???global.info.a_carregar???
António Augusto Gaspar Ribeiro. Concluiu Didáctica da Matemática pela Universidade de Aveiro em 2005. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viseu. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em actas de eventos, possui 6 livros publicados. Possui 4 produtos e 2 softwares. Orientou 5 dissertações de mestrado na área de Ciências da Educação. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Em 1992 participou em 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Augusto Gaspar Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, António Augusto Gaspar

Identificadores de autor

Ciência ID
1C11-801E-A8FE
ORCID iD
0000-0001-9614-9552
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Innovative Technologies for na Enaging Classroom (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014
Concluído
Olhares sobre a Educação (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014
Concluído
Cidade de Viseu na ép. moderna outra cidade ou a mesma cidade noutro tempo? (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014
Concluído
Olhares sobre a Educação (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013
Concluído
XV International Symposium on Computers in Education (Curso médio)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013
Concluído
Cousas do passado e do presente: Reflexões sobre o património histórico... (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013
Concluído
Cruzar Percursos, Partilhar Projetos, Construir Respostas (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012
Concluído
Avaliação de escolas (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012
Concluído
O belo e o feio (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012
Concluído
Às voltas na escola (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011
Concluído
Atitudes perante a mat. em professores de 1º Ciclo: Percursos de mudança... (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011
Concluído
Construção do pensamento crítico (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011
Concluído
Cidadania na Era da Globalização (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009
Concluído
International Meeting on Patterns (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005
Concluído
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
BOM
2005
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Cabri-géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995
Concluído
Metodologia do Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: A Matemática, o seu ensino e os materiais didácticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
BOM
1987
Concluído
Licenciatura em Ensino de Matemática/C. Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/24 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996/08/19 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1986 - 1996 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000/03 - 2002 Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ESE Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1988/09 - 1992 Projeto MINERVA Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987/09 - 1988/09 Efetivo (Professor) Escola Preparatória de Viseu, Portugal
1986/09 - 1987/09 Professor efetivo (efetivo) Escola Preparatória de Tondela, Portugal
1981/09 - 1984 contratado (docente) Escola Secundária de Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual SmartCityKidsLab
0000000
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2018/12/31 PRINT - Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde
Concluído
2015 - 2017/11 HUMAT
PROJ/CI&DETS/2015/0005
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outro

Designação Financiadores
1992 - Atual Programa FOCO
FOCO
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ribeiro, António Augusto Gaspar; José Luis Menezes Correia; Ludes Serrazina. "O conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em educação básic". Trabalho apresentado em O conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em educação básica, Braga, 2014.
    Publicado
  2. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "O computador não é só um martelo". Trabalho apresentado em O computador não é só um martelo, Viseu, 2012.
    Publicado
  3. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Criatividade, Tecnologia e Matemática". Trabalho apresentado em Criatividade, Tecnologia e Matemática, Viseu, 2010.
    Publicado
  4. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Desafios da Implementação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Viseu, 2009.
    Publicado
  5. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Experiências de aprendizagem em matemática no espírito de Bolonha". Trabalho apresentado em Experiências de aprendizagem em matemática no espírito de Bolonha, Viana do Castelo, 2006.
    Publicado
  6. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Pois é! … Uma coisa é o que eu penso e outra é o que eu faço…Obstáculos a uma simbiose (perfeita)". Trabalho apresentado em Pois é! … Uma coisa é o que eu penso e outra é o que eu faço…Obstáculos a uma simbiose (perfeita), Porto, 2005.
    Publicado
  7. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "A Geometria e a Informática na Formação do Professor do Ensino Básico". Trabalho apresentado em A Geometria e a Informática na Formação do Professor do Ensino Básico, Évora, 2003.
    Publicado
  8. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática". Trabalho apresentado em Cultura Matemática Dominante – representações de múltiplos intervenientes no processo educativo, Santarém, 2003.
    Publicado
  9. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "SPCE- Secção de Educação e Matemática no Porto". Trabalho apresentado em A geometria e a informática na formação do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico, Porto, 2003.
    Publicado
  10. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "O Cabri-Géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática". Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2002.
    Publicado
  11. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "O Cabri-Géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática – Os problemas da Investigação". Trabalho apresentado em XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2002.
    Publicado
  12. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Ambientes de Geometria Dinâmica no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em ProfMat 2002, Viseu, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "Aprender na educação de infância brincando com uma fita métrica". Atas do XIVI Congresso SPCE Liberdades, Equidade e Emancipação (2021):
    No prelo
  2. Luís Menezes; José António Fernandes; Floriano Viseu; António Ribeiro; Pablo Flores. "Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 332-353. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a16.
    10.1590/1980-4415v34n66a16
  3. Ana Margarida Capelo; Maria Paula Carvalho; Lucimara Cunha Santos; Luís Menezes; António Ribeiro; Anabela Novais; João Nunes; et al. "Interdisciplinaridade no ensino superior: um projeto de cooperação Portugal- Brasil". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 364-364. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2850.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2850
  4. Ribeiro, António Augusto Gaspar; José Luis Menezes Correia; Ludes Serrazina. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da Licenciatura em Educação Básica: Um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação". Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português 1 (2014): 114-133.
    Publicado
  5. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "Um episódio em torno da questão: “Não tem mesmo?"". Educação e Matemática 108 (2010): 44-45.
    Publicado
  6. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "Experiências de Aprendizagem em matemática no espirito de Bolonha". Proceedings of Elementary Mathematics Education 1 (2006): 1-1.
    Publicado
  7. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "Pois é! … Uma coisa é o que eu penso e outra é o que eu faço…Obstáculos a uma simbiose (perfeita)". Actas do Congresso Ibero Americano de Educação Matemática 5 (2005): 0-0.
    Publicado
  8. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "Pois é!... o que eu vou vivendo e fazendo leva-me a pensar de forma diferente". Actas do XVI SIEM 16 (2005): 513-529.
    Publicado
  9. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "A geometria e a informática na formação do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico". A Matemática na Formação do Professor 1 (2004): 137-153.
    Publicado
  10. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "A Cultura Matemática – um aspecto a valorizar". Actas do XIV SIEM 14 (2003): 161-181.
    Publicado
  11. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "A Geometria e a Informática na Formação do Professor do Ensino Básico". Actas do XII Encontro de Investigação em Educação Matemática 12 (2003): 0-0.
    Publicado
  12. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "O Cabri-Géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática – Os Problemas da Investigação". Actas do XIII SIEM2002 1 (2002): 135-147.
    Publicado
  13. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "Ambientes de Geometria Dinâmica no 1º Ciclo do Ensino Básico". Actas do ProfMat2002 1 (2002): 230-235.
    Publicado
  14. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira. "O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática". Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores 1 (2002): 135-157.
    Publicado
  15. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Feliciano Veiga; José Luis Menezes Correia. "Percepções dos Professores Acerca dos Alunos Sobredotados". Actas do VI Seminário-Ser aluno 1 (1998): 1-1.
    Publicado
  16. Ribeiro, António Augusto Gaspar. "A Linguagem Logo numa perspectiva de aprendizagem por descoberta". Millenium 3 (1996): 69-74.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ribeiro, António Augusto Gaspar. Humour to learn Mathematics: Mathematical tasks to laugh and learn. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2021.
    Publicado
  2. Menezes, J. L; Fernandes, A.J.L.; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Viseu, Floriano; Flores, Pablo. Perspetivas de professores de Matemática sobre o humor e o seu valor educacional (Perspectives of mathematics teachers about humour and its educational value). 2019.
    Publicado
Livro
  1. Ribeiro, António Augusto Gaspar. História com... Matemática II. Viseu: ESE/IPV: ESE/IPV. 2011.
    Publicado
  2. Ribeiro, António Augusto Gaspar. Penso, comunico, resolvo. Viseu: ESE/IPV, Portugal: ESE/IPV. 2010.
    Publicado
  3. Ribeiro, António Augusto Gaspar. O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática (Tese de doutoramento). Aveiro: Universidade de Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2005.
    Publicado
  4. Ribeiro, António Augusto Gaspar. Concepções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: A Matemática, o seu ensino e os materiais didácticos (dissertação de mestrado). Lisboa: APM, Portugal: APM. 1995.
    Publicado
  5. Ribeiro, António Augusto Gaspar. Manual de LOGOWRITER - COMANDOS E ACTIVIDADES. Viseu: ESE/IPV: ESE/IPV. 1995.
    Publicado
  6. Ribeiro, António Augusto Gaspar. Manual de LOGOWRITER. Vise: ESE/IPV, Portugal: ESE/IPV. 1991.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. PUZZLE. Software. 1993. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Olga Maria Marques Matos.
  2. JornalHist. Software. 1993. Ribeiro, António Augusto Gaspar; Aníbal Sousa.
  3. DT. Produto. 1991. Ribeiro, António Augusto Gaspar.
  4. LOGOPORT. Produto. 1991. Ribeiro, António Augusto Gaspar.
  5. INDIA$. Produto. 1989. Ribeiro, António Augusto Gaspar.
  6. CONDADO$. Produto. 1989. Ribeiro, António Augusto Gaspar.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2014 Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Representações na realização de tarefas: o tipo e o papel que desempenham
Orientador
Didática (Português/Matemática/Ciências da Natureza) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2013 A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Percursos de Intervenção Educativa: Um estudo sobre capacidades de visualização
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Percurso profissionalizante: o software educativo clicMat como recurso de aprendizagem
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/11/20 - 2020/11/21 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, um congresso que versou sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, e qe cnvidou a uma reflexão e a um debate sobre diferentes áreas de formação e intersetou diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. (2020/11/20 - 2020/11/21)
Congresso (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/12/09 Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
Presidente do júri
Patrícia Isabel Fernandes Ramos (Mestrado)
2021/07/27 Materiais didáticos na aprendizagem da matemática
Arguente
Vera Lúcia Costa Santos (Mestrado)
2021/01/21 Teorema de Pitágoras: uma abordagem criativa para o desenvolvimento de competências transversais e específicas
Arguente
Sara Alexandra Dias da Costa e Silva (Mestrado)
2020/09/24 Utilização de manuais escolares no 1º CEB
Orientador
Mariana Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/11/25 Pdrões no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos de expressão e Eucação Musical
Arguente
Ana isabel Onfre Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/05/09 Interações sociopedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática
Orientador
Carolina de Almeida Braz Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/03/13 A tecnologia na aprendizagem das transformações geométrica em contextos do quotidioano
Orientador
Ana Beatriz Amaral Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/01/24 A arte no ensino e aprendizagem da simetria:Uma experiência no 2º CEB
Arguente
Tamara Rebuge Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Desenvolver o sentido interpretativo por parte das crianças do Pré-Escolar relativamente a informação registada em pictogramas Ana Maria de Almeida Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014 O programa de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico: Conhecimento, Conceções e Envolvimento parental Sandra Cristina Ferreira da Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Representações na realização de tarefas: o tipo e o papel que desempenham Marta Alexandra da Costa Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática Céline Alves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Práticas em contexto de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, inclusão e articulação educativa entre pais e professores de crianças com autismo Ana Isabel de Sousa da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Os processos de identificação e comunicação envolvidos no trabalho com padrões rítmicos com crianças da Educação Pré-escolar Ana Rute da Rocha Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 O impacto da utilização de propostas didáticas de História da Matemática nas aprendizagens da grandeza comprimento por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Ana Rita Ferreira da Cunha (Agregação)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 Um modelo de ensino para o desenvolvimento da capacidade de comunicação em alunos do 5º ano Glória da Graça Costa Castanheira (Agregação)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infância Joana Andreia Pinto Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 Como os alunos do 1º ano põem em jogo as suas competências comunicativas na explicação de situações de cálculo mental Odete Manuela Nunes Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in)sucesso na aprendizagem Francisca Joana Henriques de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 Relevância Curricular e Pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular: Perspetivas dos Professores do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas do Concelho de Viseu Fabiana Amarante Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Práticas Supervisionadas em Educação de Infância e 2º Ciclo do Ensino Básico: Enfoque investigativacional na adaptação das crianças ao jardim de infância Ana Isabel dos Santos Brasil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Práticas Supervisionadas em Educação de Infância e 2º Ciclo do Ensino Básico: Enfoque investigativo na pedagogia em creche Carla Marisa Moreira Quintas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Tempo e quotidiano pedagógico: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas Cristina Maria de Sousa Pereira Mendinhas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Educação Pré-escolar: Desenhos versus estímulo da criatividade Filipa Sara Teixeira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Prática de Ensino Supevisionada e trabalho de investigação: Um percurso formativo centrado nas interacções Branca Flor Afonso Direito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Sentido de número na prática de ensino supervisionada Ana Sofia Monteiro Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Percurso profissionalizante: o software educativo clicMat como recurso de aprendizagem Tânia Marisa Marques de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 Percursos de Intervenção Educativa: Um estudo sobre capacidades de visualização Ana Margarida Gomes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 O sentido de número: Investigar e agir – Experiência de ensino no 1º ano de escolaridade Maria de Fátima Cerqueira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 A importância da diversificação de estratégias na resolução de problemas matemáticos Maria Luísa Ferreira Paredes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 A Matemática na Pré-escolar – Contributos para o desenvolvimento do sentido de número Maria Beatriz Freire Meneses Pestana Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 Percepções dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre as necessidades de Formação Contínua – Um estudo de caso Marta Joana dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 As Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: Um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico Susana da Conceição M. da Silva Bernardo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1996/09 - Atual Membro do Conselho Científico da ESEV
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2002/09 - 2004 Representante do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1998/06 - 2000 Membro da Assembleia de Representantes do IPV
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1996/09 - 1998 Secretário do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1996/09 - 1998 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1996/03 - 1998 Membro da Assembleia de Representantes
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1996/09 - 1997 Membro do GAPNI
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Distinções

Outra distinção

1993 1º Concurso Nacional de Software Educacional - PUZZLE
DEPGEF-ME, Portugal
1993 1º Concurso Nacional de Software Educacional - JornalHist
DEPGEF-ME, Portugal