portugal |
2022 - 2023 | Didática da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Curso de formação - As alterações curriculares e as tecnologias nas aprendizagens essenciais do 1.º ciclo do ensino básico (creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da formação Contínua CCPFC/ACC-117379/22). | Centro de Formação Alice Maia Magalhães, Portugal | |
2018 - 2019 | Curso - O ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo (creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da formação Contínua - CCPFC/ACC -89065/16). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2017 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada (Ciências Naturais) | Mestrado em professores do 1º Ciclo e 2º Ciclo de Matemática e Ciências (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Oficina de formação- As Aprendizagens em Matemática do 1º Ciclo: Os Materiais Manipuláveis e as Metas Curriculares do Ensino Básico (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua-CCPFC/ACC-89985/17). | Centro de Formação da Associação de Escolas de Cascais, Portugal | |
2017 - 2018 | Oficina de formação - As Aprendizagens em Matemática do 1º Ciclo: Os Materiais Manipuláveis e as Metas Curriculares do Ensino Básico (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua– CCPFC/ACC- 91373/17). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Loures- Cenfores, Portugal | |
2016 - 2017 | Didática da Geometria | Curso de Mestrado em Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2016 - 2017 | Didática da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2016 - 2017 | Didática dos Números e da Álgebra | Curso de Mestrado em Educação Pré- escolar e 1º ciclo do Ensino Básico; | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2016 - 2017 | Didática do Conhecimento do Mundo | Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2016 - 2017 | Iniciação à Prática Profissional- 2º ciclo (Matemática e Ciências da Natureza) | Curso de Licenciatura em Educação Básica. (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2014 - 2017 | Ciências da Natureza (teórica e prática) | Curso de Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2015 - 2016 | Investigação e Projetos Educativos | Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2015 - 2016 | Curso de formação- Formadoras de técnicos da Câmara Municipal de Cascais do módulo intitulado- Políticas educativas e organizações educativas, no âmbito do curso de Administração. | Centro de Formação de Associação de Escolas de Cascais, Portugal | |
2015 - 2016 | Curso de formação - Como tornar a avaliação interna consistente para que a avaliação externa seja complementar (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua- CCPFC/ACC-85015/15- pedido de cedência de formação ao Centro de formação NOVAFOCO). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2015 - 2016 | Oficina de formação- As Aprendizagens em Matemática do 1º Ciclo: Os Materiais Manipuláveis e as Metas Curriculares do Ensino Básico (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC- 72445/12). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2015 - 2016 | Curso de formação - Como tornar a avaliação interna consistente para que a avaliação externa seja complementar (acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua- CCPFC/ACC-82709/15) | Centro de Formação NOVAFOCO, Portugal | |
1998 - 2016 | Matemática | (Ensino básico 2º ciclo) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
1998 - 2016 | Ciências Naturais | (Ensino básico 2º ciclo) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
1998 - 2016 | Educação Sexual | (Ensino básico 2º ciclo) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
1998 - 2016 | Formação Cívica | (Ensino básico 2º ciclo) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Iniciação à Prática Profissional IV (Ciências da Natureza) | Curso de Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2014 - 2015 | Didática das Ciências da Natureza | Curso de Licenciatura em Educação Básica. (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2014 - 2015 | Curso de Formação- Metas Curriculares do Ensino Básico em Matemática -1º, 2º e 3ºciclos (acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua- CCPFC/ACC-76568/14- pedido de cedência de formação ao Ministério da Educação- Direção Geral de Educação). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2013 - 2014 | Oficina de formação- As Aprendizagens em Matemática do 1º Ciclo: Os Materiais Manipuláveis e as Metas Curriculares do Ensino Básico (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC- 72445/12). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2013 - 2014 | Oficina de formação- As Primeiras Aprendizagens do Sentido de Número no 1º ciclo: Materiais Essenciais para o Ensino da Matemática (Creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC-72928/13). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2013 - 2014 | Oficina de formação- As Primeiras Aprendizagens do Sentido de Número no 1º ciclo: Materiais Essenciais para o Ensino da Matemática (Pedido de cedência da formação à Associação de Professores de Sintra) | Centro de Formação AlmadaForma, Portugal | |
2013 - 2014 | Oficina de formação- As Aprendizagens em Matemática do 1º Ciclo: Os Materiais Manipuláveis e as Metas Curriculares do Ensino Básico (creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC- 72445/12). | Centro de Formação de Associação de Escolas de Sintra, Portugal | |
2010 - 2010 | Curso de formação - O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico. | Colégio Vasco da Gama, Portugal | |
2005 - 2010 | Oficina de Formação- Programa de Formação/Acompanhamento/Supervisão em Matemática de Professores do 1º Ciclo (Creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC-42220/05). | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2007 - 2008 | Oficina de Formação- Programa de Formação/Acompanhamento/Supervisão em Matemática de Professores do 2º Ciclo (Creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC-42220/05). | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2005 - 2006 | Curso de formação – Estratégias de Aprendizagem Significativa das Ciências da Natureza (Creditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC/ACC- 38928/05). | Associação de Professores de Sintra, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006 - Atual | Membro da Comissão Científica dos Seminários de Matemática e Ciências Experimentais
Membro
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2018 | Avaliação de desempenho- Muito Bom
Republica Portuguesa Secretaria-Geral da Educação e Ciência, Portugal
|
2014 | Avaliação de Desempenho- Excelente |