Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lucimar Dantas
Nomes de citação
- Dantas, Lucimar
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 181F-0CC7-B14C
- ORCID iD
- 0000-0002-3804-1903
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009/01/02 - 2012/04/20
Concluído
|
Education (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. [How do Our Children
Learn to Speak? Path of Acquisition of the Portuguese Language Spoken in Brazil]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with Distinction and Honor |
2007/06/06 - 2010/01/20
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Minha Filha Aprende a Falar. Percurso de Aquisição da Linguagem de um Criança Brasileira nos Tempos Atuais. [My daughter
learns to speak: language acquisition journey of a Brazilian child in current times]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2000/01
Concluído
|
Licenciatura Plena em Letras (Bacharelato)
Faculdades Integradas de Patos, Brasil
|
|
2000
Concluído
|
Linguística do Texto. [Text Linguistics] (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Linguística
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Faculdades Integradas de Patos, Brasil |
2012 - 2013 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Faculdade do Seridó, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - 2015 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Prefeitura Municipal de São Bento, Brasil |
2002 - 2014 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Prefeitura Municipal de Paulista, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/02 - Atual | Auxiliary Researcher | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2017/01/04 - 2018/12/30 | Educational Deputy Director | Colégio Marista Pio X, Brasil |
2016/01/04 - 2017/01/03 | Educational Advisor | Colégio Marista Pio X, Brasil |
2014/01/02 - 2015/12/30 | Educational Coordinator | Instituto João XXIII, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05/27 - Atual | Executive Director of the CeiED Citizen Science Doctoral College | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal |
2021 - Atual | Vice-Director Master Course in Cogntive Sciences & Education | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | IC – ENGLISH – Innovative Platform for Adult Language Education
2018-1-PL01-KA204-050784
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2022/10/03 - 2024/10/02 | Climate Change and STEM Education in Classrooms
2022-1-SE01-KA220-SCH-000088059
Investigador
|
Em curso
|
2022/02/01 - 2024/01/31 | STEAMing up the sustainability with Sustainable Development Goals
2021-1-SE01-KA220-SCH-000023584
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Em curso
|
2022/05/09 - 2023/05/09 | The language I inhabit, the world I build: teaching Portuguese language and developing skills in Portuguese-speaking countries
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED
Em curso
|
2020/11/01 - 2022/08/31 | + STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Nonformal Environment
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Concluído
|
2019/10/01 - 2022/07/31 | TASK21 | EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century
2019-1- FR01-KA203-063063
Investigador
|
Concluído
|
2020/10/01 - 2022/02/28 | Developing and Sharing Adults’ Language Teachers’ (e)Skills
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Concluído
|
2021/01/14 - 2022/01/14 | Language, what do I want you for?
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED
Concluído
|
2020/02 - 2021/02 | Student Assessment, Educational Outcomes and Reading Literacy
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED,
Portugal
|
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/17 | Language, teaching and learning skills: a comparative analysis in Portuguese-speaking countries | 5th WCCES Symposium. The Future is here: Transforming with Urgency Education Systems for Equitable Rights to Quality Learning |
2022/07/19 | Designing educational methodology | Conference on AI-enhanced learning
Oslo Metropolitan University (Oslo, Noruega)
|
2022/06/23 | The Citizen Science Doctoral College – sharing an interdisciplinary experience | 2022 EUA-CDE Annual Meeting. Time and timing in doctoral education.
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
|
2022/05/20 | Pedagogy for 21st century Skills | Conference on AI-enhanced learning
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2022/04/22 | Designing educational methodology | Conference on AI-enhanced learning
Association Leonard de Vinci University (Paris, França)
|
2021/11/18 | Ensino de língua materna e desenvolvimento de competências. Uma análise comparada de programas de ensino de 6 países. [Teaching mother tongue and developing skills. A comparative analysis of teaching programs from 6 countries] | 4th WCCES Symposium |
2021/10/01 | Investigação científica e responsabilidade social. [Scientific research and social responsibility] | Congresso Internacional NUTECA
Fundação Hermínio Ometto (Brasil)
|
2021/09/03 | A note on learning styles and the learning process | Conference Teaching English to Adults: creative responses to lifelong challenges
Universidade Lusófona
|
2021/09/02 | Skills and Curricular Programs: a Comparative Analysis of Mother Tongue Programs in the Last Year of Secondary School in Six Countries | ECER 2021 – the European Conference on Educational Research |
2021/07/15 | Reading literacy assessment in Portugal and Brazil: analysis of PISA's assessment frameworks and national curricula. | International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal)
|
2021/07/05 | Promoting skills through mother language teaching: a comparative curricular analysis of skills development models in secondary school in six countries | EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies) |
2021/07/05 | How can mother language teaching contribute to the development of 21st century skills? | EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies) |
2021/03/11 | Mother language teaching and skills development: an analysis of the curricula of the last year of secondary education in European countries and Brazil | 3rd International Conference on Advanced Research in Education (EDUCATIONCONF)
Oxford University
|
2020/11/25 | A literacia de leitura: análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil. [Reading literacy: analysis of PISA assessment frameworks and national curricula in Portugal and Brazil] | 3rd WCCES Symposium
Universidade Lusófona
|
2020/11/09 | When technology meets pedagogy. An erasmus+ project proposal to Create an interdisciplinary higher education module. | ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation)
(Sevilha, Espanha)
|
2020/11/09 | How can new technologies and artificial intelligence collaborate With education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers. | ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation)
(Sevilha, Espanha)
|
2020/03/02 | Impacts of artificial intelligence on education: a critical analysis. | 14th Annual International Technoloy, Education and Development Conference
(Valência, Espanha)
|
2019/09/23 | O uso da tecnologia e da inteligência artificial no desenvolvimento dos essential skills of the 21st century | TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. CeiED. (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Aprender com Sentido. Relato de experiência de uma escola de Educação Básica | I Congresso Internacional de Pesquisas e Práticas em Educação – CONIPPE
UNESP (Assis - SP, Brasil)
|
2017 | A Função Social da Escola na Contemporaneidade | IV Congresso Nacional de Educação Católica
Associação Nacional de Educação Católica - ANEC (Belo Horizonte, Brasil)
|
2016 | Efeitos do Input Linguístico na Aprendizagem da Sintaxe em Língua Portuguesa | Conferência SPCE – SEC
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. Dados de um estudo longitudinal | Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Educação para a Formação Integral do Sujeito: contributos do modelo de educação católica | Congresso Nacional de Educação Católica.
Pontifícia Universidade Católica - PUC Curitiba (Curitiba, Brasil)
|
2013 | Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. | Child Language Seminar
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
|
2011 | Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. | VIII ENAL/ II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem
Universidade Federal de Juiz de Fora. (Juiz de Fora, Brasil)
|
2010 | Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais | I Encontro Arc@comum
Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2008 | Fracasso Escolar no Turno Noite da Escola "Dr.Jarques" : causas sociais | Conferência Internacional.Educação, Globalização e Cidadania
Universidade Federal da Paraíba. (João Pessoa, Brasil)
|
2008 | É Possível Educar para um Outro Mundo: relato de um caso de sucesso. | Conferência Internacional Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 - 2015 | Oralidade na Sala de Aula: concepções e registros de práticas de um grupo de professores de língua portuguesa.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE. [III National Meeting of Young Researchers in Education
- ENJIE] (2019/01/25 - 2019/01/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/07/14 - 2021/07/16 | 11º Encontro de Investigadores do CeiED. [11th CeiED Researchers Annual Meeting] (2021/07/14 - 2021/07/16)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal |
2020/07/22 - 2020/07/24 | 10º Encontro de Investigadores do CeiED. [10th CeiED Researchers Annual Meeting] (2020/07/22 - 2020/07/24)
Encontro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal |
2019/05/30 - 2019/06/01 | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (2019/05/30 - 2019/06/01)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/14 | DO LIVRO DIDÁTICO À LEITURA LITERÁRIA: MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR DA EJA
Arguente principal
|
JEANNE DE SOUSA DA SILVA (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/06/20 | DOS ERROS AOS ACERTOS. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA COMPENSATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA?
Arguente principal
|
Rosangela Procópio Correia (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2020/02/12 | O Dito e o Não Dito na Educação: Políticas Públicas Educacionais
de Gênero no Brasil à Luz do Curso Gênero e Diversidade na Escola GDE
Arguente
|
Teodora Torres, (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 | O Design Instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
Presidente do júri
|
Vinicius Batista Melo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Oralidade na Sala de Aula: concepções e práticas de um grupo de professores de língua portuguesa
Orientador
|
Tânia Dantas Gama (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
|
Severino Dias de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/11/22 - Atual | VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Porto |
2022/05/23 - Atual | 12º Encontro de Investigadores do CeiED. [12th CeiED Researchers Annual Meeting] | Universidade Lusófona |
2021/11/16 - Atual | VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. [VI ENJIE National Meeting of Young Researchers in Education] | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2019 - Atual | TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professor. [TO IN. International Conference on Teaching Professionalism: Challenges in Teacher Training]es |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias |
2017 - Atual | Revista de Educação ANEC (2526-9089) | Associacao Nacional de Educacao Catolica - ANEC |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Reading and writing learning processes | (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Atual | Língua Portuguesa | Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/11/07 - 2023/10 | Cérebro, Mente e Educação. [Brain, Mind and Education] | Mestrado em Ciência Cognitiva e Educação (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03/28 - 2022/04/01 | Mobilidade Internacional Erasmus+. [Erasmus+ International Mobility] | Max Planck Institute for Psycholinguistics, Países Baixos |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas | |
2012 - Atual | International Association for Studies in Child Language |