???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Patrícia Teixeira Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
181A-2F9C-CF98
ORCID iD
0009-0005-3857-6667

Endereços de correio eletrónico

  • a032228@umaia.pt (Profissional)
  • sribeiro@umaia.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2022/12
Concluído
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
"Relatório da Prática de Ensino Supervisionada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2016/09 - 2020/07
Concluído
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - 2022/07 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Novo da Maia, Portugal
Colégio Novo da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - 2023/11 Professora de Ginástica The Little Gym, Portugal
2021 - 2023 Aulas de Ginástica para Bebés e Crianças Trevo do Sucesso, Portugal
2021 - 2021 Monitora Campos de Férias Múltipla Escolha, Portugal
2020/01 - 2020/06 Aulas de Ginástica para Bebés e Crianças Águias Areosa Futebol Clube, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/12 - 2023/06 Gym4PETIZ - Physical Exercise for Toddlers and Infants in Family
BII/UTAD/25/2022
Bolseiro de Iniciação Científica
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
Concluído
2022/05 - 2022/11 Gym4PETIZ - Physical Exercise for Toddlers and Infants in Family
BII/UTAD/9/2022
Bolseiro de Integração na Investigação
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Gym4PETIZ - Physical Exercise for Toddlers and Infants in Family
Gym4PETIZ
Investigador
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Instituto Universitário da Maia, Portugal
Não financiado
2021 - 2021 Skills4Genius
Skills4Genius
Investigador
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ribeiro, Sara; Nogueira, Ana; Santos, Sara; Lagoa, M.J.. "Relação entre o Desenvolvimento Motor, Atividade Física e Apoio Parental na primeira infância - programa Gym4PETIZ". FPF360 - Desporto para crianças e jovens - Congresso Internacional, 2023 (2023):
    Publicado
  2. Nogueira, Ana; Ribeiro, Sara; Santos, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Nogueira, Ana. "Influência do Movimento das 24 horas na Função Executiva em crianças na primeira infância: Programa Gym4PETIZ". FPF360 - Desporto para crianças e jovens - Congresso Internacional, 2023 (2023):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Raquel; Nogueira, Ana; Ribeiro, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Costa, Raquel. "Ginástica para todos: programa de intervenção para jovens com deficiência". In In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI, 375-380. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  2. Ribeiro, Sara; Nogueira, Ana; Santos, Sara; Lagoa, M.J.. "Associação entre apoio parental e competência motora em crianças em idade pré-escolar". In In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI, 347-352. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  3. Nogueira, Ana; Ribeiro, Sara; Santos, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Nogueira, Ana. "O papel da função executiva na associação entre a atividade física e a competência motora em crianças pré-escolares". In In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI, 313-320. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  4. Santos, Ingrid; Nogueira, Ana; Ribeiro, Sara; Santos, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Santos, Ingrid. "Relação do movimento com o desenvolvimento motor em bebés: programa Gym4PETIZ". In In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI, 85-91. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  5. Santos, José; Jesus, Fábio; Carneiro, Marta; Ribeiro, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Santos, José. "Caraterização da competência motora de jovens adultos universitários". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  6. Matteis, De Luca; Neto, Duarte; Morrone, Lorenzo; Recchiuti, Cristiano; Ribeiro, Sara; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Matteis, De Luca. "Relation between social support and motor competence in adolescentes". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal, 2023.
    Publicado
  7. Lagoa, M.J.; Silva, Gustavo; Nogueira, Ana; Maior, Ingrid; Ribeiro, Sara; Viana, João L.; Santos, Sara. Autor correspondente: Lagoa, M.J.. "Desenvolvimento motor em crianças na primeira infância: intervenção presencial vs. online do programa Gym4PETIZ". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV, 173-180. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  8. Maior, Ingrid; Nogueira, Ana; Ribeiro, Sara; Viana, João L.; Santos, Sara; Silva, Gustavo; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Maior, Ingrid. "Análise do desenvolvimento motor de bebés e crianças em relação ao tempo de frequência de infantário". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV, 155-160. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  9. Nogueira, Ana; Silva, Gustavo; Maior, Ingrid; Ribeiro, Sara; Santos, Sara; Viana, João L.; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Nogueira, Ana. "Relação entre o apoio parental e comportamento motor em bebés e crianças de 1 e 5 anos de idade - programa Gym4PETIZ". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV, 103-108. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  10. Ribeiro, Sara; Brito, Inês; Gomes, Manuel; Soares, Patrícia; Araújo, Rui; Viana, João L. ; Lagoa, M.J.. "A eficácia da aplicação do StoryTelling para a estimulação da atividade física: revisão sistemática.". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 221-224. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  11. Brito, Inês; Gomes, Manuel; Soares, Patrícia; Ribeiro, Sara; Araújo, Rui; Viana, João L.; Lagoa, M.J.. Autor correspondente: Brito, Inês. "Implementação/adaptação ao formato online e em contexto familiar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 109-113. Évora: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Relatório da Prática de Ensino Supervisionada". Mestrado, Instituto Universitário da Maia, 2022.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Relação entre o Desenvolvimento Motor, Atividade Física e Apoio Parental na primeira infância - programa Gym4PETIZ Desporto para crianças e jovens: Congresso Internacional
Federação Portuguesa de Futebol (Lisboa)
2023 Parental support and motor competence - association between variables in pre-schoolers Cidesd International Congress 2023
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD (Vila Real, Portugal)
2022 Caracterização da competência motora em adolescentes em contexto escolar- family in move XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021 A eficácia da aplicação do StoryTelling para a estimulação da atividade física: revisão sistemática. XVI Seminário do Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - 2022/07 Educação Física no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada